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A demonstração da engine de The Division é um belo teaser da nova geração (mais 9 notícias)

A demonstração da engine de The Division é um belo teaser da nova geração (mais 9 notícias)

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A demonstração da engine de The Division é um belo teaser da nova geração

Posted: 10 Dec 2013 02:58 PM PST

A Ubisoft revelou ontem uma amostra do que sua nova engine, a Snowdrop, será capaz de fazer no PlayStation 4 e no Xbox One. Ela será a responsável pelos gráficos incríveis de The Division, jogo que será lançado em 2014 e que, apresentado de surpresa na E3, acabou se tornando um dos mais aguardados para a nova geração.

The Division se passa em uma Nova York destruída por um vírus que causa uma epidemia em todos os EUA. A sociedade toda entra em colapso e uma divisão especial, que dá nome ao jogo, é chamada para tentar controlar a crise. A inspiração para a história foi a operação Dark Winter, uma simulação realizada em 2001 para treinar as autoridades no caso de uma epidemia causada por armas biológicas no país – e que serviu para expor, principalmente, as fraquezas do sistema de saúde.

O jogo é uma mistura de RPG e MMO de ação e, ao longo da campanha, os jogadores irão enfrentar perigos de dia e de noite, além das mudanças climáticas das estações bem definidas nova-iorquinas. É preciso ter uma engine que dê conta disso, e é aí que vem a demonstração da Snowdrop casando com o poder da oitava geração de consoles. Dica: assista em Full HD.

Apesar de eu ter ficado mais impressionada com a neve derretendo e virando lama, há outros pontos que merecem atenção. Talvez, até mais.

O destaque, feito pelo próprio vídeo, é na iluminação e em como a luz reage imediatamente com o ambiente – por exemplo, a luz do sol passando pelos buracos de tiro em um outdoor, ou uma lâmpada balançando e iluminando, sem sequência no movimento, as paredes e o teto. As transições entre dia e noite também receberam uma atenção em como o sol bate no cenário. E os gráficos, como vocês viram, são lindíssimos, com um realismo de cair o queixo.

Há controvérsias, no entanto, se os gráficos de The Division serão tão bonitos assim nos consoles; pela internet tem imagens comparando amostras de Forza 5 e como ele ficou de verdade nas salas de estar e a diferença nos gráficos é bem visível. Mas, até que provem o contrário, vamos ser otimistas: se esse sample da Snowdrop é o que teremos no primeiro ano da oitava geração, imagine como serão os games daqui a cinco anos!

Para dar uma ansiedade, este é o gameplay de The Division:

A demonstração da engine de The Division é um belo teaser da nova geração


    






Agora você pode enviar fotos por DM no Twitter

Posted: 10 Dec 2013 02:30 PM PST

O Twitter anunciou que vai permitir aos usuários enviarem fotos por mensagens diretas. A novidade estará disponível nos aplicativos para Android e iOS, que estão sendo atualizados hoje.

O envio de fotos por DM inicialmente será restrito aos aplicativos para Android e iOS, mas você também poderá visualizar as imagens na versão web do Twitter. Além disso, ficou mais fácil acessar as mensagens diretas nos aplicativos: agora, há um ícone dedicado na barra inferior; antes, era necessário abrir a tela de perfil e tocar em um pequeno botão perdido.

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Além da atualização para suportar imagens em DMs, o Twitter fez algumas mudanças na interface. Agora, na aba principal, chamada Históricos, você poderá alternar entre a timeline, a tela Descobrir (que mostra os assuntos do momento) e a Atividade (com retweets e favoritos das pessoas que você segue).

O novo aplicativo do Twitter pode ser baixado no Google Play e na App Store.

Agora você pode enviar fotos por DM no Twitter


    






Senado aprova projeto de lei que prevê dois anos de detenção para “gatonet”

Posted: 10 Dec 2013 01:54 PM PST

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (10) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal promete endurecer o rigor contra uma prática bastante difundida no Brasil: as chamadas “gatonets”, isto é, o uso indevido de serviços de TV paga a partir de aparelhos que interceptam ou decodificam transmissões para não assinantes.

A proposta, de identificação PLS 186/2013, visa alterar a lei atual, que já caracteriza o uso “pirata” de serviços de TV como ato ilícito, mas não estabelece punições para os infratores. Se o projeto de lei entrar em vigor, quem for considerado culpado por tal ato poderá receber de seis meses a dois anos de detenção.

Para evitar brechas no regulamento, o projeto também propõe deixar claro os deveres dos assinantes de TV paga: “a utilização adequada do serviço e dos equipamentos fornecidos pelas prestadoras, o pagamento pela prestação do serviço na forma contratada, além da compra, quando for o caso, apenas de equipamentos certificados pela Anatel”.

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A ideia é reforçar ao consumidor que ele não deve se utilizar de artifícios para compartilhar de maneira não autorizada a sua assinatura com vizinhos ou adquirir decodificadores que liberam mais canais do que aqueles incluídos em seu plano.

Atualmente, estes aparelhos podem ser encontrados para venda com relativa facilidade na internet, havendo inclusive inúmeras páginas que ensinam como utilizá-los ou desbloqueá-los. Há também diversas lojas físicas em regiões populares de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, que a comercializam, embora de maneira discreta.

Estando aprovado pela CCT, o projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avaliará, entre outros, aspectos jurídicos e constitucionais. Como esta etapa possui caráter terminativo, o projeto deverá ser encaminhado na sequência para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário do Senado.

Talvez com uma alteração ou outra, mas é bastante provável que a proposta seja transformada em lei logo, uma vez que a disseminação das “gatonets” é espantosamente grande: um levantamento divulgado em agosto pela Business Bureau estima em 7 milhões o número de instalações irregulares no Brasil, uma quantidade maior que a base de assinantes da operadora Sky, de 5,2 milhões de clientes.

Com informações: Senado, Valor

Senado aprova projeto de lei que prevê dois anos de detenção para “gatonet”


    






iPhone 5s e iPhone 5c compatíveis com o 4G brasileiro poderão ser encontrados nos EUA

Posted: 10 Dec 2013 01:29 PM PST

Os novos iPhones começaram a ser vendidos no Brasil no dia 22 de novembro, com preços chegando a até R$ 3.599 para o iPhone 5s de 64 GB. Quem não quer gastar tanto dinheiro e tem viagem marcada para os EUA pode comprar o aparelho fora do país, mas isto não é uma ideia tão boa: o modelo vendido no mercado norte-americano é diferente do brasileiro, sem garantia no Brasil e sem suporte ao nosso 4G. Só que isso vai mudar em breve.

A partir desta sexta-feira (13), os modelos A1457 (iPhone 5s) e A1507 (iPhone 5c), os mesmos comercializados no Brasil e em alguns países da Europa, serão vendidos por duas operadoras norte-americanas: a Straight Talk Wireless e a Net10 Wireless, ambas pertencentes a uma subsidiária da América Móvil, que no Brasil é responsável pelas operações da Claro.

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As duas vendem aparelhos sem o tradicional contrato de dois anos praticado pelas grandes operadoras dos EUA. Os preços começam em US$ 549 (iPhone 5c de 16 GB) e US$ 649 (iPhone 5s de 16 GB) e chegam a US$ 849 (iPhone 5s de 64 GB), mesmos valores dos modelos norte-americanos desbloqueados. Os aparelhos poderão ser encontrados nos Wireless Centers do Walmart.

Como os modelos A1457 e A1507 são comercializados no Brasil, eles possuem garantia em território nacional, além de funcionarem com o nosso 4G. Outra opção é comprar os iPhones em alguns países europeus, como Alemanha e Reino Unido, mas não há tanta vantagem: na França, por exemplo, o iPhone 5s de 16 GB custa 709 euros (R$ 2.253, na cotação de hoje), pouca diferença em relação ao valor de R$ 2,5 mil praticado para compras à vista no Brasil.

Com informações: MacMagazine, Wall Street Journal.

iPhone 5s e iPhone 5c compatíveis com o 4G brasileiro poderão ser encontrados nos EUA


    






Manifestações dominam os assuntos do ano no Facebook no Brasil

Posted: 10 Dec 2013 01:03 PM PST

A cerca de 20 dias de 2014, é chegada a hora de fazer as retrospectivas de 2013. Enquanto preparamos a nossa (rá!), o Facebook já lançou a dele, com direito a vídeo fofinho para te fazer lembrar não apenas dos acontecimentos que repercutiram mundialmente, mas da sua própria vida.

Bonito, né? E aposto que você nem lembrava que o Harlem Shake é deste ano.

No mesmo site, a rede social disponibilizou alguns infográficos sobre os assuntos mais frequentes ao longo do ano. Por exemplo, os parques da Disney ao redor do mundo lideram os checkins na rede social; no Brasil, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é o único que entra na contagem mundial.

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Por aqui, o top 10 checkins é este:

  1. Parque Ibirapuera (SP)
  2. Praia de Copacabana (RJ)
  3. Estádio do Pacaembu (SP)
  4. Mercado Municipal de São Paulo (SP)
  5. Avenida Paulista (SP)
  6. Parque Villa Lobos (SP)
  7. Balneário Camboriú (SC)
  8. Gramado (RS)
  9. Riviera de São Lourenço (SP)
  10. Cidade do Rock (RJ)

Quanto aos milestones pessoais, os brasileiros têm, no top 3, os que têm a ver com relacionamentos: início de relacionamento, casamento e noivado. No resto do mundo, os três ficaram condensados em primeiro lugar; em segundo, viagens e, em terceiro, mudanças de endereço – itens que estão, na contagem brasileira, em quarto e sexto.

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E do que os brasileiros mais falaram em 2013 no Facebook? Provavelmente, um assunto que também dominou as conversas offline: as manifestações. Inclusive, ela aparece no infográfico do FB com duas “tags”: “vem pra rua” também está no top 10.

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Também dá para ver sua própria retrospectiva, com 20 fatos mais relevantes no seu ano segundo o algoritmo do Facebook – que provavelmente tem uma ideia diferente da sua no que diz respeito à sua vida, mas serve para lembrar de coisas que aconteceram lá no começo do ano e você nem se lembra mais.

Manifestações dominam os assuntos do ano no Facebook no Brasil


    






Tirar fotos de tudo pode acabar com a sua memória do evento (e da viagem, da festa…)

Posted: 10 Dec 2013 08:52 AM PST

Tirar fotos de tudo durante uma viagem para lembrar de cada detalhezinho, ainda mais com milhares de cliques disponíveis nas câmeras e smartphones atuais, pode não ser uma ideia muito boa, apesar de tentadora. Aliás, pode surtir o efeito contrário, segundo uma pesquisa feita em uma universidade americana.

A doutora Linda Henkel, da Universidade de Fairfield, em Connecticut, realizou um experimento em um museu para ver como as pessoas se relacionavam com as memórias que registravam. Foi pedido ao grupo de voluntários que tirasse fotos dos objetos da exposição ou tentasse se lembrar deles.

No dia seguinte, foi pedido que eles falassem dos objetos vistos. O resultado foi que a maioria das pessoas conseguia dar menos detalhes dos objetos fotografados que dos que foram apenas observados.

Lembrar dos turistas fazendo a mesma pose vale mais a pena que tirar uma foto igual à de todo mundo?

Lembrar dos turistas fazendo a mesma pose vale mais a pena que tirar uma foto igual à de todo mundo?

“Quando as pessoas confiam na tecnologia para lembrar das coisas para eles – confiando na câmera para gravar o evento e não precisar estar nele completamente – pode ter um impacto negativo em quão bem elas se lembram das experiências”, explica Henkel. O nome dado à descoberta é “photo-taking impairment effect”, algo como “efeito de perda ao tirar fotos”. É a justificativa apresentada por alguns músicos, como Beyoncé, Prince e Björk, para pedir que fotos não sejam tiradas em seus shows.

A equipe de Henkel identificou, ainda, um outro “fenômeno”: quando um detalhe é fotografado, a mente se lembra do objeto inteiro, e não apenas do que foi enquadrado.

Os próximos passos da pesquisa são analisar elementos: descobrir se fotografar-se no lugar altera a memória da situação e se ativamente escolher o que fotografar pode fazer com que se preste mais atenção – na pesquisa feita, foi direcionado aos participantes o que poderia ser fotografado, resultando num ambiente controlado, que nem sempre corresponde à vida real.

Com informações: Telegraph

Tirar fotos de tudo pode acabar com a sua memória do evento (e da viagem, da festa…)


    






GTA V ganha primeira expansão em 2014; GTA Online terá criador de corridas e deathmatch nesta semana

Posted: 10 Dec 2013 07:42 AM PST

Para garantir que ninguém consiga colocar as mãos em outro jogo que não seja GTA V por mais algum tempo, a Rockstar vai começar a distribuir as expansões do game. Nesta semana – possivelmente, ainda hoje – , chega um update para o GTA Online, modo multiplayer online, e, em 2014, a história single player será expandida.

O Deathmatch & Race Creators Beta, como o nome diz, é a versão beta de uma ferramenta de criação de missões de mata-mata e de corrida que será distribuída por meio de uma atualização ainda nesta semana. As criações dos jogadores poderão ser compartilhadas com a comunidade no Rockstar Social Club, e as melhores receberão o selo de aprovação da Rockstar como Rockstar Verified Jobs.

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Outro update que chega ainda neste mês é o modo Capture, que leva o Capture The Flag para o universo de GTA Online. Será possível jogar em até quatro times para conquistar o “tesouro” dos oponentes, como contrabando ou veículos, e o modo ainda trará novos empregos in-game, além de ser, também, gratuito. Na próxima semana, a empresa deve dar mais informações sobre esse update.

Para 2014, a Rockstar também já prometeu novidades: o lançamento dos heists co-op, que possibilitarão fazer grandes assaltos com seus amigos, e a primeira expansão do modo história, ainda sem nenhum detalhe adicional; o site oficial só diz que ”temos grandes planos para adições substanciais em 2014 continuando a ação de Michael, Franklin e Trevor”.

GTA V ganha primeira expansão em 2014; GTA Online terá criador de corridas e deathmatch nesta semana


    






Você já pode incluir suas próprias fotos no Google Street View

Posted: 10 Dec 2013 07:05 AM PST

Você já passou pela situação de estar conferindo um endereço no Street View, mas não conseguir visualizar determinada rua, talvez porque o carro do Google não pôde entrar ali? E se você mesmo capturasse as imagens e as disponibilizasse no serviço? Pois saiba que, graças ao Photo Sphere, você já pode fazer isso.

O Photo Sphere é uma ferramenta disponível no Android 4.2 ou superior (pelo menos nas versões para a linha Nexus) capaz de gerar fotos panorâmicas em 360 graus de uma maneira que lembra justamente o Google Street View, guardadas as devidas proporções, é claro.

Também é possível incluir no serviço imagens geradas com câmeras DSLR, mas aqui, provavelmente, o trabalho é um pouco maior.

A ideia consiste em aproveitar o potencial do app para que os usuários que quiserem contribuir possam capturar imagens “navegáveis” de parques, praças, rodoviárias, pontos turísticos, ruas bloqueadas para tráfego de carros ou cidades não cobertas pelo Google Street View e enviá-las para o Google Maps.

A proposta remete ao Views, comunidade criada em julho deste ano justamente para o compartilhamento de capturas do Photo Sphere no Google Maps. A diferença aqui é que, na integração com o Street View, os usuários podem conectar as fotos em uma espécie de “ligue os pontos” para montar um caminho.

Criando seu próprio Street View

Criando seu próprio Street View

Caso você queira publicar as suas imagens, tudo o que é necessário fazer é enviar as capturas para o Google Maps a partir da galeria de fotos do Android e, no site do Views, seguir as orientações para conectá-las.

É possível escolher entre deixar as imagens públicas ou privadas. Esta última opção é a solução ideal para quem deseja, por exemplo, compartilhar capturas de uma propriedade particular apenas com amigos ou parentes.

Você já pode incluir suas próprias fotos no Google Street View


    






Snapdragon 410 traz processador de 64 bits e 4G para os smartphones não tão caros

Posted: 10 Dec 2013 06:57 AM PST

A Qualcomm anunciou ontem o Snapdragon 410, primeiro SoC da empresa com processador ARM de 64 bits. O chip suportará 4G e contará com uma nova arquitetura baseada nos núcleos da série Cortex-A50, mas não estará presente nos próximos smartphones caros: aqui, o foco são os aparelhos intermediários, como o Moto G, que hoje carrega um Snapdragon 400.

O Snapdragon 410 contará com até quatro núcleos ARM Cortex-A53, provavelmente rodando entre 1,2 GHz e 1,4 GHz, de acordo com o AnandTech. Esses núcleos são uma espécie de versão econômica do Cortex-A57, que também suporta instruções de 64 bits e prometia até o triplo de desempenho dos smartphones mais caros.

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A GPU é a Adreno 306, que deverá trazer um pequeno salto de desempenho em relação ao Adreno 305, usado no Snapdragon 400. Segundo a Qualcomm, a nova GPU é capaz de reproduzir vídeos com resolução de até 1080p. O processador de sinal de imagem, por sua vez, foi atualizado para suportar câmeras com sensores de até 13 megapixels.

De acordo com a Qualcomm, a ideia é levar 4G aos smartphones mais acessíveis, que normalmente custam menos de 150 dólares. O Snapdragon 410 suportará o chip RF360, compatível com uma série de bandas de LTE, então pode esperar pelo 4G em uma possível segunda geração do Moto G. E claro, como estamos falando de um SoC para mercados emergentes, o Snapdragon 410 terá suporte a smartphones dual SIM e triple SIM.

As amostras do Snapdragon 410 serão enviadas aos fabricantes na primeira metade de 2014. Os smartphones com o novo chip deverão aparecer no mercado no segundo semestre do ano.

Snapdragon 410 traz processador de 64 bits e 4G para os smartphones não tão caros


    






VGX 2013: GTA V é o Jogo do Ano e vários games são prometidos para 2014

Posted: 10 Dec 2013 06:30 AM PST

Vocês se lembram do VGA? Pois bem o Video Games Awards, premiação que elege os melhores jogos a cada ano, meio que digievoluiu e, em 2013, virou o VGX, cuja edição deste ano aconteceu no último sábado, 7 de dezembro.

O tal do VGX buscou dar uma nova identidade para o já tradicional evento, o que não funcionou muito bem. Deixando de lado as falhas e bizarrices da transmissão, o que realmente importou foram os jogos vencedores das 22 categorias da premiação, que elegeu GTA V como jogo do ano – apesar de The Last Of Us ter recebido mais prêmios.

Os highlights da noite foram, principalmente, as medalhas de ouro nas categorias Indie, com Gone Home, Ação, com Assassin’s Creed IV: Black Flag e FPS, com Bioshock Infinite. A Naughty Dog, de The Last of Us, levou o título de produtora do ano.

E caso você queira conferir a lista completa:

Categoria Vencedor
Jogo do ano Grand Theft Auto V
Ação Assassin’s Creed IV: Black Flag
Tiro Bioshock Infinite
RPG Ninokuni: Wrath of the White Witch
Esporte NBA 2K14
Independente Gone Home
Corrida Forza Motorsport 5
Luta Injustice: Gods Amongs Us
Casual Animal Crossing: New Leaf
Xbox 360 Brothers: A Tale of Two Sons
PlayStation 3 The Last of Us
Nintendo Wii U Super Mario 3D World
PC Gone Home
Portáteis The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
DLC Far Cry 3: Blood Dragon
Trilha Sonora Grand Theft Auto V
Canção Bioshock Infinite (“Will the Circle be Unbroken”)
Dublador The Last of Us (Troy Baker – Joel)
Dubladora The Last of Us (Ashley Johnson – Ellie)
Estúdio do ano Naughty Dog (The Last of Us)

Mas, se a premiação deixou a desejar, as surpresas reveladas durante ela arrancaram lágrimas dos espectadores. Em determinado momento, a Telltale Games subiu ao palco para revelar algumas de suas promessas para o próximo ano. A produtora, famosa pelo sensacional adventure de The Walking Dead, lançou este ano a adaptação dos quadrinhos The Wolf Among Us e está prestes a liberar a segunda temporada de seu maior sucesso, ainda em 2013.

Não bastasse o trabalho que anda tendo, o estúdio demonstrou que a força vinda de todos os prêmios que The Walking Dead ganhou em 2012 foi suficiente para gerar uma onda de auto-confiança e ideias muito boas. Confirmando os rumores (que já tínhamos apontado esperançosamente aqui), a produtora anunciou o jogo de Game of Thrones, baseado na série da HBO, que conta com elementos dos livros de George R. R. Martin.

O título recebeu um pequeno teaser, que não revela absolutamente nada, só confirma as especulações. Entretanto, sabemos que a obra se tratará de uma série episódica, baseada nas decisões morais do jogador, conforme acontece em The Walking Dead.

Caso você já tenha lido ou assistido a Game of Thrones, deve saber o tanto de personagens e aprofundadas tramas paralelas (que, contrariando as leis da geometria, acabam se cruzando em algum ponto) que a história tem. A partir disso, e conhecendo o trabalho da Telltale, eu só consigo considerar dois caminhos: ou essa adaptação será absurdamente sensacional, ou será mais um dos jogos costumeiros baseados na franquia (são todos bastante dispensáveis). E essa segunda opção, nós sabemos, desapontaria toda uma legião de fãs, tanto da série, quanto do estúdio.

Como se não bastasse o grande anúncio, o estúdio se mostrou faminto por trabalhos e ideias interessantes e acabou anunciando também um adventure baseado no universo de Borderlands.

É, pois é, não é algo que se compreenda de imediato. Tales from the Borderlands também segue a linha de adventure episódico, que está virando marca registrada da Telltale. O jogo se passará no universo de Pandora, tal e qual o título da Gearbox, e sua data de lançamento não foi revelada.

Concordemos que a Telltale Games foi realmente a grande estrela da noite, mas nem só de adventures questionadores sobreviveu a noite do evento.

A Square Enix também deu as caras por lá e confirmou os boatos sobre uma nova versão de Tomb Raider, voltado exclusivamente para o PlayStation 4 e o Xbox One. Tomb Raider: Definitive Edition será mais ou menos a mesma coisa que já vimos neste ano, mas incluirá todos os DLCs já lançados para o último título da série e terá uma ligeira mudança nos gráficos; inclusive, a Lara parece mais feminina e delicada do que nunca no novo trailer. Seu cabelo está até mais esvoaçante.

Além da redefinição visual, a edição definitiva também trará uma HQ digital com a história do jogo, um art book e novas roupas para Lara.  O jogo deve ser lançado no início do ano que vem, ao preço de US$ 59,90.

E, por fim, um último game que foi anunciado e conseguiu chamar bastante atenção é No Man’s Sky, um jogo da aventura em homenagem aos grandes títulos de ficção científica de antigamente (você provavelmente vai se lembrar de Star Trek vendo o trailer). Nele, será possível explorar planetas desconhecidos e se enfiar em tiroteios no espaço. Segundo os criadores, cada criatura e planeta será particular para um jogador.

No Man’s Sky está sendo produzido pela Hello Games (de Joe Danger) por uma equipe de quatro (!) pessoas e não tem data de lançamento prevista ainda, mas já acreditamos que ele deve levar algum prêmio na VGX do ano que vem.

VGX 2013: GTA V é o Jogo do Ano e vários games são prometidos para 2014