VWS

Postagens mais visitadas

Firefox ganha suporte ao HTTP/2 (mais 6 notícias)

Firefox ganha suporte ao HTTP/2 (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Firefox ganha suporte ao HTTP/2

Posted: 24 Feb 2015 02:11 PM PST

Duas semanas após o Google anunciar suporte ao HTTP/2 no Chrome, a Mozilla segue pelo mesmo caminho: nesta terça-feira (24), a organização lançou o Firefox 36, versão que se destaca justamente pela compatibilidade com o novo protocolo.

A adoção do padrão em ambos os navegadores não é mera coincidência, tampouco uma “disputa” para decidir qual deles tem mais recursos. A versão final do HTTP/2 foi aprovada no último dia 18, portanto, nada mais natural que os principais browsers do mercado estivessem sendo preparados para suportar o protocolo prontamente.

Há boas razões para isso. O HTTP é o protocolo que serve como base para que o navegador acesse páginas na web. No entanto, a versão mais utilizada atualmente, a 1.1, foi lançada em 1999, razão pela qual não acompanha as necessidades de segurança e desempenho que temos hoje.

Firefox

O HTTP/2 foi desenvolvido para superar as limitações do HTTP/1.1 trazendo funções como cabeçalhos comprimidos, requisições e respostas paralelas na mesma conexão (o HTTP 1.1 obriga o uso de várias conexões ao mesmo tempo para atender a demandas simultâneas), priorização das solicitações mais importantes e a função server-push, que agiliza a conexão enviando ao navegador recursos que ainda não foram, mas serão solicitados. Explicamos as principais características aqui.

Além do suporte completo ao HTTP/2, o Firefox 36 vem com sincronização de abas fixadas e novo visual na versão para Android. Todas as novidades estão descritas aqui. Para baixar o navegador ou atualizá-lo (caso você não queira esperar pelo update automático), o link é este.

Com informações: The Next Web

Firefox ganha suporte ao HTTP/2








Ministério da Justiça quer esclarecimentos sobre o fim da internet ilimitada nas operadoras

Posted: 24 Feb 2015 12:05 PM PST

O corte de conexão após o uso integral de pacotes de dados pode trazer dores de cabeça para as operadoras. Claro, Oi, TIM e Vivo têm alterado suas políticas desde o ano passado, mas isso incomodou o Ministério da Justiça, que solicitou esclarecimentos para as operadoras sobre a mudança que tem prejudicado vários consumidores.

Uma nota publicada no site do ministério afirma que “foram solicitadas informações sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o esgotamento da franquia de dados, comunicação prévia aos consumidores, alterações contratuais e técnicas envolvidas, entre outros questionamentos, que irão auxiliar na investigação preliminar do assunto, a fim de se verificar se todos os direitos e garantias dos consumidores afetados estão sendo respeitados.”

De acordo com a regulamentação da Anatel para o Serviço Móvel Pessoal, tais mudanças são aceitas desde que os consumidores sejam avisados com pelo menos 30 dias de antecedência. Por outro lado, isso entra em conflito com o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a mudança unilateral de contratos de serviço. De acordo com o Procon-RJ, a medida da Anatel não deveria sobrepor o CDC.

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes-2

As operadoras se defendem sobre o corte de internet: umas dizem que é uma “medida natural” e que vem sendo aplicada em outras empresas no mundo – o que é contraditório, uma vez que várias empresas de telecomunicações, sobretudo americanas, vêm adicionando a opção de conexão reduzida após o uso integral do pacote de dados em vez do corte de internet. Outras dizem que a velocidade reduzida é prejudicial para a experiência de uso de internet móvel, uma vez que a internet lenta traz insatisfação de serviço em meio a vários clientes.

Por mais que seja terrível navegar em velocidade reduzida, serviços de mensagens de texto instantâneas como WhatsApp e Telegram funcionam sem problemas. Para grande parte dos usuários de smartphone, o uso desses aplicativos é tido como essencial, e a conexão ilimitada não impede a comunicação, ao contrário do corte de internet.

Para que os usuários possam continuar conectados, as operadoras oferecem pacotes adicionais, mas, sobretudo no pré-pago, as franquias de internet são extremamente limitadas. Além do mais, várias operadoras exigem uma grande quantidade de minutos de voz para que o cliente do plano pós-pago consiga contratar uma franquia de dados de 2 GB ou mais, deixando vários perfis de utilização sem nenhum plano adequado disponível para contratação.

As operadoras deverão responder ao Ministério da Justiça em até 10 dias. Até lá, fica a esperança de melhora nos planos de internet móvel.

Com informações: Convergência Digital

Ministério da Justiça quer esclarecimentos sobre o fim da internet ilimitada nas operadoras








Google vai coibir “conteúdo adulto” no Blogger

Posted: 24 Feb 2015 11:34 AM PST

Apesar da existência de sites especializados ou de utilização mais fácil, o Blogger continua sendo bastante usado para pornografia. Um amigo meu que disse. Mas o Google quer acabar com isso: a partir de 23 de março, a plataforma não permitirá mais a publicação de imagens e vídeos sexualmente explícitos.

Os posts no Blogger que já contêm conteúdo adulto não serão eliminados. No entanto, seus responsáveis estão sendo avisados que, na referida data, esses materiais serão tratados como privados, ou seja, somente proprietários e pessoas com as quais os blogs foram compartilhados poderão acessá-los.

Só há uma forma de evitar que um blog nessas condições seja marcado como privado: eliminar todas as imagens e vídeos de sexo antes que a nova política entre em vigor. Como essa ação pode significar o fim do blog, a própria empresa sugere a exportação de todo o conteúdo por meio do Google Takeout.

Raio x - conteúdo adulto

A companhia também ressalta que material com nudez que possui contexto artístico, educacional, documental ou científico continuará sendo aceito sem restrições. O problema é que, não raramente, essa postura dá margem para interpretações ambíguas, o que nos faz questionar se o Google conseguirá evitar “injustiças”.

Mas a pergunta que fica mesmo martelando na mente é: com o Blogger pertencendo ao Google há anos, por que só agora a empresa está restringindo conteúdo “NSFW” na plataforma?

Pode não ser convincente, mas um porta-voz da companhia explicou que a medida faz parte de um alinhamento das condições de uso do Blogger com as rígidas políticas que a empresa adota em seus demais serviços, como o YouTube e o Google+.

Resta saber se o Google terá êxito em coibir as publicações em questão. Tarefa fácil não é, vide o exemplo do Yahoo: em 2013, a companhia anunciou medidas para remover postagens adultas no Tumblr dos mecanismos de busca, mas continua sendo fácil encontrar essas páginas. Pelo menos é o que aquele meu amigo afirma.

Com informações: The Next Web

Google vai coibir “conteúdo adulto” no Blogger








GTA V para PC é adiado pela terceira vez

Posted: 24 Feb 2015 10:54 AM PST

Amigos da raça superior, acalmem seus teclados: apesar de ter sido lançado para consoles originalmente em setembro de 2013, GTA V só receberá sua versão para PC em 27 de janeiro 24 de março 14 de abril, de acordo com a Rockstar. A edição foi mais aguardada em 2014 que o próprio hexa do Brasil e, por algumas vezes, recebeu adiamentos. A notícia do terceiro atraso do jogo foi divulgada nesta terça-feira (24) no site oficial de sua produtora.

pcmichael_full

pctrevor_full

GTA V para PC chegará em 14 de abril em mídia fisica e digital (download). Pedimos desculpas aos gamers do mundo todo que têm feito contagem regressiva até o lançamento do jogo, mas precisamos de um pouco mais de tempo para termos certeza de que o jogo será o mais polido possível, e para nos certificarmos de que tanto as experiências de GTA Online quanto de Heists Online estarão prontas para serem lançadas no primeiro dia do PC. Como um gesto de gratidão por sua compreensão, nós garantiremos a todos os que tiverem adquirido o jogo na pré-venda um crédito adicional de US$ 200 mil de dinheiro in game para usar em GTA Online.”

Heists para o GTA Online trará um modo cooperativo para até quatro jogadores enfrentarem raids e missões de assalto por Blaine County e Los Santos. A atualização está prometida para 10 de março e chega para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360.

pctree_full

pchighway_full

“A versão para PC de Grand Theft Auto V é nossa versão mais graficamente e tecnicamente avançada até agora, completamente otimizada para atender a uma ampla gama de hardwares e acompanhará melhorias de níveis de detalhes, detalhadas opções de configuração e suporte à ultra HD”.

A boa notícia é: já temos outra data para esperar! GTA V pode ser adquirido em pré-venda no Steam por R$ 99,99.

pcvinewood_full

pcfranklin_full

GTA V para PC é adiado pela terceira vez








Financie isso: “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, um documentário de fãs para fãs

Posted: 24 Feb 2015 09:33 AM PST

1983

O Financie isso já revelou inúmeros projetos legais, inclusive da indústria de videogame. Mas nem só de ideias tecnológicas se alimenta esta seção. A dica de hoje é 1983: O Ano dos Videogames no Brasil, um documentário que se diz “produzido por fãs, para fãs”, de uma forma totalmente tupiniquim.

O projeto, que tem como fundadores Marcus Vinicius Garrett Chiado, autor do livro homônimo, e Artur Palma, diretor da produtora ZeroQuatroMídia, pretende reunir imagens, entrevistas e mídias da época da chegada dos videogames no Brasil, muito antes de sua época de ouro, infinitamente retratada em filmes, jogos e matérias.

“Achei que já era mais do que hora de que tivéssemos nosso próprio documentário que registrasse a história retrogamística brasileira. O responsável [pelo roteiro] serei eu, usarei meus livros como base”, conta Garrett, que teve influência dos documentários From Bedrooms to Billions e Atari: Game Over para fazer seu próprio.

Segundo Artur Palma, a ZeroQuatroMídia tem participado da produção como co-diretora do projeto: “Temos trabalhado passando o que funciona melhor em vídeo. Nem tudo se traduz bem da linguagem escrita para a falada.”

Em sua página do Kickante, o documentário, que precisa de R$ 20 mil para se tornar realidade, já conseguiu 28 contribuintes, totalizando R$ 2.435, em pouco mais de 12 horas de campanha. Com 29 dias pela frente, a arrecadação também traz recompensas (com nomes super gracinhas) para cada valor doado, por exemplo:

1983

Ao doar R$ 10, o colaborador recebe a recompensa “nosso muito obrigado” – cujo título é autoexplicativo. Mas, ao contribuir com R$ 50, que representa um quarto do valor daquele AAA que você se arrependeu de comprar, dá para garantir o “pacote” Telejogo II, que inclui seu nome nos agradecimentos, versões em 480 e 1080p do documentário para download, sua trilha sonora em MP3 e o DVD oficial (em embalagem envelope) com envio incluso no valor doado.

Caso seu porquinho esteja bem gordo, dá para doar mais, é claro. As recompensas da doação de R$ 85 incluem versões em alta ou normal para download, mas também o CD físico da trilha sonora e um Blu-ray do filme. Caso seu porco esteja obeso e generoso, o limite das doações é o valor de R$ 1.000,00, que acompanha como recompensa todos os prêmios do pacote de R$ 85, mais os livros 1983: O Ano dos Videogames no Brasil e 1984: A Febre dos Videogames Continua, ambos de Marcus Vinicius Garrett Chiado, criador do documentário, que autografa as duas cópias. E não é só isso: o doador das mil peças de ouro também ganha um pôster exclusivo, um link para download veiculado secretamente uma semana antes do lançamento e seu nome no título de “Produtor Executivo” do projeto. Essa é digna de exibir orgulhoso para a família!

Por que é legal? Além do contexto do projeto em si, porque nomes importantes da época, como Gilson Cardoso, antigo diretor de Marketing da Polyvox e um dos responsáveis pela chegada do Atari 2600 no Brasil e Kazuaki Ishizu, ex-funcionário da Splice do Brasil, que criou o SpliceVision (a versão brasileira do CollecoVision), estarão presentes no documentário relatando a experiência de quem viveu o dia-a-dia da aterrissagem dos videogames por aqui.

Por que é inovador? Porque você pode colaborar com a documentação de uma época importantíssima da indústria dos videogames no Brasil: seu início! Como? Além das doações, você ajuda indicando aquele conhecido que foi parte importante da vinda dos jogos eletrônicos para o país, ou mesmo quem guardou recortes de jornal sobre o assunto, fez gravações caseiras ou ainda possui algum console raro para mostrar.

Por que é vanguarda? Porque nunca antes se detalhou em vídeo a chegada brilhantes Game & Watch, PONGs/Telejogos e dos mais “novinhos” Odyssey, Atari 2600, Intellivision e SpliceVision no Brasil.

Vale o investimento? Super! Se você é brasileiro e ama videogames, esse projeto tem a sua cara. E nada de vender um rim para financiá-lo (a não ser que você queira): as doações têm valor mínimo de dez reais! Economize na coxinha com refrigerante e faça sua parte pelo cenário dos jogos no Brasil! ;)

Financie isso: “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, um documentário de fãs para fãs








Pebble Time vem com tela colorida e design renovado

Posted: 24 Feb 2015 09:17 AM PST

A contagem regressiva que a Pebble colocou em seu site sugeria a apresentação de um novo smartwatch nesta terça-feira (24). A companhia não decepcionou: o Pebble Time acaba de ser anunciado e já está em campanha no Kickstarter.

Pebble Time

O principal atrativo da novidade é, conforme esperado, a tela. O componente continua sendo do tipo e-paper, mas agora é colorido. São apenas 64 cores, na verdade, mas essa quantidade certamente é suficiente para a proposta do dispositivo, além de ajudar a poupar a bateria – tal como nos modelos anteriores, a autonomia de cada carga no Pebble Time é de até sete dias.

Como os botões nas laterais denunciam, não é desta vez que veremos um Pebble com tela sensível a toques, entretanto.

É claro que a tela colorida não é a única nova característica. Com 9,5 milímetros de espessura, o relógio ficou 20% mais fino que o primeiro Pebble e tem corpo um pouco mais curvado que melhora a ergonomia.

Tem mais: a moldura de aço inoxidável ajuda a proteger o smartwatch de danos. De igual modo, a tecnologia Gorilla Glass ajuda a repelir riscos na tela. A exemplo dos relógios anteriores da empresa, o Pebble Time é resistente à água, mas só o suficiente para corridas na chuva ou um mergulho rápido, por exemplo.

Outra novidade é a inclusão de um microfone (o furinho ao lado dos botões) que remete a mais um atrativo: comandos por voz. Não é nada que lembre o Siri ou o Google Now, mas o usuário poderá fazer pequenas notas ou responder mensagens a partir do recurso, por exemplo.

Pebble Time

As melhorias funcionais não terminam aí. O Pebble Time também possui um modo de timeline que classifica as funções em passado, presente e futuro.

Funciona assim, basicamente: há três botões na lateral direita; aperte o primeiro e você poderá acessar, por exemplo, emails recebidos (passado); pressione o botão do meio para, entre outras funções, checar a temperatura ambiente atual (presente); a terceira tecla mostra os próximos eventos, lembretes e afins (futuro).

Pebble Time

Pebble Time

Do ponto de vista do software, há ainda um novo menu de aplicativos que facilita a alternância entre os recursos em uso no momento. Nesse sentido, vale mencionar que todos os apps da loja da Pebble são compatíveis com o novo modelo.

O Pebble Time será disponibilizado nas cores preta, branca e vermelha. Suas pulseiras seguem o padrão de 22 milímetros, portanto, não será difícil encontrar alternativas – a Pebble até implementou uma forma de conexão que facilita o encaixe e o desencaixe.

Pebble Time

No Kickstarter, é possível adquirir um Pebble Time com preços a partir de US$ 179 (a opção de US$ 159 esgotou rapidamente). Se o dispositivo fará sucesso? Já fez! A meta de arrecadação é de US$ 500 mil, mas a campanha levou apenas uma hora e meia para superar US$ 3 milhões.

O envio do relógio começa em maio. A Pebble promete despachá-lo para mais de 150 países.

Pebble Time vem com tela colorida e design renovado








Positivo Octa X800: um smartphone com processador octa-core por R$ 899

Posted: 24 Feb 2015 06:49 AM PST

positivo-octa-x800-traseira

A Positivo anunciou nesta terça-feira (24), durante um evento em São Paulo, o Positivo Octa X800, um smartphone com processador octa-core de 1,4 GHz fabricado no Brasil. O aparelho, que a Positivo classifica como seu topo de linha, vai competir no segmento intermediário e será vendido em duas capacidades de armazenamento, sendo que a versão de 8 GB chega ao país por R$ 899.

A característica que a Positivo mais destaca no X800, inclusive no nome do smartphone, é o processador. Trata-se de um MediaTek MT6592, um chip acessível com oito núcleos Cortex-A7 de 1,4 GHz (que podem ficar ativos ao mesmo tempo) e GPU Mali–450. A capacidade de processamento bruto é pouco mais que o dobro do Snapdragon 400 que temos em boa parte dos intermediários.

positivo-x800-frente

As especificações de hardware são condizentes com o que encontramos nessa faixa de preço: o Positivo Octa X800 traz 1 GB de RAM, bateria de 2.000 mAh (que a Positivo estima durar aproximadamente 17 horas) e entrada para dois SIM cards. Já a resolução das câmeras estão acima da média: são 13 MP na traseira e 5 MP na frontal; daremos uma olhada de perto para ver como elas se comportam na prática.

A tela IPS LCD de 5 polegadas, que possui resolução de 1280×720 pixels, tem proteção Gorilla Glass 3. A Positivo destacou o design do aparelho, colocando um revestimento de vidro na traseira. O smartphone estará disponível nas cores preta, branca e dourada, e a carcaça possui uma espessura de apenas 7,9 mm.

positivo-octa-x800-2

A versão com 8 GB de armazenamento do Positivo Octa X800 chega ao Brasil em março por R$ 899, enquanto a opção com 16 GB de espaço sai por R$ 949. Independentemente da variante, é possível expandir o armazenamento com um cartão microSD de até 32 GB. Ele vem com Android 4.4 KitKat de fábrica, e a Positivo promete lançar a atualização para o Lollipop ainda no primeiro semestre de 2015.

positivo-octa-x800-3

positivo-octa-x800-1

positivo-octa-x800-2

positivo-octa-x800-5

positivo-octa-x800-4

Positivo X400 e Positivo S550

Mais dois novos smartphones também estão sendo anunciados pela Positivo. O X400 é um aparelho mais básico, que deve ficar um pouco abaixo do S480 que vimos no ano passado. Já o S550 é um smartphone grande de 5,5 polegadas, mas que também compete em um segmento mais baixo — há apenas 512 MB de RAM. As especificações técnicas são as seguintes:

Positivo X400

  • Processador: quad-core de 1,3 GHz da MediaTek
  • RAM: 512 MB
  • Tela: IPS LCD de 5 polegadas com resolução de 854×480 pixels
  • Armazenamento interno: 4 GB (com entrada para microSD de até 32 GB)
  • Câmeras: 5 MP (frontal) e 5 MP (traseira)
  • Bateria: 2.000 mAh

positivo-x400-1

positivo-x400-2

positivo-x400-3

positivo-x400-4

Positivo S550

  • Processador: dual-core de 1,0 GHz da MediaTek
  • RAM: 512 MB
  • Tela: LCD de 5,5 polegadas com resolução de 854×480 pixelsz
  • Armazenamento interno: 4 GB (com entrada para microSD de até 32 GB)
  • Câmeras: 5 MP (traseira) e 2 MP (frontal)
  • Bateria: 2.100 mAh

positivo-s550-1

positivo-s550-2

positivo-s550-3

positivo-s550-4

Como é de costume na Positivo, ambos os aparelhos possuem entrada para dois SIM cards. O X400 será lançado por R$ 549, enquanto o S550 estará disponível por R$ 569, ambos com Android 4.4 KitKat. A Positivo antecipou que esses dois modelos não terão atualização para o Lollipop.

Positivo Octa X800: um smartphone com processador octa-core por R$ 899