Se Dunga poderá contar com o retorno de D’Alessandro para a final da Taça Farroupilha – segundo turno do Gauchão – contra o Juventude, por outro lado, um setor do Inter começa a preocupá-lo: o ataque. No empate em 0 a 0 com o Santa Cruz, a dupla formada por Forlán e Damião completou seu terceiro jogo sem marcar, pior série em 2013. O que pode, mesmo assim, virar um alento, já que a última vez em que balançaram as redes foi justamente contra o time de Lisca.
No pesado e escorregadio gramado do Arruda, em Recife, os atacantes pouco foram acionados. Para ajudar na criação, iam até o meio-campo buscar a bola. Ambos acabaram substituídos. Forlán saiu para a entrada de Caio. Damião deu lugar a Rafael Moura.
Desde o dia 14 de abril, pela última rodada da fase de grupos da Farroupilha, quando o Inter goleou justamente o adversário da decisão do segundo turno por 4 a 1, a dupla sofre com seu hiato sem marcar. Na ocasião, Forlán marcou duas vezes e Damião uma.
O último gol do uruguaio saiu aos 22 minutos do segundo tempo, quando recebeu passe do camisa 9, girou e venceu Fernando, dando números finais ao confronto. Naquele embate, foi substituído 14 minutos depois para entrada de Caio. Atuou 91 minutos contra o Lajeadense (vitória por 2 a 1), 93 diante do Veranópolis (1 a 0) e mais 68 contra o Santa Cruz. Ao todo, são 266 minutos sem marcar.
O período do centroavante é um ainda maior. Ele anotou contra o Ju aos 42 da primeira etapa. Ainda disputou 53 minutos daquele duelo. Depois, permaneceu em campo 94 contra o Lajeadense, 96 diante do VEC e 84 no enfrentamento com o Santa Cruz. Já são 327 minutos longe das redes.
Apesar do hiato, a dupla permanece no topo da artilharia colorada na temporada. Forlán tem gols em 2013, contra oito de Damião. Os dois também disputam quem será o goleador do Gauchão. O urugaio lidera com nove, enquanto o camisa 9 tem os oito.
VIA:Globo Esporte