VWS

Postagens mais visitadas

Sony renova linha de celulares com Xperia Z2 – vídeos em 4K (mais 3 notícias)

Sony renova linha de celulares com Xperia Z2 – vídeos em 4K (mais 3 notícias)

Link to Tecnoblog

Sony renova linha de celulares com Xperia Z2 – vídeos em 4K

Posted: 24 Feb 2014 12:47 AM PST

Primeiro dia de Mobile World Congress, a maior feira de celulares e dispositivos móveis do planeta. A Sony não poupou anúncios ao revelar três smartphones – entre eles o Xperia Z2, com gravação de vídeos em resolução 4K —, um tablet e uma pulseira voltada para acompanhar atividades físicas. Vamos conhecer as novidades?

Sony Xperia Z2: ele grava em resolução 4K

Xperia Z2: a evolução do Z1 grava filmes em 4K (imagem: divulgação/Sony)

Xperia Z2: a evolução do Z1 grava filmes em 4K

O design do aparelho topo de linha da Sony continua praticamente o mesmo. Pouca coisa mudou do Xperia Z1, lançado no ano passado, para o Xperia Z2 apresentado em Barcelona. Talvez a principal diferença seja a adição de uma tela IPS de 5,2 polegadas (1920×1080 pixels) com o que a fabricante chama de Live Color LEDs. Em tese, a tecnologia é capaz de reproduz mais cores, com maior qualidade inclusive do que alguns produtos da Apple, uma das referência nesse campo.

Estou falando de um celular rodando Android 4.4, com processador quad-core Snapdragon 801 da Qualcomm a 2,3 GHz e memória RAM de 3 GB. O Z2 é considerado um monstro em termos de especificações, mas ainda falta saber como ele se sai no mundo real.

A câmera chamou a atenção por oferecer um conjunto de softwares para estabilização de imagens chamado de SteadyShot. Não chega a substituir a estabilização feita por meio de hardware, mas a novidade foi considerada uma boa implementação, visto o que hoje em dia o que mais tem por aí são filmagens tremidas feitas com o celular. A Sony também aposta na gravação em 4K. Vale lembrar que o Xperia Z2 não está sozinho nessa seara, pois há alguns dias a LG revelou o smartphone G Pro 2 também com capacidade de filmar em altíssissississima resolução.

O Xperia Z2 também pode ficar submerso em água, assim como antecessor. O produto chegará ao mercado global em março nas cores: preto, branco e roxo. Questionamos a Sony brasileira sobre os preços e disponibilidade nas operadoras do país. Assim que tivermos uma resposta, vamos atualizar essa matéria.

Assista abaixo ao vídeo promocional do Sony Xperia Z2.

História em desenvolvimento. Este artigo será atualizado.

Sony renova linha de celulares com Xperia Z2 – vídeos em 4K


    






É oficial: Nokia anuncia X, X+ e XL, três smartphones que rodam apps para Android

Posted: 23 Feb 2014 11:44 PM PST

nokia-x-plus

Direto de Barcelona — Não é mais rumor: a Nokia apresentou na manhã desta segunda-feira (24) uma nova família de smartphones que rodará apps para Android e possuirá integração com os serviços da Microsoft, como o OneDrive. O anúncio foi feito por Stephen Elop, vice-presidente de dispositivos e serviços da empresa de Redmond. São três aparelhos: Nokia X, Nokia X+ (com mais armazenamento) e Nokia XL (com tela de 5 polegadas).

nokia-android-precos

Os três aparelhos possuem processador Snapdragon dual-core e suportam dois SIM cards. O Nokia X é o smartphone mais barato, com tela IPS de 4 polegadas e câmera de 3 MP. Para quem carrega muitas músicas e vídeos para todo lugar, há o Nokia X+ com mais armazenamento interno. Por sua vez, o Nokia XL vem com tela de 5 polegadas, câmera traseira de 5 MP e uma câmera frontal de 2 MP para chamadas em vídeo no Skype.

Durante a apresentação, a Nokia evitou dizer que os aparelhos rodam Android. Na verdade, eles rodam apps do Android. E a interface não lembra em nada o sistema operacional do Google: pense nela como uma mistura dos Asha e Lumia. Há o Fastlane, tela que permite alternar entre aplicativos e exibe informações úteis, e uma tela inicial cheia de blocos que são a cara do Windows Phone.

nokia-x-interface-android

Os aplicativos podem ser instalados por meio da Nokia Store, por lojas de terceiros e também por sideloading, ou seja, instalando o arquivo *.apk manualmente. A maioria dos aplicativos para Android rodará nos Nokia X sem precisar de nenhuma modificação. No entanto, como a Nokia fez alterações no sistema para substituir APIs do Google por APIs da Microsoft, alguns deles podem precisar de pequenas adaptações para funcionar totalmente, de acordo com Elop.

Elop diz que os aparelhos serão uma “porta de entrada” para os serviços da Microsoft e da Nokia: eles vêm de fábrica com o Here Maps, que suporta navegação curva a curva e armazenamento offline de mapas, além do Nokia MixRadio, serviço de streaming que permite ouvir músicas gratuitamente.

Rosto de Microsoft, coração de Google

Rosto de Microsoft, coração de Google

A família X será vendida em todo o mundo, começando por países em desenvolvimento na Ásia, Europa, Índia, América Latina, Oriente Médio e África. Nokia X (89 euros) e Nokia X+ (99 euros) começam a ser vendidos imediatamente, enquanto o Nokia XL (109 euros) chega a partir do início do segundo trimestre.

Não deveremos ter um Android topo de linha da Nokia tão cedo. Segundo Elop, o foco da empresa continuará na família Lumia com Windows Phone, onde novas tecnologias chegarão primeiro.

Nossas primeiras impressões serão publicadas em breve.

História em desenvolvimento. Este post será atualizado.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

É oficial: Nokia anuncia X, X+ e XL, três smartphones que rodam apps para Android


    






Começa a Mobile World Congress 2014: o que esperar e o que já foi mostrado

Posted: 23 Feb 2014 10:49 PM PST

mwc-2014-entrada

As portas da Fira Gran Via, em Barcelona, abriram nesta segunda-feira (24) para a inauguração oficial de mais uma edição da Mobile World Congress, a principal feira focada em smartphones, tablets, gadgets vestíveis e todos esses pequenos dispositivos com bateria e processador que nós gostamos. Os grandes anúncios devem acontecer ainda hoje, mas algumas empresas já se adiantaram para apresentar suas novidades.

O que já foi anunciado

Samsung

Samsung Gear 2 e Gear 2 Neo

No domingo (23), a Samsung apresentou o sucessor do Galaxy Gear, que não traz mais Android e por isso perdeu a marca Galaxy. Na verdade, são dois sucessores: O Gear 2 é uma versão atualizada, que promete corrigir alguns problemas da primeira geração, como a bateria com autonomia muito limitada, enquanto o Gear 2 Neo é um relógio mais simples, que é mais leve e não possui câmera integrada.

Os dois novos smartwatches da Samsung rodam Tizen. Tudo o que você precisa saber sobre eles está neste artigo.

Huawei

huawei-anuncios-mwc-2014

A Huawei também se adiantou e marcou uma coletiva de imprensa antes do início da feira. O MediaPad X1 é um tablet de 7 polegadas que promete alto desempenho ao mesmo tempo que se mantém mais leve e compacto que os concorrentes. Por sua vez, o TalkBand B1 é uma espécie de pulseira inteligente que serve para monitorar sua atividade física e funcionar como um complemento ao smartphone ou tablet, permitindo inclusive que você faça ligações.

Outros aparelhos mostrados pela Huawei são o Ascend G6, um smartphone intermediário que quer tornar o 4G um pouquinho mais acessível, e o MediaPad M1, tablet de 8 polegadas mais simples. Você pode ler mais sobre eles (e as primeiras impressões do MediaPad X1) aqui.

LG

lg-g-pro-2-divulgacao

A LG mostrou para a imprensa os aparelhos que havia anunciado há alguns dias. O LG G Pro 2tem tela maior ainda (5,9 polegadas!) e hardware atualizado em relação ao Optimus G Pro. A linha L, que engloba aparelhos de baixo e médio custo, chegou à terceira geração: tem L40 (o mais básico, com 512 MB de RAM), L70 (um intermediário com câmera de 8 MP) e L90 (com tela grande de 4,7 polegadas), todos rodando KitKat.

O que esperamos

Nokia

nokia-x

O aparelho mais comentado de todos os tempos do último mês é o tal Nokia com Android, chamado por alguns de Nokia X. Nada de Android com câmera tão boa quanto a do Lumia 1020: na verdade, ele seria um aparelho de baixo custo, na mesma faixa de preço dos atuais Nokia Asha, que rodaria um fork do Android com interface bastante modificada.

Embora alguns digam que não teremos novos Windows Phones, pode ser que a Nokia mostre uma versão internacional do Lumia Icon. Exclusivo da Verizon, ele é um topo de linha com hardware poderoso (o que inclui Snapdragon 800 e 2 GB de RAM), assim como o Lumia 1520, mas tem tela menor, de 5 polegadas, com resolução 1080p.

Sony

Enquanto a Nokia faz sua apresentação, a Sony terá um evento para anunciar o que nós esperamos ser o sucessor do Xperia Z1. Talvez chamado de Xperia Z2, os rumores apontam para um smartphone com tela ainda mais definida: 5,2 polegadas e 2560×1440 pixels, gerando uma definição de nada menos que 506 ppi. Rodando KitKat, o hardware seria bem parecido, com o Snapdragon 800 do antecessor, mas acompanhado de mais RAM, bateria com maior capacidade e melhorias no design, com bordas mais finas.

Samsung

A Samsung já apresentou o sucessor do Galaxy Gear, mas o gadget mais aguardado sem dúvidas é o sucessor do Galaxy S4. Como nas gerações anteriores, especificações e funcionalidades começaram a aparecer antes da hora, mas nós só descobriremos se elas são verdadeiras hoje à tarde, quando a Samsung fizer a apresentação oficial.

O Galaxy S5, segundo os rumores, terá números maiores ainda (tela de 5,24 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels), chip Snapdragon 805 ou Exynos 6 dependendo do modelo, 3 GB de RAM, câmera de 16 megapixels e armazenamento interno começando em 32 GB, a exemplo do que já acontece na linha Galaxy Note. As funções ficariam por conta de um leitor de íris ou um leitor de impressões digitais no botão Home.

Neste texto, você confere tudo o que nós (achamos que) sabemos sobre o Galaxy S5.

Cobriremos a MWC 2014 diretamente de Barcelona para trazer notícias em primeira mão, entrevistas com executivos das principais empresas e as primeiras impressões dos produtos que serão lançados no evento.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

Começa a Mobile World Congress 2014: o que esperar e o que já foi mostrado


    






MediaPad X1, um tablet compacto que também é um telefone (e outras novidades da Huawei)

Posted: 23 Feb 2014 09:29 PM PST

Huawei MediaPad X1: nem parece que tem tela de 7 polegadas

Huawei MediaPad X1: nem parece que tem tela de 7 polegadas

Direto de Barcelona — Antes do início oficial da Mobile World Congress 2014, que acontece nesta segunda-feira (24), a Huawei preparou um evento em Barcelona no domingo para apresentar suas novidades para o mercado de dispositivos móveis. Dois deles chamaram mais a atenção: o MediaPad X1, um tablet de 7 polegadas que é mais compacto que os da concorrência e faz ligações, além do TalkBand B1, a pulseira inteligente da Huawei.

MediaPad X1

O MediaPad X1 aposta em portabilidade para se diferenciar em um mercado com produtos já consolidados. Richard Yu, o chairman da divisão de dispositivos móveis da Huawei, afirma que, apesar de ter uma tela com quase o mesmo tamanho do Nexus 7 e do iPad mini, o MediaPad X1, com seu corpo de alumínio, é significativamente mais compacto, com peso de 239 gramas e espessura de apenas 7,18 mm.

huawei-mediapad-x1

Richard Yu fez questão de demonstrar ao público que o MediaPad X1 cabe perfeitamente no bolso. E ele fez isso de uma forma bem clara: em uma das ocasiões, o executivo chegou a pedir ajuda do pessoal da Huawei, que entregou um iPad mini. “Olha, não cabe”, disse Yu tentando guardar o tablet da Apple no bolso da calça, sem sucesso. Depois, ele exibiu o MediaPad X1, que deslizou suavemente para dentro do bolso. Não ficou discreto, mas deu certo.

Mas, apesar de ser bem leve e fino, a Huawei não economizou muito nos componentes internos. O chip é o novo HiSilicon Kirin 910, da própria Huawei, que acompanha um processador quad-core de 1,6 GHz e GPU Mali-450 MP4. Há 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 32 GB). O processador ainda é baseado no velho Cortex-A9, mas parecia bem competente nos poucos minutos em que tive contato com o tablet.

A tela de 7 polegadas, que é bem brilhante e tem excelente definição, possui resolução de 1920×1200 pixels e painel IPS. A Huawei diz que a tela tem tecnologia LTPS, que reflete menos luz e tem mais brilho. Para dar conta dela, há uma bateria gigante de 5.000 mAh dentro do tablet. Para aproveitar toda a carga, é possível usá-la como bateria externa; dá para recarregar um smartphone conectando-o ao MediaPad X1, por exemplo.

A câmera traseira possui uma exagerada resolução de 13 MP, com sensor iluminado Exmor R da Sony e lente de cinco elementos com abertura f/2,2. Já a câmera frontal, assim como a Huawei tem feito nos aparelhos mais novos, possui uma resolução acima do que costumamos ver em outros smartphones e tablets: são 5 MP, o que melhora a qualidade de selfies, segundo a Huawei. Há inclusive um recurso de software para melhorar os auto-retratos tirados pelo MediaPad X1, corrigindo imperfeições da pele.

Compacto, mas ainda é um tablet

Compacto, mas ainda é um tablet

Só 7,18 mm de espessura

Só 7,18 mm de espessura

Uma traseira de alumínio que gosta de impressões digitais

Uma traseira de alumínio que gosta de impressões digitais

Se considerarmos o MediaPad X1 como um tablet de 7 polegadas, ele é um pouco caro. Já se pensarmos nele como um smartphone topo de linha esticado, o preço é até competitivo. Na Europa, ele terá preço sugerido de 399 euros. Na América Latina, o aparelho chega a partir de março.

TalkBand B1

Apesar de ser bem compacto, talvez não seja muito legal ficar tirando o MediaPad X1 do bolso para atender ligações. Então, a Huawei também apresentou um gadget vestível, chamado de TalkBand B1. Por 99 euros, trata-se de uma pulseira colorida que possui uma tela OLED flexível de 1,4 polegadas para exibir, entre outras informações, o horário atual, o número de passos dados e o telefone de quem está te ligando.

huawei-talkband-b1

O TalkBand B1 se comunica com Android ou iPhone por meio do Bluetooth 4.1 e se conecta rapidamente a smartphones com NFC. Ele tem microfone, o que significa que você pode falar com alguém por meio da pulseira, embora esta ainda seja uma cena meio estranha. Diz a Huawei que, com a pequena bateria de 90 mAh, dá para usá-la por até seis dias seguidos e conversar por até sete horas contínuas.

Assim como vários outras pulseiras e relógios inteligentes, o TalkBand B1 usa os sensores para monitorar seus passos e fazer um registro da sua atividade física. Os dados são sincronizados para um smartphone e exibidos através de um aplicativo da própria Huawei, que inclusive verifica a duração e qualidade do seu sono e transforma o TalkBand B1 em um despertador inteligente.

Outros anúncios: um smartphone intermediário com 4G e um tablet de 8 polegadas

huawei-anuncios-mwc-2014

Além dos produtos que roubaram a cena, a Huawei mostrou o Ascend G6. Com ele, a Huawei afirma que pretende levar o 4G para mais gente. O aparelho se parece muito com o Ascend P6, smartphone bem elegante que testamos no ano passado.

Ascend G6: 4G para mais gente

Ascend G6: 4G para mais gente

Pelo menos, dessa vez a Huawei apostou no Snapdragon 400, não no HiSilicon K3V2 do Ascend P6 que, apesar de trazer números bonitos na ficha de especificações técnicas (ele possuía um processador quad-core de 1,5 GHz), na prática não rendia tanto assim. O hardware do Ascend G6 é o seguinte:

  • Processador: quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz;
  • GPU: Adreno 305;
  • RAM: 1 GB;
  • Armazenamento interno: 8 GB (com entrada para microSD de até 32 GB);
  • Tela: LCD de 4,5 polegadas com resolução de 960×540 pixels;
  • Bateria: 2.000 mAh;
  • Câmeras: 8 MP (traseira) e 5 MP (frontal).
MediaPad M1, o tablet de 8 polegadas da Huawei com design familiar

MediaPad M1, o tablet de 8 polegadas da Huawei com design familiar

Na lista, consta o suporte ao LTE de banda 7, o mesmo usado no Brasil, mas ainda não há informações sobre preços ou datas de lançamento para o nosso país. No velho continente, o modelo 4G chega a partir de abril por 249 euros.

O MediaPad M1, com tela de 8 polegadas e um design que lembra bastante o HTC One, é mais simples que o MediaPad X1, apesar de trazer o mesmo chip HiSilicon Kirin 910. Também não há o apelo da portabilidade: aqui, temos um tablet convencional de 329 gramas.

Este é o hardware:

  • Processador: quad-core Kirin 910 de 1,6 GHz;
  • GPU: Mali-450 MP4;
  • RAM: 1 GB;
  • Armazenamento interno: 8 GB ou 16 GB (com entrada para microSD de até 32 GB);
  • Tela: LCD de 8 polegadas com resolução de 1280×800 pixels;
  • Bateria: 4.800 mAh;
  • Câmeras: 5 MP (traseira) e 1 MP (frontal).

De acordo com a Huawei, o MediaPad M1 chega à América Latina ainda neste primeiro trimestre do ano.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

MediaPad X1, um tablet compacto que também é um telefone (e outras novidades da Huawei)