VWS

Postagens mais visitadas

Anatel homologa novo aparelho da Motorola, provavelmente o novo Moto G com 4G (mais 6 notícias)

Anatel homologa novo aparelho da Motorola, provavelmente o novo Moto G com 4G (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Anatel homologa novo aparelho da Motorola, provavelmente o novo Moto G com 4G

Posted: 18 Nov 2014 12:06 PM PST

moto-g-abre

A Motorola não para: após lançar em intervalos curtos o Moto G e Moto X de segunda geração e o Moto Maxx, a fabricante homologou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um novo dispositivo com código de modelo XT1078. Qual seria esse smartphone misterioso?

Não existem nomes nem novidades muito concretas acerca do smartphone, uma vez que a Motorola solicitou confidencialidade ao órgão por se tratar de um smartphone que ainda não foi lançado. O único documento disponível é o certificado de conformidade, que nos dá alguns pequenos detalhes: o aparelho possui suporte a redes 3G e 4G, Wi-Fi de apenas 2,4 GHz e suporte a um único SIM card.

moto g 4g

Outro detalhe importante é em relação aos acessórios: ele acompanha o fone de ouvido SJYN1181A (o mesmo do Moto G) e carregador de 0,7A ou 0,85A, o que indica uma bateria não muito grande. Portanto, conclui-se que é um smartphone melhor que o Moto G de segunda geração mas inferior ao Moto X de segunda geração.

Meu palpite é de que o XT1078 seja o Moto G 4G de segunda geração. É notável uma certa padronização numérica nos modelos XT: os modelos do Moto G de primeira geração são XT1032, XT1033 e XT1035, enquanto o Moto G 4G possui o modelo XT1045. O Moto G de segunda geração possui o modelo XT1068, enquanto o modelo misterioso é XT1078. Note que na primeira geração é só somar 10 ao modelo mais completo que se obtém o modelo do Moto G 4G.

É de se esperar que o aparelho seja lançado muito em breve, e se a Motorola for esperta deve iniciar as vendas a tempo do Natal, época utilizada por muitos para trocar o celular.

Anatel homologa novo aparelho da Motorola, provavelmente o novo Moto G com 4G








Google mostra tecnologia capaz de “legendar” fotos

Posted: 18 Nov 2014 10:17 AM PST

Há tempos que desenvolvedores do Google trabalham em tecnologias de reconhecimento e interpretação de imagens. Uma destas frentes de pesquisa foi apresentada recentemente pela companhia: trata-se de um sistema que é capaz de reconhecer objetos e, tanto quanto possível, descrever cenários em fotos.

É um diferencial e tanto porque os algoritmos atuais não vão muito longe na contextualização das imagens. O sistema do Google, no entanto, consegue “legendar” as imagens fazendo uma associação entre os elementos identificados.

No exemplo abaixo, o sistema forneceu a seguinte descrição: “two pizzas sitting on top of a stove top oven”, em tradução livre, algo como “duas pizzas colocadas em cima de um fogão”.

Google: two pizzas sitting on top of a stove top oven

As descrições, às vezes, são redundantes ou falhas na identificação de uma característica ou outra. Em uma das imagens, o software descreveu “dois cachorros brincando na grama”, mas a foto mostra três.

De qualquer forma, são imperfeições que podem ser amenizadas com o tempo. Como talvez você tenha presumido, esta tecnologia é baseada em redes neurais artificiais, portanto, o sistema consegue aprender à medida que trabalha.

Google: imagens reconhecidas pela tecnologia, incluindo as erradas

Mais precisamente, a tecnologia se baseia em uma variação chamada Redes Neurais Recorrentes e, mais recentemente, em um tipo denominado Redes Neurais por Convolução, que é usada com mais frequência justamente no processamento de imagens e sinais.

Uma tecnologia como esta poderá ajudar o Google a oferecer buscas de imagens mais precisas. Mas a empresa ressalta outras aplicações relevantes, entre elas, sistemas que ajudam deficientes visuais a compreenderem o contexto de um foto.

O estudo detalhado foi publicado nesta página.

Google mostra tecnologia capaz de “legendar” fotos








Novo sensor de imagem da Sony traz foco ultra-rápido para o seu próximo smartphone

Posted: 18 Nov 2014 10:07 AM PST

Se a câmera do seu smartphone demora para focar um objeto a ponto de você perder a cena, o próximo sensor de imagem da Sony pode ajudar. A fabricante japonesa anunciou nesta segunda-feira (17) um novo sensor Exmor RS, modelo IMX230, que tem como principal diferencial o foco automático baseado em detecção de fase, uma característica bastante comum nas câmeras DSLR e mirrorless.

O IMX230 captura fotos com resolução de 21 megapixels e mede 1/2,4 polegada, quase o mesmo tamanho dos sensores de imagem que a Sony vem colocando em seus aparelhos da linha Xperia Z. De acordo com a Sony, trata-se do primeiro sensor CMOS voltado para smartphones a ser comercializado com esse método de foco automático — são até 192 pontos de foco.

Com o sistema de detecção por fase, você deverá ter um foco mais rápido e preciso ao tirar fotos. Mas isso também deve melhorar a captura de vídeos, especialmente se você estiver gravando algo em movimento, por exemplo. Além disso, agora há a possibilidade de filmar em HDR usando todos os 21 megapixels do sensor. O avanço em relação ao IMX135, usado em aparelhos como o Moto X de 2ª geração, é visível:

img03

A previsão da Sony é que o IMX230 esteja disponível para as fabricantes a partir de abril de 2015 custando 2.100 ienes, ou aproximadamente 47 reais. É provável que o sensor equipe as câmeras de alguns dos smartphones topo de linha lançados no ano que vem, como os sucessores do Xperia Z3 e iPhone 6 — a Apple costuma usar sensores da Sony em seus aparelhos.

Novo sensor de imagem da Sony traz foco ultra-rápido para o seu próximo smartphone








Twitter volta a permitir links em mensagens diretas

Posted: 18 Nov 2014 08:43 AM PST

Se você tentou enviar um link via mensagem direta (DM) para alguém no Twitter nestes últimos meses, certamente não foi bem sucedido. O serviço vem bloqueando este tipo de conteúdo para, muito provavelmente, combater o spam. Ou melhor, vinha: recentemente, as DMs voltaram a suportar URLs.

O bloqueio foi implementado há pelo menos um ano e, obviamente, gerou inúmeras reclamações. Mas, apesar de radical, é uma decisão compreensível: é melhor ter uma função deficiente do que facilitar a propagação de mensagens com conteúdo malicioso.

Mas esta é uma linha de pensamento “interna”, por assim dizer. O Twitter nunca admitiu abertamente o bloqueio de links das DMs como uma medida de segurança. Pelo menos no início, a companhia atribuiu a limitação a dificuldades técnicas.

DM - Tecnoblog

Não é de se estranhar, portanto, que o Twitter não tenha comentado o assunto em seu blog, pelo menos até agora. A liberação dos links foi “descoberta” em uma recente atualização da página de ajuda que trata de mensagens diretas.

O restabelecimento da funcionalidade se deve a um upgrade estrutural que, entre outros aspectos, permite ao Twitter identificar links de pishing scam e semelhantes, o que significa que a empresa poderá barrar qualquer mensagem que considerar suspeita. O usuário poderá ainda ter o envio de mensagens diretas temporariamente bloqueado.

Além disso, cada perfil só poderá lidar com até 250 DMs por dia, entre enviadas e recebidas. Isso não deve afetar o usuário comum, mas pode prejudicar empresas que atendem clientes pelo Twitter.

Assim como nos tweets, links em DMs são encurtados automaticamente pelo Twitter para que sobre mais caracteres para as mensagens.

Com informações: The Next Web

Twitter volta a permitir links em mensagens diretas








Samsung lançará menos smartphones em 2015

Posted: 18 Nov 2014 06:51 AM PST

Após apresentar mais um balanço financeiro trimestral preocupante, a Samsung terminou o mês de outubro reconhecendo que a sua linha de smartphones precisa ser reformulada. E rápido! Como parte das tão necessárias mudanças, a companhia confirmou, nesta terça-feira (18), o plano de reduzir a quantidade de lançamentos de aparelhos a partir de 2015.

Faz sentido. Um dos fatores que fizeram a Samsung ser a líder do mercado de smartphones foi justamente o lançamento de numerosos modelos, a grande maioria com Android – quem nunca ouviu a provocação “mais um dia, mais um Galaxy?”

Mas esta estratégia já não funciona tão bem quanto antes. A Samsung viu rivais como Motorola (principalmente) e Sony ganharem mais destaque justamente por se focarem em menos modelos, o que as permitiu elaborar estratégias mais eficazes de vendas.

Mas o sono da Samsung vem sendo tirado mesmo por companhias chinesas. O avanço de empresas como Xiaomi nos segmentos de smartphones de baixo e médio custos são a principal causa para o declínio das vendas da família Galaxy.

galaxy note 4 branco 04

A Samsung não deixou claro quais modelos serão descontinuados, mas seguirá por este caminho justamente para se focar em aparelhos que possam fazer frente aos dispositivos chineses. O que se sabe é que o portfólio da empresa deverá ter entre 25% e 30% de redução.

Ter menos modelos permitirá à Samsung otimizar a gestão de componentes, melhorar a logística, traçar estratégias de marketing mais enérgicas e diminuir custos com desenvolvimento de produtos. Consequentemente, a companhia conseguirá oferecer smartphones com preços mais competitivos.

É uma decisão coerente, não há dúvidas. Mas pode não ser suficiente. A Samsung também precisa renovar a imagem de seus smartphones. O padrão visual atual, com botão físico central na frente e curvas em cantos e bordas, já é tido por muitos como datado, o mesmo valendo para a interface TouchWiz.

A Samsung permanece sendo a líder do mercado com 23,8% de participação. Mas se não esboçar uma reação vigorosa o quanto antes, a empresa correrá o risco de perder este posto em um futuro próximo. Basta considerarmos que, no ano passado, a sua fatia no segmento de smartphones era de 32,5%.

Com informações: WSJ.com

Samsung lançará menos smartphones em 2015








Nokia N1: um tablet com Android 5.0 e USB reversível

Posted: 18 Nov 2014 04:47 AM PST

A parte não adquirida da Nokia não demorou muito para anunciar seu primeiro produto sem vínculo com a Microsoft: nesta terça-feira (18), a companhia apresentou o Nokia N1, um tablet com visual clean (e um tanto familiar) que roda Android 5.0 Lollipop e a versão beta do Z Launcher.

Nokia N1

O dispositivo tem características que lhe conferem algum destaque. Para começar, a sua tela, de 7,9 polegadas e proporção 4:3, conta com 2048×1536 pixels, painel IPS e proteção Gorilla Glass 3.

Em seu interior, há um processador quad-core Atom Z3580 de 2,4 GHz (64 bits), 2 GB de RAM, GPU PowerVR G6430, 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 5.300 mAh. O tablet também conta com câmeras frontal e traseira de 5 e 8 megapixels, respectivamente.

Nokia N1

A espessura do N1, de 6,9 mm, não decepciona, o mesmo valendo para o seu peso: 318 gramas.

O detalhe mais surpreendente fica na parte inferior do dispositivo: entre dois alto-falantes estéreo há uma porta USB 2.0 com conector do tipo C, aquele padrão reversível e compacto finalizado em agosto. Na conectividade, também há Wi-Fi 802.11ac com tecnologia MIMO e Bluetooth 4.0.

Nokia N1

As vendas do Nokia N1 começam em fevereiro de 2015. O primeiro mercado a ser atendido será a China. Por lá, a novidade terá preço equivalente a US$ 250. Depois, o produto chegará à Rússia e a outros mercados da Europa. Como a Microsoft ficou com as fábricas da Nokia, a produção do tablet caberá à Foxconn.

Para quem se pergunta, ainda não há informação de disponibilização no Brasil. Porém, a questão mais importante é: será que o N1 é um sinal de que logo mais a Nokia lançará um smartphone? É provável que não. Na semana passada, o CEO da companhia Rajeev Suri explicou que o retorno ao mercado de celulares é possível, mas só se outra empresa desenvolver o produto e, mediante um acordo de licenciamento, inserir a marca da Nokia no dispositivo. É algo que, até certo ponto, está sendo feito com o N1.

De qualquer forma, muita gente se mantém esperançosa na possibilidade de Suri estar apenas tentando desviar as atenções – segundo o contrato fechado com a Microsoft, a Nokia “clássica” estará livre para produzir smartphones a partir de 2016.

Nokia N1: um tablet com Android 5.0 e USB reversível








Desapegue de seus eletrônicos criando um anúncio grátis na OLX

Posted: 18 Nov 2014 04:18 AM PST

Você, assim como eu e outras pessoas que estão lendo este texto, certamente possui eletrônicos que não usa mais — pode ser aquele smartphone que foi trocado por um recém-lançado, aquela câmera comprada nas últimas férias que ainda está novinha ou aquele desktop bacana que foi substituído por um notebook. O que você faz com eles? Uma opção é guardá-los para juntar poeira. A outra é vendê-los e fazer uma grana.

Para quem escolheu a segunda opção, uma boa ideia é criar um anúncio na OLX, um serviço de classificados que não cobra nada para anunciar e permite que você desapegue facilmente das coisas que não usa mais. A OLX recebe hoje 26 milhões de visitantes únicos por mês, e um deles muito provavelmente estará interessado no produto que você está querendo desapegar.

Há várias facilidades na OLX, tanto para quem compra quanto para quem vende. É possível, por exemplo, anunciar e adquirir produtos por meio dos aplicativos gratuitos para Android e iPhone — aliás, 50% do tráfego da OLX vem de dispositivos móveis, o que faz da OLX a maior empresa de classificados mobile do Brasil. Também tem como filtrar anúncios por bairro, e é provável que até seu vizinho esteja querendo desapegar.

Portanto, se você tem algo que não usa mais e pode ser útil para alguém, desapega e crie um anúncio na OLX: é fácil, não custa nada e te ajuda a juntar dinheiro para comprar seu próximo gadget. São apenas quatro passos:

1. Baixe e instale o aplicativo da OLX gratuitamente no Google Play ou App Store;

olx-1

2. Abra o aplicativo e toque em Publicar anúncio;

3. Preencha as informações do produto que está vendendo e adicione seus dados de contato. Quanto mais preciso e descritivo você for, maior a possibilidade de outras pessoas se interessarem. Também é legal colocar imagens do produto para tornar o anúncio mais atraente – como você está usando o aplicativo móvel, pode usar a câmera do próprio smartphone para tirar as fotos.

olx-2

4.  Clique em Enviar anúncio e pronto! Em instantes seu produto estará listado para os milhões de compradores da OLX.

olx-4

Para começar, eu queria anunciar um produto que não estou usando: um fone de ouvido Koss Porta Pro. Comprei na Amazon no final do ano passado, mas ele acabou ficando esquecido em meio aos vários fones que já possuo — se usei cinco vezes, foi muito. Se interessou? Acesse meu anúncio lá na OLX!

Desapegue de seus eletrônicos criando um anúncio grátis na OLX