VWS

Postagens mais visitadas

Nintendo corta em 70% a previsão de vendas do Wii U para este ano fiscal (mais 10 notícias)

Nintendo corta em 70% a previsão de vendas do Wii U para este ano fiscal (mais 10 notícias)

Link to Tecnoblog

Nintendo corta em 70% a previsão de vendas do Wii U para este ano fiscal

Posted: 17 Jan 2014 12:37 PM PST

Prevendo que não alcançaria as metas de vendas iniciais, a Nintendo anunciou que diminuiu a previsão de vendas do Wii U para este ano fiscal, que termina em 31 de março. E não é uma redução nada pequena: de 9 milhões, a empresa abaixou para 2,8 milhões de unidades, cerca de 70% a menos que o inicial.

Com isso, vem mais um ano fiscal ruim, o terceiro seguido. Em vez dos 530 milhões de dólares de lucro que tinha em mente, a empresa prevê que vai fechar com 240 milhões de prejuízo. Entre os motivos, a Nintendo destaca as baixas vendas do Wii U ao redor do mundo e os cortes nos preço que, apesar de darem uma força nas vendas do console no final do ano (assim como lançamentos de jogos da época), não foram suficientes para segurar a bronca.

Além disso, no final do ano o Wii U recebeu a concorrência do Xbox One e do PS4, que chegaram para se unir a ele na oitava geração. A Sony disse que, até o final de 2013, o PS4 vendeu 4,2 milhões de unidades em todo o mundo; o Xbox One, segundo a Microsoft, chegou a 3 milhões.

O 3DS também sofreu um corte nas expectativas: de 18 milhões, agora a meta realista é de 13,5 milhões de unidades do console portátil vendidas. Segundo o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, o 3DS foi forte no Japão, mas fraco (pelo menos, em relação ao esperado) no resto do mundo, especialmente na Europa. Nos EUA, vale citar, foi o console mais vendido de 2013.

Apesar de não ter conseguido fazer a Nintendo vender o esperado, Iwata disse, durante a conferência com acionistas na qual deu as más notícias de hoje, que não pretende abandonar o cargo de presidente ou mudar executivos. Mas podem acontecer mudanças no modelo de negócios, talvez abrangendo smartphones.

Dificilmente, no entanto, você jogará Super Mario Bros. no seu aparelho, já que a Nintendo afirmou diversas vezes que não pretende portar seus jogos. Em uma declaração recente, Regis Fils-Aime, presidente da Nintendo na América, afirmou que a empresa estava fazendo testes em plataformas mobile, mas voltados para marketing, de forma que levassem o usuário a investir em produtos da Nintendo.

Com informações: Joystiq, Gamespot

Nintendo corta em 70% a previsão de vendas do Wii U para este ano fiscal


    






Em discurso, Barack Obama promete interromper espionagem, mas só de países “amigos”

Posted: 17 Jan 2014 11:18 AM PST

Com a imagem desgastada depois das extensas denúncias de espionagens envolvendo a NSA, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou, nesta sexta-feira, uma série de medidas que visa pôr um ponto final no assunto ou, ao menos, resgatar um pouco da confiança perdida pelos países que os Estados Unidos chamam de “aliados”.

Um dos compromissos assumidos por Obama em seu discurso é o de não recorrer mais a recursos de espionagem para saber qual a posição de governos amigos (sem especificar quais são eles) em relação a determinados assuntos. “Se eu quiser saber o que os nossos amigos e aliados pensam, vou ligar para eles”, disse.

O presidente revelou ainda medidas que serão implementadas nos próximos meses, como redução do armazenamento de dados referentes a ligações telefônicas (que o governo garante que são só "metadados"), mais clareza por parte das empresas de comunicação aos cidadãos quanto aos dados requisitados pelas autoridades e a designação de um diplomata para lidar especificamente com contestações de outros países.

De modo geral, as medidas diminuem os poderes da NSA e de outros departamentos de inteligência dos Estados Unidos, mas não a sua importância: Barack Obama explicou que haverá espionagem sempre que houver motivos consideráveis referentes à segurança do país, por exemplo.

Obama "espião"

O monitoramento de outros governos (isto é, daqueles que não são aliados) também continuará, “da mesma forma que outros países o fazem”, justificou Obama. Neste ponto, o líder norte-americano tratou de mostrar que seu governo não está com “o rabo entre as pernas”: “não vamos nos desculpar por nossa inteligência ser mais eficiente", se referindo à espionagem já feita e, como se nota, a ser mantida.

É claro que o governo norte-americano sabe que as declarações de Obama não resolverão magicamente a desconfiança dos demais países, mas medidas precisavam ser anunciadas para evitar que os efeitos das denúncias de Edward Snowden se prolonguem.

Na prática, pode ser que tudo não passe de mera formalidade política: o governo dos Estados Unidos mostra interesse em manter boas relações com outras nações, mas, a despeito de seus esforços para isso, faz questão de deixar claro que ainda transpira poder.

Com informações: Reuters, CNN

Em discurso, Barack Obama promete interromper espionagem, mas só de países “amigos”


    






Servidores do PlayStation Now poderão utilizar hardware modificado equivalente ao de oito PS3

Posted: 17 Jan 2014 10:14 AM PST

Uma fonte desconhecida disse ao Digital Foundry que, para criar os servidores do PS Now, a Sony optou por criar servidores que utilizam hardware customizado equivalente ao de oito PS3 em uma única placa-mãe.

O site afirma que o plano inicial era utilizar consoles comuns, iguais ao que você tem em casa, nos data centers. No entanto, essa opção logo se tornou inviável. É que, com o hardware modificado, se ocupa menos espaço, gasta menos energia e dá para diminuir a latência ao mudar a configuração do console e eliminar milissegundos em alguns processos. E, de fato, vários jornalistas que testaram o PS Now na CES deste ano disseram que a latência é imperceptível.

sony-playstation-now

A questão dos servidores, ainda de acordo com essa fonte não identificada, foi um ponto complicado para a Gaikai, empresa de streaming de jogos que foi adquirida pela Sony. Ela é especializada em software e, com o PlayStation Now, encontrou um problema que não conseguiria resolver sem um hardware dedicado. Foi necessário unir esforços com os engenheiros da Sony para chegar a uma solução.

O PS Now entrará, no fim deste mês, numa fase beta nos EUA. Ainda neste ano, o serviço deve estar disponível para o resto do país. O informante do Digital Foundry ainda entregou mais datas: Japão e Coréia recebem o PS Now no final de 2014 e a Europa, só no ano que vem. Para o Brasil, nem o menor sinal.

Com informações: Gamespot

Servidores do PlayStation Now poderão utilizar hardware modificado equivalente ao de oito PS3


    






Com o Google Music Timeline você vê a evolução dos principais estilos musicais nas últimas décadas

Posted: 17 Jan 2014 09:08 AM PST

Sem fazer alarde, o Google Research disponibilizou, nesta semana, uma interessantíssima ferramenta online capaz de mostrar a evolução dos principais estilos musicais e seus respectivos artistas ao longo das últimas seis décadas: o Music Timeline.

Assim que o serviço é acessado, você dá de cara com um gráfico que mostra, por exemplo, o quanto o jazz foi popular na década de 1950, mas perdeu espaço a partir dos anos 1960 para o pop e o rock ou como o metal e o soul ganharam força a partir da mesma época e se mantiveram mais ou menos estáveis desde então.

Music Timeline

Ao clicar em qualquer dos estilos, o Music Timeline exibe detalhes de suas vertentes e os álbuns que marcaram cada variação ao longo dos últimos anos. Se você clicar em Metal e passar o curso do mouse em Thrash, por exemplo, verá o álbum Reign in Blood, do Slayer, como destaque de 1986, ano de seu lançamento. De fato, este disco é considerado um dos mais importantes do estilo.

Dá também para obter informações sobre álbuns, músicas ou artistas específicos no campo de busca da ferramenta. Se você pesquisar por Sepultura, por exemplo, a timeline mostrará quais dos principais discos da banda são mais (e menos) popularidades.

Até mesmo artistas menos conhecidos aparecem ali: fiquei surpreso ao encontrar resultados sobre o Diablo Swing Orchestra, um grupo que eu aprecio bastante, mas que deve ser desconhecido até pelas mães de seus integrantes (em tempo: estou usando metal nos exemplos porque é o estilo que eu gosto, mas reforço que há vários outros por lá).

Music Timeline - Artistas

Estas análises todas são feitas com base nas estatísticas de uso do Google Play Music. Pelo volume de dados, dá para perceber que os resultados são gerados automaticamente, o que remete ao seguinte questionamento: o acervo disponível no serviço é suficiente para mostrar resultados precisos?

Não dá para saber, mas o pessoal do GigaOM levantou um hipótese coerente: muito provavelmente, o Google incluiu comparativos com as bibliotecas de MP3 de seus usuários para melhorar a exatidão das informações.

Seja lá como for, o Music Timeline parece mesmo bastante realista, assim, dá para passar algum tempo brincando no serviço. Você pode até ouvir os álbuns encontrados ali mesmo, desde que esteja em um país onde o Google Play Music esteja disponível oficialmente (não é o caso do Brasil, infelizmente).

Com o Google Music Timeline você vê a evolução dos principais estilos musicais nas últimas décadas


    






Documentário indicado ao Oscar é original do Netflix e veio do Kickstarter

Posted: 17 Jan 2014 08:17 AM PST

Saiu ontem a lista de indicados ao Oscar deste ano e, entre as indicações da categoria Documentário em Longa-Metragem, está The Square, que mostra a revolução do Egito em 2011 através das histórias seis manifestantes.

O filme foi dirigido por Jehane Noujaim e, para ser finalizado, recorreu ao Kickstarter para conseguir financiamento. No dia 7 de março do ano passado, o objetivo de 100 mil dólares foi alcançado e mais 26 mil ainda foram arrecadados.

O Netflix adquiriu os direitos do filme em novembro e ele, hoje, faz parte dos Originais do serviço, apesar de não ter sido feito “sob encomenda”. E, além de The Square, outro documentário do Netflix está concorrendo a um Oscar, mas na categoria Curta-Metragem: The Short Game, sobre a trajetória de crianças rumo ao campeonato mundial de golfe. É primeiro filme do gênero produzido pelo serviço.

The Square já recebeu prêmios em Sundance e Toronto e, se ganhar o Oscar, será o segundo projeto do Kickstarer a conseguir um. No ano passado, Inocente, sobre uma adolescente sem teto da Califórnia que sonha em ser uma artista reconhecida, levou Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Para o Netflix, será o primeiro prêmio da Academia, mas não o primeiro de um Original: a série House Of Cards ganhou o Emmy de Melhor Direção em Série Dramática e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março.

Documentário indicado ao Oscar é original do Netflix e veio do Kickstarter


    






Em breve você verá “trending topics” no Facebook

Posted: 17 Jan 2014 07:33 AM PST

Se você é (ou foi) usuário do Twitter, certamente conhece os “trending topics”, uma lista de hashtags que indica os assuntos mais quentes do momento com base nas postagens dos usuários. Pois bem, a ideia começará a ser explorada muito em breve pelo Facebook, só que de uma maneira ligeiramente diferente.

A novidade não chega a ser surpresa. Em agosto do ano passado, o serviço adotou de maneira definitiva as hashtags e, na ocasião, havia comentado os planos de disponibilizar uma lista com os termos mais populares, justamente como faz o Twitter.

Trending no Facebook

A principal diferença entre ambos os serviços é que o Facebook exibirá listas com base em seus interesses, mas sem descartar o que é tendência na rede social como um todo, enquanto que o Twitter destaca os assuntos mais populares globalmente, em determinado país ou em grandes cidades, podendo o usuário alternar entre estas opções.

Pelo menos no início, não haverá mudanças na forma como o conteúdo relacionado é exibido quando uma hashtag é clicada: ao fazê-lo, o serviço mostrará um feed com as notícias mais relevantes relacionadas ao termo, incluindo aí postagens relevantes de amigos, tal como acontece hoje.

Hashtags Facebook

Como de hábito, o Trending, nome que o Facebook deu à funcionalidade, será implementado de maneira gradual: em seu comunicado, a empresa explicou que o recurso está sendo disponibilizado aos poucos apenas em alguns países, mas sem especificar quais.

De qualquer forma, não deve demorar muito para todas as contas serem contempladas. Se até pouco tempo atrás o Facebook se focava em conseguir cada vez mais e mais usuários, agora dá para perceber que o objetivo principal é mantê-los. Os trending topics são parte importante destes esforços, tanto que a empresa já confirmou estar trabalhando em um meio de implementá-los também em seus apps móveis.

Em breve você verá “trending topics” no Facebook


    






Pesquisa lista palavras que podem alavancar ou destruir uma campanha no Kickstarter

Posted: 17 Jan 2014 07:25 AM PST

Para ter sucesso no Kickstarter, não basta criar um produto inovador e atraente. É preciso convencer as pessoas de que ele é tudo isso e, para tanto, a escolha das palavras certas é importantíssima.

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Computação Interativa da Georgia Tech listou algumas palavras e expressões que, por algum motivo, costumam levar ao sucesso da campanha.

A pesquisa foi feita com a análise de 45 mil campanhas lançadas a partir de junho de 2012, metade delas bem-sucedida (51,53%, na verdade). A partir da análise dos textos de todas, foi criada uma espécie de dicionário com 100 verbetes e sua força para ajudar a definir se o projeto será financiado ou não.

A lista é em inglês e as palavras e expressões citadas têm, em sua maioria, a ver com discurso persuasivo – o que faz todo sentido; afinal, no Kickstarter, você quer persuadir as pessoas a investirem no seu projeto.

Na coluna da esquerda estão as que indicam que o projeto será financiado; na da direita, as que indicam o oposto:

kickstarter_2

Talvez você tenha notado palavras que não tenham muito a ver com o tal discurso persuasivo, como “Christina”, “december” e “cats” entre as mais adequadas. O estudo explora a ocorrência dessas palavras e os motivos pelos quais elas podem ter aparecido.

A primeira costuma fazer referência a celebridades, como Christina Aguilera. A segunda talvez influencie os financiamentos por indicar época de Natal, isenção de impostos nos EUA ou ainda algo exclusivo da cultura dos backers. Já a última é a que menos tem explicação, a não ser o fato de que a internet ama gatos (sim, isso está no estudo).

No entanto, não é só escolher as palavras certas que vai garantir o sucesso da sua campanha no Kickstarter. Outros fatores, como oferecer boas recompensas, manter updates e fazer um vídeo incrível, também contam muitos pontos a favor – ou contra.

Com informações: CNET

Pesquisa lista palavras que podem alavancar ou destruir uma campanha no Kickstarter


    






Loot Hero: mate inimigos, colete dinheiro e melhore seu herói neste jogo mega viciante

Posted: 17 Jan 2014 06:50 AM PST

Devo estar tentando escrever essa coluna há umas 3 horas. O principal motivo é que não consigo parar de jogar Loot Hero. Ou o distúrbio de atenção? Não importa, Loot Hero é o joguinho viciante da semana que vai te fazer correr pros lados matando inimigos até o fim dos tempos. Não tem como enjoar.

É muito simples jogar Loot Hero. Ao clicar para direita, seu herói se movimentará para direita. O mesmo serve para esquerda. Andar na direção de um inimigo automaticamente o ataca. Sem segredos, mate os monstros, pegue o dinheiro e prossiga. Cada um dos níveis possui diversos checkpoints e um chefe no final.

Só é importante manter o olho na vida de seu personagem. Para não morrer e ser levado ao checkpoint anterior, basta recuar e esperar suas feridas se recuperarem antes de continuar atacando. Com o dinheiro é possível – e altamente recomendado – comprar melhorias para seu herói. Ataque, velocidade, defesa e acerto crítico fazem a tarefa de matar monstros e salvar o reino muito mais fácil. É possível voltar nos níveis anteriores se precisar juntar mais dinheiro antes de enfrentar um chefe muito poderoso.

Loot Hero também está disponível para iOS e Android. Pretendo matar mais monstros e pegar mais dinheiro durante o final de semana todo, em qualquer lugar que eu estiver. Pouco me importa a vida social.

Tem sugestões para melhorar nossa coluna? Contate-nos por e-mail ou pelos comentários. :)

Loot Hero: mate inimigos, colete dinheiro e melhore seu herói neste jogo mega viciante


    






Sony Xperia C, Android intermediário com tela de 5 polegadas, chega ao Brasil por R$ 999

Posted: 17 Jan 2014 05:51 AM PST

O Sony Xperia C, um Android intermediário de tela grande que suporta dois SIM cards, entra em pré-venda no Brasil nesta sexta-feira (17). A Sony anunciou que o smartphone será vendido inicialmente na loja online da empresa, com preço sugerido de R$ 999. Com essas características, este é claramente um concorrente a aparelhos como o Galaxy Gran Duos.

sony-xperia-c

A tela TFT LCD do Xperia C tem 5 polegadas e resolução de 960×540 pixels, o que não é muito, mas também não é ruim: são 220 pixels por polegada. A Sony também colocou um processador básico da MediaTek com quatro núcleos Cortex-A7 de 1,2 GHz e GPU PowerVR SGX544. Há 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 32 GB) e bateria de 2.390 mAh. O Android é o 4.2 Jelly Bean.

Ele tem algumas características de design de outros aparelhos da Sony, como o LED de notificações parecido com o do Xperia ZQ, além do botão liga/desliga e do aro em volta da lente da câmera feito de alumínio. A tampa traseira é removível e dá acesso aos slots dos SIM cards e do cartão de memória, mas a bateria é fixa, como no Xperia SP.

sony-xperia-c-traseira

A Sony diz que o Xperia C é um bom smartphone para fazer selfies. Mas, diferente do que fizeram alguns fabricantes, como a Huawei, que colocou uma câmera frontal de 5 megapixels, a Sony manteve a resolução VGA na frente e deixa o usuário tirar autorretratos com a câmera traseira de 8 megapixels com sensor Exmor R, uma versão anterior do Exmor RS, que equipa os aparelhos mais caros da Sony. Para tirar a foto, o aparelho guia o usuário por voz.

O Xperia C começa a ser vendido hoje na Sony Store Online, apenas nas cores preta e branca, por R$ 999.

Atualização às 12h26: Poucos minutos após a publicação desta notícia, a Sony enviou uma errata à imprensa dizendo que o preço do Xperia C é R$ 999, não R$ 899. O texto foi atualizado para corrigir essa informação.

Sony Xperia C, Android intermediário com tela de 5 polegadas, chega ao Brasil por R$ 999


    






Rumor do dia: a voz da Siri da Microsoft será a mesma da Cortana, de Halo

Posted: 17 Jan 2014 05:14 AM PST

Há algum tempo há um rumor de que a Microsoft está trabalhando num assistente pessoal à la Siri para Windows Phone. O codinome do projeto, diziam, era Cortana – mesmo nome da personagem de Halo. Agora, parece que a mesma dubladora dela está trabalhando no assistente.

Jen Taylor, que é a atriz por trás da nada robótica voz do holograma da série de jogos, aparentemente foi escalada para fazer todos os donos de Windows Phone se sentirem um pouco mais Master Chief. A escolha dela como assistente de voz do Windows é bem óbvia: Cortana é uma inteligência artificial em Halo, título exclusivo do Xbox 360 desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft.

53453-halo-4-cortana-256389

Além do Windows Phone, a assistente pessoal também deverá estar disponível no aplicativo do Bing para iPhone, nos Xbox One americanos e no Windows a partir de 2015, provavelmente na nova versão. Ou seja, em praticamente tudo da Microsoft que tiver suporte a ela.

Sobre datas, é apontado que Cortana deva chegar aos aparelhos Lumia em abril, mesmo mês em que ocorre a Build, conferência anual da Microsoft para desenvolvedores. Também é nela que deve ser apresentado o suposto Windows 9.

Se você nunca jogou Halo e não conhece a voz de Cortana, o vídeo abaixo dá uma ideia. Fica a dúvida se ela será tão humana nos smartphones quanto no game:

Com informações: CNET

Rumor do dia: a voz da Siri da Microsoft será a mesma da Cortana, de Halo


    






Google trabalha em lentes de contato inteligentes que medem glicose de diabéticos

Posted: 17 Jan 2014 04:31 AM PST

O Google anunciou nesta quinta-feira (16) que está trabalhando em lentes de contato inteligentes com chips, sensores e antenas. Não é um Google Glass que você pode colocar no seu olho, mas é bem interessante: as lentes ajudarão pessoas com diabetes a monitorarem regularmente o nível de glicose.

lentes-contato-google-diabetes

Pessoas com diabetes devem verificar constantemente o nível de glicose no sangue para evitar complicações futuras, como insuficiência renal, ataque cardíaco ou problemas na visão, por exemplo. Para fazer isso, elas precisam espetar o dedo com uma agulha várias vezes ao dia. Não é a coisa mais agradável do mundo, então muitos fazem a verificação com menos frequência do que deveriam.

Então, o Google revelou que está testando lentes de contato com um minúsculo sensor de glicose e um chip wireless, localizados entre as duas camadas da lente, que fazem o monitoramento uma vez por segundo com base nas lágrimas. Sem dor! Além disso, o Google está querendo melhorar o protótipo ao adicionar LEDs que acendem automaticamente quando o nível de glicose ficar muito baixo ou muito alto, alertando a pessoa imediatamente.

As lentes de contato vêm do Google X, o laboratório misterioso do Google que já revelou um carro autônomo, os óculos inteligentes e um projeto para prover acesso à internet por balões. Mas talvez você já tenha lido algo sobre elas há algum tempo: é que os cofundadores do projeto, Babak Parviz e Brian Otis, haviam apresentado as lentes para a Microsoft no final de 2011. Este era o vídeo divulgado na época:

Não sabemos quando as lentes de contato inteligentes chegarão ao mercado, mas o Google diz que já está conversando com órgãos governamentais de saúde e procurando por parceiros que possam ajudá-los a transformar o protótipo em um produto final. É bem legal ver o Google trabalhando em um projeto como esse, e será mais legal ainda se as lentes de contato evoluírem e ganharem novas funções no futuro.

Google trabalha em lentes de contato inteligentes que medem glicose de diabéticos