VWS

Postagens mais visitadas

Tubby, a versão masculina do app Lulu, será lançado na semana que vem (mais 8 notícias)

Tubby, a versão masculina do app Lulu, será lançado na semana que vem (mais 8 notícias)

Link to Tecnoblog

Tubby, a versão masculina do app Lulu, será lançado na semana que vem

Posted: 27 Nov 2013 11:31 AM PST

No final da semana passada, a internet brasileira foi sacudida pelo lançamento de um aplicativo que dividiu opiniões, acabou com amizades e fez bolsas de valores caírem em todo o mundo: o Lulu, criado pela jamaicana Alexandra Chong para avaliar homens e seu desempenho em todas as instâncias da área amorosa. Em menos de uma semana no Brasil, mais de um milhão de reviews já foram postados por lá.

Em entrevista para a Veja, a criadora do aplicativo disse que o aplicativo foi inspirado em conversas do mundo real entre mulheres e a recepção pelos homens tem sido dividida entre os que ficam curiosos com as avaliações e os que preferem ficar bem longe dele, inclusive pedindo para serem removidos – o que é feito sem nenhum problema.

Como esperado, o sucesso do Lulu já está rendendo seus spin offs. Um trio de brasileiros começou a divulgar o Tubby, app semelhante ao Lulu, mas no qual os homens podem avaliar as mulheres. “Tubby” é o nome original do personagem Bolinha, uma alusão ao Clube do Bolinha e referência clara ao nome “Lulu” – que, segundo a criadora, não tem nada a ver com Clube da Luluzinha; Lulu era seu apelido de infância.

tubby app

Com o slogan “sua vez de descobrir se ela é boa de cama ou não”, o Tubby aparentemente terá o método de avaliação bem semelhante ao Lulu: além da nota final, é possível dar mais detalhes sobre defeitos e qualidades da garota utilizando algumas hashtags. Mas, enquanto no Lulu elas são fixas, no Tubby aparentemente será possível criar novas – tanto que, em entrevista para o Olhar Digital, os criadores afirmam que estão desenvolvendo um algoritmo que detectará as que forem ofensivas. Também será possível deletar seu perfil, caso você não queira ser avaliada.

É machismo? Os criadores não vêem dessa forma e garantem que a intenção não é passar essa mensagem, mas entendem que ele será, sim, considerado machista por algumas pessoas, enquanto será apenas uma diversão para outras – assim como aconteceu com o Lulu.

O Tubby deve ser lançado na semana que vem para Android e iOS. Como será que vai repercutir?

Tubby, a versão masculina do app Lulu, será lançado na semana que vem


    


Primeiras unidades do Jolla, smartphone com Sailfish OS, começam a ser entregues e rodam apps para Android

Posted: 27 Nov 2013 11:19 AM PST

Cerca de seis meses atrás, a Jolla, aquela empresa criada por ex-colaboradores da Nokia para dar sequência aos trabalhos iniciados com o finado MeeGo, prometeu colocar seu primeiro smartphone no mercado ainda em 2013 e assim o fez: o dispositivo, que leva o mesmo nome da empresa, começou a ser entregue hoje para consumidores da Finlândia que o adquiriram em pré-venda.

jolla-1

Além deste verde, o Jolla chega em outras oito cores

O controle quase total do segmento de smartphones pela Apple e pelo Google, assim como a chegada de plataformas como Firefox OS e Tizen, parece não assustar os idealizadores da Jolla. A empresa acredita que as propostas de seu sistema operacional, o Sailfish OS, farão a diferença na disputa de mercado.

A plataforma chama mesmo a atenção: tem raízes no MeeGo (cuja performance era costumeiramente elogiada), conta com um padrão visual agradável e possui uma interface baseada em gestos, dispensando botões físicos ou mesmo virtuais – para abrir o menu de programas, por exemplo, basta deslizar a tela inicial para cima.

Este vídeo mostra o sistema em ação:

Como o “calcanhar de Aquiles” de toda plataforma nova é a quantidade modesta de aplicativos, a Jolla buscou uma alternativa interessante: o Sailfish OS é capaz de executar uma quantidade razoável de apps para Android – 85 mil nesta fase inicial, para ser um pouco mais preciso.

As especificações de hardware do Jolla não impressionam para os padrões atuais, mas são, provavelmente, suficientes para rodar bem o Sailfish OS: tela IPS de 4,5 polegadas com 960×540 pixels e Gorilla Glass 2, processador dual-core de 1,4 GHz da Qualcomm, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento expansível com microSD, câmera traseira de 8 megapixels com LED, câmera frontal de 2 megapixels e bateria de 2.100 mAh, tudo isso em um dispositivo com espessura de 9,9 mm e 141 gramas de peso.

Na conectividade, há Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, GPS, porta Micro USB 2.0, além de 3G e 4G. É possível adicionar suporte a NFC por meio de uma capa traseira especial, a Other Half, que também pode alterar parâmetros do sistema operacional. A ideia é que, futuramente, o usuário possa fazer o aparelho entrar em um modo de funcionamento profissional, por exemplo, simplesmente colocando a capa apropriada.

A capa Other Half

A capa Other Half

Se você está entre os consumidores fora da Finlândia que compraram o Jolla em pré-venda no site oficial, não precisará esperar muito mais para tê-lo em mãos: a empresa assegura que estas unidades serão enviadas até o final de 2013.

Os demais interessados devem aguardar um pouco mais, uma vez que a Jolla prometeu iniciar as vendas online do aparelho assim que todas as unidades encomendadas tiverem sido entregues. Com sorte, a espera não passará do primeiro trimestre de 2014.

Na Europa, o dispositivo custa 399 euros, o equivalente a pouco mais de 1.250 reais.

Com informações: Digital Trends

Primeiras unidades do Jolla, smartphone com Sailfish OS, começam a ser entregues e rodam apps para Android


    


Steam começa a Promoção de Primavera para torrar seu décimo terceiro

Posted: 27 Nov 2013 11:01 AM PST

Não vai ter cartão de crédito que não peça arrego nesta semana. Já esperamos a Black Friday para comprar eletrônicos com desconto nesta sexta-feira e fomos surpreendidos nesta tarde de terça-feira pela Promoção de Primavera do Steam!

Até o dia 3 de dezembro, vários jogos terão descontos significativos em seus preços, que podem chegar a 80% – neste caso, os que já têm algum tempinho de existência no Steam. Mas até lançamentos também estão com preço mais baixo.

Além das promoções diárias, há as relâmpago, que diminuem mais ainda os preços por oito horas.

Separamos alguns dos que estão valendo bastante a pena agora:

Se você ler este post amanhã, provavelmente serão outras as promoções. Então, fique de olho no site para não perdê-las de vista.

Não sei vocês, mas eu já me conformei com o destino da minha vida financeira neste fim de ano:

My+Reaction+after+every+Steam+Sale_a11b65_4798439

Steam começa a Promoção de Primavera para torrar seu décimo terceiro


    


Homem expõe sua mulher nua ao vivo no serviço de streaming do PS4

Posted: 27 Nov 2013 10:31 AM PST

Uma das funcionalidades do PlayStation 4 é permitir o streaming de vídeo ao vivo, o que é legal, por exemplo, para fazer gameplays mostrando a sua reação ou outro tipo de conteúdo relacionado a jogos – um casal criou um talk show chamado The Spartan Show que chamou atenção até da própria Sony.

Mas sempre tem um idiota que não sabe usar as coisas e esse conseguiu ser pior que o que esqueceu de desligar a webcam antes de fazer sexo com a namorada e teve o ato todo assistido ao vivo por inúmeros jogadores de World of Warcraft.

O usuário identificado como Darckobra resolveu transmitir pela internet uma bebedeira com a esposa. Depois de vários drinks, a mulher dormiu no sofá e ele achou que seria uma ótima ideia mostrar os peitos dela para toda a internet.

Sério: ele abaixou o decote da blusa dela até eles aparecerem.

ps4 unboxing 6

“This is why we can’t have nice things”

Como se isso já não fosse o suficiente para ele perder o direito de viver em sociedade, cerca de 15 minutos depois da primeira exposição, a transmissão ficou preta por um tempinho e, quando voltou, a mulher reapareceu completamente nua (e inconsciente).

O Twitch, que é o serviço que a Sony adotou no PS4 para fazer esses lives, tratou de banir o usuário Darckobra e reiterou suas políticas no Twitter:

“Continuamos a fazer a moderação de acordo com nossos Termos de Serviço. Conteúdo não-relacionado a games não é permitido. Ao usar o Playroom do PS4 (programa que permite gravar vídeos), o conteúdo deve ser sobre jogos.”

Ok, entendemos o recado. Mas o problema não pode ser ignorado dessa forma – quer dizer, não foi mencionado nada sobre ele na declaração – e tanto o Twitch quanto a Sony têm uma questão bem complicada nas mãos: é mais do que controle de conteúdo inapropriado, é o que fazer quando o meio é utilizado para expor uma pessoa de uma maneira com a qual ela não concorda – e, dado o estado que ela se encontra nas fotos (que não iremos mostrar aqui porque isso seria expô-la ainda mais), nem tinha como opinar.

Recentemente, temos visto vários casos de revenge porn que são certa forma semelhantes ao do Darckobra aqui no Brasil e que resultaram em suicídios das garotas. Ou seja, o assunto é muito, mas muito sério, e só banir os usuários que fazem isso não me parece nem de longe o suficiente ou adequado para desestimular esse tipo de atitude. Não é o caso de acabar com o serviço, já que este foi mais um caso isolado que algo que tem ocorrido com frequência (de fato, foi o primeiro que tivemos notícia), mas de ajudar a penalizar de maneira mais efetiva quem o utiliza “para o mal” – por exemplo, permitindo a localização dessas pessoas pelas autoridades.

Entramos em contato com a Sony para saber a posição dela e, assim que obtivermos uma resposta, damos o update.

Com informações: Daily Mail, Game Revolution

Homem expõe sua mulher nua ao vivo no serviço de streaming do PS4


    


Empresa brasileira mostra relógio que faz ligações e roda Android

Posted: 27 Nov 2013 10:11 AM PST

A Locke, empresa brasileira que fabrica relógios de pulso, anunciou hoje um produto mais tecnológico: além de mostrar as horas, o smartwatch da empresa roda Android e pode inclusive fazer ligações telefônicas. Diferente dos relógios lançados recentemente por Samsung e Sony, o smartwatch da Locke tem uma entrada para o chip da operadora e funciona independentemente de smartphones e tablets.

locke-smartwatch

Dentro do relógio, que possui uma pequena tela TFT de 1,54 polegada com resolução de 240×240 pixels, há um processador dual-core de 1,2 GHz, 4 GB de armazenamento interno, 512 MB de RAM e bateria de 400 mAh, além de conexões Bluetooth, Wi-Fi e 3G. Também há uma câmera de 3 megapixels, que estranhamente está localizada na lateral direita do corpo do relógio.

Na pulseira, há um slot para o Micro-SIM. Ele é basicamente um "telefone de pulso": dá para fazer ligações e enviar mensagens de texto, por exemplo. O Android, que infelizmente ainda é o velho Ice Cream Sandwich, se comporta como num smartphone normal: é possível instalar aplicativos da Play Store, como Instagram, WhatsApp, Twitter e Facebook. Você pode inclusive fazer chamadas em vídeo com o Skype.

locke-smartwatch-3

Só que rodar aplicativos de smartphone num relógio não é exatamente bom. Como a tela é minúscula, as teclas do teclado virtual do Android ficaram absurdamente pequenas, então a digitação foi bem difícil nos poucos minutos em que mexi com o dispositivo. As fontes do sistema ficaram quase ilegíveis; há uma tela que imita as Live Tiles do Windows Phone e mostra atalhos para os aplicativos do sistema de forma mais amigável, mas esta parece ter sido a única adaptação na interface para que o sistema rodasse no relógio.

smartwatch-locke-1

Outro problema é que esses aplicativos, em conjunto com o hardware mais potente em relação aos outros smartwatches, parecem drenar rapidamente a pequena bateria. A Locke não informou exatamente o modelo do processador, então nós fizemos uma pesquisa com base no modelo informado pelo Android (EC308) e descobrimos que se trata de um projeto chinês, usado por várias outras empresas, que possui um SoC dual-core de 1,2 GHz da MediaTek. De acordo com a Locke, a bateria dura até 10 horas em standby e apenas 3 horas em uso.

smartwatch-locke-2

Conclusão: não, este ainda não é o smartwatch que você terá vontade de comprar.

O smartwatch será vendido por 999 reais no site da Locke. Ele entrará em pré-venda em breve, e a empresa afirma que pretende vender 1.000 unidades no primeiro semestre de 2014. No futuro, a empresa planeja montar o relógio no Brasil e vendê-lo em lojas físicas.

Empresa brasileira mostra relógio que faz ligações e roda Android


    


Com esta extensão, você diz “Ok, Google” e faz pesquisas de voz no Chrome

Posted: 27 Nov 2013 08:29 AM PST

Mais uma novidade acaba de chegar para enriquecer o universo do Chrome: nesta terça-feira, o Google liberou uma extensão que permite ao usuário fazer buscas ou dar comandos ao navegador via voz, tal como acontece com o Google Now para Android, por exemplo.

Sim, já faz algum tempo que é possível fazer pesquisas de voz no Google a partir do Chrome. Mas, para ativar a função, é necessário clicar no ícone do microfone que aparece no lado direito do campo de busca. Com a extensão recém-disponibilizada, não é preciso clicar em nada, basta pronunciar o comando “Ok, Google” para o recurso entrar imediatamente em funcionamento.

Olha, mãe! Sem as mãos!

Olha, mãe! Sem as mãos!

Além das tradicionais pesquisas, você pode utilizar a extensão para algumas das demais funcionalidades do buscador, como fazer cálculos, converter moedas e medidas, comparar preços ou traduzir palavras para outros idiomas.

É possível inclusive configurar um alarme. O comunicado da empresa, liberado em sua página no Google+, cita como exemplo o comando “Ok Google, set a timer for 30 minutes” (“ok, Google, defina um lembrete para daqui a 30 minutos”).

De nome Google Voice Search Hotword, a extensão está em fase beta e, pelo menos por enquanto, entende apenas comandos em inglês. Isso significa que, para conseguir testá-la, você precisa fazer pesquisas no endereço google.com e, provavelmente, modificar as preferências de busca (nesta página) para definir o referido idioma como padrão.

Ainda não há previsão de quando a extensão funcionará oficialmente para usuários de outros países. Mas, se levarmos em conta que a funcionalidade possui tecnologia similar ao reconhecimento de voz do Google Now, que já está avançando na compatibilidade com outras línguas, é provável que não tenhamos que esperar muito para dar comandos em português.

Com informações: 9to5Google

Com esta extensão, você diz “Ok, Google” e faz pesquisas de voz no Chrome


    


Mais um protótipo de Steam Machine, desta vez da iBuyPower

Posted: 27 Nov 2013 08:21 AM PST

Já demos uma olhada nos protótipos da própria Valve para as Steam Machines. Ontem, uma parceira da empresa revelou os seus: a iBuyPower, especializada em montar computadores personalizados para gamers, mostrou como é sua caixa para jogos.

A máquina da iBuyPower terá processador multi-core da AMD (não foi especificado qual) e GPU Radeon R9 270. Segundo a empresa, suas Steam Machines rodarão jogos do Steam adaptados para Linux – como todos no Steam OS – em 1080p e a 60 fps. No armazenamento, ela tem 500 GB – assim como os consoles da nova geração.

O tamanho da máquina também lembra eles: segundo a empresa, é maior que um PS4 e menor que o Xbox One.

ibuypowersteam_28061.nphd_

Até o preço é de console: 499 dólares – sendo que só a GPU adotada custa 180 dólares – , mesmo valor do Xbox One. E ele vem com o Steam Controller, otimizado para jogos de PC.

A iBuyPower falou de dois protótipos que estão sendo desenvolvidos, um chamado Gordon e outro, Freeman (Half Life 3!!!). No entanto, ela não mencionou diferenças no hardware, só uma puramente cosmética: uma das máquinas é branca, com uma luz colorida que pode ser personalizada pelo usuário e a outra, preta, sem iluminação.

Mais detalhes sobre as especificações e o que Gordon e Freeman são capazes de fazer deve chegar com a CES, que acontece na primeira semana de janeiro em Las Vegas. O que dá para dizer, por enquanto, é que, com tanta oferta de consoles e PCs, 2014 promete ser bem tentador para os gamers.

Com informações: Forbes

Mais um protótipo de Steam Machine, desta vez da iBuyPower


    


Aos 19 anos, criador de mod para Skyrim vira game designer da Bungie

Posted: 27 Nov 2013 06:32 AM PST

É difícil, quase impossível, digamos, convencer sua mãe (ou seus avós, tios, etc) de que todas essas horas gastas em frente a um computador estejam realmente te trazendo algum retorno, não é? Nós compartilhamos da mesma dor. Entretanto, há alguns casos de sucesso nessa grande loteria da vida que podem servir de exemplo para quando você quiser tentar convencê-los mais uma vez.

Alexander J. Velicky tinha 19 anos quando resolveu se aventurar pelas terras das modificações de jogos. Começou com Fallout 3 e ficou famoso no meio modder a partir de The Elder Scrolls V: Skyrim com a skin Falskaar, uma produção impressionante. No caso de Velicky, todo o tempo despendido no mod lhe rendeu nada menos que um cargo de game designer na Bungie, produtora da série Halo.

Falskaar-Skyrim-Mod

Falskaar adiciona mais de 20 horas a Skyrim, e não por menos ganhou todo esse reconhecimento: os gráficos são incríveis; o mapa, que adiciona uma vizinhança à região, tem basicamente 1/3 do mapa original produzido pela Bethesda; além de ter sido feito todo um trabalho de dublagem para as novas cenas, gravadas por voluntários.

A intenção inicial do designer era conseguir uma vaga no time de criação da Bethesda. O intuito não foi exatamente alcançado, mas todas as duas mil horas de trabalho, em um ano de dedicação, resultaram a Velicky uma vaga tão boa quanto. A contratação foi comemorada na fanpage do designer no Facebook, que contou ter almoçado com o co-fundador da Bungie, Jason Jones, e saído de lá “incrivelmente animado por se juntar ao incrível time por trás da produtora”.

Com a nova carga de compromissos, não será estranho caso deixemos de ver novos mods de Velicky por aí. O próprio fez questão de adiantar as respostas para possíveis perguntas que poderia receber. Se ele vai continuar moddando? “Isso é uma incerteza. Ainda é certamente possível. Enquanto meu trabalho profissional estiver sendo prioridade, eu provavelmente terei alguma fome insaciável de criar mais conteúdos modificados”. Se Falskaar vai ser expandido ou aumentado? “De novo, totalmente possível. Eu ainda tenho alguns planos que podem muito bem ser concretizados. Tudo depende de como estarei após me estabelecer, e se terei tempo e vontade para continuar.

A história do mais novo membro da Bungie é bastante motivadora por si só, mas o game designer ainda foi mais longe em sua mensagem de agradecimento, deixando um toque para todos os que estão por aí tentando conseguir algo: “Sempre vale a pena tentar. Eu me candidatei a várias companhias e a Bungie estava em minha categoria ‘Grande companhia que nunca nem mesmo piscará um olho para mim’. Bem, eu me candidatei e veja o que aconteceu.”

Toda a mensagem de Velicky pode ser lida aqui, em inglês, e a modificação Falskaar, que, acreditem, faz Skyrim parecer um jogo completamente atual, pode ser baixada gratuitamente aqui.

Aos 19 anos, criador de mod para Skyrim vira game designer da Bungie


    


Nokia anuncia Lumia 525, um Windows Phone de baixo custo com 1 GB de RAM

Posted: 27 Nov 2013 04:12 AM PST

Sem grandes anúncios, a Nokia oficializou hoje o Lumia 525, um smartphone de baixo custo que deverá substituir o Lumia 520, o Windows Phone mais vendido do mundo. Ele é praticamente idêntico ao irmão mais velho, mas tem o dobro da RAM: 1 GB, o que deve melhorar o desempenho ao alternar entre aplicativos e tornar possível a execução de jogos mais pesados.

nokia-lumia-525

As outras especificações de hardware são idênticas ao do Lumia 520. Ele tem uma tela IPS LCD de 4 polegadas com resolução de 480×800 pixels, 8 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 64 GB), bateria de 1.430 mAh e processador dual-core de 1 GHz da Qualcomm. A câmera traseira tem um sensor minúsculo de 1/4 polegada, resolução de 5 megapixels e filmagem em 720p. Não há câmera frontal, nem flash na câmera traseira.

Até as dimensões são idênticas: o Lumia 525 tem o mesmo corpo de policarbonato com espessura de 9,9 mm, peso de 124 gramas e tampa traseira removível. A diferença fica por conta das cores: preto, laranja, branco e amarelo, mas não azul claro. Como a Nokia não costuma trazer todas as cores para cá (o Lumia 520 só está disponível no Brasil nas cores preto e branco), isto não deverá fazer muita diferença por aqui. Ele virá de fábrica com a atualização Black do Windows Phone 8.

nokia-lumia-525-gaming

A página do Lumia 525 no site da Nokia indica que ele será lançado inicialmente em alguns países da África, Ásia e Oriente Médio. Em Cingapura, o aparelho deverá custar 199 dólares, desbloqueado e sem contrato, a partir de 14 de dezembro. Ele deve brigar com o Moto G, o novo rei do custo-benefício que chegou ao Brasil há duas semanas.

Nós entramos em contato com a assessoria da Nokia para verificar o preço e a previsão de lançamento para o Brasil e estamos aguardando uma resposta. A Nokia não deve lançar mais nenhum smartphone no Brasil este ano, então é improvável que você consiga comprá-lo a tempo do Natal.

Atualização às 12h06: A Nokia afirma não ter previsão para lançar o Lumia 525 no Brasil. Em comunicado oficial ao Tecnoblog, a empresa diz: “A disponibilidade de produtos varia de acordo com cada mercado. Desde o lançamento, o Nokia Lumia 520 tem feito bastante sucesso, agradando os parceiros e consumidores brasileiros.”

Com informações: The Next Web.

Nokia anuncia Lumia 525, um Windows Phone de baixo custo com 1 GB de RAM