VWS

Postagens mais visitadas

Um app que analisa os hábitos do usuário para bloquear o smartphone em caso de roubo (mais 9 notícias)

Um app que analisa os hábitos do usuário para bloquear o smartphone em caso de roubo (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Um app que analisa os hábitos do usuário para bloquear o smartphone em caso de roubo

Posted: 04 Nov 2014 02:29 PM PST

Pesquisadores da Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, estão trabalhando em um software que promete bloquear automaticamente o seu smartphone em caso de roubo ou furto. Como? Analisando os seus hábitos de uso. Ao perceber um comportamento fora do padrão, o aplicativo entra no modo de proteção.

Para funcionar da maneira esperada, o software precisa analisar os hábitos do usuário por, no mínimo, uma semana. Vários dados são coletados e analisados: identificação das torres de celulares, redes Wi-Fi normalmente detectadas, níveis de iluminação e ruído dos ambientes frequentados (medidos por sensores e microfones), apps mais acessados, entre outros.

Perceba que, se você vai todo dia ao trabalho no mesmo horário e fica a maior parte do tempo na mesma sala, os mencionados parâmetros fazem sentido: o trajeto percorrido sempre levará ao uso das mesmas antenas, as redes Wi-Fi detectadas variarão pouco, a iluminação do lugar terá quase sempre a mesma intensidade e assim por diante.

passcode

É claro que o seu dia a dia não é sempre o mesmo, razão pela qual o software tolera algumas mudanças, como uma alteração de rota (você pode estar tentando fugir do trânsito) ou a ida a um restaurante não visitado antes (o local é diferente, mas você saiu para almoçar no mesmo horário).

São mudanças comportamentais mais intensas que fazem o software “desconfiar” de alguma coisa errada. Em um dos testes, o aparelho foi levado para um ambiente desconhecido e acessado de maneira diferente em relação ao padrão registrado nos dias anteriores. Com base nestas constatações, o aplicativo acertadamente bloqueou o aparelho e só o liberou mediante digitação de senha.

De modo geral, a ferramenta se saiu bem: o índice de acertos nas simulações de roubo ou furto foi de 95%. Mas os próprios pesquisadores reconhecem que o software ainda não está pronto para uso. Mais parâmetros precisam ser considerados, assim como mais cenários onde o bloqueio do celular é cabível.

Quando a tecnologia estiver mais desenvolvida (não há previsão de conclusão, infelizmente), a ideia é integrá-la a outros recursos de proteção, como localização por satélite e autenticação por impressão digital.

O estudo completo sobre o conceito está disponível aqui.

Com informações: New Scientist

Um app que analisa os hábitos do usuário para bloquear o smartphone em caso de roubo








Você já pode se inscrever para testar a tradução simultânea de voz do Skype

Posted: 04 Nov 2014 11:12 AM PST

Em maio, ao demonstrar o Skype Translator pela primeira vez, a Microsoft prometeu liberar uma versão prévia da novidade até o final de 2014. Pois aí está: a ferramenta começa a ser disponibilizada em breve. Mas apenas para quem se inscrever no programa de testes.

O Skype Translator tem uma proposta ousada, mas muito bem-vinda: permitir que duas pessoas conversem por voz ou vídeo com cada uma falando um idioma diferente. Cabe ao programa fazer a tradução simultânea para ambos os usuários. O vídeo a seguir exibe uma demonstração realizada na WPC 2014:


Promissor, não? A tecnologia por trás do Skype Translator tem origem nos laboratórios da Microsoft Research, mas, obviamente, a empresa não liberou todos os detalhes de seu funcionamento.

O que se sabe é que a tradução acontece em três etapas: a primeira reconhece a fala e a converte em texto; a segunda traduz a parte escrita obtida; a terceira transforma a tradução em voz a partir de um sintetizador. Tudo isso é feito quase que em tempo real.

As demonstrações feitas até agora sugerem que a tecnologia funciona bem, mas ainda carece de muitos ajustes. Se uma das partes falar rápido demais, por exemplo, a tradução estará sujeita a mais erros.

Esta é uma das razões para a versão de teste ser liberada aos poucos. A companhia também quer evitar que os servidores do serviço fiquem sobrecarregados nesta fase e atrapalhe os testes.

Skype Translator

Se você estiver interessado, precisa acessar esta página para se inscrever. Ao fazê-lo, você aguardará o convite em uma fila de espera. É tudo gratuito, vale frisar.

Em seu blog, a Microsoft explicou que, por enquanto, o Skype Translator funciona apenas em computadores com Windows 8.1 ou Windows 10 Technical Preview. A companhia não informou quais idiomas são compatíveis, mas a página de cadastro lista 12 línguas: alemão, árabe, cantonês (China), coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim (China), português e russo.

O objetivo é cobrir o máximo possível de idiomas, naturalmente. Este seria um diferencial e tanto do Skype diante dos serviços rivais. Como se não bastasse, a Microsoft espera ainda fazer a tecnologia pronunciar as traduções com as pausas e tons que nos são habituais, diminuindo o atual efeito robótico do sintetizador.

Com informações: VentureBeat

Você já pode se inscrever para testar a tradução simultânea de voz do Skype








GTA V para PS4, Xbox One e PC terá visão em primeira pessoa

Posted: 04 Nov 2014 10:48 AM PST

GTA V está prestes a ser lançado para a nova geração de consoles e, além de contar com gráficos melhores, novas músicas nas estações de rádio e missões exclusivas, haverá uma nova câmera em primeira pessoa.

Segundo Rob Nelson, diretor de animação do jogo, disse ao IGN, eles queriam que a experiência fosse diferente e esse novo modo foi o que lhes pareceu melhor. É, também, um motivo para quem já jogou no PS3 ou Xbox 360 compre novamente o jogo para a oitava geração.

Daniel Krupa, do IGN, já testou o novo modo e disse que a experiência é definitivamente nova. Como você vira uma pessoa em Los Santos, em vez de observar seus habitantes de cima, é bem mais imersivo, mais rápido, mais perigoso. O próprio trailer desse novo recurso já passa essa sensação (e dá vontade de comprar um Oculus Rift para ontem):

Parte da culpa disso vem da preocupação com os detalhes: um centenas de animações foram feitas para a câmera em primeira pessoa, desde os consoes dos carros às armas e o celular na mão do personagem. Só nas armas, foram mais de 300.

Os icônicos protagonistas também têm suas diferenças mantidas e identificadas nas animações, de modo que seja fácil de reconhecer na pele de quem você está no momento. Algumas diferenças citadas são Michael acendendo um charuto para relaxar em casa, Franklin arrumando a aba do boné ou estralando os dedos e Trevor com suas visíveis cicatrizes nos braços.

Será possível alternar entre primeira e terceira pessoa, inclusive tendo uma experiência híbrida – por exemplo, jogar em primeira pessoa mas, na hora de se esconder num tiroteio, a câmera ser alterada para terceira pessoa.

GTA V será lançado para PS4 e Xbox One no dia 18 de novembro. A aguardadíssima versão para PC, chega só no ano que vem, dia 27 de janeiro.

Com informações: Kotaku

GTA V para PS4, Xbox One e PC terá visão em primeira pessoa








Dropbox anuncia integração com Office e promete app para Windows Phone

Posted: 04 Nov 2014 09:53 AM PST

Dropbox e Microsoft anunciaram nesta terça-feira (4) uma parceria para integrar o conhecido serviço de armazenamento na nuvem com os aplicativos do Office. Com a novidade, será possível editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint salvos na sua conta do Dropbox por meio da suite de produtividade da Microsoft. Antes tarde do que mais tarde, o Dropbox prometeu ainda que lançará um aplicativo para Windows Phone.

Office-and-Dropbox-2

A parceria é de duas vias. O Dropbox atualizará seus aplicativos para Android e iOS nas próximas semanas; quando você estiver visualizando um arquivo compatível com o Office, verá um botão de edição que o levará diretamente para o aplicativo do Word, Excel ou PowerPoint instalado no seu smartphone ou tablet.

Por sua vez, a Microsoft trabalha para incluir, no aplicativo do Office, uma forma de acessar arquivos salvos na sua conta do Dropbox e salvar documentos diretamente no serviço da caixa azul. Depois de salvar seu texto, planilha ou apresentação, será possível obter, a partir do aplicativo do Office, um link do Dropbox para compartilhar o arquivo com seus amigos.

Office-and-Dropbox-1

Office-and-Dropbox-3

O Dropbox lembra que já hospeda mais de 35 bilhões (!) de documentos do Office em seus servidores. Segundo o The Verge, o Dropbox atualizará sua interface web no primeiro semestre de 2015 para suportar os Office Web Apps da Microsoft.

Versões atualizadas dos aplicativos do Dropbox e Office serão lançadas nas próximas semanas. O Dropbox promete que o aplicativo oficial para Windows Phone chega "nos próximos meses". Hoje é possível usar o Dropbox no Windows Phone por meio de aplicativos de terceiros, como o CloudSix, de Rudy Huyn, velho conhecido dos usuários da plataforma móvel da Microsoft.

Dropbox anuncia integração com Office e promete app para Windows Phone








Versão KitKat já está presente em mais de 30% dos dispositivos Android

Posted: 04 Nov 2014 09:13 AM PST

O Google iniciou a semana não só disponibilizando o Android 5.0 Lollipop oficialmente como também divulgando os números mais recentes da adoção das demais versões da plataforma. O destaque fica para o Android 4.4 KitKat que, com um ano de mercado, conquistou 30,2% de participação.

Android KitKat

Esta porcentagem faz do Android 4.4 a versão mais utilizada da atualidade, exceto se considerarmos um detalhe: as versões 4.1, 4.2 e 4.3 têm o mesmo codinome, Jelly Bean; juntas, elas representam 50,9% dos dispositivos móveis com Android.

Apesar de marcar presença em mais da metade dos aparelhos, o Android Jelly Bean já sente o “peso da idade”. Os dados recém-divulgados dizem respeito a outubro de 2014. O relatório anterior, de setembro, mostrou que a participação conjunta das versões 4.1, 4.2 e 4.3 era de 53,8%. Houve uma queda de quase 3 pontos percentuais, portanto. No mesmo mês, o Android KitKat registrou 24,5% de mercado.

Mercado do Android - outubro de 2014

Mais do que evidenciar que Android 4.4 vem, conforme o esperado, ganhando espaço, estes números indicam que a fragmentação do Android – até hoje, um dos aspectos mais criticados da plataforma – já não é tão significativa quanto antes, embora continue importante. Basta somarmos os “sabores” Jelly Bean e KitKat para vermos que 81,1% dos dispositivos rodam versões mais atuais do Android.

O Google não informou quais partes dos novos números correspondem a aparelhos novos. De qualquer forma, é provável que porcentagens tão significativas tenham sido auxiliadas por políticas de atualização mais abrangentes – os fabricantes estão entendendo que disponibilizar versões recentes do Android para aparelhos já comercializados soma pontos em um mercado tão disputado.

As expectativas agora recaem sobre o Android 5.0, obviamente. Será que a nova versão conseguirá superar os números do Android KitKat? Se positivo, em quanto tempo? Como o Lollipop está apenas começando a chegar no mercado, os números liberados a partir de janeiro de 2015 é que nos darão margem para estimativas mais precisas.

Com informações: Android Central

Atualizado às 18:30

Versão KitKat já está presente em mais de 30% dos dispositivos Android








HP lança notebook Omen para entrar na briga dos computadores para gamers

Posted: 04 Nov 2014 07:48 AM PST

O @evleaks, antes da aposentadoria, havia vazado há algum tempo a foto de um notebook gamer que a HP estava desenvolvendo. Isso foi em junho e, quase cinco meses depois, a empresa finalmente o revelou.

HP-Omen_side-1

Ele foi batizado de Omen, mesmo nome de uma linha de notebooks da Voodoo, empresa que fazia computadores de alta performance e que foi adquirida pela HP em 2006. Dá para entender de onde veio a expertise para construi-lo.

A nova máquina tem 15 polegadas e é bem fina e leve para sua configuração, com 1,98cm de espessura em seu maior ponto e 2,1kg. Por dentro, o Omen conta com processador Intel Core i7-4710HQ de 2,5 GHz, 8 GB de RAM DDR3, placa de vídeo Nvidia GTX 860M de 2 GB e SSD de 128 GB. O armazenamento pode chegar a 512 GB e a RAM e memória da placa de vídeo também podem ser aumentadas.

HP-Omen_1-copy

O notebook tem 15,6 polegadas e tela sensível ao toque com resolução de 1920×1080 pixels. A carcaça é feita de alumínio escovado preto e o teclado é retroiluminado e conta com seis macros, como o bom notebook gamer que é. O som fica por conta da Beats Audio.

O preço inicial é de US$ 1.499, mas ele varia de acordo com a quantidade de memória e armazenamento escolhidas. O Omen será lançado ainda neste mês e está em pré-venda.

Com informações: Laptop Magazine

HP lança notebook Omen para entrar na briga dos computadores para gamers








Google Play começa a aceitar cartão de crédito nacional

Posted: 04 Nov 2014 05:45 AM PST

google-play

Não tem cartão de crédito internacional? Você não precisará mais dele para fazer compras de aplicativos, filmes, músicas e livros no Google Play. A empresa de Mountain View anunciou nesta terça-feira (4) que começou a aceitar cartões de crédito nacionais Visa e MasterCard como parte de um processo para alavancar a loja no país, que já é o segundo em número de downloads, atrás dos Estados Unidos.

Segundo a Folha de S.Paulo, o Google também pretende aceitar outros métodos de pagamento no futuro — depois do cartão de crédito nacional, a loja deve passar a suportar cartões de débito. É um golpe direto na Amazon Appstore, que tinha como uma de suas principais vantagens o fato de aceitar cartões de crédito nacionais, evitando a cobrança do IOF de 6,38%.

O diretor financeiro do Google na América Latina, Edmundo Balthazar, diz ao jornal que a empresa também planeja reforçar a oferta de conteúdo local. Há inclusive uma equipe dedicada a aumentar a participação de músicos e autores brasileiros no Google Play.

Preço em reais, cobrança em dólares: isso será coisa do passado

Preço em reais, cobrança em dólares: isso será coisa do passado

Antes da mudança, o Google Play mostrava preços em reais em suas páginas, mas apenas para fins de referência, já que a cobrança era feita em moeda estrangeira. A opção de pagamento com cartão nacional chegará a todas as contas "nas próximas semanas", segundo o Google. Os termos de uso do Google Wallet foram atualizados e são aplicáveis para quem abriu uma nova conta a partir de 27 de outubro.

A mudança não será automática para os usuários atuais. Ao Tecnoblog, o Google afirma: “Os clientes que optarem pela nova modalidade de pagamento farão um processo simples de migração, no qual terão de aceitar os novos termos de serviço da Play, informar dados cadastrais e registrar os dados do cartão que será usado nos pagamentos locais”. Quem optar por não fazer a migração continuará sendo cobrado em dólares.

Google Play começa a aceitar cartão de crédito nacional








HP EliteBook Revolve 810: o notebook ultrafino que se transforma em tablet

Posted: 04 Nov 2014 04:05 AM PST

Se você está pensando em substituir o notebook da sua empresa por algo mais moderno e versátil, é bom dar uma olhada no HP EliteBook Revolve 810. O ultrafino da HP se adapta a qualquer situação: ele possui uma tela sensível ao toque que pode ser dobrada para trás, transformando o notebook em um tablet.

hp-elitebook-revolve-810

Voltado para negócios, o EliteBook Revolve 810 roda Windows 8.1 e pode ser facilmente transportado para qualquer lugar. Com tela multitoque giratória de 11,6 polegadas, a máquina possui apenas 22,2 mm de espessura e peso de 1,4 kg, o que é bem leve para um notebook desse porte.

O EliteBook Revolve 810 possui características que o tornam mais resistente para os problemas que podem surgir durante a correria do trabalho. O touchscreen é revestido com Gorilla Glass, o que evita arranhões na tela. Já o teclado, que é retroiluminado, possui resistência a respingos, útil para os desastrados de plantão.

hp-elitebook-revolve-810-2

Com uma tela multitoque que pode ser girada e dobrada em cima do teclado, o EliteBook Revolve 810 pode ser interessante até para as reuniões da empresa, durante apresentações, por exemplo. E, como ele é resistente e leve, você pode carregar a máquina na bolsa, usá-la para trabalhar e, no final do dia, transformá-la para assistir a filmes ou seriados.

Para conhecer todos os detalhes do EliteBook Revolve 810, acesse o site da HP.

HP EliteBook Revolve 810: o notebook ultrafino que se transforma em tablet








Taylor Swift retira todas as músicas do Spotify

Posted: 04 Nov 2014 03:21 AM PST

Ela sambou na cara da comunidade Spotify

Ela sambou na cara da comunidade Spotify

A cantora Taylor Swift vive uma fase intensa de sua carreira com o lançamento do álbum 1989, que já é visto como um dos mais aguardados do ano. Certamente vai vender que nem água! E a ideia é justamente essa: entregar as músicas diretamente ao consumidor final, como nos velhos tempos. Por isso, a equipe da artista decidiu que não iria lançar 1989 no Spotify e similares. Não bastasse isso, Taylor também removeu todas as músicas do serviço de streaming.

É, Taylor… Agora o Spotify pode lhe responder com um sonoro "I knew you were trouble".

A treta é antiga. Ainda em 2012, a cantora proibiu que o álbum Red continuasse no serviço. Em julho deste ano, ela fez um apelo para que os artistas não se subestimassem em aceitar os valores pagos pelo Spotify pelas músicas. O serviço paga entre US$ 0,006 e US$ 0,0084 por execução de música.

O Spotify se manifestou em nota dizendo que ama Taylor e que os usuários a amam ainda mais – diz que 16 milhões deles já ouviram músicas da cantora nos últimos 30 dias. Ainda pediu que ela mude de ideia e se junte ao grupo que está "construindo uma nova economia de música que funciona para todos". Porém não está funcionando para uma das artistas mais celebradas da atualidade, pelo que se percebe.

Enquanto isso, o álbum continua disponível para compra na iTunes da Apple. Cada faixa custa 1,29 dólar. O pacote inteiro sai por 12,99 dólares.

1989 continua no iTunes

1989 continua no iTunes

Por que é importante saber como Taylor Swift e Spotify vão se acertar? Basicamente, porque cada vez mais gente migra para os serviços de ouvir música pagando uma mensalidade. Ficar sem os grandes lançamentos se tornará um problema no futuro. É bem provável que o álbum 1989 bata a marca de 1,3 milhão de cópias vendidas, um recorde para o setor, ultrapassando o Oops! I did it again de Britney Spears, em 2000. Quer dizer: um marco da indústria que fica de fora do serviço que é um marco da tecnologia.

Há quem diga que só uma gravadora poderosa e uma artista que move multidões poderiam tomar a decisão de retirar todas as canções de um app. Enquanto isso, o jeito que tem é ouvir a Shake it off no YouTube mesmo.

Ao menos a equipe de mídias sociais do Spotify tem uma boa resposta quando é perguntada sobre o sumiço das músicas de Taylor, como você pode ver no reply abaixo. Resta saber qual é a dificuldade em ampliar o acervo do Bob Dylan – um pedido de longa data deste que vos escreve.

Taylor Swift retira todas as músicas do Spotify








Brasileiro prefere tablet com Android

Posted: 04 Nov 2014 02:45 AM PST

Android-5.0-Lollipop

O mais recente estudo de mercado feito pela consultoria IDC mostra que o consumidor brasileiro gosta mesmo é de tablet com Android. O sistema mantido pelo Google responde por nada menos que 96% do mercado. Em seguida aparecem o iOS e o Windows. Embora a consultoria não informe os números dos demais participantes, o analista Pedro Hagge dá a deixa em entrevista ao Tecnoblog: "A maioria que sobra aí é da Apple".

Os dados fazem parte do estudo sobre os meses de julho e agosto. Foram vendidos em julho 612 mil tablets. Houve ligeiro crescimento no mês subsequente, com a venda de 642 mil unidades do produto. Portanto, no bimestre foram comercializados 1,2 milhão de produtos. "Esta crescente acontece após um período de baixa. A expectativa para setembro é de que o número seja ainda maior", afirma Hagge. "O mercado está voltando a respirar".

Quando ele fala em mercado, na verdade se refere majoritariamente aos consumidores finais – gente que vai até a loja comprar o tablet para uso pessoal. A adoção de tablets no meio corporativo ainda é muito tímida: as empresas respondem somente por 6% de todas as vendas. Segundo o analista, este comportamento se deve à disparidade entre as especificações encontradas em um PC e no tablet. O primeiro ainda é visto como um aparelho para trabalhar, enquanto o último tem foco maior na visualização de conteúdo.

Galaxy Tab S: é tablet e é Android

Galaxy Tab S: é tablet e é Android

A questão do tablet com conectividade 3G/4G ainda não é um diferencial no país. Até porque, lembra o especialista, hoje em dia qualquer smartphone oferece a opção de criar hotspot e o Wi-Fi também se popularizou nas residências e escritórios.

Outro ponto importante para o consumidor brasileiro é o preço na hora de escolher um tablet. Ainda não há dados fechados para o terceiro trimestre de 2014, então ficam as pistas do que foi registrado no segundo trimestre: 38% dos consumidores querem tablets de até 300 reais. Outra fatia de 38% procura por modelos com preço entre 300 e 500 reais.

Ou seja, pode-se dizer que os brasileiros preferem os tablets que custem 500 reais ou menos. E nisso, o Android domina, enquanto a Apple aparece com tímida representação.

Brasileiro prefere tablet com Android