VWS

Postagens mais visitadas

Google terá que fornecer dados de usuários para PF mesmo sem ordem judicial, segundo liminar (mais 9 notícias)

Google terá que fornecer dados de usuários para PF mesmo sem ordem judicial, segundo liminar (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Google terá que fornecer dados de usuários para PF mesmo sem ordem judicial, segundo liminar

Posted: 23 Jan 2014 05:22 PM PST

A Justiça brasileira determinou que o Google deve entregar dados de usuários, como IP e informações cadastrais, quando for solicitado pela Polícia Federal – mesmo sem ordem judicial. A decisão foi tomada em caráter liminar pelo juiz federal Antonio Felipe de Amorim Cadete, substituto da 12ª Vara Federal do Distrito Federal. Ele afirmou no despacho que o pedido de informações é compatível com a finalidade de investigação criminal, de acordo com o portal Consultor Jurídico.

O ponto é polêmico porque, até onde sei (e até agora), qualquer solicitação de informações de internautas tem que estar amparada por um mandado expedido por um juiz de direito. Seria o equivalente a quebrar o sigilo telefônico ou fiscal: os órgãos de investigação até podem realizar esses procedimentos, mas só quando um juiz decide por isso. A liminar expedida pela Justiça Federal vai contra esse entendimento.

O juiz interpreta de outra forma. Segundo o despacho, a requisição dos dados a provedores de internet (o Google, no caso) “não se submete à reserva de jurisdição, porquanto não estão abrangidos pelo sigilo constitucional das comunicações telefônicas”.

A decisão foi publicada em 16 de janeiro, mas tornou-se pública somente hoje. Ela é uma resposta a um pedido de habeas corpus impetrado pelo Google em 8 de janeiro, com o objetivo de não ser obrigado a repassar as informações. O caso ainda vai a julgamento, de qualquer forma.

O advogado do Google brasileiro, Leonardo Sica, disse ao site de O Globo que a legislação atual prevê a entrega de certos dados cadastrais, mas não em casos como esse. A exceção se aplica a crimes de lavagem de dinheiro e de formação de organizações criminosas. “Estou convicto de que isso é ilega. Fora dessas leis, a polícia não tem o poder de pedir dados cadastrais sem ordem judicial”, afirmou ao jornal carioca.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal fez a ressalva de que a liminar garante acesso apenas a dados cadastrais, e não ao sigilo das comunicações, incluindo aí o conteúdo das trocas de mensagens e de tráfego baixado/enviado pelo consumidor.

O Google brasileiro foi contatado para falar a respeito do assunto. Caso a empresa responda, vamos atualizar esse artigo.

Vale lembrar que recentemente nós tivemos uma situação que também despertou suspeita entre os internautas. Uma comissão formada pelo governo do Rio de Janeiro ganhou poderes especiais para determinar o recebimento de informações sobre os manifestantes mesmo sem ordem judicial. Foi uma confusão só.

Depois de alguns dias de polêmica, o governador Sérgio Cabral recuou diante dos protestos pela internet e reeditou a medida, dessa vez sem o trecho que ordenava a entrega das informações em até 24 horas sem que fosse determinado por um juiz de direito.

O governador até fez um mea culpa em um vídeo publicado no YouTube. Assista abaixo.

Google terá que fornecer dados de usuários para PF mesmo sem ordem judicial, segundo liminar


    






Dilma Rousseff entra para o Vine promovendo a Copa

Posted: 23 Jan 2014 12:47 PM PST

Hoje, nossa presidenta Dilma Rousseff abriu mais uma conta em uma rede social. Depois de entrar para o Facebook, o Twitter e o Instagram, Dilma chega ao Vine. E cheia de conteúdo: a conta dela já tem três pequenos vídeos.

Mas, se você espera ver Dilma fazendo pequenos vídeos do dia a dia no Palácio do Planalto, é bom diminuir as esperanças: os três vídeos postados falam dos investimentos do governo federal para a Copa do Mundo, que acontece neste ano.

Aliás, nos outros perfis, a presidenta (ou melhor, a equipe que administra suas contas) é bem séria e pouco social. No Twitter, por exemplo, nunca responde ninguém. Já seu Instagram parece uma coluna social na qual só ela aparece – mas, novamente, não conversa com ninguém.

No Vine, ela continua deixando todo mundo falando sozinho. Mas a popularidade não está tão alta, pelo menos até agora, quanto nas outras redes: Dilma tem, até agora, só 145 seguidores.

Talvez o perfil ainda seja muito novo ou a equipe de redes sociais ainda não tenha aprendido como o Vine “funciona”. Sabendo que os perfis mais populares na rede costumam ser os de gente muito criativa ou muito engraçada (ou os dois), vamos ver se o da Dilma consegue cativar as mídias sociais desta vez.

Dilma Rousseff entra para o Vine promovendo a Copa


    






Funcionários da Foxconn são presos por suposta cobrança de propina a fornecedores de peças do iPhone

Posted: 23 Jan 2014 11:49 AM PST

Como resultado de uma investigação iniciada há pouco mais de um ano, a polícia chinesa prendeu, nesta semana, pelo menos dez funcionários e ex-funcionários da Foxconn, todos com cargos de direção. O motivo? O grupo foi acusado de integrar um milionário esquema de propina envolvendo fornecedores de peças para o iPhone.

A trama toda é bastante complexa, mas se resume ao seguinte: a Foxconn terceiriza a produção de determinados componentes utilizados nas linhas da Apple; o problema é que muitos dos fornecedores vinham sendo pressionados para se submeterem ao pagamento de um valor extraoficial ao grupo. Do contrário, a aceitação de suas peças poderia ser dificultada.

Segundo as investigações, os funcionários da Foxconn responsáveis por esta operação recebiam 2,5% das vendas dos componentes, o que teria rendido, desde o início do esquema, o equivalente a US$ 3,3 milhões.

Prisão de funcionários e ex-funcionários da Foxconn (Fonte: Taipei Times)

Mas o montante pode ser maior. As autoridades chinesas revelaram que Liao Wancheng, ex-executivo da Foxconn e um dos principais mentores do grupo, mantinha uma empresa de fachada para lavar o dinheiro pago pelos fabricantes, portanto, ainda pode haver valores escondidos.

A Foxconn tem se mostrado discreta quanto ao assunto, mas afirmou que vem contribuindo com as investigações e que constatou, a partir de uma auditoria interna, que as ações ilegais atingem apenas uma pequena parte de seu negócio.

Analistas do mercado chinês afirmam que suborno ou pagamento de propina não são práticas incomuns por lá. A quantidade de fabricantes de componentes e eletrônicos é tão grande no país que muitas destas empresas recorrem a artifícios ilegais para obter contratos.

A concorrência acirrada abre espaço inclusive para o mercado negro. A própria Foxconn (e a Apple, de rebote) já se viu vítima de ação fraudulenta dentro de suas instalações antes: cerca de três anos atrás, um pequeno grupo de funcionários foi detido depois que capas para o iPad 2 começaram a chegar ao mercado pouco antes do lançamento do produto, o que fez a companhia desconfiar de vazamento de informações confidenciais e acionar as autoridades.

Com informações: WSJ.com, CNET News

Funcionários da Foxconn são presos por suposta cobrança de propina a fornecedores de peças do iPhone


    






Estudo compara “ciclo” de redes sociais com epidemias e prevê declínio do Facebook em breve

Posted: 23 Jan 2014 10:43 AM PST

A gente já falou que o Facebook está perdendo usuários, especialmente os adolescentes. Agora, um estudo feito por dois pesquisadores da Universidade de Princeton aponta que, até 2017, 80% dos usuários será perdido. O peculiar do estudo é que ele utiliza padrões de epidemias para fazer essa previsão.

Segundo a pesquisa feita pelos pesquisadores Joshua Spechler e John Cannarella, as redes sociais seguem padrões semelhantes aos de epidemias para se espalharem pela internet e para saírem da moda (e serem “erradicadas”).

Essa teoria foi adaptada e aplicada ao caso do MySpace, que teve seu auge em 2008 e, em 2011, já era ignorada pelos ex-usuários. Então, utilizando dados públicos de popularidade do Google, eles notaram que o auge do Facebook foi no ano de 2012 e que, nos próximos anos, uma decadência é iminente.

Zuckerberg está boladíssimo e quer que parem de prever o fim da rede social dele

A alarmante pesquisa não parece preocupar o Facebook: um porta-voz da rede social afirmou que se trata de uma “bobagem”. Quando saiu a pesquisa da grande perda de adolescentes para outras redes sociais menos invasivas, a resposta para acionistas foi semelhante, de que não há motivo para pânico já que a amostragem do relatório financeiro não era suficiente para comprovar nada.

Os números também indicam que está tudo bem: ao menos 1,2 bilhão de pessoas acessa a rede social pelo menos uma vez por mês e suas ações atingiram o pico de US$ 58,51 recentemente. A renda obtida por anúncios também vai bem; é esperado que o Facebook consiga 2 bilhões de dólares relativos ao último trimestre de 2013 (os resultados devem sair na semana que vem).

Quanto ao estudo de Spechler e Cannarella, ele aguarda a revisão e validação por outros pesquisadores antes de ser “oficializado”. Os pesquisadores se recusaram a comentar o estudo antes disso.

Com informações: The Wall Street Journal

Estudo compara “ciclo” de redes sociais com epidemias e prevê declínio do Facebook em breve


    






Virgin Mobile se prepara para entrar no Brasil após fechar acordo com a Vivo

Posted: 23 Jan 2014 08:17 AM PST

O Brasil está prestes a receber uma nova operadora de telefonia móvel. A britânica Virgin Mobile anunciou que assinou um contrato de compartilhamento com a Telefónica para usar a rede da empresa espanhola no Brasil e no México. Para iniciar suas atividades no país, a Virgin Mobile afirma que aguarda apenas a autorização da Anatel.

A Virgin Mobile funcionará como uma operadora móvel virtual, ou seja, usará os equipamentos da Vivo para fornecer serviços de voz e dados, mas será responsável por montar toda a estrutura comercial e de atendimento. No Brasil, há outras empresas que funcionam como operadora móvel virtual, como a Porto Seguro Conecta e a Vodafone Brasil.

virgin-mobile-logotipo

Quando a Virgin Mobile demonstrou interesse em entrar no Brasil, a operadora afirmou que pretendia mirar no público jovem, focando principalmente em ofertas de pacotes de dados. Os planos pré-pago e controle, que fazem bastante sucesso por aqui, são as grandes apostas da empresa para o mercado brasileiro. A ideia era iniciar as operações em 2013, o que não aconteceu.

O modelo usado pela Virgin Mobile no Brasil não é diferente do que a empresa adota em outros 10 países, onde conta com mais de 18 milhões de clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a operadora também funciona como uma operadora móvel virtual e usa a estrutura da Sprint. No Chile, primeiro país da América Latina a receber as operações da Virgin Mobile, há um acordo com a Movistar, outra empresa do grupo Telefónica.

Agora que a Virgin Mobile fechou um acordo para usar a rede da Vivo no Brasil, falta aguardar a liberação da licença pela Anatel. Ainda não há uma data definida, mas Richard Branson, o chefão do grupo Virgin, diz que a empresa começará a operar no país “tão logo a aprovação do órgão regulador brasileiro for obtida”.

Com informações: Valor EconômicoComputerworldReuters.

Atualizado às 15h01.

Virgin Mobile se prepara para entrar no Brasil após fechar acordo com a Vivo


    






Conseguiram vencer o “captcha” do Snapchat em meia hora

Posted: 23 Jan 2014 07:01 AM PST

Ontem, o Snapchat adotou uma verificação de humanos. Se trata de uma série de quadradinhos com desenhos e o fantasma do Snapchat escondido em alguns deles. Para provar que você não é um robô, é necessário selecionar os que têm o “mascote”.

A medida veio depois que os números de telefone de 4,6 milhões de usuários foram vazados por uma falha de segurança, para evitar que outros bots invadam o app e roubem dados novamente. Mas eis que, no mesmo dia que a verificação foi iniciada, um cara conseguiu burlar o sistema de verificação.

snapchat-captcha

É o programador Steven Hickson, que descreveu o feito em seu blog. Ele conta algo que você tenha suspeitado ao ver as imagens: não é tão difícil para um computador reconhecer o fantasma, já que ele tem formas bem características.

Em 30 minutos, ele conseguiu escrever um código que encontra o ícone a partir de sua cor e, então, procura pontos comuns. Se forem encontrados pontos o bastante, a máquina reconhece a figura como o fantasma.

out

É realmente tão simples quanto parece: o código tem menos de 100 linhas e demorou cerca de meia hora para ser criado, testado e aprovado. Ou seja, o Snapchat escolheu um péssimo jeito de garantir que seus usuários são realmente humanos – e, com isso, a segurança dos que são está em risco.

A empresa afirmou que está trabalhando no aumento da segurança do aplicativo, o que indica que novidades nesse sentido estão sendo desenvolvidas, mas não comentou o código escrito por Hickson.

Com informações: Engadget

Conseguiram vencer o “captcha” do Snapchat em meia hora


    






Protótipo de headset pode ser eficaz no controle das emoções durante um jogo

Posted: 23 Jan 2014 06:19 AM PST

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com muita raiva de um jogo e arremessou o joystick para longe. Games mexem com nossos nervos de uma forma que, às vezes, não conseguimos controlar, seja chorando copiosamente, dando gargalhadas, ou mesmo ficando muito p* da vida e dando o famoso “ragequit”.

Pensando nisso, Sam Matson, um designer de Seattle, criou um headset bem diferente, que ajuda os jogadores no aprendizado do controle da raiva. O protótipo, batizado de Immersion, monitora a frequência cardíaca do jogador, e aumenta a dificuldade do jogo caso ele esteja nervoso demais.

jackn

Inspirado ao ver as reações de seu irmão durante partidas de Call of Duty, Matson começou modificando um controle de  Xbox para que monitorasse a taxa cardíaca do usuário. “Meu irmão gritava frustrado para a tela, por estar perdendo. Ele é normalmente um bom jogador de COD, mas quanto mais frustrado ficava com isso, mais ele apanhava no jogo. Eu já estava fazendo pesquisas na área de biométrica, então decidi mesclar isso com os videogames e endereçar esse fenômeno da ‘gamer rage’”, explicou ao site Gizmag.

O primeiro passo foi trabalhar em um jogo utilizando a engine Unity, modificando o template com sua própria inteligência artificial nos inimigos, então adicionar um leitor de sons para interpretar os dados de pulsação. Depois de hackear o controle do Xbox para instalar controles biométricos, veio a ideia de um headset, mais anatômico, para dar mais consistência à peça.

sam-matson-immersion

Parece coisa de Professor Pardal, mas é interessante: um sensor ótico de pulsação presente na parafernalha monitora mudanças de cor na orelha do jogador para chegar até uma frequência cardíaca aproximada, então os dados são transferidos para o jogo por Bluetooth.

O projeto não conseguiu coletar dados suficientes para chegar a laudos conclusivos sobre quão competente o headset é no tratamento da raiva, mas seu desenvolvedor garante ter notado jogadores se auto-controlando enquanto jogam utilizando o dispositivo: “Eu acho que mais pessoas estão surpresas por ver suas frequências cardíacas aumentarem quando entram em combate”.

Embora seja uma ideia digna de financiamento colaborativo, Immersion não tem previsão concreta para ser lançado comercialmente – não por falta de vontade de seu criador: “eu acredito que a popularização dos jogos está se tornando muito mais experimental com a  introdução de boas plataformas abertas, como o Ouya e o Oculus Rift. Acho que aí existe um alto potencial para rastrear o gerenciamento de stress. Eu posso ver alguma variação dessa tecnologia sendo usada por empregadores avaliando candidatos a empregos ou talvez até mesmo o Departamento de Veículos Motores utilizando como parte do exame para carteira de motorista”.

Protótipo de headset pode ser eficaz no controle das emoções durante um jogo


    






Por US$ 2,3 bilhões, Lenovo compra a divisão de servidores x86 da IBM

Posted: 23 Jan 2014 06:17 AM PST

Os rumores surgiram há algum tempo e nenhuma das partes fez questão de negar. Hoje, veio a confirmação: por US$ 2,3 bilhões, a Lenovo é a nova dona da divisão de servidores x86 da IBM. Com o perdão do trocadilho, trata-se de um verdadeiro negócio da China!

A aquisição remete ao ano de 2005, quando a Lenovo comprou a divisão de PCs da IBM. Naquela época, já havia indícios de que este segmento não teria um futuro tão promissor nos anos seguintes, mesmo assim, o negócio foi de extrema relevância por ter permitido à companhia chinesa alavancar o seu nome, tanto que hoje a Lenovo é considerada líder global de vendas de PCs, apesar do declínio da categoria.

A compra da divisão de servidores também é importante, por uma série de razões. Primeiro porque este é o maior negócio envolvendo empresas de tecnologia da China. O recorde anterior pertencia à Baidu, que adquiriu a companhia NetDragon Websoft por US$ 1,85 bilhão no ano passado. A divisão de PCs da IBM custou um pouco menos à Lenovo: US$ 1,75 bilhão.

Servidores Lenovo

É necessário considerar também que, apesar de o mercado de servidores x86 já ter tido dias melhores, a Lenovo assumirá um negócio que já possui uma base consistente de clientes, o que a dispensa do árduo trabalho de ter que fixar sua marca aos poucos, tal como a empresa vem tentando no segmento de dispositivos móveis.

Há ainda outro fator: apesar de esta ser considerada a aquisição mais cara por uma companhia tecnológica chinesa, não se pode dizer que a Lenovo não conseguiu um bom preço. Isso porque, cerca de um ano atrás, a intenção da IBM era vender a sua divisão de servidores por US$ 6 bilhões, aproximadamente.

A gigante norte-americana vai embolsar quase três vezes menos (US$ 2,07 bilhões em dinheiro e o restante em ações), mas também está longe de ter saído em desvantagem: a IBM terá mais espaço para se concentrar no desenvolvimento de software e no licenciamento de tecnologias, duas das suas principais fontes de receita nos últimos anos.

Não ficou claro se a Lenovo ostentará a marca IBM nos seus servidores x86 por algum tempo, tal como fez com a divisão de PCs, mas como pequenas e médias empresas chinesas estão sendo vistas como seus clientes mais importantes a partir de agora, talvez nem seja necessário.

Com informações: Reuters

Por US$ 2,3 bilhões, Lenovo compra a divisão de servidores x86 da IBM


    






Apple Store no Rio de Janeiro está perto de ser inaugurada

Posted: 23 Jan 2014 05:29 AM PST

A primeira Apple Store do Brasil e da América Latina está muito próxima de ser inaugurada. Nesta quinta-feira (23), o Shopping VillageMall publicou em sua conta oficial no Instagram uma foto do tapume que cobre a fachada da nova loja da Apple, já decorado com a marca e os dizeres “Entre nessa festa. Vem aí a primeira Apple Store no Brasil”.

apple-store-rio

Com isso, o VillageMall confirmou que a primeira Apple Store brasileira realmente será no shopping, uma informação que todos nós já sabíamos, mas que a Apple nunca confirmou oficialmente. Fotos do interior da loja ainda em construção foram divulgadas no ano passado pelo MacMagazine, mesmo com seguranças vigiando o local e dificultando a captura de fotos.

apple-store-rio-macmagazine

A Apple ainda não divulgou a data de inauguração. Fontes do 9to5Mac afirmam que a Apple poderá abrir as portas da loja em fevereiro ou março. Rumores passados apontavam para uma inauguração ainda em 2013, mas a Apple teria enfrentado dificuldades em contratar funcionários e, por isso, precisou trazer empregados de outros países.

Com informações: Blog do iPhone.

Apple Store no Rio de Janeiro está perto de ser inaugurada


    






A nova conexão à internet mais rápida do mundo atinge 1,4 terabit por segundo

Posted: 23 Jan 2014 05:12 AM PST

Todo mês alguém quebra recordes de velocidade de conexão com a internet. Dessa vez, o número gigante veio do Reino Unido: uma equipe de pesquisa das empresas de telecomunicação francesas Alcatel-Lucent e BT conseguiu transmitir dados a 1,4 Tb/s usando cabos de fibra ótica que estão disponíveis atualmente no mercado.

Com boa parte do Brasil limitada a conexões de baixa velocidade, é um pouco difícil entender o que é possível fazer com uma conexão de 1,4 Tb/s, então vamos transformar isso em ações na prática: isso é suficiente para, em apenas um segundo, baixar 44 filmes em 1080p (4 GB cada), assistir a 27 horas de séries em 4K na Netflix (bitrate de 15 Mb/s) ou copiar 192 vezes o texto comprimido de todos os artigos da Wikipedia em português.

fibra-otica

O mais interessante é que, para bater o recorde, não foi necessário gastar muito dinheiro construindo uma nova rede e comprando novos componentes de hardware. Na verdade, os pesquisadores criaram uma tecnologia que eles chamam de Flexigrid e fizeram o teste usando uma fibra ótica de 410 km já existente entre Londres e Suffolk, na Inglaterra.

O protocolo Flexigrid permite colocar múltiplos canais de transmissão no mesmo cabo. Juntando sete canais de 200 gigabits por segundo, foi possível atingir a velocidade de 1,4 terabit por segundo. Isso aumentou a eficiência de transmissão em 42,5%, o que significa que as operadoras poderão melhorar a capacidade de suas redes mantendo a infraestrutura atual.

Com informações: CNETThe Information.

A nova conexão à internet mais rápida do mundo atinge 1,4 terabit por segundo