VWS

Postagens mais visitadas

Procon-SP: computadores e celulares são as categorias mais reclamadas no 1º semestre (mais 6 notícias)

Procon-SP: computadores e celulares são as categorias mais reclamadas no 1º semestre (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Procon-SP: computadores e celulares são as categorias mais reclamadas no 1º semestre

Posted: 05 Sep 2014 03:40 PM PDT

Computadores e telefones celulares. No primeiro semestre de 2014, estas foram as categorias que mais receberam queixas referentes a defeitos no Procon-SP. É o que aponta um relatório divulgado pela entidade nesta quinta-feira (4).

O documento revela que, no período informado, fabricantes de computadores e produtos de informática receberam 1.980 reclamações. Queixas referentes a telefones celulares surgem logo atrás, como 1.874 registros.

Produtos da chamada linha branca (eletrodomésticos) aparecem na sequência com 1.370 queixas. Televisores são a quarta categoria mais reclamada, com 762 registros.

Em relação a computadores (desktops e laptops), o grupo Lenovo / CCE figura como o principal alvo de reclamações. Foram 829 queixas, sendo que somente 61% delas foram resolvidas. A diferença é gritante para a segunda colocada, a Positivo, que teve 159 reclamações, mas resolveu 70% delas.

Lenovo / CCE: a mais reclamada

Lenovo / CCE: a mais reclamada

Na categoria de celulares, aparelhos da Samsung são os que mais geraram reclamações. Foram 571 registros contra 297 da segunda colocada, a Motorola. Mas a companhia coreana foi a que apresentou maior índice de resolução: 95%.

Nokia, LG e Lenovo / CCE também aparecem nesta listagem com 190 (84% de resolução), 172 (93%) e 128 reclamações (67%), respectivamente.

Por conta do período eleitoral, o Procon-SP não divulgou em seu site mais detalhes a respeito do relatório, como costuma fazer, mas é claramente perceptível que os problemas no pós-venda continuam significativos no Brasil, por mais rigoroso que seja o Código de Defesa do Consumidor.

Em nota, a Lenovo / CCE, que também lidera as queixas na categoria de televisores (165 reclamações com somente 60% de resolução), informou que “tem intensificado seus investimentos na área de atendimento ao consumidor”. Uma das medidas é a criação de um centro de reparos na fábrica da companhia em Itu, interior de São Paulo.

Com informações: Agência Brasil

Procon-SP: computadores e celulares são as categorias mais reclamadas no 1º semestre








Quer mostrar os lugares para onde vai usando só emojis? Há um app para isso

Posted: 05 Sep 2014 02:49 PM PDT

Emojis se tornaram parte importantíssima da comunicação hoje em dia. Dá para ter conversas inteiras só com as figurinhas, comprovando que uma imagem fala mais do que mil palavras – ou, pelo menos, de modo mais divertido e rápido.

O app Steven, lançado ontem para iOS, parte dessa premissa para fazer um histórico da vida de seus usuários utilizando emojis – e automaticamente.

steven

Parecido com um Swarm só com desenhos, o que ele faz é descobrir onde você está – o que, cá entre nós, não é nada difícil – e marcar esse local com um emoji. Por exemplo, na sua casa, ele adiciona uma casinha. No trabalho, um computador. Num café, uma xícara. No fim, o resultado é uma linha de desenhos que mostram onde você esteve. Você pode, claro, escolher o ícone de cada lugar e, se ele ficar confuso, pede para que você o ajude a determinar sua localização.

E qual a utilidade disso, no fim? Você pode ter rapidamente uma noção dos lugares que mais visita, se vai mais para o bar X ou o bar Y, além de comentar os “checkins” dos amigos também com emojis e até adicionar fotos do lugar onde está. Bem, quem testou garante que é legal.

O Steven foi desenvolvido pelo antigo cientista-chefe do Twitter e ganhou o nome, inicialmente provisório, do gato da namorada de um dos desenvolvedores.

Se quiser se aventurar num app no qual você só pode se comunicar com emojis, é só baixar; o aplicativo é grátis.

Com informações: TechCrunch

Quer mostrar os lugares para onde vai usando só emojis? Há um app para isso








Nvidia processa Qualcomm e Samsung alegando quebra de patentes de GPU

Posted: 05 Sep 2014 01:33 PM PDT

A surpresa da semana não é nenhum grande lançamento na IFA 2014, mas sim uma ação judicial movida pela Nvidia. A companhia acusa Qualcomm e Samsung de estarem infringindo sete de suas patentes de GPU. O desdobramento desta disputa pode levar à suspensão das vendas de vários produtos da companhia coreana.

As patentes estão associadas a técnicas de iluminação, programmable shading, shaders unificados e processamento paralelo via chip gráfico. “Nossas invenções de GPU patenteadas agregam valor significativo aos dispositivos móveis e a Samsung e a Qualcomm decidiram usá-las sem a nossa licença.”

Curiosamente, uma das patentes está relacionada à própria invenção da GPU, feito que pertence à Nvidia. De certa forma, é como se a empresa estivesse processando as outras duas por elas estarem imitando a sua criação.

A companhia se refere especificamente aos dispositivos móveis da Samsung que são equipados com processadores da Qualcomm. Entre eles estão os flagships Galaxy S4 e S5, além dos recém-anunciados Galaxy Note Edge e Galaxy Note 4.

O processo também cita chips Samsung Exynos, mas em relação a estes, as supostas infrações estão nos núcleos Mali, da ARM, e PowerVR, da Imagination Technologies.

Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO Da Nvidia

Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da Nvidia

A Nvidia afirma que, antes de qualquer decisão enérgica, tentou negociar com Qualcomm e Samsung. Como não obteve sucesso, a empresa denunciou ambas à Comissão Internacional de Comércio e abriu um processo no Tribunal Distrital de Delaware, nos Estados Unidos.

Além de indenização (cujo valor não foi revelado), a companhia pede a suspensão das vendas dos produtos da Samsung equipados com os chips citados na ação, medida que visa apenas o mercado norte-americano.

O foco sobre a Samsung causa alguma estranheza. No que se refere a chips gráficos, a companhia apenas licencia tecnologias de outras empresas, portanto, o mais lógico é que ARM e Imagination Technologies fossem processadas, o que não aconteceu, pelo menos não até agora.

No que diz respeito à Qualcomm, o processo pede apenas indenização, mas não a proibição das vendas dos produtos da empresa ou de dispositivos móveis de outras fabricantes equipados com seus chips.

O comunicado da Nvidia sugere que a empresa já fechou acordos com outras companhias. Este ponto explicaria o fato de somente Qualcomm e Samsung estarem sendo processadas.

É possível também que a Nvidia tenha escolhido poucos alvos para evitar custos processuais elevados. Como Qualcomm e Samsung têm grande visibilidade, qualquer vitória sobre elas, mesmo que na forma de acordos, poderia servir de “aviso” para o mercado.

Nenhuma das processadas se manifestou sobre o assunto até o momento. Nos resta agora aguardar o desenrolar da história.

Nvidia processa Qualcomm e Samsung alegando quebra de patentes de GPU








Demons Down Under: RPG de ação com tudo que se tem direito

Posted: 05 Sep 2014 10:34 AM PDT

Eu sou muito fã de RPGs de ação. Não sei nem quantificar quantas horas tenho de Diablo II. Demons Down Under é um RPG nos moldes de Zelda, mas com muitas características herdadas dos clássicos da Blizzard, bem como pedaços de Binding of Isaac. Lógico que essa combinação só poderia terminar em um jogo sensacionalmente incrível, na qual um coelho deve se aventurar por perigosas masmorras para salvar suas irmãs.

Vou começar explicando os controles: WASD controlam seu movimento, clicar com o mouse fará seu coelho atacar na direção indicada. Cada tipo de arma tem ataques e propriedades diferentes, então escolha bem seu inventário para que ele se adapte a seu estilo de jogo. Os números de 1 a 9 escolhem qual é o item equipado e a barra de espaço utiliza um item especial, que normalmente é muito devastador ou muito bom para te tirar de alguma enrascada.

Desça o quanto puder na masmorra procurando as 10 coelhinhas que devem ser salvas, matando monstros e coletando tesouros. Vai ser tudo ótimo e divertido, até que você morra. Ao morrer, você será levado ao começo do jogo. Triste, não?

Mas nem tudo é ruim ao morrer: você poderá utilizar o dinheiro ganho na jogada anterior para melhorar suas armas, deixando seu coelho cada vez mais poderoso. Também é possível escolher alguns items que dão status especiais ao seu bravo coelho, coisas que variam entre maior chance de ataque crítico, até fazê-lo ficar bem menor. Só não pense que ficando mais forte você ficará imortal, porque a coisa fica bem feia quanto mais longe você for na masmorra.

Demons Down Under: RPG de ação com tudo que se tem direito








Intel lança Core M: dispositivos sem ventoinha, ainda mais finos e com mais bateria

Posted: 05 Sep 2014 10:12 AM PDT

core-m

A Intel lançou nesta sexta-feira (5) o Core M, linha de processadores com baixo consumo de energia que aparecerá dentro de alguns dos próximos notebooks ultrafinos e híbridos. Os chips, que fazem parte da série Broadwell-Y, permitirão que as máquinas sejam ainda mais finas, aguentem mais tempo longe da tomada e dispensem as ventoinhas.

Embora os chips Core M usem o novo processo de fabricação de 14 nanômetros e façam parte da geração Broadwell, eles ainda não são substitutos para os Haswell, processadores Core de quarta geração — estão apenas entrando no lugar dos Haswell-Y, que também são focados em baixo consumo de energia.

Inicialmente, três processadores Core M chegarão ao mercado: Core M-5Y70, Core M-5Y10a e Core M-5Y10. Todos eles são dual-core com Hyper Threading, acompanham a nova GPU Intel HD Graphics 5300 e suportam memórias LPDDR3 ou DDR3L de até 1.600 MHz. O Core M-5Y10 roda a 800 MHz (2 GHz no modo turbo), enquanto o Core M-5Y70 trabalha a 1,1 GHz (2,6 GHz no modo turbo). O TDP é de apenas 4,5 W.

broadwell-y-core-m

Mas que nomenclatura estranha é essa? Bom, o AnandTech desvendou o significado de cada parte. No caso do Core M-5Y10, o "5" é equivalente ao "i5" (ou seja, estamos falando de um chip intermediário), o "Y" sinaliza a plataforma Broadwell-Y e o "10" mostra em que posição ele está na família — quanto maior o número, melhor o processador será.

Como deu para perceber pelo clock dos processadores, eles não deverão causar surpresa pelo desempenho, mas sim pelo baixíssimo consumo de energia, o que também dispensará o uso de ventoinhas. O que isso significa? Como os Core M prevêem máquinas de menos de 9 mm de espessura, eles poderão equipar tablets. E a Intel HD Graphics 5300 suporta a resolução de 3840×2160 pixels. Parece ser apenas questão de tempo até que alguma fabricante lance um tablet com tela 4K.

Quão finas poderão ficar as máquinas com Core M? Mais ou menos assim

Quão finas poderão ficar as máquinas com Core M? Mais ou menos assim

Em relação aos processadores Haswell-Y, os Broadwell-Y permitem um ganho entre uma e duas horas de bateria. A Intel divulgou um teste que consistia em deixar um máquina com Windows 8.1 reproduzindo vídeo em HD; a máquina com Haswell-Y atingiu 6,9 horas de autonomia, enquanto a com Broadwell-Y chegou a 8,6 horas.

O Core M chegará aos híbridos ainda este ano. O resto dos processadores Broadwell deve aparecer até o início do ano que vem.

Intel lança Core M: dispositivos sem ventoinha, ainda mais finos e com mais bateria








Twitter pode implementar feed organizado por algoritmo como o Facebook

Posted: 05 Sep 2014 10:03 AM PDT

Nesta quarta-feira, o diretor financeiro do Twitter, Anthony Noto, revelou alguns dos planos da rede social para atrair mais usuários e se manter interessante para os que já existem.

Entre os planos do diretor de produto da empresa, Daniel Graf, estão a possibilidade de ter conversas privadas (via DM) em grupo, a melhoria do mecanismo de busca e mudanças do feed. E, por mudanças no feed, ele quer implementar um algoritmo que filtra o conteúdo relevante para o usuário automaticamente, a la Facebook.

Escritório - Twitter

No Facebook, isso já é um problema – quantas breaking news de dois dias atrás você já viu na home? Mas, no caso do Twitter, isso fica ainda pior, já que a organização temporal do feed é o seu diferencial.

Ao seguir uma pessoa, você recebe absolutamente todo o conteúdo postado por ela. Isso se mostra especialmente importante no caso de breaking news: nenhum conteúdo é perdido e as atualizações aparecem na hora. Lembra no ano passado, durante os protestos de junho? O Twitter foi uma ferramenta muito utilizada para os manifestantes obterem informações quando estavam nas ruas. Já o Facebook mostrava tudo atrasado, com posts importantes surgindo horas ou até dias depois.

O Twitter já fez alguns experimentos no feed para mudar um pouco a dinâmica das coisas e tentar trazer mais conteúdo relevante para os usuários, como as conversas interligadas e os tuítes que as pessoas que você segue favoritaram. As duas novidades foram recebidas com pouca aprovação; a primeira foi estabelecida, no fundo, acabou realmente se tornando uma boa forma de resgatar conteúdo que você talvez não tenha visto por não estar online na hora.

Noto tranquiliza os usuários, dizendo que as mudanças não irão ocorrer de uma hora para outra: “vamos testar e ter certeza que entendemos quais são as implicações. Você não vai acordar um dia e encontrar sua timeline completamente organizada por um algoritmo”.

Então, se começarem a surgir tuítes mais velhos na sua timeline, já sabe o motivo.

 Com informações: GigaOM

Twitter pode implementar feed organizado por algoritmo como o Facebook








Tim Cook: Apple vai reforçar a segurança do iCloud

Posted: 05 Sep 2014 09:56 AM PDT

A Apple jura de pé junto que o iCloud não tem vulnerabilidades. O recente vazamento de fotos de celebridades seria consequência de “ataques bem direcionados a nomes de usuários, senhas e perguntas de segurança”. Mesmo assim, a empresa vai reforçar a segurança do serviço. A promessa foi feita por ninguém menos que Tim Cook.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o CEO da Apple ressaltou que os invasores que acessaram as contas das celebridades o fizeram acertando a pergunta de segurança do mecanismo de recuperação de senhas ou aplicando algum esquema de pishing scam. Vazamento de logins e senhas diretamente dos servidores nunca aconteceu, segundo o executivo.

Tim Cook: "toca aí!"

Tim Cook: “toca aí!”

Para evitar novos casos, Cook disse que Apple começará a enviar alertas automáticos por email e notificações push toda vez que alguém tentar alterar a senha de uma conta ou restaurar os dados do iCloud em um novo dispositivo. Avisos também serão emitidos quando o aparelho acessar uma conta do serviço pela primeira vez.

Esta medida deve ser implementada em até duas semanas. Atualmente, os sistemas da Apple apenas enviam alertas quando alguém tenta mudar o login ou a senha de uma conta a partir de um dispositivo da marca.

Na entrevista, Cook dá a entender que a questão da segurança está mais relacionada ao comportamento dos usuários do que com aspectos tecnológicos. Por isso, estratégias de conscientização também estão nos planos da Apple.

A companhia pretende ainda promover o uso de autenticação em dois passos. Esta proteção já existe, mas é pouco adotada pelos usuários do iCloud. Para mudar este cenário, o iOS 8, a ser lançado neste mês, terá recursos para ativar a funcionalidade a partir do dispositivo móvel mais facilmente.

Este tipo de proteção é mesmo importante. Não é difícil descobrir detalhes sobre celebridades, assim, questões de segurança de suas contas podem ser respondidas corretamente por terceiros com relativa facilidade. Nestas circunstâncias, a autenticação em duas etapas evita o acesso indevido às contas.

icloud

As medidas são bem-vindas, portanto. Porém, muitos especialistas em segurança acham que é pouco. Para um pesquisador chamado Ashkan Soltani, a Apple erra porque negligencia alguns pontos da segurança para não afetar a usabilidade de seus serviços.

Questionado sobre críticas como esta, Tim Cook respondeu que a Apple se preocupa constantemente com a segurança, citando como exemplo o trabalho feito com o Touch ID, sensor de impressão digital do iPhone 5s.

E quanto às suspeitas de que as invasões às contas das celebridades tenham sido feitas a partir de força bruta (método sequencial de tentativa e erro para descobrir senhas e logins)? Bom, se a Apple planeja adotar alguma estratégia para mitigar ataques do tipo, está mantendo a decisão em segredo.

Tim Cook: Apple vai reforçar a segurança do iCloud