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Microsoft transforma Xbox Music em Groove (mais 6 notícias)

Microsoft transforma Xbox Music em Groove (mais 6 notícias)

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Microsoft transforma Xbox Music em Groove

Posted: 06 Jul 2015 03:48 PM PDT

Satya Nadella está transformando a Microsoft em uma nova e revigorada empresa, mas, pelo jeito, alguns velhos hábitos permanecem. Um é o de mudar os nomes de serviços. A mais recente “vítima” é o Xbox Music que, conforme anúncio divulgado nesta segunda-feira (6), passará a se chamar Groove Music.

Groove Music

No post sobre o assunto, a Microsoft explica que a mudança é baseada no feedback obtido de usuários que sugeriram uma maneira mais intuitiva de acessar o serviço. É provável que a companhia tenha percebido uma associação demasiadamente forte do nome Xbox Music com a sua plataforma de games, logo, a mudança pode deixar mais evidente que o serviço não depende de um console.

Mas não há só mudanças na embalagem. A Microsoft afirma que o Groove receberá uma série de incrementos nos próximos meses, esforços importantes especialmente agora que o Apple Music está deixando o mercado de streaming de áudio ainda mais disputado.

A companhia relata, por exemplo, que ficará mais fácil acessar as mais de 40 milhões de músicas disponíveis, assim como acervos particulares — graças à integração com o OneDrive. Isso se deve, em parte, à disponibilização futura de apps do serviço para Android e iOS. O acesso a partir do Xbox continuará possível, é claro.

O Xbox Videos também trocará de rótulo, passando a se chamar Movies & TV, um nome simples, mas bem menos “estranho” que Groove (será que a Microsoft se inspirou no finado Grooveshark para usar essa denominação?) e que deixa claro o foco principal do serviço: venda de filmes e seriados.

Movie & TV

Já é possível acessar o site do Groove, mas o serviço deve ser inaugurado de verdade com a chegada do Windows 10 — segundo a Microsoft, usuários do programa Windows Insider deverão ter acesso ao aplicativo já na próxima build.

A má notícia é que o Groove Music não será tão abrangente quanto o Spotify, por exemplo, pelo menos na fase inicial: a Microsoft afirma que o serviço estará disponível apenas em mercados selecionados. Nos Estados Unidos, a assinatura permanecerá custando USS$ 9,99 por mês. Contas Xbox Music Pass serão migradas automaticamente.

Microsoft transforma Xbox Music em Groove










Novo framework do Google leva Material Design para páginas da web

Posted: 06 Jul 2015 02:23 PM PDT

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O Google quer levar o Material Design para todo lugar. As diretrizes de layout aplicadas no Android desde a versão 5.0, anunciada no ano passado, agora podem ser usadas em sites por uma ferramenta anunciada hoje pelo Google.

O framework, chamado de Material Design Lite (MDL), oferece vários códigos-fonte para a criação e desenvolvimento de sites, como templates, componentes (cards, botões, tabelas), fontes, ícones e customização de temas. É uma espécie Bootstrap para quem é fã do Material Design.

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Nos templates disponíveis, você encontrará dashboards (como na imagem acima), blogs, artigos e até o código fonte do Android.com para anúncio de produtos que cabem naquele estilo. Os componentes personalizados também ajudam na personalização das páginas, incluindo vários estilos de botões, layouts, menus, toggles e muito mais.

Todo o código foi escrito usando a biblioteca BEM (deve ser por isso que o framework ficou bem legal) e ele pode ser customizado tanto em uma página própria para isso (apenas com alteração de cores) quanto pelo código-fonte bruto disponível no GitHub. Por padrão, todos os scripts vêm do CDN do Google, mas nada impede o usuário de baixar e alterar alguns códigos.

O nome Lite, segundo o Google, se dá pela facilidade de implementação e tamanho do pacote completo: 27 KB na versão compactada, que inclui códigos JS, HTML e CSS. O Material Design Lite funciona em todos os navegadores populares: Chrome, Firefox, Safari, Opera, Microsoft Edge (!) e é responsivo por padrão (ou seja, funciona bem em celulares).

Novo framework do Google leva Material Design para páginas da web










Com RideWith, Google começa a se aventurar em serviços de carona

Posted: 06 Jul 2015 01:17 PM PDT

Polêmicos ou não, os apps para caronas e compartilhamento de carros estão caindo no gosto de muita gente, tanto que até o Google decidiu desbravar o segmento: nesta segunda-feira (6), a companhia começou a testar em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, um serviço do tipo chamado RideWith.

A novidade está sendo desenvolvida pela equipe responsável pelo Waze, serviço pertencente ao Google desde 2013. O Waze fornece mapas, rotas e outros dados necessários para viabilizar a ideia.

É inevitável comparar o novo serviço com o Uber, mas ambos são semelhantes somente até certo ponto. No RideWith, o usuário só pode realizar duas caronas por dia — algo no estilo “ida e volta” — e receber uma pequena compensação para cobertura de custos, com 15% do total ficando com o Google. O valor, a ser pago com cartão de crédito, é definido pelo aplicativo com base em estimativas de consumo de combustível e em índices de desgaste do veículo.

Outra limitação: o usuário só consegue oferecer carona a partir da região em que está, ou seja, não é possível se locomover a um bairro vizinho para buscar o passageiro, por exemplo.

RideWith

“O RideWith é um experimento na região de Tel Aviv que não compete com o Uber”

Como dá para notar, o Google aposta no aproveitamento de lugares vagos no carro para viabilizar a ideia, e não na obtenção de lucro pelo motorista. Essas medidas não deixam a empresa totalmente imune a complicações com governos ou organizações que representam taxistas, mas se problemas aparecerem, nenhum deles deve ser próximo do que o Uber enfrenta em vários países (inclusive no Brasil).

Mesmo assim, o Google fez questão de ressaltar que o seu serviço é diferente: “o RideWith é um experimento na região de Tel Aviv que não compete com o Uber. Trata-se de uma plataforma criada para que motoristas se ajudem em horários de pico”, disse um porta-voz.

O Google também informou que os testes serão ampliados, mas para outras localidades de Israel. Por enquanto, a empresa não tem planos de expandir o RideWith para outros países. Mas, levando em conta que a parceria com o Uber está esfriando (o Uber adquiriu a tecnologia de mapas do Bing na semana passada, só para começar), podemos esperar algo para um futuro próximo.

Com informações: WSJ.comHaaretz

Com RideWith, Google começa a se aventurar em serviços de carona










Twitter agora tem campo para colocar aniversário

Posted: 06 Jul 2015 12:18 PM PDT

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A funcionalidade do Facebook que lembra a todos do aniversário de seus amigos acabou de chegar ao Twitter. Sim, estou falando do campo em que o usuário coloca o seu aniversário e ele rende vários "Parabéns!" na timeline.

rede social de 140 caracteres anunciou a novidade nesta segunda-feira (6). “Todos os dias, milhões de pessoas comemoram eventos importantes no Twitter, desde a recente decisão da Suprema Corte americana até mais pessoais, como aniversário de amigos. Agora, essas comemorações poderão ser compartilhadas com mais facilidade”, escreveu o Twitter no post de anúncio da novidade.

As configurações de privacidade disponíveis são “Pública”, “Meus seguidores”, “Pessoas que eu sigo” e “Seguimos um ao outro”, e podem ser alteradas de forma independente no campo da data e do ano.

No dia do seu aniversário, o Twitter colocará vários balões comemorativos na sua página, como ocorreu hoje no perfil do ator Kevin Hart (@KevinHart4real).

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O novo campo de aniversário parece ainda não estar disponível para todos os usuários. Se você já recebeu, também vai notar que não dá para colocar seu ano de nascimento se você nasceu depois de 1996 — eu, que nasci em 1997 (tenho 18 anos), fiquei de fora.

Twitter agora tem campo para colocar aniversário










Samsung anuncia SSDs com 2 TB de capacidade

Posted: 06 Jul 2015 11:39 AM PDT

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A Samsung parece querer levar SSDs com armazenamento generoso para o público comum — mas com um preço não tão generoso assim. Nesta segunda-feira (6), a empresa anunciou dois SSDs com impressionantes 2 terabytes de capacidade, que fazem parte da família Evo 850 e Evo 850 Pro.

O Evo 850 se diferencia do Evo 850 Pro em aspectos como tempo de garantia e velocidade. A garantia do Evo 850 dura 5 anos (ou 150 terabytes escritos) e a do Evo 850 Pro dura 10 anos, ou 300 terabytes escritos, o que seria equivalente a gravar 80 GB todo dia durante 10 anos.

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A velocidade do modelo básico é de 540 MB/s para leitura e 520 MB/s para escrita; no Evo 850 Pro, a velocidade de leitura sobe para 550 MB/s. As velocidades são semelhantes a praticamente qualquer SSD de qualidade com conexão SATA no mercado, incluindo o monstro de 6 TB de capacidade da Fixstars ― esse voltado para o mercado corporativo e sem preço definido.

O acabamento dos dois é feito de alumínio, com 7 milímetros de espessura e tamanho de 2,5 polegadas. Fora a velocidade e o tempo de garantia, o consumo de energia e a criptografia são basicamente os mesmos para os dois modelos. O consumo gira em torno de 50 miliwatts em standby e média de 4 W em uso, enquanto a encriptação dos dados pode ser feita em AES de 256 bits.

Ainda na família Evo 850, a Samsung também vende modelos com 120, 250, 500 GB e 1 TB de armazenamento, este último por volta de US$ 400. Considerando o espaço, o preço sugerido do Evo 850 de 2 TB é consideravelmente “justo”: US$ 800 para o modelo básico e US$ 1.000 para o Evo 850 Pro. Você compraria?

Com informações: Ars Technica.

Samsung anuncia SSDs com 2 TB de capacidade










Instagram pode começar a exibir fotos com resolução maior em breve

Posted: 06 Jul 2015 10:31 AM PDT

A foto ficou perfeita no smartphone, mas no PC… Se você já passou por isso no Instagram, saiba que o problema pode estar prestes a ser resolvido ou, ao menos, amenizado: segundo o The Verge, o serviço vem testando a publicação de imagens com resolução maior.

Atualmente, o Instagram trabalha com a resolução de 640×640 pixels. Essa combinação é satisfatória para dispositivos com telas pequenas, além de ajudar a diminuir o tamanho do arquivo. O problema é que a mesma resolução é usada na versão web da rede social. Aí, dependendo da imagem, a qualidade fica comprometida.

O pessoal do The Verge conta que, após análise do código-fonte da versão web do Instagram, descobriu que o serviço vem armazenando versões com 1080×1080 pixels de fotos mais recentes.

Essa foi só pra testar uma coisinha no Instagram

Uma foto publicada por Emerson Alecrim (@ealecrim) em

Abaixo, a mesma imagem do exemplo, mas na resolução maior (clique e salve em seu computador para conferir).

Teste - Instagram

Você mesmo pode fazer um teste. Abra uma foto recente qualquer do Instagram no navegador, procure a opção de visualizar o código-fonte e busque por “jpg”. Provavelmente, o primeiro resultado corresponderá à imagem com mais pixels. Salve-a em seu computador e confira em suas propriedades a resolução.

Pelo o que foi constatado, o Instagram começou a armazenar imagens com resolução maior na última sexta-feira (3), mas é possível que os testes tenham começando antes com um número restrito de usuários.

A incerteza se dá pelo silêncio: até o momento, nenhum representante do Instagram comentou o assunto. Assim, também não há como saber quando e se o serviço será mesmo atualizado para exibir imagens com resolução maior.

É de se presumir, porém, que teremos novidades em breve, afinal, não faz sentido o Instagram incorporar fotos maiores, mas deixá-las ocultas para o usuário. Não seria má ideia contar com essas imagens: o serviço pode simplesmente manter as publicações em 640×640 pixels para visualização em dispositivos móveis e deixar as versões em 1080×1080 pixels para telas maiores.

Atualização às 15:00: o CNET afirma ter recebido de um porta-voz do Instagram a informação de que os apps do serviço para iOS e Android terão mesmo suporte a imagens em 1080×1080 pixels (nenhuma informação foi dada sobre a versão para Windows Phone). A empresa não informou quando todos os usuários estarão com a novidade, mas explicou que a atualização está acontecendo gradualmente.

Instagram pode começar a exibir fotos com resolução maior em breve










GoPro anuncia Hero4 Session, uma câmera minúscula em formato de cubo

Posted: 06 Jul 2015 08:15 AM PDT

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A GoPro anunciou nesta segunda-feira (6) mais uma câmera que vai fazer parte da família Hero4. Batizada de Session, ela é extremamente pequena em relação às outras câmeras da linha e não perde muita coisa nas especificações (parece até uma Polaroid).

Em comparação com os outros modelos Hero4, a Session é 50% menor e 40% mais leve ― é a menor câmera já feita pela GoPro. Com esse tamanho, é compreensível que não haja touchscreen como as outras versões. Há um único botão para fazer algumas ações, como alterar entre gravação de vídeo e captura de fotos, além de ligar e desligar a câmera. Ela também é compatível com o app da GoPro e o controle Smart Remote.

O sensor da Hero4 Session tem 8 megapixels e tira fotos wide-angle na mesma resolução; os modos timelapse e burst (com até 10 fotos por segundo) reduzem a qualidade para 5 megapixels. O maior ponto negativo no vídeo está em não gravar nada em 4K: a resolução máxima é de 1440p (1920×1440 pixels) a 30 frames por segundo na proporção 4:3, mas ela também grava em 1080p a 60 fps e a 720p a 100 fps, ambas na proporção 16:9.

HERO4 Session (PRNewsFoto/GoPro)

Um ponto positivo da Hero4 Session é não precisar de case a prova d’água. Sem nenhuma proteção, a câmera aguenta ser submersa a até 10 metros de profundidade. Outra novidade é que a Session tem dois microfones, que compõem o áudio de forma alternada, assim, quando um está sob muito vento ou ruído, o outro microfone é usado, para melhorar a qualidade do som.

Há também uma entrada para o cabo Micro-USB, em vez do padrão Mini-USB usado nas outras câmeras. A bateria não é removível, tem 1.030 mAh e aguenta até duas horas de gravação contínua, segundo a fabricante.

A GoPro Hero4 Session custará US$ 399, mesmo preço da Hero4 Silver, e estará disponível ao redor do mundo a partir do dia 12 de julho. O anúncio, como sempre, acompanha um vídeo com vários esportes radicais usando a nova câmera. Assista ao vídeo abaixo.

GoPro anuncia Hero4 Session, uma câmera minúscula em formato de cubo