VWS

Postagens mais visitadas

Seagate confirma produção de HDs com 8 terabytes (mais 9 notícias)

Seagate confirma produção de HDs com 8 terabytes (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Seagate confirma produção de HDs com 8 terabytes

Posted: 26 Aug 2014 03:55 PM PDT

A Seagate confirmou nesta terça-feira (26) a produção em larga escala da sua primeira linha de HDs com 8 terabytes de capacidade. Algumas destas unidades haviam sido enviadas para avaliação de clientes corporativos no mês passado. Os testes, pelo jeito, deram bons resultados.

Os novos discos rígidos seguem o tradicional padrão de 3,5 polegadas e são baseados na interface SATA de 6 Gb/s. A Seagate também chama atenção para o uso de componentes que consomem menos energia, embora não tenha especificado quais.

Mas o mistério mesmo está na tecnologia usada para possibilitar tamanha capacidade de armazenamento. Em seu comunicado, a empresa não faz qualquer menção a ela e, nos contatos de imprensa, se nega a comentar o assunto.

Há quem acredite que o “segredo” é a técnica HARM (Heat-Assisted Magnetic Recording). Nela, um feixe de laser com comprimento de onda muito pequeno é usado no cabeçote de gravação, possibilitando a inserção de mais dados no disco sem aumentar as suas dimensões físicas.

seagate_8_tb_manip

Outra hipótese – tida como a mais provável – é o uso da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que consegue aumentar a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.

De acordo com a Seagate, os HDs de 8 TB estarão amplamente disponíveis no próximo trimestre. Fica a torcida para que, quando esta fase chegar, informações sobre a tecnologia implementada tenha sido finalmente liberadas.

A Seagate também não revelou preços. A razão pode ser o público-alvo. Estas unidades estão sendo lançadas para atender principalmente data centers. Como empresas do ramo compram HDs em grandes lotes, o valor da unidade depende de negociação.

Mas a disponibilização de HDs de 8 TB para consumidores finais não deve demorar. No mês passado, a Western Digital lançou novos modelos de 6 TB voltados para este público. A Seagate também possui unidades com esta capacidade, mas superá-las em poucos meses seria uma bela maneira de atingir a rival.

Com informações: Tom’s Hardware

Seagate confirma produção de HDs com 8 terabytes








FIFA 15 entra em pré-venda no Brasil e ganha data de lançamento

Posted: 26 Aug 2014 02:11 PM PDT

Com o lançamento de FIFA 15 a pouco mais de um mês, a EA liberou hoje a pré-venda do título no Brasil.

Pelo valor de R$ 199,90 para consoles – Xbox 360 e One e PS3 e PS4 – e R$ 69,90 para PC, quem fizer a compra antecipada ganha, como é comum em pré-vendas, alguns itens extras.

fifa 15

Para FIFA 15, as regalias da pré-venda são comemorações de gol extras (chamadas “beijo no pulso”, “parada para a torcida” e “chute na bandeira”), o Adidas All-Star Team, que conta com os melhores jogadores do mundo em uma equipe, as chuteiras – virtuais – Adidas Predator e o desbloqueio instantâneo de kits históricos de equipes clássicas.

Entre as novidades do jogo, estão as prometidas como fruto da engine Ignite, que trará mais realismo ao jogo. Podemos esperar torcidas mais realistas, mais detalhes no gramado (podem aparecer, por exemplo, falhas causadas por chutes), reações mais verdadeiras dos jogadores a gols e chutes perdidos e até mais verossimilhança em seus corpos e na respiração durante o jogo.

Para os brasileiros, tem também a novidade não tão boa de que não haverá nenhum time daqui, somente a Seleção. Isso porque a EA não conseguiu entrar em um acordo de licenciamento das equipes.

O lançamento do jogo no Brasil será no dia 9 de outubro, duas semanas depois do lançamento nos EUA, que é dia 23 de setembro.

FIFA 15 entra em pré-venda no Brasil e ganha data de lançamento








Google lança versão final do Chrome de 64 bits para Windows

Posted: 26 Aug 2014 01:09 PM PDT

O Google disponibilizou hoje (26) a versão 37 do Chrome, cujo destaque está no suporte ao DirectWrite, técnica que melhora a aparência das fontes renderizadas. Mas esta não é a única grande novidade: na surdina, a empresa lançou também a primeira versão estável (final) do Chrome de 64 bits para Windows 7 e 8.

Uma prévia da novidade havia sido disponibilizada em junho nos canais experimentais Dev e Canary. No final de julho, o Chrome de 64 bits chegou à fase beta, sinalizando que a liberação da versão final estava próxima.

De lá para cá, de fato, apenas retoques finais foram aplicados. Não houve mudanças na interface ou acréscimo de funcionalidades. Externamente, a versão praticamente não difere do tradicional Chrome de 32 bits.

Quais as vantagens da versão de 64 bits, então? Segundo o Google, melhor desempenho, estabilidade e segurança.

Chrome para Windows

A empresa explica, por exemplo, que a execução do codec VP9, usado para reproduzir vídeos em alta definição, está 15% mais ágil no Chrome de 64 bits. Além disso, a renderização de páginas nesta versão consegue ser quase duas vezes mais rápida que no Chrome de 32 bits.

No aspecto da segurança, o diferencial está no suporte ao ASLR (Address Space Load Randomization) do Windows, recurso que atribui endereços de memória aleatórios a bibliotecas, executáveis e afins, dificultando a localização destes dados para ataques ou infiltração de softwares maliciosos.

O Google ressaltou que o Chrome de 64 bits não tem suporte a plugins NPAPI, mas esta não é necessariamente uma notícia ruim: a empresa vem desestimulando o uso desta API desde 2013 por causa da sua segurança reduzida. A companhia espera inclusive poder eliminar o suporte a NPAPI do Chrome de 32 bits em um futuro próximo.

A despeito dos testes exaustivos, o Google sabe que o novo Chrome pode ter problemas consideráveis ainda não descobertos, o que explica a discrição no lançamento.

Quem quiser instalar a versão de 64 bits deve acessar a página de download do Chrome e clicar no link com os dizeres “Windows 64-bit”. Caso a opção não esteja aparecendo, o link direto é este. Vale frisar que esta versão substitui instalações de 32 bits previamente existentes.

De acordo com o Google, o lançamento não afetará o desenvolvimento do Chrome de 32 bits.

Google lança versão final do Chrome de 64 bits para Windows








Viber anuncia grupos abertos para setembro

Posted: 26 Aug 2014 12:04 PM PDT

O Viber apresentou hoje para a imprensa uma novidade que chega nas próximas semanas aos usuários de todo o mundo: são os grupos abertos ou public chats.

Neles, os usuários poderão acompanhar conteúdo relacionado a algum assunto que lhes interesse, com curadoria de empresas especializadas no assunto ou dos próprios criadores da tal coisa.

Por exemplo, se quiser acompanhar conteúdo relacionado a uma premiação como o Emmy, poderá seguir algum site de entretenimento e seu grupo aberto criado especialmente para isso. Se for fã de alguma celebridade, pode seguir o grupo aberto dela e receber mensagens do seu dia a dia, fotos exclusivas, vídeos e tudo o mais.

viber (2)

Os fãs, por sua vez, não ficarão com um feed eterno de conteúdos que não fala diretamente com eles. Uma das intenções do Viber é proporcionar uma humanização e aproximação das marcas com seus clientes. Mas também não será um bate-boca generalizado: deslizar a tela para o lado abre uma outra sessão, na qual quem participa do grupo pode comentar as postagens e até destacar as mais legais na outra tela. Tanto os seguidores quanto os criadores dos grupos poderão mandar textos, imagens, vídeos ou mensagens de voz.

Entre os parceiros que já estão confirmados estão History Channel, Esporte Interativo, Omelete, Mix FM, Easy Taxi, Colégio Objetivo e Não Salvo – que, inclusive, tem um pacote de stickers personalizados já pronto; o Esporte Interativo também deve ganhar um.

Os grupos abertos chegam ao Viber em uma atualização que é esperada para o começo de setembro.

Viber anuncia grupos abertos para setembro








Pokkén Tournament, jogo de luta com Pokémons, chega em 2015

Posted: 26 Aug 2014 11:51 AM PDT

Todo mundo foi pego de surpresa nesta manhã quando foi anunciado Pokkén Tournament, um jogo de luta que traz Pokémons se enfrentando no estilo Tekken.

Calma, não é um jogo que mistura os dois (lembrou do choque que foram aquelas skins de Mario Bros. para Tekken Tag Tournament 2, né?). Se trata de uma colaboração entre a Nintendo e a Bandai Namco, sendo a última, que tem todo o know-how de jogos de luta, a responsável pelo desenvolvimento. Os nomes envolvidos são Katsuhiro Harada, produtor de Tekken, e Masaaki Hoshino, de Soulcalibur.

No trailer divulgado, vemos Machop e Lucario saindo no braço por conta própria – ou seja, não é como Pokémon Stadium, em que o jogador fazia as vezes de treinador e mandava, turno a turno, o que o bichinho deveria fazer. Não foi comentado sobre os ataques dos Pokémons, se eles serão mantidos em Pokkén, mas faz sentido que sejam adaptados para ele. Se tem uma coisa que a Nintendo é, é caprichosa com suas propriedades.

O jogo será lançado em 2015 para fliperamas japoneses – não há planos de trazê-lo para o Ocidente por enquanto.

Com informações: Polygon

Pokkén Tournament, jogo de luta com Pokémons, chega em 2015








Falha estranha no Google exibia foto de acidente de carro (e nem o Google sabe direito o que aconteceu)

Posted: 26 Aug 2014 11:28 AM PDT

Na manhã desta terça-feira (26), usuários de várias regiões do mundo, inclusive do Brasil, relataram uma falha bizarra no Google: ao pesquisar qualquer termo, o Google Imagens retornava fotos do que parecia ser um acidente de carro na Rússia. O problema chegou a afetar inclusive o Google Notícias, que passou a exibir o acidente no lugar das fotos das notícias.

O dia em que o Google Imagens falhou (Foto: Willian Max)

O dia em que o Google Imagens falhou (Foto: Willian Max)

O que aconteceu? Um vírus infectou milhões de computadores da noite para o dia? Os servidores de DNS do meu provedor foram envenenados? Algum site de entretenimento adulto alterou as configurações do navegador? Não, não foi nada disso. O problema era no Google mesmo.

O Google não informou o que aconteceu para o Google Imagens ficar inundado com as fotos do acidente. O Tecnoblog entrou em contato com o Google e este foi o posicionamento oficial da empresa: “Opa, falando em acidentes, este foi corrigido! Desculpa, o mínimo que poderíamos ter feito seria mostrar fotos de gatinhos para vocês”.

Em outras palavras: alguém no Google apertou um botão errado.

O bug no Google Imagens já foi corrigido. O painel de status do Google, que notifica quando há algum problema nos serviços da empresa, não alertou sobre nenhuma falha relacionada. Além de afetar alguns usuários brasileiros, o bug também atingiu pessoas no Canadá, Alemanha, Estados Unidos e outros países.

(Sim, a resposta oficial do Google foi essa mesma.)

Falha estranha no Google exibia foto de acidente de carro (e nem o Google sabe direito o que aconteceu)








Instagram lança Hyperlapse, app para criar time-lapses e estabilizar seus vídeos

Posted: 26 Aug 2014 10:54 AM PDT

Criar vídeos com aspecto profissional no smartphone ficou mais fácil. Nesta terça-feira (26), o Instagram anunciou o Hyperlapse, app que promete eliminar a instabilidade típica de filmagens casuais e, como adendo, aplicar efeitos de câmera lenta.

Hyperlapse é o nome de uma técnica similar ao time-lapse. Neste, frames são registrados entre intervalos longos a partir de um ângulo fixo para causar sensação de passagem rápida do tempo. A principal diferença do hyperlapse é que a câmera se mexe, resultando em vídeos que podem combinar passagem do tempo e movimento.

Instagram Hyperlapse

O Instagram Hyperlapse oferece algo neste sentido. Se você estiver andando pela rua enquanto grava, por exemplo, o aplicativo é capaz de estabilizar o “balanço” causado pelos seus passos. Se você deixar o smartphone parado, pode acelerar o vídeo para criar time-lapses.

Em seu comunicado, o Instagram afirma que o Hyperlapse foi desenvolvido para ser o mais simples possível. Basta abrir o aplicativo e dar um toque na tela para começar a filmar. Outro toque para a gravação. Depois, basta escolher a aceleração do vídeo, que pode ser até 12 vezes maior que a velocidade original.

Dá para criar vídeos com até 45 minutos. Pelo menos inicialmente, não é possível fazer cortes. O resultado final pode ser compartilhado no Facebook ou Instagram, assim como simplesmente ser guardado no dispositivo.

Pelo menos por enquanto, o Instagram Hyperlapse só está disponível na App Store. Não há previsão de lançamento para Android, muito menos para Windows Phone.

Coincidência ou não, a Microsoft revelou na semana retrasada um projeto de mesmo nome, só que com finalidade diferente: o Hyperlapse da empresa se propõe a corrigir vídeos já existentes, trabalho bem mais complicado.

Com informações: CNET

Atualizado às 15:11

Instagram lança Hyperlapse, app para criar time-lapses e estabilizar seus vídeos








Google lança Chrome 37 com DirectWrite para exibir fontes mais bonitas no Windows

Posted: 26 Aug 2014 09:23 AM PDT

O Google lançou nesta terça-feira (26) a atualização para o Chrome 37.0.2062.94. A nova versão do navegador, que traz correções de segurança, está disponível para Windows, OS X e Linux, mas quem deve sentir mais diferença serão os usuários da plataforma da Microsoft: o browser ganhou suporte ao DirectWrite, tecnologia de renderização de texto que promete fontes melhores.

No Chrome 37, o DirectWrite vem habilitado por padrão. Trata-se de uma API de renderização de texto da Microsoft disponível desde o Windows Vista, mas que depende dos desenvolvedores para ser implantada nos softwares — o Chrome, por exemplo, usava o antigo Graphics Device Interface (GDI), que existe desde as primeiras versões do Windows.

E o DirectWrite faz muita diferença? Não tanto, mas dá para perceber que o anti-aliasing das fontes está melhor. Olha só:

Na prática, a diferença é bem menos gritante que isso

Na prática, a diferença é bem menos gritante que isso

The Next Web cita outra mudança no Chrome 37, não divulgada pelo Google: a interface do gerenciador de senhas está diferente. Agora, em vez de exibir uma barrinha no topo da página perguntando se você quer salvar a senha, o Chrome mostrará uma janela flutuante. Assim:

chrome-37-gerenciador

Você pode ver as novidades do Chrome 37 no blog oficial do navegador. Há 50 correções de segurança, sendo que o Google pagou 42 mil dólares a pesquisadores que ajudaram a encontrar as falhas. O navegador traz ainda outras alterações internas para melhorar o desempenho e a estabilidade.

Google lança Chrome 37 com DirectWrite para exibir fontes mais bonitas no Windows








Antes tarde do que mais tarde: Spotify gratuito chega ao Windows Phone

Posted: 26 Aug 2014 08:13 AM PDT

Em uma sábia decisão estratégica, o Spotify passou a permitir acesso gratuito ao seu serviço a partir das plataformas iOS e Android no final de 2013. O Windows Phone, para variar, ficou de fora. Mas este deslize acaba de ser corrigido: agora, usuários da plataforma móvel da Microsoft também podem contar com o mesmo benefício.

Tal como nas versões para iOS e Android, o novo Spotify para Windows Phone permite ao usuário não pagante ouvir todas as suas playlists, assim como álbuns de artistas específicos. Também é possível acessar playlists organizadas por temas ou criadas por amigos.

Por outro lado, não dá para escolher diretamente quais músicas escutar. Exceto nos tablets, que contam com a opção de reprodução sequencial, o modo gratuito permite somente reprodução aleatória (shuffle).

Armazenar faixas no dispositivo para ouví-las offline é outra funcionalidade indisponível – apenas usuários premium podem tê-la (no Brasil, a assinatura custa R$ 14,90 mensais).

Spotify - Windows Phone

Como esperado, as contas gratuitas também estão sujeitas à execução intervalada de anúncios publicitários.

A companhia não informou o porquê de ter levado quase nove meses para disponibilizar o Spotify Free no Windows Phone. Ao menos a empresa parece ter feito um bom trabalho: além do suporte a contas gratuitas, o novo app recebeu ajustes na interface e agora tem uma ferramenta de busca mais esperta.

Apesar do atraso, o Spotify Free não deve ter dificuldades para conquistar adeptos na plataforma. Dada a sua popularidade entre usuários de aparelhos Lumia, o MixRadio talvez seja o único “empecilho”, mas os recursos sociais do Spotify (adição de amigos, compartilhamento de playlists, entre outros) devem facilitar as coisas.

A novidade já está disponível na Windows Phone Store.

Antes tarde do que mais tarde: Spotify gratuito chega ao Windows Phone








LG G3 Stylus é um smartphone grande de baixo custo que chega ao Brasil em setembro

Posted: 26 Aug 2014 08:06 AM PDT

A LG também vai apostar nos smartphones com tela grande e preço mais acessível com o G3 Stylus, um aparelho com visor de 5,5 polegadas que lembra muito o G3, mas tem hardware bem mais simples. No Brasil, o phablet será lançado em setembro e deverá competir com outros gigantes não tão caros, como Lumia 1320 (6 polegadas) e Galaxy Note 3 Neo (5,5 polegadas).

LG_G3_STYLUS_2

O nome não é por acaso: o G3 Stylus vem com uma caneta stylus para fazer desenhos e anotações manuscritas na tela do aparelho. E o “G3″ também não: a LG promete o mesmo design com a curvatura na traseira, a moldura fina e o acabamento que lembra metal. Mas está claro que a empresa fez concessões para deixar o smartphone mais barato: ele é largo (75,9 mm), espesso (10,2 mm) e pesa 163 gramas.

LG_G3_STYLUS_11

No hardware, há baixas significativas: o processador é um quad-core de 1,3 GHz de modelo não especificado, a RAM caiu para 1 GB e o armazenamento interno é de 8 GB, com direito a expansão por microSD. O G3 Stylus suporta apenas conexão 3G e a câmera ainda pode tirar fotos de até 13 megapixels — embora seja improvável que o sensor tenha a mesma qualidade do G3. A bateria de 3.000 mAh foi mantida.

E como estamos falando de um aparelho da LG que não é topo de linha, a resolução da tela IPS de 5,5 polegadas é péssima: 960×540 pixels, o que dá uma densidade de 200 pixels por polegada. Nós já testamos dois aparelhos intermediários da LG (L70 e L80), e eles possuem telas com boas cores, amplo ângulo de visão e bom brilho — mas tudo isso não adianta muito se a definição for baixa.

Segundo a LG, o G3 Stylus será lançado a partir de setembro, sendo que o Brasil será o primeiro país a receber o aparelho. A empresa não nos respondeu sobre o preço do smartphone; o comunicado global da LG informa apenas que o valor será “justo”. Hoje, Lumia 1320 e Galaxy Note 3 Neo possuem preços de tabela de 1.399 e 1.499 reais, respectivamente.

LG G3 Stylus é um smartphone grande de baixo custo que chega ao Brasil em setembro