VWS

Postagens mais visitadas

Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta (mais 5 notícias)

Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta (mais 5 notícias)

Link to Tecnoblog

Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta

Posted: 13 Mar 2015 01:33 PM PDT

Chrome

O Google segue trazendo funcionalidades para o Chrome. A versão 42 beta do navegador, já disponível para download, vem com duas APIs que permitem a um site enviar notificações push ao usuário. Além disso, a mesma versão do browser para Android inclui recursos para screenshots automáticos no compartilhamento de links e adição rápida de atalhos na tela inicial.

Com as notificações push, administradores de sites podem mandar avisos aos usuários que serão exibidos mesmo se o navegador estiver fechado. Essas notificações podem ser usadas, por exemplo, para um blog informar a publicação de um post.

Notificações push - Chrome

As notificações só são exibidas se, ao visitar o site, o usuário autorizá-las. O Google estabeleceu alguns requisitos para evitar que as notificações sejam usadas de modo abusivo – para spam, por exemplo. Em todo caso, cada alerta é acompanhado de um botão de configuração que permite modificar a exibição das mensagens ou mesmo silenciá-las de vez.

O Google também adicionou no beta do Chrome 42 suporte ao ES6, um conjunto de especificações que facilita o trabalho com classes no javaScript.

Add to home - ChromeEm relação ao Android, o Chrome 42 beta vem com uma ferramenta de screenshots que funciona da seguinte forma: ao compartilhar um link via Gmail, Hangouts e outros serviços que fazem parte da opção “Compartilhar via” da plataforma, o Chrome automaticamente anexa uma captura de tela daquela página.

Esse é um recurso interessante, mas que não parece muito útil para o dia a dia. A funcionalidade sequer pode ser desativada, pelo menos na versão beta do navegador. Felizmente, o usuário consegue remover a imagem anexada caso queira compartilhar o link sem a captura.

A adição automática de páginas à tela inicial do sistema (imagem ao lado) talvez tenha mais utilidade. Quando o usuário visitar um endereço que tiver a função, verá um botão que, uma vez clicado, cria um atalho para o site entre os ícones do sistema.

Novamente, o Google criou critérios para evitar uso abusivo da função (implementação obrigatória de HTTPS, por exemplo).

O Chrome 42 beta para Windows, Linux e OS X pode ser baixado aqui. A versão para Android está disponível no Google Play.

Google adiciona suporte a notificações push no Chrome beta








As operadoras brasileiras mais rápidas no 4G

Posted: 13 Mar 2015 12:00 PM PDT

Antena de telefonia móvel

A OpenSignal, organização que usa apps de Android e iPhone para analisar conexões móveis, publicou uma nova edição do State of LTE, relatório que mostra as condições das redes 4G no mundo. Em um ano, o Brasil despencou no ranking de velocidade média. A Claro, que chegou a ter o 4G mais rápido do mundo, agora não aparece nem entre as 30 operadoras mais velozes.

Nossas redes 4G eram relativamente novas no segundo semestre de 2013, quando o relatório anterior foi feito. Hoje, com mais smartphones 4G em funcionamento no país, parece que a estrutura não acompanhou a demanda. Em 2013, a velocidade média do 4G no Brasil era de 21 Mb/s, a terceira maior do mundo. Entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, a taxa caiu para 11 Mb/s.

4g-mais-rapido

No ranking de velocidade média, o Brasil está atrás das vizinhas Argentina (15 Mb/s) e Colômbia (12 Mb/s). A Espanha é o país com a maior velocidade média de 4G (18 Mb/s) e também abriga a operadora com o 4G mais rápido do mundo: a Vodafone, com 25,5 Mb/s. Olhando pelo lado positivo, o Brasil continua na frente do Japão (9 Mb/s) e Estados Unidos (7 Mb/s), onde as redes 4G estão em funcionamento há mais tempo.

No Brasil, a operadora com o 4G mais rápido é a Claro, enquanto a Vivo tem a pior velocidade média. Este é o ranking:

  1. Claro: 12,86 Mb/s
  2. Oi: 11,84 Mb/s
  3. TIM: 6,03 Mb/s
  4. Vivo: 5,54 Mb/s

As operadoras brasileiras possuem quase o mesmo nível de cobertura, com pequena vantagem para a TIM, que conseguiu manter seus clientes conectados ao 4G em 45,7% do tempo. Ela é seguida pela Vivo (44,1%), Claro (42,1%) e Oi (41,9%). Os números são ruins quando comparados com a média de países como Coreia do Sul e Japão, onde os usuários ficam 95% e 86% do tempo conectados a uma rede 4G, respectivamente.

Você pode ler o relatório completo na página da OpenSignal nesta página. A edição do ano passado pode ser vista aqui.

Com informações: Gizmodo Brasil, VentureBeat.

As operadoras brasileiras mais rápidas no 4G








Falha no Google Apps expõe dados privados de mais de 280 mil domínios

Posted: 13 Mar 2015 09:57 AM PDT

Uma falha bizarra no Google Apps fez o serviço disponibilizar indevidamente dados de registro de 282.867 domínios. O problema foi identificado em 19 de fevereiro e corrigido alguns dias depois, mas teve um longo tempo de “vida”: a vulnerabilidade existia desde 2013.

A falha foi identificada pela Cisco. Os especialistas da companhia estimam que o total informado corresponde a 94% dos domínios de clientes do Google Apps que foram registrados por intermédio da eNom. O problema não afetou endereços associados a outras companhias de registro.

Os dados vazados são aqueles que podem ser obtidos por ferramentas de WHOIS, como esta: nome do registrador, endereço físico, telefone, email, entre outras informações.

Um domínio supostamente desprotegido semanas depois da renovação

Um domínio supostamente desprotegido semanas depois da renovação

Se não todas, a maioria das empresas de registro oferece um serviço adicional que oculta os dados de registro dos usuários que querem mantê-los em sigilo, só os liberando sob ordem judicial. Na eNom, essa opção pode chegar a custar US$ 6 anuais por domínio. A ironia da história é que a contratação desse serviço não conseguiu proteger os dados dos clientes.

O estrago só não foi maior porque há usuários que optam por não ocultar as informações de registro – elas ficam disponíveis de uma forma ou de outra. Além disso, a exposição dos dados acontecia apenas algum tempo após a renovação do domínio, pelo o que foi observado. Muitos usuários registram endereços por dois ou mais anos e, assim, escaparam de renovar seu domínio durante o período em que a falha existiu.

Clientes afetados estão sendo avisados pelo Google via email. Mas não há o que ser feito, a não ser redobrar as atenções quanto ao uso indevido das informações – o problema foi solucionado, mas não é difícil encontrar ferramentas que mantém históricos de consultas de WHOIS.

Com informações: Ars Technica

Falha no Google Apps expõe dados privados de mais de 280 mil domínios








Robot Wants Kitty: explore e evolua para alcançar o gato

Posted: 13 Mar 2015 08:53 AM PDT

Não sei direito como explicar a simplicidade de Robot Wants Kitty: você tem um objetivo e deve fazer o possível para alcançá-lo. Poucas vezes a vida pode ser tão simples e direta, então aproveite quando ela te dá essa chance. Pronto para destruir uns alienígenas e salvar um gatinho? Lógico que sim.

Vamos começar com uma lista de coisas que você já sabe fazer em jogos: andar, pular, atirar, voar, salvar princesas e morrer.

Agora, uma lista de coisas que seu robô sabe fazer no começo do jogo: andar e morrer. Só isso.

“Mas como eu vou fazer para salvar o gatinho?”, você me pergunta, desesperado. “É só pegar as melhorias espalhadas pelo nível, sem muita dificuldade”, te responderei, como se isso já não estivesse óbvio.

Sua pontuação será o tempo que você leva para salvar o gatinho. Seu robô tem vidas infinitas para salvar o pobre felino, mas cada vez que morrer será adicionado um valor simbólico de 20 segundos ao seu tempo. Matar um inimigo reduzirá 1 segundo. Então trate de tomar cuidado para não cair nos poços de ácido e atire nos inimigos se quiser conseguir um tempo razoável. Não se engane: a verdade é que você vai acabar morrendo bastante antes de salvar o gatinho.

Como já comentei, você começa com quase nenhuma habilidade, além de se locomover e cair. Utilize esse super poder para alcançar a melhoria de pulo. Caminhe e pule até encontrar o poder de atirar lasers. Podendo se defender dos aliens malvados, tudo começa a ficar mais fácil. Talvez não tão fácil, mas pelo menos há uma chance maior de sobrevivência. E aí, quanto tempo você leva para salvar o gato?

Robot Wants Kitty: explore e evolua para alcançar o gato








Microsoft pode lançar Cortana para iOS e Android

Posted: 13 Mar 2015 07:20 AM PDT

Uma das atrações prometidas para o Windows 10 é a Cortana, que já mostra o que é capaz de fazer no Windows Phone. Mas a Microsoft pode estar querendo fazê-la ultrapassar os muros de seus sistemas: segundo a Reuters, a companhia está preparando a assistente de voz para desembarcar no iOS e no Android.

O veículo entrevistou Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research. O pesquisador explicou que a companhia está trabalhando em um projeto de inteligência artificial de codinome Einstein que deve culminar em uma versão mais avançada da Cortana (ou, eventualmente, em um assistente sucessor).

Horvitz não disse nada sobre a chegada da Cortana em outras plataformas, mas fontes próximas à companhia afirmaram à Reuters que o projeto também tem ligação com uma versão independente da Cortana que deve funcionar em tablets e smartphones com iOS ou Android.

A ideia, se levada adiante, se juntará à proposta multiplataforma do Office como prova da mudança de rumos que a administração de Satya Nadella está promovendo na Microsoft.

Cortana

Até agora, os assistentes – Siri no iOS e Google Now no Android (embora também disponível na plataforma da Apple) – aparecem como destaques de cada plataforma. A Microsoft também segue por esse caminho, mas se sair, estará mostrando que prefere mesmo ter um ecossistema de serviços universal do que apenas tentar levar o Windows para o maior número de equipamentos possível.

Não está claro o que exatamente a versão mais avançada da Cortana poderá fazer, mas Horvitz deu pistas: o nome do projeto é inspirado na pesquisa que relaciona tempo e espaço que Albert Einstein desenvolveu.

A Cortana teria, portanto, a missão de entender onde, quando e o que o usuário pretende fazer para se antecipar quando necessário. Assim, a assistente conseguiria informar com mais precisão, por exemplo, o caminho que a pessoa deve seguir para desviar de um congestionamento ou qual o status de um voo.

É óbvio que a Microsoft não está sozinha nessa missão – os cards do Google Now estão aí como exemplo. Se a Cortana chegar mesmo ao iOS e ao Android, deveremos ter uma disputa bastante interessante, portanto.

A Microsoft ainda não confirmou o plano. Mais detalhes sobre o assunto devem aparecer após o lançamento do Windows 10.

Microsoft pode lançar Cortana para iOS e Android








Zenfone 2 e Zenfone Zoom aparecem em pré-lançamento antes da hora no Brasil

Posted: 13 Mar 2015 07:11 AM PDT

zenfone-2-capinha

O Zenfone 2 começou a ser vendido em Taiwan na segunda-feira (9) e deve chegar ao Brasil apenas no segundo semestre, mas já deu seus primeiros passos em território nacional. Uma loja online publicou as especificações de hardware do Zenfone 2 e do Zenfone Zoom, indicando que a Asus pode ter iniciado as negociações com os varejistas.

zenfone-2

O Zenfone 2 listado na loja é a versão com 4 GB de RAM e 16 GB de espaço, que traz um processador quad-core Intel Atom Z3580 de 2,33 GHz. Este é o melhor chip disponível para o aparelho; lá fora, a Asus também lançou uma variante com um processador de clock menor, o Atom Z3560, de 1,83 GHz. Já o Zenfone Zoom divulgado tem 128 GB de espaço, e este pode ser o primeiro Android com tanta capacidade de armazenamento a ser vendido no Brasil. Em ambos os aparelhos, há entrada para microSD.

Nós brincamos com o Zenfone 2 durante a Mobile World Congress, em Barcelona, para fuçar no software no aparelho:

Os preços no exterior estão bem atraentes. Em Taiwan, o Zenfone 2 é vendido por 6.990 dólares taiwaneses (R$ 707) na versão com 2 GB de RAM, ou 8.990 dólares taiwaneses (R$ 909) com 4 GB de RAM. Nos Estados Unidos, as vendas devem começar na primeira quinzena de abril. A Asus também confirmou que fará eventos de lançamento em breve na China, Hong Kong, França, Rússia, Japão, Indonésia e Índia.

Oficialmente, a Asus confirma apenas que os novos Zenfones serão lançados no segundo semestre no Brasil. A taiwanesa marcou um evento com a imprensa que acontecerá entre os dias 17 e 20 de abril para mostrar os próximos lançamentos no país. É esperado que a empresa apresente novidades sobre os novos Zenfones nessa data, além de outros produtos anunciados recentemente, como o relógio inteligente ZenWatch.

Zenfone 2 e Zenfone Zoom aparecem em pré-lançamento antes da hora no Brasil