VWS

Postagens mais visitadas

Google lança aplicativo para escrita à mão no Android (mais 10 notícias)

Google lança aplicativo para escrita à mão no Android (mais 10 notícias)

Link to Tecnoblog

Google lança aplicativo para escrita à mão no Android

Posted: 15 Apr 2015 02:53 PM PDT

Handwriting Input é o nome do app para Android que o Google lançou nesta quarta-feira (15). Trata-se de uma ferramenta de reconhecimento de escrita à mão que aparece como uma alternativa aos teclados virtuais disponíveis para a plataforma.

Com a novidade, você pode escrever na tela do dispositivo usando a ponta do dedo ou, de preferência, uma stylus. O Google Handwriting Input reconhece a escrita quase que instantaneamente e converte as palavras em texto digital, não importa se a inserção for feita com caligrafia cursiva ou letra de forma.

Handwriting Input

Quando o app for executado pela primeira vez, você será instruído a baixar os pacotes dos idiomas utilizados. Depois, é só começar a usar. Talvez você tenha que definir o Handwriting Input como padrão nas configurações do Android para usá-lo nos aplicativos que não permitem escolher o método de entrada.

Nos testes que fiz para este post, o Handwriting Input reconheceu corretamente quase todas as palavras – em torno de 90%, eu diria (o que é muita coisa se considerarmos que a minha letra é de causar inveja em médicos).

A função de reconhecimento também funciona com símbolos. Se você desenhar um coração, por exemplo, verá várias opções de emojis correspondentes.

O Google oferece ainda a opção de reconhecimento online. Para ativá-la, basta clicar no botão com símbolo de nuvem na barra inferior do aplicativo. Ao fazê-lo, o Handwriting Input passa a utilizar os servidores do Google para reconhecer a escrita. A companhia ressalta que a ativação do modo ajuda no aperfeiçoamento da tecnologia.

Handwriting Input

Esse lançamento deve ajudar usuários que não se dão bem com os teclados virtuais convencionais, ainda que a escrita à mão tenha as suas limitações – é pouco prático usar a mesma mão para escrever e segurar o aparelho, por exemplo.

Mas os maiores simpatizantes da ferramenta devem ser os usuários de línguas que não utilizam o alfabeto latino. É o caso dos japoneses e dos chineses.

O Handwriting Input já está disponível no Google Play. O app funciona tanto com tablets quanto com smartphones, desde que o dispositivo rode o Android 4.0.3 ou superior.

Com informações: Android Central

Google lança aplicativo para escrita à mão no Android








Brasil tem iPhone 6 mais caro do mundo

Posted: 15 Apr 2015 02:33 PM PDT

iPhone 6 - 1254 vintage

Os especialistas ouvidos pelo jornal econômico Financial Times descobriram (surpresa!) que o Brasil tem o iPhone mais caro do mundo. O modelo mais recente custa por aqui quase o dobro do preço nos Estados Unidos. Na terra natal da Apple, cada unidade com 16 GB de armazenamento – que não dão para nada – sai a 650 dólares, desconsiderando os descontos em contratos das operadoras.

Em território brasileiro, você não conseguirá um iPhone 6 por menos de 1.254 dólares.

Abaixo está a diminuta tabela publicada pelo FT a partir de um levantamento feito pelo Deutsche Bank, um banco da Alemanha. Os Estados Unidos são o ponto de referência, com um iPhone 6 vendido a 100% do preço sugerido. Nenhuma nação pesquisada tem o smartphone a um preço menor do que o praticado lá.

Ranking do preço do iPhone no mundo (Fonte: Deutsche Bank e Financial Times)

iPhone no mundo (Fonte: FT)

A Rússia tem o segundo iPhone mais caro do mundo (932 dólares). Ainda assim, o iPhone brasileiro custa 34,5% mais. O desagradável ranking segue com China, Índia, Reino Unido, México, França, Alemanha, Japão e Canadá.

Financial Times destacou que o fortalecimento do dólar frente a outras moedas reduziu a competitividade dos Estados Unidos em relação aos demais países. Mesmo com essa valorização, ainda é mais barato conseguir o desejadíssimo smartphone mais em conta por lá.

Aqui no Brasil a gente vê o efeito contrário. Fabricantes como Samsung e LG, que produzem aparelhos no país, penam para adequar as linhas de montagem ao dólar. "Mas eles não fazem aqui?!" Sim, só que os chamados insumos e componentes tecnológicos vêm de fora. Mesmo com a Lei do Bem e incentivos fiscais, o custo de produzir os smartphones é impactado diretamente pelo câmbio. Quanto mais alto o dólar, mais caro será o gadget que você tanto quer.

Não por acaso, a Samsung revelou o preço do Galaxy S6 Edge: 3.299 reais. Não me causou espanto algum. A própria LG fez anúncios com preços sugeridos para o Brasil. A cifra era seguida de uma ressalva: os valores poderiam mudar, dependendo da cotação do dólar. Não é um comportamento muito comum entre as fabricantes de itens tech.

Com informações: Financial Times.

Brasil tem iPhone 6 mais caro do mundo








Você pode fazer chamadas gratuitas em orelhões de 15 estados brasileiros

Posted: 15 Apr 2015 01:03 PM PDT

Por determinação da Anatel, a Oi foi obrigada a oferecer ligações gratuitas nos orelhões de 15 estados. A medida imposta pela agência é uma espécie de punição pelo fato da operadora descumprir os patamares mínimos de disponibilidade do telefone público.

Nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, a Oi não atingiu os patamares mínimos de qualidade dos telefones públicos. Dois parâmetros são adotados para a medição: disponibilidade no estado (mínimo de 90%) e nas localidades atendidas apenas por orelhões (mínimo de 95%).

Orelhão da Oi em Natal (RN). Imagem: Gildemax/Wikimedia Commons

A Oi também foi obrigada a divulgar em seu site informações sobre a gratuidade dos orelhões. As chamadas não poderão ser cobradas até que os patamares mínimos sejam estabelecidos. A Anatel irá realizar novas medições de seis em seis meses, sendo a próxima em agosto.

Caso os indicadores mínimos não sejam atingidos, a punição será maior: a partir de outubro de 2015, ligações interurbanas para fixos também deverão ser gratuitas. Se em abril de 2016 os patamares ainda não forem alcançados, as chamadas locais para celulares também não poderão ser cobradas; e em outubro de 2016, seria a vez das ligações interurbanas para celulares.

Com a popularização dos celulares, a disponibilidade e uso de telefones públicos estão cada vez mais raros. Na maioria dos casos, manter um orelhão significa prejuízo para a operadora, uma vez que a receita obtida por esses terminais não paga pela sua disponibilidade e manutenção.

Disponibilizar telefones públicos é uma obrigação das concessionárias de telefonia. No Brasil, a Oi é a maior delas, operando em todos os estados brasileiros, exceto São Paulo — por lá, é a Vivo que detém a obrigatoriedade. É importante lembrar que as áreas atendidas pela CTBC e Sercomtel não serão contempladas com as ligações gratuitas, uma vez que a Oi não é a concessionária local.

Você pode fazer chamadas gratuitas em orelhões de 15 estados brasileiros








Duzentos funcionários da Samsung trabalham em projetos da Apple

Posted: 15 Apr 2015 12:32 PM PDT

Amigas e Rivais. É nome de novela do SBT, mas explicita bem a situação entre a Apple e a Samsung. Embora sejam concorrentes no campo dos dispositivos móveis, as duas companhias dependem uma da outra para ganhar dinheiro. Tanto que a Samsung criou uma equipe com 200 profissionais dedicados exclusivamente a atender as demandas da Apple, de acordo com a Bloomberg Business.

O time foi alocado na empresa Samsung Display Company, unidade do grupo responsável pela fabricação dos mais variados tipos de telas. Ela fornecem o componente para a montagem de iPads e MacBooks. Os 200 profissionais participam do desenvolvimento de novos produtos e só podem compartilhar informações sobre a Apple com o próprio grupo. As informações são de uma fonte que pediu para não ser identificada.

Será que a Samsung produz os displays do novo MacBook? (Foto: divulgação / Apple)

Será que a Samsung produz os displays do novo MacBook? (Foto: Apple / Divulgação)

De acordo com o analista Jerry Kang, da consultoria Englewood, a nova movimentação da Samsung e Apple indica que a relação entre as empresas melhorou. Pode até indicar que a Samsung Display será a fornecedora das telinhas do Apple Watch. Essa aproximação é importante, tendo em vista que a Sammy perdeu espaço no mercado global de smartphones para a Apple. Pode ser que os aparelhos deles não vendam conforme o esperado, mas o sucesso da Apple também é o sucesso dos sul-coreanos. Mi casa es su casa.

Vale lembrar que a Samsung não é a única concorrente e, ao mesmo tempo, fornecedora de equipamentos para a Apple. A LG também tem uma unidade de displays separada que vende majoritariamente para a Apple dos Estados Unidos. E no caso da Samsung, a reportagem da Bloomberg esclarece que a própria Samsung compra paineis SuperAMOLED de outros fabricantes, além da Samsung Display, para a produção da linha Galaxy.

Duzentos funcionários da Samsung trabalham em projetos da Apple








Microsoft anuncia Lumia 540, mais um smartphone para quem não quer gastar muito

Posted: 15 Apr 2015 11:27 AM PDT

Se você já se sente confuso com a quantidade de aparelhos de custo baixo a intermediário que a Microsoft lançou nos últimos meses, se prepare porque vem mais um aí: nesta quarta-feira (15), a companhia anunciou o dual-SIM Lumia 540.

Lumia 540

O modelo tem tela IPS de 5 polegadas com resolução de 1280×720 pixels (294 ppi), processador quad-core Snapdragon 200 de 1,2 GHz, GPU Adreno 302, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados (expansíveis com microSD de até 128 GB, como de hábito) e bateria removível de 2.200 mAh.

Provavelmente, os pontos fortes do Lumia 540 ficam para as câmeras. Elas não são acompanhadas de lentes Carl Zeiss, flash com LED duplo ou botão físico de disparo, por exemplo, mas devem atender razoavelmente bem quem não está disposto a gastar muito com um smartphone. A câmera traseira tem 8 megapixels; a frontal, própria para selfies, vem com 5 megapixels e lente “grande angular”.

Lumia 540

Para o design externo, a Microsoft não fugiu da fórmula que vem sendo usada na maioria dos modelos da linha Lumia: cantos arredondados, tampa plástica e opções de cores “vivas” – laranja e azul claro (ciano), além de preto e branco. Talvez o único diferencial no visual fique para as laterais, que seguem a coloração da tampa traseira, mas em tonalidade um pouco mais forte.

No vídeo abaixo, a companhia fala um pouco mais sobre o design:

Segundo a Microsoft, o Lumia 540 sairá de fábrica com o Windows Phone 8.1 e a atualização Lumia Denim, mas, como esperado, terá update para o Windows 10 no segundo semestre.

O modelo será lançado em maio com preço equivalente a US$ 150 (sem considerar impostos), começando por mercados da Europa e Ásia Pacífico. Ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Microsoft anuncia Lumia 540, mais um smartphone para quem não quer gastar muito








Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

Posted: 15 Apr 2015 09:38 AM PDT

chrome-icone

O Google lançou na terça-feira (14) o Chrome 42, que traz correções de segurança, suporte a novas APIs e melhorias de desempenho. Mas a nova versão possui uma mudança ainda mais importante: todos os plugins NPAPI são desativados assim que o usuário atualiza o Chrome. Isso inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos. Mas há uma maneira de tê-los de volta, caso você realmente precise deles.

Essa é uma alteração que vem sendo planejada desde setembro de 2013. Como o NPAPI foi criado originalmente para o finado Netscape e hoje tem diversos problemas conhecidos de desempenho e segurança, o Google está removendo a tecnologia gradualmente — em janeiro, a execução dos plugins passou a ser bloqueada por padrão. O objetivo é melhorar a estabilidade do Chrome.

Como explicamos anteriormente, você ainda poderá usar esses plugins caso realmente precise: basta acessar chrome://flags/#enable-npapi e clicar no botão Ativar, na opção Ativar NPAPI. Reinicie o navegador e pronto.

chrome-flags-npapi

Mas atenção: essa opção estará disponível somente até setembro de 2015, quando o Google deverá lançar o Chrome 45. Nessa versão, o suporte a plugins NPAPI será removido de forma definitiva.

Para quem realmente precisa do Java, a Oracle recomenda o uso do Firefox, Internet Explorer ou Safari. O Silverlight já tem data para morrer e não deverá receber grandes atualizações — mas você não deverá sentir muita falta dele, considerando que a Netflix agora usa um player HTML5. Alguns bancos, como o Itaú, já lançaram alternativas que evitam o uso de plugins no navegador.

Vale lembrar que o Flash não é afetado pela mudança: o plugin da Adobe vem embutido no Chrome e se comunica por meio da PPAPI, mais moderna e segura.

Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome








Nokia adquire Alcatel-Lucent por US$ 16,6 bilhões

Posted: 15 Apr 2015 09:27 AM PDT

A Nokia confirmou nesta quarta-feira (15) a aquisição da rival francesa Alcatel-Lucent pelo equivalente a US$ 16,6 bilhões. Ambas as partes já definiram os detalhes, restando apenas a aprovação de órgãos reguladores para o negócio ser concluído.

Nokia

Não havendo obstáculos, a aprovação da compra deve ser feita no primeiro semestre de 2016. Quando isso acontecer, a Nokia se tornará uma gigante com mais de 110 mil funcionários (50 mil vindos da Alcatel-Lucent) e valor de mercado perto dos US$ 40 bilhões.

O valor negociado é mais que o dobro do que a Microsoft pagou pela divisão de dispositivos móveis da Nokia. Mas há uma boa razão para a companhia finlandesa apostar tão alto na fusão: depois de amargar uma longa crise no mercado de smartphones e, na sequência, fechar negócio com a Microsoft, a Nokia quer se reinventar.

Sendo mais preciso, a companhia quer tornar o seu nome ainda mais forte no setor de equipamentos e sistemas para telecomunicações. Para um objetivo tão ambicioso, a aquisição da Alcatel-Lucent soa como uma decisão sábia: além do leque de clientes desta, a Nokia absorve tecnologia e patentes (a Alcatel-Lucent tem mais de 33 mil delas; a Nokia, 11 mil).

Até a renomada Bell Labs entrou no meio. A companhia, que é o berço de várias tecnologias revolucionárias (comutadores telefônicos, o laser e a linguagem C, por exemplo), responde pela divisão de pesquisa da Alcatel-Lucent desde a fundação desta em 2006, quando houve fusão entre a francesa Alcatel e a norte-americana Lucent Technologies.

Alcatel-Lucent

O otimismo dos executivos de ambos os lados em relação ao negócio é grande, mas o mercado tem uma postura mais cautelosa. Uma fusão de tamanho porte tem riscos consideráveis por conta da dificuldade de unir culturas corporativas tão diferentes – esse processo pode levar anos.

Também há os desafios inerentes ao próprio mercado. A incorporação da Alcatel-Lucent fará com que a Nokia aumente a rivalidade com a sueca Ericsson, mas são as chinesas Huawei e ZTE que preocupam. Ambas apareceram com preços bastante agressivos no segmento e, com isso, conquistaram fatias generosas do mercado.

Por outro lado, a constante necessidade de novas tecnologias de telecomunicações alimenta as expectativas de boas oportunidades. É o caso da próxima geração de redes de dados móveis: a Nokia é uma das companhias que estão desenvolvendo tecnologias que podem substituir o 4G.

Com informações: WSJ.com, Re/code

Nokia adquire Alcatel-Lucent por US$ 16,6 bilhões








Claro reformula planos e amplia franquia de dados no pós-pago

Posted: 15 Apr 2015 08:51 AM PDT

Para não deixar a peteca cair com o fim da promoção do Facebook e Twitter ilimitados, a Claro resolveu remodelar seus planos pós-pagos aumentando significativamente a franquia de internet. Os planos agora se chamam Claro Online Max e oferecem limite de dados maior pelo mesmo preço do antigo Claro Online.

claro-novas-franquias-dados

Com isso, as franquias aumentaram de 300 MB para 500 MB; de 500 MB para 1 GB; de 2 GB para 3 GB; e de 5 GB para 7 GB. Os valores dos planos continuam os mesmos, mas há uma diferença: não é mais possível remover o módulo de ligações de longa distância e roaming nacional ilimitado, que não era pré-requisito nos planos anteriores e custava em torno de R$ 20.

claro-online-3gb

Uma mudança deverá afetar os heavy users de internet: os novos planos possuem bloqueio, e não redução de velocidade após o término da franquia. Para continuar navegando, o cliente deverá contratar um dos pacotes adicionais, que também foram reformulados e possuem preços mais interessantes:

  • 100 MB: R$ 3,90
  • 300 MB: R$ 9,90
  • 500 MB: R$ 14,90
  • 1 GB: R$ 24,90

Para quem não utiliza muito o serviço de voz e foca apenas em internet móvel, não vale a pena contratar o plano de 1 GB: a mensalidade do Claro Online Max 500 MB somada com o pacote adicional de 1 GB custa R$ 104,90, contra os R$ 129,00 cobrados pelo Claro Online Max 1 GB.

Os novos planos estão disponíveis para contratação a partir desta quarta-feira (15). A migração não é automática. Os clientes do Claro Online que desejarem as novas franquias devem procurar a operadora através do site, loja ou atendimento telefônico.

Claro reformula planos e amplia franquia de dados no pós-pago








Pague o quanto quiser por estes jogos da EA

Posted: 15 Apr 2015 07:47 AM PDT

humble-bundle-origin-2

O Humble Bundle, projeto que vende pacotões de jogos a preços baixíssimos e divide o dinheiro arrecadado com instituições de caridade, está fazendo a segunda edição do Humble Origin Bundle. Nove jogos da EA, incluindo Dragon Age II, Mass Effect 2 e Plants vs. Zombies: Garden Warfare, podem ser adquiridos por um preço bem camarada.

Pagando qualquer valor a partir de US$ 1,00, você leva os seguintes jogos: Dragon Age: Origins, Peggle, Dead Space 2, Command & Conquer Generals e Medal of Honor Allied Assault War Chest.

Mas, se você estiver com mais dinheiro e puder pagar mais do que o valor médio (que agora está em US$ 4,81), o pacote também inclui Plants vs. Zombies Garden Warfare, Dragon Age II, Bejeweled 3 e Mass Effect 2, além de outros jogos que devem ser revelados nos próximos dias. Juntos, todos os títulos custariam US$ 134.

Para comprar o pacote, acesse o site do Humble Bundle, digite o valor desejado e escolha a quantidade de dinheiro que vai para as instituições de caridade e para o pessoal do Humble Bundle. Você receberá as chaves, e jogos poderão ser resgatados no Origin, plataforma de jogos da EA.

No momento em que escrevo este parágrafo, mais de 200 mil pacotes foram vendidos, gerando uma receita de quase 1 milhão de dólares. A oferta vale até o dia 28 de abril.

Pague o quanto quiser por estes jogos da EA








Claro acaba com promoção de Facebook e Twitter grátis

Posted: 15 Apr 2015 07:21 AM PDT

twitter-facebook-claro-online

A partir desta quarta-feira (15), a promoção da Claro que oferecia acesso ao Facebook e Twitter sem desconto da franquia será encerrada para todos os clientes pré-pagos, controle e pós-pagos. A operadora comunicou a mudança aos usuários nos últimos dias, avisando que o benefício será trocado por um bônus no pacote de internet — ao menos em alguns casos.

claro-dados-cort

A promoção do Facebook e Twitter sem desconto da franquia, que também foi adotada por outras operadoras, era particularmente interessante porque essas redes sociais gastam uma grande quantidade de dados, e a oferta valia inclusive para as fotos publicadas nos serviços.

Em vez de oferecer acesso livre, a Claro vai trocar o benefício por um bônus na franquia de dados que poderá ser usado para todos os serviços. Ficou assim:

Pré-pago

  • Pacote diário de 10 MB (R$ 0,75): 5 MB de bônus
  • Pacote diário de 20 MB (R$ 0,99): 5 MB de bônus
  • Pacote diário de 40 MB (R$ 1,79): 5 MB de bônus
  • Pacote mensal de 300 MB (R$ 11,90): sem bônus
  • Pacote mensal de 600 MB (R$ 21,90): sem bônus

Controle

  • Pacote diário de 20 MB (R$ 0,99): 5 MB de bônus
  • Pacote diário de 40 MB (R$ 1,75): 5 MB de bônus
  • Pacote mensal de 300 MB (R$ 10,00): 100 MB de bônus
  • Pacote mensal de 600 MB (R$ 20,00): 100 MB de bônus

Houve um aumento na franquia dos pacotes de internet mensais sem reajuste de preço. O antigo plano de 225 MB, incluso no Claro Controle de R$ 41,90 por mês, passou a oferecer 300 MB de dados. Já o de 450 MB, disponível na oferta de R$ 51,90 por mês, recebeu um upgrade para 600 MB.

Após o término da franquia, a conexão é cortada pela operadora e o cliente deverá contratar um pacote adicional.

Dica do Alisson Silva. Obrigado!

Claro acaba com promoção de Facebook e Twitter grátis








Google é acusado pela União Europeia de abuso de poder de mercado (e por que isso é importante)

Posted: 15 Apr 2015 06:41 AM PDT

Google

Depois de mais de cinco anos de investigações, a União Europeia acusou formalmente o Google nesta quarta-feira (15) de abuso de poder de mercado. Para a comissão antitruste, o Google está se aproveitando da posição dominante no mercado de buscas para distorcer resultados e favorecer seus próprios serviços, especialmente o Google Shopping, de comparação de preços.

A comissária da competição da União Europeia, Margrethe Vestager, disse estar "preocupada com o fato da companhia ter dado vantagem injusta a seus próprios serviços de compras, em uma infração às regras antitruste da União Europeia". Com isso, o Google poderá ter que mudar significativamente a forma como faz negócios — e pagar multas bem salgadas.

O problema se deve ao espaço diferenciado que o Google dá a seus próprios serviços nos resultados de busca. Ao pesquisar um produto no buscador, por exemplo, você provavelmente verá uma caixa em destaque com os links do Google Shopping, apontando para lojas online que vendem o item. Isso seria uma competição injusta com outros serviços do gênero e já causou atritos no passado, notavelmente com o brasileiro Buscapé.

google-shopping

Embora apenas o Google Shopping tenha sido citado explicitamente, o Google destaca seus próprios serviços em várias outras buscas. Pesquisou um endereço? Um mapa apontando para o Google Maps será exibido. Procurou um voo? O Google mostrará os detalhes do voo e, em alguns países, preços de passagens aéreas. Dependendo de como a história seguir, será difícil para o Google continuar oferecendo esses recursos.

Além disso, críticos defendem que o Google está usando sua posição dominante para modificar seu algoritmo de busca e prejudicar rivais. Eles querem que a empresa abra o algoritmo para garantir a transparência do buscador. O Google, por sua vez, diz que revelar o segredo poderia permitir a manipulação das buscas e causar uma má experiência aos usuários.

A Comissão pode multar as empresas em até 10% das vendas anuais. Para o Google, isso representaria mais de US$ 6 bilhões, dinheiro longe de ser troco de pinga. No passado, a União Europeia entrou com acusações contra a Microsoft (em 2004) e Intel (em 2009). A batalha da Microsoft custou mais de 2 bilhões de euros aos cofres da empresa.

browser-ballot-windows-microsoft

Para quem não lembra, a Microsoft entrou uma série de processos antitruste devido à posição dominante do Windows no mercado de sistemas operacionais. Na Europa, a Microsoft foi obrigada a lançar versões específicas sem Windows Media Player (as famosas versões “N”), uma vez que a competição era injusta com concorrentes como QuickTime e RealPlayer (lembra?); e colocar uma tela oferecendo ao usuário outras opções de navegadores.

O Re/code teve acesso ao memorando que o Google distribuiu aos funcionários na tarde de terça-feira (14), quando surgiram os rumores da decisão da União Europeia. O Google disse que se trata de "uma notícia muito desapontadora" e mostrou gráficos para afirmar que, na França, Alemanha e Reino Unido, serviços de compras concorrentes, como Amazon e eBay, são muito mais populares que o Google Shopping.

amazon-ebay-google

O Android também será investigado pela União Europeia, como medida para garantir a competição no mercado de smartphones e tablets. Também no memorando, o Google disse que os consumidores são quem decidem quais apps instalam no Android; que o sistema operacional é livre para ser usado gratuitamente por todo mundo; e que concorrentes diretos de apps do Google (como Microsoft Office e Facebook) estão facilmente disponíveis no Android.

O Google terá dez semanas para responder às acusações da União Europeia. O resultado final? Se tudo correr como manda o script, provavelmente só descobriremos o fim dessa história nos próximos anos.

Com informações: Reuters, Financial Times, Bloomberg.

Google é acusado pela União Europeia de abuso de poder de mercado (e por que isso é importante)