VWS

Postagens mais visitadas

Liminares que impediam corte da internet após fim da franquia são suspensas pelo STJ (mais 8 notícias)

Liminares que impediam corte da internet após fim da franquia são suspensas pelo STJ (mais 8 notícias)

Link to Tecnoblog

Liminares que impediam corte da internet após fim da franquia são suspensas pelo STJ

Posted: 23 Jun 2015 02:44 PM PDT

O Procon-SP informou na tarde desta terça-feira (23) que a liminar obtida em maio que impedia as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo de bloquear o acesso à internet após o término da franquia de dados foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo o Procon-SP, a decisão é válida até a definição do foro competente (ou seja, da esfera que tratará dos casos) para todas as ações judiciais coletivas referentes ao assunto que tramitam pelo Brasil, o que significa que outras liminares, como aquela deferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, também estão suspensas.

moto-maxx-hands-on-chip

O Procon-SP afirma “que segue com a discussão judicial e ações administrativas que visam impedir a prática de interrupção dos serviços de acesso à internet após o consumo da franquia”.

No entendimento do órgão, o corte do acesso pelas operadoras representa mudança unilateral de contrato, pois os consumidores contrataram pacotes concordando em ter redução da velocidade do serviço, não interrupção.

Por essa razão, o Procon-SP orienta consumidores que se sentem prejudicados a continuar registrando queixas contra as operadoras no formulário online disponibilizado para esse fim. De igual forma, a entidade recomenda a guarda de todos os documentos que possam provar os transtornos sofridos, assim como de comprovantes dos valores gastos com a contratação de pacotes adicionais.

Liminares que impediam corte da internet após fim da franquia são suspensas pelo STJ








Google trabalha em relógio inteligente para uso médico

Posted: 23 Jun 2015 12:00 PM PDT

Google X - relógio

Assim, na primeira olhada, parece um smartwatch sem graça. Mas o dispositivo que você vê na foto não está sendo desenvolvido para concorrer com o Apple Watch ou qualquer outro relógio inteligente. Trata-se de um wearable que o Google está criando para monitorar pessoas enfermas ou auxiliar em testes clínicos.

O projeto está sendo tocado pelo Google X, mesmo laboratório que criou as lentes de contato que medem glicose e conduz uma pesquisa que visa auxiliar na detecção precoce do câncer.

A novidade, que ainda nem tem nome oficial, possui sensores que permitem monitorar batimentos cardíacos, temperatura corporal e por aí vai.

Mas logo vem a pergunta: qual a necessidade disso se temos smartwatches e afins que disponibilizam quase as mesmas informações? Segundo Andy Conrad, chefe do time de ciências da vida do Google X, os dispositivos vestíveis disponíveis comercialmente não são suficientemente rigorosos para fins de pesquisa (e, presumivelmente, acompanhamento médico).

Não é que esses produtos sejam ruins. Uma série de fatores pode influenciar no monitoramento. A medição de batimentos cardíacos, por exemplo, normalmente é feita a partir de um feixe infravermelho que detecta as mudanças no fluxo de sangue. Costuma funcionar bem, o problema é que músculos, tendões, ossos e outras estruturas podem interferir no fluxo que passa pela região monitorada.

Google

Para quem realiza atividades esportivas, essa não é uma limitação importante, mas pessoas que necessitam de cuidados médicos mais criteriosos devem contar com o máximo de precisão.

O wearable do Google pode fazer diferença para esses casos porque, além de atuar como eletrocardiograma, termômetro e outros, é capaz de cruzar os parâmetros monitorados com fatores externos, como nível de luz e ruído do ambiente.

Com isso, os médicos podem entender melhor quais circunstâncias causam, por exemplo, taquicardia em um paciente diagnosticado com arritmia, assim como quais tratamentos têm mais efeitos positivos.

As aplicações são numerosas. O relógio pode ainda ser entregue a pacientes que acabaram de receber alta hospitalar depois de sofrer um ataque cardíaco ou ajudar pesquisadores a analisar o efeito de determinada droga no cotidiano de pessoas que sofrem da doença de Parkinson, só para citar alguns exemplos.

Para testar a precisão do dispositivo, o Google pretende contar com a colaboração de instituições acadêmicas e laboratórios farmacêuticos. A empresa também deve procurar um parceiro de produção quando os estudos estiverem concluídos. Os testes estão previstos para o próximo semestre. Ainda não há data para lançamento.

Com informações: Bloomberg, CNN

Google trabalha em relógio inteligente para uso médico








Instagram anuncia melhorias na busca e na página Explore

Posted: 23 Jun 2015 10:57 AM PDT

O Instagram descobriu uma forma de aproveitar melhor os 70 milhões de vídeos e fotos que são postados todos os dias na plataforma. Por isso, anunciou nesta terça-feira (23) uma mudança na página Explore.

Screen Shot 2015-06-23 at 2.20.23 PM

Com a atualização, a página lembra muito os trending topics do Twitter. São mostradas tags mais usadas perto de você, assim como, dentro das tags, fotos que merecem destaque. Está mais fácil acompanhar fotos de eventos e festivais na seção trending tags.

Apesar de alguns trends apenas serem relevantes em uma escala local, o Instagram quer mostrar “eventos e conversas tanto perto de você quanto ao redor do mundo”. Em outra seção, chamada curated collections, atualizada pelo próprio Instagram, são mostrados lugares interessantes, como “Ruínas Antigas” e “Rochas Altas”.

A busca também recebeu melhorias. Agora, é possível ver os resultados de uma forma menos fragmentada. Se você pesquisar por “Yosemite”, por exemplo, verá resultados da hashtag #yosemite, do perfil oficial do Parque e fotos tiradas por lá, com a localização ativa.

Screen Shot 2015-06-23 at 2.20.16 PM

Não há previsão para que a nova seção Explore chegue ao resto do mundo — por enquanto, ela está disponível somente nos Estados Unidos. A nova busca, no entanto, é para todos. A versão 7.0 do aplicativo que contém essas novidades pode ser baixada para Android e iOS.

Instagram anuncia melhorias na busca e na página Explore








Google Maps começa a sugerir rotas por bicicleta no Brasil

Posted: 23 Jun 2015 10:34 AM PDT

O Google Maps ganhou mais uma opção de transporte no Brasil: além de mostrar rotas por carros particulares, transporte público e para pedestres, os mapas do Google irão sugerir o melhor trajeto para quem estiver andando de bicicleta. O recurso chega ao país um ano depois de ter sido lançado nos Estados Unidos, em maio de 2014.

maps-bicicleta

A principal diferença em relação às sugestões de rota para outros meios de transporte é que o Google Maps exibirá aos ciclistas o trajeto mais plano possível, com menos elevações, porque, afinal de contas, nem todo mundo tem uma bicicleta elétrica ou pique para subir um monte de ladeiras.

Nas sugestões de trajetos por bicicleta, o Google Maps mostra, além do tempo e distância para chegar ao local, um gráfico com as elevações da rota e as subidas e descidas que você precisará enfrentar. Também será possível navegar pelas ciclovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

A novidade já está disponível nos aplicativos do Google Maps para Android e iOS, bem como na interface web.

Google Maps começa a sugerir rotas por bicicleta no Brasil








Dilma sanciona MP que aumenta impostos sobre produtos importados

Posted: 23 Jun 2015 09:52 AM PDT

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (22) a medida provisória 668, que aumenta as alíquotas de PIS/Cofins sobre produtos importados, entre outras disposições. A mudança faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo para equilibrar as contas públicas e deverá causar aumento nos preços dos eletrônicos importados nos próximos meses.

A medida provisória 668, agora transformada na Lei 13.137/2015, aumenta o PIS/PASEP de 1,6% para 2,1%, enquanto a alíquota da Cofins sobe de 7,6% para 9,65%. Portanto, o imposto PIS/Cofins que as empresas pagam na entrada de bens importados no Brasil foi elevada de 9,25% para 11,75%.

Os eletrônicos beneficiados pela Lei do Bem têm a alíquota de PIS/Cofins zerada, como parte da desoneração de impostos oferecida pelo governo para incentivar a produção nacional. Para se enquadrarem nas regras, os smartphones, por exemplo, devem ser produzidos no Brasil, custar até R$ 1.500 e trazer um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no país, que varia de acordo com a fabricante.

ipad-bandeira-brasil

O aumento no PIS/Cofins também afeta a importação de bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. Segundo a Folha, a expectativa do governo é arrecadar mais de R$ 1 bilhão por ano com a elevação dos impostos.

O texto sancionado mantém a imunidade tributária a igrejas e autoriza as parcerias público-privadas para que seja construído um shopping dentro do Congresso, iniciativa apoiada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entre os vetos, a presidente Dilma Rousseff derrubou um programa de refinanciamento de dívidas de empresas em recuperação judicial e benefícios para bancos que compraram instituições financeiras detentoras de títulos específicos do governo.

O aumento nas alíquotas de PIS/Cofins, que foi publicado em edição extra de segunda-feira (22) do Diário Oficial da União, entra em vigor em três meses.

Dilma sanciona MP que aumenta impostos sobre produtos importados








Ideacentre Stick 300, o PC em formato de pendrive da Lenovo

Posted: 23 Jun 2015 09:27 AM PDT

A Lenovo promete lançar nas próximas semanas um PC que pode ser transportado no seu bolso. Trata-se do Ideacentre Stick 300. O dispositivo tem formato de dongle (ou pendrive, se você preferir) e pode ser conectado a uma TV ou monitor via porta HDMI.

Ideacentre Stick 300

Essa é uma ideia que vem ganhando força aos poucos. No início do ano, a Intel anunciou um dispositivo semelhante, o Compute Stick. Em março, foi a vez da Asus revelar a sua proposta para o segmento: o Chromebit, que roda Chrome OS, como o nome sugere. Há ainda várias alternativas "xing-ling"…

O Ideacentre Stick 300 roda Windows 8.1 e, de acordo com a Lenovo, terá upgrade para o Windows 10 quando este for lançado. Para dar conta da plataforma, o dispositivo terá processador Intel Atom Z3735F (Bay Trail), até 2 GB de RAM e até 32 GB para armazenamento de dados expansíveis com microSD.

Além do HDMI, a conectividade é garantida com porta micro-USB 2.0 (usada principalmente para alimentação elétrica), Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.0 — você precisa conectar teclado e mouse de alguma forma.

Ideacentre Stick 300

É verdade que a configuração não é lá essas coisas, mas estamos falando de um computador extremamente compacto que pode ter utilidade, por exemplo, para quem realiza palestras com frequência: basta conectar o Ideacentre Stick 300 à TV ou projetor e abrir a apresentação. A propósito, o dispositivo também vem com uma assinatura de três meses do Office 365.

As vendas da Ideacentre Stick 300 começam em julho, nos Estados Unidos. O dispositivo custará a partir de US$ 129. Para variar, não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Com informações: Neowin

Ideacentre Stick 300, o PC em formato de pendrive da Lenovo








Facebook testa algoritmo que te reconhece mesmo que você esconda o rosto

Posted: 23 Jun 2015 06:48 AM PDT

O rosto já não é mais a única forma de identificar indivíduos em fotos. Bom, pelo menos é isso que o Facebook almeja. A companhia está testando um sofisticado algoritmo que promete reconhecer pessoas mesmo quando elas estiverem com o rosto escondido ou pouco iluminado.

Yann LeCun, chefe do Departamento de Inteligência Artificial do Facebook (divisão responsável pelo projeto), explica que, quando não é possível analisar o rosto, o algoritmo confere outras características individuais para reconhecer pessoas: formato do corpo, o penteado usado, pose, combinação de roupas e por aí vai.

Facebook

Até certo ponto, o algoritmo imita a forma como nós identificamos conhecidos em fotos quando não vemos o seu rosto. “As pessoas têm aspectos marcantes, notáveis mesmo quando você as vê de costas”, afirma LeCun. “Por exemplo, você pode reconhecer Mark Zuckerberg muito facilmente, pois ele sempre usa camiseta cinza”, completa.

Para testar a precisão do algoritmo, o Facebook o fez analisar 40 mil fotos publicadas no Flickr. Em muitas das imagens, pessoas tinham o rosto claramente visível. Em outras, a face estava afastada ou escondida o suficiente para dificultar a identificação do indivíduo.

Tendo como base um sistema de rede neural artificial, o algoritmo conseguiu identificar corretamente pessoas com rosto ocultado em 83% das tentativas. Com ajustes e aprendizagem, é provável que o índice de acertos, já bastante alto, aumente com o passar do tempo.

Para o Facebook, uma tecnologia como essa têm várias utilidades. O algoritmo pode, por exemplo, ser implementado no Facebook Moments, aplicativo lançado neste mês que vasculha as fotos do usuário para identificar pessoas e enviar as imagens a elas.

O Moments é uma ferramenta interessante para compartilhar as fotos de um evento — como um casamento. O aplicativo faz uso de um mecanismo de reconhecimento facial. Naquelas imagens em que o rosto de determinada pessoa não está claramente identificável, o novo algoritmo poderia entrar em ação.

Samara - The Ring

Essa é fácil

É claro que a tecnologia também desperta preocupações ligadas à privacidade. Se o reconhecimento facial já é capaz de deixar algumas pessoas desconfortáveis (há várias razões para isso), imagine quando eles perceberem que podem ser identificadas mesmo quando o seu rosto estiver encoberto.

Para você ter ideia da profundidade dessa questão, o Facebook teve que desistir de lançar o Moments na Europa. Um órgão regulador da Irlanda barrou o aplicativo porque, nele, o usuário não pode decidir se deseja ou não ser identificado nas fotos, limitação que, na visão das autoridades, é uma grave falha na proteção da privacidade.

Com informações: The Next Web, New Scientist

Facebook testa algoritmo que te reconhece mesmo que você esconda o rosto








Um iPhone 6 na Venezuela custa R$ 147 mil

Posted: 23 Jun 2015 06:38 AM PDT

Nós entendemos como é ter que desembolsar um bom dinheiro para comprar um iPhone. O nosso iPhone 6 já foi eleito pelo jornal econômico Financial Times como o mais caro do mundo ― ou melhor, o mais caro que é vendido oficialmente.

Os venezuelanos, que vivem uma inflação de 68,5% no último ano, escassez de itens como papel higiênico, óleo e farinha e uma criminalidade descontrolada, não têm condições para trocar de celular. A última versão do smartphone da Apple não sai por menos de 300 mil bolívares, o que dá US$ 47.678 ou R$ 147 mil.

Esses problemas decorrem da queda no preço do petróleo, que responde por 95% das exportações do país, o que reduziu a oferta de dólares na Venezuela. As lojas e operadoras venezuelanas não podem comprar smartphones diretamente das fabricantes; elas têm de recorrer à Telecom Venezuela, empresa estatal, para intermediar a importação, mas a falta de dinheiro tem impedido que o governo consiga suprir a demanda.

Portanto, a compra de smartphones deve ser feita pelo Mercado Livre venezuelano, uma vez que as taxas de câmbio oficiais, que são de 6,3 e 12 bolívares por dólar, são usadas apenas para produtos prioritários autorizados pelo governo, como comida e medicamentos. Não dá para pedir esse subsídio anual para comprar celulares na Amazon, por exemplo.

iPhone 6 de 64 GB chega ao equivalente a R$ 232 mil e tem 104 compradores no MercadoLivre venezuelano

iPhone 6 de 64 GB chega ao equivalente a R$ 232 mil e tem 104 compradores no MercadoLivre venezuelano

Com todos esses problemas, a Venezuela não acompanha o crescimento de 4,2% na venda de telefones na América Latina. Uma previsão da Pyramid Research estima que apenas 4,9 milhões de dispositivos serão vendidos em 2015, uma queda de 46% em relação aos 9 milhões vendidos em 2012. Maria Veronica Fernandez conta à agência de notícias Bloomberg News que comprou um Galaxy Fame por US$ 2,7 mil (R$ 8,3 mil). No Brasil, ele é vendido por cerca de R$ 400.

A dificuldade de conseguir smartphones faz com que o roubo de celulares cresça desenfreadamente. A própria Fernandez teve seu Galaxy S4 roubado à mão armada antes de comprar o Galaxy Fame. “Se você tem um telefone legal, em algum momento você vai ser roubado se sacá-lo na rua”, avalia Tina Lu, consultora sênior da Counterpoint em Buenos Aires.

Lojas de celulares também são afetadas pela escassez. Eduardo Eckholt, dono de uma loja em Caracas, passou a focar em reparos e venda de componentes. “Estou no ramo há 18 anos e vejo que as pessoas preferem consertar seu telefone antigo a comprar um novo”, comenta.

Um iPhone 6 na Venezuela custa R$ 147 mil








Câmara aprova projeto que proíbe cobrança de roaming em área atendida pela operadora

Posted: 23 Jun 2015 06:29 AM PDT

Já deve ter acontecido com você: durante uma viagem para outro estado, você atendeu uma chamada e, no final do mês, ficou surpreso quando olhou a fatura e notou uma cobrança por adicional de deslocamento. Isso pode acabar em breve: a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou uma proposta que proíbe a cobrança de roaming nacional em regiões atendidas pela mesma operadora.

O texto aprovado é um substitutivo aos projetos de lei 275/2011, de Chico Lopes (PCdoB/CE) e 967/2011, de Romero Rodrigues (PSDB/PB). Ele prevê as mesmas penalidades estabelecidas na Lei Geral de Telecomunicações, como advertência, multa, suspensão e extinção da concessão, para as operadoras que desrespeitarem a determinação.

smartphone-mao

Em sua justificativa, o deputado Chico Lopes defendeu que a cobrança de roaming é desnecessária com a estrutura atual das operadoras: "Nada demais, se a operadora de telefonia que vai prestar o serviço fora do código DDD de origem não fosse a mesma contratada. Com a expansão do setor de telecomunicações no País, a possibilidade de usar a infraestrutura de terceiros para essa finalidade está praticamente eliminada do mercado, pois na maioria das vezes as operadoras de telefonia móvel já têm cobertura própria, ao menos nas principais cidades do País".

Na Europa, já existe um limite máximo que as operadoras podem cobrar por chamadas, mensagens e dados usados em outros países da União Europeia. Além disso, há uma espécie de "proteção contra más surpresas", que limita automaticamente os gastos de roaming de dados em 50 euros — evitando aquelas contas de centenas ou milhares de reais para os esquecidos que não lembram de desativar o roaming internacional. No Brasil, o projeto é restrito a chamadas telefônicas.

A partir desta terça-feira (23), começa a contar um prazo de cinco sessões para que os interessados apresentem recurso contra o projeto de lei. Depois, o texto seguirá para aprovação pelo Senado.

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança de roaming em área atendida pela operadora