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Receita Federal lança app para fazer rascunho do Imposto de Renda (mais 7 notícias)

Receita Federal lança app para fazer rascunho do Imposto de Renda (mais 7 notícias)

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Receita Federal lança app para fazer rascunho do Imposto de Renda

Posted: 03 Nov 2014 02:09 PM PST

A Receita Federal lançou uma versão renovada do aplicativo do Imposto de Renda – Pessoa Física nesta segunda-feira (3) com uma ferramenta deveras interessante: o rascunho para a declaração que será entregue só no próximo ano. O objetivo do software é facilitar na organização dos pagamentos e rendimentos. Quando for preencher a declaração e finalizar o documento para enviar aos servidores da Receita, o cidadão poderá importar as informações diretamente do app.

App pode ser baixado nas lojas do Google e Apple

App pode ser baixado nas lojas do Google e Apple

O governo brasileiro foi ligeiro em informar, ainda nesta segunda-feira, que as informações salvas no aplicativo não serão utilizadas de nenhuma outra forma. É bem verdade que os dados serão enviados para a nuvem da Receita Federal, mas o Planalto sustenta que o backup vai ficar lá, sem qualquer tipo de análise, até que o contribuinte efetivamente finalize a declaração do imposto de renda e envie o documento.

A facilidade será principalmente na hora de preencher informações como a venda de carro, consulta médica e o rendimento de trabalhador liberal. Para tanto, será preciso cadastrar o CPF e uma senha. Esta combinação de login e senha vai dar acesso à plataforma nos mais variados dispositivos – segundo promessa do órgão.

De acordo com a Receita, o programa vai aceitar a entrada de informações até 28 de fevereiro de 2015. A partir de 1º de março, haverá a opção de transportar os dados do modo de rascunho para a declaração definitiva.

Também pelo app será possível acompanhar o processamento de declaração, para lá na frente saber se a Receita vai efetivamente devolver aquilo que foi estimado quando a declaração foi preenchida, ou se você terá que desembolsar uma grana corrigindo algo.

Segundo reportagem do G1, o rascunho do IRPF tende a ser mais usado pelos contribuintes que optam por fazer o modelo completo de declaração. Nele, há o abatimento de despesas médicas e gastos com dependentes. Quem opta pelo modelo simples de IRPF poderá tirar proveito do software para cadastrar a venda de um imóvel ou veículo.

O aplicativo IRPF está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store (iPhone). Vale lembrar que seu uso é completamente opcional. Entretanto, parece ser uma boa já ir se adaptando à plataforma. A cada ano que passa, a prestação de contas ao leão está mais informatizada. Melhor aprender de vez a lidar com a ferramenta.

Receita Federal lança app para fazer rascunho do Imposto de Renda








Catálogo de games antigos do Internet Archive ganha 900 títulos de fliperama

Posted: 03 Nov 2014 11:54 AM PST

No ano passado o Internet Archive anunciou uma iniciativa de encher de lágrimas os olhos de qualquer gamer saudosista. Diversos programas antigos, dentre eles vários jogos, passaram a fazer parte do site, na sua recém-lançada sessão de “Coleções Histórica de Software”. Na época foram lançados 29 programas e com o tempo esta lista foi se expandindo. E hoje eles ganharam um reforço no catálogo: mais de 900 jogos de fliperama foram disponibilizados pelo serviço.

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Os jogos ainda são emulados usando o JSMESS, a versão JavaScript de um emulador conhecido apenas como MESS. Para os jogos de fliperama, os controles são simples: 5 insere moedas, 1 e 2 são os botões de START para os jogadores 1 e 2 (respectivamente) enquanto as setas funcionam como o joystick e as teclas Ctrl, Alt e barra de espaço funcionam como os botões de ação. Notei um leve travamento quando abri no Firefox 32, mas consegui jogar sem problemas depois disso.

Embora eu tenha passado o olho na lista e encontrado poucos que eu conheça, ela tem games bastante famosos como Indiana Joes and the Temple of Doom, Street Fighter 2, Q-bert, Tron, Paperboy e pelo menos umas três edições diferentes de Pac-man. Cada um desses games também conta com uma descrição e uma ficha técnica com dados como a fabricante original e ano de publicação.

Além dos jogos de fliperama da era de bronze desse setor, a lista original dos 29 programas também ganhou novos itens como os jogos Eastern Front 1941 para Atari, Dropzone e Gumball. São 64 antigos programas (veja aqui a lista completa) e essa coleção não parece que vai parar de se expandir.

Com informações: PCWorld.

Catálogo de games antigos do Internet Archive ganha 900 títulos de fliperama








Com o RemoteIE, você pode testar o Internet Explorer no Android, iOS e OS X

Posted: 03 Nov 2014 10:58 AM PST

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O Windows 10 será lançado em 2015 e uma nova versão do Internet Explorer chegará a milhões de usuários. Para facilitar a vida dos desenvolvedores, a Microsoft lançou uma ferramenta chamada RemoteIE para permitir que qualquer pessoa, mesmo que não possua uma máquina com Windows 10, possa testar sem dificuldades seus layouts na versão mais recente do navegador.

O RemoteIE funciona com a infraestrutura de nuvem da Microsoft, o Windows Azure. Ou seja, na prática, você estará acessando remotamente um servidor da Microsoft com a última versão do Internet Explorer. Para testar, basta acessar esta página, entrar com sua conta da Microsoft, selecionar a região mais perto de você e aguardar a confirmação por email, que leva alguns segundos.

Depois de se inscrever, a própria página direcionará você aos links de download do aplicativo de área de trabalho remota da Microsoft com suporte ao Azure RemoteApp, a tecnologia que faz a mágica acontecer. O software está disponível para Windows, Windows RT, OS X e para as plataformas móveis Android e iOS. Depois, dentro do aplicativo, é só aceitar o convite e se conectar.

É uma boa forma de testar a nova versão do Internet Explorer sem precisar fazer alguma gambiarra ou usar uma máquina virtual. Só fique atento às limitações: o RemoteIE não suporta aceleração por GPU (páginas com WebGL serão renderizadas por software) e há um limite de 60 minutos de uso por sessão.

Com o RemoteIE, você pode testar o Internet Explorer no Android, iOS e OS X








Google Calendar ganha novo design e fica mais inteligente

Posted: 03 Nov 2014 10:37 AM PST

O Google está cheio das novidades para seus apps. Recentemente, ele lançou o Inbox, aplicativo que é uma espécie de Gmail mais inteligente e com design renovado. Agora, é a vez do Google Calendar receber uma reformulação.

Assim como no Inbox, a intenção é oferecer um produto mais inteligente, que demande menos ações do usuário, e com interface mais bonita e simples.

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Para conseguir isso, o Calendar pode pegar eventos diretamente do seu Gmail e transformá-los em compromissos, sem que seja necessário criá-los manualmente. Ele faz isso com reservas de vôos, hotéis, restaurantes, ingressos para shows ou peças de teatro e outros emails “padrões” como esses.

Além do dia e horário, ele também captura algumas informações extras, como horário e número do vôo, por exemplo. Ainda citando esse caso, ele pode atualizar os dados automaticamente em casos de atraso ou caso o usuário receba outro email atualizando alguma coisa.

Para os compromissos que não forem combinados por email e que você precise registrar manualmente, o novo Calendar também tem uma melhoria: um autocomplete inteligente, que aprende sobre seus costumes e sugere maneiras de completar o que você está digitando. Por exemplo, se você costuma almoçar com um amigo no shopping, assim que digitar “almoço” ele já sugere a pessoa e o local.

E, na parte de design, o foco está em tornar o uso uma experiência agradável, com fotos, mapas e ilustrações que deixam tudo mais bonito.

O vídeo abaixo mostra tudo isso:

O novo Calendar ainda não foi lançado, mas chega nas próximas semanas aos Androids com versão a partir do 4.1. Todos os aparelhos com Android 5.0 já podem fazer a atualização. Quem usa iPhone também pode aguardar: uma versão para iOS está sendo feita.

Com informações: blog oficial do Gmail

Google Calendar ganha novo design e fica mais inteligente








Rumor: Apple Watch chega no segundo trimestre de 2015

Posted: 03 Nov 2014 10:01 AM PST

A Apple prometeu o lançamento do Apple Watch para o início de 2015, mas parece que vai demorar um pouco mais que isso para o relógio inteligente chegar aos nossos pulsos.

A informação vem de uma mensagem em vídeo enviada aos funcionários das Apple Stores. Uma suposta transcrição foi obtida pelo 9to5 Mac e nela, Angela Ahrendts, VP sênior de lojas, pede aos vendedores que guardem energia para os próximos meses: além das compras de Natal, anuncia Angela, virá o Ano Novo Chinês (que ocorre no dia 19 de fevereiro) e “um lançamento de um novo relógio na primavera”.

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Como o único relógio que a Apple está trabalhando é o Apple Watch, só pode ser dele que ela está falando. A primavera americana corresponde ao nosso outono, então podemos esperar o lançamento do smartwatch entre março e junho do ano que vem – um pouco distante do início do ano, não?

A Apple, como de costume, não comentou o suposto vazamento do comunicado de Angela, tampouco chegou a dar, em qualquer momento, uma data mais certeira para o lançamento do Apple Watch.

Rumor: Apple Watch chega no segundo trimestre de 2015








Tsu, a rede social que paga o usuário pelo conteúdo, já virou um mar de spam

Posted: 03 Nov 2014 08:31 AM PST

Depois de muita polêmica envolvendo privacidade e lucros incríveis de redes sociais em cima dos usuários, parece que realmente começamos a ver uma movimentação visando mudar a relação que nós temos com elas.

Começou com o Ello, a rede social que agora é legalmente proibida de exibir anúncios e vender dados de seus usuários. Ela ficou famosa após o êxodo da comunidade LGBT que foi forçada pelo Facebook a utilizar nomes reais, e não os pseudônimos pelos quais seus integrantes eram conhecidos.

Agora, uma nova ganha fama: o Tsu (se fala “su”). A intenção do Tsu é pagar o usuário pelo conteúdo que ele cria, como se ele recebesse dinheiro de direitos autorais por isso. Quanto maior o alcance, maior a grana.

Segundo consta no FAQ, somente 10% dos lucros ficam com o Tsu; 90% são repassados aos usuários. O algoritmo da rede social, então, divide entre a “árvore genealógica” do usuário – como o Tsu, igual ao Ello, também funciona na base do convite, o lucro que você gerar terá uma porcentagem repassada para quem lhe convidou. Quem convidou essa pessoa recebe um pouco menos e assim por diante.

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É quase um esquema de pirâmide, mas não chega a ser porque os novos integrantes não precisam pagar para entrar; o dinheiro vem de propagandas espalhadas pelo site, patrocínios e parcerias, como o FAQ esclarece.

Para conseguir um convite, não tem fila de espera nem nada: basta utilizar um shortcode de alguém que já esteja cadastrado. O shortcode nada mais é que um link de referência para o perfil de cada um: tsu.co/nomedeusuário.

Quanto à interface, ele lembra bastante o Twitter. Nas páginas de perfis, você tem o header e informações sobre a pessoa no tipo, a timeline ao centro e outras informações do lado esquerdo, como fotos, aniversário, sites, etc.:

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No feed, onde aparecem posts de seus amigos e pessoas que você segue, a coluna da esquerda vira uma espécie de painel de controle, onde você pode ter acesso às suas mensagens diretas, administrar o dinheiro que já foi recebido pela rede social, o alcance de seus posts e como vai sua “árvore genealógica”, que é a relação dos amigos que você trouxe para o Tsu.

De modo geral, é bem fácil de navegar e não precisa de mais que uma hora para saber onde encontrar tudo que você procura.

A não ser que o que você procura é dinheiro – e é isso que todos procuram no Tsu.

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No screenshot acima, dá para ver uma postagem com um enorme blur verde. Esse blur disfarça dezenas de pessoas que foram citadas por um único usuário em busca de mobilizá-las para segui-lo, curtir e compartilhar seus posts, de modo que ele ganhe dinheiro na rede social. Não é difícil achar uma variação do famoso “sdv”, ou “sigo de volta”, por lá: é meio que um contrato social no qual todo mundo curte e compartilha todo mundo e, no fim, todo mundo ganha.

Esse é o principal problema do Tsu: ao anunciar que as pessoas com mais “relevância social” – isto é, mais seguidores, amigos, curtidas e compartilhamentos – ganham mais dinheiro, não importa o que elas dizem, mas sim o alcance que suas postagens conseguem ter. E isso é bem irônico, considerando que o Tsu se vende como a rede social na qual você é pago pelo seu conteúdo.

Em pouco tempo no ar – o Tsu ficou famosinho há cerca de uma semana – , a rede social já se tornou um amontoado de contas falsas sem produção real de conteúdo. Ele ficou nas outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, que são justamente as que o Tsu quer combater ao tentar transformar os usuários não em mercadoria, mas numa espécie de sócios da rede social. A ideia é boa, mas a execução, por enquanto, falha. Falta incentivo para que o conteúdo de qualidade, com compartilhamento orgânico, surja.

Assim como o Ello, o Tsu ainda é bem novo, então não dá pra crucificar ou para consagrar como o algoz do Facebook e dos modelos tradicionais de rede social. Mas, no mínimo, essas duas novas redes demonstram que há, sim, espaço para criar uma economia melhor e menos abusiva tanto para quem provê o serviço como para quem o usa; só falta descobrir qual (ou quais) será ela.

Tsu, a rede social que paga o usuário pelo conteúdo, já virou um mar de spam








China desenvolve arma a laser capaz de derrubar drone em cinco segundos

Posted: 03 Nov 2014 07:48 AM PST

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Drones podem ser usados para cobrir protestosagilizar comprasentregar cocaína em presídios, espionar… A menos que eles sejam facilmente interceptados. A China desenvolveu um sistema de defesa baseado em laser que promete derrubar um drone em até cinco segundos após ser localizado.

A informação foi divulgada pela Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês. O sistema, que consegue derrubar drones em um raio de 2 km, foi desenvolvido especificamente para destruir drones de pequeno porte. O China Jiuyuan Hi-Tech Equipment Corp, grupo por trás do sistema, diz que, como esses drones menores são relativamente baratos e fáceis de operar, podem ser usados em atividades terroristas.

Para que o sistema de defesa funcione, os drones precisam estar sobrevoando o local a uma altura de até 500 metros e uma velocidade menor que 50 m/s (180 km/h). É suficiente para destruir pequenos intrusos que estiverem por perto, e a precisão parece ser ótima: em um dos testes, a máquina derrubou mais de 30 drones com uma taxa de sucesso de 100%.

O sistema chinês é bastante parecido com uma arma desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos, também baseada em laser:

Os chineses trabalham para que, no futuro, a potência e o alcance sejam maiores. Por enquanto, o sistema deverá ser usado para reforçar a segurança durante grandes eventos em áreas urbanas.

China desenvolve arma a laser capaz de derrubar drone em cinco segundos








Em nova campanha, Live TIM prova que uma internet lenta trava até o Chuck Norris

Posted: 03 Nov 2014 03:00 AM PST

O ator Chuck Norris é um símbolo mundial de invulnerabilidade e foi pensando na popular piada de que nada consegue barrá-lo que a TIM lançou sua última campanha para promover a Live TIM, sua internet de fibra ótica.

A campanha foi filmada no rancho de Norris, no Texas, e mostra o ator encurralado por uma gangue. Na hora de agir, o buffering para o vídeo – ou, como é dito na campanha, a Internetzinha trava Chuck Norris. A solução é a Ultra Banda Larga Fixa, que vem em quatro planos: 35 MB, 50 MB, 70 MB e 1 GB.

Interativa, ela permite três finais diferentes para a cena de Chuck Norris contra a gangue, que podem ser assistidos no site O Que Travou Chuck Norris. Também dá para conectar o Facebook e montar seu próprio final.

Além do ator americano, a TIM conta também com o vlogger Monark para a campanha, conhecido por seus vídeos de gameplay no YouTube.

Para conhecer os planos de fibra ótica da Live TIM e conferir o resultado da campanha com Chuck Norris, é só clicar aqui.

Em nova campanha, Live TIM prova que uma internet lenta trava até o Chuck Norris