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Lentes de contato do futuro poderão capturar luz infravermelha graças ao grafeno (mais 13 notícias)

Lentes de contato do futuro poderão capturar luz infravermelha graças ao grafeno (mais 13 notícias)

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Lentes de contato do futuro poderão capturar luz infravermelha graças ao grafeno

Posted: 17 Mar 2014 03:15 PM PDT

Tão certo quanto o lançamento de um Galaxy pela Samsung nos próximos dias é a descoberta de uma nova função para o grafeno pelos cientistas. E uma das mais recentes delas pode te interessar bastante: lentes de contato capazes de oferecer visão noturna graças a detectores de luz infravermelha.

Trata-se de uma ideia deveras futurista, mas palpável. De acordo com Zhaohui Zhong, professor da Universidade de Michigan que está liderando o projeto, o “milagre” está nas peculiaridades do grafeno. Mais precisamente, na possibilidade de se criar uma camada deste material com apenas um átomo de espessura.

Outra propriedade relevante do grafeno é a sua capacidade de reagir aos fótons, as partículas elementares da luz. A energia absorvida neste processo pode ser medida ou mesmo processada para formar uma imagem.

Os cientistas tiveram então a ideia de criar um dispositivo recoberto por uma camada de grafeno que, de tão fina, se torna invisível aos olhos humanos. O problema é que esta espessura quase inexistente faz com que apenas pouco mais de 2% da luz que chega à camada de grafeno seja absorvida.

Para resolver este problema, Zhong e sua equipe utilizaram uma técnica “sanduíche”: a lente recebeu uma camada frontal de grafeno para captura da luz; um dielétrico (isolantes) extremamente pequeno foi posicionado logo atrás; por fim, outra camada de grafeno foi colocada depois do dielétrico.

grafeno_camadas

O efeito disso é que, quando a luz atinge a primeira camada, a carga elétrica flui através do dielétrico à camada inferior. Os “buracos” causados na camada superior por causa desta transferência geram um campo elétrico que altera o fluxo de eletricidade existente na camada inferior, causando acúmulo de carga.

É como se a técnica criasse um fototransístor capaz de amplificar a quantidade pequena de fotos absorvidos pela primeira camada.

A principal diferença da técnica em relação aos sensores das câmeras digitais, por exemplo, é que o grafeno é sensível o suficiente para não se limitar à luz visível. É isso que o faz ser capaz de detectar luz ultravioleta ou infravermelha sem exigir equipamentos especiais para este fim.

Como o dispositivo com grafeno é muito pequeno – o protótipo utilizado para a pesquisa é menor que uma unha e pode ser reduzido ainda mais -, os cientistas vislumbram o seu uso em lentes de contatos inteligentes (olha onde a onda de dispositivos vestíveis pode chegar) ou simplesmente nas câmeras dos nossos futuros smartphones: será o fim daquelas fotos noturnas sem longa exposição onde estrela nenhuma fica visível.

Só não espere nada para um futuro próximo: as pesquisas com grafeno ainda precisam avançar muito para resultar em tecnologias viáveis, como você deve saber. Mas é empolgante já termos um começo.

Com informações: Extreme Tech

Lentes de contato do futuro poderão capturar luz infravermelha graças ao grafeno


    






Atari anuncia RollerCoaster Tycoon 4 Mobile e ninguém gosta da novidade

Posted: 17 Mar 2014 02:03 PM PDT

Você provavelmente é uma das pessoas que tem um lugar no coração reservado para RollerCoaster Tycoon. A franquia, na qual você administra um parque de diversões, começou em 1999 e desde 2004 não tem um novo título para PC – o último foi RTC 3. Em 2012, RCT 3D foi lançado para 3DS e só.

Hoje, a Atari, detentora da marca, anunciou RollerCoaster Tycoon 4 Mobile, uma versão do jogo que será lançada para iPad, iPhone e iPod touch. E dá para dizer que ela não foi muito bem recebida.

Não é dito com todas as letras mas, pelo trailer,subentende-se dois problemas no jogo. Primeiro, confirmado, o fator social: dá para conectar no Facebook, jogar com amigos, visitar os parques deles e tudo o mais. Depois, parece que haverá microtransações in-game, que nunca são bem vindas pelos usuários.

Já vimos essa combinação antes, naquela época em que a Zynga ganhava dinheiro e nós colocávamos o despertador de madrugada para colher morangos no Farmville. Lembra? Pois parece ser essa mesma fórmula que, cinco anos depois, a Atari resolveu tentar na versão mobile de RCT.

RCT 4 Mobile será lançado no segundo trimestre deste ano e não será gratuito: custará 3 dólares – fica a dúvida se haverá mesmo microtransações, já que elas são características de jogos free-to-play.

A Atari não comentou nada. Mas, para acalmar os fãs da franquia, anunciou também hoje que uma versão para PC do jogo chegará ainda em 2014.

Nas respostas do tuíte, alguns seguidores afirmam se tratar de um jogo no browser. E ninguém está muito satisfeito com isso também…

Com informações: Joystiq

Atari anuncia RollerCoaster Tycoon 4 Mobile e ninguém gosta da novidade


    






Adeus, produtividade: colocaram o Doge no jogo 2048

Posted: 17 Mar 2014 01:19 PM PDT

Normalmente é sexta-feira o dia de joguinho viciante aqui no Tecnoblog, mas tem casos em que a gente abre uma exceção e este é um deles.

Na semana passada, o jogo 2048 fez muita gente perder várias horas de trabalho tentando juntar peças com números até atingir a soma de 2048. Outro semelhante é o Threes, para Android e iOS. Agora, pegaram o mesmo conceito, de juntar quadrados semelhantes, e uniram o cão shiba inu, conhecido por nós como Doge.

Assim como nos outros jogos, você utiliza as teclas direcionais para unir peças semelhantes. Cada união forma uma peça diferente com o Doge e os pontos são contados separadamente. A graça, mais do que bater os 2048 – e, depois, seu próprio recorde – , é tentar descobrir todas as imagens escondidas.

doge game

Não dá para embedar o jogo aqui, então você vai ter que confiar em nós que ele é super viciante (e a gente entende desse assunto) e ir lá no site jogar.

Ao contrário de quase todas as coisas relacionadas ao Doge que têm surgido, o Doge2048 não foi criado pelo pessoal da Dogecoin para divulgar a moeda: os autores (se é que é mais de um) são do Tiny Mammals, que faz apps engraçadinhos para iOS.

Adeus, produtividade: colocaram o Doge no jogo 2048


    






Anatel diz que celulares comprados no exterior e não homologados podem não funcionar no Brasil

Posted: 17 Mar 2014 01:03 PM PDT

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de lançar uma cartilha sobre homologação de produtos de telecomunicações. Conforme previsto pela implantação da plataforma Siga, sistema para bloquear celulares piratas que entrou em funcionamento hoje, aparelhos celulares que não tiverem passado por homologação através da Anatel poderão não funcionar em redes celulares brasileiras.

Celulares como o HTC One, por exemplo, não são falsificados, mas poderão deixar de funcionar em redes celulares brasileiras

Celulares como o HTC One, por exemplo, não são falsificados, mas poderão deixar de funcionar em redes celulares brasileiras

A cartilha informa que o consumidor deve verificar se o produto é homologado antes de comprá-lo no exterior. Para isso, pode-se verificar a presença do selo da agência ou se o mesmo foi homologado através do SGCH, o Sistema de Gestão de Certificação e Homologação.

O alerta da agência é que dispositivos não homologados podem não funcionar conforme o prometido e que há riscos de interferências. Leia o trecho específico da cartilha (grifo nosso):

Se a verificação não for feita na compra de um telefone celular, por exemplo, o consumidor corre o risco de não conseguir habilitá-lo na prestadora da qual é cliente, já que, para garantir a habilitação no Brasil, o aparelho deve ser homologado pela Anatel. Na ausência dessa consulta, o risco de eventuais prejuízos é todo do consumidor.

A Anatel também reitera que não basta o produto ser certificado por outros órgãos reguladores (como a FCC, dos Estados Unidos, e a CE, da União Europeia), e que também é necessária a aprovação pela agência brasileira.

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A agência ainda esclarece que, nos próximos seis meses, o sistema ainda não bloqueará nenhum dispositivo, servindo apenas para fazer um registro dos aparelhos atualmente em funcionamento no país. Não há ainda nenhuma definição se smartphones não homologados que já estejam funcionando atualmente serão impedidos de serem utilizados no futuro. Aparelhos novos, no entanto, estão sujeitos ao bloqueio.

O sistema ainda está em fase experimental, mas a existência dele nada mais é do que um balde de água fria para quem pretende comprar aparelhos no exterior que não existem aqui, como smartphones da HTC, que abandonou o mercado brasileiro, ou iPhones de modelos diferentes dos homologados aqui, ainda que compatíveis com redes brasileiras.

Quem descumprir as regras poderá, além de tomar o prejuízo do aparelho não funcionando, ser advertido ou até mesmo multado. De acordo com a cartilha:

Segundo o Regulamento, os usuários que desrespeitam as regras de certificação estão sujeitos às seguintes sanções:

  • pela utilização de produtos não homologados pela Anatel, quando forem passíveis de homologação: advertência e, em caso de reincidência, dolo ou culpa grave, multa e providências para apreensão;

Leia a cartilha na íntegra.

Anatel diz que celulares comprados no exterior e não homologados podem não funcionar no Brasil


    






Aplicativo da GVT leva telefone fixo para o smartphone

Posted: 17 Mar 2014 12:26 PM PDT

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Já tem mais de um ano que a GVT prometeu um aplicativo que tornasse o seu smartphone uma extensão do telefone fixo da sua casa, por meio de tecnologia VoIP. Uma ideia que enfim traria utilidade para o telefone fixo para muita gente, agora se tornou realidade: a operadora lançou na semana passada o aplicativo GVT Freedom. Será que funciona mesmo?

Como funciona

A instalação é bem simples: após baixar o aplicativo na App Store ou Google Play, o cliente deve fazr o login no GVT Freedom com os mesmos dados de acesso do portal da GVT. Se o cliente possui mais de uma linha telefônica, ele poderá escolher qual delas pretende usar naquele smartphone. Só é possível utilizar o GVT Freedom em apenas um smartphone por linha. Se você instalar o GVT Freedom e fizer login com a mesma linha, o outro dispositivo perde acesso.

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Depois de escolher a linha, o aplicativo pode demorar até 5 minutos para que você consiga fazer ligações e até 30 minutos para poder receber ligações. No meu caso, não demorou tudo isso: depois de 3 minutos de espera já conseguia fazer e receber ligações.

E.. funciona?

Sim! O aplicativo funciona muito bem. Tudo que você precisa no smartphone com o aplicativo instalado é uma conexão com a internet e, a partir daí, tem acesso ao seu telefone fixo de qualquer lugar do mundo. Ao ligar para o telefone fixo cadastrado, tanto o telefone fixo como o aplicativo para smartphone tocam. Se você atender a chamada no GVT Freedom, o telefone fixo deixa de tocar – assim como o contrário.

Isso é perfeito porque dá para usar o telefone fora de casa. Se você está no trabalho, o GVT Freedom toca no seu celular também. Se você está em alguma viagem internacional, pode aproveitar uma rede Wi-Fi e usar o GVT Freedom para escapar das altíssimas tarifas de roaming. São inúmeras novas possibilidades que o aplicativo abre ao ter um número fixo funcionando no smartphone.

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Você também pode fazer ligações pelo GVT Freedom da mesma forma que você faz pelo telefone fixo, inclusive com as mesmas tarifas. Isso significa que se você tem um plano com ligações ilimitadas para fixo, pode utilizar o GVT Freedom à vontade.

Nos meus testes, o serviço funcionou perfeitamente com conexão Wi-Fi, 3G e 4G. É claro que a qualidade da ligação varia de acordo com a qualidade da conexão com a internet: como se trata de um serviço VoIP, nem adianta querer a melhor qualidade possível usando conexões lentas e com alta latência. Mesmo em conexões boas, há um certo atraso durante a chamada, algo típico de chamadas em VoIP. Ainda assim, o serviço não decepciona – principalmente porque não traz nenhum custo extra os clientes.

Observações finais

Estive tentando utilizar o GVT Freedom desde a quinta-feira passada. Entretanto, passei por diversas dificuldades para utilizar o aplicativo – e o mesmo acontecia com outros clientes da operadora. A princípio, um erro informando problemas na ativação. Depois, o aplicativo alertava que o telefone estava sem conexão com a internet, o que não era verdade.

Passei de quinta-feira (13) à tarde até o final da sexta-feira (14) conversando com o pessoal da GVT, que, em certo momento haviam falado que minha linha telefônica tinha um problema de cadastro. Depois de conversar com a área técnica da operadora, detectaram um bug no aplicativo, e prometeram correção até o final do domingo (16). Entretanto, na tarde de sábado o acesso havia sido normalizado. Com todos esses erros, é notável que faltou um certo preparo para o lançamento do aplicativo, mas aparentemente tudo foi normalizado.

Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos

Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos

Mesmo o aplicativo sendo completamente inovador – e bom! –,  tenho que deixar meu puxão de orelha para a GVT melhorar o design do aplicativo. Ele não é muito bonito (ok, é horrível) e mistura interfaces de diferentes versões – no iPhone, ele tem cara de iOS 6 (mesmo sendo adaptado para o iOS 7!) e no Android tem cara de Android 2.3.

Além disso, o toque de chamada do aplicativo é bem estridente e chiado, e o som de chamada perdida não é nada mais nada menos que… o som de novo email do Outlook Express. Por mais que o aplicativo seja funcional, faltou um cuidado maior na parte de interação do usuário.

O GVT Freedom é grátis e está disponível na App Store e na Google Play Store.

Aplicativo da GVT leva telefone fixo para o smartphone


    






EUA estão dispostos a passar o controle da internet a uma administração global

Posted: 17 Mar 2014 11:12 AM PDT

A semana de comemoração dos 25 anos da internet pode ser o marco de uma decisão histórica: na última sexta-feira, o governo dos Estados Unidos informou que está disposto a dividir o controle sobre a rede, possibilidade que vem sendo requerida por vários países há anos, mas que ganhou força em 2013 com as denúncias de espionagem por parte da NSA.

O anúncio vem de encontro com uma proposta apresentada pela Comissão Europeia no início do mês passado que, entre outras ideias, sugere a substituição da atual estrutura da ICANN – entidade sediada nos Estados Unidos que, entre outras funções, regular a distribuição de endereços IP e domínios – por um grupo globalizado e, assim, não suscetível exclusivamente ao governo norte-americano.

Esta postura, entretanto, não quer dizer que os Estados Unidos estão abrindo mão por completo de sua influência sobre a internet. De acordo com o Departamento de Comércio do país, a cessão de poder só irá acontecer sob determinadas condições, ou seja, se não houver conflito com aspectos considerados importantes pelas autoridades norte-americanas.

Barack Obama - Winning the Future

Uma é que a nova administração esteja livre de práticas regimentadas por interesses particulares de governos, como censura para fins políticos. Outra é que o controle não fique a cargo de coalizões internacionais já existentes, especialmente a ONU.

Diante destas considerações, é provável que a ICANN seja reformada e tenha, entre outras medidas, a sua sede transferida da Califórnia para Genebra (ideia outrora defendida inclusive pelo governo brasileiro). Outra possibilidade bastante forte é a formação de um novo e independente grupo administrativo de interesse global (e que inclui os Estados Unidos, certamente).

O próximo passo, por consequência, é definir um plano de transição. Para tanto, o governo norte-americano e a ICANN pretendem realizar reuniões com representantes dos países interessados. O assunto deverá começar a ganhar forma no próximo mês, em São Paulo, durante um evento que discutirá justamente princípios sobre o controle da internet.

Como há questões delicadas envolvidas, não dá mesmo para esperar nada imediato. Mas é possível que vejamos mudanças já no ano que vem: o contrato atual da ICANN para o gerenciamento de aspectos inerentes à internet vence em setembro de 2015; esta data pode ser utilizada como um prazo razoável para as novas definições.

Com informações: The Washington Post

EUA estão dispostos a passar o controle da internet a uma administração global


    






Hangouts e planilhas no Google Drive estão fora do ar para alguns usuários

Posted: 17 Mar 2014 09:47 AM PDT

O Hangouts, serviço de mensagens do Google, está fora do ar para alguns usuários desde às 13h20. O widget que mostra a lista de contatos no Gmail exibe uma animação com a mensagem “Está levando mais tempo que o esperado” e nunca termina de carregar. O aplicativo do Hangouts para iOS não consegue enviar mensagens ao destinatário.

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Tem alguém aí?

Tem alguém aí?

Alguns usuários também relatam que o Google Drive, apesar de listar os arquivos disponíveis na conta, não abre as planilhas armazenadas no serviço. Outros tipos de documentos, como textos e apresentações, parecem não ter sido afetados pelo problema.

Às 13h22, o Google publicou uma nota afirmando que estava ciente de uma falha no Google Talk e no Hangouts do Google+, mas ainda não havia reconhecido nenhuma instabilidade no Google Drive. “Estamos investigando relatos de um problema com o Google Talk. Forneceremos mais informações em breve”, dizia a mensagem.

Alguns minutos depois, às 13h47, o Google avisou que estava analisando um problema com o Planilhas do Google. Por volta das 14h, as planilhas já haviam voltado ao ar para boa parte dos usuários prejudicados. Às 14h30, a empresa disse que “em breve” o serviço deveria ser restaurado para todos os usuários.

O Google soltou outra nota, às 14h15, para informar que sua equipe ainda estava investigando o problema no Hangouts. A empresa afirmou que o serviço foi normalizado para parte dos usuários às 15h15.

Hangouts e planilhas no Google Drive estão fora do ar para alguns usuários


    






Revelada a última personagem de Ultra Street Fighter IV

Posted: 17 Mar 2014 09:21 AM PDT

Em julho do ano passado, a Capcom anunciou Ultra Street Fighter IV, que vem sendo chamado pela produtora de “forma definitiva” do jogo. Junto com o anúncio inicial, foram apresentados quatro personagens extras para o game: Hugo (de Final Fight e Street Fighter III), Rolento (de Final Fight eStreet Fighter Zero 2), Elena (de Street Fighter III) e Poison (de Street Fighter X Tekken). Um quinto seria anunciado nos próximos meses.

Eis que, muitos meses depois, finalmente foi revelado: se trata de Decapre, que fará sua primeira participação como personagem jogável. Ela foi apresentada aos jogadores em Street Fighter Alpha 3 e surgiu na franquia como uam das Dolls do M. Bison.

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Não, não é uma Cammy de roupa nova. Decapre é uma russa que teve o rosto parcialmente queimado e por isso utiliza uma máscara que sobre boa parte dele. Quanto a seus ataques, são prometidos golpes rápidos e psycho power, que divide a dor da lutadora com seus oponentes. Alguns desses movimentos podem ser vistos no trailer de anúncio dela:

Ultra Street Fighter IV será lançado em junho deste ano para PS3 e Xbox 360; para PC, chega em agosto. Quem já tiver Super Street Fighter IV ou Super Street Fighter IV: Arcade Edition pode baixar a atualização para o jogo novo por  R$ 30,99 na PSN e  R$ 29,00 na Live. Os valores das cópias físicas ainda não foram divulgados.

Revelada a última personagem de Ultra Street Fighter IV


    






Popcorn Time está de volta

Posted: 17 Mar 2014 08:53 AM PDT

Na sexta-feira, o recém-inaugurado serviço de streaming de torrents Popcorn Time anunciou seu fim, possivelmente por conta de pressões da indústria, apesar de estar, segundo eles mesmos, dentro da lei.

No entanto, não era seu fim definitivo. Como o aplicativo do Popcorn Time era open source, já trataram de pegar o código e colocá-lo de volta no ar.

O site de torrents YTS tem sido apontado como principal responsável por relançar o aplicativo. Ao TorrentFreak, um desenvolvedor disse que para eles é fácil tocar o projeto, já que é como se tivessem apenas feito uma nova interface para seu site. “Não estamos sendo piores cuidando do projeto do que seríamos só providenciando os filmes”, comentou.

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Logo depois, eles avisaram que não estão por trás do Popcorn Time em outra declaração em seu site: “o YTS não está tomando conta e de maneira alguma está afiliado com o Popcorn Time. Isso tem sido divulgado erroneamente e causado confusão para muitos usuários e pedimos desculpas. Popcorn Time é um projeto da comunidade, não possuído ou mantido por uma única pessoa ou entidade”.

Em todo caso, o app foi disponibilizado com seu código original para Windows, OS X e Linux no GitHub; basta baixar e descompactar para fazer a instalação. Como o código é aberto, qualquer um pode criar sua versão do Popcorn Time. Outro site que disponibiliza o app é o Time 4 Popcorn, que não é afiliado ao YTS e tem uma interface mais amigável que o GitHub. O aplicativo, no entanto, é o mesmo nos dois sites.

Com informações: TechCrunch

Popcorn Time está de volta


    






Microsoft torna OneNote gratuito e lança versão para Mac

Posted: 17 Mar 2014 08:37 AM PDT

O OneNote, aplicativo de anotações da Microsoft, ganhou nesta segunda-feira (17) uma versão para OS X com as principais funcionalidades das outras plataformas, incluindo a sincronização de notas com o OneDrive. A versão para a área de trabalho clássica do Windows, que antes fazia parte do pacote Office, passou a estar disponível gratuitamente para todos os usuários.

O OneNote para Mac traz uma interface bem parecida com a da versão para Windows. Os recursos básicos estão disponíveis nas duas plataformas, como a formatação de textos, o gerenciamento de blocos e páginas e a inclusão de imagens e tabelas, mas funções mais específicas, como a gravação de áudio, o editor de equações e a possibilidade de fazer desenhos, não aparecem na versão para OS X.

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Mas a Microsoft fez mais do que apenas lançar uma versão para OS X: a empresa anunciou uma API que permitirá aos aplicativos de terceiros enviarem informações para os seus blocos de anotações do OneNote. Será possível, por exemplo, salvar artigos do Feedly, escanear documentos direto do celular usando o Genius Scan, escrever notas à mão com o Livescribe e até integrá-lo ao IFTTT.

A Microsoft também lançou um recurso chamado OneNote Clipper, um botão que permite salvar no OneNote a página que você estiver lendo. Também tem o email me@onenote.com: todo o conteúdo que você enviar para esse endereço, a partir de um email previamente cadastrado, vai para o seu bloco de anotações.

Ao tornar o OneNote gratuito, lançar uma API e trazer novos recursos, a Microsoft está atacando diretamente o Evernote, que recentemente teve que pedir desculpas públicas por falhas em seus aplicativos; na ocasião, muitos usuários reclamaram de problemas com sincronização e perda de dados.

O OneNote para OS X pode ser baixado gratuitamente na Mac App Store e requer o Mavericks e uma conta da Microsoft. A versão gratuita para Windows, bem como os aplicativos para Windows 8, iPhone, iPad e smartphones Android, podem ser encontrados na página do OneNote.

Microsoft torna OneNote gratuito e lança versão para Mac


    






CPTM lança app oficial para Android, iOS e Windows Phone

Posted: 17 Mar 2014 07:48 AM PDT

Obter informações sobre os serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) finalmente ficou mais fácil: o app oficial da estatal foi lançado na semana passada para Android, iOS e Windows Phone, uma mão na roda tanto para usuários regulares de suas linhas quanto para quem está de passagem pela região metropolitana de São Paulo.

O aplicativo é leve e de fácil utilização. Na home, o usuário pode obter informações institucionais sobre a CPTM, saber de obras ou serviços de manutenção que possam estar interferindo no funcionamento das linhas (muito comum aos finais de semana), ser informado de eventos promovidos nas estações ou arredores e encontrar as opções de contato com a empresa.

Ali também há um botão para o sempre útil "SMS Denúncia", serviço que permite ao usuário enviar mensagens ao setor de segurança da CPTM para comunicar atividades ilegais dentro de trens e estações, assim como situações de perigo ou perturbação, como som alto, vandalismo ou presença de pedintes.

App CPTM para Android

Também bastante útil é a aba Situação, que informa o status de funcionamento das linhas naquele momento, inclusive daquelas operadas pelo Metrô. Ao consultá-la antes de sair de casa ou do trabalho, o usuário tem a chance de pensar em um trajeto alternativo ao descobrir que determinada linha está com problemas – situação que não é rara, infelizmente.

A última aba, Linhas, dá acesso ao mapa de todo o sistema de transporte metropolitano, assim como à relação de estações de cada linha da CPTM. Só é não é possível traçar um trajeto informando as estações de origem e destino, tal como acontece no aplicativo do Metrô.

Nestes primeiros dias, alguns usuários se queixaram de imprecisões sobre as informações operacionais, mas a CPTM prometeu sanar este problema na próxima atualização. Uma versão em inglês também está nos planos, embora a companhia não tenha informado data prevista para o seu lançamento.

O app pode ser baixado nos seguintes links:

CPTM lança app oficial para Android, iOS e Windows Phone


    






O Steam Controller agora se parece mais com o controle do Xbox One

Posted: 17 Mar 2014 06:44 AM PDT

Após anunciar o modelo super inovador de seu controle, a empresa de Gabe Newell voltou uns passos para trás e resolveu aproximar o joystick do que já temos no mercado. Se antes o Steam Controller possuía apenas dois touchpads frontais e uma touchscreen central, algumas alavancas e nada muito dentro do comum, a redefinição do design divulgada pela Valve na semana passada agora conversa com os tradicionais controles, adicionando um pad direcional e outro de botões ABXY, como no conhecido gamepad do Xbox.

Ambos os campos direcionais sensíveis ao toque, que, de acordo com a companhia, competem com a precisão de um mouse, foram mantidos no layout do controle, que não ganhou nenhum tipo de alavanca analógica, fugindo da tendência dos outros joysticks. Ademais, agora também faz parte do layout um botão com o logo do Steam, que brilha quando o controle está ligado, ladeado por dois botões, de play/stop.

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O periférico, desenhado especialmente para os jogadores de FPS, que necessitam de uma precisão maior do que a encontrada atualmente com os botões analógicos, teve removida sua touchscreen, que o deixaria na moda do Wii U, do PlayStation Vita e outros semelhantes. Agora, se encontra um visual mais parecido com o do controle da Microsoft.

“Nós estamos animados para obter um feedback de nossos usuários, sobre as últimas mudanças”, diz a Valve, que fez essas mudanças com base nos primeiros feedbacks sobre o controle. Os tais protótipos devem estar disponíveis para teste durante a Game Developers Conference, a GDC, que acontece em São Francisco, a partir de hoje.

Ainda não há previsão para o lançamento oficial dos Steam Controllers, mas especula-se que ele seja lançado junto das outras duas novidades da Valve, o SteamOS e as Steam Machines. Estas últimas, que são computadores customizáveis fabricados de acordo com a necessidade do jogador, deverão chegar ao mercado na segunda metade de 2014. A Valve já anunciou parcerias, preços e especificações de hardware de empresas como Alienware, Alternate, CyberPowerPC, DigitalStorm, Falcon Northwest, Gigabyte, iBuyPower, Material.net, Next Spa, Origin, Scan, Webhallen e Zotac, cada qual com seu modelo próprio de máquina, custando a partir de US$ 500.

Já o SteamOS, sistema operacional baseado em GNU/Linux que a companhia vem preparando, foi anunciado como complemento das Steam Machines e é livre para ser utilizado em qualquer tipo de hardware. Pensando nos usuários da plataforma, o sistema foi desenvolvido num ambiente amigável para jogos – alguns detalhes de funcionalidades já foram anunciados pela Valve, como o Steam Music, um serviço que facilita a reprodução de áudio durante as partidas.

O Steam Controller agora se parece mais com o controle do Xbox One


    






Dorian Satoshi Nakamoto contrata advogado e nega ser criador do Bitcoin em carta

Posted: 17 Mar 2014 05:54 AM PDT

reportagem da Newsweek sobre o suposto criador do Bitcoin tomou proporções maiores. Em carta oficial, Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, um imigrante japonês de 64 anos que mora na Califórnia e foi apontado pela revista como o homem por trás da invenção da moeda virtual, negou todas as acusações, agradeceu o apoio de todos e afirmou ter contratado um advogado para solucionar o caso.

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Na carta, Nakamoto repete parte da entrevista que deu para a Associated Press. Ele nega mais uma vez que não inventou nem trabalhou com Bitcoin e que ouviu o termo pela primeira vez em meados de fevereiro deste ano. A falsa reportagem da Newsweek, nas palavras de Nakamoto, teria prejudicado suas perspectivas de encontrar emprego.

A declaração oficial de Nakamoto foi publicada inicialmente por Felix Salmon, da agência de notícias Reutersno Twitter. Abaixo você confere nossa tradução livre:

Meu nome é Dorian Satoshi Nakamoto. Eu sou a pessoa citada na reportagem da Newsweek sobre Bitcoin. Estou escrevendo esta declaração para limpar meu nome.

Não criei, inventei nem trabalhei com Bitcoin. Eu nego incondicionalmente o relato da Newsweek.

A primeira vez que ouvi o termo “bitcoin” foi através do meu filho em meados de fevereiro de 2014. Após ser contatado por uma repórter, meu filho me chamou e usou a palavra, que eu nunca havia ouvido anteriormente. Logo depois, a repórter me encontrou em minha casa. Chamei a polícia. Nunca concordei em falar com a repórter. Em uma conversa que se seguiu com um repórter da Associated Press, chamei a tecnologia de “bitcom”. Eu ainda não estava familiarizado com o termo.

Minha formação é em engenharia. Eu também sei programar. Meu trabalho mais recente foi como engenheiro eletricista solucionando problemas de equipamentos de controle aéreo de tráfego para a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). Não tenho conhecimento nem trabalhei com criptografia, sistemas peer-to-peer ou moedas alternativas.

Não consegui encontrar emprego estável como engenheiro ou programador por dez anos. Eu tenho trabalhado como operário, pesquisador e professor substituto. Cancelei meu serviço de internet em 2013 devido a graves dificuldades financeiras. Estou tentando me recuperar da minha cirurgia na próstata feita em outubro de 2012 e de um acidente vascular cerebral que sofri em outubro de 2013. Minhas perspectivas de trabalho remunerado foram prejudicadas devido ao artigo da Newsweek.

A falsa matéria da Newsweek tem sido a fonte de uma grande confusão e estresse para mim, minha mãe de 93 anos, meus irmãos e suas famílias. Ofereço meus sinceros agradecimentos às pessoas nos Estados Unidos e ao redor do mundo que me ofereceram ajuda. Eu contratei um advogado. Esta será nossa última declaração pública sobre este assunto. Agora, solicito que respeitem nossa privacidade.

A carta é um indicativo de que teremos mais informações sobre o caso em breve, como um processo contra a Newsweek e uma possível retratação da revista, que ainda mantém a história, afirmando que a reportagem foi realizada “sob os mesmos rigorosos padrões editoriais e éticos que nortearam a Newsweek por mais de 80 anos”. Não deixe de acompanhar os próximos capítulos.

Dorian Satoshi Nakamoto contrata advogado e nega ser criador do Bitcoin em carta


    






Firefox com interface Metro é cancelado porque quase ninguém usava

Posted: 17 Mar 2014 04:21 AM PDT

A Mozilla planejava lançar uma versão do Firefox com interface adaptada para o Windows 8 desde o início de 2012, meses antes do lançamento mundial do sistema operacional. A nova interface estava em testes há meses, mas nunca havia chegado a uma versão estável do Firefox. E ela não deve chegar tão cedo: a Mozilla desistiu do projeto, porque quase ninguém dava bola para a interface Metro.

O vice-presidente do Firefox, Johnathan Nightingale, publicou um post no blog da Mozilla para informar que solicitou aos engenheiros, no início da semana passada, a retirada da versão Metro do Firefox do cronograma de lançamentos. Ele afirma que a equipe fez um bom trabalho, mas que lançar uma versão final seria um equívoco.

Firefox para Windows 8

Nightingale diz que nunca viu mais de 1.000 usuários ativos por dia no ambiente Metro. Não é pouquíssima gente, mas é uma parcela ínfima das milhões de pessoas que usam versões de teste do Firefox. Como poucos usaram a nova interface, uma versão final viria com muitas falhas, já que não houve muitos testes em condições reais de uso. Corrigir os bugs exigiria mobilizar uma parte importante da equipe para, no fim, não gerar tanto impacto assim.

A versão Metro não foi cancelada para sempre: Nightingale citou a possibilidade de retomar o desenvolvimento caso o ambiente decole. Entretanto, no Windows 8.1, a Microsoft permitiu que os usuários pulem a interface Metro durante a inicialização, e uma atualização a ser liberada nas próximas semanas deve trazer ainda mais concessões, então eu duvido que a nova interface será relevante nos desktops algum dia.

É importante lembrar que, por conta das restrições que a Microsoft impôs no Windows RT, a nova interface do Firefox só funcionava em máquinas x86, enquanto boa parte dos tablets com Windows possuem chips ARM. O Firefox com interface Metro, portanto, estava incrivelmente bonito, mas, considerando os números divulgados pela própria Mozilla, sua morte não fará falta.

Firefox com interface Metro é cancelado porque quase ninguém usava