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Custando caro, Galaxy J1 é lançado no Brasil pela TIM (mais 8 notícias)

Custando caro, Galaxy J1 é lançado no Brasil pela TIM (mais 8 notícias)

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Custando caro, Galaxy J1 é lançado no Brasil pela TIM

Posted: 16 Mar 2015 01:28 PM PDT

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Mais um Galaxy está chegando ao Brasil: é o Galaxy J1, um smartphone acessível da Samsung com 4G e suporte a dois chips. O aparelho foi lançado no Brasil nesta segunda-feira (16) com exclusividade nas lojas da TIM, trazendo display de 4,3 polegadas, 768 MB de RAM e Android 4.4 KitKat por R$ 679 no plano pré-pago da operadora.

O Galaxy J1 tem CPU quad-core de 1,2 GHz, câmera traseira de 5 MP com flash LED e frontal de 2 MP “ideal para selfies”, segundo a Samsung, tudo num corpo bem fino, com apenas 8,9 mm de espessura. No entanto, o armazenamento interno é de 4 GB (com suporte a microSD de até 64 GB), a tela TFT de 4,3 polegadas possui resolução de 800×480 pixels e a bateria tem capacidade de 1.850 mAh, abaixo da média do mercado.

Segundo a TIM, o Galaxy J1 é considerado pela operadora o modelo 4G com o melhor custo-benefício do mercado. É difícil, entretanto, não compará-lo ao recém-lançado Moto E: mesmo considerado caro no lançamento, o rival produzido pela Motorola traz o quádruplo de armazenamento (16 GB), tela com maior definição, 1 GB de RAM e Android 5.0 Lollipop por R$ 20 a mais — embora sacrifique a resolução da câmera frontal e o flash LED na traseira.

O novo smartphone da Samsung será vendido com exclusividade nas lojas da TIM por R$ 679 no pré-pago. Há desconto para quem assinar um plano pós-pago: na oferta TIM Liberty +100, que oferece ligações ilimitadas de longa distância para números TIM e 100 minutos de ligações para outras operadoras, o preço do Galaxy J1 cai para R$ 379.

Custando caro, Galaxy J1 é lançado no Brasil pela TIM








Vídeos no YouTube agora podem exibir cards interativos

Posted: 16 Mar 2015 12:00 PM PDT

A partir de hoje (16), editores que possuem canais no YouTube poderão deixar suas produções com uma aparência um pouco mais profissional: o Google anunciou uma função que permite inserção de informações adicionais nos vídeos por meio de cards interativos.

Cards no Youtube

O novo recurso aparece como uma evolução das anotações, aqueles “pop-ups” que surgem durante a reprodução de um vídeo (às vezes, inconvenientemente) para ressaltar algum ponto ou acrescentar informações.

Com a nova proposta, o editor tem mais controle sobre o tipo de conteúdo complementar a ser adicionado. Os cartões estão organizados nas seguintes categorias (mais devem surgir conforme a necessidade): Mercadoria, Captação de recursos, Vídeo, Playlist, Website associado e Financiamento por fãs.

Cada uma delas tem um formato diferente. A categoria Mercadoria, por exemplo, exibe fotos e links que apontam para uma loja online, como mostra o vídeo abaixo (clique no ícone com símbolo de “i” no canto superior direito para visualizar):

Além de um visual bem mais trabalhado, os cartões têm outra vantagem sobre as anotações: aparecem corretamente nas versões do YouTube para dispositivos móveis.

Os editores que assim quiserem podem continuar usando o velho recurso, mas o Google já avisou: o objetivo é substituir de vez as anotações. Mas isso só acontecerá, segundo a empresa, quando os cartões conseguirem fazer tudo o que a função de notas permite e um pouco mais.

De fato, há algumas limitações. Pelo menos por enquanto, o usuário não pode definir a posição dos cartões e customizar cores ou dimensões, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto, visite esta página de ajuda.

Vídeos no YouTube agora podem exibir cards interativos








Pai acompanha parto do filho a 4.000 km de distância com óculos de realidade virtual

Posted: 16 Mar 2015 11:27 AM PDT

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Eis um problema: sua esposa está grávida e o nascimento de seu filho está previsto para acontecer justamente no dia em que você terá um compromisso de trabalho inadiável, a 4.000 km de distância. O que fazer? Esse caso é real e aconteceu na Austrália. Para acompanhar o importante momento, o pai usou óculos de realidade virtual que lhe permitiram assistir ao parto e interagir com a mulher em tempo real, como se ele estivesse presente no local.

De acordo com a Forbes, a sala de parto foi preparada pela Samsung para promover o Gear VR, óculos de realidade virtual desenvolvidos em parceria com a Oculus. O acessório, anunciado durante a IFA 2014, em Berlim, é compatível com o Galaxy Note 4 e usa o smartphone como tela, fonte de energia e cérebro. Nos Estados Unidos, os óculos são vendidos por US$ 199,99.

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O parto aconteceu no dia 20 de fevereiro em Perth, no oeste da Austrália. O pai, Jason Larke, tinha um compromisso de trabalho na remota cidade de Chinchilla, no estado de Queensland, leste do país. A Samsung instalou múltiplas câmeras na sala de parto para dar a sensação de realidade virtual: quando o pai virava a cabeça para a esquerda, ele conseguia enxergar o que havia no lado esquerdo da sala. A transmissão aconteceu ao vivo, pela internet.

O vídeo abaixo mostra toda a história, desde os preparativos, passando pelo parto em si e terminando com Jason finalmente encontrando com seu filho pela primeira vez. Ou segunda. Enfim, você entendeu. Prepare o lencinho:

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Pai acompanha parto do filho a 4.000 km de distância com óculos de realidade virtual








Como uma empresa conseguiu promover a estreia de um filme pelo Tinder

Posted: 16 Mar 2015 10:43 AM PDT

O SXSW (South by Southwest), maior evento focado em criatividade do mundo, acontece em pleno vapor em Austin, no Texas, enquanto você lê esta notícia. Com inovações nas áreas audiovisual e tecnológica, o festival chama a atenção do mundo, mas o que tem chamado atenção dentro do festival, mesmo, é a disponibilidade de Ava, uma garota meio Natalie Portman no início da carreira, no Tinder da região.

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Um rápido esclarecimento caso você não seja muito fã dos aplicativos de encontros online: famoso por encontrar pessoas “perto” de você com os mesmos gostos (baseados em likes de Facebook), o Tinder deixa que o usuário escolha a faixa etária e região em que pescará seus alvos. Ao encontrar alguém legal que tenha ido com a sua cara, é possível curtir o perfil e, caso ambos combinem, um “match” instantâneo ocorre.

Isso posto, a garota de 25 anos faz aos seus “matches” perguntas capciosas antes de marcar um encontro. E na hora de conhecê-la um pouco melhor, vem a surpresa: todo o flerte faz parte de uma brilhante ação de marketing convidando para a premiere de Ex Machina, filme inglês que deve estrear em breve nos cinemas do mundo, durante o SXSW.

O escopo da campanha é simples e direto ao ponto: utilizando da geolocalização concentrada em Austin, o perfil de Ava distribui corações verdes pelos perfis com interesses semelhantes aos “seus”; dessa forma as possibilidades de match são imensamente maiores. Ao fisgar um pretendente que corresponda às necessidades da empresa, a garota engata um papo interessante sobre vida, universo e tudo mais – sem fugir do tema, mesmo que sutilmente, abordado pelo filme.

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Depois do alvo ser envolvido pela personalidade e aparência do personagem, segue a revelação: um perfil de Ava no Instagram, explicando maiores detalhes sobre a produção. E tudo isso fica mais claro se conhecermos a premissa do filme: Ava é um humanoide com inteligência artificial se passando por uma mulher (interpretada por Alicia Vikander). Um dos redatores do Adweek trocou algumas palavras com o bot e descreveu sua experiência aqui.

Por si só, a ação pode ser considerada como spam? Talvez, já que tudo não passa de um perfil falso promovendo um produto. Agora analisemos o background: divulgada em um evento cuja pauta gira em torno da criatividade, em que grande parte do público é composto por influenciadores e profissionais do marketing e da publicidade, o intuito de Ava é claro e bem sucedido: falar diretamente (em resposta, já que o primeiro passo deve ser dado pelo perfil do espectador) com aqueles que espalhem o poder de sua campanha, divulgando o filme e apresentando um belo engajamento entre seu alvo.

Apesar do amor de Tinder não subir a serra, podemos dizer que, pela repercussão do caso na imprensa, a campanha deu certo.

Como uma empresa conseguiu promover a estreia de um filme pelo Tinder








Bateria que promete o dobro de autonomia está perto de se tornar realidade

Posted: 16 Mar 2015 10:19 AM PDT

É um drama da vida moderna: geração após geração, smartphones e afins evoluem em vários aspectos, menos na autonomia da bateria. Mas a Dyson, empresa especializada em aspiradores de pó, pode aparecer com uma solução em breve: a companhia está investindo em uma tecnologia que dobra a capacidade das baterias e tem boas chances de se tornar realidade.

Para ser mais exato, a Dyson está investindo US$ 15 milhões na Sakti3, startup norte-americana que desenvolveu um novo tipo de bateria de íons de lítio.

Além de mais capacidade de armazenamento de energia, a nova tecnologia promete baterias mais baratas, seguras, compactas e até mesmo amigáveis ao meio ambiente. Como? Com o uso de materiais de estado sólido.

Via de regra, as baterias de íons de lítio são baseadas em compostos líquidos que, por sua vez, liberam energia a partir de reações químicas. A tecnologia da Sakti3 coloca no lugar dessas substâncias composições sólidas que conseguem armazenar, aproximadamente, duas vezes mais energia dentro do mesmo espaço físico.

Bateria

A startup assegura que, no atual estágio, a tecnologia pode lidar com mais de 1.000 Wh (watt-hora) por litro. Nas baterias de íons de lítio atuais, esse número é de até 620 Wh por litro.

Sem causar surpresa, a Sakti3 optou por dar poucos detalhes sobre o funcionamento da tecnologia. O que se sabe é que o processo de fabricação das baterias utiliza uma técnica chamada Deposição de Filmes Finos que é bastante usada na produção de chips e telas de vídeo. Como os equipamentos empregados na manufatura desses itens podem ser aproveitados, os custos de fabricação das baterias de estado sólido tendem a ser baixos.

O método de construção também ajuda a aumentar o tempo de vida útil da bateria e torna o componente menos suscetível ao risco de explosões causadas por aquecimento excessivo ou impactos fortes.

Tudo muito interessante, mas fica uma pergunta no ar: será que estamos falando de mais uma daquelas iniciativas que prometem resolver o problema das baterias de vez, mas depois são esquecidas? É difícil saber, mas como a tecnologia está em fase avançada de desenvolvimento e a Dyson está jogando dinheiro na ideia, há bastante expectativa de que a tecnologia prospere.

A companhia utiliza baterias em aspiradores e outros eletrodomésticos que consomem muita energia, portanto, sabe que terá grande vantagem competitiva se elas durarem mais. Sem contar que a ideia pode ser licenciada para outros fabricantes e, aí sim, chegar a smartphones, tablets, smartwatches, etc.

Ficamos na torcida.

Com informações: WSJ.com, The Guardian

Bateria que promete o dobro de autonomia está perto de se tornar realidade








WhatsApp testa recurso de chamadas de voz no iPhone

Posted: 16 Mar 2015 08:30 AM PDT

Nas últimas semanas, milhares de usuários de Android ganharam acesso ao recurso de chamadas de voz do WhatsApp, que era liberado mediante um convite. Proprietários de iPhones ainda não têm a novidade, mas não devem demorar para recebê-la. Imagens mostram que o recurso já está sendo testado em uma versão beta do aplicativo de mensagens no iOS.

A informação foi publicada no sábado (14) pelo BGR India, que recebeu capturas de tela de um leitor que está usando a versão 2.11.17.444 do WhatsApp com o recurso ativado. Trata-se de uma versão de testes, restrita a poucos usuários — a versão disponível atualmente na App Store é a 2.11.16.

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O mecanismo de funcionamento das chamadas de voz no WhatsApp para iPhone é similar ao da versão para Android. Logo abaixo da imagem de exibição do contato, o usuário verá um novo botão para fazer uma ligação. No menu inferior da tela principal do WhatsApp, há o botão Recentes, que mostra as últimas chamadas realizadas e perdidas.

A novidade ainda não está disponível publicamente, mas é muito provável que chegue na próxima atualização do WhatsApp para iOS. No Android, a liberação da função dependia de um "convite", que consistia em receber uma ligação de uma pessoa que já possuía o recurso ativado.

WhatsApp testa recurso de chamadas de voz no iPhone








Como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe por SMS

Posted: 16 Mar 2015 07:53 AM PDT

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Você certamente já recebeu mensagens indesejadas por SMS. Pode ser uma propaganda inofensiva de serviço de TV por assinatura ou até mesmo uma perigosa mensagem avisando que você supostamente ganhou um prêmio de milhares de reais — algo que serve apenas para extorquir dinheiro dos usuários desavisados. Felizmente, é possível denunciar esses casos.

Para fazer a denúncia, basta enviar o número do celular com DDD para 7726, o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA. O envio da mensagem é gratuito. Nos nossos testes, o serviço funcionou com sucesso nas quatro grandes operadoras móveis, Claro, Oi, TIM e Vivo. Em fevereiro de 2014, Algar, Nextel e Sercomtel também haviam assinado um acordo com a GSMA.

O número 7726 não foi escolhido por acaso: ele forma a palavra SPAM no seu teclado numérico. Além do Brasil, o serviço foi adotado por operadoras na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, onde a AT&T chegou a bloquear 2 mil números telefônicos por dia. No Brasil, o serviço infelizmente é desconhecido do grande público e tem pouca ou nenhuma divulgação por parte das operadoras.

Como identificar um SMS pirata, de acordo com a Vivo

Como identificar um SMS pirata, de acordo com a Vivo

Ao fazer a denúncia no Brasil, o número é recebido pelas operadoras, que podem isolar o spam em suas redes e diminuir o volume de mensagens indesejadas que chegam aos clientes. Além disso, a ABR Telecom, entidade que também administra a portabilidade numérica no país, recebe um relatório com os dados consolidados das denúncias dos usuários.

E se a mensagem indesejada é da minha operadora?

É importante lembrar que o serviço de denúncia de spam pelo 7726 não funciona para mensagens enviadas pela sua própria operadora, como promoções de aparelhos ou SMS de parceiros comerciais. Nesse caso, é necessário enviar a palavra SAIR para um número específico, que varia de operadora para operadora. São eles:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457

Dica do Armando Augustus Freire no grupo do Tecnoblog no Facebook. Obrigado! Agradecimentos ao Micael Silva, Renato Garcia e Luiz C. Eudes, que ajudaram nos testes. Com informações: GSMAMobile Time, Vivo.

Como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe por SMS








Microsoft planeja distribuir atualizações do Windows Update por P2P

Posted: 16 Mar 2015 07:47 AM PDT

Uma versão do Windows 10 Technical Preview “vazada” no último sábado (14) revelou uma funcionalidade que, se realmente implementada no sistema operacional, deve agradar a muitos usuários: uma opção que baixa as atualizações do Windows Update via protocolo P2P.

Sim, a novidade lembra o BitTorrent, mas sem os arquivos de torrents, obviamente. A ideia é que você possa fazer download das atualizações do sistema, especialmente as mais volumosas, a partir de várias fontes, diminuindo a dependência de um servidor central.

A imagem liberada pelo The Verge, veículo que encontrou o recurso, mostra que o usuário pode escolher entre duas configurações que funcionam de modo complementar aos servidores do Windows Update: uma baixa as atualizações a partir de outros PCs que fazem parte da rede local; a outra, além desses, inclui máquinas na internet.

Como o usuário obtém as atualizações a partir de várias fontes próximas simultaneamente e também ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo, esse modo deve agilizar substancialmente as atualizações.

Windows Update com P2P

O lado negativo fica para uma improvável, mas possível brecha de segurança. Como a Microsoft não tem controle sobre os PCs que contribuem com os updates, o risco de os arquivos baixados dessas fontes serem alterados é maior. É de esperar, no entanto, que a empresa adote mecanismos de verificação – algo que lembre o md5sum, por exemplo.

Não há, até o momento, nenhuma confirmação sobre o recurso. De qualquer modo, já se sabe que não é de hoje que a companhia vem cogitando trabalhar com P2P: em 2013, a Microsoft comprou uma empresa chamada Pando Networks cujo principal produto é justamente um protocolo baseado no BitTorrent. Alguma utilidade essa aquisição tem que ter.

Convém considerar também que a Microsoft já possui produtos que remetem à proposta das atualizações via P2P, ainda que vagamente, como o BranchCache.

A expectativa é a de que o novo recurso apareça já na próxima build do Windows 10 Technical Preview.

Microsoft planeja distribuir atualizações do Windows Update por P2P








Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha

Posted: 16 Mar 2015 06:31 AM PDT

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O Yahoo anunciou neste domingo (15) uma nova maneira de fazer login nos serviços da empresa, com o objetivo de eliminar a necessidade de os usuários memorizarem suas senhas. Em vez de solicitar ao usuário que registre uma combinação de caracteres, o Yahoo enviará uma senha única toda vez que ele precisar se autenticar.

Funciona assim: primeiro, o usuário precisa cadastrar seu número de celular nas configurações de segurança do Yahoo e ativar uma opção chamada "Senhas sob demanda". Depois que a operação for confirmada, o usuário precisará digitar apenas seu login e uma senha que ele receber pelo celular. Pense nisso como uma autenticação por duas etapas — mas sem a primeira etapa.

A novidade já foi ativada para usuários do Yahoo nos Estados Unidos. O recurso de autenticação por duas etapas do Yahoo funciona no Brasil, então imaginamos que as senhas sob demanda não demorarão para se espalhar pelo mundo.

Yahoo Mail: criptografia de ponta a ponta

O Yahoo também lançará uma ferramenta para que os usuários possam enviar mensagens criptografadas, de ponta a ponta, pelo Yahoo Mail. O recurso será parecido com uma solução que o Google desenvolveu para oferecer criptografia no Gmail, por meio de uma extensão no Chrome (a novidade do Yahoo será compatível com a do Google, inclusive).

Segundo o Washington Post, a ideia do Yahoo não é que todo mundo passe a enviar todos os seus emails de maneira criptografada. Na verdade, o Yahoo espera que apenas mensagens contendo informações sensíveis sejam protegidas — e quer tornar todo esse processo bem menos doloroso.

Durante uma demonstração na SXSW, a empresa demonstrou o processo de enviar uma mensagem criptografada pelo plugin e pelo método tradicional. Nem precisa dizer qual foi mais rápido: enquanto um perdia tempo fazendo todo o processo para enviar o email, o outro usava o plugin e passava o resto do tempo assistindo a vídeos de gatos no Tumblr.

As mensagens criptografadas de ponta a ponta no Yahoo Mail, se tudo der certo, serão lançadas até o final de 2015.

Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha