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Ubisoft libera gameplay dos primeiros minutos de South Park: The Stick Of Truth (mais 11 notícias)

Ubisoft libera gameplay dos primeiros minutos de South Park: The Stick Of Truth (mais 11 notícias)

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Ubisoft libera gameplay dos primeiros minutos de South Park: The Stick Of Truth

Posted: 14 Feb 2014 12:04 PM PST

Na mesma semana em que o desenvolvimento do aguardado South Park: The Stick Of Truth acabou, a Ubisoft trouxe mais um presente para os fãs da série: uma prévia em vídeo dos primeiros 13 minutos do jogo.

Em The Stick Of Truth, você será um novo garoto que chega a South Park e irá interagir e fazer amizade com os personagens da série, se tornando parte da turma para encontrar o “bastão da verdade”, o tal stick of truth do título.

A maior parte do vídeo mostra batalhas dentro de Kupa Keep, o reino criado por Cartman em seu quintal, que fazem parte do tutorial de início de jogo. Está em inglês; falando nisso, a Ubisoft não irá fazer dublagem em português para o jogo:

Como hoje é sexta-feira, ria um pouco mais com o outro vídeo de gameplay, este de sete minutos, que foi lançado em outubro do ano passado:

The Stick Of Truth será lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 no dia 4 de março. No Steam, está em pré-venda por R$ 99,99.

Ubisoft libera gameplay dos primeiros minutos de South Park: The Stick Of Truth


    






Netflix vai apostar em “cérebro artificial” para acertar nas recomendações de filmes e séries

Posted: 14 Feb 2014 11:26 AM PST

Se você já ficou inconformado ao se deparar com recomendações como Saga Crepúsculo em sua conta na Netflix (supondo que você não goste de produções como esta, é claro), saiba que situações do tipo poderão ficar no passado: nesta semana, a empresa revelou a intenção de criar um “cérebro virtual” para fazer sugestões mais adequadas a cada perfil.

No sistema atual, a Netflix faz recomendações com base na identificação de determinados parâmetros de produções já assistidas. Por exemplo, se você viu um filme de ação até o final, provavelmente gosta da categoria, portanto, outros títulos classificados como tal podem surgir nas recomendações.

Geralmente dá certo. Mas, quando o serviço recomenda filmes com base na participação de um ator de uma produção que você assistiu ou na popularidade desta, poderá entrar em conflito com as suas preferências.

Este problema é especialmente comum na versão norte-americana da Netflix, dado o tamanho do seu acervo. Para dar um basta nisso, a empresa explicou em seu blog técnico o plano de utilizar um sistema de redes neurais distribuídas cujo processamento será feito por GPUs.

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Explicando rapidamente, redes neurais são sistemas que fazem os computadores processarem dados de uma maneira que lembra a forma como o cérebro trabalha. No caso específico da Netflix, a ideia é implementar uma técnica algorítmica chamada “Deep Learning” (Aprendizagem Profunda), utilizada para problemas mais complexos.

Na prática, o que este novo método fará é analisar em níveis uma série de dados referentes ao comportamento do usuário no serviço para, com o tempo, aprender a distinguir suas preferências.

Estas informações já estão lá e aparecem sob diversas formas: buscas que o usuário faz, tempo que ele passa vasculhando determinada categoria, quando tempo a pessoa permanece na página de descrição de um vídeo, entre outros.

A proposta deste novo algoritmo é considerar toda este enormidade de dados até então subutilizados para extrair um padrão e, enfim, acertar nas recomendações personalizadas.

Se bem implementados, sistemas do tipo levam a resultados bastante satisfatórios – Google que o diga. Mas, como a Netflix não tem uma infraestrutura tão sofisticada assim para este fim, a empresa decidiu desde já alocar recursos na Amazon Web Services.

Só não dá para esperar nada muito imediato, afinal, o “cérebro artificial” ainda está em desenvolvimento e precisará de algum tempo para gerar os primeiros resultados. Enquanto isso, o negócio é manter a calma se Crepúsculo aparecer nas recomendações.

Com informações: Wired

Netflix vai apostar em “cérebro artificial” para acertar nas recomendações de filmes e séries


    






Este software ajuda a proteger (e recuperar) sua audição e te livrar de zumbido interminável

Posted: 14 Feb 2014 11:16 AM PST

Publieditorial

Lembra de quando sua mãe te falava para abaixar o volume do fone de ouvido e você ignorava? Junte esses anos de música alta aos ruídos constantes do dia a dia e você tem uma audição com boas chances de ser prejudicada.

Mas, ao contrário do que se acreditava antigamente, a capacidade auditiva pode ser recuperada e o software Hearing Guardian V1 pretende ajudar nisso.

Criado com a tecnologia Earlogic e trazido para o Brasil pela Biosom, o programa "mapeia" sua audição fazendo alguns testes, identifica quais faixas de áudio estão problemáticas no ouvido da pessoa e inicia o tratamento.

Para que ele seja eficaz, é preciso que o uso seja regular: em um grupo de 10 pessoas, 7 que utilizaram o Hearing Guardian V1 por duas semanas duas vezes ao dia e durante 30 minutos notaram melhoras na capacidade auditiva e diminuição no zumbido no ouvido que tinham.

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Se quiser testar o software, é só entrar no site da Biosom e fazer o download gratuito. A licença de duas semanas é gratuita, mas caso você se interesse em estender mais um pouco o uso do Hearing Guardian V1, é só entrar em contato com a Biosom e solicitar uma nova chave de acesso.

Este software ajuda a proteger (e recuperar) sua audição e te livrar de zumbido interminável


    






Nintendo vai levar mais jogos do passado para o Wii U

Posted: 14 Feb 2014 09:35 AM PST

Há cerca de dois meses, a Nintendo anunciou, num Nintendo Direct, a chegada do NES Remix para Wii U. A proposta desse pacote de jogos era trazer fases e personagens conhecidos em espécies de mini games que os misturam.

No Nintendo Direct de ontem, mais novidades foram anunciadas: além do NES Remix 2, o Wii U também irá receber títulos clássicos de GameBoy Advance.

Os primeiros títulos do portátil a chegarem ao novo console serão Metroid Fusion, Yoshi’s IslandSuper Mario Advance 3 e Mario & Luigi: Superstar Saga. Para quem mora no Japão, alguns jogos a mais já irão na primeira leva: Mario Advance 2, Wario Ware, Golden Sun, F-Zero e Advance Wars.

Lá, o preço deve ser de cerca de 6,35 dólares. Para o resto do mundo, não foi divulgado um preço, só um mês de lançamento dos primeiros jogos: abril.

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Quanto ao NES Remix 2, novos jogos serão remixados para criar novas experiências com elementos de vários games clássicos, como Super Mario Bros. 2 e 3, Kirby’s Adventure, Wario’s Woods, Punch-Out!! e Metroid.

Mas, nesta edição, o NES Remix traz um novo jogo: Super Luigi Bros., que é o mesmo Super Mario Bros. que você jogava na infância, só que com o Luigi e ao contrário: todas as fases são espelhadas, então você vai da esquerda para a direita, e não da direita para a esquerda. “Isso traz uma nova cara a uma experiência que é familiar a muitos jogadores”, foi explicado durante a transmissão.

O NES Remix 2 será disponibilizado no dia 25 de abril deste ano, ainda sem preço. O primeiro custava 15 dólares.

Com informações: Engadget

Nintendo vai levar mais jogos do passado para o Wii U


    






Once Upon a Life: uma história sobre viver e envelhecer

Posted: 14 Feb 2014 08:05 AM PST

Pensar sobre o futuro e o que devemos fazer da nossa vida normalmente é um assunto meio pesado, mas Once Upon a Life trata assuntos da vida de forma divertida e romântica, te fazendo controlar um senhor de idade com bengalas jetpack em uma missão para recuperar as memórias de seu álbum de fotografias. Parece absurdo, mas é bastante divertido.

Tudo começa numa tarde tranquila, quando as fotos antigas de Harry foram levadas por uma brisa para longe de seu asilo. Desesperado para recuperar suas memórias, Harry liga suas bengalas equipadas com jetpacks e voa para resgatar suas fotos perdidas. Utilize as setas direcionais para se locomover e use S para dar um combo com as bengalas. Não precisa fazer sentido, precisa?

Até que para um senhor de 80 anos de idade, Harry está bem em forma, dando saltos mortais e correndo mais rápido que muita gente que eu conheço. Segurar para cima faz ele usar seu jetpack, consumindo combustível rapidamente. Para passar de nível basta coletar as três fotos espalhadas pela fase e aterrissar seguramente. Algumas vezes a mecânica é completamente diferente disso, mas contar sobre elas aqui estragaria a surpresa. Se precisar reiniciar um nível, pressione R.

Será necessário resolver pequenos quebra-cabeças para conseguir pegar todas as fotos, mas não é nada muito complicado. As coisas começam a ficar estranhas, com possíveis viagens espaciais, corrida de capivara e até batalhas em alto mar com piratas.

Talvez a idade tenha deixado Harry louco. Talvez as próprias memórias sejam fabricação da sua cabeça! Só o fim do jogo irá te dizer.

Once Upon a Life: uma história sobre viver e envelhecer


    






Cientistas descobrem material para produzir baterias de lítio que não explodem

Posted: 14 Feb 2014 07:54 AM PST

Os relatos de celulares ou laptops que explodem não são muito frequentes, mas assustam toda vez que aparecem. O que muita gente não sabe é que, na maioria esmagadora das vezes, o problema tem origem na bateria. Felizmente, um grupo de cientistas fez uma descoberta que poderá reduzir drasticamente o risco de explosões neste componente.

Por padrão, as baterias atuais são baseadas em lítio. Este material é tão comum para este fim que, além de celulares e outros dispositivos móveis, pode ser encontrado até mesmo nas baterias de carros elétricos ou mesmo aviões.

O risco de explosões aparece no eletrólito. Esta substância tem o indispensável papel de conduzir eletricidade e, para ganhar tal capacidade, é submetida a um solvente. O problema é que este último material é altamente inflamável.

Os fabricantes sabem disso e, assim, tomam o cuidado de produzir baterias devidamente seladas e que atendem a diversos outros parâmetros de segurança. É por isso que, dada a quantidade de aparelhos fabricados todos os dias, os casos de explosão são proporcionalmente muito pequenos.

Quando ocorrem, normalmente estão ligados a defeitos de fabricação ou a fatores externos que alteram as propriedades originais da bateria, embora também exista a possibilidade, ainda que remota, de combustão espontânea.

Um destes fatores são quedas ou golpes contra o aparelho que acabam perfurando a bateria. Outro é o aquecimento excessivo provocado pela proximidade a fontes de calor ou pelo uso de um carregador não apropriado à bateria, por exemplo.

Bateria explodida

Explosões como esta serão coisa do passado?

Estas e outras situações podem levar ao rompimento de uma célula da bateria que, por sua vez, pode atingir outra, criando um efeito “dominó”. Na maioria das vezes, estes danos farão com que a bateria estufe, no máximo, mas dadas as propriedades altamente inflamáveis dos solventes, sempre haverá o risco de incêndio.

A solução, portanto, soa óbvio até para quem não é químico ou físico: substituir o solvente por um material não inflamável. Há várias linhas de pesquisa para este fim, mas a indústria não tem tido sucesso na obtenção de um substituto à altura. Até agora, pelo menos.

Enquanto estudava o uso de um polímero de nome “perfluoropoliéter” (PFPE) nos cascos de navios para evitar que mariscos grudem ali (um problema sério na indústria naval), o cientista Joseph DeSimone, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, notou propriedades que poderiam fazer com que o material fosse usado como solvente.

Para comprovar, o passo seguinte consistiu em dissolver sal de lítio em PFPE. Para a surpresa de DeSimone e sua equipe, ambos os materiais se misturaram, resultando em condutividade elétrica. Os resultados do estudo foram publicados aqui.

A empolgação causada pela descoberta vem do fato de o PFPE ser um material não inflamável, tanto que seu uso é muito comum na lubrificação de maquinário industrial.

Ainda vai demorar para encontrarmos baterias de lítio com PFPE, se é que isto irá acontecer, mas os esforços estão orientados para este sentido: os cientistas tentam agora descobrir como melhorar a condutividade do eletrólito e quantos ciclos de recarga o material poderá suportar.

Com informações: ExtremeTech

Cientistas descobrem material para produzir baterias de lítio que não explodem


    






Viber é comprado por empresa japonesa por US$ 900 milhões

Posted: 14 Feb 2014 07:46 AM PST

A Rakuten, empresa japonesa de comércio eletrônico, anunciou na manhã de hoje que comprou o aplicativo de comunicação Viber em um acordo de 900 milhões de dólares. A notícia chega duas semanas após o Viber anunciar a abertura de um escritório próprio no Brasil, onde afirma ter mais de 10 milhões de usuários.

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O objetivo da Rakuten com a compra do Viber é bastante ambicioso: continuar sua escalada para tornar-se a principal empresa de internet do mundo. A Rakuten, que já possui 200 milhões de usuários, pode chegar ao meio bilhão ao incorporar o Viber, que tem 300 milhões de usuários em mais de 200 países. Só para comparar, o WhatsApp, principal concorrente, declara possuir atualmente 430 milhões de usuários.

O Viber permite que você envie mensagens de texto e fotos gratuitamente e oferece um serviço chamado Viber Out, que pode fazer ligações por VoIP para telefones fixos e celulares por tarifas mais competitivas. Além de estar disponível nas principais plataformas móveis (Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Bada e Symbian), ele possui aplicativo para Windows e OS X.

E qual o próximo passo do Viber? Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten, disse o seguinte: “O Viber hoje entrega a mais consistente e conveniente experiência em mensagens e VoIP. Além disso, o Viber introduziu um grande mercado de adesivos e possui tremendo potencial como plataforma de games”. Então, espere joguinhos aparecendo no Viber em um futuro não muito distante.

Com informações: TechCrunch.

Viber é comprado por empresa japonesa por US$ 900 milhões


    






Por que o valor do Bitcoin despencou nos últimos dias

Posted: 14 Feb 2014 06:10 AM PST

A moeda virtual Bitcoin, que atingiu US$ 1.203 no final do ano passado, agora está valendo pouco mais de 300 dólares, ou apenas um quarto do pico histórico. A cotação caiu significativamente na última semana, após uma série de notícias preocuparem pessoas que possuem recursos em Bitcoin, como uma declaração negativa do governo da Rússia sobre a moeda e a suspensão de saques por um dos principais sites de câmbio, o MtGox.

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Antes da noite da quarta-feira da semana passada (5), quando a Apple removeu da App Store o Blockchain, último aplicativo de Bitcoin que ainda restava na loja, usado por mais de 120 mil pessoas, um Bitcoin valia mais de 900 dólares. Quando a notícia se espalhou, iniciou-se um grande volume de transações e a moeda encerrou o dia seguinte cotada a US$ 831.

Na última sexta-feira (7), o banco central russo declarou que oferecer serviços e produtos em troca de moedas virtuais poderia ser considerado envolvimento em operações suspeitas. A instituição ainda afirmou que o rublo é a única moeda oficial do país e que introduzir qualquer outra moeda, incluindo o Bitcoin, seria ilegal. No final de janeiro, a Rússia havia dito que o Bitcoin era altamente especulativo e corria grande risco de perder valor.

Banco Central da Rússia avisa: pagar serviços e produtos com outras moedas que não o rublo é ilegal

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O MtGox, empresa com sede em Tóquio que comanda o maior site de câmbio de Bitcoin fora da China, emitiu um comunicado à imprensa, também na sexta-feira, afirmando que estava suspendendo saques temporariamente até que conseguisse corrigir uma falha técnica. O valor do Bitcoin continuou caindo e iniciou esta semana cotada a US$ 682.

Nesta segunda-feira (10), o MtGox publicou outro comunicado com mais detalhes sobre a falha técnica. Um erro encontrado no software do Bitcoin permite que uma pessoa altere detalhes das transações posteriormente. Dessa forma, a rede poderia acreditar que os Bitcoins não foram enviados para uma pessoa, quando na verdade foram. Para piorar, a empresa afirmou que o problema não estava limitado ao MtGox. A moeda encerrou o dia valendo US$ 575.

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Na noite desta quinta-feira (13), o Silk Road 2 foi atacado por criminosos que roubaram o equivalente a 2,74 milhões de dólares em Bitcoin, limpando a carteira do site. A falha explorada foi a mesma que forçou o MtGox a suspender saques. Investigações de usuários do próprio site apontam que um dos suspeitos seria francês e teria usado seis contas para explorar a vulnerabilidade, sendo responsável por 95% do dinheiro roubado. No entanto, há suspeitas de houve não um ataque, mas sim um golpe da equipe do Silk Road 2 para roubar o dinheiro dos usuários.

Na madrugada de hoje, o Bitcoin chegou a ser cotado em US$ 302 e se recuperou timidamente ao longo do dia. No momento em que escrevo este parágrafo, a moeda vale US$ 326,01, de acordo com o MtGox.

Com informações: WiredTechCrunch (2)ReutersBusiness InsiderMarketWatch.

Por que o valor do Bitcoin despencou nos últimos dias


    






Pesquisa mostra que cérebro humano quase não diferencia emoticons de rostos reais

Posted: 14 Feb 2014 05:40 AM PST

Sim, a gente sabe que você diferencia claramente o que é um emoticon e o que é um rosto humano. Essa pesquisa feita na Universidade Flinders, da Austrália, analisou o que acontece no cérebro quando são mostrados um rosto e essa representação de um rosto e foi aí que veio a conclusão de que, para esse órgão, os dois são praticamente a mesma coisa.

A pesquisa foi feita com 20 voluntários, que foram expostos a imagens de pessoas sorrindo e símbolos gramaticais que indicam que a pessoa está sorrindo na outra ponta do chat. Ao mesmo tempo, eram monitorados sinais do cérebro para determinar em que região a atividade era mais intensa.

O resultado foi que, embora os picos com emoticons tenham sido menores, a área afetada foi a mesma que ao ver as fotos de pessoas.

emoticon real

No entanto, não é qualquer emoticon que funciona. Ao inverter o lado, por exemplo, com (-:, o efeito some.

A conclusão do trabalho foi que o cérebro tem a capacidade de aprender algo novo (emoticons) como se sempre soubesse disso (sorrisos) através da cultura à qual é exposto. “Antes de 1982, não haveria motivos para ‘ :-) ‘ ativar áreas sensíveis a rostos no córtex, mas agora tem porque aprendemos que isso representa um rosto”, explica o pesquisador  Owen Churches, que liderou o projeto.

Com informações: Revista Galileu

Pesquisa mostra que cérebro humano quase não diferencia emoticons de rostos reais


    






Este app usa o poder de processamento do seu Android para encontrar curas para doenças enquanto você dorme

Posted: 14 Feb 2014 03:44 AM PST

Antes de dormir, você provavelmente configura o alarme do smartphone e deixa o aparelho conectado a uma tomada para acordar no dia seguinte com a bateria totalmente carregada. Mas o que seu smartphone, com todo esse poder de processamento, está fazendo enquanto você dorme? Provavelmente nada. Então, em parceria com a Universidade de Viena, a Samsung lançou um aplicativo para Android que ajuda a encontrar curas para doenças.

Faça uma boa ação enquanto estiver dormindo

Faça uma boa ação enquanto estiver dormindo

Você já deve ter visto algo assim anteriormente: é uma ideia muito parecida com a do Folding@home, que aproveita o processamento ocioso do seu computador (e de máquinas de vários outros participantes do projeto) para fazer simulações de enrolamento de proteínas e estudar doenças como Alzheimer e Osteogenesis Imperfecta, popularmente conhecida como “ossos de vidro”.

O Samsung Power Sleep é um despertador para Android que, além de te acordar no dia seguinte, usa o processador do seu smartphone ou tablet para fazer cálculos de sequenciamento de proteínas, o que ajuda os pesquisadores no estudo do câncer, do Alzheimer e outras doenças. Essas simulações demandam bastante processamento, por isso, quanto mais aparelhos participarem, melhor. E como você estará dormindo, certamente não notará nenhuma lentidão.

Para participar, você pode baixar o Samsung Power Sleep gratuitamente no Google Play. Quando você configurar o alarme, ele baixará um pacote de cerca de 1 MB dos servidores da Universidade de Viena com as informações para fazer os cálculos. Quando o alarme tocar, a simulação é encerrada e as informações que o seu aparelho calculou são enviadas para a universidade.

O aplicativo é compatível com smartphones e tablets com Android 2.3 ou superior, mas é recomendado ter no mínimo o Jelly Bean para obter melhores resultados. Como ele usa bastante o processador e baixa arquivos periodicamente, a recomendação é manter o aparelho ligado a uma tomada, para evitar que a bateria descarregue. Além disso, é bom ficar conectado a uma rede Wi-Fi, especialmente se você tiver um plano de dados muito limitado.

Com processadores cada vez mais poderosos dentro de aparelhos que cabem no nosso bolso, está aí uma ótima maneira para aproveitá-los melhor.

Com informações: The Verge.

Este app usa o poder de processamento do seu Android para encontrar curas para doenças enquanto você dorme


    






Comcast e Time Warner Cable se unem para criar a maior empresa de telecom dos EUA

Posted: 14 Feb 2014 03:13 AM PST

Dois gigantes das telecomunicações dos Estados Unidos anunciaram ontem (13) a fusão que pode criar a maior empresa do mundo nessa categoria. A número um Comcast e a número dois Time Warner Cable (TWC) decidiram se associar para competir em um mercado cada vez mais complicado. O negócio está avaliado em 45 bilhões de dólares.

Calma lá. A Casa da Moeda não precisará fabricar mais dinheiro para viabilizar a transação, pois o negócio se deu exclusivamente com a troca de ações na bolsa. A Comcast vai absorver a TWC. Já os acionistas dessa última terão aproximadamente 23% de participação acionária na nova gigante que se forma a partir da fusão.

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Caramba! Mas como fica a competição com essa superassociação? Essa é a pergunta que todo mundo se fez. Se fosse aqui no Brasil, certamente o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) estaria preocupado com a junção das duas maiores do setor. Lá nos Estados Unidos, companhias defendem que o negócio passa longe de qualquer questão envolvendo concentração de mercado porque, nas palavras delas, "não há um só CEP nos Estados Unidos" em que a Comcast e a TWC operem simultaneamente.

A Comcast também já informou que o negócio traz vantagens para o consumidor porque a TWC ficará sujeita às proteções impostas pela FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês) ao grupo. Atualmente a Time Warner Cable tem ações na Justiça tentando derrubar a legislação que garante a isonomia no tráfego de dados – para proteção da neutralidade na rede. Ao se associar à Comcast, a TWC automaticamente passa a respeitar as mesmas regras. Elas valem até 2018.

O outro lado dessa mesma questão são as reclamações constantes de consumidores sobre o traffic shaping (skavurska!) praticado pela Comcast. Alguns deles dizem que a banda larga deteriora a velocidade dos vídeos do Netflix, mas quando o assinante tenta ver o mesmo conteúdo em páginas e serviços oficiais da Comcast, tudo funciona muito bem, obrigado. Existe o receio de que a TWC adote a mesma prática.

NBC Universal

As operadoras de cabo oferecem o chamado triple play – combos com televisão, telefonia celular e banda larga – nas principais cidades dos Estados Unidos. Até aí, nada muda, e a TWC já se comprometeu a abandonar uma parte dos assinantes (mais de 3 milhões) para garantir que a concentração de mercado da Comcast + Time Warner Cable não ultrapasse 30%.

Entretanto, há um fator que pouco foi discutido entre os executivos e os jornalistas: a relação da Comcast com uma das maiores empresas de mídia do planeta. O grupo NBC Universal figura entre os principais acionistas da operadora. Ele também detém a rede de televisão NBC, o estúdio de filmes Universal e uma série de outras empresas ligadas a mídia. A nova Comcast dá mais poder para a NBC Universal.

O site americano The Verge destaca que o negócio transforma uma besta gigantesca em um titã, de modo a "a ampliar o alcance e o poder da Comcast de maneiras jamais vistas". Ainda segundo o site, a nova empresa já detém televisões e agora poderá determinar a direção do futuro de qualquer serviço online.

Comcast e Time Warner Cable se unem para criar a maior empresa de telecom dos EUA


    






Produção de consoles no Brasil dobra em 2013 e atrai foco da indústria de jogos para o país

Posted: 14 Feb 2014 02:09 AM PST

Em 2013, a Sony iniciou a fabricação do PlayStation 3 em território nacional, juntando-se ao rol de produtores de consoles no Brasil, ao qual já pertencia a Microsoft, com o Xbox 360. Essa última, ao anunciar o Xbox One, divulgou que o novo videogame também seria fabricado em solo nacional. Com isso, a expansão da indústria de consoles por aqui conseguiu ultrapassar a produção de outros mercados consolidados, como o de câmeras digitais, computadores e brinquedos.

Os dados são da Superintendência da Zona Franca de Manaus, a Suframa. O Polo amazonense, onde se concentra a maioria das indústrias de eletrônicos do país, teve um aumento considerável no que tange os videogames – de acordo com a planilha da Superintendência, o número de consoles fabricados no Brasil em 2013 cresceu cerca de 92,92% em relação à mesma época de 2012 (de 2011 para 2012, o crescimento foi de 43%, segundo a GfK).

PlayStation 3 e Xbox One, dois dos consoles fabricados no Brasil

PlayStation 3 e Xbox One, dois dos consoles fabricados no Brasil

No total, 1,4 milhões de consoles foram produzidos no ano passado, sendo 1% vendido na região do próprio Polo, enquanto os outros 99% foram consumidos totalmente no Brasil. A receita gerada pela produção nacional girou em torno dos US$ 360 milhões, aproximadamente R$ 900 milhões, na cotação atual. A planilha com todos os números pode ser conferida aqui.

Num dilema de Tostines, o mercado brasileiro vai na contramão do mundo: enquanto a venda de consoles cai por todos os lados (de acordo com o GfK, o mercado espanhol sofreu uma queda de 30%, e o britânico, 40%, em 2012), a indústria de consoles brasileiros vai de vento em popa. Em 2011, a Microsoft cortou o preço do Xbox 360 de 4 GB quase pela metade, baixando de R$ 1,4 mil para R$ 800.

O dilema, no entanto, é se a Microsoft passou a produzir localmente porque vendeu mais, ou se vendeu mais por causa das produções locais. De qualquer forma, o sucesso foi tanto que a empresa de Bill Gates investiu forte para que o Xbox One fosse montado por aqui desde seu lançamento, em novembro passado – hoje, o console é produzido e vendido no Brasil por R$ 2,3 mil. Seu rival, o PlayStation 4, vendido por R$ 4 mil, só chega ao consumidor brasileiro por meio de importação, bem como o Wii U, da Nintendo, comercializado por R$ 1,9 mil.

Não há dúvidas de que a produção local tenha fomentado a indústria de jogos brasileira como um todo, tornando o país um verdadeiro chamariz para novas empreitadas e fazendo com que mais publicadoras prestem atenção nas tendências do consumidor brasileiro, reduzindo os preços e inserindo novos jogos em seu catálogo. Além da queda de preço, vários títulos passaram a ser localizados para o Brasil, ganhando menus, legendas, áudios e detalhes condizentes com nosso idioma. Seguindo o fluxo, a Sony também lançou a PlayStation Network brasileira, que aceita cartões nacionais para pagamento; além disso, o foco das grandes produtoras em desenvolvedores independentes brazucas veio com força total.

Produção de consoles no Brasil dobra em 2013 e atrai foco da indústria de jogos para o país