VWS

Postagens mais visitadas

Com este app você consegue emular o Split View no OS X Yosemite (mais 6 notícias)

Com este app você consegue emular o Split View no OS X Yosemite (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Com este app você consegue emular o Split View no OS X Yosemite

Posted: 08 Jun 2015 04:46 PM PDT

Hoje eu estava acompanhando o keynote da Apple, na WWDC, quando a empresa apresentou aquela que será a nova versão do OS X. O El Capitan vai focar principalmente em melhorias de performance, que convenhamos, é um dos principais problemas do Yosemite. As novidades visíveis são um tanto sutis, mas tem o tal do Split View que me chamou a atenção.

capitan-4

Se você utilizou o Windows desde que a versão 7 foi lançada, deve saber que essa “novidade” é mais velha que OS X Snow Leopard, de 2009. Mas verdade seja dita: esse recurso é uma puta mão na roda e a Apple demorou pra copiar.

SE STEVE JOBS ESTIVESSE VIV… deixa pra lá, vai!

A minha dica de hoje é pra você, que é apressado como eu, e não está com saco para esperar até o fim do ano. Existe uma forma de “habilitar” esse recurso no OS X Yosemite (e até nas versões anteriores), utilizando um app free chamado BetterTouchTool. Na verdade ele é um customizador de gestures – você consegue criar gestos (duh) para o Trackpad, Magic Mouse, mouse comum e até o Leap Motion (!), e associar essas ações com aplicativos específicos (ou com o sistema todo, mesmo).

bettertouchtool

Mas ele também possui o recurso de Snapping, que funciona de forma muito parecida ao Split View. Você pode acoplar as janelas às laterais do monitor, dividindo a tela em duas, ou pode acoplar elas aos cantos, dividindo o monitor em até quatro partes.

bettertouchtool-snapping

Repare que dá até pra customizar quanto da tela cada lateral deve ocupar

Além disso, ao arrastar a janela para a parte superior da tela, ela é maximizada. E essa função (novamente, tão besta pra quem usa Windows) é muito interessante, já que no OS X o conceito de maximizar não existe (aqui é zoom, ou fullscreen. Quase sempre detesto as duas).

bettertouchtool-2

O ponto negativo é que, ao redimensionar a largura (ou altura) de uma das janelas do grid, o tamanho das outras não se ajusta automaticamente (como acontece no Windows 8 e também no Split View). De qualquer forma, enquanto a versão final do El Capitan não for liberada, o BetterTouchTool já serve de quebra galho.

Com este app você consegue emular o Split View no OS X Yosemite








Apple: linguagem de programação Swift será open source

Posted: 08 Jun 2015 02:41 PM PDT

Iniciada nesta segunda-feira (8), a conferência WWDC 2015 revelou atualizações dos sistemas operacionais da Apple e um serviço de música. No meio de lançamentos tão importantes, um anúncio rápido arrancou aplausos da plateia: a linguagem de programação Swift ganhará nova versão e se tornará open source.

Swift - WWDC 2015

A linguagem foi revelada na edição passada da WWDC para, tanto quanto possível, substituir o Objective C no desenvolvimento de apps nas plataformas da Apple. De lá para cá, melhorias e recursos vêm sendo implementados. O resultado de todos esses esforços culminará no lançamento da nova versão.

O plano da Apple é expandir o uso da linguagem. A disponibilização do Swift 2 como open source deve ajudar nessa missão – o desenvolvedor poderá olhar as “entranhas” da linguagem e aperfeiçoar aquilo que lhe convir. A decisão também pode ajudar a companhia a resolver algumas das deficiências encontradas na primeira versão, especialmente em relação ao desempenho.

Novas instruções, ferramentas adicionais para debug, maior integração com o Objective C, menor tempo de compilação e suporte ao uso de Markdown em comentários no código estão entre os demais recursos esperados para o Swift 2.

Segundo a Apple, a linguagem deverá ser disponibilizada com código aberto até o final do ano. Para quem não quiser aguardar até lá, será possível conferir as principais novidades na versão beta do Swift 2 para iOS 9 a ser lançada em julho.

Swift - Mac

Além das plataformas da Apple, haverá bibliotecas e ferramentas para desenvolvimento em Swift 2 compatíveis com Linux.

Outros detalhes sobre o assunto deverão surgir ao longo da semana (a WWDC 2015 só termina na sexta-feira). Dá para saber mais no site oficial da linguagem.

Com informações: TechCrunch

Apple: linguagem de programação Swift será open source








Apple Music é o serviço de streaming de música da Apple

Posted: 08 Jun 2015 11:57 AM PDT

apple-music

Os rumores estavam certos: a Apple apresentou nesta segunda-feira (8) seu serviço de streaming de música, que se chama Apple Music. A ideia é juntar músicas, clipes e novidades de artistas em apenas um local. Integrado ao atual aplicativo Música, ele fará sugestões de novas músicas e contará com uma estação de rádio da própria Apple, que tocará 24 horas por dia e será controlada por DJs.

apple-music-ios

A tela For You terá recomendações de playlists e álbuns que você poderá gostar. A Apple fez questão de destacar que as sugestões não serão feitas apenas com base num algoritmo que pesquisa seu histórico de execuções, mas também em recomendações da equipe de especialistas da Apple.

apple-music-for-you

Também haverá a aba Connect, no qual os artistas poderão publicar mensagens para os fãs, como fotos de bastidores, letras de músicas que estão sendo feitas e as últimas canções lançadas. O objetivo é centralizar as interações entre os famosos e o público, em vez de obrigar que o usuário acompanhe as novidades dos artistas no Facebook, por exemplo.

apple-music-connect

Dezenas de milhões de músicas disponíveis para compra no iTunes também estarão no Apple Music, bem como videoclipes em alta definição. Naturalmente, será possível compartilhar playlists e escutar as músicas offline, sem necessidade de conexão à internet, como é de praxe nos serviços de streaming.

O Apple Music custará US$ 9,99 por mês, ou US$ 14,99 no plano família para até seis pessoas. Ele será lançado em mais de 100 países, no dia 30 de junho, com um período de degustação de três meses. Você poderá escutar as músicas no iOS (a partir da versão 8.4), Android (até o final do ano), OS X e Windows.

Não há informações sobre o lançamento do Apple Music no Brasil. A página brasileira do serviço mostra que ele será lançado “em breve”.

Apple Music é o serviço de streaming de música da Apple








As primeiras novidades do iOS 9

Posted: 08 Jun 2015 11:09 AM PDT

apple-ios-9

A Apple anunciou as primeiras novidades do iOS 9 nesta segunda-feira (8), durante a conferência para desenvolvedores WWDC. Uma das principais mudanças está na assistente pessoal Siri, que ganha um recurso chamado Proactive, bem parecido com o Google Now: a partir da sua localização e outros dados contextuais, ela será capaz de fornecer informações em momentos oportunos.

Assim como no OS X, a fonte mudou: sai a Helvetica, entra a San Francisco

Assim como no OS X, a fonte mudou: sai a Helvetica, entra a San Francisco

O Proactive está onipresente no iOS 9 e considera seus hábitos de uso, sua localização e as informações armazenadas no seu aparelho para exibir alguns dados. Por exemplo, ao conectar um fone de ouvido ao seu iPhone, ele poderá sugerir uma playlist ou aplicativo de música. Se houver um evento próximo no calendário, o smartphone irá sugerir o horário em que você deve sair de casa, considerando a lentidão no trânsito.

A inteligência foi integrada a diversos aplicativos. No Mail, quando você começar a adicionar os destinatários ao seu email, ele irá sugerir pessoas relacionadas. Se você pesquisar por uma receita de bolo de chocolate, será possível abrir rapidamente o aplicativo de receitas. E, no Safari, você poderá pedir para que a Siri lembre posteriormente da página que você está lendo atualmente.

Spotlight mais inteligente: encontra notícias, locais, apps e pessoas com base no Proactive

Spotlight mais inteligente: encontra notícias, locais, apps e pessoas com base no Proactive

Mas o iOS 9 deverá ser útil especialmente no iPad, com a nova função de multitarefa: você poderá rodar dois aplicativos lado a lado (no entanto, a novidade será restrita ao iPad Air 2). O Picture in Picture, assim como na sua TV, permitirá que você assista a um vídeo no canto da tela enquanto faz outra coisa. A tela para alternar entre aplicativos foi redesenhada, e há suporte para novas teclas de atalho para quem usa teclado físico.

ios-9-3

ios-9-1

ios-9-2

ipad-com-teclado

O Mapas finalmente terá rotas por transporte público, mas o recurso funcionará inicialmente apenas em Nova York, Toronto, Londres, Chicago e outras cidades da China. Ele também encontrará restaurantes, bares e lojas, com direito a um recurso que sinaliza quando o estabelecimento suporta Apple Pay.

maps-transit

Por sua vez, o News é um aplicativo novo, que segue uma ideia parecida com a do Flipboard: você escolhe seus blogs preferidos, alguns tópicos de interesse, e ele irá mostrar notícias que lhe agradem. O News também suportará revistas (atualmente vistas no aplicativo Banca) e artigos da web com animações, vídeos e galerias de imagens.

news

O Notas, que era um aplicativo bem simples, aceitando apenas textos, ganhará anotações manuscritas, suporte a fotos do rolo da câmera e (até que enfim!) listas de tarefas.

notas-app-1

notas-app-2

Internamente, há melhorias no desempenho e consumo de bateria. Segundo a Apple, o iPhone 6 terá sua duração de bateria aumentada em 1 hora com o iOS 9. Em conjunto com o novo modo de economia de energia, a autonomia poderá ser até 3 horas mais longa. Para quem possui aparelhos com pouco armazenamento, boa notícia: em vez dos absurdos 4,6 GB necessários para instalar o iOS 8, o iOS 9 exigirá apenas 1,3 GB.

O que a Apple não anunciou, mas virá no iOS 9

Há outras pequenas mudanças que a Apple não anunciou no palco, mas estarão na versão final. Nos iPhones e iPads com Touch ID, a combinação para desbloquear o aparelho terá seis dígitos em vez de apenas quatro — no entanto, como você usará sua digital, provavelmente não notará muita diferença.

A nova versão também terá um assistente para facilitar a migração de recém-chegados do Android. Será possível transferir contatos, histórico de mensagens, fotos e vídeos, favoritos, contas de email, calendários, papeis de parede e músicas. Os aplicativos gratuitos do seu Android poderão ser baixados facilmente na App Store; os pagos entrarão na sua lista de desejos.

ios-9-android

Quando chega?

O iOS 9 estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para os desenvolvedores. Uma versão pública de testes será lançada em julho, e a atualização chegará gratuitamente para todos os usuários até o final do ano. Ele será compatível com todos os dispositivos que rodam atualmente o iOS 8, inclusive o iPhone 4s, lançado em 2011.

As primeiras novidades do iOS 9








Apple anuncia OS X 10.11 El Capitan com melhorias de desempenho e pequenas novidades

Posted: 08 Jun 2015 10:30 AM PDT

os-x-el-capitan

A Apple anunciou nesta segunda-feira (8), durante o evento para desenvolvedores WWDC, a próxima versão do OS X, que se chamará El Capitan, em referência à grande pedra do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O novo sistema operacional continua com a mesma interface, mas traz pequenas novidades no Safari, Mail e Finder, além de melhorias de desempenho.

capitan-1

capitan-2

Aplicativos nativos do OS X ganharam atualizações sutis. O novo Safari tem abas fixadas, que permitirão o acesso rápido às páginas que você escolher. Já o Mail ganhou suporte a gestos, para que você rapidamente exclua ou marque uma mensagem como lida pelo trackpad. Também há mudanças no Spotlight, que será capaz de exibir a previsão do tempo, resultados de partidas esportivas e outras informações.

capitan-3

O Split View é uma função que lembra muito a organização de janelas do Windows 8: com ele, você pode manter dois aplicativos em tela cheia, lado a lado, dividindo o espaço. Os usuários poderão usar o Split View ao arrastar um aplicativo para cima do outro no Mission Control.

capitan-4

capitan-5

Mas a melhor novidade, provavelmente, é interna: a Apple fez otimizações no El Capitan para torná-lo mais rápido. Em relação ao Yosemite, o abertura de aplicativos está 1,4x mais rápida, enquanto a tarefa de alternar entre programas teve a velocidade dobrada. O Metal, API gráfica presente no iOS, também estará no OS X, aumentando o desempenho e qualidade gráfica dos jogos.

A versão de testes do OS X 10.11 El Capitan estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para desenvolvedores. O beta público será lançado em julho, enquanto a versão final chegará gratuitamente até o final do ano para os atuais usuários.

Apple anuncia OS X 10.11 El Capitan com melhorias de desempenho e pequenas novidades








Galaxy S6 Active: um Galaxy S6 resistente a quedas e com mais bateria

Posted: 08 Jun 2015 09:16 AM PDT

galaxy-s6-active-1

galaxy-s6-active-2

O modelo duro na queda do Galaxy S6 finalmente está confirmado: a Samsung anunciou nesta segunda-feira (8) o Galaxy S6 Active, um smartphone resistente a quedas, água e poeira, que será vendido nos Estados Unidos a partir de 12 de junho. Além da mudança no design em relação ao Galaxy S6 que nós já conhecemos, o modelo tem bateria maior.

O hardware é basicamente o mesmo do Galaxy S6: você leva um aparelho com tela Super AMOLED de 5,1 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels, câmeras de 16 MP (traseira) e 5 MP (frontal), processador octa-core Exynos 7420 e 32 GB de armazenamento interno. A diferença fica por conta da bateria, que pula de 2.550 mAh para generosos 3.500 mAh.

galaxy-s6-active-5

galaxy-s6-active-7

galaxy-s6-active-6

galaxy-s6-active-4

galaxy-s6-active-3

Ele possui certificação IP68, que garante resistência contra poeira e submersão na água por 30 minutos a uma profundidade de 1,5 metro. A bela carcaça de vidro e alumínio do Galaxy S6 é substituída por um design de gosto duvidoso, com desenhos de camuflagem na traseira, mas que aguenta quedas. Há três botões físicos na frente, suporte a carregamento sem fio e nada de leitor de impressões digitais.

Pelo menos nos Estados Unidos, o Galaxy S6 Active será vendido exclusivamente pela operadora AT&T, por um preço ligeiramente maior que do Galaxy S6: sai por US$ 695, contra US$ 649 do modelo original. A Samsung ainda não anunciou se irá vendê-lo em outros países, como o Galaxy S4 Active, que chegou a ser comercializado no Brasil.

Galaxy S6 Active: um Galaxy S6 resistente a quedas e com mais bateria








Tradução simultânea será um recurso nativo no Skype para Windows

Posted: 08 Jun 2015 08:39 AM PDT

skype-translator

O Skype Translator, recurso de tradução simultânea da Microsoft, será integrado nativamente ao Skype para a área de trabalho do Windows em breve. A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (8) que a função está pronta para alcançar mais pessoas, poucas semanas após a empresa remover a obrigatoriedade do convite — o que aumentou o uso do Skype Translator em 300%.

Desde o mês passado, você pode usar o Skype Translator sem precisar de nenhum cadastro prévio; basta fazer download do aplicativo com interface moderna na Windows Store, que funciona no Windows 8.1 e Windows 10. Por enquanto, a tradução de voz está disponível apenas em inglês, espanhol, italiano e mandarim, mas a tradução de mensagens de texto já funciona em 50 idiomas, inclusive em português.

A tradução simultânea é simples de configurar: basta informar quais idiomas você fala ou escreve e clicar num botão para ativá-la. O reconhecimento de voz não é totalmente preciso, mas quebra um bom galho:

Como o Skype Translator usa aprendizado de máquina para melhorar as traduções, a tendência é que ele seja aprimorado à medida que mais pessoas forem usando o recurso — por isso, a liberação da função no Skype para o desktop do Windows é bem importante.

Tradução simultânea será um recurso nativo no Skype para Windows