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Facebook pode estar prestes a lançar um aplicativo para competir com o Snapchat (mais 10 notícias)

Facebook pode estar prestes a lançar um aplicativo para competir com o Snapchat (mais 10 notícias)

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Facebook pode estar prestes a lançar um aplicativo para competir com o Snapchat

Posted: 19 May 2014 02:15 PM PDT

Ser a rede social mais popular do mundo e dona de serviços como Instagram e WhatsApp não é o bastante para o Facebook: a empresa também parece estar determinada a fazer frente ao Snapchat e, para tanto, pode estar prestes a lançar uma ferramenta com funções semelhantes.

O rumor vem do Financial Times, que afirma que o aplicativo já tem até nome, pelo menos para uso interno: Slingshot. A ideia é que o usuário possa enviar aos seus contatos fotos e vídeos que expiram, ou seja, que se tornam indisponíveis após uma quantidade determinada de segundos depois de sua visualização. Sendo um serviço rival do Snapchat, nada mais óbvio, mas algumas funcionalidades diferentes poderão ser adicionadas para a novidade não ser uma mera cópia.

Ao que tudo indica, o Slingshot será integrado ao Facebook, ou seja, os usuários poderão utilizar a sua conta na rede social para fazer login. No entanto, o serviço em si deverá ser disponibilizado em um app à parte, tal como o é o Facebook Messenger.

Terá o Snapchat um rival à altura?

Terá o Snapchat um rival à altura?

Coincidência ou não, a notícia sobre o Slingshot surge apenas poucos dias depois de o Facebook ter dado fim aos aplicativos Camera e Poke. Este último permitia ao usuário “cutucar” os seus amigos e, veja só, enviar fotos ou vídeos que expiram. É provável que você nunca tenha ouvido falar destes apps por uma simples razão: eles não deram certo.

O Slingshot, portanto, pode ser encarado como uma segunda tentativa, com o Facebook tendo um bom motivo para insistir na ideia: a empresa teria tentado comprar o Snapchat em novembro de 2013 por tentadores US$ 3 bilhões de dólares, mas recebido um sonoro “não” como resposta.

Se os rumores estiverem corretos, o Facebook lançará o rival do Snapchat ainda neste mês (maio) para as principais plataformas móveis do mercado, com ninguém menos que Mark Zuckerberg acompanhando de perto o desenrolar do projeto.

Estaria Zuckerberg com sangue nos zóio determinado a se vingar pela tentativa de compra fracassada? Pode até ser, mas a realidade é que o Facebook tem motivos mais lógicos para se preocupar com este tipo de serviço: não é de hoje que se sabe que a rede social vem perdendo espaço entre o público adolescente e um dos “culpados” é justamente o Snapchat.

Facebook pode estar prestes a lançar um aplicativo para competir com o Snapchat








De olho na Copa, operadoras lançam ofertas de planos de celular para estrangeiros

Posted: 19 May 2014 12:05 PM PDT

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Todo mundo sabe que roaming internacional é muito caro, e manter seu smartphone conectado durante viagens é uma necessidade que está cada vez mais comum, seja para compartilhar aquela foto no Instagram ou utilizar serviços de mapas para não se perder. Pensando nisso, as operadoras brasileiras estão investindo em ofertas pré-pagas dedicadas para os visitantes da Copa do Mundo de 2014.

Claro

A partir desta semana será possível adquirir o Claro Visitors. Trata-se de uma oferta completamente direcionada para estrangeiros: os materiais informativos que acompanham o chip estão todos em inglês, a central de ativação e atendimento são preparadas para lidar com inglês e espanhol e a caixa postal está traduzida.

O chip custa R$ 60, já com uma oferta específica para visitantes, contemplando 40 SMS nacionais, 40 SMS internacionais, 21 minutos em ligações locais para qualquer operadora e 21 minutos em ligações DDD ou DDI. Além disso, as SMS entre clientes Claro Visitors são ilimitadas, e o cliente também tem 300 MB em dados, podendo usar Twitter e Facebook sem descontar da franquia.Quem tiver smartphone compatível com LTE em banda 7 poderá utilizar a rede 4G da operadora – caso contrário, a navegação é feita na velocidade 3GMax.

claro-visitor

Os chips poderão ser comprados em lojas Claro, agentes autorizados da operadora e nas principais redes de varejo. Além disso, é possível encontrar o chip Claro Visitors em quiosques em aeroportos. Quem comprar o chip Claro Visitors poderá fazer a ativação com seu passaporte via USSD, sem precisar se dirigir a uma loja – algo que é preciso ser feito se o estrangeiro comprar um chip de planos convencionais.

Após ativado, o plano tem validade de até 60 dias, ou até o término dos benefícios. Também é possível complementar as franquias de dados, voz e mensagens com as recargas convencionais de planos pré-pagos. Apesar do lançamento ser às vésperas da Copa, o Claro Visitors permanecerá no portfolio da operadora para os demais visitantes.

O serviço também será divulgado em parceria com as companhias aéreas, de forma que quem vier para a Copa ficará sabendo sobre o produto assim que entrar no avião.

Oi

Já na Copa das Confederações, lembro-me que a Oi preparou certa infraestrutura para que estrangeiros possam comprar SIM cards locais: as lojas foram adesivadas com informações em inglês e espanhol para que os estrangeiros que compraram SIM card em pontos de venda possam ativar o serviço com seu passaporte.

A estratégia para a Copa do Mundo parece um pouco mais acertada: a operadora irá vender SIM cards online para estrangeiros. Ele será entregue ao endereço de hospedagem no Brasil, com tudo pré-ativado, para inserir no aparelho e sair usando.

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A tarifação é bem simplificada: a diária de R$ 0,99 traz internet, SMS, ligações e acesso ilimitado ao Oi WiFi. Só não sabemos qual é a regra de uso para cada uma (quantos minutos de ligação ou franquia de internet, por exemplo), mas é bem possível que seja nos mesmos moldes do Oi Galera.

O chip custa R$ 40 e já traz R$ 30 em créditos. Para adquirir, basta entrar no site da operadora e clicar na aba “Visitor”.

TIM

A TIM também lançou um chip específico para estrangeiros. O Visitor Prepaid SIM card traz algumas vantagens que nem os clientes pré-pagos convencionais tem.

Ao contrário da Claro, a oferta da TIM não consiste em um pacote: a operadora aposta na tarifação avulsa dos serviços. O SMS custa R$ 0,50 cada, seja nacional ou internacional. As ligações internacionais custam R$ 1 por minuto e as ligações nacionais custam R$ 0,50, seja para telefone fixo ou móvel, mesmo que de outra operadora. O pacote de internet que é muito interessante: custa R$ 25 por semana e tem 1,5 GB de dados.

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O preço da ligação nacional é tão bom que questionei a TIM se brasileiros seriam impedidos de ativar esse plano. E não, não há nenhum problema: qualquer pessoa pode comprar e usar o plano de estrangeiros numa boa.

Entretanto, assim como o Claro Visitors, a oferta só é válida para quem comprar o Visitor Prepaid SIM card. A venda do chip não ficará restrita apenas nas lojas da operadora, e ele poderá ser encontrado em alguns pontos de venda.

O chip custa R$ 50, valor totalmente revertido em créditos. É possível complementar a recarga como um pré-pago convencional. Quem estourar a franquia de dados tem a conexão cortada, embora seja possível contratar outros 1,5 GB por mais R$ 25.

Vivo

A Vivo é a única das quatro principais operadoras que não irá lançar nenhuma oferta específica de chips pré-pagos para estrangeiros. Ainda assim, a operadora informou que o turista poderá visitar uma loja da operadora e comprar um chip pré-pago com as tarifas e promoções tradicionais.

Entretanto, a operadora destaca que a aposta com turistas é diferente: a Vivo firmou acordo com operadoras de 18 países para que os visitantes possam utilizar roaming de dados em sua rede 4G.

De olho na Copa, operadoras lançam ofertas de planos de celular para estrangeiros








A ciência pode, enfim, ter encontrado um jeito viável de converter luz em matéria

Posted: 19 May 2014 11:41 AM PDT

Converter luz em matéria. Cientistas vêm debatendo esta possibilidade pelo menos desde 1934, quando os pesquisadores Gregory Breit e John A. Wheeler descreveram uma teoria a respeito do assunto. Mas só agora, 80 anos depois, é que a ciência parece ter encontrado o caminho que poderá fazer esta ideia pular os muros dos filmes de ficção para se tornar realidade.

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Publicado recentemente pela Nature Photonics, o trabalho em questão foi desenvolvido por físicos do Colégio Imperial de Londres. O que os pesquisadores propõem é, basicamente, uma maneira de colocar em prática a teoria formulada por Breit e Wheeler – e que eles mesmos chegaram a questionar se, um dia, alguém conseguiria fazê-lo.

Resumidamente, a tal teoria descreve que é possível dar origem à matéria a partir da luz fazendo com que dois fótons (partículas elementares sem massa da luz) se colidam em alta velocidade, processo que geraria um elétron e um pósitron. Trata-se, de certa maneira, do oposto do procedimento conhecido como “Aniquilação Elétron-Pósitron”, quando um elétron e um pósitron se colidem (ambos se anulam) e se “transformam” em fótons.

Em 1997, pesquisadores do Centro de Aceleração Linear de Stanford chegaram a fazer uma experiência do tipo, mas esta foi uma exceção possível graças à alta tecnologia do lugar: a verdade é que nunca houve uma maneira viável de executar a colisão de fótons. Até agora.

Os cientistas de Londres querem atacar este problema por meio de um “colisor fóton-fóton” que funciona da seguinte maneira: um laser de alta potência é utilizado para fazer elétrons colidirem com uma placa de ouro e, assim, gerarem um feixe de fótons potente; posteriormente, uma câmera também de ouro chamada Hohlraum (termo alemão que pode ser entendido como “espaço totalmente vazio”) também é atingida por um laser, criando um campo de luz tão intenso que pode ser comparado à iluminação oriunda das estrelas.

A etapa final consiste em direcionar o feixe da placa para o campo gerado no Hohlraum, fazendo com que os fótons de ambas as partes se colidam e, por fim, gerem elétrons – e pósitrons – em quantidade suficiente.

Colisor - fotons

Os pesquisadores afirmam que é possível realizar o experimento utilizando tecnologias disponíveis atualmente, tanto é que eles pretendem fazer uma demonstração prática dentro dos próximos 12 meses – este tempo é necessário porque, apesar de possível, o procedimento é deveras complexo.

Mas, se tudo der certo, a ciência pode estar prestes a ter uma base bastante forte para resolver uma série de problemas, entre eles, entender os pormenores dos 100 primeiros segundos da teoria do Big Bang. Mas, eventualmente, até futuras pesquisas sobre teletransporte podem ser beneficiadas - não custa sonhar alto, né?

A ciência pode, enfim, ter encontrado um jeito viável de converter luz em matéria








Simulação mostra como pode ser o iOS numa tela de 4,7 polegadas

Posted: 19 May 2014 09:24 AM PDT

Dizem que o iPhone 6 (ou seja lá qual for o nome do próximo smartphone da Apple) terá uma tela maior que a de todos os aparelhos anteriores, com 4,7 polegadas. Mas como ficaria o iOS num smartphone desse tamanho?

Para responder a essa dúvida, o 9to5Mac pegou um Moto X, que tem 4,7 polegadas, e criou uma simulação de uso do sistema operacional do iPhone nele.

O resultado não tem muita diferença de como ele já é no iPhone mesmo; basicamente, o iOS numa tela maior se parece muito com… o iOS numa tela maior. Algumas alterações são feitas em aplicativos, como o Safari e o Maps, para aproveitar melhor a tela. Mas, segundo as fontes do 9to5Mac, o sistema será apenas “aumentado”.

Veja:

Se tratando de uma simulação que não tem absolutamente nenhuma conexão com a Apple, pode ser que o resultado não tenha nada a ver com isso. Ou, ainda, que uma nova versão do sistema operacional, otimizada para o tamanho maior, seja anunciada junto com o aparelho.

Mas,  para quem estava curioso, está aí uma possibilidade.

Os rumores do iPhone 6 dizem que a Apple está trabalhando num smartphone que, além da tela de 4,7 polegadas, terá resolução de 960×1704 pixels. Outro modelo, de 5,5 polegadas, também está sendo feito, dizem. Esse é só o começo dos rumores e ainda temos alguns meses até que a Apple faça seu tradicional keynote de anúncio de novos aparelhos; pegue a pipoca e acompanhe.

Simulação mostra como pode ser o iOS numa tela de 4,7 polegadas








WhatsApp é removido da Windows Phone Store por problemas técnicos

Posted: 19 May 2014 08:03 AM PDT

A essa altura, talvez você já esteja sabendo, mas vale reforçar o aviso: se você possui um Windows Phone, é bom não desinstalar o WhatsApp. Neste fim de semana, o aplicativo de mensagens foi repentinamente removido da loja do Windows Phone. O WhatsApp continua funcionando normalmente na plataforma, mas não permite novas instalações.

Ao fazer uma busca por WhatsApp na Windows Phone Store, a loja simplesmente retorna a informação de que “não foi possível localizar aplicativos relevantes”. Ainda é possível acessar diretamente a página do WhatsApp, que mostra a mensagem “Este aplicativo não está mais sendo distribuído” no lugar do botão para instalá-lo remotamente.

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O WhatsApp só se pronunciou oficialmente sobre o caso neste domingo (18), sem dar muitas informações. “Infelizmente, devido a problemas técnicos, optamos por remover o WhatsApp Messenger da plataforma Windows Phone. Estamos trabalhando em conjunto com a Microsoft para resolver os problemas e esperamos retorná-lo à loja em breve. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo transtorno temporário”, diz a mensagem enviada ao WPCentral.

Embora o WhatsApp não dê muitos detalhes, o WPCentral especula que o aplicativo tenha sido removido porque, apesar de funcionar sem grandes problemas no Windows Phone 8, havia diversas falhas no Windows Phone 8.1 Preview: alguns usuários relatam que o aplicativo deixou de funcionar ou apresentava atraso ao entregar notificações.

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É estranho que uma empresa tire um aplicativo de uma loja só para resolver bugs, mas não é a primeira vez que isso acontece com o WhatsApp: em agosto de 2012, o aplicativo foi removido da então chamada Windows Phone Marketplace para correção de falhas e só voltou uma semana depois.

Curiosamente, a versão beta do WhatsApp continua disponível na Windows Phone Store, porém, como notaram alguns leitores nos comentários, trata-se de um beta fechado.

Com informações: WPCentralGizmodo Brasil.

Atualizado às 13h48.

WhatsApp é removido da Windows Phone Store por problemas técnicos








Seria esse o Samsung Galaxy S5 Prime?

Posted: 19 May 2014 07:57 AM PDT

Há um rumor de que a Samsung está para lançar uma nova versão do Galaxy S5, com desempenho melhor e design mais premium que o do mais premium dos smartphones da empresa. Agora, o PhoneArena diz ter imagens do tal aparelho, supostamente chamado S5 Prime, que poderá ter acabamento em alumínio (finalmente!) e display QHD para bater de frente com o – também ainda cercado de rumores – LG G3.

galaxy s5 prime leak 2

Segundo as informações obtidas pelo site, o smartphone virá um pouco maior, com tela de 5,2 polegadas e resolução de 1440×2560 pixels (o Galaxy S5 tem 5,1 polegadas e resolução de 1920×1080 pixels).

Mais melhorias vêm debaixo do capô: sai o Snapdragon 801 e entra o 805; a GPU Adreno 330 vira uma 420; e, em vez de 2 GB de RAM, 3 GB.

galaxy s5 prime leak 3

Pelas fotos, você já pode ter percebido diferenças no design. A borda dá a dica de um acabamento em alumínio, que deve estar presente no S5 Prime. A parte traseira conserva os furinhos característicos da primeira versão do smartphone, mas parece um pouco mais curvada que ela. Também poderão ser levados para essa parte os alto falantes.

galaxy s5 prime leak

As imagens, claro, podem não ser verdadeiras e o S5 Prime nem existir nos planos da Samsung. Mas as mudanças sugeridas seriam bem vindas num aparelho lançado neste ano, ainda mais considerando a recepção, digamos, nem sempre positiva que o S5 teve e seu preço (no Brasil, R$ 2.599). Vamos aguardar para ver se a Samsung realmente irá lançar um aparelho mais potente que seu flagship apenas alguns meses após o lançamento dele.

Seria esse o Samsung Galaxy S5 Prime?








Pioneer está desenvolvendo um Blu-ray que pode armazenar 256 GB em cada lado

Posted: 19 May 2014 07:36 AM PDT

Armazenamento de dados nas nuvens e filmes via streaming são conceitos já tão disseminados que o desenvolvimento de novas mídias ópticas parece ser, cada vez mais, uma aposta arriscada, mas a indústria persiste: recentemente, a japonesa Pioneer revelou estar trabalhando em um tipo de disco Blu-ray que pode armazenar pelo menos 256 GB em cada lado.

O truque para fazer tantos dados caberem dentro de um disco que mantém as dimensões físicas convencionais – 12 centímetros de diâmetro – está na implementação de múltiplas camadas de dados em cada lado. Na tecnologia atual, o máximo que se consegue empilhar são três camadas por face (especificação BDXL), o que dá um total de 100 por disco (128 GB em mídia BD-R).

A Pioneer não entrou em detalhes sobre como a técnica funciona, se limitando apenas a dizer que o ingrediente principal dos novos discos está no uso de uma espécie de "camada-guia", que orienta a leitura e a gravação de dados, capaz de suportar vários níveis.

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Neste disco em específico, cada lado pode receber até oito camadas com capacidade de 32 GB, totalizando 256 GB por face. Se os dois lados da mídia forem usados, pode-se ter então 512 GB. Não termina aí: a Pioneer fala que versões futuras do disco poderão contar com até 12 camadas, o que resulta em 384 GB por face.

Um detalhe que não passa despercebido é que a Pioneer decidiu aperfeiçoar uma tecnologia já existente – o Blu-ray – em vez de criar um tipo de mídia totalmente novo, tal como outros fabricantes estão fazendo.

A preocupação da empresa parece estar na questão da compatibilidade: em teoria, leitores de Blu-ray atuais poderão ler os discos de maior capacidade com uma simples atualização de firmware.

Este aspecto deixa claro que a indústria não terá que se preocupar em desenvolver um leitor que utiliza um feixe de laser com um comprimento de onda diferente ou investir em novos materiais para a fabricação dos discos, por exemplo, o que deve colaborar para custos de produção e preços para o consumidor dentro de patamares razoáveis.

A Pioneer não informou quando pretende disponibilizar comercialmente as novas mídias (se é que um dia o fará), mas não deve demorar muito: além de poderem ser uma opção para a distribuição de filmes em 4K, estes discos terão potencial para atender a aplicações profissionais (especialmente backup), um mercado que já está sendo visado inclusive pelas rivais Sony e Panasonic com o formato Archival Disc.

Com informações: VR-Zone

Pioneer está desenvolvendo um Blu-ray que pode armazenar 256 GB em cada lado








Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil

Posted: 19 May 2014 07:14 AM PDT

O Shazam, popular aplicativo para descobrir o nome da música que está tocando com a ajuda do microfone do aparelho, fechou recentemente uma parceria com o serviço de streaming de músicas Deezer. Era esperado, portanto, que houvesse uma integração entre os dois serviços. O que pegou alguns de surpresa foi que, em alguns países, incluindo o Brasil, o botão para ouvir música no Spotify foi removido em favor do francês Deezer.

A mudança afeta as versões gratuitas do Shazam para Android e iOS no Reino Unido, Alemanha, México e Brasil. No nosso país, onde o Spotify ainda não foi lançado oficialmente e o Deezer faz sucesso, a mudança não deve causar tanto impacto, mas a estratégia foi bastante criticada pelos britânicos: na terra da rainha, o Spotify é significativamente mais popular que o Deezer. Por lá, os usuários acusam o Shazam de ter tomado uma decisão puramente comercial, acima dos interesses de quem usa o aplicativo.

Rdio ou Deezer?

Rdio ou Deezer?

A partir de agora, quando você descobrir uma música pelo Shazam no Brasil, o aplicativo oferecerá três botões: comprar no iTunes, ouvir no Rdio e ouvir no Deezer. A integração com o Rdio é boa: ao procurar uma música com o Shazam, ela é automaticamente adicionada a uma lista de reprodução no Rdio, permitindo que você a encontre facilmente depois.

Em resposta, o Shazam afirmou que o mercado de serviços de streaming de músicas está extremamente competitivo e que é necessário tomar decisões de acordo com as diferenças de cada país. A empresa diz que a integração com o Spotify “poderá voltar em uma data futura”. Em outros locais, como nos Estados Unidos, onde o Deezer não opera, o Spotify continua disponível.

Em fase de testes há vários meses, o Spotify está perto de ser lançado oficialmente para todos os usuários no Brasil — antes tarde do que mais tarde. Na semana passada, a empresa enviou um email à imprensa brasileira pedindo aos jornalistas que reservem o dia 28 de maio em suas agendas, quando o Spotify fará um evento em São Paulo.

Com informações: Engadget.

Shazam troca o Spotify pelo Deezer no Brasil








Uma Matrix para galinhas poderia ser a solução para a crise de alimentos?

Posted: 19 May 2014 06:44 AM PDT

Como resolver o problema da fome mundial, criando animais para abate em espaço reduzido e ainda assim garantindo sua saúde e qualidade de vida? O Second Livestock pode ser a solução para isso: se trata de uma proposta de fazenda futurista, que pode ser até instalada em prédios em áreas urbanas, na qual galinhas utilizam óculos de realidade virtual para se movimentarem livremente, acreditando que estão em um mundo aberto.

Parece cruel colocar as galinhas para viver em uma Matrix desde o nascimento? Sim, o negócio é assustador à primeira vista.

Mas o Second Livestock não é um projeto de verdade; trata-se de uma sátira feita pelo professor assistente da Universidade Estadual de Iowa, Austin Stewart, para criar um questionamento sobre tecnologia e a maneira que tratamos nossos animais e até nós mesmos. Ainda assim, o professor comenta a crise mundial de alimentação e a necessidade de resolver esse problema.

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Apesar de não pretender tornar o Second Livestock realidade, Stewart acredita que ele pode vir a ser: “poderíamos criar a tecnologia necessária com o que temos hoje, apesar de ser muito caro para compensar. Mas, em 10 anos, ela será barata o suficiente para fazer sentido economicamente”, acredita.

Até o modelo de negócios foi pensado: a empresa arcaria com todos os custos de implantação em troca de uma porcentagem das vendas do frango, que seria vendido pelo site dela.

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Quanto à qualidade de vida das aves, o próprio site explica que será desenvolvido um trabalho constante em parceria com cientistas e outros especialistas para garantir que elas sempre estejam bem. O site também expande o uso da tecnologia, levantando a ideia de permitir que seus animais de estimação fiquem em um mundo virtual quando não tem ninguém em casa ou animais em zoológicos possam viver virtualmente em seus habitats naturais.

A crítica de Stewart, no entanto, vai além das preocupações com alimentos e animais. Ele comenta que os próprios humanos vivem algo semelhante: sempre em espaços confinados, com algum aparelho que nos transporte a um mundo maior virtual – no caso, nossos computadores, tablets ou smartphones. Mais do que buscar uma solução para a fome, ele quer, utilizando as galinhas com seus bizarros óculos de realidade virtual, chamar atenção para como a tecnologia impacta nossas vidas a ponto de nos fazer viver virtualmente.

Fica a reflexão – e um teaser (obviamente fake) de como seria o mundo visto pelas galinhas no Second Livestock para você livremente fazer a interpretação entre ele e o nosso mundo virtual:

Uma Matrix para galinhas poderia ser a solução para a crise de alimentos?








Por US$ 49 bilhões, AT&T compra DirecTV, controladora da Sky no Brasil

Posted: 19 May 2014 05:49 AM PDT

A AT&T, segunda maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, anunciou na noite de domingo (18) que fechou um acordo para comprar o grupo de TV por assinatura DirecTV em uma transação de 49 bilhões de dólares, o equivalente a 108 bilhões de reais. No anúncio, a AT&T cita as operações da DirecTV na América Latina, onde é controladora da Sky Brasil, com participação de 93%, junto com as Organizações Globo.

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Faz só três meses que outra grande aquisição foi anunciada nos Estados Unidos envolvendo companhias de TV por assinatura. Em fevereiro, a Comcast e a Time Warner Cable se uniram para criar a maior empresa do mundo nessa categoria, com 30 milhões de assinantes, em uma transação de 45 bilhões de dólares. Mesmo com a união, AT&T e DirecTV ainda serão um pouquinho menores, com 26 milhões de clientes.

Entre os compromissos firmados pela AT&T para aquisição da DirecTV está a promessa de levar banda larga para mais 15 milhões de residências, especialmente em áreas rurais dos Estados Unidos, onde a AT&T ainda não fornece serviços de alta velocidade. Além disso, a empresa oferecerá conexões de pelo menos 6 Mb/s sem venda casada, e os preços da DirecTV permanecerão os mesmos durante pelo menos três anos.

A DirecTV é apresentada pela AT&T como sendo a maior empresa de TV por assinatura da América Latina, com mais de 18 milhões de clientes e um “potencial de crescimento significativo”. No Brasil, a Sky possui 5,5 milhões de assinantes, de acordo com os dados de março da Anatel. A AT&T diz que apenas 40% das residências da região latino-americana possuem serviço de TV por assinatura e destaca o crescimento da classe média.

Sky Brasil e DirecTV se fundiram em 2006. Só a marca da Sky, mais forte, permaneceu viva.

Sky Brasil e DirecTV se fundiram em 2006. Só a marca da Sky, mais forte, permaneceu viva.

49 bilhões de dólares é muita coisa, mas nem tudo será pago em dinheiro: a AT&T ofereceu US$ 95 por ação da DirecTV, sendo que US$ 66,50 serão pagas com suas próprias ações e os US$ 28,50 restantes em dinheiro vivo. Após a transação ser concluída, os acionistas da DirecTV terão algo entre 14,5% e 15,8% das ações da AT&T.

Como toda grande transação, é claro que a conclusão da compra depende de aprovação dos órgãos reguladores, tanto dos Estados Unidos quanto de determinados países da América Latina, para questões envolvendo competição e concentração de mercado. Se tudo der certo, a DirecTV deverá passar para as mãos da AT&T em 12 meses. Para facilitar o processo, a AT&T afirma que pretende vender sua participação na América Móvil, dona da Claro no Brasil.

Com informações: The Wall Street Journal.

Por US$ 49 bilhões, AT&T compra DirecTV, controladora da Sky no Brasil








Rumor do dia: Google quer comprar Twitch por US$ 1 bilhão

Posted: 19 May 2014 03:30 AM PDT

Juntando-se à temporada de compras bilionárias de serviços estabilizados no mercado, o Google estaria planejando a aquisição do Twitch por US$ 1 bilhão no último mês, de acordo com fontes da Variety. Apesar da recusa dos representantes do Google e do Twitch em comentar o assunto, a publicação sugere que a negociação seja concretizada e anunciada em breve.

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Lançado em junho de 2011 por cofundadores do Justin.tv, o Twitch foi pioneiro nos sites de streaming “caseiro” em tempo real. Para ser lançada, a empresa levantou cerca de US$ 35 milhões de investidores como o WestSummit Capital, a Take-Two Interactive e o Bessemer Venture Partners, conhecido por ter investido no Skype (antes de ser comprado pela Microsoft).

O serviço de streaming de jogos vem alcançando uma visibilidade que faz jus ao montante oferecido na transação. Atualmente, a companhia possui 45 milhões de usuários ativos por mês, número que aumentou consideravelmente nos últimos meses, devido à conversão dos donos de PlayStation 4 e Xbox One. Estima-se que um milhão de membros participe com envio de vídeos por mês.

O YouTube, por sua vez, que transmite mais de 6 bilhões de horas de vídeos por mês, com um bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, estaria se preparando para as regulamentações americanas para fechar o acordo com o serviço. As fontes também apontam que a gigante dos vídeos estaria aguardando um parecer do Departamento de Justiça americano, mensurando quaisquer riscos envolvendo a compra, como a geração de anticompetitividade no mercado de vídeos online.

Em abril, a Major League Gaming, uma das maiores organizações profissionais de jogos eletrônicos do mundo, anunciou uma parceria junto do Twitch com o canal de televisão CBS, formando o que vem sendo chamado de “ESPN dos jogos”, dada a audiência absurda das duas organizações em conjunto.

Rumor do dia: Google quer comprar Twitch por US$ 1 bilhão