VWS

Postagens mais visitadas

Trem-bala japonês bate recorde de velocidade: 590 km/h (mais 7 notícias)

Trem-bala japonês bate recorde de velocidade: 590 km/h (mais 7 notícias)

Link to Tecnoblog

Trem-bala japonês bate recorde de velocidade: 590 km/h

Posted: 20 Apr 2015 04:00 PM PDT

A Central Japan Railway está comemorando: recentemente, a companhia conseguiu fazer o trem-bala de levitação magnética (maglev) L0 atingir a velocidade de 590 km/h em uma via de testes construída na província de Yamanashi. É um recorde!

Trem-bala L0

Com o feito, a companhia superou o recorde que manteve por quase 12 anos: no final de 2003, um trem-bala japonês conseguiu atingir a marca de 581 km/h. Sim, a diferença aqui é pequena (9 km/h), mas superar um recorde é sempre motivo de celebração.

Os japoneses não estão dispostos a esperar mais 12 anos para outra superação, no entanto. Um novo teste deve ser realizado nesta semana e, nele, a Central Japan Railway espera bater a marca de 600 km/h.

Não há segredo aqui, “apenas” tecnologia de ponta. Um trem maglev se baseia nas propriedades repulsivas do magnetismo para se locomover. Bobinas dispostas ao longo do trajeto fazem a composição levitar a uma distância curta do solo. Na sequência, mudanças muito rápidas na polaridade das bobinas orientam o movimento do trem.

Lembra das aulinhas de física em que você grudava dois imãs e, depois de inverter um deles, ambos passavam a se repelir (polos opostos se atraem, polos iguais se repelem)? Esse é o princípio explorado aqui.

Como não há atrito de rodas com trilhos, o maglev consegue atingir velocidades impressionantes. Os detalhes aerodinâmicos do trem também ajudam, é claro: só o “bico” do trem (o formato diminui o atrito com o ar) tem cerca de 15 metros de extensão.

Trem-bala L0

Se os testes continuarem apresentando resultados satisfatórios, o maglev japonês deve entrar em operação comercial a partir de 2027 ligando Tóquio e Nagoya. Contudo, o trem deve trafegar à velocidade máxima de 500 km/h, o suficiente para que o trajeto, de quase 350 km, seja percorrido em apenas 40 minutos, menos da metade do tempo que é gasto com os trens atuais.

Em uma fase posterior, o L0 deve atuar no trecho entre Tóquio e Osaka (505 km) e ter sua tecnologia comercializada para outros países, começando, provavelmente, pelos Estados Unidos – o país já manifestou interesse pelo assunto.

Com informações: WSJ.com

Trem-bala japonês bate recorde de velocidade: 590 km/h








Agora você pode enviar DM no Twitter até para quem não te segue

Posted: 20 Apr 2015 01:22 PM PDT

Se você usa o Twitter regularmente, sabe que o serviço ganha funcionalidades com alguma frequência. A mais recente foi oficializada nesta segunda-feira (20): a rede social passou a permitir envio de mensagens diretas (DMs) para quaisquer usuários, inclusive aqueles que não te seguem (e vice-versa).

Twitter UK

Até então, os usuários só podiam mandar DMs para seus seguidores. Por essa razão, nunca foi difícil encontrar gente seguindo outras contas temporariamente apenas para receber informação privada. Isso acontece principalmente com perfis de empresas.

O novo modo de funcionamento deve acabar com esse problema, mas não é só: é possível que a flexibilidade em relação às DMs estimule o uso da ferramenta como uma opção para mensagens instantâneas. O Twitter sinalizou para essa intenção no início do ano, quando começou a permitir DMs em grupos de até 20 pessoas.

O botão de DM terá mais destaque nos apps

O botão de DM terá destaque nos apps

Se por um lado esse “liberou geral” em relação às DMs promete incrementar a comunicação dentro da rede social, por outro, deve causar transtornos. Alguns usuários, especialmente os mais populares, podem acabar sendo “bombardeados” com mensagens particulares. Há ainda o risco de recebimento de spam.

Essas questões te preocupam? Se positivo, não entre em pânico: você só conseguirá receber mensagens diretas de qualquer usuário se habilitar essa função nas configurações de privacidade e segurança da sua conta (é o último item da página). Em outras palavras, a funcionalidade foi implementada hoje (20), mas está desativada por padrão. Sábia decisão, Twitter.

Caso você entre nas configurações e não encontre a referida opção, basta esperar um pouco. O recurso está sendo implementado gradualmente (inclusive nos apps para iOS e Android do Twitter), por isso, alguns usuários ainda não o tem.

Se você ficou com a impressão de já ter visto essa função antes, saiba que não é engano. O Twitter começou a testar o envio irrestrito de DMs em outubro de 2013, mas removeu a opção semanas depois. Entretanto, alguns poucos usuários permaneceram com o recurso ativado.

Com informações: VentureBeat

Agora você pode enviar DM no Twitter até para quem não te segue








Heroes of the Storm será lançado em 2 de junho

Posted: 20 Apr 2015 01:22 PM PDT

Heroes-of-the-Storm

Já estamos carecas de saber que os MOBA tomaram conta do mundo. Com a influência de DotA e League of Legends, não demorou nadinha para que as outras produtoras colocassem suas garras no gênero mais rentável da atualidade. Seguindo essa tendência, a gigante Blizzard anuncia o lançamento oficial de Heroes of the Storm, seu próprio multiplayer online battle arena, para o próximo dia 2 de junho.

O jogo, que iniciou seu período de alfa fechado em março de 2014, está hoje em beta, e a última etapa de testes abrirá para público a partir do dia 19 de maio. A grande cartada do jogo é trazer personagens emblemáticos das franquias da produtora, portanto encontram-se no jogo nomes conhecidos de StarCraft, Warcraft e Diablo.

Ao todo, 30 heróis, que foram apresentados ao longo de todo o período de testes, estarão presentes no lançamento do jogo, que contará também com sete campos de batalhas (a Blizzard, entretanto, promete que outros personagens e mapas já “estão no forno” para depois do lançamento).

Outro ponto que gera controvérsias – com reações negativas dos mais xiitas – é o fato de que Heroes, como vem sendo chamado, não se atém aos sistemas de pontuação e fabricação e compras de itens, o que geralmente abre uma barreira para os que não têm familiaridade com o gênero. Com a abolição de pormenores não tão essenciais, Heroes of the Storm é um jogo absurdamente fácil de se aprender – o que não quer dizer que seja fácil de se jogar, como você pode compreender melhor aqui.

Mike Morhaime, CEO da Blizzard Entertainment, garante que o ritmo acelerado do jogo é tratado pela empresa como uma nova abordagem do gênero (que teve início, diga-se de passagem, sob o teto da própria Blizzard, num mod de Warcraft III). “Fizemos Heroes of the Storm de forma que fosse acessível aos novos jogadores e, ao mesmo tempo, desafiador o suficiente para veteranos que queiram pôr sua habilidade à prova”, diz Morhaime.

E não é só isso: na última semana, a Blizzard lançou (finalmente!) a versão de seu jogo de cartas, Hearthstone: Heroes of Warcraft, para smartphones Android e iPhone! O jogo, que recebeu em abril a expansão Montanha Rocha Negra, está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play. Para saber se seu aparelho o suporta, basta acessar esta página.

Heroes of the Storm será lançado em 2 de junho








As 10 maiores fabricantes de notebooks no Brasil

Posted: 20 Apr 2015 01:10 PM PDT

As consultorias de mercado publicam periodicamente relatórios de vendas de determinados segmentos da indústria, mas os dados completos quase sempre ficam restritos às fabricantes, especialmente no Brasil, por questões contratuais — é por isso que a IDC, por exemplo, divulga a porcentagem de vendas de Androids no país, mas nunca de iOS e Windows Phone.

Isso também acontece com o mercado de notebooks. Nós sabemos que a Lenovo é a maior fabricante de PCs do mundo. Mas e no Brasil? Segundo a consultoria ITData, a empresa que mais vendeu portáteis no último trimestre de 2014, no mercado brasileiro, foi a Positivo, com mais de 300 mil máquinas, quase um quinto do total de notebooks comercializados no período.

asus-notebook-vendas-brasil

A Asus realizou um evento para a imprensa no último domingo (19) com o objetivo de apresentar sua nova linha de notebooks com Windows 10 e acabou divulgando os dados — por sinal, bem interessantes. Esta é a lista das maiores fabricantes de notebooks no Brasil, de acordo com o número de vendas entre outubro e dezembro de 2014:

1. Positivo: 304.240 unidades (18,7%)
2. Dell: 281.680 unidades (17,3%)
3. Lenovo: 238.229 unidades (14,7%)
4. Acer: 233.025 unidades (14,3%)
5. Samsung: 170.718 unidades (10,5%)
6. Asus: 155.750 unidades (9,6%)
7. HP: 153.650 unidades (9,5%)
8. Semp Toshiba: 32.448 unidades (2,0%)
9. LG: 10.175 unidades (0,6%)
10. Apple: 8.980 unidades (0,6%)

Juntas, as fabricantes menores venderam 35.219 notebooks, o equivalente a 2,2% do mercado. Nesses 90 dias, foram comercializados 1,6 milhão de computadores, segundo a consultoria.

No mundo, segundo a IDC, estas foram as cinco maiores fabricantes de PCs (incluindo desktops e notebooks) no quarto trimestre de 2014:

1. Lenovo: 16,049 milhões de unidades (19,9%)
2. HP: 15,88 milhões de unidades (19,7%)
3. Dell: 10,879 milhões de unidades (13,5%)
4. Acer: 6,22 milhões de unidades (7,7%)
5. Apple: 5,75 milhões de unidades (7,1%)
O resto: 25,994 milhões de unidades (32,2%)

O mercado brasileiro

A Dell foi uma das empresas que mais cresceu, devido a uma mudança de estratégia: a fabricante investiu em notebooks intermediários com preços mais agressivos e fortaleceu a presença no varejo. Do terceiro para o quarto trimestre, a fatia das vendas no varejo pulou de 40% para 66%, enquanto as vendas diretas ao público (na loja online da marca, por exemplo) diminuíram de 45% para 25% dentro da Dell.

Em relação ao mesmo período de 2013, as vendas da líder Positivo aumentaram 11%. A fabricante brasileira conseguiu elevar sua fatia de mercado por causa do espaço deixado pela Lenovo (que também é dona da CCE) no segmento de notebooks de baixíssimo custo.

Também é curioso ver o posicionamento de cada empresa. A Dell é claramente uma fabricante focada em segmentos mais altos: em dezembro de 2014, o preço médio dos notebooks vendidos pela empresa foi de R$ 2.057, bem acima das concorrentes — a segunda é a HP, com média de R$ 1.670. Na outra ponta da tabela estão Positivo e CCE, com valores médios abaixo dos mil reais.

Este é o gráfico dos preços médios dos notebooks entre novembro de 2013 e dezembro de 2014 (a Apple não está no gráfico, provavelmente para não quebrá-lo):

asus-precos-notebooks

As previsões para o crescimento de PCs são bastante negativas; as estimativas dão conta de que os desktops terão queda de 21% em 2015, enquanto os notebooks venderão 16% menos em relação ao ano passado. Mas, segundo Jorge Moncau, gerente de produto da Asus, ainda há bastante espaço no mercado de PCs — a penetração de computadores no Brasil é de apenas 49,5%, contra 86% dos celulares e 97% das TVs.

Paulo Higa viajou no Splendour of the Seas a convite da Asus.

As 10 maiores fabricantes de notebooks no Brasil








TIM libera WhatsApp ilimitado no pré-pago

Posted: 20 Apr 2015 10:21 AM PDT

tim_campanha

A TIM anunciou nesta segunda-feira (20) que estendeu aos clientes de planos pré-pagos o benefício da utilização do WhatsApp sem desconto da franquia de dados. Com a oferta, que foi inicialmente lançada no Controle WhatsApp, é possível enviar textos, imagens, vídeos e mensagens de voz de forma ilimitada, mesmo depois que o pacote de internet acabar.

A promoção está disponível no plano pré-pago Infinity e nos planos controle Liberty Controle, Liberty Controle Express e Infinity Controle. Desde novembro de 2014, o WhatsApp está liberado no plano Controle WhatsApp; em fevereiro, foi a vez dos clientes pós-pagos Liberty Express receberem a oferta.

img-banner-home-pre-pago

A principal vantagem é que você não precisará ficar procurando redes Wi-Fi para baixar uma foto ou vídeo recebida pelo WhatsApp, com medo de estourar a franquia — hoje, todos os planos da operadora preveem o bloqueio da conexão após atingir o limite de dados. Mas atenção para as letras miúdas: a oferta não vale para o novo recurso de ligações VoIP do WhatsApp, que continuarão sendo descontadas da sua franquia.

Outro ponto importante: no comunicado à imprensa, a TIM diz que o benefício foi atrelado aos pacotes de dados Infinity Web + Torpedo, que incluem SMS e são mais caros. Existem quatro opções de pacotes diários: 10 MB (R$ 0,99), 30 MB (R$ 1,25), 100 MB (R$ 2,25) e 200 MB (R$ 3,25). Após o término da franquia, a conexão é bloqueada e o cliente deverá contratar outro pacote para continuar navegando.

Todos os novos assinantes da TIM poderão acessar o WhatsApp de forma ilimitada, mas a adesão para os clientes atuais não é automática: os usuários que quiserem participar da oferta deverão ligar para *222 e pedir a inclusão do benefício em seus pacotes.

TIM libera WhatsApp ilimitado no pré-pago








Sony Xperia Z4 é oficial, pelo menos no Japão

Posted: 20 Apr 2015 10:12 AM PDT

A Sony tem mais um smartphone topo de linha: o Xperia Z4. O modelo foi revelado no Japão nesta segunda-feira (20), assim, sem muito alarde. Com o anúncio, a companhia dá sequência à inusitada estratégia de renovar a sua linha de flagships a cada semestre (e não uma vez por ano) – o Xperia Z3 foi apresentado em setembro de 2014; quase sete meses antes, o Xperia Z2 era anunciado.

Xperia Z4

Mas o Xperia Z4 (não confundir com o tablet Z4) não chega com grandes inovações. O modelo está mais para uma versão repaginada do Z3. O design externo, por exemplo, varia pouco. O tamanho da tela não foi alterado, assim como a resolução: 5,2 polegadas com 1920×1080 pixels.

A câmera traseira também é praticamente a mesma: o sensor tem 1/2,3 polegada e trabalha com 20,7 megapixels, mas agora conta com um modo de foco baseado em detecção de rostos. A câmera frontal, por sua vez, ganhou um upgrade: sai um módulo de 2,2 megapixels para entrar um com 5,1 megapixels e lente grande angular.

Xperia Z4

Talvez a principal novidade fique para o processador. O Xperia Z3 vem com um SoC Snapdragon 801. Já o Xperia Z4 é equipado com o novo Snapdragon 810, um chip de 2 GHz, 64 bits e oito núcleos. A memória RAM continua tendo 3 GB de capacidade e o espaço interno para armazenamento de dados é de 32 GB (dá para expandir com microSD de até 128 GB).

No mais, o Xperia Z4 ficou ligeiramente mais fino (tem 6,9 mm de espessura contra 7,3 mm do modelo anterior), vem com bateria de 2.930 mAh (o Z3 tem 3.100 mAh) e conta com resistência à água e poeira. O sistema operacional é o Android 5.0 Lollipop, embora a interface não tenha mudado muito em relação aos modelos da família Xperia que já estão no mercado.

Xperia Z4

O Xperia Z4 será lançado no Japão durante o próximo trimestre, com preço ainda a ser definido. Não há previsão para a disponibilização em outros mercados, mas alguns rumores já apontam que a versão global será diferente em alguns itens.

Também não há informação sobre o lançamento de um sucessor para o Xperia Z3 Compact. Pode ser que esse modelo nem apareça: a divisão mobile da Sony está em crise há tempos e uma das medidas anunciadas pela empresa para lidar com o problema é o lançamento de menos smartphones em 2015. Veremos se é o caso aqui.

Com informações: Engadget

Sony Xperia Z4 é oficial, pelo menos no Japão








Os primeiros PCs da Asus com Windows 10 no Brasil

Posted: 20 Apr 2015 03:00 AM PDT

A Asus revelou neste domingo (19), durante um cruzeiro, seus primeiros notebooks com Windows 10, que serão lançados no Brasil na segunda metade do ano. Entre as máquinas estão o híbrido Transformer Book T300 Chi com tela de 12,5 polegadas e resolução de 2560×1440 pixels; e o ultrafino ZenBook UX305, que traz o novo processador Intel Core M e possui apenas 1,23 cm de espessura.

Transformer Book T300 Chi

O Transformer Book T300 Chi foi apresentado pela primeira vez na CES 2015, em janeiro. Ele possui um teclado destacável, que se conecta ao resto da máquina por Bluetooth, permitindo um alcance de até 20 metros, e usa ímãs de neodímio (!) para se fixar. A carcaça é toda de alumínio e tem bordas chanfradas com diamante — aquele detalhe de design que a Apple usava até o iPhone 5s.

asus-transformer-chi-2

asus-transformer-chi-1

asus-transformer-chi-3

Por dentro, o híbrido tem processador dual-core Intel Core M–5Y10 de 800 MHz (turbo até 2,0 GHz), 8 GB de RAM, 128 GB de SSD e tela IPS LCD sensível ao toque de 12,5 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels. No tablet, há uma porta USB 3.0 (bem estranha; é aquela Micro-B usada no Galaxy Note 3), uma saída Micro HDMI e um leitor de cartões de memória.

O preço ainda não foi divulgado, mas ele não deverá ser absurdamente caro, como costumamos ver nessas máquinas com formato diferenciado. Nos Estados Unidos, o dois-em-um de 12,5 polegadas é relativamente barato, custando a partir de US$ 699.

ZenBook UX305

O ZenBook UX305 também está a caminho: é um notebook absurdamente fino, com 1,23 cm de espessura, o que é um pouco menos que os 1,31 cm do novo MacBook — com o diferencial de trazer mais portas USB, e no formato mais conhecido. Ele possui um design com aquelas conhecidas linhas concêntricas da Asus (que também estão na parte inferior dos Zenfones) e uma carcaça que parece metal, mas é plástico.

asus-zenbook-ux305-1

asus-zenbook-ux305-3

asus-zenbook-ux305-4

O modelo brasileiro será o UX305FA, com processador dual-core Intel Core M–5Y10 de 800 MHz (até 2,0 GHz), 8 GB de RAM, 128 GB de SSD e tela IPS LCD de 13,3 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels. Há três portas USB 3.0, uma saída HDMI e um leitor de cartões de memória. A bateria tem duração de até 10 horas.

Neste momento, você certamente está pensando a respeito da performance de um processador dual-core de 800 MHz. Presta? Na prática, o desempenho do Core M-5Y10 é similar ao do Core i3-4030U de 1,9 GHz, muito usado em ultrabooks da geração passada. A diferença fica por conta do consumo energético bem inferior e pelo fato do Core M suportar resfriamento passivo, dispensando ventoinhas.

A versão brasileira sai de fábrica com Windows 10

A versão brasileira sai de fábrica com Windows 10

Notebooks para as massas (e um trambolhão de 17 polegadas)

A Asus também revelou notebooks mais normais, que não trazem nada muito novo e provavelmente não te interessarão — mas são os que vendem mais. Os computadores serão fabricados nacionalmente e fazem parte das séries K (topo de linha), X (intermediário) e Z (de entrada), sendo que esta última foi pensada especialmente para o Brasil, com hardware mais básico e preço mais acessível.

O melhor de todos é o K555LB, um modelo de 15 polegadas com Core i7 de quinta geração e placa de vídeo dedicada. Estas são as especificações de hardware:

  • Tela: LED de 15,6 polegadas (1920×1080 pixels)
  • Processador: dual-core Intel Core i7–5500U de 2,4 GHz (turbo até 3,0 GHz)
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce 940M de 2 GB (DDR3)
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento: disco rígido de 1 TB (5.400 RPM)
  • Peso: 2,3 kg

asus-k555lb

Particularmente curioso é o X751LJ, uma máquina com tela absurdamente grande de 17,3 polegadas e resolução de 1366×768 pixels. Para quem é essa máquina? Segundo a Asus, para quem está querendo substituir um desktop e quer um display bem grande.

Obviamente, a empresa foi questionada sobre a resolução baixíssima da tela. A resposta foi que, ao optar por uma resolução maior, como 1920×1080 pixels ou até mesmo 1600×900 pixels, o custo ficaria mais alto e ultrapassaria o limite de desoneração de impostos da Lei do Bem (o limite é de R$ 4.000 para notebooks), tornando o produto pouco competitivo. Como esta não é uma máquina voltada para um público avançado ou gamer, a Asus decidiu reduzir os custos.

  • Tela: LED de 17,3 polegadas (1366×768 pixels)
  • Processador: dual-core Intel Core i5–5200U de 2,2 GHz ou i7–5500U de 2,4 GHz
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce 920M de 2 GB (DDR3)
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: disco rígido de 1 TB (5.400 RPM)
  • Peso: 2,8 kg

asus-x751lj

Já no segmento mais baixo possível, a Asus terá o Z550MA, que é um notebook muito simples, com 4 GB de RAM e processador quad-core Intel Celeron N2940. Embora não tenha revelado valores, a Asus já adiantou que o computador deverá ficar na faixa de preço acima dos R$ 1.500, caso o dólar se mantenha alto até o lançamento. A taiwanesa disse que não pretende competir entre os produtos baratíssimos, por volta dos mil reais.

  • Tela: LED de 15,6 polegadas (1366×768 pixels)
  • Processador: quad-core Intel Celeron N2940 de 2,25 GHz
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: disco rígido de 500 GB (5.400 RPM)

Todas as máquinas serão lançadas a partir de agosto, com Windows 10 de fábrica. Para receberem desoneração de impostos, elas serão fabricadas no Brasil, com exceção do Transformer Book T300 Chi e ZenBook UX305, que usam memórias flash específicas, não disponíveis nos fornecedores brasileiros.

Paulo Higa viajou no Splendour of the Seas a convite da Asus.

Os primeiros PCs da Asus com Windows 10 no Brasil








Asus venderá 2.000 unidades do Zenfone 5 por R$ 599

Posted: 20 Apr 2015 03:00 AM PDT

asus-zenfone-5-abre

A Asus venderá mais um lote de Zenfone 5 com valor abaixo da tabela. Para comemorar o Dia das Mães, a fabricante terá 2.000 unidades do modelo com 8 GB de armazenamento interno por R$ 599, duzentos reais a menos que o preço sugerido, na próxima quarta-feira (22).

O Zenfone 5 vendido na promoção tem processador dual-core Intel Atom Z2560 de 1,6 GHz, 8 GB de armazenamento (com entrada para microSD de até 64 GB), 2 GB de RAM e tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução de 1280×720 pixels, além de câmeras de 8 MP (traseira) e 2 MP (frontal). Ele vem com Android 4.4 KitKat de fábrica, mas a Asus prometeu que a atualização para o Lollipop chega ainda no primeiro semestre.

A mecânica dessa promoção será a mesma das anteriores: os interessados deverão acompanhar a página da Asus no Facebook. Entre 14h00 e 15h00, a empresa publicará o link promocional, que dará direito ao desconto. Em uma promoção anterior, na Black Friday, a Asus conseguiu vender 1.000 unidades do Zenfone 5 por R$ 499 (com processador de 1,2 GHz) em menos de cinco segundos.

Nos primeiros seis meses, o Zenfone 5 vendeu 500 mil unidades, segundo a Asus. No nosso review, o aparelho mostrou ser um bom concorrente do Moto G, com tela, câmera e desempenho tão bons quanto ou até melhores que o concorrente da Motorola, embora tenha decepcionado um pouco na duração de bateria.

Paulo Higa viajou no Splendour of the Seas a convite da Asus.

Asus venderá 2.000 unidades do Zenfone 5 por R$ 599