VWS

Postagens mais visitadas

Netflix promete apostar ainda mais em produções próprias (mais 5 notícias)

Netflix promete apostar ainda mais em produções próprias (mais 5 notícias)

Link to Tecnoblog

Netflix promete apostar ainda mais em produções próprias

Posted: 22 Apr 2015 03:51 PM PDT

A ideia de apostar em conteúdo feito em casa (ou quase) deu tão certo para a Netflix que mais e mais produções próprias devem vir por aí. Quem assegura é ninguém menos que Reed Hastings, co-fundador e CEO da companhia (e também o cara que deu uma assinatura vitalícia da Netflix para o Silvio Santos).

Cena de House of Cards, série original do Netflix transmitida em 4K

Em entrevista ao New York Times, o executivo explicou que as produções próprias lançadas em 2015, juntas, devem superar 320 horas de conteúdo, quase três vezes mais que no ano passado.

Há várias razões para números tão grandes, começando por aquilo que todo mundo já percebeu: a maior parte das produções originais tem grande popularidade. House of Cards é o exemplo mais emblemático. Demolidor, o exemplo mais recente: lançada há três semanas, a série está fazendo tanto sucesso que já teve a sua segunda temporada confirmada (sai em 2016).

Mas Hastings entende que a Netflix pode ter mais autonomia para cuidar de todas as etapas de produção. O objetivo é diminuir a dependência de parcerias e, consequentemente, alcançar exclusividade.

House of Cards consegue mostrar um dos lados desvantajosos das parcerias: a produção da série é feita pela Media Rights Capital, que tem certa autonomia para licenciá-la para outras empresas. A terceira temporada do seriado, por exemplo, está disponível no canal alemão de TV Sky Deutschland.

Demolidor

Com parcerias ou não, as produções próprias também ajudam a Netflix a não depender tanto de estúdios de cinema e produtoras de TV. Sabe quando você procura um filme e descobre que o título saiu do catálogo da Netflix? É “culpa” do acordo de licenciamento.

Já as produções próprias podem ficar indefinidamente no acervo e, ainda por cima, ter lançamento simultâneo em todos os mercados em que a Netflix atua.

Reed Hastings vê benefícios até para a concorrência: “eu prevejo a HBO fazendo o melhor trabalho criativo de suas vidas nos próximos dez anos, pois eles estão em pé de guerra”, frisou.

Reed Hastings

Reed Hastings

“Eu prevejo a HBO fazendo o melhor trabalho criativo de suas vidas nos próximos dez anos, pois eles estão em pé de guerra”

O maior número de produções também tem como foco atender, tanto quanto possível, a todos os tipos de gostos. Hastings usou a si próprio para exemplificar: ele acha Demolidor muito violento, mas admitiu ser fã de Unbreakable Kimmy Schmidt.

Essa ênfase toda em conteúdo original gera expectativas em nós, usuários, mas representa um grande desafio para a Netflix. Produzir filmes e séries custa muito dinheiro, logo, há um certo receio em relação à estratégia, especialmente por parte de investidores.

Mas a própria concepção da Netflix já foi uma ousadia, portanto, Hastings tem lá seus motivos para arriscar saltos maiores.

Entre as séries orignais que devem chegar à Netflix nos próximos meses estão A.K.A. Jessica Jones (assim como Demolidor, feita em parceria com a Marvel) e Flaked (produzida pelos criadores de Arrested Development).

Netflix promete apostar ainda mais em produções próprias








Google lança operadora de telefonia celular

Posted: 22 Apr 2015 11:08 AM PDT

Dê as boas vindas à mais nova operadora de telefonia celular dos Estados Unidos: o Google! O gigante da internet revelou hoje o Project Fi, uma iniciativa para fornecer acesso de dados em território americano com a promessa de ter sempre a rede mais veloz. Os gulosos por gigabytes agradecem.

Project Fi (Foto: Google)

Project Fi (Imagem: Google)

Como? Ao se associar às operadoras Sprint e T-Mobile. Na prática, o Google montou uma operadora virtual de celular, conforme um dos executivos já havia adiantado durante a Mobile World Congress deste ano. O buscador vai alugar a estrutura de rede das duas empresas para fornecer seu próprio serviço. O plano mais básico custará 20 dólares.

Funcionamento

Nexus 6: SIM card especial para usar a

Nexus 6: SIM card especial para usar a "rede das redes"

Primeiro de tudo, o pulo do gato: o Project Fi só funciona em celulares Nexus 6. De acordo com o Google, isso se deve à combinação de hardware, software e conectividade móvel necessários para prover o serviço. O gigante da internet afirmou ainda que só o Nexus mais recente é compatível com o SIM card deles.

Os engenheiros criaram uma tecnologia que automaticamente migra para a melhor rede, garantindo a conexão mais veloz. Se a T-Mobile tiver cobertura 3G, enquanto a Sprint oferece 4G LTE naquela região, o smartphone fará essa mudança automagicamente. O recurso também funciona com pontos de acesso Wi-Fi espalhados pelos Estados Unidos. O Google disse que já existem 1 milhão deles. E o melhor: a troca de dados será criptogradada – numa espécie de VPN gerido pelo buscador.

Preços

Aplicativo informa gastos com telefonia (Imagem: Google)

Aplicativo informa gastos com telefonia (Imagem: Google)

O gasto com telefonia no Project Fi começa em 20 dólares mensais. Por esta cifra, os assinantes terão os seguintes serviços ilimitados: chamadas, mensagens de texto e tethering por Wi-Fi (o hotspot pessoal), além da cobertura internacional em mais de 120 países.

O pacote de dados com 1 GB custa 10 dólares. Se o sujeito usar 3 GB, vai pagar 30 dólares naquele mês – além da assinatura básica de 20 dólares. Se usar menos do que o previsto, o Google dará créditos na conta seguinte.

O buscador ressaltou que acredita na cobrança em que o cliente paga exatamente por aquilo que utilizou. Se ele usar somente 350 MB num mês, vai pagar o valor proporcional: 3,50 dólares.

Hangout

Pelo Hangout, usuário receberá chamadas também no tablet e notebook (Imagem: Google)

Pelo Hangout, usuário receberá chamadas também no tablet e notebook (Imagem: Google)

A parte mais nebulosa do anúncio de hoje está relacionada às chamadas telefônicas. Na página de perguntas frequentes há a questão "Em quais dispositivos posso fazer chamadas e mandar mensagens usando meu número?" O Google responde que o recurso é opcional e poderá ser usado em qualquer aparelho que tenha o Google Hangouts, incluindo o Android e o iOS. Isso quer dizer que o Google permitirá exclusivamente o VoIP? Não ficou claro para mim. De qualquer forma, o Hangouts nos Estados Unidos e também no Brasil oferece o recurso de telefonar para números convencionais (mais ou menos como o Skype).

O Project Fi não tem planos familiares nem taxas para encerrar o contrato. Ou seja, sem fidelidade de 12 meses, algo tão comum aqui no país.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação da nova iniciativa.

O Project Fi funciona na base de convite, nos mesmos moldes do Orkut. E não preciso nem dizer que o Google não revelou planos de trazê-lo para o Brasil, certo? O roaming contempla o país, mas é nosso entendimento que o serviço será comercializado inicialmente nos Estados Unidos.

Atualizado às 18h58.

Google lança operadora de telefonia celular








Facebook lança Hello, um app para substituir o discador do seu Android

Posted: 22 Apr 2015 10:46 AM PDT

facebook-hello-di

O Facebook lançou nesta quarta-feira (22) o Hello, um discador exclusivo para Android que usa as informações fornecidas pelos usuários para deixar seu smartphone mais inteligente. O aplicativo permite que você saiba quem está te ligando, mesmo que o número não esteja salvo na sua agenda, e pode bloquear automaticamente números indesejados.

Uma das principais características do Hello é o campo de busca no topo da tela. Nele, você pode pesquisar nomes de pessoas ou até estabelecimentos — ou seja, se você perdeu o número de telefone da pizzaria, talvez o aplicativo possa ajudar. Esse recurso funciona inclusive no Brasil, com base nas informações fornecidas pelas próprias empresas.

facebook-hello

Obviamente, há forte integração com os produtos do Facebook. A partir do Hello, você pode fazer uma chamada de voz gratuitamente pela internet ou enviar uma mensagem de texto no Facebook Messenger. Além disso, as informações preenchidas pelos usuários, como o endereço de casa, também podem aparecer na tela de detalhes do contato.

Nas configurações do Hello, é possível bloquear números específicos de telefones. Caso um número grande de pessoas tenha silenciado determinado número, o Hello passará a avisá-lo de que se trata de um telefone potencialmente indesejável e poderá bloqueá-lo automaticamente. As empresas de telemarketing provavelmente terão mais trabalho caso o Hello vingue por aqui.

O Hello já está disponível para Android gratuitamente no Google Play.

Meu número de celular não é o da screenshot.

Facebook lança Hello, um app para substituir o discador do seu Android








O relógio atômico mais preciso do mundo atrasa “só” a cada 15 bilhões de anos

Posted: 22 Apr 2015 10:46 AM PDT

O relógio atômico mais preciso do mundo acaba de ficar mais… preciso. De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST, na sigla em inglês), o equipamento precisa agora de 15 bilhões de anos para atrasar um mísero segundo. Só para você ter ideia do que isso representa, a idade da Terra é estimada em pouco mais de 4,5 bilhões de anos.

Estamos diante de um novo recorde. O anterior, pertencente ao mesmo relógio, foi alcançado em 2014 e já era capaz de nos deixar de queixos caídos: um segundo de atraso a cada 5 bilhões de anos.

Além de ter ficado três vezes mais preciso, agora o relógio é 50% mais estável, segundo os pesquisadores. O “truque” para tamanha proeza é o uso de estrôncio. Átomos desse elemento químico são confinados em uma câmera de vácuo e estimulados com laser. O resultado é que os átomos vibram de maneira intensa, mas regular. Como o estrôncio é bem pouco suscetível a ruídos, o processo ocorre sem intercorrências que causam atrasos.

Essa "bagunça" toda aí é o relógio

Essa “bagunça” toda aí é o relógio

Tem mais: o relógio consegue operar devidamente mesmo em temperatura ambiente. Como o calor é um dos fatores que podem interferir na estimulação dos átomos, muitas vezes as medições têm que ser feitas em temperaturas extremamente baixas.

O relógio é capaz ainda de ajudar na detecção precisa das discretíssimas variações na passagem do tempo em altitudes diferentes, fenômeno descrito na teoria da relatividade de Albert Einstein.

É claro que os cientistas do NIST não bateram os recordes apenas por vaidade. Relógios atômicos têm uma série de aplicações. Sistemas de satélites, por exemplo, utilizam esse tipo de tecnologia para medir precisamente diferenças de tempo para não haver erro na localização de receptores.

Com o nível de precisão atual, os cientistas esperam que o relógio auxilie na realização de experimentos ainda mais avançados sobre física quântica e em medições mais precisas do formato da Terra, por exemplo.

Com informações: The Guardian

O relógio atômico mais preciso do mundo atrasa “só” a cada 15 bilhões de anos








Facebook muda algoritmo (de novo) para priorizar postagens de amigos no Feed de Notícias

Posted: 22 Apr 2015 07:47 AM PDT

A ordem e os tipos de conteúdo que você encontra no Facebook vão mudar. A companhia decidiu mexer outra vez nos algoritmos do Feed de Notícias para fazer com que as postagens que supostamente mais te interessam apareçam com prioridade.

No comunicado oficial, o Facebook explica que a decisão de mudar o Feed de Notícias tem como base uma série de comentários e avaliações feitas por usuários sobre as publicações na rede social.

Facebook Like

O update será focado em três pontos. O primeiro visa melhorar a experiência dos usuários que não têm muitos contatos e, consequentemente, não encontram muitas postagens ao entrar no serviço. Uma das medidas para atender a esse público é o afrouxamento da regra que impede que duas ou mais publicações da mesma pessoa apareçam em sequência no Feed de Notícias.

As pessoas que contam com muitos contatos são o segundo alvo. O Facebook percebeu que, por conta do elevado número de conexões, esses usuários têm dificuldades para acompanhar as novidades dos amigos. Com as mudanças algorítmicas, fotos, vídeos e atualizações de status dos contatos que mais interagem devem aparecer com uma frequência maior.

Com o feedback obtido, o Facebook também notou que os usuários não gostam muito dos posts que aparecem apenas porque um contato curtiu ou comentou uma publicação. Esse tipo de postagem (exemplificada na imagem abaixo) continuará existindo, mas será menos frequente.

Comentário no Facebook

Do ponto de vista do usuário comum, essas novidades devem ter impacto positivo. Mas há quem se preocupe, como os administradores de páginas: o Facebook admitiu que as mudanças podem diminuir (ainda mais) o alcance das publicações das fan pages.

Para o Facebook em si, essa é uma estratégia deveras interessante. De um lado, a priorização de conteúdo criado por amigos ajuda a manter usuários por mais tempo na rede social. Do outro, o alcance reduzido das páginas serve de "estímulo" para que sites e marcas paguem para destacar conteúdo.

As mudanças são globais e começam a valer oficialmente nesta semana.

Facebook muda algoritmo (de novo) para priorizar postagens de amigos no Feed de Notícias








Três semanas depois, quase ninguém se importa mais com o Tidal

Posted: 22 Apr 2015 07:24 AM PDT

tidal

Você se lembra do Tidal, serviço de streaming de música de Jay-Z que fez o maior escândalo na internet quando foi anunciado, no final de março? Muita gente não se recorda mais. É o que mostra o ranking de aplicativos do iOS: o Tidal, que ficou perto dos 20 mais baixados nos Estados Unidos na primeira semana, hoje não aparece nem entre os 800 mais populares da App Store.

A informação é do App Annie, que gera um gráfico do ranking dos apps na App Store. No caso do Tidal, a queda é praticamente linear:

tidal-queda

Mas o BGR nota que a situação é ainda pior: ao mesmo tempo em que o Tidal caiu, outros serviços cresceram nos Estados Unidos. Na segunda-feira (20), Pandora e Spotify alcançaram a terceira e quarta posição entre os mais lucrativos no iOS. Foi a primeira vez que dois serviços de streaming chegaram ao top 4 simultaneamente, o que está longe de ser uma tarefa fácil — eles tiveram de ultrapassar o Candy Crush Saga.

Também é curioso notar como os dois concorrentes tiveram um pequeno crescimento no final de março, quando o Tidal e artistas associados começaram a atacar publicamente os baixos valores pagos pelo Spotify. Isso sempre acontece quando há propaganda "negativa" sobre apps. O caso brasileiro mais recente é do Uber, que teve cinco vezes mais downloads quando os taxistas organizaram um grande protesto.

A proposta do Tidal é oferecer um serviço diferenciado de streaming de alta qualidade, fornecendo músicas lossless com bitrate de 1.411 kb/s (no plano mais caro, de US$ 20 por mês), além de pagar mais aos artistas; o acervo do Tidal conta até com Taylor Swift, que retirou todas as suas músicas do Spotify devido aos baixos pagamentos. Também há um plano de US$ 10 por mês, que oferece músicas em qualidade padrão e concorre diretamente com outros serviços de streaming.

Claro que não dá para decretar a morte do Tidal só por esses dados, mas, por enquanto, ele parece mesmo ter sido um grande fracasso.

Três semanas depois, quase ninguém se importa mais com o Tidal