VWS

Postagens mais visitadas

Pesquisadores desenvolvem acessório para iPhone que detecta parasitas no sangue (mais 4 notícias)

Pesquisadores desenvolvem acessório para iPhone que detecta parasitas no sangue (mais 4 notícias)

Link to Tecnoblog

Pesquisadores desenvolvem acessório para iPhone que detecta parasitas no sangue

Posted: 07 May 2015 02:58 PM PDT

Muitos exames médicos são simples, mas a sua disponibilidade depende de equipamentos e materiais relativamente caros. Não é ótimo, portanto, quando cientistas conseguem encontrar alternativas baratas? É o caso de um grupo de pesquisadores da UC Berkeley: eles criaram um dispositivo que utiliza um iPhone para detectar a presença de parasitas no sangue.

Cellscope Loa

A iniciativa faz parte da divisão CellScope da instituição, que desenvolve tecnologias móveis para resolver problemas em áreas médicas, científicas e educacionais.

O dispositivo em questão foi batizado como CellScope Loa. O nome é uma referência ao Loa loa, o parasita que o equipamento está habilitado a detectar. O Loa loa é uma espécie de nematódeo (um nome mais formal para vermes cilíndricos) que pode se instalar na conjuntiva do olho (a parte branca), causando irritação, dor, problemas de visão e até mesmo cegueira. O invasor também pode causar elefantíase.

É perfeitamente possível tratar esses problemas, mas, para isso, é necessário o diagnóstico correto – determinados medicamentos podem levar à morte indivíduos infectados com Loa loa, razão pela qual o tratamento não pode ser baseado apenas nos sintomas.

Essa é a parte que cabe ao CellScope Loa. Basta inserir nele uma amostra de sangue e acionar o aplicativo correspondente no smartphone. A câmera do aparelho captura as imagens da amostra e, em questão de segundos, o aplicativo é capaz de apontar se há traços do parasita ali.

A parte mais interessante é que o CellScope Loa pode ser construído com componentes acessíveis, como placa Arduino, módulo Bluetooth, matriz de LED e corpo feito em impressora 3D.

Cellscope Loa

Se funciona? Mais testes são necessários, mas os resultados obtidos até agora deixaram a equipe do projeto animada. A ideia é disponibilizar o equipamento em regiões da África que, pela ausência de saneamento básico, têm alta incidência de contaminação pelo parasita.

A próxima fase do projeto consiste em levar o CellScope Loa para Camarões, uma dessas regiões. Ali, os pesquisadores esperam testar o equipamento em 40 mil pessoas.

Com informações: EngadgetMedical Express

Pesquisadores desenvolvem acessório para iPhone que detecta parasitas no sangue








Yahoo renova Flickr para atrair usuários de dispositivos móveis

Posted: 07 May 2015 12:36 PM PDT

O Yahoo segue tentando fazer o Flickr ter a glória de outrora. Nesta quinta-feira (7), a companhia apresentou as novas versões da modalidade web e dos apps móveis do serviço. O objetivo é óbvio: tentar te convencer a mandar o máximo possível de fotos para lá.

Flickr para Android

A renovação tem como alvo principal os usuários de dispositivos móveis. Um dos fatores que fizeram o Flickr perder relevância foi justamente a falta de uma estratégia para o segmento – não faz muito sentido mandar fotos do celular para lá se você pode conseguir mais visualizações e interações no Facebook ou no Instagram, por exemplo.

Para virar o jogo ou, pelo menos, amenizar a situação, os novos apps do Flickr para iOS e Android tentam facilitar o upload automático de fotos tiradas com o smartphone.

Quando isso é feito, um algoritmo de reconhecimento analisa o conteúdo para poupar o usuário da tarefa de organizar as fotos. Assim, a pessoa consegue localizar facilmente determinada imagem para editá-la, compartilhá-la ou simplesmente visualizá-la.

Tanto na versão web quanto nos apps, a organização melhorada se deve à interface Camera Roll, que arranja as fotos em uma espécie de linha do tempo. Com poucos cliques, você pode selecionar as imagens de um determinado mês, por exemplo, para movê-las de pasta ou editá-las em bloco. Se optar pelo modo Magic View, o acervo será dividido em categorias – paisagens, preto e branco, abstrato e por aí vai.

Flickr Camera Roll

Flickr Camera Roll

Como o contexto social é extremamente importante, o Flickr também ganhou melhorias nas opções de compartilhamento. Segundo o Yahoo, você não precisa mais criar um álbum para compartilhar um grupo de fotos. Agora, basta selecionar as imagens no acervo e clicar na função de compartilhamento. É possível compartilhar a seleção via email, Twitter, Facebook, entre outros.

O Yahoo não esqueceu o desktop. A empresa também atualizou o Flickr Uploadr para Windows e OS X. A ferramenta está mais fácil de usar e consegue fazer upload automático de imagens armazenadas em diferentes pontos, inclusive em unidades externas conectadas ao computador.

Flickr Uploadr

Se essas e as demais mudanças vão trazer resultado, é difícil saber. Mas ao menos o Yahoo está tentando. É preciso mesmo agir assim, nem que seja para segurar os usuários ainda fiéis ao serviço. Segundo a empresa, o Flickr possui 100 milhões de contas ativas. O rival Instagram tem três vezes mais, ainda assim, 100 milhões está longe de ser um número inexpressivo.

Yahoo renova Flickr para atrair usuários de dispositivos móveis








Facebook Messenger libera chamadas em vídeo no Brasil

Posted: 07 May 2015 10:18 AM PDT

facebook-messenger

O Facebook começou a liberar nesta quinta-feira (7) o recurso de chamadas em vídeo no Facebook Messenger para usuários brasileiros. Lançado no final de abril em 18 países, a novidade está chegando bem antes do esperado: oficialmente, a previsão era de que o Brasil receberia a função nos próximos meses.

As chamadas em vídeo funcionam nos aplicativos do Facebook Messenger para Android e iOS. Nas duas plataformas, basta abrir uma janela de bate-papo com o contato desejado e tocar no ícone da câmera de vídeo, no canto superior direito da tela, para iniciar a ligação. É possível alternar entre as câmeras frontal e traseira, bem como fazer chamadas pela rede móvel — caso sua operadora colabore.

Nos dois primeiros dias, mesmo funcionando em um pequeno número de países, o Facebook Messenger alcançou 1 milhão de chamadas em vídeo, de acordo com a rede social. Atualmente, o serviço de mensagens do Facebook possui 600 milhões de usuários, pouco menos que os 800 milhões do WhatsApp.

A novidade é restrita ao Facebook Messenger para Android e iOS. Por enquanto, não há previsão para que o recurso seja liberado no Windows Phone e na interface web do Facebook.

Dica do João Cadidé no Twitter. Obrigado!

Facebook Messenger libera chamadas em vídeo no Brasil








Android começa a gerar mais dinheiro para desenvolvedores de apps que o iOS

Posted: 07 May 2015 09:50 AM PDT

Android-5.0-Lollipop

O Android é a plataforma móvel mais usada do mundo desde 2011, mas historicamente tem gerado menos receita para os desenvolvedores que o iOS. Isso explica o motivo de alguns aplicativos ainda chegarem primeiro ao iPhone: mesmo com um número de usuários menor, cada usuário da Apple é mais interessante do ponto de vista do lucro. Só que a história está começando a mudar.

O último estudo da Opera Mediaworks, referente ao primeiro trimestre, mostra que o Android foi responsável por 65,17% das impressões de anúncios nos aplicativos e ficou com 45,77% da receita. O iOS, com uma participação bem menor nas visualizações de propagandas (22,34%), pela primeira vez aparece atrás em receita, com 45,44%.

android-ios-apps-receita

Chamou a atenção a baixíssima fatia do Windows Phone na divisão da receita: com 0,09%, a plataforma da Microsoft perdeu até dos veteranos Symbian e BlackBerry. A pesquisa levou em consideração um universo de 850 milhões de usuários de 18 mil aplicativos e sites e pode ser conferida nesta página.

E em relação ao lucro gerado pela venda direta de aplicativos? Nesse caso, a App Store ainda vence o Google Play. Segundo a App Annie, que liberou um estudo em abril, a receita gerada pelos apps de iOS no primeiro trimestre de 2015 foi 70% maior que no Android. Em relação ao terceiro trimestre de 2014, a distância entre iOS e Android até aumentou (antes era 60%), devido ao forte crescimento da Apple na China.

Com informações: Re/code, TechCrunch.

Android começa a gerar mais dinheiro para desenvolvedores de apps que o iOS








O criador do jogo da cobrinha da Nokia lançará uma versão para smartphones

Posted: 07 May 2015 06:53 AM PDT

snake-rewind

Na década passada, antes de surgirem Candy Crush Saga e incontáveis Angry Birds, a febre da jogatina móvel era Snake, o jogo da cobrinha que vinha pré-instalado nos celulares da Nokia. E ele está de volta para roubar mais um pouco do seu tempo: Snake Rewind chegará ao seu smartphone na próxima semana e um dos desenvolvedores é Taneli Armento, responsável pelo jogo original.

Ele seguirá o mesmo estilo do jogo da cobrinha que você conhece, mas terá algumas modernizações que vemos nos games atuais. Primeiramente, o nome não é por acaso: em Snake Rewind, você poderá voltar no tempo quando bater na parede ou tentar comer o próprio rabo. E isso abre espaço para outro recurso: o jogo será gratuito, mas terá compras in-app para os interessados em passar de fase rapidamente.

Por enquanto, sabemos que o jogo terá dez fases, com visual e trilha sonora próprias; frutas especiais que podem multiplicar os pontos ou atrair outras frutas; e um placar para você competir com seus amigos do Facebook.

Claro que você não precisa esperar para brincar com o jogo da cobrinha no seu smartphone: as lojas de aplicativos já estão cheias de clones de Snake. Mas é a primeira vez que Taneli Armanto, responsável pelo jogo lançado em 1997 no Nokia 6110, está participando do desenvolvimento de um deles. Desde então, o game foi pré-instalado em mais de 400 milhões de celulares da Nokia.

snake-rewind-2

snake-rewind-1

Será que o jogo da cobrinha conseguirá repetir o sucesso que teve no passado? É o que veremos. Snake Rewind chega em 14 de maio para iOS, Android e sim, Windows Phone.

O criador do jogo da cobrinha da Nokia lançará uma versão para smartphones