VWS

Postagens mais visitadas

Canal Nostalgia está são e salvo (mais 10 notícias)

Canal Nostalgia está são e salvo (mais 10 notícias)

Link to Tecnoblog

Canal Nostalgia está são e salvo

Posted: 21 Jan 2014 05:27 PM PST

Pelo menos por enquanto o Canal Nostalgia no YouTube está são e salvo. O criador da página, Felipe Castanhari, chegou a um acordo com a Warner para a retirada de um dos strikes que punham o canal em risco desde a semana passada, conforme relatamos nessa reportagem especial. Não, ainda não foi dessa vez que a Fox se pronunciou sobre o assunto.

Calma, tá tudo bem agora

Calma, tá tudo bem agora

Apenas para rememorar: o Nostalgia recebeu um terceiro strike no sistema de notificações do YouTube que poderia pôr fim ao canal. Com a retirada da reclamação da Warner, por ora fica tudo bem. Castanhari contou que teve conversas tanto com representantes da Warner quanto da Fox, mas foi a camaradagem da empresa dona do Cartoon Network que deu sobrevida ao canal.

Pelo que ele explicou, a irritação da Warner não tinha a ver com o uso de material original produzido por eles e reproduzido no Nostalgia, mas sim da associação de personagens infantis em músicas com conteúdo voltado para um público mais velho. As duas montagens incluíam cenas das Meninas Super-Poderosas cantando “Show das Poderosas” e do Johnny Bravo interpretando “I’m sexy and I know it“. Duas marcas intimamente ligada ao universo infantil. O próprio Castanhari disse que dá razão para a Warner nessa questão.

Os dois vídeos com personagens do Cartoon continuarão fora do canal.

Em relação à Fox, as conversas continuam, mas não há nada de concreto. Há uma promessa de também retirar o strike, mas por ser um grupo de mídia bastante grande, as coisas têm que andar internamente até que o responsável dê o parecer final.

A ideia por enquanto é de não mexer mais com conteúdos do grupo Fox até que haja um diálogo bem estabelecido com os representantes da empresa – que é dona de produtora de filmes, canais de televisão e muito mais. Castanhari disse que não teremos homenagens aos produtos da Fox no futuro breve.

Ele também disse que o Canal Nostalgia continua funcionando a plenos vapores e até adiantou sobre o que será o vídeo dessa quarta-feira (22): a Rede Manchete de Televisão! Entra no ar às 18h.

Já o canal de backup criado emergencialmente caso tudo desse errado vai continuar lá, existindo, mas sem receber atualizações. Apenas por precaução, sabe?

Embora a Warner tenha demonstrado generosidade nessa questão, ainda falta saber o que as empresas têm em mente para o futuro. Afinal, é de se esperar que casos similares apareçam. Eu tentei contato com os escritórios brasileiros da Fox e do Google/YouTube, mas nenhuma empresa quis conversar sobre a o uso de material com direitos autorais na internet para o tal do Fair Use. Essa legislação existe nos Estados Unidos, mas não no Brasil.

Canal Nostalgia está são e salvo


    






As fabricantes de HD mais confiáveis, segundo uma empresa de backup online

Posted: 21 Jan 2014 01:29 PM PST

A Backblaze é uma empresa que oferece serviços de backup online e, como você deve imaginar, possui um monte de HDs de vários fabricantes para armazenar todos os arquivos dos usuários. Hoje, a Backblaze publicou um interessante estudo sobre a taxa de falhas dos HDs para descobrir qual fabricante faz os discos rígidos mais confiáveis.

hd-interno-disco-rigido

O estudo foi feito considerando os 27.134 HDs que eles possuem, sendo que boa parte são da Seagate e Hitachi: cada fabricante responde por mais de 12 mil HDs. Quase 3 mil HDs são da Western Digital, enquanto menos de 100 são fabricados por Toshiba e Samsung. A amostragem poderia ser melhor, mas é o que temos para hoje.

Entre os três fabricantes com quantidade significativa de HDs, quem se saiu melhor foi a japonesa Hitachi: 96,9% dos discos fabricados pela empresa continuaram funcionando normalmente após três anos. Em segundo lugar ficou a Western Digital, com índice de sobrevivência de 94,8%. A Seagate ficou em terceiro lugar, com assustadores 73,5% dos HDs ainda em atividade após três anos de uso.

hds-sobrevivencia-tres-anos

O índice da Seagate parece ter sido prejudicado especialmente pelos HDs de 1,5 TB da marca: 14% deles podem parar de funcionar em um ano. As 51 unidades do Seagate Barracuda Green, um HD de baixo consumo de energia, que roda a velocidades menores, foram consideradas não confiáveis. A Backblaze diz que recebeu esses discos rígidos para substituir HDs antigos dentro da garantia, mas acredita que a Seagate enviou drives remanufaturados.

falha-hds-modelos-anual

Como há pouquíssimos HDs da Samsung e da Toshiba, a Backblaze não divulgou dados específicos sobre eles. Vale lembrar que a Seagate comprou a divisão de HDs da Samsung por quase US$ 1,4 bilhão em 2011, enquanto a Western Digital comprou o negócio de HDs da Hitachi por US$ 4,3 bilhões na mesma época.

No momento, a empresa afirma estar preferindo HDs Seagate Desktop HDD.15 de 4 TB, mas eles estão sendo monitorados, já que os discos da Seagate apresentaram muitas falhas depois de mais de dois anos de uso. Outro HD recomendado pela empresa é o Western Digital Red de 3 TB. Na outra ponta da tabela estão os Western Digital Green de 3 TB e Seagate Barracuda LP de 2 TB, que a empresa “não comprará de jeito nenhum”.

Com informações: Lifehacker.

As fabricantes de HD mais confiáveis, segundo uma empresa de backup online


    






Apple começa a vender livros didáticos interativos no Brasil

Posted: 21 Jan 2014 12:12 PM PST

A Apple anunciou nesta terça-feira (21) que expandiu as vendas de livros didáticos interativos para países na Ásia, América Latina e Europa. A partir de agora, o conteúdo educacional está disponível em mais de 50 países, incluindo o Brasil. O gerenciador de cursos iTunes U também entrou em novos mercados e pode ser usado em 70 países.

Os livros didáticos vendidos pela Apple estão disponíveis na iBooks Store. Eles são feitos especialmente para aproveitar a tela multitouch do iPad e possuem conteúdo dinâmico e interativo, como galerias de fotos, diagramas em 3D, animações e vídeos. E como eles são digitais, é mais fácil mantê-los atualizados também: não é necessário imprimir mais edições, como nos livros de papel.

itunes-livros-didaticos-600

Ainda há pouquíssimos livros didáticos em português, mas esperamos que isso melhore com o tempo — isso também depende da vontade das editoras brasileiras. A Apple diz que o conteúdo da iBooks Store, representado por quase 25 mil livros didáticos, já cobre 100% dos assuntos abordados no ensino médio dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O gerenciador de cursos iTunes U, que permite que escolas publiquem cursos no iTunes U, será expandido no Brasil. Além das poucas instituições brasileiras que já estão na plataforma de educação da Apple, professores independentes também poderão criar seus próprios cursos (basta ter uma Apple ID). O conteúdo do iTunes U também pode ser interativo, como nos livros didáticos do iBooks, e permitem que os alunos façam anotações.

Apple começa a vender livros didáticos interativos no Brasil


    






Pokémon feito por fã leva batalhas mais desafiadoras para seu browser

Posted: 21 Jan 2014 12:06 PM PST

A dica de hoje para matar o finalzinho do expediente é abrir uma aba a mais no seu navegador para jogar Pokémon Evoas, um RPG fan-made inspirado na franquia que roda no browser e pode ser jogado por meia hora.

pkmn1

O limite de tempo é porque se trata de um preview do jogo. Nele, a história é um pouco diferente da “oficial”: você, como sempre, é um treinador de pokémons, mas está numa região em que não há ginásios ou insígnias para conquistar. A região é considerada um recanto de férias pelos treinadores, um bom lugar para ir depois de se aposentar da carreira de treinador.

Você está lá para recuperar os seus pokémons, que foram hipnotizados, ou melhor, “infectados” por uma Meloetta. Ela também hipnotizou treinadores para lhe servirem, e isso faz com que as batalhas nas estradas sejam mais perigosas e difíceis que no jogo normal.

pkmn2

Pokémon Evoas está sendo feito do zero por um rapaz só, com ajuda de outros para a arte (que ficou bem bonitinha, inclusive) e um terceiro para escrever os diálogos (que serão reescritos em breve), e não tem previsão de quando a versão final será lançada – se a Nintendo não acabar com a brincadeira antes.

Esse não é o primeiro Pokémon  fan-made que a gente acha legal por aqui: Pokémon: Generations é um MMO da franquia (ou uma esperança de ser isso) que também pode se tornar um jogo bem bacana quando estiver finalizado.

Com informações: Kotaku

Pokémon feito por fã leva batalhas mais desafiadoras para seu browser


    






Japão testa com sucesso transmissão de TV em 8K

Posted: 21 Jan 2014 11:06 AM PST

Enquanto as TVs com resolução 4K chegam timidamente às lojas, algumas empresas tentam tornar viáveis as transmissões 8K. É o caso da NHK, canal público de TV do Japão, que conseguiu transmitir com sucesso imagens com resolução de 7680×4320 pixels pelo ar, com uma distância de 27 km entre o laboratório de pesquisa e uma estação receptora.

A NHK já havia conseguido transmitir imagens comprimidas em 8K pelo ar, mas a uma distância de apenas 4,2 km, o que geraria custos muito altos para cobrir uma região inteira. Com 27 km, isso melhora significativamente: o ISDB-TB, padrão de TV digital brasileiro, consegue atingir mais ou menos essa distância com uma qualidade de sinal superior a 80%.

Transmitir em 8K é quase a mesma coisa que enviar 60 fotos de 33 megapixels por segundo pelo ar, sem contar o áudio de 22.2 canais. Sem nenhuma compressão, isso usaria uma largura de banda de 24 Gb/s (ou o dobro disso, caso a transmissão seja feita a 120 quadros por segundo). Isso é difícil até usando fios: a NHK, quando filmou o Carnaval do Rio em 8K em parceria com a Globo, precisou fazer uma gambiarra usando 16 cabos HD.

streetview-marques-sapucai

Embora já existam protótipos de TVs e filmadoras que suportem 8K, a adoção da resolução gigante deve demorar. O Japão espera colocar o sinal 8K no ar em 2020, quando acontecem as Olimpíadas de Tóquio, mas é pouco provável que a população e as próprias emissoras estejam preparadas, já que o custo da tecnologia é alto. E talvez seja difícil convencer as pessoas de que vale a pena gastar mais dinheiro para notar pouca diferença em relação ao 4K.

No Brasil, temos cenas do Carnaval do Rio e de novelas da Globo em 8K. Só não sabemos quando será possível transmiti-las para toda a população.

Com informações: PCWorld.

Japão testa com sucesso transmissão de TV em 8K


    






Resident Evil 4 ganha versão HD para PC em fevereiro

Posted: 21 Jan 2014 10:55 AM PST

Considerado por muitos (inclusive pelo nosso editor-chefe) o melhor Resident Evil de todos, RE4 vai ganhar uma versão melhorada do jogo em breve em seus PCs. A Capcom anunciou hoje que a versão Ultimate HD de Resident Evil 4 chega ao Steam no dia 27 de fevereiro.

Originalmente lançado para PC em 2007 (dois anos depois de chegar ao GameCube e ao PS2), o jogo, nessa nova versão, ganha gráficos em HD e roda a 60 fps. O formato da tela agora é widescreen e, na parte visual, as texturas foram melhoradas.

Separei alguns screenshots do jogo original parecidos com os de divulgação do novo para comparar:

RE4_old_1 RE4_new_1 RE4_old_2 RE4_new_2 RE4_old_4 RE4_new_4 RE4_old_3 RE4_new_3

Resident Evil 4 foi um marco para os games na época, recebendo muitos e importantes prêmios em seu ano de lançamento, inclusive vários de Jogo do Ano. Na parte técnica, apresentou mecânicas inovadoras, sendo uma das principais características a mudança na câmera, que fica no ombro do protagonista. E é, até hoje, um dos jogos mais elogiados de todos os tempos.

A pré-venda do jogo começou hoje por R$ 39,90 e, além da cópia digital, quem adquiri-lo antes do lançamento também leva a trilha sonora e o artbook. O jogo virá ainda com todos os conteúdos extras de RE4 que já foram lançados e os mesmos recursos do original, como legendas em diversas línguas (mas não em português).

Resident Evil 4 ganha versão HD para PC em fevereiro


    






Machinima paga Youtubers para fazer reviews positivos do Xbox One

Posted: 21 Jan 2014 09:58 AM PST

Nós já ouvimos falar bastante sobre fraudes dentro da imprensa de jogos (e de outras mídias), em que produtoras supostamente pagam por uma opinião positiva vinda de jornalistas e críticos, a fim de aumentar a popularidade de seus produtos. Nesta semana, uma bomba relacionada a isso atinge a Machinima e a Microsoft.

xbox-one

De acordo com um post no Twitter de um dos gerentes de comunidades do Machinima UK, Ron Smith (que foi invadido), reforçado pelo vazamento de documentos referentes à ação, teria pago aos contratados do canal de jogos um bônus de US$ 3 por CPM (pacote de mil visualizações) para cada 30 segundos comentando o gameplay do Xbox One.

As diretrizes do contrato também exigiam que os trinta segundos estivessem dentro dos primeiros dois minutos do vídeo e que o console fosse mencionado verbalmente durante a apresentação. Os pagamentos só seriam efetuados para quem utilizasse a tag “XB1M13″ e postassem os vídeos em uma data e horário determinados pela empresa.

O gerente ficou louco!

O gerente ficou louco!

O ponto mais contundente do contrato, no entanto, é uma das cláusulas acordadas, de que nada de negativo ou depreciativo poderia ser dito sobre o Machinima, o Xbox One ou qualquer um dos jogos presentes no vídeo da campanha, que também não poderia ser mencionada. Uma forma nada sutil de se manipular opiniões, numa ação que deveria ser encerrada somente ao atingir o total de 1,25 milhões de visualizações (ou, expondo valores, US$ 3.750 somente em bônus).

Ao que tudo indica, o plano de marketing pertence ao próprio Machinima, mas não descarta a participação da Microsoft em sua criação. O Poptent, site que ajuda produtores de conteúdo independentes a chegarem até redes como o Machinima, também listou a campanha, que foi iniciada no dia 14 de janeiro e encerrada no dia 16, sugerindo que a meta de visualizações imposta nela já teria sido alcançada.

A informação veio ao mundo por uma matéria do Ars Technica. Alguns Youtubers já saíram na dianteira e fizeram vídeos com mais detalhes sobre o pedido da produtora. Ao todo, já se somam quase 500 resultados na busca pela tag XB1M13.

De acordo com a publicação, as diretrizes da campanha não ferem apenas a ética que se espera dos divulgadores de conteúdo e formadores de opinião. Ao fazer exigências para que apenas opiniões neutras e positivas fossem emitidas nos vídeos de seus parceiros, a Microsoft viola diretrizes da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos para propagandas que contenham endossos ou depoimentos. Conforme os parâmetros da FTC, “Quando existir uma conexão entre o endossante e o vendedor do produto anunciado que possa afetar o peso ou a credibilidade do endosso (ou seja, a conexão não for razoavelmente esperada pela audiência), esta deve ser amplamente exposta”.

Até o momento de publicação desta notícia, tanto Microsoft quanto Machinima ainda não haviam se pronunciado sobre o assunto.

Machinima paga Youtubers para fazer reviews positivos do Xbox One


    






Dead Rising 3 recebe update enorme de 13 GB

Posted: 21 Jan 2014 09:14 AM PST

A Capcom liberou ontem um update para Dead Rising 3 que pegou jogadores e suas bandas de internet de surpresa: são 13 GB - equivalente a 56% do tamanho total do jogo - a serem baixados nos Xbox One de quem quer continuar jogando DR3 com o console conectado à internet.

O update é obrigatório e, caso sua internet não esteja podendo baixar um arquivo tão grande, você pode evitá-lo deixando de conectar o Xbox One à internet quando for jogar. Mas, sendo um update, ele existe por um bom motivo.

A Capcom utilizou o feedback recebido desde o lançamento de DR3 para corrigir todas as falhas que foram encontradas até agora, como bugs, Achievements, melhorias na estabilidade e no uso do SmartGlass, entre outras correções. Também foram adicionadas funções novas: baixados os 13 GB, os triggers do controle passarão a vibrar quando o jogador estiver próximo de precisar recarregar sua arma.

Além disso, se quiser jogar os DLCs de DR3, o update gigantesco é necessário. A primeira leva compõe The Untold Stories of Los Perdidos, que será dividido em quatro capítulos, cada um focado em um novo personagem. No primeiro, que foi lançado hoje e chama Operation Broken Eagle, você é um militar que precisa salvar o presidente de Los Perdidos.

Dead Rising 3 é um dos títulos de lançamento do Xbox One e, atualmente, o terceiro mais vendido para esse console e o quinto mais vendido da oitava geração.

Com informações: Eurogamer

Dead Rising 3 recebe update enorme de 13 GB


    






Equipe jamaicana consegue doação de US$ 30 mil em Dogecoin para ir à Olimpíada de Inverno

Posted: 21 Jan 2014 07:21 AM PST

A equipe jamaicana de bobsled se classificou para a Olimpíada de Inverno, mas não tem dinheiro para ir. Então, recorreu à internet para conseguir doações. Era esperado um total de 40 mil dólares via PayPal; não era esperado que investidores da moeda criptografada Dogecoin vissem na campanha uma oportunidade de promovê-la e doassem o equivalente a 30 mil dólares em Dogecoins.

A equipe é formada por dois atletas, Winston Watt e Marvin Dixon, e a Jamaica não compete na Olimpíada de Inverno desde 2002. O time de bobsled jamaicano ganhou fama ao se classificar para o torneio em 1988, com quase nenhuma experiência no esporte. Considerados a “zebra” daquele ano, eles emprestaram bobsleds de outros países e surpreenderam no desempenho ao longo da competição, mas acabaram desclassificados quando o carrinho perdeu o controle e bateu em uma das corridas.

Depois de 1988, a Jamaica competiu novamente em 92, 94, 98 e 2002.

9g9TW0j

Ao ficar sabendo da necessidade da equipe, a Dogecoin Foundation lançou uma campanha entre seus investidores para que fizessem doações direcionadas a ela na moeda virtual. Em poucas horas, as doações já tinham passado 26 milhões de Dogecoins e o valor delas tinha mais que dobrado.

Em três dias, foi arrecadado o equivalente a 30 mil dólares em Dogecoins, que já foram convertidos em dinheiro “de verdade” e enviados à equipe jamaicana de bobsled. Quanto à publicidade gerada para a Dogecoin – uma das preocupações que alguns investidores manifestaram no Reddit – , ficará só na repercussão da boa ação, já que não é permitido utilizar símbolos de patrocinadores que não sejam os oficiais dos jogos. Mas isso deve ser suficiente, visto a valorização que a moeda teve.

Uma nova campanha foi proposta, também no Reddit, que é onde a comunidade é mais ativa: financiar a ida de três atletas indianos para os jogos. Será que a patrocinadora oficial dos países tropicais na Olimpíada de Inverno será a Dogecoin?

Com informações: The Guardian

Equipe jamaicana consegue doação de US$ 30 mil em Dogecoin para ir à Olimpíada de Inverno


    






A Microsoft avaliou 75 protótipos antes de escolher o design final do Xbox One

Posted: 21 Jan 2014 06:05 AM PST

No final do ano passado, a Microsoft criou um canal de nome Stories para apresentar um pouco do trabalho de seus funcionários de maior destaque. Foi na mais recente destas histórias que surgiu uma informação curiosa: para chegar ao design final do Xbox One, a companhia avaliou 75 protótipos diferentes.

O texto em questão aborda o trabalho de Carl Ledbetter, um dos principais designers do console. Antes de ingressar na divisão Xbox, ele esteve envolvido com a linha IntelliMouse e com o falecido Zune, por exemplo. De sua chegada à Microsoft, em 1995, até os dias de hoje, mais de 200 patentes registradas pela empresa tiveram o seu nome.

Xbox One - ilustração com rascunhos

É com essa bagagem toda que Ledbetter recebeu a missão de liderar os esforços para o desenho externo de um console capaz de agradar jogadores mais tradicionais e, ao mesmo tempo, conquistar um público até então não muito familiarizado com videogames.

É neste ponto que pode estar uma das razões para a escolha de um design tão “quadradão” para o Xbox One (na época, sob o codinome “Durango”): qualquer coisa mais ousada poderia causar um ar de complexidade ou sofisticação excessiva que afastaria novos interessados.

Neste sentido, Ledbetter explica que, desde o início, a Microsoft determinou que o Xbox One deveria não só estar relacionado a jogos, mas também passar a imagem de uma central de mídia completa e, como tal, capaz de combinar com o ambiente da sala. Pode parecer uma tarefa simples, mas este trabalho teve que incluir a nova versão do Kinect e o joystick padrão do console.

Xbox One - Protótipos

Somando tudo, portanto, foram 75 protótipos de design do Xbox One, pelo menos 100 do Kinect e pouco mais de 200 do gamepad, todos feitos em impressoras 3D e estudados ao longo de dois anos.

Infelizmente, somente uma foto foi liberada para mostrar estes protótipos. Nela, dá para encontrar alguns desenhos que sugerem um console diminuto. De repente, algum deles pode até ser aproveitado nas próximas releituras do Xbox One, não é mesmo?

A Microsoft avaliou 75 protótipos antes de escolher o design final do Xbox One


    






LogMeIn deixa de oferecer plano gratuito

Posted: 21 Jan 2014 05:21 AM PST

O LogMeIn, software que permite acessar computadores remotamente, deixou de oferecer planos gratuitos a partir de hoje. Usuários que entraram nesta terça-feira (21) em suas contas receberam um comunicado informando que possuem até o dia 28 de janeiro para testar o serviço antes de migrar para planos pagos, com preços a partir de 79 reais por ano.

No blog oficial, sem dar maiores explicações, a empresa afirma que está cancelando o LogMeIn Free após dez anos de existência e avisará os usuários afetados por email durante os próximos dias. Assim que o usuário faz login em sua conta do LogMeIn Free, passa a ter um período de sete dias para continuar usando o serviço gratuitamente. Após esse prazo, caso não contrate um plano pago, os computadores ficarão inacessíveis.

logmein-gratis-rip

O LogMeIn Pro, além de possuir os recursos do LogMeIn Free, traz funcionalidades adicionais, como impressão remota, transferência de arquivos e acesso através de aplicativos móveis e desktop. Há ainda integração com serviços de armazenamento na nuvem, como o Cubby, criado pela própria LogMeIn, que continuará oferecendo plano gratuito.

O problema é o preço: o plano que dá direito a até dois computadores cadastrados custa R$ 79 por ano, valor que sobe para R$ 189 (cinco computadores) e R$ 439 (dez computadores). Esses valores são válidos apenas para quem já usava o LogMeIn Free anteriormente e está ganhando 50% de desconto. Além disso, o valor será este somente na primeira anuidade: depois, os preços dobram.

Se você ficou órfão do LogMeIn Free, procure alternativas, como o TeamViewer.

Dica do Jotazêr Leite no Twitter. Obrigado!

LogMeIn deixa de oferecer plano gratuito