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Yahoo vai encriptar dados de todos os serviços em 2014 (mais 8 notícias)

Yahoo vai encriptar dados de todos os serviços em 2014 (mais 8 notícias)

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Yahoo vai encriptar dados de todos os serviços em 2014

Posted: 19 Nov 2013 12:04 PM PST

A CEO do Yahoo, Marissa Mayer, anunciou no Tumblr da empresa que, até o final do primeiro trimestre de 2014, o Yahoo pretende encriptar todos os serviços da empresa. Essa se soma a outra promessa feita recentemente: até o dia 8 de janeiro, os emails adotarão o protocolo SSL e encriptação 2048-bit.

Com um pouco mais de detalhes, o que o Yahoo fará agora é encriptar os dados que passam entre seus data centers, oferecer aos usuários a opção de usar criptografia nas informações enviadas do Yahoo e para o Yahoo e também fazer com que parceiros internacionais que utilizam o Yahoo Mail também adotem o SSL.

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Yahoo Mail (e tudo o resto): encriptado para a sua privacidade

No texto que fala das novidades, Marissa reafirma que o Yahoo nunca deu ao governo acesso às informações de seus usuários e nunca o fará – rebatendo a notícia de que a NSA havia se infiltrado nos data centers do Yahoo e do Google – e vai continuar trabalhando para proteger a privacidade deles. O Yahoo não é o primeiro e não será o último a tomar medidas de segurança para proteger seus dados. O que é ótimo: quem ganha com isso, claro, são os usuários.

Com informações: CNET

Yahoo vai encriptar dados de todos os serviços em 2014


    


Google trabalha em detecção de rosto, fotos sequenciais e RAW na câmera do Android

Posted: 19 Nov 2013 11:44 AM PST

Analisando o código do Android, o engenheiro de software Josh Brown descobriu que o Google está trabalhando em uma nova API de câmera para o Android, que permitirá aos desenvolvedores e fabricantes implantarem funções mais avançadas de fotografia. Os códigos sugerem que a nova API suportará fotos em RAW, detecção de rosto e fotos sequenciais, entre outras novidades.

De acordo com o Ars Technica, o Google começou a trabalhar na API em dezembro de 2012. Um comentário adicionado no dia 11 de outubro, semanas antes do anúncio oficial do KitKat, indicava a remoção da API do código do Android. Provavelmente, o Google estava querendo lançar as novidades no Android 4.4, mas não foi possível terminar os trabalhos a tempo ou a API ainda estava instável para ser liberada ao público.

A nova API tem a capacidade de trabalhar com fotos em RAW, algo que deve agradar fotógrafos ou pessoas que gostam de ter mais controle sobre a qualidade das fotos. Também é uma forma de correr atrás dos Windows Phones da Nokia, como o Lumia 1020 e o Lumia 1520, que possuem ajustes mais avançados de fotografia e também salvarão fotos em RAW após uma atualização de software.

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Smartphones e câmeras voltadas para o usuário comum costumam capturar fotos em JPEG, que passam por tratamento para melhorar a nitidez, saturação e ruído. Uma foto em RAW é uma foto "crua", que representa os pixels do sensor e quase não tem compressão ou tratamento. Fotos em RAW geralmente não são muito bonitas e possuem mais ruído, mas permitem manipulações mais profundas em softwares de edição de imagem.

O Google também trabalha em algumas funções que você provavelmente não sente falta, já que alguns fabricantes incluem esses recursos por conta própria em seus smartphones. A detecção de rosto, que desenha quadrados em volta dos rostos automaticamente, finalmente deverá chegar ao Android puro. Outra novidade deverá ser o modo sequencial, em que você aperta um botão para tirar múltiplas fotos em um curto espaço de tempo. Hoje, nos Nexus, o que você pode fazer é apertar o botão da câmera repetidamente (ou instalar algum aplicativo que faça isso).

Uma frase no código sugere que o Android terá suporte a "câmeras removíveis", mas ainda não sabemos exatamente do que isso se trata. Imediatamente lembrei do Project Ara, um projeto da Motorola para criar smartphones modulares, com hardware personalizável. Nele, você poderia remover o módulo da câmera e deixar mais espaço para a bateria, por exemplo. Ou então pode ser apenas uma referência às lentes da Sony.

Ainda não sabemos quando (ou se) as novidades chegarão ao Android. Como o Google está trabalhando na API há um bom tempo, temos esperança de que tudo isso apareça em um Android 4.5 ou 5.0, no ano que vem.

Google trabalha em detecção de rosto, fotos sequenciais e RAW na câmera do Android


    


Novos iPhones deverão ser bem caros no Brasil: Saraiva anuncia iPhone 5s de 32 GB por R$ 3.199

Posted: 19 Nov 2013 10:34 AM PST

Os novos iPhones serão lançados no Brasil na meia-noite de sexta-feira, 22 de novembro. Os preços ainda não foram divulgados oficialmente, mas a Saraiva aparentemente colocou o aparelho na loja online antes da hora. E ele não deverá ser nada barato: na cor prata, o iPhone 5s com 32 GB de armazenamento interno está sendo anunciado por nada menos que R$ 3.199.

Outros modelos de iPhones ainda não foram listados na Saraiva, mas o MacMagazine publicou na semana passada uma tabela com os possíveis preços dos aparelhos. O valor do modelo de 32 GB do iPhone 5s divulgado hoje pela Saraiva bate com o preço apresentado anteriormente pelo MacMagazine.

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Se todos os preços estiverem certos, o iPhone 5c de 16 GB custará R$ 1.999. Estranhamente, o iPhone 5c de 32 GB, que nos Estados Unidos possui o mesmo preço do iPhone 5s de 16 GB, seria 400 reais mais caro no Brasil: o primeiro custaria R$ 2.399, enquanto o segundo seria vendido por R$ 2.799. O preço chegaria a assustadores R$ 3.599 no iPhone 5s de 64 GB.

Esta é a lista dos possíveis preços (e seus respectivos valores em dólares):

  • iPhone 5c de 16 GB: R$ 1.999 (US$ 549)
  • iPhone 5c de 32 GB: R$ 2.399 (US$ 649)
  • iPhone 5s de 16 GB: R$ 2.799 (US$ 649)
  • iPhone 5s de 32 GB: R$ 3.199 (US$ 749)
  • iPhone 5s de 64 GB: R$ 3.599 (US$ 849)

Os modelos vendidos no Brasil funcionam com as redes 4G brasileiras e são os mesmos que estão disponíveis em alguns países europeus, como Alemanha, França e Reino Unido. Os iPhones vendidos nos Estados Unidos são diferentes: eles não terão garantia no Brasil e se conectarão apenas às redes 3G.

A Vivo enviou agora há pouco emails convidando a imprensa para o evento de lançamento do iPhone 5s e 5c no Brasil. A Claro divulgou, há alguns minutos, uma lista com as lojas que venderão os novos iPhones no primeiro minuto do dia 22 de novembro. No entanto, as operadoras ainda não comentam os preços oficialmente.

Novos iPhones deverão ser bem caros no Brasil: Saraiva anuncia iPhone 5s de 32 GB por R$ 3.199


    


“Selfie” é eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford

Posted: 19 Nov 2013 08:37 AM PST

Em agosto deste ano, o Dicionário Oxford anunciou a inclusão de várias palavras que se tornaram de uso comum aos seus verbetes, como “phablet”, “bitcoin”, “srsly” e “selfie”. E esta última foi escolhida como a palavra do ano pelo Dicionário.

A “premiação” celebra a vivacidade da língua e sua capacidade de se reinventar com o passar do tempo e as mudanças na sociedade, seja quanto a valores, política, consumo ou tantos outros fatores – o que acontece com todos os idiomas do mundo (e deveria ser mais admirado do que condenado).

Para estar entre as indicadas a palavra do ano, ela precisa ter ganho notoriedade nos últimos 12 meses, mas pode ter sido inclusa no Dicionário há mais tempo. A primeira ocorrência de “selfie”, inclusive, é de 2002, em um fórum australiano.

Até A Rainha™ posta selfie no Instagram

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A pesquisa foi realizada por um programa que analisa 150 milhões de palavras em inglês da web por mês para identificar as mais utilizadas e monitorar as mudanças em frequência de uso e onde no mundo apareceram. Conforme foi divulgado, a palavra teve um aumento de 17.000% ocorrências no último ano, se consagrando, assim, como a palavra do ano.

Com informações: BBC

“Selfie” é eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford


    


Realidade virtual é destaque em evento da Valve para desenvolvedores

Posted: 19 Nov 2013 07:31 AM PST

A Valve parece estar realmente empenhada em entrar de cabeça no mercado de hardware. Já esperamos para o ano que vem as Steam Machines, máquinas com hardware personalizável voltadas para jogos. Outro passo deve ser dado em direção à realidade virtual: a empresa  tem três palestras sobre o assunto marcadas para acontecer durante um evento voltado para desenvolvedores em janeiro.

A primeira, chamada “O que realidade virtual poderia, deveria e certamente será em dois anos”, apresentará como a Valve vê o futuro desta tecnologia quando ela se tornar acessível. A descrição da palestra fala que “este tipo de hardware tem grandes chances de aparecer em breve e a hora de começar a desenvolver para ele é agora”. Inclusive, a empresa fez um protótipo que será mostrado na ocasião e poderá ser testado por alguns participantes sorteados na hora.

Outra, “Realidade virtual e Steam”, reforça a ideia de que, nos próximos anos, jogaremos os títulos da plataforma de uma maneira mais imersiva: ela convida os participantes a conhecer o que a Valve está fazendo para que isso ocorra, com uma conversa sobre como ela pretende adaptar o Steam para VR, na loja, no Steamworks e no Overlay (aquela interface que surge quando você aperta Shift+Tab durante um jogo).

Por fim, “Portando jogos para realidade virtual” falará sobre como adaptar games para essa tecnologia, as dificuldades e melhores maneiras de fazer isso. A palestra será dada por Palmer Luckey, CEO da Oculus, empresa criadora do Rift, aquele óculos de realidade virtual que todo mundo já conhece faz tempo.

Quem tem um Oculus Rift, inclusive, já deve ter experimentado Team Fortress 2, jogo da Valve, com ele:

Half Life 2 também foi oficialmente adaptado para o Rift. A Valve, pelo visto, tem uma relação muito boa com a criadora do gadget; inclusive, na campanha do Kickstarter, Gabe Newell era um dos profissionais da indústria que elogiavam-no. Não seria surpreendente uma parceria entre as duas empresas para potencializar a tecnologia e popularizar seu uso.

Outras palestras que parecem interessantes no Steam Dev Days se referem ao hardware que a Valve já anunciou: o que ela aprendeu com o beta das Steam Machines (que serão enviadas aos testers ainda neste ano) e a melhor maneira de desenvolver para elas e para o Steam Controller. O controle também estará disponível para testar e será anunciada uma data para que os desenvolvedores consigam ter os seus.

 Interessou? O Steam Dev Days acontece em Seattle nos dias 15 e 16 de janeiro.

Realidade virtual é destaque em evento da Valve para desenvolvedores


    


Para que serve uma tela curvada num smartphone? Esta patente da Samsung dá algumas ideias

Posted: 19 Nov 2013 06:46 AM PST

Samsung e LG apresentaram recentemente os primeiros smartphones com telas curvadas e flexíveis. Os aparelhos não trazem nenhum recurso útil de software para aproveitar o formato da tela e aparentemente ainda não há grandes vantagens em displays curvados, mas uma patente da Samsung revela algumas ideias que podem estar nos dispositivos lançados nos próximos anos.

O The Verge publicou desenhos obtidos de uma patente registrada pela Samsung em maio no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, que descreve "funções de um terminal portátil com uma tela dobrada". As ilustrações mostram um conceito de smartphone com tela curvada nas laterais. O espaço extra pode ser usado para exibir controles adicionais e informações sobre o estado do aparelho.

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As laterais poderão exibir capítulos de um livro, facilitando a navegação, ou letras do alfabeto no aplicativo de contatos, deixando a frente do aparelho mais limpa e com mais espaço para exibir informações úteis. Um dos desenhos mostra datas na galeria de imagens, permitindo que você encontre mais facilmente as fotos importantes.

Durante o carregamento, o nível da bateria poderia ser exibido constantemente como uma barrinha na borda curvada da tela. Assim, você não precisaria apertar o botão liga/desliga do smartphone sempre que quisesse ver como está a carga. Telas OLED acendem apenas os pixels necessários, então isso pode resultar em recargas mais rápidas e economia de energia.

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Antes que a Apple patenteie algo parecido, a Samsung registrou um desenho que mostra um atalho para desbloquear o smartphone deslizando o dedo na lateral do aparelho.

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Tem também uma área de transferência visual, para onde você poderia arrastar fotos de uma página da web ou da galeria de fotos, por exemplo, e depois trazê-las para outro programa, como um aplicativo de mensagens. Seria uma forma diferente para compartilhar e manipular arquivos.

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A própria Samsung apresentou recentemente o Galaxy Round, com tela curvada, e revelou num evento para analistas que pretende lançar dispositivos com telas dobráveis e até "esticáveis" no futuro. Se os rumores estiverem certos, o tal smartphone com tela dobrada nas laterais deve ser apresentado pela Samsung no ano que vem.

Para que serve uma tela curvada num smartphone? Esta patente da Samsung dá algumas ideias


    


Twitter remove funcionalidade de enviar DMs para quem não te segue

Posted: 19 Nov 2013 05:40 AM PST

Foi bom enquanto durou (?): o Twitter voltou a proibir o envio de Direct Messages para pessoas que não te seguem. A funcionalidade ficou disponível por cerca de um mês e, como o The Next Web observa, a caixinha nas configurações que permitia isso agora não existe mais em diversas contas.

O site entrou em contato com o suporte do Twitter para saber o motivo dessa decisão, e a resposta foi a padrão enviada à imprensa para todo questionamento sobre a adição ou remoção de funcionalidades: um link para a página que explica os experimentos na rede social.

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Nesta página, é dito que “nós também experimentamos features que podem nunca ser lançadas para todo mundo no Twitter. Esses experimentos talvez sejam até mais valiosos porque nos ajudam e decidir o que não fazer – o que é importante, já que trabalhamos para manter o Twitter simples enquanto melhoramos a experiência de usuário”. Este pode ser o caso das DMs liberadas; eu não me lembro de ter visto essa função disponível na minha conta – mas, sinceramente, só procurei uma vez. E, talvez, o motivo de terem tirado foi a falta de adoção.

Em todo caso, a atenção dispensada às mensagens diretas reforça aquele rumor de que a rede social está trabalhando em seu próprio app de troca de mensagens. Será que, com o fim da possibilidade de enviar DMs para quem não te segue, o desenvolvimento do tal app também está encerrado? Vamos aguardar.

Twitter remove funcionalidade de enviar DMs para quem não te segue


    


Vídeos mostram a traseira do LG G Flex se curando sozinha de cortes e arranhões em minutos

Posted: 19 Nov 2013 05:36 AM PST

A LG anunciou em outubro o G Flex, um smartphone com tela curvada de 6 polegadas. Embora o aparelho não traga nenhuma funcionalidade interessante no software para aproveitar o formato diferenciado da tela, há uma característica bacana que não ganhou tanto destaque: de acordo com a LG, a traseira do G Flex é capaz de se curar sozinha de arranhões, o que deixa a carcaça do smartphone nova por mais tempo. Mas como isso funciona na prática?

Na semana passada, a LG divulgou um vídeo demonstrando a durabilidade da traseira do G Flex. As imagens mostram fios pontudos de bronze sendo pincelados no smartphone. Os arranhões ficam bem visíveis após alguns segundos, mas somem milagrosamente após dois ou três minutos de descanso.

O problema do vídeo da LG é que o teste foi feito em um ambiente controlado, com temperatura de 27,4ºC e peso constante de 500 ou 750 gramas. Como essa camada do G Flex se comportaria em ambientes reais? Marques Brownlee publicou um vídeo em seu canal do YouTube para mostrar como o aparelho se cura.

O teste foi feito em um ambiente com temperatura mais baixa, o que acabou diminuindo a velocidade de "regeneração" do G Flex. Mesmo assim, os resultados foram bem positivos. Ele arranhou a traseira do aparelho com chaves e até uma faca. Os riscos não desaparecem totalmente, mas ficam praticamente imperceptíveis após algum tempo.

Ambos os testes mostram que o G Flex possui não apenas uma tela flexível, mas também um corpo flexível. Depois de aplicar uma pressão considerável na traseira, o smartphone fica reto, mas volta ao formato original em segundos, novinho em folha, sem nenhum dano aparente. Isto é, do lado de fora: não sabemos exatamente o que acontece com os componentes internos, que não são tão flexíveis assim.

Com informações: Phandroid.

Vídeos mostram a traseira do LG G Flex se curando sozinha de cortes e arranhões em minutos


    


Por que lançamentos das novas gerações não vendem bem? A Ubisoft explica

Posted: 19 Nov 2013 05:05 AM PST

O que Ridge Racer V, Dynasty Warriors 2 e Marvel: Ultimate Alliance tem em comum? Bom, a princípio, todos são jogos dos quais você pode não se lembrar muito bem. Mas o buraco é mais embaixo: os três fazem parte da lista de títulos de lançamento dos consoles PlayStation 2 e PlayStation 3.

Vendo a lista completa, é raro lembrarmos de ter jogado por muito tempo algum dos games que circularam por lá. A “maldição dos jogos de lançamento” na verdade não tem nada de mística, mas acontece por razões práticas, segundo o vice-presidente de marketing e vendas da Ubisoft, Tony Key, disse em entrevista ao GamesIndustry.

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Falando sobre o PlayStation 4 e o Xbox One, Key exemplificou que os títulos iniciais das gerações geralmente abrangem os consoles da geração anterior, e as equipes de desenvolvimento costumam produzi-los lado a lado. Isso gera a tendência de que o jogo venda mais para a plataforma que já é estabelecida.

Nós já dissemos aqui como é difícil ser early adopter de qualquer tipo de tecnologia? Então. Muitas vezes, é melhor esperar, testar os novos jogos no console que você já tem, e, de quebra, evitar ser um dos primeiros sortudos a descobrir o maravilhoso mundo dos erros de hardware e software dos novos videogames.

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“Agora, todas as publicadoras estão trocando seus recursos de desenvolvimento. Para um jogo como Assassin’s Creed IV: Black Flag, a maioria das vendas ainda será voltada para a geração atual de plataformas. Nós não podemos fazer uma versão para o PlayStation 4 ou o Xbox One tão diferente a ponto de não poderemos fazê-las juntas. Então, por agora, desenvolvedores e designers estão focados em fazer jogos que funcionem realmente bem em todos os sistemas – mas como estamos transitando para a nova geração, vai ser mais difícil fazer isso, porque o poder dessas [novas] máquinas irá permitir muito mais criatividade”, diz o vice-presidente.

Também por isso muitas vezes nós ficamos esperando títulos que acabam atrasando sempre um pouquinho mais. Key explicou que Watch Dogs, o jogo que nós já conhecemos quase de cabo a rabo por meio de trailers e cinematics, teve seu lançamento adiado para 2014 por conta disso. “É de partir o coração ser tão cobiçado para lançamento e não conseguir entregá-lo nesse tempo, mas da perspectiva dos negócios, não é uma decisão difícil de ser tomada. Watch Dogs é desenhado para ser uma marca de longo prazo para a Ubisoft. Nós não o lançaremos até que saibamos que está alcançando a visão máxima que pode alcançar… Nós estamos jogando um jogo longo – e como uma companhia nós sabemos quão importante será fazer isso direito.”

O terceiro pé da oitava geração chega na próxima quinta-feira, dia 21. O Xbox One será lançado no Brasil simultaneamente com o resto do mundo por R$ 2.299, caso não tenha sido adquirido durante sua pré-venda (em que poderia ter sido comprado com desconto – R$ 2.199). O PlayStation 4 chegou aos olhos do mundo na última quinta, 14, e deve dar as caras em nosso país no dia 29, pela bagatela de R$ 3.999.

Caso você não se recorde, o Wii U, pioneiro da oitava geração, foi lançado em novembro de 2012 e deve chegar oficialmente ao Brasil no próximo dia 22, apenas um ano após seu nascimento.

 

Por que lançamentos das novas gerações não vendem bem? A Ubisoft explica