VWS

Postagens mais visitadas

Serviço de chat seguro BitTorrent Bleep deixa fase “alpha” e ganha versão para iOS (mais 4 notícias)

Serviço de chat seguro BitTorrent Bleep deixa fase “alpha” e ganha versão para iOS (mais 4 notícias)

Link to Tecnoblog

Serviço de chat seguro BitTorrent Bleep deixa fase “alpha” e ganha versão para iOS

Posted: 12 May 2015 02:47 PM PDT

Quase um ano depois do primeiro “preview”, eis que o Bleep, serviço de mensagens instantâneas da BitTorrent Inc., chega a uma fase mais estável, por assim dizer. Nesta terça-feira (12), a companhia disponibilizou versões mais completas da ferramenta para Windows, OS X e Android, assim como finalmente lançou um cliente para iOS.

Bleep

É difícil disputar espaço em um segmento abarrotado de competidores – WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Skype, Hangouts e tantos outros. Para se diferenciar, a BitTorrent aposta em uma característica que ganhou força após as denúncias de espionagem pelo governo dos Estados Unidos: a segurança.

O Bleep é baseado no protocolo BitTorrent, funcionando, portanto, como um sistema peer-to-peer (P2P): em vez de servidores gerenciarem o serviço, a comunicação é feita de forma descentralizada. Esse modo faz com que os usuários conectem seus dispositivos entre si para realizar o chat.

Não havendo servidores centrais intermediando a comunicação, o risco de captura indevida de dados é muito pequeno, segundo a empresa. Para reforçar ainda mais a proteção das conversas, sejam elas baseadas em texto ou voz, a BitTorrent reforçou a troca de informações com criptografia de chaves públicas.

Há ainda uma função chamada Whisper que, quando ativada, destrói as mensagens trocadas após 25 segundos, um modo que lembra bastante o Snapchat. A função também oculta o nome do usuário para evitar identificação em capturas de tela.

Mas nem tudo é perfeito. Como não há armazenamento de dados nas nuvens, o Bleep não é capaz de fazer sincronização entre dispositivos diferentes. Isso significa que, se você usar o serviço no desktop, terá que adicionar os contatos novamente se depois decidir usar uma versão para smartphones.

Quer testar? O Bleep pode ser baixado aqui, digrátis.

Serviço de chat seguro BitTorrent Bleep deixa fase “alpha” e ganha versão para iOS








Após xixi de robô do Android na Apple, Google fecha editor de mapas

Posted: 12 May 2015 02:28 PM PDT

Deselegante

Deselegante

Quem diria? O Google reconheceu que não tem condições de editar as modificações feitas pelos usuários ao Google Maps e decidiu desativar a ferramenta conhecida como Map Maker. A medida foi adotada depois que surgiu na imprensa a história de uma modificação no mapa para mostrar o robô do Android urinando na marca da Apple. Uma situação desclassificante, para dizer o mínimo.

Uma mensagem no Map Maker informa que a ferramenta vai ficar temporariamente indisponível a partir desta terça-feira (12). Os responsáveis por ela dizem lamentar terrivelmente pelo que o apagão pode causar nos projetos de mapas dos usuários.

Basicamente, o Google está dizendo que não tem condições de verificar as alterações que os internautas fazem nos mapas. Pavithra Kanakajaran, do buscador, reconheceu no post em um grupo que os ataques – considerados por eles como spam – estavam aumentando.

A aprovação automática e a moderação foram suspensas enquanto eles pensam em novas formas de prevenir futuros incidentes como este.

Map Maker do Google está fechado por tempo indeterminado (Imagem: reprodução)

Map Maker do Google está fechado por tempo indeterminado (Imagem: reprodução)

Todas as modificações estão passando pelo processo manual de revisão. De acordo com a googler, é mais honesto vir a público admitir que quaisquer novas alterações iriam para uma espécie de buraco negro que só aumenta. Melhor, portanto, desativar as funcionalidade da ferramenta. Ao menos ela reconhece que se trata de uma decisão de curto prazo e muito difícil.

O mais curioso é ver uma empresa que revolucionou a internet com seus poderosíssimos algoritmos – desde o de busca, até mesmo Content ID, para detecção de conteúdo com direitos autorais no YouTube – desativar um sistema porque estes mesmos sistemas não dão conta de acompanhar a quantidade de trollagem que a internet propicia. Por mais que brincadeira com a Apple seja legal, ela está cadastrada em um sistema que, em tese, está aí para ajudar milhões de pessoas e deveria ser o mais apurado possível.

O Map Maker existe desde 2008 e sempre foi importante em especial nas nações em que as informações de localização são controladas por regulamentações governamentais. É bem verdade que existem agências especializadas em mapear as coisas para colocar no Google, mas não é assim em todos os territórios deste vasto mundão. Veio alguém e estragou a coisa toda.

Com informações: Guardian

Após xixi de robô do Android na Apple, Google fecha editor de mapas








Helio X20 é o novo processador deca-core da MediaTek para smartphones e tablets

Posted: 12 May 2015 12:22 PM PDT

mediatek-helio-x20

Com quantos núcleos se faz um bom processador móvel? A MediaTek anunciou nesta terça-feira (12) o Helio X20, um chip para smartphones e tablets com CPU de nada menos que 10 núcleos. O processador deca-core, que será lançado em dezembro, combina três clusters de núcleos para melhorar a eficiência energética.

Nós estamos acostumados a ver chips big.LITTLE com dois grupos de núcleos de processamento, sendo um de alto desempenho e outro de baixo consumo energético. É assim com o Snapdragon 810 do G Flex 2 (quatro Cortex-A57 de 2,0 GHz e quatro Cortex-A53 de 1,6 GHz) e o Exynos 7420 do Galaxy S6 (quatro Cortex-A57 de 2,1 GHz e quatro Cortex-A53 de 1,5 GHz).

No Helio X20, são três grupos. Os quatro Cortex-A53 de 1,4 GHz serão ativados em tarefas leves. Mais quatro Cortex-A53, só que com frequências maiores (até 2,0 GHz), oferecem um equilíbrio entre desempenho e consumo de energia. Quando você estiver jogando ou executando algo realmente pesado, entram os dois Cortex-A72 de 2,5 GHz.

A MediaTek explicou isso de uma forma bem legal, comparando os diferentes núcleos do Helio X20 às marchas de um automóvel:

mediatek-tres-clusters

Quando a ARM anunciou o novo Cortex-A72, em fevereiro, a empresa prometeu um desempenho até 90% maior que o atual Cortex-A57, então acho que podemos ter boas expectativas sobre o chip da MediaTek. Teoricamente, o Cortex-A72 consome até 75% menos energia que o Cortex-A57 quando faz o mesmo trabalho.

Curioso é que a MediaTek poderia ter anunciado o Helio X20 como sendo um processador undeca-core (?), uma vez que há um pequeno núcleo Cortex-M4 que fica sempre alerta para dar conta de tarefas que não exigem muito processamento, como o reconhecimento de fala em standby dos assistentes pessoais e até reprodução de MP3.

Segundo a fabricante, o Helio X20 é fabricado em processo de 20 nanômetros e gasta até 30% menos energia quando comparado com um big.LITTLE formado por apenas dois clusters de processamento. Ele lida com displays de até 2560×1600 pixels em 60 Hz ou 1920×1080 pixels em 120 Hz (!). Os gadgets com o chip poderão usar câmeras de até 32 megapixels com filmagem em 4K a 30 fps e HDR.

O novo chip da MediaTek deverá chegar ao mercado em dezembro de 2015, dentro de smartphones e tablets flagships. Saberemos mais sobre a capacidade do Helio X20 nos próximos meses, quando os primeiros benchmarks surgirem.

Helio X20 é o novo processador deca-core da MediaTek para smartphones e tablets








MIT cria técnica que remove reflexos em fotos

Posted: 12 May 2015 11:55 AM PDT

Se você já tentou tirar foto através de uma porta ou janela de vidro, sabe a consequência: provavelmente, o seu reflexo aparecerá na imagem. Para evitar ou amenizar o problema, fotógrafos profissionais recorrem a filtros polarizados, por exemplo. Mas há mais uma arma a caminho: um algoritmo que elimina reflexos automaticamente.

A técnica está sendo criada pelo MIT sob liderança do pesquisador YiChang Shih. Quando pronto, o algoritmo analisará a imagem, detectará o que é reflexo e eliminará as informações correspondentes sem afetar a qualidade geral da foto, tanto quanto possível.

Não é tarefa fácil, nem mesmo para os ninjas que dominam o Photoshop. Para conseguir resultados convincentes, a solução de Shih e sua turma determina o que eliminar quando encontra reflexos duplos na foto.

MIT - reflexos em fotos

Está aí a principal limitação da técnica: somente vidros grossos ou sobrepostos geram reflexos duplos. Lidar com reflexos simples é um desafio cabeludo. Sem as informações duplicadas, o algoritmo não consegue diferenciar o reflexo do restante da imagem.

Os pesquisadores estudam outras técnicas para burlar a limitação. Uma delas atua de modo complementar buscando reflexos a partir da análise de pequenos conjuntos de pixels. Se grupos bem delineados apresentarem mudança brusca de coloração, pode então haver um reflexo ali, simples ou duplo.

Ainda há muito trabalho a ser feito para o projeto ter aplicação prática. Mas se os pesquisadores tiverem sucesso no desenvolvimento, certamente serão bem recompensados: a técnica poderá ser licenciada para o Photoshop e para melhorar as fotos tiradas com smartphones, por exemplo. A ideia poderá até mesmo ajudar um robô a enxergar perfeitamente através de um vidro.

Mais detalhes serão dados em junho durante a conferência Computer Vision and Pattern Recognition.

Com informações: PCWorld

MIT cria técnica que remove reflexos em fotos








Verizon anuncia compra da AOL por US$ 4,4 bilhões

Posted: 12 May 2015 09:16 AM PDT

A AOL vai ter nova casa. A Verizon, holding norte-americana especializada em telecomunicações, anunciou a compra da empresa nesta terça-feira (12). Se o negócio for aprovado pelos órgãos reguladores, o valor a ser desembolsado chegará a US$ 4,4 bilhões.

AOL

No anúncio, a Verizon ressaltou que o acordo tem como base uma oferta pública. Isso significa que a companhia está disposta a adquirir as ações dos investidores atuais da AOL. Para convencê-los do negócio, a gigante das telecomunicações está oferecendo um “prêmio” de 17% sobre o valor de cada ação: na manhã de hoje, cada papel valia US$ 42,59, mas a Verizon está pagando US$ 50.

O negócio causa surpresa no mercado, mas não para todo mundo. A compra da AOL já vinha sendo alvo de rumores pelo menos desde o início do ano. Em janeiro, o CEO da Verizon Lowell McAdam chegou a dizer que a aquisição da AOL seria estupidez. Aparentemente, a intenção do executivo foi a de evitar que o assunto ganhasse repercussão e atraísse outros interessados.

Verizon

Mas o que a Verizon viu de interessante na AOL? Essencialmente, conteúdo. Em uma época em que serviços como WhatsApp e Facebook tomam espaço das chamadas telefônicas e do SMS, as empresas de telecomunicações estão sendo obrigadas a diversificar suas operações.

A AOL pode ajudar a Verizon nesse sentido por ter forte atuação em diversos segmentos digitais nos Estados Unidos, com destaque para vídeos e publicidade online. A AOL também é dona de sites renomados, como Huffington Post, TechCrunch, Engadget e, claro, AOL.com.

Curiosamente, a AOL continua ganhando dinheiro com acesso discado à internet, modalidade que a tornou mundialmente famosa (graças aos seus malditos CDs com discadores). Um relatório divulgado pela empresa na sexta-feira passada indica que, atualmente, há 2,16 milhões de clientes pagando, em média, US$ 20,83 mensais pelo serviço (incluindo aí complementos como suporte técnico e antivírus).

AOL - CDs

Tim Armstrong, CEO da AOL, enviou um comunicado aos seus funcionários para dizer que, se o negócio for concluído, a companhia se tornará uma subsidiária da Verizon, mas com recursos adicionais. Na prática, essa foi uma maneira sútil que o executivo encontrou para dizer que demissões ou fechamento de departamentos não estão nos planos, pelo menos no curto prazo.

Com informações: Business Insider, Quartz

Verizon anuncia compra da AOL por US$ 4,4 bilhões