VWS

Postagens mais visitadas

Tumblr permite personalizar o tema diretamente do app (mais 5 notícias)

Tumblr permite personalizar o tema diretamente do app (mais 5 notícias)

Link to Tecnoblog

Tumblr permite personalizar o tema diretamente do app

Posted: 06 May 2014 01:19 PM PDT

O Tumblr liberou hoje uma atualização do seu app que permite que o blog seja personalizado diretamente do aplicativo.

Até então, todos tinham a mesma cara no aplicativo – o fundo azul padrão do Tumblr, mesma fonte, nenhuma imagem de header ou algo que trouxesse o design do blog na web para o mobile.

As mudanças feitas em uma plataforma são automaticamente sincronizadas na outra, ou seja, há uma unidade no design dos blogs em qualquer dispositivo. Segundo o diretor criativo do Tumblr, Peter Vidani, metade do tráfego do site vem de dispositivos móveis, então percebe-se a importância do update.

Ao selecionar seu blog e tocar em “editar”, é aberto um editor simples que permite alterar a cor do fundo, fonte, título, descrição e imagem do header. Também é possível optar por esconder alguns elementos, caso o design fique mais interessante para você sem eles.

Tumblr-Customization

A mudança, no entanto, só vale para o blog em si (que, diga-se de passagem, fica com mais cara de perfil que qualquer outra coisa); na dashboard, o padrão do Tumblr continua.

Esse update está sendo desenvolvido há mais de um ano, segundo a empresa, e casa com uma das propostas principais da rede social: ser um lugar onde as pessoas podem ser criativas à vontade e reunir tudo o que gostam. Agora, também no visual.

Com informações: Mashable

Tumblr permite personalizar o tema diretamente do app








AMD quer unir as arquiteturas x86 e ARM no Project SkyBridge

Posted: 06 May 2014 12:51 PM PDT

Mesmo enfraquecido, o segmento de PCs continua sendo a principal área de atuação da AMD, mas a empresa sabe que precisa firmar seu nome no mercado móvel enquanto ainda há tempo. Como fazer isso se o forte da companhia são os chips x86 e os dispositivos móveis, em sua maioria, têm como base a arquitetura ARM? Uma maneira é unir o melhor destes dois mundos. É nisso que a AMD aposta ao anunciar o Project SkyBridge.

Se a ideia sair da prancheta, a indústria poderá contar com placas-mãe que suportam tanto processadores x86 quanto chips ARM. A intenção é fazer com que estas unidades sejam fabricadas mediante um padrão, o que deve garantir, entre outras características, pinagem igual. Desta forma, a placa precisará apenas de um único soquete para ambas as variações de chips.

AMD Project SkyBridge

Trata-se de uma proposta que a AMD denomina “computação ambidestra”. Com ela, um fabricante poderá disponibilizar equipamentos baseados no Windows ou no Android, por exemplo, mas utilizando a mesma plataforma de hardware em qualquer dos casos, bastando apenas escolher o processador mais adequado para cada sistema.

Teoricamente, esta abordagem reduz os custos de produção ao dispensar o desenvolvimento de uma plataforma específica para cada segmento. O suporte aos mesmos recursos (como à GPU) pelos chips de ambas às arquiteturas deve assegurar a ausência de problemas de compatibilidade.

No anúncio, feito durante a conferência Core Innovation Update, a AMD explicou que os primeiros chips baseados no Project SkyBridge deverão contar com núcleos Cortex A57 em relação às unidades ARM e, no que diz respeito à arquitetura x86, Puma+, que é a base das recentes APUs Beema e Mullins. Em ambos os casos, os processadores terão processo de fabricação de 20 nanômetros.

Se tudo acontecer conforme o planejado, os primeiros chips do Project SkyBridge aparecerão em 2015. A partir de 2016, a AMD pretende ir ainda mais longe: desenvolver um processador com arquitetura “híbrida”, isto é, que conte tanto com núcleos x86 quanto ARM.

AMD Project SkyBridge

Não temos outra opção a não ser esperar para saber se a proposta será bem recebida, mas como o Project SkyBridge é orientado por uma abordagem mais abrangente e, até o momento, pouco ou nada explorada, as chances são consideráveis.

Sim, levando em conta apenas os sistemas operacionais já mencionados, o Android é compatível com x86, da mesma forma que é possível fazer o Windows trabalhar com ARM, mas estas combinações, especialmente a última, não são necessariamente as mais viáveis, tecnicamente falando. Portanto, dá mesmo para enxergar uma oportunidade aí.

Só é demais esperar que Project SkyBridge garanta a imersão definitiva da AMD no segmento móvel, mas se a ideia for bem executada, talvez a companhia finalmente encontre o caminho certo para fazê-lo.

Com informações: ExtremeTech

AMD quer unir as arquiteturas x86 e ARM no Project SkyBridge








Novo motor do PHP deixa WordPress 20% mais rápido

Posted: 06 May 2014 11:20 AM PDT

O desenvolvedor russo Dmitry Stogov, funcionário da Zend Technologies, empresa que desenvolve aplicações baseadas em PHP, passou os últimos quatro meses trabalhando em uma otimização no motor do PHP. E o trabalho parece ter valido muito a pena: benchmarks mostram que a velocidade de sites baseados em WordPress aumentou 20%. Em um dos cenários, a melhoria de desempenho ultrapassou os 30%.

Nos testes, um servidor que era capaz de processar 211 requisições por segundo no WordPress 3.6 com uma versão anterior do PHP passou a suportar 253 requisições por segundo com uma versão de desenvolvimento do PHP 5.7, já com as mudanças aplicadas. Melhorias semelhantes foram observadas no Drupal 6.1 (11,7%), no script de galeria de imagens Qdig (15,3%) e no aplicativo de teste do Zend Framework (30,5%).

Aumento de desempenho no PHP chega a 30%

Aumento de desempenho no PHP chega a 30%

Stogov testou várias otimizações no núcleo do PHP. Uma delas consistia em um compilador JIT integrado ao cache do PHP. Isso faria com que o código fosse pré-interpretado na memória, aumentando a velocidade de execução dos aplicativos. O desempenho de um script de benchmark melhorou mais de dez vezes em relação ao PHP 5.5, mas o impacto em cenários reais foi bem pequeno.

A outra ideia, a maior responsável pelo aumento de performance, era minimizar a alocação no heap, nome dado a uma parte da memória onde são armazenados dados dinâmicos. O problema é que, para isso ser feito, boa parte do código do PHP deveria ser modificada e não havia nenhuma garantia de que a melhoria seria grande — mas a ideia foi colocada em prática mesmo assim, e deu muito certo.

As otimizações estão disponíveis em uma versão preliminar do PHP 5.7, apelidada de PHPNG ou PHP de nova geração. Se quiser testar a nova versão, você pode ler as instruções nesta página. Ainda não se sabe quando teremos esse aumento de desempenho nos servidores: ainda há falhas que geram incompatibilidade com códigos atuais, e algumas ideias que ainda não foram testadas podem melhorar ainda mais o desempenho.

Com informações: INFO.

Novo motor do PHP deixa WordPress 20% mais rápido








Mais caro que um PS4, este console é um NES com resolução Full HD

Posted: 06 May 2014 10:17 AM PDT

Se você tem 500 dólares sobrando aí, esta notícia pode servir como direcionamento de onde gastar: está em pré-venda uma espécie de versão de luxo do NES, o nosso Nintendinho, com acabamento de alumínio e resolução Full HD. O preço é esse mesmo: 500 dólares. Sim, mais caro que um PlayStation 4 nos EUA.

O console se chama Analogue Nt e não é fabricado pela Nintendo, mas pela Analogue Interactive, uma empresa conhecida por recriar consoles retrô.

O Nt apela para colecionadores e entusiastas, como você deve imaginar. Ele não é um emulador dos jogos: utiliza a CPU e PPU do NES, ou seja, a experiência é igual à de jogar no seu Nintendinho da infância, sem perder detalhes em trilha sonora, gráficos ou outros elementos que podem ser prejudicados na conversão. Ele também aceita os cartuchos do console original (com o padrão NTSC; no Brasil, o padrão é PAL, então talvez haja uma incompatibilidade com os da sua infância).

analogue nt

Para a resolução Full HD, é mantida a proporção 4:3 dos jogos originais, e a conexão de vídeo é feita via HDMI por meio de um adaptador vendido separadamente. O console também tem conexões vídeo componente, vídeo composto e S-Video e suporte a até quatro controles.

Há três modelos de controles disponíveis: um novo, inspirado no clássico de NES; um de NES restaurado e um de Famicom (o Nintendinho do Japã0) também restaurado. Também dá para escolher entre cinco cores para o console, que é construído com o mesmo tipo de alumínio utilizado pela Apple.

Ficou interessado? É só fazer a encomenda no site da Analogue Interactive e aguardar o envio, que deve ocorrer ainda neste trimestre.

Com informações: Polygon

Mais caro que um PS4, este console é um NES com resolução Full HD








Google Maps agora exibe mapas internos de aeroportos, estádios e shoppings no Brasil

Posted: 06 May 2014 08:57 AM PDT

Google Indoor Maps, recurso do Google Maps que exibe plantas baixas de milhares de estabelecimentos no mundo, agora funciona no Brasil. O Google anunciou hoje a disponibilidade de mapas internos de mais de 100 aeroportos, estádios e shoppings de mais de 50 cidades brasileiras — não há mais motivo para se atrasar para o filme porque não encontrou as salas de cinema ou ficar andando em círculos no estádio porque não achou sua cadeira.

google-maps-maracana

O lançamento chega em uma hora bem apropriada, a pouco mais de um mês da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Os estádios Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador) e outros sete já possuem mapas internos no Google Maps. Dois estádios da Copa do Mundo ainda não estão lá: o Beira-Rio (Porto Alegre) e a Arena Corinthians (São Paulo).

Os aeroportos, que estarão cheios de turistas durante a Copa do Mundo, também possuem plantas baixas no Google Indoor Maps: são 15, incluindo Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Juscelino Kubitscheck (Brasília) e Eduardo Gomes (Manaus). Tem ainda o Theatro Municipal de São Paulo e mais de 100 shopping centers — a lista completa está nesta página.

google-maps-aeroporto-gru

google-maps-shopping-eldorado

O uso do Google Indoor Maps praticamente dispensa explicações: basta procurar o estabelecimento e dar zoom até revelar os detalhes internos. No caso dos estádios, você pode ver facilmente onde estão os setores, camarotes, bebedouros e áreas de alimentação. Já os mapas internos dos shoppings mostram as escadas rolantes, lojas e banheiros. No canto inferior direito da tela, dá para navegar entre os vários andares.

A novidade já está disponível para todos os usuários, tanto na web quanto nos aplicativos para smartphones e tablets com Android e iOS, e não é necessário atualizar nada. Quem quiser colaborar, pode enviar plantas baixas de estabelecimentos públicos para o Google Maps seguido estas instruções.

Google Maps agora exibe mapas internos de aeroportos, estádios e shoppings no Brasil








eBay chega oficialmente ao Brasil

Posted: 06 May 2014 07:33 AM PDT

Hoje o eBay começou oficialmente suas operações no Brasil. O teste havia sido iniciado no ano passado com o aplicativo eBay Moda, que trazia produtos de grifes brasileiras e preços em reais. Agora, a plataforma de comércio eletrônico chega com site traduzido, valores na nossa moeda e um aplicativo completo.

Por esse app, dá para fazer compras diretamente do smartphone ou tablet (há versões para Android, iPhone e iPad), o que é especialmente interessante para a empresa, já que o Brasil é o país em que as compras de dispositivos móveis mais crescem.

ebay app

No entanto, a principal vantagem para brasileiros que compram no site deve vir na entrega. Com a chegada do site por aqui, o Brasil passa a ser considerado parte do programa de entregas globais do eBay, o que faz com que as compras feitas aqui sejam tratadas como domésticas lá fora. Assim, dá para pagar em reais o valor do produto com taxa de importação e frete, evitando mais um imposto quando a mercadoria entrar no país.

O prazo de entrega também fica dramaticamente reduzido: via Fedex, as mercadorias demoram até 10 dias para chegarem. Mas, de início, só compras feitas de vendedores dos EUA se encaixam nesse cenário.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a operação do eBay e, apesar de não ter liberado números exatos de investimento, a empresa afirma que, só no ano passado, foram registrados 500 mil novos usuários do Brasil no site. O próximo passo é expandir o mercado e atrair mais países emergentes, que ainda não têm uma representatividade muito expressiva, com ações em redes sociais e marketing.

Com informações: INFO

eBay chega oficialmente ao Brasil