VWS

Postagens mais visitadas

Motorola promete lançar smartwatch ainda em 2014 (mais 12 notícias)

Motorola promete lançar smartwatch ainda em 2014 (mais 12 notícias)

Link to Tecnoblog

Motorola promete lançar smartwatch ainda em 2014

Posted: 25 Feb 2014 02:04 PM PST

Em sua conferência hoje na MWC, a Motorola não fez nenhum grande anúncio, mas deu dicas do que virá nos próximos meses. A empresa, recém comprada pela Lenovo, falou de um wearable que será lançado e sobre o Moto Maker – não, nada sobre chegar ao Brasil ainda.

O Moto Maker deve se expandir neste ano, conforme esperado. Está garantida sua chegada ao México e à Europa, começando pelo Reino Unido, no segundo trimestre. Mas, por enquanto, para por aí; continuamos sem previsão da chegada da plataforma de personalização do Moto X ao Brasil.

moto-maker

Já sobre o wearable, o que tivemos foi mais um teaser que alguma coisa concreta. O gerente de Moto X, Rick Osterloh, garantiu que uma pulseira inteligente será lançada neste ano e que seu papel será “resolver problemas reais dos usuários” – uma indireta bem direta aos smartwatches que surgiram até agora, que fazem bem pouco além de exibir notificações do smartphone.

Também foi prometido que ela será considerada uma espécie de jóia, em referência ao belo design que deve ganhar: Osterloh disse que todos os wearables atuais são “extremamente feios”. Fica a dúvida se o preço também será de jóia.

A Motorola Mobility foi vendida pelo Google para a Lenovo no final do mês passado, mas o acordo ainda não foi aprovado pelos órgãos reguladores responsáveis. A maior parte das patentes, no entanto, continuam com o Google.

Com informações: CNET

Motorola promete lançar smartwatch ainda em 2014


    






Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para expandir rede 3G

Posted: 25 Feb 2014 01:06 PM PST

De olho nas exigências da Anatel para o número de cidades cobertas com 3G, a Oi e a TIM firmaram uma parceria que visa compartilhar a infraestrutura de rede para, assim, conseguir cobrir mais cidades com um investimento bem menor. As duas operadoras já trabalham com esse modelo para a construção da rede 4G, e pelo visto o acordo deu tão certo que as empresas deverão expandir a parceria para a cobertura com a tecnologia 3G.

Durante a MWC 2014, o presidente de assuntos regulatórios da TIM Mario Girasole afirmou que as operadoras irão estudar quais cidades que terão compartilhamento de rede. Entretanto, parece que não está muito claro sobre como a Anatel irá reagir sobre o assunto: para o compartilhamento em 4G, as duas operadoras precisaram de autorização da agência. Não se sabe se haverá necessidade de uma nova autorização para o compartilhamento em 3G ou se a autorização de compartilhamento de 4G é válida nesse caso.

antena_celular

Para quem não sabe, RAN Sharing é o compartilhamento de infraestrutura como torres, equipamentos e antenas entre diferentes operadoras. No caso da rede 4G da Oi e TIM, cada operadora foi responsável por determinadas cidades, trazendo economia para ambas as operadoras. De acordo com os últimos dados liberados pelo Teleco, a TIM possui 1000 cidades cobertas com 3G, enquanto a Oi possui cidades cobertas com a tecnologia.

Compartilhamento ajudará nos compromissos de cobertura

O compartilhamento parece ser a solução para Oi e TIM cumprirem os compromissos de cobertura: em abril de 2013, todas as operadoras deveriam cobrir pelo menos 15% de todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. Claro e Vivo atingiram a meta com folga, mas Oi e TIM precisam cobrir novas 425 cidades para atingir a meta. Existe outra meta para 2016: cobrir 60% de todas as cidades com menos de 30 mil habitantes.

Vale lembrar que, até o momento, a Vivo é a operadora com a maior cobertura 3G: são 3.137 municípios com a tecnologia. A Claro fica em seguindo lugar, com 1.593 municípios cobertos.

Com informações: Telesíntese

Oi e TIM irão compartilhar infraestrutura para expandir rede 3G


    






Viber oferece ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil

Posted: 25 Feb 2014 01:01 PM PST

Durante a Campus Party, o Viber anunciou sua chegada “oficial” ao Brasil e prometeu ações e novidades exclusivas para os brasileiros. A primeira já chegou: o aplicativo criou uma promoção que permite aos usuários fazerem ligações gratuitas pelo Viber Out para telefones fixos do país por duas semanas.

No último fim de semana, o anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook e o fato do aplicativo ter ficado horas fora do ar fizeram com que o número de usuários do Viber tivesse um crescimento de 1000% na quantidade diária de downloads, chegando a ficar em segundo lugar na categoria na App Store brasileira, e 400% no volume de mensagens enviadas.

Para comemorar os números e estender a boa fase, o Viber anunciou hoje a promoção das ligações gratuitas para fixos. Todo mundo pode participar e, a princípio, ela ficará no ar por duas semanas.

No entanto, pode ser prorrogada, dependendo do volume de mensagens enviadas pelo app: se houver aumento no fluxo de mensagens enviadas de 25%, a promoção é renovada por mais uma semana. Dessa forma, o app incentiva os usuários a se manterem ativos e utilizando mais de uma forma de comunicação – além da chamada de voz gratuita para fixos, as mensagens de texto. O aumento de 25% deve ser feito por todos os usuários brasileiros juntos.

Screenshot_2014-02-25-17-53-28

Outra novidade é o primeiro pacote de stickers brasileiro. Conforme prometido na Campus Party, o Viber pretende lançar pacotes utilizando feriados e gírias locais como temas. Como você pode ter imaginado, o primeiro é de Carnaval.

Viber oferece ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil


    






Apple libera atualização para Mavericks que corrige falha de segurança e traz FaceTime de áudio

Posted: 25 Feb 2014 11:41 AM PST

Depois de um bom tempo em estágio beta, a Apple finalmente liberou a atualização para o 10.9.2 para o OS X Mavericks. A atualização é recomendada para todos, porque traz uma importante correção de segurança para o bug que permitia interceptar conexões seguras com protocolo SSL/TLS.

mavericks-10.9.2

Além da correção de segurança, um novo recurso surge no OS X 10.9.2: o FaceTime de Áudio. O serviço já estava disponível anteriormente para usuários do iOS 7, mas somente agora chegou aos Macs. Dessa forma, é possível conversar do Mac com outros iDevices de graça, através de conexão com a internet.

Outros recursos foram adicionados, como a possibilidade de colocar ligações FaceTime (seja de áudio ou vídeo) em espera, bem como adicionar determinados remetentes a uma lista de bloqueio, impedindo que novas mensagens do iMessage te incomodem. O Mail também recebeu melhorias: houveram melhorias na badge de mensagens não lidas.

Para atualizar, basta ter o Mavericks instalado e abrir a aba de atualizações na Mac App Store. O tamanho da atualização varia de acordo com cada modelo de Mac: no meu, a atualização foi de 769 MB, mas outras pessoas acusaram de que a atualização foi de 406 MB. A atualização exige que você reinicie o computador. O instalador do OS X Mavericks completo também já está disponível na Mac App Store, com 5,3 GB de tamanho.

Apple libera atualização para Mavericks que corrige falha de segurança e traz FaceTime de áudio


    






Brasil faz acordo internacional para combater spam por SMS e roubo de celulares

Posted: 25 Feb 2014 11:20 AM PST

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo selou um acordo de intenções nesta terça-feira com a GSMA, associação que reúne operadoras de todo mundo, que deve resultar em avanços para os serviços móveis no Brasil. Entre os aspectos que serão tratados com prioridade está o combate ao spam por SMS e medidas de prevenção contra roubos de celulares. O anúncio foi feito diretamente do Mobile World Congress 2014.

No primeiro caso, a ideia consiste em criar um plano de combate tão agressivo quanto o que resultou na redução dos spams por e-mail no país. As principais operadoras brasileiras – Algar Telecom (CTBC), Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, TIM Brasil e Vivo – se comprometeram a adotar o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA que permitirá aos usuários enviarem denúncias para o telefone *7726 (*SPAM).

A expectativa é a de que as operadoras consigam dados suficientes para prevenir e, quando for o caso, isolar disparos massivos de spam por SMS. As denúncias ajudam porque as operadoras gerenciam a distribuição de mensagens, mas não têm acesso ao conteúdo delas.

Será o fim disso?

Será o fim disso?

Mas é o roubo de aparelhos que mais preocupa, especialmente com a proximidade da Copa e das Olimpíadas. Com um milhão de registros por ano, o Brasil figura atualmente na vice-liderança do ranking dos países em que mais há roubos e furtos, perdendo apenas para a Índia.

Para amenizar o problema, a ABR Telecom, organização que mantém um banco de dados sobre os aparelhos roubados no Brasil, irá integrar a sua lista à base internacional mantida pela GSMA. A identificação é feita pelo IMEI, uma sequência numérica exclusiva que cada celular possui.

Com esta integração, ficará mais fácil bloquear aparelhos roubados no Brasil que tenham sido enviados para outro país e vice-versa. Como este bloqueio inutiliza o celular, as operadoras esperam que a medida desmotive os roubos.

Também fazem parte do acordo medidas que visam proteger os direitos das crianças. As operadoras se comprometeram a enviar SMS a seus clientes informando dos serviços oferecidos pela ONG SaferNet Brasil e pelo Disque 100, canal de atendimento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Brasil faz acordo internacional para combater spam por SMS e roubo de celulares


    






Veja como é jogar Pokémon em primeira pessoa e com Oculus Rift

Posted: 25 Feb 2014 10:33 AM PST

Um novo dia, um novo vídeo mostrando algum jogo com Oculus Rift. Hoje, temos a versão imersiva de Pokémon Gold/Silver, baseada em uma versão em primeira pessoa do jogo.

Ela foi feita com base no jogo Pokémon 3D, uma produção fan-made em primeira pessoa que junta esse jogo e um pouquinho de Minecraft para recriar a experiência em primeira pessoa, com foco nos pontos fortes de Gold/Silver.

O jogo não está terminado – a equipe espera conseguir incluir mapas e Pokémons de todas as gerações! – , mas já ganhou suporte ao Oculus Rift. O resultado, como esperado, parece bastante com Minecraft jogado com o Oculus Rift.

Há ainda alguns problemas que podem ser resolvidos pela equipe de Pokémon 3D, como os diálogos e outras informações, que não são visíveis com os óculos (numa batalha, o jogador diz que não consegue ver que ataques está usando), e alguns bugs que impedem que o personagem se movimente. As transições também são abruptas, o que atrapalha a imersão do jogo. E, para quem tem náuseas com jogos em primeira pessoa, a movimentação ininterrupta da tela é bem desconfortável.

Ainda assim, o resultado é bem diferente de qualquer Pokémon que você já jogou. Dê uma olhada:

Imagina, agora, integrar o Oculus Rift ao Twitch Plays Pokémon e sua movimentação nonsense. Melhor não…

Com informações: The Verge

Veja como é jogar Pokémon em primeira pessoa e com Oculus Rift


    






Operadoras não cumprem metas do plano de melhoria da Anatel

Posted: 25 Feb 2014 10:15 AM PST

Apesar do Brasil ter a operadora com a maior velocidade de 4G do mundo, isso não significa que o serviço de internet móvel por aqui seja bom. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou os resultados do 5º ciclo de acompanhamento dos planos de melhoria da telefonia móvel, que compreendem as medições de agosto a outubro de 2013. Para quem não se lembra, esses planos foram exigidos em julho de 2011, quando Claro, TIM e Oi foram proibidas de vender novas linhas em determinados estados.

No estudo apresentado pela agência, o maior entrave apresentado foi a taxa de acesso à rede de dados. A taxa mínima exigida é de que pelo menos 98% das tentativas de conexão sejam realizadas com sucesso, mas três das quatro principais operadoras apresentaram déficit no indicador nos últimos três meses.

taxa-acesso-rede-dados-anatel

Apenas a Claro conseguiu atingir a meta dos 98% de disponibilidade. TIM e Vivo conseguiram atingir a meta nas redes 3G, o que não aconteceu nas redes 2G. Já a Oi não atingiu as metas nem em 2G, nem em 3G – aliás, nota-se que há maior disponibilidade de conexão em 2G do que em 3G. Os dados de todas as operadoras foram coletados através de tentativas de conexão, feitas durante 24 horas por dia.

É claro que esses dados são generalizados: em determinadas localidades, é normal que uma operadora seja melhor que a outra. Para isso, a Anatel liberou em seu portal todos os dados relativos para todos os estados e municípios. Assim, você pode descobrir qual a operadora que apresentou melhores resultados na sua região e avaliar a evolução da qualidade.

Se você ainda é mais curioso sobre o assunto, a apresentação da Anatel ainda traz outros dados curiosos, como a taxa de acesso a rede de voz, taxa de queda na rede de voz e números e os principais motivos de reclamações registradas na Anatel pelos consumidores sobre suas operadoras.

Operadoras não cumprem metas do plano de melhoria da Anatel


    






Intel apresenta chips de 64 bits para smartphones

Posted: 25 Feb 2014 08:44 AM PST

No primeiro dia de Mobile World Congress, a Intel revelou dois novos chips mobile de 64 bits e baixo consumo de energia. Chamados Merriefield e Moorefield, é esperado que ajudem a empresa a abocanhar uma parcela maior do mercado, atualmente dominado por chips que seguem a arquitetura da ARM.

O Atom Z3480, Merriefield, é um processador dual-core de até 2,13 GHz que conta com GPU PowerVR G6400 e suporta até 4 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, resolução Full HD, câmeras de 13 MP e a última versão do Android (4.4.2). Ele também é o primeiro a contar com a tecnologia Intel Integrated Sensor Solution, que gerencia os sensores do aparelho para que continuem funcionando de maneira eficiente mesmo em situações de baixo consumo de energia.

DSC07801_610x407

Nos resultados de testes apresentados pela própria Intel, o desempenho superou os da concorrência: a CPU do Merriefield, dual-core, foi melhor que a do A7 da Apple e do Snapdragon 800 da Qualcomm. Já a GPU do Snapdragon 800 teve desempenho um pouco superior.

O chip Moorefield, que é o Z3500, é um quad-core de 2,3 GHz. O resto das características é praticamente a mesma do Merriefield. Uma das diferenças é a compatibilidade com o chip LTE-Advanced XMM 7260, também anunciado na MWC, que permite atingir velocidades de 300Mb/s para download e 50 Mb/s para upload. O Merriefield utiliza o XMM 7160, compatível com 70% das redes LTE do mundo.

A Intel anunciou parcerias com algumas empresas para trazer seus novos chips em dispositivos móveis, como Lenovo, Asus e Foxconn, tanto para smartphones como tablets Android. Os primeiros com o chip Merriefield devem chegar já no segundo trimestre de 2014; com o Moorefield, só no segundo semestre.

Com informações: CNET

Intel apresenta chips de 64 bits para smartphones


    






MtGox fecha de repente e some com os Bitcoins de seus clientes

Posted: 25 Feb 2014 08:36 AM PST

Há semanas que as coisas não vinham bem para a MtGox, tida como a maior casa de câmbio de Bitcoins do mundo. Mesmo assim, pouca gente esperava por um desfecho tão abrupto: nesta segunda-feira, o serviço simplesmente saiu do ar, levando tudo o que seus clientes haviam investido.

No dia 7 deste mês, a MtGox havia suspendido saques sob a justificativa de que era necessário corrigir uma falha que, entre outras possibilidades, permitia a alguém com conhecimentos avançados alterar transferências concluídas para que estas constassem como em aberto, fazendo com que valores de uma mesma transação fossem enviados várias vezes.

A suspensão dos saques era para ser temporária, mas se seguiu por dias a fio, tanto que, na semana passada, a MtGox chegou a prometer que tudo voltaria ao normal em breve.

No último domingo, entretanto, houve mais um acontecimento inesperado: Mark Karpeles, CEO da MtGox, comunicou sua saída do conselho administrativo da Bitcoin Foundation, mas sem dar detalhes. Para os mais otimistas, a notícia era um sinal positivo: saindo do conselho, talvez Karpeles pudesse se concentrar em resolver os problemas da MtGox.

Mark Karpeles, chefão da MtGox

Mark Karpeles, chefão da MtGox

Só que a história rumou para o lado trágico: o site da MtGox fechou e o seu perfil no Twitter teve todas as mensagens apagadas. Por volta do meio-dia de hoje (no horário de Brasília), apenas um curto aviso foi publicado na home do site, que até então exibia uma página em branco:

Caros clientes MtGox,

Em face das notícias recentes e das potenciais repercussões sobre as operações da MtGox e do mercado [de BitCoins], tomamos a decisão de fechar todas as transações no momento, afim de proteger o serviço e nossos usuários. Estaremos monitorando a situação de perto e reagindo de acordo.

Os clientes da MtGox, que já estavam preocupados desde que os saques foram bloqueados, ficaram de mãos vazias. Uma vez que a empresa tem (ou tinha) sede em Tóquio, a Agência de Serviços Financeiros do Japão chegou a ser procurada, mas a instituição apenas informou que nada pode fazer.

É difícil saber se ainda dá para salvar a MtGox. Segundo um documento em circulação na internet e que teria sido apontado como autêntico por fontes próximas à empresa, cerca de 745 mil Bitcoins saíram de circulação em virtude da tal falha, um prejuízo gigantesco e, aparentemente, irrecuperável.

Para evitar que o sumiço da empresa afete ainda mais o ecossistema do Bitcoin, os CEOs dos serviços de câmbio Bitstamp, Blockchain, BTC China, Circle, Kraken e Coinbase emitiram um comunicado em conjunto onde explicam que o mercado continua sendo confiável e o que fechamento da MtGox se deve exclusivamente à sua má gestão.

Mas o clima de crise é eminente. Além do que acaba de acontecer, há a suspeita de que o serviço de venda de drogas Silk Road 2 tenha sido vítima de um golpe de seus criadores ou da mesma falha que supostamente levou a MtGox à ruína. Quase US$ 3 milhões em Bitcoins dos clientes do site foram roubados neste ataque.

A soma destes e de outros fatores não poderia ter outra consequência: a cotação do Bitcoin está em queda livre, assim como a confiança na moeda.

Com informações: Business Insider

MtGox fecha de repente e some com os Bitcoins de seus clientes


    






Em mãos: Sony Xperia Z2, uma pequena (e ótima) atualização

Posted: 25 Feb 2014 08:05 AM PST

sony-xperia-z1-hands-on-abre

Direto de Barcelona — Durante a Mobile World Congress, a Sony revelou o Xperia Z2, sucessor do Xperia Z1, que foi lançado no Brasil em outubro. Visualmente, as mudanças não foram tão grandes: com design semelhante, é fácil confundir o novo aparelho com o antecessor. Mas há melhorias muito importantes no software e em alguns componentes de hardware, especialmente na tela, que certamente farão a diferença.

A tela aumentou de 5 polegadas para 5,2 polegadas e continua com resolução de 1920×1080 pixels. A definição, que era ótima, permanece muito boa. Uma melhoria é bastante notável logo de cara: o ângulo de visão está significativamente maior, o que é ótimo para manter a fidelidade de cores e enxergar melhor a tela em certas situações, como quando o aparelho está sobre a mesa e você precisa dar uma olhada nas notificações ou no relógio, por exemplo.

sony-xperia-z2-frente-topo

A melhoria no ângulo de visão pode ser explicada por uma troca do painel, que passou de TFT para IPS LCD. Esse problema do ângulo de visão afetava não apenas o Xperia Z1, mas também o velho Xperia ZQ. Antes tarde do que mais tarde, é bom saber que a Sony percebeu e corrigiu o defeito: embora esse detalhe não fosse muito perceptível ao olhar exatamente de frente para o aparelho, os smartphones da Sony eram os únicos que tinham o problema entre os principais celulares caros.

sony-xperia-z2-lateral-esquerda-baixo

Mesmo com o aumento no tamanho da tela, o corpo do Xperia Z2 não cresceu em relação ao do Xperia Z1: na verdade, a largura e espessura até diminuíram um pouquinho, o que é bom para manter uma pegada confortável para uso com uma mão. Ele ainda não vai agradar quem prefere aparelhos menores, mas pelo menos não haverá falta de opção. O design continua elegante, mas a traseira infelizmente ainda atrai muitas marcas de dedo.

sony-xperia-z2-traseira

sony-xperia-z1-lateral-direita

O Android foi atualizado para a última versão disponível (4.4.2), o que também gerou algumas modificações na interface, como no caso da central de notificações, que perdeu a barra de configurações rápidas: ela se transformou em um painel de botões personalizável. Tem ainda um tal de modo simplificado: quando ativado, a tela inicial é substituída por uma grade de atalhos para funções básicas (como telefone e SMS) e as fontes aumentam de tamanho. Se você der um Xperia Z2 de presente para a vovó, já sabe o que fazer.

sony-xperia-z1-central-notificacoes-botoes

sony-xperia-z2-modo-simples

Na câmera, continuamos um sensor Exmor RS de 1/2,3 polegada e resolução de 20,7 MP, mas a filmagem melhorou e agora é possível gravar vídeos em 4K a 30 fps. Para isso, como há apenas 16 GB de armazenamento, talvez você precise aproveitar a entrada para cartão microSD, já que um teste rápido de apenas 14 segundos gerou um arquivo de nada menos que 96 MB. Também é possível filmar em 720p a 120 fps para gerar vídeos em slow motion.

O aplicativo da câmera foi alterado e está mais intuitivo. Logo na primeira linha de ícones estão os modos que serão mais utilizados: automático, manual e gravação em 4K (é estranho saber que existe um modo específico apenas por causa da resolução mais alta). No modo automático, a câmera faz oversampling das fotos; para capturar imagens com 20,7 MP de resolução, é necessário partir para o manual.

sony-xperia-z2-modos

sony-xperia-z2-camera-resolucao

Como em outros aparelhos da Sony, há uma série de recursos de software para a câmera. Alguns são úteis, outros só servem para mostrar para os amigos e nunca mais usar:

  • Fundo desfocado: permite que você foque em um objeto e borre o plano de fundo, simulando uma profundidade de campo rasa (é possível ajustar a intensidade do efeito);
  • AR effect: adiciona efeitos em tempo real na cena com realidade aumentada, como dinossauros em 3D ou vulcões em erupção (tem que aproveitar a potência do processador, oras). No Xperia Z2, é possível adicionar esses efeitos em vídeos.
  • Vídeo com timeshift: este é o modo de câmera lenta. O filme é gravado originalmente a 120 frames por segundo; depois, você pode escolher o trecho que ficará com o efeito de slow motion.
  • Timeshift burst: tira 61 fotos em 2 segundos, sendo que 30 são capturadas antes mesmo de você pressionar o botão da câmera;
  • Social live: transmite um vídeo ao vivo pelo Facebook.

O desempenho, como esperado para um topo de linha, foi ótimo nos poucos minutos em que pude brincar com ele, sem nenhum engasgo nas animações. O hardware ganhou poucas e boas melhorias em relação ao Xperia Z1: há 1 GB de RAM a mais, processador atualizado e bateria ainda maior. Estas são as especificações técnicas:

  • Processador: quad-core Snapdragon 801 de 2,3 GHz;
  • GPU: Adreno 330 (rodando a uma frequência maior que no Snapdragon 800);
  • RAM: 3 GB;
  • Armazenamento interno: 16 GB (com entrada para microSD de até 64 GB);
  • Tela: IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels;
  • Bateria: 3.200 mAh.

Antes que eu me esqueça: o Xperia Z2 continua com resistência a água. Como a Sony está demonstrando isso na Mobile World Congress? Assim:

sony-xperia-z2-agua

Ainda precisamos fazer testes para descobrir a qualidade da câmera, a bateria e o desempenho com uso real, mas as primeiras impressões são boas: em vez de se arriscar em grandes mudanças, a Sony manteve o que era bom no Xperia Z1 e melhorou o que estava ruim, corrigindo pontos negativos mostrados em reviews. Embora ainda seja cedo para afirmar qualquer coisa, é quase certo que estamos falando de um dos melhores smartphones topo de linha com Android do ano.

O Xperia Z2 será lançado mundialmente a partir de março. No Brasil, a assessoria de imprensa da Sony afirma apenas que o aparelho tem previsão para chegar às lojas “no primeiro semestre” em uma versão diferente da global, que terá suporte a TV digital. O preço ainda não foi divulgado. O antecessor Xperia Z1 chegou custando R$ 2.399 e hoje pode ser encontrado por cerca de R$ 1,7 mil em promoções; espere algo não muito diferente disso.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

Em mãos: Sony Xperia Z2, uma pequena (e ótima) atualização


    






Fabricação do Oculus Rift é pausada

Posted: 25 Feb 2014 06:53 AM PST

Uma das invenções deste século que nos faz acreditar estarmos no futuro é, sem dúvidas, o Oculus Rift. O gadget formou um novo arco na tecnologia, lançando a moda dos dispositivos de realidade virtual e se espalhando mais rápido do que chuchu em cerca – e isso foi muito bom, mas nem tanto.

O sucesso do kit de desenvolvimento do Oculus Rift foi tão alto e expressivo, que, menos de dois anos após o lançamento de seu primeiro protótipo, a montadora Oculus VR anunciou uma pausa em sua produção.

Em sua página no Reddit, a empresa explicou a decisão: “Alguns componentes utilizados no kit de desenvolvimento do Oculus Rift não estão mais sendo fabricados, significando que eles não estão mais disponíveis para que os utilizemos na produção. Como resultado, nós não temos os materiais necessários para produzir kits adicionais. Nós ainda temos algum estoque disponível, mas estamos rapidamente esvaziando-o. Nós estamos procurando por fontes alternativas para os componentes necessários, e não temos ainda um prazo definido para quando as unidades adicionais serão disponibilizadas”.

oculus rift

Mais de 50 mil unidades da engenhoca já foram vendidas, comprovando seu sucesso – deixando claro que se tratam apenas de kits de desenvolvimento, voltados somente para aqueles que têm interesse em produzir jogos para o dispositivo.

Recentemente, a Oculus VR anunciou um novo modelo do Rift, e o comunicado não deixou claro se isso afetará também o lançamento da novidade. No entanto, se você sempre quis um Oculus para chamar de seu e tem interesse nas últimas unidades disponíveis do kit de desenvolvimento, a empresa informa que, no momento, só está vendendo e enviando as unidades para os EUA, Canadá, União Europeia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Suíça e Noruega.

“Nós não esperávamos vender tantos kits de desenvolvimento e a VR só teve todo esse progresso com o suporte e entusiasmo da comunidade. Mesmo que nunca tenha sido nossa intenção esgotar as unidades, esse é um bom problema para se ter – Obrigado!”

O Oculus Rift foi demonstrado pela primeira vez durante a E3 de 2012, e meses depois, a VR lançou uma campanha de financiamento colaborativo no Kickstarter para que sua produção em massa pudesse ser possível. Superando as expectativas, a comunidade não apenas ajudou na meta de US$ 250 mil iniciais, como fez com que, em 36 horas, o montante de US$ 1 milhão fosse arrecadado, e a campanha encerrasse na casa dos US$ 2,5 milhões, um mês após.

Fabricação do Oculus Rift é pausada


    






Baixa adesão faz Facebook finalmente acabar com seu serviço de e-mail

Posted: 25 Feb 2014 06:26 AM PST

Enquanto a gente ainda digeria a compra do WhatsApp, nos bastidores, o Facebook trabalhou discretamente para acabar com o seu serviço de e-mail. O motivo está na ponta da língua da maioria esmagadora de seus usuários: alguém já utilizou o endereço @facebook.com que é atribuído a todas as contas? Pois é.

A ideia surgiu há cerca de três anos, mas nunca foi um serviço de e-mail completo. Para começar, a existência desta opção sempre ficou confusa para o usuário. Para usá-la, é necessário ir em Mensagens, clicar em Nova Mensagem e então informar o e-mail de alguém.

Quando a mensagem é enviada, o destinatário a recebe em seu e-mail, mas como uma notificação sobre uma conversação iniciada no Facebook. No campo de remetente desta aparece o username do emissor seguido de @facebook.com.

Mark Zuckerberg no lançamento do Facebook Messages

Mark Zuckerberg no lançamento do Facebook Messages

Funciona com o básico, mas inserir cópia oculta ou criar pastas nem pensar, afinal, tudo fica integrado com o conteúdo do Facebook Messages, inclusive os e-mails que o usuário recebe.

Em junho de 2012, o Facebook até tentou “forçar” a sua gigantesca base de usuários a aderir à ideia mudando discretamente o e-mail padrão dos perfis para o seu correspondente endereço @facebook.com, mas tudo o que Mark Zuckerberg e sua turma conseguiram foi uma avalanche de críticas.

Com a baixíssima adesão, o Facebook finalmente decidiu aposentar seu serviço de e-mail – a desativação em todas as contas deverá acontecer por completo em breve. É a admissão de uma derrota, mas para uma empresa que agora tem o WhatsApp, nem tem tanta importância assim.

Para os poucos usuários que utilizam seu e-mail do Facebook, nem tudo está perdido: as mensagens externas que eventualmente chegarem a estes endereços serão redirecionadas automaticamente para o e-mail padrão de cada conta. O usuário que não quiser recebê-las terá a opção de desabilitar esta configuração.

Com informações: Re/code

Baixa adesão faz Facebook finalmente acabar com seu serviço de e-mail


    






O Twitch está jogando Pokémon, Tetris e Zelda, tudo ao mesmo tempo

Posted: 25 Feb 2014 06:16 AM PST

Há algumas semanas, nós vimos nascer uma possível nova febre no mundo da internet: milhares (literalmente) de pessoas se uniram em uma só aba do Twitch para zerar, coletiva e simultaneamente, Pokémon Red. A jornada, ainda mais épica, ainda está rolando, e, como não poderia deixar de ser, inspirou que pessoas expandam seu estilo para outros jogos.

O sucesso da empreitada foi tão absurdo, que, até o momento, mais de seis milhões e meio de pessoas estiveram na audiência do canal. O primeiro braço que nasceu dessa criatura foi o Twitch Plays Pokémon Plays Tetris, que, como diz o título, faz com que os passos dados pelos jogadores de Pokémon acabem por controlar partidas de Tetris em um outro streaming.

O esquema dá um tom meio bobão para o clássico dos minigames, já que a cada comando de movimento dado no chat do stream de Pokémon, o mesmo é enviado e obedecido nas telas de Tetris. Ou seja, um simples “up”, “down” ou “left/right” para controlar o personagem de Pokémon fará com que o movimento dos blocos seja influenciado. É o efeito borboleta nos streamings de joguinhos.

twitch tetris

É claro que, bem como você pode ver no stream de Twitch Plays Pokemon, jogar Tetris dessa forma não é nem minimamente simples ou fácil – pelo contrário, muito provavelmente nunca conseguirão que uma partida seja completada com sucesso.

Outros usuários do Twitch também estão estendendo o código que controla Pokémon para outros jogos, como QWOP e até Street Fighter II. Há também quem esteja jogando Pokémon Gold online (o streaming mais famoso vem jogando a versão Red).

Entretanto, um dos usos mais proveitosos para o bendito código que permite ao público controlar os jogos transmitidos vem sendo o Twitch Plays Zelda, que, como você deve ter adivinhado, consiste em muita gente controlando o menino Link através da internet.

31371-the-legend-of-zelda-nes-screenshot-the-entrance-to-a-labyrinths

Aproveitando-se do script de IRC, Zach Gerlock, responsável pelo canal, está emulando o The Legend of Zelda comunitário de forma que os membros do chat consigam, além de selecionar quais botões serão apertados, por quanto tempo cada um deverá se manter ligado.

É claro que ele está sendo acusado de plagiar o “Twitch Plays” original. “O foco desse stream foi um desafio pessoal, bem como uma evolução do conceito do Twitch Plays. Minha meta era encontrar um jogo em que o conceito não se aplicaria naturalmente, mas talvez ainda fosse possível de ser completado. Eu soube que isso deveria requerer alguma intervenção exterior, pelo menos em forma de cheats, mas encontrar soluções para estes problemas é parte da diversão”, disse o criador.

De qualquer forma, infelizmente Twitch Plays Zelda ainda não conseguiu conquistar o mojo do streaming de Pokémon. Para quem vem acompanhando esta jornada muito louca, é um tanto frustrante assistir à transmissão no canal.

Não desmereçamos, contudo: a intenção de criar um streaming desses é de fato desafiadora, já que pra zerar Zelda num modo co-op tem que ter habilidade. Uma pena, no entanto, que o estilo do jogo não combine muito com o conceito de códigos. Veja você mesmo:

Para facilitar a jornada de Link, o personagem do clássico do Nintendinho ganhou vidas e bombas infinitas, o que faz com que toda a graça do jogo se perca, já que tudo fica muito fácil. O difícil, mesmo, parece ser conseguir movimentar o personagem de uma forma que o leve para algum lugar.

O Twitch está jogando Pokémon, Tetris e Zelda, tudo ao mesmo tempo