VWS

Postagens mais visitadas

Atualização de emergência no Flash é liberada para evitar falha de segurança (mais 9 notícias)

Atualização de emergência no Flash é liberada para evitar falha de segurança (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Atualização de emergência no Flash é liberada para evitar falha de segurança

Posted: 04 Feb 2014 01:24 PM PST

A Adobe liberou nesta tarde um patch que corrige uma vulnerabilidade encontrada em versões do Flash para Windows, Linux Mac. Por meio dessa falha, um computador pode ser controlado remotamente por alguém mal intencionado.

As versões problemáticas são a 12.0.0.43 ou mais antigas do Flash Player para Windows e Mac e 11.2.202.335 para Linux, mas só os dois primeiros sistemas operacionais têm prioridade máxima no update, de acordo com a empresa.

Para quem usa Chrome, o update do navegador já traz do do Flash

Para quem usa Chrome, o update do navegador já traz do do Flash

É recomendado que quem utiliza Chrome ou Internet Explorer faça a atualização dos navegadores, já que o patch virá junto com ela: no Chrome, a versão 12.0.0.41 será substituída pela 12.0.0.44 com a atualização no Windows e no Mac; no IE 10, a 12.0.0.38 também substituída pela 12.0.0.44 para Windows 8 e, no IE 11, a versão será compatível com Windows 8.1.

Se você utiliza outro navegador, é necessário atualizar manualmente o Flash pelo site da Adobe.

Não foi comentado nenhum dado relativo a quantidade de usuários afetados pela falha.

Com informações: The Next Web

Atualização de emergência no Flash é liberada para evitar falha de segurança


    






Tudo o que achamos que sabemos sobre o Galaxy S5

Posted: 04 Feb 2014 12:50 PM PST

A Samsung começou a enviar convites para uma coletiva de imprensa que acontecerá no dia 24 de fevereiro, em Barcelona, durante a Mobile World Congress. A fabricante sul-coreana não diz o que será apresentado no evento, mas o palpite mais óbvio é que a empresa anunciará a nova geração de seu smartphone topo de linha, chamado de Galaxy S5. Enquanto a data não chega, reunimos algumas das informações oficiais e rumores divulgados até agora.

Unpacked 5. Cinco, entendeu?

Unpacked 5. Cinco, entendeu?

Galaxy Note 3 tem traseira de plástico com textura que lembra couro

Galaxy Note 3 tem traseira de plástico com textura que lembra couro

Primeiro, vamos deixar os rumores de lado e ver o que temos de concreto até o momento. Lee Young Hee, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung, disse o seguinte à Bloomberg: “Quando fomos do S III para o S4, é verdade, em parte, que os consumidores não conseguiam sentir muita diferença física entre os dois produtos, de modo que a reação do mercado não foi tão grande. Para o S5, vamos voltar para o básico. O destaque fica por conta da tela e da sensação da tampa traseira”.

A declaração indica que teremos uma tela melhor que a Super AMOLED de 5 polegadas com resolução 1080p do Galaxy S4. Além disso, a tampa traseira deve ter uma “sensação” diferente. Não sabemos qual será essa “sensação”, mas sabemos que a Samsung vem colocando em seus produtos uma textura que lembra couro em detrimento do plástico liso e brilhante. Isso já aconteceu no Galaxy Note 3 e mais recentemente nos tablets Galaxy TabPRO e Galaxy NotePRO. A Samsung tem o costume de uniformizar o design em toda a sua linha de produtos. Será?

A executiva também disse que a Samsung estava estudando a possibilidade de incluir uma tecnologia de reconhecimento de íris no Galaxy S5, mas preferiu não confirmar se o aparelho realmente terá o recurso. Ideia a empresa tem: a Samsung patenteou uma tecnologia que usa a câmera frontal em conjunto com uma unidade de emissão de luz para verificar se a íris do usuário confere com a registrada no aparelho.

samsung-reconhecimento-iris

Como estamos falando de um Android topo de linha da Samsung, podemos esperar números gigantes nas especificações de hardware. O blogueiro russo Eldar Murtazin, bem como o SamMobile, que no passado já vazaram informações corretas sobre produtos da Samsung antes do anúncio oficial, citam quase o mesmo hardware.

De acordo com o SamMobile, o Galaxy S5 terá:

  • Tela Super AMOLED com resolução de 2560×1440 pixels;
  • SoC Snapdragon 805 ou Exynos 6;
  • Câmera traseira com sensor de 16 megapixels;
  • Android 4.4 KitKat de fábrica;
  • Dois modelos, sendo um de plástico e outro de metal.

Enquanto isso, Eldar Murtazin “confirma” a resolução e tecnologia da tela, os processadores e a resolução da câmera traseira, adicionando o seguinte:

  • Tela de 5,24 polegadas;
  • 3 GB de RAM;
  • Câmera frontal de 3,2 megapixels;
  • Armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB (tchau, 16 GB);
  • Bateria de 3.200 mAh.

A Samsung já usou processadores diferentes no mesmo aparelho. O Galaxy S4, por exemplo, vinha com Snapdragon 600 no modelo 4G e Exynos 5410 no modelo 3G. O mesmo acontece com o Galaxy Note 3, que possui Snapdragon 800 no modelo 4G e Exynos 5420 no modelo 3G (esse último não é vendido no Brasil).

Snapdragon 805: processamento de sobra para lidar com uma tela de 2560x1440 pixels

Snapdragon 805: processamento de sobra para lidar com uma tela de 2560×1440 pixels

Dado o histórico, pode ser que a Samsung realmente siga pelo mesmo caminho no Galaxy S5. O Exynos 6 ainda não foi anunciado oficialmente pela Samsung, mas a Qualcomm já deu detalhes do Snapdragon 805: trata-se de um chip que traz processador ARM com até quatro núcleos de 2,5 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho 40% maior que a antecessora, Adreno 330. O SoC é capaz de reproduzir e gravar vídeos em 4K.

A existência de uma tela com resolução de 2560×1440 pixels é bastante questionável. Particularmente, prefiro uma tela com resolução menor, mas que gaste menos bateria e exiba jogos com maior taxa de quadros. A diferença entre 720p e 1080p em uma tela de smartphone é tão pequena que, muitas vezes, mais é pior. No entanto, considerando o mercado de smartphones Android, é mais fácil acreditar que teremos resoluções cada vez maiores, só para satisfazer os aficionados por números e servir como instrumento de marketing.

No software, também devemos esperar novidades. O @evleaks, que já vazou smartphones importantes no passado, publicou recentemente imagens de uma possível interface TouchWiz renovada, com novas fontes, ícones redesenhados com cores suaves e tela de bloqueio com mais informações. Uma das telas mostrava algo que lembrava o Google Now, exibindo compromissos da agenda, previsão do tempo, resultados de jogos, entre outras informações.

samsung-interface-smartphone

Não sabemos como será o Galaxy S5, mas provavelmente será bem diferente disso

Não sabemos como será o Galaxy S5, mas provavelmente será bem diferente disso

A mudança no visual da interface dos smartphones é algo bastante provável, já que a Samsung renovou recentemente sua interface nos tablets. Os tablets Galaxy NotePRO e Galaxy TabPRO possuem a nova Magazine UX, que lembra a interface do Windows 8 e tem telas com vários blocos que trazem informações como os últimos emails e notícias, além de um atalho para o menu de aplicativos.

Por enquanto, a Samsung faz segredo quanto ao Galaxy S5. Em lançamentos passados, a empresa conseguiu esconder até o último minuto o design final de seus produtos, então é pouco provável que vejamos a cara do Galaxy S5 antes do anúncio oficial. De qualquer forma, tendo em mente a declaração da executiva da Samsung, espere por uma carcaça com diferenças significativas em relação ao Galaxy S4.

Descobriremos em breve se essas informações são verdadeiras. Se o Galaxy S5 realmente for apresentado no evento do dia 24 de fevereiro às 16h (horário de Brasília), o anúncio será transmitido ao vivo por streaming no canal da Samsung Mobile no YouTube. Como de costume, todas as informações oficiais você confere aqui no Tecnoblog assim que elas saírem.

Tudo o que achamos que sabemos sobre o Galaxy S5


    






Com este game, você pode ajudar a curar o câncer

Posted: 04 Feb 2014 11:18 AM PST

Pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram hoje para Android e iOS um jogo chamado Play to Cure: Genes in Space, que pode ajudá-los a descobrir a cura do câncer, ou pelo menos chegar mais perto dela, através do seu esforço.

No jogo, você comanda uma nave que passeia pelo universo coletando Elemento Alpha, uma espécie de poeira espacial, que é a chave para a pesquisa que estão fazendo na universidade. Definir seu caminho pelo Elemento Alpha e coletá-lo é o que auxilia a analisar variações de genes. Os dados são enviados para a Universidade e reduzem o trabalho de um cientista de horas para apenas alguns minutos.

A tecnologia que permite que isso ocorra é chamada, em inglês, de “microarrays”. Ela é utilizada para analisar o DNA de milhares de tumores ao mesmo tempo e encontrar padrões que possam ser os causadores dos cânceres. Até dá para utilizar softwares que identifiquem pedaços semelhantes, mas o resultado ainda é muito inexato em comparação ao obtido pela observação humana.

Essa poeira é o Elemento Alpha, ou melhor, os genes

Essa poeira é o Elemento Alpha

O que o Play to Cure faz é auxiliar nesse processo. Precisamente, os dados obtidos pelo jogo irão ajudar a criar remédios personalizados, que ajudem a tratar cada tipo de câncer, baseado nos tipos de genes problemáticos que forem encontrados.

Bacana, né? O joguinho em si é legalzinho, mas nada de extraordinário ou de grandes desafios a serem superados – afinal, se você falhar muito, serão menos dados enviados a Cambridge. Em todo caso, a dificuldade depende mais do caminho escolhido para coletar o Elemento Alpha, ou seja, depende de cada jogador. Play to Cure está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.

Com informações: Gamespot

Com este game, você pode ajudar a curar o câncer


    






Coreia do Sul utiliza Kinect para proteger a fronteira

Posted: 04 Feb 2014 08:55 AM PST

Além de te fazer queimar umas calorias em casa, o Kinect pode ser usado em diversas outras áreas, como saúde, educação e, agora, segurança nacional. Isso se você morar nas Coreias: desde agosto, o acessório do Xbox 360 está sendo utilizado para identificar invasores na Zona Desmilitarizada.

A Zona Desmilitarizada da Coreia é uma faixa de 4 km de largura que se estende por toda a fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte que foi criada em 1953 e é ocupada por militares de ambos os países. Uma curiosidade é que, por ser tão isolada, a área é extremamente rica em biodiversidade.

20100506_north_korea_dmz_war02

Ela é assim por dentro…

...E assim por fora.

…E assim por fora.

O Kinect começou a ser utilizado na parte da Coreia do Sul no ano passado, mas isso só foi revelado recentemente. Ele utiliza um software criado pelo programador Jae Kwan Ko que rastreia “objetos” que estejam cruzando a fronteira. Ele consegue diferenciar humanos de animais e, ao detectar uma pessoa tentando atravessar a fronteira, emite um alerta.

Os detalhes são poucos sobre seu funcionamento, como se poderia esperar; é utilizado para segurança nacional. Além disso, o programa foi criado por um expert da área, então não deve ser nem um pouco simples.

A única informação que foi dada é de um possível upgrade em breve, que fará com que o Kinect possa ler batimentos cardíacos e a temperatura do corpo. Por aqui, conhecemos isso como “Kinect do Xbox One”; lá, o console ainda não foi lançado.

Com informações: Engadget

Coreia do Sul utiliza Kinect para proteger a fronteira


    






Operadoras superam bancos em número de queixas no Procon

Posted: 04 Feb 2014 07:57 AM PST

A Fundação Procon-SP publicou recentemente o ranking das 30 companhias que mais geraram reclamações em 2013. As empresas de telecomunicações sempre figuraram nesta lista, mas a novidade é que, desta vez, elas conseguiram superar os bancos em número de queixas.

De acordo com o Procon, a única operadora que reduziu a quantidade de reclamações em relação ao ano de 2012 foi a Nextel. As demais, incluindo aí prestadoras de TV por assinatura, apresentaram aumento significativo no número de registros, o que as fizeram estar entre as dez primeiras posições do ranking:

  1. Telefônica Vivo
  2. Itaú Unibanco
  3. Claro
  4. Bradesco
  5. Grupo Pão de Açúcar
  6. TIM
  7. NET
  8. Oi
  9. Santander
  10. Sky Brasil

Como visto, o grupo Telefônica Vivo foi o campeão, com 11.894 queixas válidas. A companhia, por outro lado, foi a que mais apresentou soluções, resolvendo 93,33% das demandas.

O Procon-SP ressalta, no entanto, que a Telefônica Vivo, que presta tanto serviços de telefonia fixa quanto móvel no estado de São Paulo, ainda apresenta número elevado de problemas básicos, como demora para realizar reparos ou efetuar transferência de linhas, indicando que a empresa precisa melhorar urgentemente suas práticas comerciais e sua estrutura de atendimento.

torre_celular

Ainda no que se refere às operadoras, chamam a atenção os números da Oi. A empresa foi alvo de 3.662 reclamações, figurando na oitava posição, mas foi a que menos prestou atendimento: 26,02% de suas queixas ficaram sem solução.

Apesar de o comércio eletrônico não estar entre as categorias mais reclamadas, o Procon-SP destaca também o número de queixas da Nova Pontocom. A companhia, que responde pelas lojas online do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, teve aumento de 96,7% nos registros em relação às reclamações de 2012. De modo geral, as empresas do Grupo Pão de Açúcar tiveram 4.914 queixas em 2013, ocupando a quinta posição do ranking.

A B2W, que controla as operações do Submarino, Shoptime e Americanas.com, também marcou presença na lista, mas com um número menor de reclamações: 1.655, quantidade que a fez ocupar a 14ª colocação.

Assim como nos anos anteriores, fabricantes de dispositivos móveis também estiveram entre as empresas mais reclamadas, mas somente Motorola e Samsung aparecem no ranking (em 21ª e 13ª, respectivamente), embora seja necessário considerar que as reclamações da Samsung também incluem outros tipos de produtos.

Operadoras superam bancos em número de queixas no Procon


    






Qual é a do Flappy Bird, o jogo mobile viciante da vez?

Posted: 04 Feb 2014 07:13 AM PST

Em maio de 2013, sem alarde, um estúdio israelense chamado DotGears colocou na App Store um ojogo chamado Flappy Bird. Ninguém sabe como foi que, no começo de 2014, o jogo se tornou uma febre – nem mesmo seu criador, Dong Nguyen, que culpa a sorte pela popularidade inesperada do jogo.

A culpa deve ser do “boca-a-boca digital”, isto é, pelo compartilhamento em redes sociais, que fez com que Flappy Bird tenha sido considerado ultimamente como o novo Angry Birds. O que ocorreu foi uma mania online de escrever reviews do jogo, como se fosse uma competição pelo melhor review – que costumam falar sobre ele ser a causa do fim da humanidade, um produto iluminatti, arrancador de olhos. O resultado disso foram milhares de opiniões e downloads e o jogo no topo da App Store.

Flappy Bird é bem simples, com gráficos que lembram os de jogos da sua infância, efeitos sonoros pontuais e nenhuma musiquinha. Também não há nenhuma história, isso seria complexidade demais para um jogo despretensioso como ele. Você apenas controla um passarinho que voa mais para baixo que para a frente. Para mantê-lo em seu caminho, basta tocar na tela; cada toque é um impulso para cima, sendo que, independente do tempo ou intensidade do toque, o impulso é sempre o mesmo.

O desafio chega logo: é preciso fazer o pássaro atravessar entre canos verdes iguais aos do Super Mario Bros. sem encostar neles. Se fizer isso, é necessário começar de novo.

Ciclo de vida em Flappy Bird

Ciclo de vida em Flappy Bird

Apesar da premissa simples, o jogo é extremamente difícil. A velocidade é rápida, a precisão dos toques necessários para passar pelos canos sem tocar neles é difícil de aprender (para não dizer impossível) e a velocidade com a qual o game over pula na tela e o jogo recomeça não te permite sair dele.

Como é comum no gênero endless runner (outros exemplos são Temple Run ou Subway Surfers), o jogo não tem um final, não tem boss fights, nem puzzles ou outros desafios. O que move o jogador a tentar mais uma vez é a perspectiva de chegar mais longe.

Resumindo: se não quiser perder um bom tempo da vida jogando Flappy Birds (você não imaginam como foi difícil concentrar neste post), nem baixe. Mas, se quiser, ele é gratuito na App Store e no Google Play.

E, se baixar, você não vai conseguir compreender como essa pessoa conseguiu este feito:

Qual é a do Flappy Bird, o jogo mobile viciante da vez?


    






Microsoft anuncia Satya Nadella como novo CEO

Posted: 04 Feb 2014 06:20 AM PST

satya-nadella-ceo-microsoft-oficial

A Microsoft revelou oficialmente nesta terça-feira (4) que Satya Nadella é o novo CEO da empresa, substituindo imediatamente Steve Ballmer, que anunciou sua aposentadoria como presidente-executivo em agosto de 2013. O cofundador Bill Gates passará a dedicar mais tempo à empresa, assumindo como conselheiro de tecnologia da Microsoft e deixando o cargo de presidente do conselho de diretores.

De acordo com o comunicado oficial da Microsoft, Nadella é funcionário da empresa desde 1992 e participou de mudanças importantes, ajudando na criação da grande infraestrutura de servidores que mantém funcionando o Bing, Xbox, Office e outros produtos da Microsoft. Antes de assumir como CEO, Nadella era vice-presidente executivo da divisão de Cloud e Enterprise da Microsoft.

No primeiro email enviado aos funcionários como CEO da Microsoft, Nadella confirma que pretende liderar a transição de uma empresa de software para uma empresa de serviços, um assunto bastante comentado no ano passado, e aproveitar o poder da Microsoft para ganhar espaço no mercado de dispositivos móveis e cloud computing. A carta completa está nesta página; abaixo você confere um trecho com a nossa tradução livre:

(…)

É uma honra incrível para mim liderar e servir esta grande empresa de todos nós. Steve e Bill transformaram uma ideia em uma das maiores e mais admiradas empresas do mundo. Tive a sorte de trabalhar junto com Bill e Steve nos meus diferentes papéis na Microsoft e, ao assumir como CEO, pedi que Bill dedicasse tempo adicional à empresa, focando em tecnologia e produtos. Também estou ansioso para trabalhar com John Thompson como nosso novo presidente do conselho.

Embora tivéssemos tido um grande sucesso, estamos ansiosos para fazer mais. Nossa indústria não respeita a tradição — ela só respeita a inovação. Este é um momento crítico para a indústria e para a Microsoft. Não se engane, nós estamos caminhando para lugares maiores — assim como a tecnologia evoluiu e nos evoluímos junto e à frente dela. Nosso trabalho é garantir que a Microsoft viva em um mundo mobile e na nuvem.

(…)

Acredito que, ao longo da próxima década, a computação se tornará ainda mais onipresente, e a inteligência se tornará ambiente. A coevolução de software e novos modelos de hardware vão intermediar e digitalizar muitas das coisas que nós fazemos e vivemos nos negócios, na vida e no nosso mundo. Isso vai ser possível graças à uma rede de dispositivos conectados que cresce cada vez mais, à incrível capacidade de computação na nuvem, aos insights do big data e à inteligência artificial.

(…)

Somos os únicos que podemos aproveitar o poder do software e entregá-lo através de dispositivos e serviços que realmente capacitam cada indivíduo e organização. Somos a única empresa com história e foco contínuos em construir plataformas e ecossistemas que criam grandes oportunidades.

satya-nadella-ceo-microsoft-oficial-2

Além de novo CEO da Microsoft, Satya Nadella passa a integrar o conselho de diretores da Microsoft a partir de hoje. Steve Ballmer, que deixa o cargo de CEO, continuará fazendo parte do conselho. Bill Gates terá maior participação dentro da Microsoft como conselheiro de tecnologia, deixando o cargo de presidente do conselho para dar lugar a John Thompson.

Microsoft anuncia Satya Nadella como novo CEO


    






Tentaram cancelar a marca registrada de Watch Dogs

Posted: 04 Feb 2014 05:31 AM PST

No último sábado, a Ubisoft recebeu um email da USPTO, que cuida de registros de patentes nos Estados Unidos, que dizia que a empresa havia entrado com um pedido de cancelamento do registro de número 85642398, o que se refere à marca Watch Dogs para softwares (a empresa tem outras cinco registradas para diversos usos).

Só que, como você deve imaginar, a Ubisoft não tem nenhum interesse em cancelar a marca. Com o jogo a dois meses de ser lançado – e, portanto, praticamente terminado – , não faz o menor sentido desistir dela.

watch dogs

E nem vai. O que aconteceu foi que alguém, sabe-se lá quem, entrou com o pedido, falsificou a assinatura de Yves Guillemot, presidente da empresa e, se não fosse o email de aviso da USPTO, talvez até tivesse conseguido cancelar o registro de Watch Dogs e rendido uma dor de cabeça bem maior à Ubisoft.

Ninguém faz ideia do motivo para isso ter sido feito, já que também não se sabe quem foi que começou a confusão. A produtora não informou se pretende ir atrás do autor dessa zoeira e tomar providências legais.

Vale comentar que, antes da empresa se manifestar, houve toda uma comoção e suspeita de cancelamento do título, que já teve o lançamento adiado: era para ter sido lançado em novembro. Agora, deve chegar, no segundo trimestre. O ocorrido não afetou o desenvolvimento e não, Watch Dogs não foi cancelado, nem mesmo para alguma plataforma específica – ele será lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e Wii U.

Com informações: Kotaku

Tentaram cancelar a marca registrada de Watch Dogs


    






Facebook completa 10 anos com 83 milhões de usuários ativos no Brasil e outros números gigantes

Posted: 04 Feb 2014 04:32 AM PST

No dia 4 de fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg e seus colegas fundaram o Facebook, na época exclusivo para alunos da Universidade Harvard. Exatamente 10 anos depois, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, 150 bilhões de dólares em valor de mercado na bolsa e o título de maior rede social do mundo, o Facebook comemora seu aniversário revelando números gigantes e um vídeo personalizado que mostra os principais momentos de cada usuário.

O Facebook era assim no início

O Facebook era assim no início

Para assistir ao seu vídeo, entre em facebook.com/lookback. O vídeo tem cerca de um minuto e exibe os seus 20 maiores momentos na rede social, incluindo os posts mais curtidos, as primeiras fotos enviadas para o Facebook e as imagens compartilhadas nos últimos anos. A ferramenta está sendo liberada gradualmente, então pode ser que a página ainda não esteja acessível para você.

Números gigantes

O Facebook também liberou dez estatísticas sobre a rede social. E os números são gigantes, como você poderia imaginar.

Em dezembro de 2013, o Facebook possuía:

  • 1,23 bilhão de usuários ativos por mês;
  • 945 milhões de usuários ativos mensais em produtos móveis do Facebook;
  • Mais de 6 bilhões de curtidas por dia;
  • 6.337 funcionários ao redor do mundo;
  • 81% dos usuários ativos diários da plataforma fora dos Estados Unidos ou Canadá.

Além disso, o Facebook acumula 400 bilhões de fotos compartilhadas e 7,8 trilhões de mensagens enviadas (!) desde que esses recursos foram lançados, em 2005 e 2012, respectivamente. Mais de 25 milhões de páginas de pequenas empresas estão no Facebook e 77,2 bilhões de posts com localização marcada foram enviados até o início de 2014.

Este rápido vídeo mostra as 201,6 bilhões de conexões de amizade feitas desde o lançamento do Facebook:

E no Brasil?

A empresa também divulgou números referentes ao Brasil, onde possui 83 milhões de usuários ativos mensais. Se considerarmos que há 105,1 milhões de pessoas com acesso à internet no país, isso equivale a dizer que quase 80% dos brasileiros acessam o Facebook todo mês.

Também sobre o Brasil, o Facebook afirma que possui:

  • 52 milhões de usuários ativos diários;
  • 58 milhões de usuários ativos mensais por celular;
  • 30 milhões de usuários ativos diários por celular.

Nada mal para um mercado que, há não muito tempo, era dominado pelo Orkut.

Facebook completa 10 anos com 83 milhões de usuários ativos no Brasil e outros números gigantes


    






Como os cartões virtuais evoluíram e viraram joguinhos com mensagens personalizadas

Posted: 04 Feb 2014 02:30 AM PST

Por mais que aqui no Brasil tenhamos nosso próprio 12 de junho, é difícil não ser influenciado pelo Dia dos Namorados americano, comemorado agora, em 14 de fevereiro. Entrando nesse clima de amor e azaração, já começaram a surgir métodos infalíveis para se declarar utilizando o que a vida tem de melhor: joguinhos, é claro.

O Greeting Games, site que poderia ser só mais um aglomerado de jogos em flash, é uma opção interessante para o caso de você querer pedir alguém em casamento, mas não manjar nada de programação de jogos. Ard Bonewald, um designer holandês, criou o site no intuito de democratizar o processo de desenvolvimento de games que passassem uma mensagem.

Em entrevista ao Polygon, disse que queria ver pessoas pedindo suas namoradas em casamento usando jogos que haviam feito, ou mesmo os jogos favoritos de suas parceiras, mas isso não seria possível, porque ele mesmo não sabia programar. Então, pensou que seria legal se ele mesmo e outras pessoas pudessem fazer isso sem a necessidade de programar.

E disso aí, nasceu o Greeting Games. O site traz jogos em flash em vários estilos, à escolha do freguês, e inclui puzzles, sudokus, palavras-cruzadas, Bejeweleds e jogos de “corte”, tipo Fruit Ninja. No final de cada um, a mensagem endereçada ao destinatário é exibida, fazendo valer a pena o esforço dos jogos. Não é bonitinho?

greeting-games

greeting-games-2

greeting-games-3

E nem só de pedidos de casamento vive a página. Na verdade, a opção para declarar o seu amor ainda não está disponível abertamente no site, que ainda está em fase beta. Por enquanto, dá para escolher entre mensagens de “melhoras”, de parabéns, de agradecimento e um outro modo, que deseja um bom ano novo: “É divertido, porque você pode mandar o jogo para pessoas que não são entusiastas de games, mas elas irão gostar quando receberem uma mensagem sua”, diz Bonewald.

Por enquanto, o serviço de envio de jogos e mensagens do site é gratuito. A fase beta é prevista para chegar ao fim antes do Valentine’s Day, ou seja, em aproximadamente duas semanas, é possível que ele passe a ser pago.

De acordo com a entrevista, está nos planos do criador adaptar estilos de jogos mais imersivos, como Legend of Zelda e Mario, para serem rodados em Flash. A companhia também quer fazer com que esses games possam ser jogados em emails ou smartphones e tablets, e que sejam compartilháveis nas redes sociais. Lembra dos cartões virtuais que sua tia te mandava em meados de 2003? Deve ser tipo isso, mas com joguinhos.

A intenção é continuar expandindo os negócios e contratar profissionais aptos a criar cartões de agradecimento em forma de jogos divertidos, além de, futuramente, entrar em parcerias com marcas conhecidas para que algo como um cartão interativo de Angry Birds seja possível. “Se você quer pedir alguém em casamento com seu jogo favorito, isso deve ser feito com seu jogo favorito, não com ‘algo do tipo’. Mas nós ainda não estamos nesse patamar”, disse Bonewald.

Como os cartões virtuais evoluíram e viraram joguinhos com mensagens personalizadas