VWS

Postagens mais visitadas

Gmail permitirá envio de mensagens para pessoas no Google+, mesmo se você não souber o email delas (mais 12 notícias)

Gmail permitirá envio de mensagens para pessoas no Google+, mesmo se você não souber o email delas (mais 12 notícias)

Link to Tecnoblog

Gmail permitirá envio de mensagens para pessoas no Google+, mesmo se você não souber o email delas

Posted: 09 Jan 2014 02:23 PM PST

Em seus esforços para popularizar o Google+, o Google acaba de anunciar mais uma novidade: muito em breve, será possível enviar mensagens para usuários do serviço a partir do Gmail, mesmo que você não conheça o endereço de email de cada um deles.

A ideia é que, conforme o usuário estiver digitando um nome no campo de destinatário do email, o Gmail vá sugerindo automaticamente pessoas no Google+. A mensagem será entregue ao nome escolhido (aparecerá na categoria “Social” do Gmail, para quem tiver esta função ativada), mas só será possível descobrir o seu respectivo endereço se a pessoa responder ao contato.

Google+ integrado com Gmail

É provável que a maioria dos usuários aprove a novidade, mas certamente haverá aqueles que ficarão preocupados com a sua privacidade, por isso, o Google tratou de avisar desde já que será possível configurar o modo de funcionamento do recurso.

Neste sentido, os usuários poderão permitir que a sugestão de seu perfil apareça para qualquer pessoa, somente para quem estiver em seus círculos, apenas para contatos e amigos destes ou, aos que desejam radicalizar, para ninguém.

Configurando a integração do Google+ com o Gmail

O Google promete disponibilizar a novidade para todos os usuários nos próximos dias, gradativamente. Você receberá um e-mail com instruções e um link de configuração quando a sua conta for contemplada.

Gmail permitirá envio de mensagens para pessoas no Google+, mesmo se você não souber o email delas


    






Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades

Posted: 09 Jan 2014 01:38 PM PST

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (9) que começou a liberar a atualização Lumia Black para os smartphones da empresa com Windows Phone 8. Disponível inicialmente para o Lumia 1020 e Lumia 925, o Lumia Black adiciona diversas novidades, sendo a mais visível o suporte a pastas: agora você pode agrupar vários aplicativos em apenas um Live Tile na tela inicial.

O aplicativo Pasta de Aplicativos, que também funciona em aparelhos com a atualização Amber, de acordo com relatos, permite agrupar aplicativos ou configurações em uma pasta. Nele, basta nomear uma nova pasta e marcar os itens que você quer adicionar; depois, é só fixar a pasta na tela inicial como um Live Tile.

lumia-black-pastas

A atualização Lumia Black libera o Bluetooth LE para os aparelhos da Nokia com Windows Phone 8, permitindo que o usuário conecte o smartphone a um acessório compatível gastando menos bateria. Além disso, o Nokia Glance Screen, que exibe informações na tela mesmo com o aparelho no modo de espera, agora é capaz de mostrar dados do calendário, email, mensagens e até mesmo notificações de aplicativos, como Facebook, Twitter e WhatsApp.

Os Lumias com 1 GB de RAM ou mais suportam os aplicativos Nokia Refocus e Nokia Beamer. O Refocus deixa você tirar a foto primeiro e depois escolher qual elemento quer deixar em foco. O Beamer, por sua vez, permite compartilhar a tela do seu celular de maneira fácil: basta ter apenas um navegador compatível com HTML5. Com ele, você pode espelhar fotos e apresentações do PowerPoint em um computador ou até mesmo em um iPhone ou Android.

nokia-beamer

O Lumia 1020, Windows Phone com câmera de 41 megapixels que impressionou pela qualidade das fotos, ganha um novo algoritmo de oversampling, que promete deixar as imagens mais naturais e nítidas mantendo o nível de ruído baixo. Com o Lumia Black, o aparelho também poderá tirar fotos em RAW, algo que deve agradar aos fãs de fotografia. Fotos em RAW são cruas, sem retoques por software, e permitem fazer ajustes mais profundos posteriormente através de um software especializado, como o Photoshop.

wp_ss_20131205_0014

O aplicativo Nokia Camera, que no Lumia 1020 e Lumia 925 permite tirar fotos com efeitos e alterar configurações mais avançadas (tempo de exposição e ISO, por exemplo), estará disponível também para os outros aparelhos da linha Lumia. O mesmo acontecerá com o Nokia Storyteller, que cria uma espécie de álbum de acordo com a data e local em que as fotos foram tiradas; antes, ele era exclusivo do Lumia 1520 e do tablet Lumia 2520.

Outras novidades incluem a possibilidade de configurar um toque personalizado para cada contato, um botão para fechar aplicativos na tela de multitarefa (até que enfim!) e uma opção para bloquear a rotação da tela.

Inicialmente, o Lumia Black estará disponível para o Lumia 1020 e Lumia 925, mas a atualização será liberada para os demais aparelhos ao longo das próximas semanas. A Nokia diz ao Tecnoblog que, no Brasil, a liberação será feita em lotes durante o primeiro trimestre de 2014, inicialmente para os aparelhos desbloqueados. Esta página lista quais aparelhos estão com a atualização disponível.

Atualizado às 20h11 com o link para o app Pasta de Aplicativos.

Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades


    






DisplayPort terá suporte oficial à alimentação elétrica e transferência de dados via USB 3.0

Posted: 09 Jan 2014 01:07 PM PST

A próxima especificação das portas DisplayPort será compatível oficialmente com o padrão DockPort, outrora chamado de Lightning Bolt. O que isso significa? Que a tecnologia terá a capacidade de fornecer alimentação elétrica e transmitir dados por meio de uma conexão USB 3.0, aproveitando toda a velocidade desta.

A informação foi dada na CES 2014 pela Video Electronics Standards Association (VESA), entidade que, além do DisplayPort, cuidou da criação de padrões como DVI e VGA.

O DockPort também tem participação da VESA, mas a AMD figura como a principal responsável por seu desenvolvimento: como deixa claro o início do post, este é o atual nome da tecnologia Lightning Bolt, que foi apresentada pela companhia na CES 2012 para fazer frente ao Thunderbolt.

Este último surgiu sob a liderança da Intel com a proposta de transmitir dados à taxa de até 10 Gb/s, enviar sinais de áudio ou vídeo e fornecer alimentação elétrica a partir de um único cabo com conector DisplayPort. O problema é que as especificações de construção do Thunderbolt fazem com esta tecnologia seja considerada cara até hoje.

Cabo mini-DisplayPort

Cabo mini-DisplayPort

Para não ficar de fora, a AMD decidiu apostar no Lightning Bolt, que também se baseia no DisplayPort, mas utiliza USB 3.0 para o tráfego de dados – como o USB como um todo é muito difundido, sua implementação é mais barata.

O problema é que, desde então, o padrão pouco ou nada evoluiu, com exceção, talvez, para o uso do nome DockPort meses depois. Não é exagero, portanto, considerar a sua adoção oficial como extensão do DisplayPort a sua “salvação”.

O comunicado da VESA dá a entender que a associação quer, com a decisão, aumentar a utilização do DisplayPort, criando assim mais um rival para o Thunderbolt, mesmo que indiretamente. Que há esforços para esta ampliação não dá para negar: o anúncio do conector micro-DisplayPort no último trimestre de 2013 é um excelente exemplo.

Se a ideia for bem aceita, os primeiros dispositivos compatíveis com a extensão poderão aparecer já no segundo semestre de 2014.

DisplayPort terá suporte oficial à alimentação elétrica e transferência de dados via USB 3.0


    






Jogos incríveis são zerados rapidamente nesta semana para arrecadar dinheiro para caridade

Posted: 09 Jan 2014 12:42 PM PST

Além da CES, há outras coisas legais relacionadas a tecnologia e games acontecendo nesta semana no mundo e uma delas é o AGDQ, sigla de Awesome Games Done Quick. O nome é bem auto-explicativo: se trata de uma maratona organizada pelo Speed Demos Archive, site que reúne vários speedruns, que você já deve ter visto naqueles vídeos em que alguém zera um jogo muito, mas muito rápido.

A AGDQ é uma das duas maratonas anuais que o SDA faz para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. A desta edição é a Prevent Cancer Foundation. As doações são voluntárias e, no fim da maratona são arrecadados, tradicionalmente, centenas de milhares de dólares de todo o mundo: a de 2013 conseguiu quase 450 mil. A deste ano, que começou no dia 5, arrecadou mais de 376 mil até a publicação deste post.

Ao fazer uma doação, você passa a participar dos sorteios de prêmios de itens de colecionador relacionados a games que ocorrem ao longo das maratonas. E, claro, ajuda muita gente.

Apostando com Hitman: Blood Money: eu termino o post antes dele terminar o jogo?

Disputando com Hitman: Blood Money: eu termino o post antes dele terminar o jogo?

Para acompanhar, basta deixar uma aba aberta no seu computador, já que o evento é transmitido pelo Twitch. O SDA também divulgou a agenda: 139 jogos serão zerados rapidamente até este domingo, quando a maratona será encerrada com o speedrun de Chrono Trigger e serão contabilizadas cerca de 160 horas de gameplay.

Com informações: Arena iG

Jogos incríveis são zerados rapidamente nesta semana para arrecadar dinheiro para caridade


    






Sony vai lançar óculos de realidade virtual para games

Posted: 09 Jan 2014 10:49 AM PST

Com o Oculus Rift para ser lançado neste ano e sendo tão aguardado, é natural que grandes empresas de tecnologia comecem também a investir na realidade virtual para games – o que é ótimo para nós, já que a concorrência traz produtos melhores no fim. A Sony, que já tinha um algo do tipo para ver filmes, anunciou na CES uma nova versão do gadget, agora com compatibilidade para games.

O nome dos óculos é pouco amigável: HMZ-T3Q. Mas o design é mais discreto que o do Oculus Rift, pelo menos pelos protótipos que foram mostrados até agora:

sony-HMZ-T3Q-vr-white-background

Assim como seu modelo anterior, o HMZ-T3Q simula uma tela de 750 polegadas. Mas tem o diferencial de identificar os movimentos da cabeça e mostrar imagens correspondentes a isso, se tornando mais que um “home theater de cabeça”.

Vale lembrar que, só porque ele funciona com games, não quer dizer que todos os games funcionem com ele: é preciso que eles sejam adaptados para haver compatibilidade. Mas, se tratando da empresa responsável pelo PlayStation, deve haver uma boa biblioteca logo de cara.

Falando em óculos de realidade virtual, o Oculus Rift apresentou um protótipo novo na CES. Chamado de Crytal Cove, ele tem resolução de 1080p, display OLED e melhorias na percepção de movimento, tornando tudo ainda mais próximo do real. Por exemplo, com o Crystal Cove é possível mover a cabeça e manter os olhos fixados em um ponto sem que este perca a definição.

oculus rift

Também houve redução da latência de 60 ms para 30 ms, mas o objetivo da equipe é chegar enter 16 ms e 20 ms. O Crystal Cove, no entanto, não deve chegar tão cedo nem para devs, já que se trata de um protótipo. Mas é bom ver que o desenvolvimento está cada vez mais próxima da versão final.

Com informações: Tom’s Guide, Joystiq

Sony vai lançar óculos de realidade virtual para games


    






É assim que serão os gráficos de Assassin’s Creed: Liberation HD

Posted: 09 Jan 2014 09:14 AM PST

Junto com Assassin’s Creed 3, a Ubisoft lançdou Liberation, exclusivo de PS Vita que trazia a primeira protagonista mulher da série, Aveline de Grandpé. Em 2014, chega a hora de Aveline e a Nova Orleans do século XVIII irem para as telas grandes: PC, Xbox 360 e PlayStation 3 receberão um port do jogo neste mês.

Com o lançamento bem próximo (será no dia 15 de janeiro), foram divulgados screenshots que comparam os gráficos do PS Vita com os renovados. Aproveitando a capacidade de processamento gráfico da sétima geração e das placas dedicadas em computadores, eles têm bem mais detalhes e são mais refinados em todos os aspectos, desde a iluminação e textura té a perda de contornos serrilhados e melhoria das cores.

Veja:

2415947-acl-hd_sc_sp_22_comparison

2415948-acl-hd_sc_sp_23_comparison

2415949-acl-hd_sc_sp_24_comparison

O jogo também teve mudanças quanto ao gameplay, com a campanha principal aumentada e missões bônus adicionadas.

Liberation está em pré-venda por R$ 44,90 para PC, tanto no Steam quanto na loja da Ubisoft – um preço bem em conta para a franquia, que tem um novo jogo lançado por ano desde 2007. O último, Assassin’s Creed IV: Black Flag, é do fim do ano passado – já viu nosso review?

Com informações: Joystiq

É assim que serão os gráficos de Assassin’s Creed: Liberation HD


    






Guerra de patentes: CEOs da Apple e Samsung marcam encontro para negociar uma trégua

Posted: 09 Jan 2014 08:33 AM PST

Há dois acontecimentos recorrentes no universo da Samsung: o lançamento de novos aparelhos Galaxy e os atritos com a Apple, que envolvem principalmente patentes. Para tentar ao menos amenizar este último aspecto, os chefões de ambas as companhias concordaram em discutir uma “trégua” no próximo mês.

O encontro entre Tim Cook, CEO da Apple, e Oh-Hyun Kwon, atual CEO da Samsung, acontecerá no dia 19 de fevereiro, cerca de um mês antes de uma audiência judicial nos Estados Unidos que analisará (adivinhe!) uma disputa de patentes entre ambas as empresas.

Oh-Hyun Kwon

Oh-Hyun Kwon

É uma “toma lá, dá cá” que acontece em vários países: em dado momento, é a Apple alegando infrações por parte da Samsung; em outro, é a companhia coreana que faz a mesma acusação contra a empresa da maçã. Entre as consequências, estão a proibição da venda de determinados aparelhos em certas localidades e, principalmente, gastos com indenizações e recursos judiciais.

A mais marcante destas brigas teve seu desfecho cerca de um ano atrás, quando a Samsung perdeu um processo que a acusava de copiar o design de determinadas características do iPhone. A companhia se viu obrigada a pagar uma indenização de aproximadamente US$ 1 bilhão à Apple.

Tim Cook

Tim Cook

Não está claro qual lado tomou a iniciativa de procurar o outro para um acordo, mas, como estas disputas geram vitórias e derrotas para as duas companhias, é de se presumir que tanto a Apple quanto a Samsung estejam dispostas a hastear uma bandeira branca, ainda que por pouco tempo.

O primeiro passo foi dado no último dia 6, quando advogados de ambas as empresas realizaram uma reunião que, provavelmente, viabilizou o encontro de Tim Cook com Oh-Hyun Kwon.

Mas é prudente não ter muitas expectativas em relação a este evento. Os líderes de ambas as companhias chegaram a se reunir pelo menos duas vezes em 2012 com o mesmo objetivo, mas falharam nas negociações de todas as ocasiões.

Com informações: Business Insider

Guerra de patentes: CEOs da Apple e Samsung marcam encontro para negociar uma trégua


    






AT&T quer que algumas empresas paguem a conta de internet no lugar do usuário

Posted: 09 Jan 2014 08:30 AM PST

A maior operadora de telefonia dos Estados Unidos percebeu que está na hora dos gigantes da internet ajudarem a pagar a conta no fim do mês. Por esse motivo, a AT&T inaugurou um novo serviço chamado Sponsored Data (Dados Patrocinados) que será oferecido ao mercado e qualquer empresa terá a chance de subsidiar parte do tráfego de dados dos assinantes. Obviamente, esse subsídio valerá para os conteúdos que os patrocinadores acharem relevantes. A AT&T está de olho no Google, segundo uma reportagem do Wall Street Journal.

O plano é muito simples: o assinante recebe gratuitamente uma parte dos dados que utiliza ao longo do dia, desde que seja promovido por alguma empresa. No exemplo do WSJ, o Netflix poderia liberar o acesso a uma nova série com direito tanto ao conteúdo gratuito quanto à infraestrutura de rede necessária para assistir àquele episódio. O Google poderia fazer o mesmo para o acesso ao Google+.

Já pensou: a Netflix paga o custo de internet pra você assistir a uma nova série?

Já pensou: a Netflix paga o custo de internet pra você assistir a uma nova série?

Essa não é exatamente uma novidade aqui no Brasil, embora a aplicação seja um pouco diferente. Algumas operadoras locais liberaram o acesso às redes sociais sem custos – desde que o assinante não saia dos limites estabelecidos. Por exemplo, a Claro e a TIM permitem usar o Twitter sem pagar em alguns cenários. Se não me engano, a empresa de origem italiana possui acordo similar com o Facebook.

As operadoras americanas reclamam faz tempo de que a conta principal para manter a internet fica com elas, enquanto os grandes serviços online simplesmente usam a estrutura sem pagar nada – ou quase nada – por isso. Não chega a ser uma verdade absoluta: o Google mesmo participa de várias frentes de investimento no setor. Também aplica recursos em CDN, uma forma de manter o conteúdo fisicamente mais próximo dos internautas. Sim, traz vantagens para o buscador, mas também é uma forma de desafogar o tráfego em outras partes do mundo.

No caso da AT&T, três empresas já resolveram participar do Sponsored Data: a seguradora UnitedHealth, a empresa de marketing Aquto e uma fornecedora de serviços de nuvem Kony. A seguradora vai liberar o acesso a alguns sites e apps relacionados com saúde. Já a Aquto permitirá aos clientes usarem a tecnologia para exibir anúncios. Por fim, a Kony tem parceiros comerciais interessados em subsidiar especificamente o acesso dos empregados à internet. É uma forma curiosa de usar o serviço.

O WSJ lembra que a Amazon paga uma quantia mensal à AT&T para a conectividade do Kindle nos Estados Unidos. É graças a essa magia que o consumidor faz a compra de um novo título e, segundos depois, o conteúdo aparece no leitor de e-books. Tudo de graça.

Já a ESPN está em conversas com “pelo menos uma grande operadora” para subsidiar o acesso aos conteúdos da rede esportiva (uma empresa da Disney, por sinal).

IMG_20140109_094059

Imagina se a moda pega? Aqui no Brasil, consigo visualizar a Rede Globo fechando parcerias para transmitir os telejornais em tempo real, com acesso pago pelos anunciantes do canal. Ou então a entrega de revistas digitais da Abril diretamente nos tablets, com o tráfego de dados já incluso na assinatura. Melhor ainda se fosse sem limite de velocidade, vamos combinar.

Falta saber como um modelo de negócios assim poderia afetar a neutralidade da rede prevista no Marco Civil da Internet – aquele que ainda não foi votado.

AT&T quer que algumas empresas paguem a conta de internet no lugar do usuário


    






DualShock 3 será necessário para aproveitar o PlayStation Now em TVs, tablets e smartphones

Posted: 09 Jan 2014 07:40 AM PST

O PlayStation Now, anunciado nesta semana pela Sony, pode animar quem busca retrocompatibilidade nos consoles mais novos ou até jogar sem um console, já que ele vai funcionar com TVs Bravia, smartphones e tablets, apesar das limitações já conhecidas. Hoje, conhecemos outra: será necessário um DualShock para jogar.

Quer dizer, como você esperava conseguir jogar The Last Of Us apenas numa TV? Nesse caso, obviamente seria necessário algo do tipo.

Mas, num tablet ou smartphone, talvez se pudesse aproveitar a própria tela em alguns jogos – no caso de Beyond: Two Souls, por exemplo, é possível jogar co-op com um smartphone, então seria perfeitamente possível fazer isso – ou ainda um controle Bluetooth que já tenha em casa.

Tanto no caso das TVs quanto dos smartphones e tablets, a compatibilidade é com o DualShock 3, assim como os tablets e smartphones (pelo menos, a Sony promete que a compatibilidade com controles Bluetooth de dispositivos móveis é algo em que pretende trabalhar). Para quem quer aproveitar o streaming no Vita, é possível utilizar os controles do próprio console. Já para jogar no PS4, o DualShock 4 é suficiente.

DualShock 4

DualShock 4, compatível apenas com PS4 no Now

O motivo, segundo o vice-presidente de marketing da Sony John Koller, é manter a experiência pretendida no desenvolvimento dos jogos, já que eles foram pensados para um DualShock. Além disso, com retrocompatibilidade em mente, os comandos permanecem os mesmos que foram previamente jogados.

Nos dias seguintes à revelação do PlayStation Now, a Sony tem, aos poucos, revelado que o serviço ainda está bem mais cru do que a gente gostaria, e não apenas por ficar restrito aos EUA no início.

Além da agora resolvida dúvida quanto aos controles, também foi revelado que ter comprado um jogo para o console não faz com que ele possa ser adquirido gratuitamente no Now. Resta saber como será, detalhadamente, o modelo de negócios; enxergo como boa alternativa um serviço de “games on demand”, no qual a assinatura mensal dá direito de jogar quantos games quiser. A Sony falou brevemente sobre como serão os planos: deve haver a tal assinatura mensal e a possibilidade de alugar de jogos por alguns dias para testar.

Com informações: The Verge

DualShock 3 será necessário para aproveitar o PlayStation Now em TVs, tablets e smartphones


    






Galaxy S5 chega em março ou abril com design renovado e possível reconhecimento de íris

Posted: 09 Jan 2014 06:35 AM PST

Sentiu falta de um anúncio especial da Samsung nesta CES? O Galaxy S5, sucessor do S4 e que se tornará o novo flagship da marca quando for lançado, não foi apresentado na feira. Mas o vice-presidente de mobile, Lee Young Hee, pelo menos revelou algumas coisas sobre ele.

Começando pelo “oficial”, a informação dada por Lee Young Hee à Bloomberg se refere ao anúncio e lançamento do S5. Ele disse que a Samsung vai seguir a tradição de anunciar um novo modelo todo primeiro semestre e lançá-lo em março ou abril.

Lee também garantiu que o S5 virá com um wearable, o sucessor do Gear, que trará melhorias no design e nas funcionalidades – uma notícia um pouco desanimadora para quem adquiriu o seu no lançamento, que foi em outubro no Brasil.

samsung-galaxy-gear

Gear deve ganhar um sucessor junto com o S5

Quanto às novidades que o S5 deve trazer, Lee garante que o design será uma delas e destaca que a semelhança entre o S3 e o S4 não foi algo tão bom para a empresa do ponto de vista do marketing. Então, com o S5, irá “de volta à raízes”, com mudanças na tela e na textura da traseira.

A Bloomberg também reforça algo que já é uma suspeita há algum tempo: o reconhecimento de íris. A Samsung registrou uma patente no começo do último trimestre de 2013 que detalhava como esse recurso iria ser implementado e funcionar no S5, o que seria uma cartada de volta na Apple pelo iPhone 5s com o Touch ID. Lee não negou nem confirmou e garantiu que a Samsung está trabalhando na possibilidade, mas que não poderia revelar se o S5 teria ou não o reconhecimento biométrico.

De acordo com o calendário de eventos tech, o anúncio do S5 deve acontecer na Mobile World Congress, que acontece no mês que vem, em Barcelona.

Galaxy S5 chega em março ou abril com design renovado e possível reconhecimento de íris


    






Saiu a lista dos finalistas do Independent Games Festival 2014

Posted: 09 Jan 2014 05:38 AM PST

Se você nunca ouviu falar no Independent Games Festival, é chegada a hora. A comemoração anual, que está em sua 16ª edição, acontece em março, durante a GDC (Game Developers Conference), com a intenção de enaltecer os melhores desenvolvedores independentes de jogos.

Como em todos os anos, o festival divulgou a lista de indicados aos prêmios de melhores do ano. A surpresa para nós, brasileiros, é Towerfall Ascension. O multiplayer desenvolvido pelo game designer Matt Thorson em parceria com o estúdio Miniboss, recebeu, além da menção, a indicação para o prêmio de Excelência em Design, parte pela qual os brasileiros ficaram responsáveis.

towerfall530

O jogo já havia deixado a crítica em polvorosa durante seu lançamento, recebendo nota 9 do Game Informer. E, de fato, Towerfall é um brawler para até 4 jogadores que você precisa experimentar, se nunca jogou. Por enquanto, é exclusivo de Ouya, mas logo chega para PS4 e PC.

No resto das indicações, o puzzle Papers, Please, foi quem ficou em mais categorias, contabilizando quatro indicações (Prêmio Seumas McNally, Prêmio Nuovo, Excelência em Narrativa e Excelência em Design).

Ao todo, 650 títulos se inscreveram para o prêmio, que teve como juri 357 críticos especializados em áreas diferentes para cada categoria. Segundo a organização do evento, 2013 foi o ano em que mais jogos foram avaliados até o momento – dos 650, apenas 30 foram indicados para as finais.

Os 30 jogos finalistas estarão disponíveis para testar no pavilhão da IGF na GDC 2014, que ocorrerá entre 19 e 21 de março em San Francisco. A votação para eleger os vencedores começará em 18 de fevereiro.

A final, que ocorre em 19 de março, distribuirá um total de US$ 60 mil dólares em prêmios. Esta é a lista completa de indicados:

Excelência em Artes Visuais:

  • DEVICE 6 (Simogo)
  • Gorogoa (Jason Roberts)
  • The Banner Saga (Stoic)
  • Perfect Stride (Arcane Kids)
  • Samorost3 (Amanita Design)
  • Drei (Etter)

Menções honrosas: Shelter (Might & Delight); Galak-Z (17-BIT); The Swapper(Facepalm Games); The Yawhg (Damian Sommer & Emily Carroll); Don’t Starve (Klei Entertainment)

Excelência em Narrativa:

  • The Yawhg (Damian Sommer & Emily Carroll)
  • Paralect (Paralect Team)
  • DEVICE 6 (Simogo)
  • Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” (Deirdra Kiai Productions)
  • The Stanley Parable (Galactic Cafe)
  • Papers, Please (Lucas Pope)

Menções honrosas: Quadrilateral Cowboy (Blendo Games); Gorogoa (Jason Roberts); Redshirt (The Tiniest Shark); Detective Grimoire (SFB Games); Monster Loves You (Radial Games Corp. & Dejobaan Games, LLC.)

Excelência em Design:

  • TowerFall Ascension (Matt Thorson)
  • 868-HACK (Michael Brough)
  • Mushroom 11 (Untame)
  • Papers, Please (Lucas Pope)
  • Don’t Starve (Klei Entertainment)
  • Crypt of the NecroDancer (Brace Yourself Games)

Menções honrosas: The Banner Saga (Stoic); Perfect Stride (Arcane Kids); Threes(Asher Vollmer, Greg Wohlwend & Jimmy Hinson); DEVICE 6 (Simogo); Gorogoa (Jason Roberts)

Excelência em Áudio:

  • Samorost3 (Amanita Design)
  • Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” (Deirdra Kiai Productions)
  • The Stanley Parable (Galactic Cafe)
  • Crypt of the NecroDancer (Brace Yourself Games)
  • DEVICE 6 (Simogo)
  • The Yawhg (Damian Sommer & Emily Carroll)

Menções honrosas: Sokobond (Alan Hazelden, Harry Lee & Ryan Roth); The Banner Saga (Stoic); Potatoman Seeks the Troof (Pixeljam); Jazzpunk (Necrophone Games); Don’t Starve (Klei Entertainment)

Prêmio Nuovo:

  • Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” (Deirdra Kiai Productions)
  • Luxuria Superbia (Tale of Tales)
  • Extrasolar (Lazy 8 Studios)
  • Perfect Woman (Peter Lu and Lea Schonfelder)
  • SoundSelf (Robin Arnott)
  • Papers, Please (Lucas Pope)
  • Save the Date (Paper Dino Software)
  • Corrypt (Michael Brough)

Menções honrosas: Shelter (Might & Delight); DEVICE 6 (Simogo); Elegy for a Dead World (Dejobaan Games with Popcannibal); SUPERHOT (SUPERHOT Team); 18 Cadence (Aaron A. Reed)

Grande Prêmio Seumas McNally:

  • The Stanley Parable (Galactic Cafe)
  • Don’t Starve (Klei Entertainment)
  • Jazzpunk (Necrophone Games)
  • Papers, Please (Lucas Pope)
  • DEVICE 6 (Simogo)
  • Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” (Deirdra Kiai Productions)

Menções honrosas: Crypt of the NecroDancer (Brace Yourself Games); TowerFall Ascension (Matt Thorson); Kerbal Space Program (Squad); 868-HACK (Michael Brough); The Yawhg (Damian Sommer & Emily Carroll)

Saiu a lista dos finalistas do Independent Games Festival 2014


    






Easy Taxi chega a capitais do Nordeste e Norte

Posted: 09 Jan 2014 02:10 AM PST

Pedir um táxi ficou mais fácil em algumas capitais do Nordeste e Norte. O aplicativo Easy Taxi anunciou – finalmente – a chegada às cidades de Belém, Maceió e Natal nesta semana, depois de se estabelecer em importantes metrópoles do Sudeste. O funcionamento é o mesmo: primeiro o usuário tem que baixar o software para celulares com Android ou iPhone. Em seguida, faz o cadastro e está tudo certo.

Easy Taxi: às vezes demora um pouquinho para encontrar um taxista que esteja na região

Easy Taxi: às vezes demora um pouquinho para encontrar um taxista que esteja na região

Esse processo de pedir a corrida de táxi tem sido um meio cada vez mais utilizado aqui em São Paulo. Pode reparar: no fim das baladas, sempre fica um pessoal na frente da casa noturna com o smartphone ligado (se a bateria durar até lá!) tentando achar o taxista mais próximo. É legal ver que a comodidade está se expandindo para outras regiões do país.

Embora o serviço esteja chegando ao Nordeste e Norte do país, ainda é limitada a cobertura. Um dos criadores do Easy Taxi, Tallis Gomes disse que a ideia é levar o aplicativo para muitas cidades do país, “porém aos poucos”.

A Easy Taxi informou que por ora Natal está na frente, com a adesão de 40% da frota de taxistas. Em Maceió, 20% dos taxistas decidiram oferecer as corridas por meio do Easy Taxi e em Belém o percentual chega a somente 10%. Compare com o Rio de Janeiro, cidade certamente com mais carros e também com metade da frota aceitando o app.

Vale lembrar que o Easy Taxi possui uma parceria com o banco Santander para que os usuários paguem metade da corrida entre as 22h e 6h do dia seguinte. Entretanto, o programa Santander Meia Bandeira vale somente para a cidade de São Paulo. Pena. Não há previsão de adotar o mesmo modelo em outras capitais.

Também vale lembrar que existem outros apps para pedir táxi. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. A Info fez uma compilação com os cinco apps mais populares desse segmento.

Observação: O texto original dizia que Porto Alegre também recebeu cobertura do Easy Taxi nesta semana. Alguns leitores relatam que o serviço já estava disponível no RS. Estou esperando uma posição da empresa sobre o assunto para atualizar do artigo.

Easy Taxi chega a capitais do Nordeste e Norte


    






É assim que a Intel quer que você recarregue seus gadgets

Posted: 09 Jan 2014 02:03 AM PST

Certamente, quando chega em casa, você pega as suas chaves e coloca em algum lugar especificamente pra isso. Faz parte da rotina – o cérebro funciona melhor assim. Agora, a Intel quer que você também se acostume a jogar todos os seus dispositivos móveis num mesmo lugar para que eles sejam recarregados. A companhia anunciou durante a CES 2014 o que eles estão chamando de smart bowl – seria tipo “vasilhame inteligente”. Nome nada comercial se resolverem traduzir para o bom português, eu sei.

Intel Smart Bowl

A premissa do smart bowl da Intel é muito simples: um equipamento com 25 centímetros de diâmetro que faz a recarga imediata dos celulares, tablets e demais aparelhos capazes de receber carga elétrica por indução.

Por enquanto, o maior problema para esse tipo de tecnologia é a compatibilidade. Pegue, por exemplo, o Samsung Galaxy S4. Ele até tem o famoso wireless charging com tecnologia da empresa Qi. Mesma coisa para alguns smartphones da Nokia. Já a Intel optou pelo padrão A4WP da Rezence. Eu nunca tinha ouvido falar nessa organização até agora, mas o site deles diz que se trata de um grupo sem fins comerciais com o objetivo de desenvolver padrões e disseminar o wireless charging.

A Intel explicou que o smart bowl foi pensado tendo em mente todo o tipo de dispositivo inteligente que a gente leva (ou deveria levar) conosco no cotidiano. Pode ser o celular e o tablet, como eu já citei, mas também relógios inteligentes (smartwatches) ou pulseiras dessas que fazem o acompanhamento dos exercícios físicos. Aqui no Tecnoblog publicamos um artigo com todos os produtos vestíveis que a Intel mostrou na CES.

Representantes da empresa disseram a jornalistas que tudo depende da implementação do novo padrão de wireless charging. Entretanto, parece haver uma certa facilidade em portar o Qi para funcionar com a tecnologia da Rezence. Os engenheiros da Intel conseguiram converter a popularíssima FuelBand da Nike para que funcione com o smart bowl. Eles dizem que foi um processo absolutamente tranquilo: levou cerca de uma hora e tudo foi feito com a devida autorização da Nike.

Pelo menos duas vantagens foram listadas para justificar o novo padrão. Primeiro, não há necessidade de posicionar os aparelhos num local específico para fazer a recarga por indução. Segundo, é possível recarregar vários gadgets simultaneamente sem problemas. Aí sim! Detalhes técnicos do smart bowl não foram revelados, porém.

O smart bowl da Intel ainda é um conceito de produto. Não há previsão para a disponibilidade do gagdet, muito menos se ele de fato será produzido. A fabricante de processadores meio que acenou pra todo mundo da indústria e em seguida soltou um “Fica a dica!”. Já sou o primeiro da fila para comprá-lo caso algum dia o smart bowl chegue às lojas.

É assim que a Intel quer que você recarregue seus gadgets