VWS

Postagens mais visitadas

Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla (mais 8 notícias)

Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla (mais 8 notícias)

Link to Tecnoblog

Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla

Posted: 24 Jul 2015 12:00 PM PDT

Desde o início de 2014, o Chrome usa um pequeno ícone para apontar quais abas estão reproduzindo áudio. É uma mão na roda para descobrir que página começou a tocar aquele som irritante. Se você sentia falta de algo do tipo no Firefox, eis uma boa notícia: a Mozilla promete uma função semelhante no navegador.

Firefox

A informação foi dada por Ehsan Akhgari, desenvolvedor da Mozilla, ao VentureBeat. Além de denunciar as abas barulhentas, o recurso permitirá ao usuário silenciar a página rapidamente — bastará dar um clique sobre o ícone de som.

O assunto vem sendo pautado pela Mozilla pelo menos desde 2009, mas os desenvolvedores sempre esbarraram na dificuldade de identificar áudio oriundo de aplicações em Flash. É bem provável, portanto, que você tenha ouvido falar de um plano semelhante em alguma ocasião.

Segundo Akhgari, o recurso já está sendo criado, mas não há prazo para a sua disponibilização nas versões finais do Firefox. Antes, há falhas e outras pendências no Gecko (motor de renderização do navegador) que precisam ser resolvidas.

Outro fator que pesa para a demora é a decisão de incluir o “silenciador” de abas (função que o Chrome ainda não tem, não por padrão): a Mozilla quer disponibilizar as duas funcionalidades juntas.

A Mozilla ainda não decidiu como o indicador de áudio aparecerá nas abas, mas mockups montados pela organização dão uma ideia de como pode ficar a exibição.

Mockups - Firefox

Enquanto o recurso não chega, os usuários do Firefox podem recorrer a extensões com a mesma função, como a Noise Control. Elas não são perfeitas, mas quebram um galho.

Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla










Google descobre o óbvio: anúncios de tela cheia são irritantes

Posted: 24 Jul 2015 10:19 AM PDT

Você sabe, provavelmente por experiência própria, que o acesso à web via dispositivos móveis só aumenta. O Google tem explorado o segmento com a sua rede de publicidade, mas como tudo é muito novo, algumas adaptações ainda precisam ser feitas. A empresa descobriu recentemente, por exemplo, que anúncios intersticiais, aqueles que normalmente ocupam toda a tela em páginas e aplicativos, não são exatamente uma boa ideia.

É um tanto óbvio, não? Você entra em um site, mas em vez de acessar o conteúdo dali imediatamente, tem que enfrentar um anúncio que ocupa todo o espaço. Se você não quiser esperar, deve clicar em um link do tipo “continuar na página” para finalmente visualizar o que te interessa. Como isso poderia não ser irritante?

O Google sabe disso, mas precisava de dados concretos para tomar decisões seguras sobre o assunto. Assim, a companhia decidiu testar anúncios intersticiais próprios nas páginas móveis do Google+.

Anúncio de tela cheia

Anúncio de tela cheia

Nos dispositivos móveis, esses anúncios são usados principalmente para promover aplicativos. Parece uma boa ideia: a peça aparece em destaque para o usuário e ele só precisa de um toque na tela para instalar o app.

Mas o Google constatou que os resultados são decepcionantes. No experimento, 9% dos usuários interagiram de alguma forma com o botão de instalação (não houve diferenciação em relação a quem já tinha o app ou interrompeu o download).

Parece bastante coisa — tem anunciante que comemora quando a sua taxa de cliques supera 1%. O problema é que 69% dos usuários abandonaram a página, ou seja, foram embora sem clicar no anúncio e sem acessar o conteúdo do site. Isso sim é muito.

Na fase seguinte, o Google avaliou o uso de anúncios menos invasivos. O resultado agradou: no dia do teste, houve aumento de 17% na quantidade de usuários ativos. A média de instalação do app do Google+ no iOS (a companhia não considerou o Android porque a maioria dos aparelhos já tem aplicativo para a rede social) caiu em relação aos anúncios intersticiais, mas só 2%.

Agora que o Google tem certeza de que as peças de tela cheia não funcionam como o esperado, veio a decisão: a rede de publicidade da empresa não terá mais anúncios intersticiais. Boa, Google!

Essa não é a única mudança recente nos anúncios móveis. No mês passado, a companhia anunciou uma série de medidas para evitar cliques acidentais. Isso é ótimo: anúncios só são ruins quando prejudicam a experiência do usuário.

Google descobre o óbvio: anúncios de tela cheia são irritantes










RaidenX: destrua os inimigos e relembre a infância

Posted: 24 Jul 2015 09:01 AM PDT

O joguinho viciante desta semana é pura nostalgia. Existe uma memória muito clara da minha infância que eu guardo com muito carinho: a vez em que fui com meu pai em um “fliper” (também conhecido como arcade) e gastei muito dinheiro em um jogo de “navinha”. Gastei muito dinheiro e não cheguei nem perto de passar do primeiro level. RaidenX me lembra muito desse dia, mas agora estou muito mais treinado e pode ser que eu passe da primeira fase. Talvez.

Se por algum motivo você não sabe o que “jogo de navinha” significa, é fácil explicar: são esses jogos onde você controla uma única aeronave e deve destruir centenas de inimigos, enquanto desvia de milhares de tiros. É um exercício de técnica e uma prova de que você tem nervos de aço.

Obviamente, quando eu era criança não conseguia desviar de porcaria alguma, mas a velocidade do cenário, as explosões e todos aqueles tiros coloridos me fascinavam. Coitado do meu pai, que ficou colocando fichas infinitas enquanto eu morria repetidamente no mesmo trecho do jogo. Isso explica por que ele nunca mais me levou pra jogar arcade.

Mas de volta ao tópico, RaidenX é simples de jogar, embora muito difícil de ser bem sucedido. Você pode controlar sua espaçonave com as setas direcionais e utilizar X e Z para disparar seus tiros e soltar bombas. Ao matar os inimigos durante o nível, você poderá coletar power-ups, que modificam seu poder de fogo e são essenciais para ser bem sucedido. Ainda não sou expert em shoot ’em up, mas há uma dica que foi muito valiosa ao passar dos anos: é mais importante se manter vivo do que destruir os inimigos.

Sinto que ainda estou longe de terminar RaidenX, mas essa viagem aos anos 90 está sendo ótima. Se você terminar antes de mim, pode me contar o tamanho do último chefe? Boa sorte, capitão!

RaidenX: destrua os inimigos e relembre a infância










Bar em Londres se inspira em Breaking Bad

Posted: 24 Jul 2015 08:25 AM PDT

(Foto: Bloomberg/Richard Vines)

Já vai fazer dois anos que Breaking Bad acabou. Que saudade, né? Se você for passar por Londres nos próximos meses, poderá matar as saudades em um bar temático inaugurado nesta sexta-feira (24), que traz a experiência de cozinhar metanfetamina aos fãs da série (ok, nem tanto).

Batizado de ABQ, o bar fica no bairro de Hackney Wick e faz com que visitantes relembrem o primeiro trailer (RV) que Walter White e Jesse Pinkman compraram para montar seu laboratório móvel sem levantar suspeitas. O veículo usado no bar é naturalmente uma réplica do Fleetwood Bounder de 1986 que apareceu na série.

bar-breaking-bad-2

(Foto: Mashable/Sam Haysom)

Sim, a moça que você viu passando se veste como Walter White em seu laboratório, assim como toda a equipe de organização:

bar-breaking-bad-3

(Foto: Bloomberg/Richard Vines)

As visitas duram duas horas e acomodam até 22 pessoas. O público, durante a sessão, aprenderá a fazer drinks como o Blue Flynn, em referência ao apelido do filho de Walter White. A bebida, que leva rum, muda de cor de acordo com a acidez.

bar-breaking-bad-4

(Foto: Mashable/Tim Chester)

E, como não podia faltar, eles servem um doce que lembra muito a metanfetamina azul, característica da série. Eles  também vendem lembranças, como uma réplica do ursinho de pelúcia rosa (25 libras, ou R$ 129) que caiu do céu na segunda temporada, alguns livros temáticos e mais unidades do doce azul (8 libras, ou R$ 41).

bar-breaking-bad-5

(Foto: Mashable/Sam Haysom)

Em entrevista ao Bloomberg Business, Seb Lyall, criador do bar temático, disse que os jovens de Londres querem mais do que sair para beber. No ABQ, “eles entram e fazem a própria bebida”. Quem aprova essa prática é o Hank Schrader.

O bar temático continua funcionando pelos próximos três meses. Antes de entrar, é necessário comprar ingresso, disponível apenas em setembro e outubro por 30 libras (R$ 154). Eles podem ser reservados no site do ABQ, mas boa sorte ao entrar na fila de 30.000 interessados.

Foto principal via Bloomberg/Richard Vines. Com informações: Mashable.

Bar em Londres se inspira em Breaking Bad










Cade investiga Positivo por suspeita de formação de cartel

Posted: 24 Jul 2015 07:20 AM PDT

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) começou a investigar nesta semana dez empresas suspeitas de formar cartel em licitações. Entre as investigadas, o nome que mais se destaca é o da Positivo Informática.

As outras nove companhias são revendedoras da Positivo. O Cade também apura o envolvimento de 18 pessoas físicas, duas das quais funcionárias da Positivo.

Segundo o Cade, há suspeita de que as dez empresas, juntas, adotaram práticas anticompetitivas para levar vantagens em licitações públicas e concorrências privadas para aquisição de notebooks, desktops, tablets, lousas interativas e projetores.

Em junho de 2014, o Ministério Público de Santa Catarina cedeu ao Cade documentos referentes à “Operação Licitação Mapeada”. Com base no que foi encontrado ali, o órgão apura se a Positivo fez uma espécie de divisão geográfica entre as revendedoras — um esquema de reserva de oportunidades.

positivo-sx1000-traseira

Teria funcionado assim: as empresas informavam sobre quais licitações gostariam de participar; se a Positivo aprovasse, as demais revendedoras não poderiam entrar naquela mesma concorrência. Caso alguma das “desautorizadas” participasse, a empresa deixava de receber equipamentos como forma de punição.

Também há indícios de que a Positivo impedia a entrada das revendedoras envolvidas quando ela própria queria participar da licitação.

A Positivo teria ainda centralizado e repassado informações comerciais sensíveis entre as revendedoras, “influenciando a adoção de condutas uniformes entre concorrentes”, de acordo com o Cade.

Não termina aí: o órgão afirma ter encontrado indícios “robustos” de outros cartéis nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As revendedoras teriam se organizado para simular competições entre elas que, no final das contas, não existiam.

Situação complicada, não? O Cade informou que os envolvidos serão notificados para apresentar defesa assim que o processo administrativo estiver instaurado.

Em uma curta nota, a Positivo Informática explicou apenas que tomou conhecimento da investigação e que está se inteirando dos fatos. “A empresa irá se manifestar oportunamente no processo em questão”.

Com informações: Folha de S.Paulo, Valor

Cade investiga Positivo por suspeita de formação de cartel










Slack ganha integração com eventos do Google Calendar

Posted: 24 Jul 2015 06:36 AM PDT

slack

Recentemente listamos cinco motivos tão bons para a sua empresa usar o Slack que até nós nos rendemos ao aplicativo. Ninguém se arrepende. Um dos motivos era as integrações e plugins que o app oferecia, benefício que foi estendido para o Google Calendar recentemente.

Ao conectar o Slack com o Google Calendar, o usuário pode receber os lembretes de eventos tanto nos canais quanto por mensagem privada. Assim, dá pra agendar reuniões e aniversários sem problemas, como mostra a imagem abaixo.

slack-google-calendar

Para fazer a integração, basta ir até a página de plugins e selecionar o Google Calendar. Agora é só selecionar uma ou mais contas do Google que vão sincronizar seus eventos de qualquer calendário. Depois, é só configurar a frequência e em qual canal do Slack o evento será lembrado. Não há mais desculpa para esquecer e chegar atrasado nas reuniões.

O Slack também pode ser integrado com outras dezenas de aplicativos que podem deixar a sua equipe mais produtiva: há, por exemplo, suporte ao Trello, Wunderlist, IFTTT, Google Hangouts, Drive e até ao Yo. Melhor ferramenta.

Slack ganha integração com eventos do Google Calendar










Dezenas de apps e jogos bons para Android e iOS estão custando menos de US$ 1

Posted: 24 Jul 2015 05:52 AM PDT

apple-promocao-ios

A Apple decidiu reduzir o preço de 100 aplicativos para iOS na App Store a apenas US$ 0,99 nesta sexta-feira (24), uma das maiores promoções feitas na loja este ano.

A oferta inclui jogos e aplicativos utilitários diversos, como Pixelmator (antes a US$ 5), GoodReader, Goat Simulator, LIMBO e aplicativos para crianças. Jogos famosos que estão há bastante tempo na App Store também apareceram, como Angry Birds, Fruit Ninja, Cut the Rope 2, Real Racing 2 e Bad Piggies.

Alguns apps, como o próprio Pixelmator, entram na lista de Escolha dos Editores da Apple, que classifica aplicativos e jogos notáveis na loja da Apple. A promoção não tem prazo para acabar e está disponível em appstore.com/100.

Google também reduziu o preço de jogos

Se você usa Android e ficou chateado, o Google também está fazendo uma promoção parecida, com desconto de até 90%. Pelos apps oferecidos, dá pra chutar que a promoção só inclui jogos, mas alguns notáveis, como Monument Valley, Game of Thrones e GTA Chinatown. Outros que a App Store também abaixou o preço estão inclusos, como LIMBO e Goat Simulator.

Mesmo com o dólar alto, o Google oferece esses aplicativos a menos de US$ 0,99, uma vez que apps custam desde R$ 0,10 (sim!) a R$ 3,25, passando por valores menores, como R$ 1,92 e R$ 2,49. A vantagem é que na loja brasileira a empresa cobra em reais, então não há o IOF de 6,38% do cartão de crédito.

Com informações: 9to5Mac.

Dezenas de apps e jogos bons para Android e iOS estão custando menos de US$ 1










Universal pede para Google remover cópia pirata de Jurassic World no… 127.0.0.1

Posted: 24 Jul 2015 05:46 AM PDT

jurassic-world

Quando você acha que as bizarrices da humanidade já atingiram todo o potencial, os representantes da Universal Pictures resolvem enviar ao Google solicitações de remoção de links para páginas que estão distribuindo cópias piratas de Jurassic World em um endereço não muito comum: 127.0.0.1, também conhecido como localhost ou você mesmo.

Você pode ver a carta de remoção enviada ao Google na página do Chilling Effects. A solicitação foi feita pela Trident Media Guard (TMG), que representa a Universal Pictures e está trabalhando com o governo francês na lei Hadopi, que estabelece punições contra quem baixa ilegalmente material protegido por direitos autorais.

Mas o escritório da Universal não foi o único a pedir ao Google que remova links para arquivos piratas armazenados… na própria máquina. Em uma busca do Chilling Effects, o TechDirt encontrou várias solicitações de remoção de links para o 127.0.0.1. Elas provavelmente são fruto de algum erro no sistema automático usado pelas empresas para varrer a web a procura de conteúdo pirata.

Ou, talvez, falha de alguém que esqueceu de deletar os arquivos piratas do próprio computador antes de trabalhar.

Universal pede para Google remover cópia pirata de Jurassic World no… 127.0.0.1










Uber está oferecendo corridas de graça no Rio de Janeiro

Posted: 24 Jul 2015 04:36 AM PDT

orionaopara-uber-gratis

Depois de ficar “grátis” por um dia em Belo Horizonte e oferecer transporte de bicicletas em São Paulo, agora é a vez do Rio de Janeiro ser presenteado pelo Uber. Quem precisar se locomover pela cidade nesta sexta-feira (24) não precisará gastar com o aplicativo.

A promoção, promovida com a hashtag #ORioNaoPara, é válida apenas hoje para no máximo duas viagens, com custo de até R$ 50 cada. Desta vez, a oferta começou às 7h da manhã e termina às 19h do mesmo dia. Para usar a promoção, é só abrir o aplicativo, entrar no menu Promoções e aplicar o código ORIONAOPARA.

A Uber também anunciou que, se o usuário exceder esse número máximo de viagens gratuitas, ele não vai precisar pagar uma tarifa mais cara caso a demanda por viagens aumente muito. Esta variação de preço é chamada de preço dinâmico e será desativada no mesmo período da promoção, das 7h às 19h.

Essa é uma jogada de marketing agressiva da empresa, que está dando muito certo nas cidades em que é praticada. “Uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro deve contar com mais inovação e transparência no transporte”, escreveu a Uber no post que anuncia a promoção, que tenta conquistar os cidadãos cariocas.

Se você mora em São Paulo, Brasília ou Belo Horizonte e ficou com inveja dos cariocas, não se preocupe. A Uber, nessas três cidades, está entregando três picolés de graça. Para usar a promoção, é só informar seu endereço e escolher a opção Ice Cream na barra inferior do aplicativo.

Uber está oferecendo corridas de graça no Rio de Janeiro