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Yahoo compra Aviate, um launcher inteligente para Android (mais 13 notícias)

Yahoo compra Aviate, um launcher inteligente para Android (mais 13 notícias)

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Yahoo compra Aviate, um launcher inteligente para Android

Posted: 07 Jan 2014 04:04 PM PST

O Yahoo está se movimentando mais uma vez pelos domínios do Google no Android. O gigante da web anunciou a compra do launcher Aviate, um software bastante interessante que se propõe a ser uma “homescreen inteligente” para todos os celulares com essa plataforma. Para comemorar, qualquer pessoa pode baixá-lo diretamente da Google Play. É preciso inserir o promocode “YAHOO” para ativar o aplicativo.

O anúncio oficial foi feito pela CEO Marissa Mayer (sempre ela!) durante a CES 2014. Ao que parece, a feira de eletrônicos está cheia de anúncios relacionados a outros mercados – vários do Yahoo, por sinal. Mas voltando ao Aviate: logo depois disso, o gigante da web soltou uma nota dizendo que a equipe por trás do software conseguiu “criar um produto que muda a forma como os usuários interagem com os dispositivos Android deles ao conectá-los com as informações que, naquele momento, são as mais úteis”.

Aviate na primeira tela do dia

Aviate na primeira tela do dia

Já tinha usado o Aviate antes, mas não me adaptei muito bem. A premissa é de que o launcher te mostre as informações mais importantes, os aplicativos mais relevantes e também outras ferramentas, baseando-se no horário e no local em que você está. Maroto, não?

Por exemplo, bem agora no momento em que escrevo esse texto (21h38 da terça), o Aviate mostra a tela “Night Time” com uma foto, alguns aplicativos e recomendações de alguns locais aqui por perto. A integração com o Foursquare é importante para dizer que a pizzaria Dona Mariana merece a minha atenção. Com um gesto de deslizar os dedos e eu consigo fazer o checkin no estabelecimento – caso estivesse lá.

Parece que a intenção do Yahoo é usar as tecnologias do Aviate para entregar o conteúdo produzido pela companhia para os milhões de dispositivos com o sistema Android. Um dos exemplos dados é a exibição das cotações da bolsa de valores logo no início do dia, “em vez de te forçar a abrir o aplicativo de finanças”.

Vale lembrar que o Google Now funciona mais ou menos com a mesma pegada. Se você informa para o buscador quais são as empresas do seu interesse, ele passa a mostrar sempre que o Now é acionado.

Além da tela de “Night Time”, o Aviate também tem telas distintas para quando o usuário está no trabalhando ou “indo para algum lugar” (“Going Somewhere”). As informações se modificam dependendo de signos capturados pelo Wi-Fi, GPS, acelerômetro e daí por dia. É uma verdadeira tentativa de deixar o smartphone mais esperto do que estamos acostumados. Uma máquina que entende o dono e tenta ajudá-lo a fazer as coisas ou mais rapidamente, ou com uma experiência mais prazerosa.

Agora é esperar para ver o que o Yahoo pretende fazer com o Aviate. Antigamente, os criadores do app disseram que havia o interesse de produzir uma versão para iOS. Dadas as dificuldades inerentes ao ambiente da Apple, é bem difícil de prever que alguma empresa consiga lançar um launcher sem ser por meios menos convencionais (como o Cydia para iPhones que passaram pelo jailbreak).

A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em casa período do dia

A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em casa período do dia

O valor do negócio não foi divulgado.

Outros lançamentos do Yahoo hoje foram o portal de tecnologia Yahoo Tech, comandado pelo ex-NYT David Pogue (um dos jornalistas de tech mais respeitados, sem sombra de dúvida) e o Yahoo Food, um site em formato de revista voltado para alimentação. Marissa Mayer também anunciou um aplicativo para consumo de conteúdo chamado News Digest – está na App Store da Apple. A companhia também mostrou uma nova plataforma de anúncios online que funciona integrada com os posts do Tumblr. Como você pode ver, Yahoo bombou na CES 2014!

Obs.: Queria fazer algumas screenshots do Aviate no meu celular, mas o botão de Power resolveu não funcionar mais. Pois é.

Yahoo compra Aviate, um launcher inteligente para Android


    






Razer apresenta pulseira inteligente que é meio smartwatch e meio fitness band

Posted: 07 Jan 2014 02:10 PM PST

Dificilmente alguém esperava que a Razer fosse mostrar um wearable na CES 2014, mas foi isso que aconteceu. A empresa apresentou ao mundo a Nabu, sua versão de smartwatch que também traz características de fitness band – por isso, prefere chamá-lo de smart band. A justificativa para uma empresa de games se dedicar a algo do tipo até que é simples: investir em gamification da vida real, ainda mais se tratando de um gadget com plataforma aberta.

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Ele tem duas telas, uma menor, que fica na parte superior do pulso, e outra maior, na parte interna, que exibe mais informações. No caso de receber mensagens de texto, a tela menor exibe o ícone de notificação e a maior, o conteúdo da mensagem. Essa tela é ativada pelo acelerômetro quando o braço faz o movimento apropriado, então dá uma privacidade maior e é menos inconveniente (dá para ler rapidinho sem desviar totalmente o foco de uma conversa, por exemplo), inclusive por ser pequena: ela tem 128 x 32 pixels, enquanto a outra é quadrada, com lados de 32 pixels. A bateria, segundo a Razer, dura de 7 a 10 dias.

A foto de divulgação tem a parte interna verde, mas a mostrada pelo CEO Min-Liang Tan ao Engadget é toda preta e mais discreta, sem o aspecto fitness.

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Falando nisso, a Nabu tem, além do acelerômetro, sensores de localização, altitude e biométricos que ajudam a monitorar as atividades físicas de quem a utiliza, como contador de passos e “medidor” de sono.

Mas o mais legal é o fator social da pulseira. Ela reconhece gestos, então, ao apertar a mão de alguém que também tenha uma, os dois podem automaticamente se tornar contatos no LinkedIn. Outra possibilidade de gestos é chacoalhar a mão para rejeitar uma chamada que não pode ser atendida na hora. A Nabu ainda consegue encontrar suas semelhantes nos arredores, o que abre possibilidades bem interessantes de games com realidade aumentada para devs.

O preço é ainda mais interessante: desenvolvedores de Android e iOS podem consegui-las por 50 dólares no final deste trimestre. Para os reles mortais, ela também chega no fim desse trimestre, mas não tem preço definido. No entanto, a Razer garante que custa menos de 100 dólares, um preço bem sedutor para o que ela promete.

Razer apresenta pulseira inteligente que é meio smartwatch e meio fitness band


    






Com o PlayStation Now, você poderá rodar jogos por streaming em outros dispositivos

Posted: 07 Jan 2014 01:58 PM PST

Quando anunciou o lançamento do PlayStation 4, a Sony também deixou claro que o console não possuiria retrocompatibilidade nativa, ou seja, nada de jogos de PlayStation 3 ou anteriores rodando no videogame. No entanto, a empresa afirmou que seria possível reaproveitar os títulos adquiridos anteriormente no novo console, desde que esses tivessem versões digitais.

Como isso seria possível? Utilizando a ferramenta queridinha do momento, a nuvem. Nesta terça-feira (7), a Sony finalmente revelou como isso vai acontecer ao anunciar o lançamento do PlayStation Now, um serviço de streaming que reproduzirá os jogos do PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3.

Em sua apresentação na CES 2014, a companhia explicou que disponibilizará todo o catálogo de jogos da Sony para os dispositivos conectados ao serviço. Quais? Pois bem, inicialmente, o Now funcionará no PlayStation 4, mas em breve deverá estar disponível para o PlayStation 3, PlayStation Vita, smartphones e tablets também. Futuramente, é possível que o sistema abra caminho para dispositivos de outras marcas.

Não suficiente, Andrew House, presidente da SCE, ainda incluiu na lista de dispositivos as novas TVs da linha BRAVIA, da Sony, garantindo que elas também terão acesso ao serviço. Nesse caso, o modo cross play será uma ferramenta a mais, já que o mesmo jogo poderá ser reproduzido em todos os dispositivos.

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Segundo House, assim, logo de cara, os primeiros jogos a estarem disponíveis no rol do Now serão The Last of Us, Puppeteer, God of War: Ascension e Beyond: Two Souls, ambos excelentes em todas as modalidades, incluindo as gráficas. Ponto para o sistema da nuvem, que permite a reprodução remota e transferência dos jogos para os aparelhos conectados ao sistema (desde que haja internet), não exigindo muito hardware para serem executados.

Com sua versão beta prometida ainda para janeiro, o PlayStation Now dará as caras em breve nos Estados Unidos e seu lançamento deve acontecer neste primeiro semestre. Segundo o comunicado enviado à imprensa, o serviço dará suporte aos mesmos recursos da PlayStation Network, contando com o modo multiplayer, mensagens entre contatos e troféus in-game.

Por enquanto, não foi divulgado se o serviço será gratuito ou terá planos de mensalidade, nem mesmo como poderemos proceder com as versões digitais que já possuímos para os consoles anteriores ao PlayStation 4.

A Sony também divulgou os números de vendas de seu novo console. De acordo com o comunicado, o PlayStation 4 vendeu 4,2 milhões de unidades até o dia 28 de dezembro. Quase dez milhões de cópias (digitais e físicas) de software foram vendidos no final do ano passado e 1,7 milhão de transmissões já foram feitas pelo modo de compartilhamento do PlayStation 4.

Com o PlayStation Now, você poderá rodar jogos por streaming em outros dispositivos


    






Intel e AMD prometem solução “dual OS” para breve: Windows e Android no mesmo equipamento

Posted: 07 Jan 2014 12:20 PM PST

Dois sistemas operacionais no mesmo equipamento não é novidade. Esta prática foi bastante disseminada alguns anos atrás, quando muita gente queria testar o Linux sem abrir mão do Windows, por exemplo. O assunto voltou a ganhar força na CES 2014, com a Intel confirmando uma solução “dual OS”, só que um pouco diferente: com Windows 8.1 e Android no mesmo dispositivo.

A empresa ainda não forneceu detalhes de como isso será feito. Uma das hipóteses é que o Android rode de maneira emulada dentro do Windows. O que se sabe, por ora, é que alternar entre uma plataforma e outra deverá ser uma tarefa fácil e rápida, talvez possível a partir de um simples botão, como aconteceu na demonstração feita pela Intel no evento.

Intel Dual OS (Fonte: Gizmodo)

Assim, de cara, a ideia remete àqueles recursos que chamam atenção, mas que na prática não têm muita utilidade. Só que há mesmo potencial aqui: o dual OS pode atrair mais atenção para dispositivos híbridos, que unem as funções de laptop e tablet. Neste caso, o Windows seria mais adequado para a primeira função enquanto o Android ficaria com a segunda, como você deve ter presumido.

O interessante é que Intel não está sozinha com esta ideia. Coincidência ou não, a AMD anunciou recentemente um acordo com a BlueStacks para também permitir o uso do Windows e do Android em dispositivos equipados com seus processadores.

Na verdade, não é a primeira vez que estas companhias trabalham juntas: em 2012, ambas as empresas fecharam um acordo para permitir ao usuário justamente executar determinadas aplicações do Android no PC. Este ponto revela a principal diferença em relação à solução da Intel: enquanto há incerteza quanto ao modo de funcionamento do dual OS, o software da BlueStacks, de fato, roda o Android dentro do Windows.

Há outro diferencial com o novo acordo: está nos planos da AMD incorporar núcleos ARM em determinados processadores futuros, o que poderá tornar o uso de ambos os sistemas operacionais ainda mais intuitivo.

Se funcionarem a contento, os fabricantes deverão ficar satisfeitos com ambas as propostas. A Microsoft é que, provavelmente, não ficará muito feliz com esta história, afinal, a empresa desenvolveu o Windows 8 para atender também dispositivos com tela sensível a toques, esteja tendo sucesso com esta missão ou não.

Quando teremos acesso a equipamentos com tais capacidades ainda é um mistério, mas não é apostar alto que isso aconteça ainda em 2014.

Com informações: The Verge, Gizmodo

Intel e AMD prometem solução “dual OS” para breve: Windows e Android no mesmo equipamento


    






Novo app vai utilizar reconhecimento facial para achar desconhecidos na internet

Posted: 07 Jan 2014 12:19 PM PST

Como as polêmicas de apps que expõem sua intimidade ficaram no ano passado, em breve será lançado um que também tem cara de que vai causar bastante polêmica quanto a privacidade: chamado NameTag, ele deve ser lançado para Android, iOS e Google Glass e utiliza reconhecimento facial para encontrar pessoas na internet.

De um jeito prático, é como se você pegasse o celular ao ver um gatinho no metrô, tirasse uma foto e o app a enviasse para os servidores do NameTag, que irão tentar combinar com milhões de imagens na web e encontrar seus perfis em redes sociais por meio das fotos postadas neles. A empresa responsável pelo aplicativo também trabalha na possibilidade de encontrar a pessoa direto em sites de relacionamentos, como o OkCupid e tal.

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Meio arrepiante, não? O lado bom é que quem não quiser ser encontrado pode se descadastrar no site, já que, segundo o CEO Kevin Alan Tussy, a intenção é ajudar a conectar pessoas que queiram se conectar com outras. Ele também acredita que o aplicativo pode deixar as interações mais seguras ao saber de antemão quem é a pessoa - nos EUA, o NameTag também irá combinar as fotos com as de criminosos, podendo ajudar a encontrar foragidos.

Outra possibilidade de “uso para o bem” que está sendo desenvolvida é definir o que aparece em horário comercial e o que aparece no resto do tempo. Isso mostra um grande potencial corporativo do NameTag: se for possível fazer com que o scan do seu rosto leve ao seu perfil do LinkedIn, pode-se fazer contatos profissionais sem precisar de um cartão. Falta ver o quanto isso é mais útil que trocar um cartão.

O aplicativo ainda não está disponível e nem tem uma data definida, apenas a promessa de que será “em breve”. Mas ele corre riscos de ser barrado, pelo menos na loja de aplicativos do Google Glass, já que apps de reconhecimento facial são contra as políticas dela. Ainda assim, está disponível para beta testers.

Com informações: CNET

Novo app vai utilizar reconhecimento facial para achar desconhecidos na internet


    






Os wearables da Intel na CES 2014

Posted: 07 Jan 2014 11:11 AM PST

Na conferência de ontem na CES, a Intel colocou o holofote nos wearables. Demonstrando suas criações conceituais, a empresa quer popularizar o uso desse tipo de aparatos tecnológicos, fazendo com que eles sejam realmente úteis e mais independentes de outros gadgets.

O motor disso tudo, ao que parece, é o Edison, computador do tamanho de um SD do qual já falamos aqui no Tecnoblog. Ele conta com conectividade Bluetooth e Wi-Fi e processamento equivalente ao da linha Pentium e pode ser o ponto de virada dos wearables.

Se juntando ao coro dos smartwatches, a Intel apresentou seu design de referência desse acessório. O mais legal é que ele não precisa de um smartphone para fazer a conexão (e ter alguma utilidade), como o Galaxy Gear da Samsung, o SmartWatch da Sony, o Toq da Qualcomm e o Pebble. Também foi falado do geo-fencing, que possibilita a criação de regiões limitadas e pode ter diversas utilidades. A Intel firmou parcerias com empresas de moda para cuidar do design desse gadget.

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Ela também apresentou dois fones de ouvido não-tão-convencionais. Um, chamado Jarvis, não tem esse nome por acaso; ele funciona como um assistente pessoal sem fio pareado com o do smartphone, como o Google Now ou a Siri. A empresa também está desenvolvendo o seu próprio – provavelmente, otimizado para os fones.

Por enquanto, os trunfos do Jarvis são a maneira como ele “interage” com o usuário, que é bem mais natural do que estamos acostumados: a resposta é rápida, fazendo a conversa fluir; uma resposta pode ser interrompida com um toque ou um comando de voz específico; e ele até consegue perceber qual a melhor hora de falar uma notificação, sem atrapalhar o usuário.

Isso se encaixa na orelha e violà!

Isso se encaixa na orelha e voilà!

Já os outros fones são mais atraentes para atletas: com formato in-ear e recheados de leitores biométricos, funcionam como aqueles relógios que obtêm informações sobre o exercício. Os fones são capazes de monitorar batimentos cardíacos, marcar a trajetória percorrida pela pessoa e registrar as calorias queimadas por meio dos aplicativos instalados no smartphone do usuário. Também tocam música, inclusive de acordo com o exercício que está sendo feito, e até te mandam acelerar o passo se você não estiver acompanhando. A fonte de energia é a própria porta P2, então não é necessário recarregar baterias. Já com o Jarvis, sim: a duração é estimada em um dia e é recarregada em uma espécie de bacia.

Se parecem com... fones de ouvido.

Se parecem com… fones de ouvido.

Todos os wearables mostrados pela Intel ainda estão com o status de design de referência, então não há nenhuma previsão de serem lançados comercialmente. Ainda assim, servem para dar uma ideia de como esse nicho tecnológico está evoluindo rapidamente e deve se expandir ainda mais num futuro bem próximo.

Com informações: The Verge

Os wearables da Intel na CES 2014


    






Kaveri, a nova geração de APUs da AMD, chega na próxima semana

Posted: 07 Jan 2014 09:38 AM PST

Já faz tantos meses que a AMD começou a divulgar a linha Kaveri – codinome para a sua quarta geração de APUs – que causaria estranheza se a empresa não confirmasse a novidade durante a CES 2014, tal como previsto. No evento, a companhia revelou que os primeiros dos novos chips chegarão ao mercado a partir do dia 14 de janeiro. Não era sem tempo!

Considerando os seus recursos, as APUs Kaveri têm tudo para serem bem recebidas. Entre as suas características estão fabricação com tecnologia de 28 nanômetros, uso do socket FM2+, GPU Radeon R7 (Radeon R5 nos modelos mais econômicos), núcleos Steamroller e suporte ao padrão PCIe 3.0.

kaveri

Também merece menção a inclusão da tecnologia hUMA (heterogeneous Uniform Memory Access) que, basicamente, unifica o acesso à RAM tanto pela CPU quanto pela GPU. Assim, toda a memória fica disponível para ambos, não havendo partes dedicadas exclusivamente a cada componente. De acordo com a AMD, esta técnica melhora o consumo de energia e otimiza o desempenho da APU.

O mérito da performance é compartilhado com a HSA (Heterogeneous System Architecture), uma arquitetura com a qual a tecnologia hUMA se associa. Com ela, uma tarefa não precisa ser otimizada para rodar com a CPU ou com a GPU; a própria arquitetura se encarrega de definir qual componente é mais apropriado para determinada atividade. Segundo a AMD, os chips Kaveri são os primeiros totalmente compatíveis com a tecnologia.

A nova geração de APUs deverá ser composta por, pelo menos, seis modelos. O primeiro e mais sofisticado deles é o A10-7850K, um quad-core de 3,7 GHz (4 GHz em modo Turbo), cache L2 de 4 MB, GPU R7 de 720 MHz (com arquitetura Graphics Core Next), 512 stream processors e TDP de 95 W. O segundo deverá ser o chip A10-7700K, que difere do primeiro pela frequência de 3,4 GHz (3,8 GHz no Turbo) e pelos seus 384 stream processors.

Primeiros Kaveri

Estes chips chegarão ao mercado a partir de 14 de janeiro deste ano, como já informado, quando conheceremos seus preços e, possivelmente, teremos uma noção mais clara de quando os demais modelos serão lançados.

De modo geral, parece haver uma certa parcimônia em torno destes lançamentos, mas há um motivo para isso: mais do que as expectativas de vendas, a AMD sabe que a linha Kaveri é importante para mostrar que a companhia está “viva” e, sendo esta a primeira grande atualização de arquitetura desde os processadores Bulldozer, que ainda é capaz de inovar. A gente espera que sim.

Com informações: ExtremeTech, Tom’s Hardware

Kaveri, a nova geração de APUs da AMD, chega na próxima semana


    






Samsung e LG apresentam TVs flexíveis na CES

Posted: 07 Jan 2014 08:56 AM PST

Na CES de 2013, fomos apresentados a televisores com resolução 4K e telas curvadas. Combinando um tamanho enorme para suportar a resolução com dignidade e cantos arredondados, a promessa dessas TVs é aumentar a imersão na sala de estar.

Para a CES de 2014, elas sofreram uma evolução e ficaram mais versáteis: agora flexíveis, elas podem tanto ficar planas quanto curvadas.

Duas empresas estão exibindo TVs flexíveis na feira: a Samsung e a LG.

A da Samsung, que é apresentada como a primeira TV do tipo do mundo, tem tela de LCD, 85 polegadas e se curva com o toque de um botão. Os motores escondidos atrás da tela empurram suas bordas para a frente, como se ela estivesse encaixada numa moldura maior.

Já a da LG parece ter um acabamento mais agradável visualmente: como a tela é flexionada sem “sair” de uma outra estrutura, o design parece mais limpo. É uma estrutura de “água e engrenagens” (o Engadget concorda que pode ter ocorrido alguma falha na tradução nesse quesito) que a faz “dobrar”. Ela tem 77 polegadas, é OLED e pode ser flexionada em mais de um ângulo.

Essa TV está mais adiantada que a concorrente em termos comerciais: a LG pretende começar a vendê-la no máximo em 2015, enquanto o custo de produção da TV da Samsung ainda é muito alto para que seja vendida (mas também não foi falado em preço para a da LG).

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Clique na imagem para ver o vídeo

Além das duas dobráveis, a Samsung e a LG mostraram suas novas meninas dos olhos e elas também são parecidas: TVs OLED curvadas de 105 polegadas e resolução Ultra HD (o nome “certo” do 4K), ambas ainda sem preço e sem previsão de lançamento.

Com informações: Engadget (Samsung e LG)

Samsung e LG apresentam TVs flexíveis na CES


    






Polaroid apresenta a C3, uma câmera de ação toda charmosa

Posted: 07 Jan 2014 06:44 AM PST

A Polaroid levou para a CES uma câmera nova que despertou o instinto consumista aqui no Tecnoblog: é a C3, uma câmera de ação colorida em forma de cubo que parece ser uma alternativa para as GoPro.

Ela é um cubo de 3,5 cm de lado e estará disponível em três cores: preta, azul e laranja. A câmera terá 5 MP e duas resoluções de vídeo: 1280 x 720 ou 640 x 480 pixels. Há míseros 2 MB de armazenamento interno e slot para um microSD de até 32 GB. A versão que está na feira é ainda um protótipo, então ninguém testou e não há opiniões sobre a qualidade da imagem.

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Como boa câmera de ação, é à prova d’água (afunda até 2 metros) e virá com alças para acoplar no corpo. A C3 não tem Wi-Fi, mas o preço é bem atraente: quando for lançada, ainda neste semestre, custará 99 dólares.

Aproveitando que o assunto é câmeras da Polaroid nas quais a gente quer muito por as mãos logo, também houve uma atualização de lançamento da Socialmatic, aquela que permite colocar filtros e imprimir a foto na hora. Ela seria lançada neste trimestre, mas foi adiada para o segundo semestre por conta de acordos legais. O preço continua em 299 dólares (ai!).

Com informações: The Verge

Polaroid apresenta a C3, uma câmera de ação toda charmosa


    






Zynga começa a aceitar Bitcoin como pagamento em seus jogos

Posted: 07 Jan 2014 06:09 AM PST

Você já ouviu falar (bastante) aqui sobre a Bitcoin, moeda virtual que, graças à não-necessidade de controle governamental, possui taxas baixas e cotação bem alta no mercado. Com sua enorme e rápida popularização, já era de se esperar que as grandes companhias começassem a se interessar por seus benefícios.

A Zynga, empresa de jogos sociais conhecida como caçadora dos hypes tecnológicos do momento (vários títulos já foram comprados por ela após atingirem seus ápices de popularidade no Facebook, Orkut ou em suas formas mobile, como no caso do viciante Draw Something, desenvolvido pela OMGpop), viu nos Bitcoins um certo charme.

Por isso, recentemente, a produtora afirmou no Reddit que começará a aceitar a moeda como forma de pagamento por seus jogos, que, em sua maioria, seguem o esquema “freemium”, em que pagar para jogar não se faz necessário, a não ser que você queira ter vantagens a mais em cima dos outros jogadores. Itens cosméticos (que não têm necessidade nenhuma, só servem de enfeite), também entrarão na dança das moedas virtuais.

Conhecida pelos jogos da “saga” Ville (FarmVille, CityVille, CastleVille, etc), a empresa declarou que “em resposta ao aumento da popularidade da Bitcoin ao redor do mundo, a Zynga, com ajuda do BitPay, está testando opções de pagamento mais amplas, para que os jogadores possam fazer compras in-game usando a moeda. O teste com Bitcoin só está disponível para jogadores que estiverem em FarmVille 2, CastleVille, ChefVille, CoasterVille, Hidden Chronicles, Hidden Shadows e CityVille”. A empresa diz ainda que espera o feedback dos jogadores para bater o martelo se o pagamento com Bitcoins permanece.

A Zynga também compartilhou um vídeo em que explica como as transações com Bitcoin funcionarão. Saca só:

 

Zynga começa a aceitar Bitcoin como pagamento em seus jogos


    






É o fim da marca McAfee: empresa se chamará Intel Security

Posted: 07 Jan 2014 05:31 AM PST

Há pouco mais de três anos, a Intel desembolsou US$ 7,68 bilhões para se tornar dona da McAfee, uma das companhias de segurança digital mais tradicionais do mercado. Só que esta tradição foi suficiente apenas para manter este nome por algum tempo: a partir de agora, a McAfee será chamada de Intel Security.

O anúncio foi feito por Brian Krzanich, CEO da Intel, durante a CES 2014. A mudança da marca tem início hoje, com o processo todo devendo ser concluído dentro de um ano, mas se falava desde o final de 2012 que a Intel planejava fazê-lo.

A companhia ainda não revelou nenhuma imagem referente à nova marca, mas já se sabe que o escudo vermelho que representa o logotipo da McAfee será mantido sob a justificativa de que o símbolo representa os “valores fundamentais da segurança e proteção”.

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As razões para este rebranding estar ocorrendo somente depois de três anos é que não ficaram claras. Uma das principais hipóteses é que esta seja uma tentativa da Intel de desassociar o negócio da imagem de John McAfee, que fundou a empresa que leva o seu sobrenome, mas que nos últimos anos ficou mais conhecido por suas excentricidades.

Em uma de suas mais recentes polêmicas, o executivo explica em um vídeo nada convencional como remover o McAfee Antivirus do computador, uma ousadia, não só pelo teor “NSFW” do material como também por sua publicação ter ocorrido no ano passado, quando a empresa já tinha outro dono.

Este é o cara maluco que fundou a McAfee

Este é o cara maluco que fundou a McAfee

Também não está descartada a possibilidade de a Intel estar simplesmente tentando diversificar a sua imagem no mercado e, assim, deixar de ter seu nome associado apenas à fabricação de chips.

Certeza mesmo é que a companhia quer deixar claro que esta divisão é importante para os seus negócios. Como que para reforçar este aspecto, a Intel aproveitou a ocasião para revelar a intenção de disponibilizar, gratuitamente, soluções de segurança para dispositivos baseados em Android e iOS, além de prometer mais novidades para os próximos meses.

Com informações: The Next Web

Atualização às 18:20: não é que John McAfee “atacou novamente”? Questionado pela BBC sobre a notícia, o fundador da empresa respondeu o seguinte: “sou eternamente grato à Intel por me libertar desta terrível associação ao pior software do planeta. Estas palavras não são minhas, mas de milhões de usuários irados”. É uma figura mesmo.

É o fim da marca McAfee: empresa se chamará Intel Security


    






Sony revela Xperia Z1 Compact: hardware potente e tela de 4,3 polegadas

Posted: 07 Jan 2014 05:04 AM PST

Durante a CES 2014, a Sony anunciou um novo smartphone, chamado Xperia Z1 Compact. Com processador quad-core de 2,2 GHz, câmera de 20,7 megapixels e 2 GB de RAM, ele seria apenas mais um Android com hardware potente se não fosse pelo tamanho da tela: com 4,3 polegadas, este será um dos poucos smartphones topo de linha compactos disponíveis no mercado.

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Se você está com uma sensação de déjà vu, é normal: a Sony havia apresentado um smartphone parecido em outubro, o Xperia Z1F, mas ele era exclusivo da operadora japonesa NTT DoCoMo. O Xperia Z1 Compact, por sua vez, será lançado mundialmente a partir de fevereiro. O nome do modelo é bem interessante: a Sony parece estar evitando usar o nome "Mini", usado por outras fabricantes em aparelhos menores, mas com hardware inferior.

O Xperia Z1 Compact tem praticamente as mesmas especificações do irmão maior, o Xperia Z1. Ele traz Snapdragon 800 com quatro núcleos Krait 400 de 2,2 GHz, GPU Adreno 330, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 64 GB) e câmera de 20,7 megapixels com sensor de 1/2,3 polegada e lente com abertura f/2,0. O corpo continua com tela de vidro temperado, borda de alumínio e resistência a água e poeira.

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A tela diminuiu para 4,3 polegadas e a resolução foi para 1280×720 pixels, contra as 5 polegadas e 1920×1080 pixels do Xperia Z1. A Sony diz que se trata de um painel IPS, então podemos esperar melhorias significativas em relação ao TFT LCD do modelo maior, que ficava atrás de outros aparelhos da mesma faixa de preço e não me agradou. Ainda precisamos olhar a tela ao vivo para tirar conclusões, mas arrisco dizer que, apesar da definição menor, a tela do Xperia Z1 Compact será superior.

Como o corpo do aparelho ficou menor, a Sony também precisou diminuir a capacidade da bateria: foi de 3.000 mAh para 2.300 mAh. Aparentemente, como a tela consome menos energia, a autonomia não foi muito prejudicada: a fabricante japonesa cita as mesmas 110 horas de duração em execução de música e diz que o aparelho reproduz até 6 horas de vídeo em HD (o Xperia Z1 era divulgado como tendo autonomia de 6h40min ao executar vídeos em 1080p). O modo Stamina, que ajuda a economizar bateria, continua presente no software.

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O smartphone tem espessura de 9,5 mm e largura de 64,9 mm, pouca coisa menor que o Moto X, que possui largura de 65,3 mm (o aparelho da Motorola tem tela de 4,7 polegadas, mas bordas bem finas). Em alguns países, ele estará disponível nas cores preto, branco, rosa e amarelo. O Android é o 4.3 Jelly Bean, com as típicas modificações da Sony.

Ele pode ser uma das poucas opções para quem quer um smartphone compacto sem abrir mão do hardware (e, para quem prefere Android, talvez seja a única opção). É difícil entender por que os outros fabricantes não costumam fazer isso, já que existe um público que ainda gosta de telas menores. É verdade que o hardware do Galaxy S4 Mini, por exemplo, não é ruim, mas ele ainda é consideravelmente inferior ao do Galaxy S4.

O Xperia Z1 Compact será vendido mundialmente a partir de fevereiro de 2014. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Sony para descobrir o preço e data de lançamento no país, mas a empresa ainda não tem confirmação se o aparelho virá para o Brasil.

Sony revela Xperia Z1 Compact: hardware potente e tela de 4,3 polegadas


    






Samsung anuncia tablets Galaxy NotePRO e TabPRO com telas de até 12,2 polegadas e nova interface

Posted: 07 Jan 2014 03:46 AM PST

Nesta segunda-feira (6), a Samsung anunciou duas novas linhas de tablets. Chamados de Galaxy NotePRO e Galaxy TabPRO, todos os quatro modelos revelados durante a CES 2014 possuem hardware de ponta e telas de altíssima resolução, que chegam a 12,2 polegadas. Eles rodam a última versão do Android e possuem uma nova interface chamada Magazine UX, otimizada para telas grandes.

O Galaxy NotePRO possui um único modelo até agora, de 12,2 polegadas, enquanto o TabPRO estará disponível com telas de 12,2, 10,1 e 8,4 polegadas. Independentemente do tamanho da tela, todos possuem painel LCD com resolução de 2560×1600 pixels, resultando em uma densidade impressionante de até 359 pixels por polegada.

Novos tablets da Samsung: telas grandes e interface Magazine UX

Novos tablets da Samsung: telas grandes e interface Magazine UX

Os tablets ainda rodam TouchWiz, mas com uma nova cara, especialmente desenhada para as telas grandes dos dispositivos. A Magazine UX que, se me permitem dizer, lembra muito o Windows 8, tem vários blocos com informações úteis, como as últimas notificações recebidas, os emails da sua caixa de entrada, notícias importantes e atalhos para aplicativos.

E claro, eles vêm com uma série de funcionalidades da Samsung. O Multi Window, por exemplo, permite dividir a tela em até quatro janelas diferentes. A caneta S Pen, que possibilita desenhar e usar alguns recursos da linha Note (como abrir aplicativos flutuantes desenhando quadrados), está presente no Galaxy NotePRO de 12,2 polegadas.

Textura que imita couro, do Galaxy Note 3, está presente nos Galaxy TabPRO e NotePRO

Textura que imita couro, do Galaxy Note 3, está presente nos Galaxy TabPRO e NotePRO

Por dentro, os modelos são praticamente idênticos. A única diferença do Galaxy NotePRO para o Galaxy TabPRO de 12,2 polegadas, por exemplo, é a caneta S Pen, que vem apenas com o primeiro. De resto, eles vêm com processadores potentes (Exynos 5 Octa nas versões Wi-Fi ou Snapdragon 800 nas versões 4G), 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão de memória), 3 GB de RAM, bateria de 9.500 mAh, câmera de 8 megapixels e peso de cerca de 740 gramas.

Galaxy TabPRO de 8,4 polegadas é o único com design diferente, em modo retrato em vez de paisagem

Galaxy TabPRO de 8,4 polegadas é o único com design diferente, em modo retrato em vez de paisagem

Os modelos menores do Galaxy TabPRO, de 10,1 e 8,4 polegadas, também rodam Android 4.4 KitKat, o mesmo processador e câmeras com mesma resolução, mas trazem baterias menores (8.220 mAh e 4.800 mAh, respectivamente), menos espaço interno (opções com 16 GB ou 32 GB, apesar de também possuírem entrada para microSD) e menos RAM (2 GB).

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De acordo com a Samsung, os tablets serão vendidos em todo o mundo a partir deste primeiro trimestre. Os preços ainda não foram divulgados. Entramos em contato com a Samsung Brasil, que afirmou não ter previsão de chegada dos novos tablets ao mercado brasileiro.

Atualizado às 13h57.

Samsung anuncia tablets Galaxy NotePRO e TabPRO com telas de até 12,2 polegadas e nova interface


    






Mini-computador da Intel tem tamanho de um SD Card

Posted: 07 Jan 2014 03:03 AM PST

A Intel revelou um computador que tem o tamanho de um SD Card. De acordo com a companhia, o aparelho chamado Edison possui o desempenho similar ao de qualquer PC da linha Pentium. Com uma diferença: o computador foi criado com um SoC (System on a Chip) Quark de 22 nanômetros. É tão pequeno que daria para colocá-lo dentro da sua câmera digital sem maiores problemas. Até o formato lembra os cartões de memória.

Intel apresenta Edison durante evento pré-CES (foto: divulgação / Intel)

Intel apresenta Edison durante evento pré-CES

Só que, diferentemente da maioria das câmeras (uma pena), o gadget já vem com conectividade tanto por Wi-Fi quanto por Bluetooth. Pelo que nós soubemos até agora, trata-se de uma placa com processador dual-core rodando na frequência de 400 MHz, com direito a execução de Linux (não descobri qual distribuição). A Intel disse que tem até uma loja de aplicativos específica para o mini-computador.

A demonstração feita no palco do evento pré-CES foi de uma enfermeira 2.0. O bebê vestia uma roupinha especial com uma série de sensores verificando, por exemplo, a temperatura do corpo da criança. Os dados capturados pelos sensores apareciam em uma caneca de café. Conforme o bebê ficava mais ou menos confortável, as luzes piscavam de maneira diferente – luz vermelha significa alerta máximo.

O computador Edison claramente foi desenvolvido pensando nos programadores que pensam em criar gadgets vestíveis como um smartwatch ou algo similar. Você sabe, a criatividade humana não tem limites. A Intel sabe disso e criou uma máquina tão pequenina que pode ser usada em praticamente qualquer cenário. Não tem muito poder de processamento, mas esse nem sequer é o propósito de muitos dos wearables que estão aparecendo por aí.

O mini-PC com processador SoC Quark é mais uma prova de que a Internet das Coisas está se tornando uma realidade. Mais do que se preocupar com o aumento do desempenho, parece que os engenheiros da indústria estão interessados em saber para que os computadores são requisitados atualmente. Ponto pra eles.

Mini-computador da Intel tem tamanho de um SD Card