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Windows 9 pode ser anunciado em 30 de setembro (mais 7 notícias)

Windows 9 pode ser anunciado em 30 de setembro (mais 7 notícias)

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Windows 9 pode ser anunciado em 30 de setembro

Posted: 21 Aug 2014 03:39 PM PDT

A Microsoft está planejando realizar um evento no próximo mês para anunciar oficialmente o sucessor do Windows 8, até o momento conhecido pelo codinome “Windows Threshold”. A data mais provável é o dia 30. Ao menos é o que disseram fontes próximas à companhia ouvidas recentemente pelo The Verge.

O Windows Threshold tem sido alvo de cada vez mais rumores por uma série de razões. A principal delas é a expectativa de que a nova versão acerte onde o Windows 8 aparentemente falhou. A interface que tenta atender telas sensíveis a toques e a tradicional combinação de teclado e mouse, por exemplo, até hoje não é bem aceita, mesmo com a atualização 8.1 tendo amenizado este aspecto.

Não por menos, os rumores já apontam para o retorno definitivo do menu Iniciar e a eliminação da Charms Bar na nova versão. Funcionalidades adicionais também são esperadas, como a inclusão de áreas de trabalho virtuais e integração com a assistente Cortana, mesmo que em fase posterior.

O retorno do Menu Iniciar deve ser uma das novidades do Windows 9

O retorno do Menu Iniciar deve ser uma das novidades do Windows 9

O nome do novo sistema também segue desconhecido, mas é bastante provável que a Microsoft mantenha a numeração e o batize simplesmente de “Windows 9″. Pode ocorrer também de a companhia escolher uma denominação totalmente diferente para sinalizar uma nova fase e, se for o caso, evitar vínculos com o Windows 8.

As fontes ouvidas pelo The Verge levantaram ainda a possibilidade de uma versão prévia para desenvolvedores (Windows Threshold Tech Preview) ser liberada na mesma data do anúncio ou alguns dias depois.

Um anúncio menos provável, mas tão aguardado quanto é a revelação da plataforma que promete combinar o Windows RT e o Windows Phone.

A Microsoft mantém o mistério, é claro, mas como a empresa agora tenta não ser tão letárgica às mudanças de rumo do mercado, dá mesmo para esperar novidades. Se não para 30 de setembro, para uma data próxima.

Windows 9 pode ser anunciado em 30 de setembro








Sony lança Video Unlimited, serviço de vídeo on demand, no Brasil

Posted: 21 Aug 2014 01:01 PM PDT

A Sony anunciou hoje que o Brasil começou a integrar o rol de países que têm acesso ao Video Unlimited, seu serviço de streaming de vídeos por aluguel ou compra. Além do Brasil, ele está disponível nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Japão, Canadá, Austrália e México.

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O principal diferencial do serviço é a existência de títulos bem novos no catálogo, que chegam “28 dias antes de outros serviços similares”, segundo a empresa. Entre os recentemente adicionados estão O Espetacular Homem-Aranha 2RoboCop, Uma Aventura Lego O Hobbit: A Desolação de Smaug. O catálogo conta com mais de 500 títulos e é atualizado semanalmente.

A qualidade do streaming depende da conexão do usuário e pode ser de 480p, 720p ou 1080p. A velocidade necessária para 480p é de 2,5 Mbps e, para as resoluções maiores, 5 Mbps.

O Video Unlimited é compatível com PS3, PS4, PS Vita, televisores e aparelhos de blu-Ray da Sony, smartphones da linha Xperia e PCs com Windows. O login é feito com sua conta da PSN.

Os preços de aluguel ficam entre R$ 9,90 e R$ 6,90 por título, sendo o primeiro preço válido para lançamentos e o segundo para a biblioteca de resolução menor.

Sony lança Video Unlimited, serviço de vídeo on demand, no Brasil








Como seria a interface do Netflix com Oculus Rift?

Posted: 21 Aug 2014 12:29 PM PDT

O Netflix realizou mais um hackathon entre seus funcionários recentemente e, como da outra vez, as ideias que surgiram bem que poderiam ser implementadas hoje mesmo no serviço.

Como boa parte das empresas de tecnologia, o Netflix organiza de vez em quando esses hackathons para funcionários criarem novidades que gostariam de ver no serviço e explorar as possibilidades dele.

Dentre as criadas no hackathon de agosto, duas se destacam. Uma, por ser muito legal; outra, por ser daquele tipo “como não pensaram nisso antes?”.

A primeira utiliza o Oculus Rift para assistir filmes e séries no serviço de streaming. Claro que isso não te coloca dentro das séries como ocorre com jogos que aproveitem os óculos de realidade virtual; a novidade é na interface, que ficou bem bonita e é controlada por gestos com um Leap Motion.

A segunda permite assistir o Netflix numa janelinha menor no browser. Ou seja, você pode assistir ao programa que quiser enquanto faz outra coisa. Lembra a prática de assistir TV enquanto trabalha. E, se o chefe reclamar, é só falar que manda bem no multitasking:

Outras ideias legais são a de arrastar para uma rede social um programa sobre o qual você quer falar, eliminando a necessidade de sair do app do Netflix para falar dele, e a seleção de títulos usando só o teclado com linhas de comando. Apesar de serem boas ideias, o Netflix não garante que qualquer uma delas será adotada oficialmente. Todas podem ser vistas no blog do Netflix.

Como seria a interface do Netflix com Oculus Rift?








Esta é a (estranha) linha de all-in-one com Android que a AOC acaba de lançar no Brasil

Posted: 21 Aug 2014 12:10 PM PDT

A AOC decidiu ampliar a sua de linha de computadores all-in-one, mas de maneira inusitada: em vez de Windows ou Linux, os lançamentos rodam Android 4.1. Será que convencem? As novidades foram apresentadas em evento realizado na noite de ontem (20) em São Paulo.

São dois modelos: o EVO A2072PWH, vendido nas cores preta e branca, e o EVO A2272WHTN, que vem somente em branco. Todos possuem processador dual-core AmLogic AML8726-MX de 1,5 GHz (núcleos Cortex-A9), 1 GB de DDR3, 8 GB para armazenamento de dados expansíveis com SD de até 32 GB e webcam com 720p.

EVO de 21,5 polegadas

EVO de 21,5 polegadas

Na conectividade, há Wi-Fi 802.11n, porta Ethernet, quatro USB 2.0 (duas ocupadas pelo mouse e teclado), além de conexões HDMI e VGA.

O que difere os dois produtos é a tela. O EVO A2072PWH possui painel LED de 19,5 polegadas com resolução de 1600×900 pixels, mas sem sensibilidade a toques. Já o EVO A2272WHTN oferece tela LED de 21,5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, desta vez, com touch.

Como estamos falando de equipamentos “tudo em um” baseados no Android, a AOC fez questão de destacar que o teclado que acompanha os modelos é preparado para trabalhar com esta plataforma. Não há, por exemplo, as tradicionais teclas de F1 a F12 típicas do Windows, mas os botões Home e Busca estão lá.

A fabricante também chama atenção para a possibilidade de usar os all-in-one como monitores eventuais para PCs ou consoles de games, assim como de exibir o conteúdo dos EVOs em telas maiores.

Teclado Android

Teclado Android

Mas o que interessa mesmo é o desempenho. Nos rápidos testes que fiz, os equipamentos abriram aplicativos e responderam a comandos sem demora, mas só com tempo maior de uso para afirmar se as novidades dão conta do recado.

O que dá para concluir de início é que é um tanto quanto estranho usar Android no desktop. Como esta plataforma foi desenvolvida para telas menores, boa parte dos aplicativos fica com botões e recursos de interface gigantes, desperdiçando espaço visual.

Usar mouse no Android também causa estranheza, pelo menos nos primeiros momentos. Eu mesmo fiquei impelido a tocar na tela a todo instante para abrir os aplicativos (lembrando que apenas o EVO A2272WHTN tem touchscreen).

Computadores all-in-one não têm volume alto de vendas, mas a AOC entende que pode se sair melhor neste segmento do que no de tablets, por exemplo. Se é para aumentar a participação neste mercado, convém complementar os modelos baseados em chips x86 e sistema Windows com opções mais baratas.

A AOC explicou que a escolha do Android para estes modelos se deve à ampla popularidade da plataforma e ao seu ecossistema com mais de 800 mil aplicativos. Há até uma lojinha da própria empresa que recomenda apps gratuitos.

Ponto positivo para os vários ângulos de inclinação (e, sim, o EVO parece mesmo um "tabletão")

Ponto positivo para os vários ângulos de inclinação (e, sim, o EVO parece mesmo um “tabletão”)

Como público-alvo, a AOC aponta crianças e pais que buscam diversão e informação em telas grandes, mas não querem estar sujeitos às “configurações complexas” de um PC.

Tenho minhas dúvidas quanto a isso. O público mais jovem assimila tecnologia de maneira rápida, quase natural. Usar Windows certamente não é problema para eles e, em boa parte dos casos, muito menos para seus pais.

O Android pode até ser mais fácil de usar, mas imagine quão frustrante será descobrir que aquele jogo recém-instalado no all-in-one não funciona bem porque foi feito para trabalhar com giroscópio.

A ausência de Bluetooth também é um pecado. A empresa justificou a decisão de excluir esta tecnologia por causa de pesquisas que apontam que a sua utilização é pouco frequente. Pode até ser, mas seria ótimo contar com Bluetooth para conectar teclado e mouse.

O uso do já antigo Android 4.1 é outro ponto fraco. Ao menos a AOC prometeu uma atualização para breve.

Versão de 19,5 polegadas, sem touchscreen

Versão de 19,5 polegadas, sem touchscreen

No final das contas, talvez estes equipamentos venham a ter mais utilidade em aplicações muito específicas, funcionando como terminais de lojas ou monitores "inteligentes" (dá para fixar estes EVOs na parede via conexão VESA), por exemplo.

As versões do EVO de 19,5 polegadas já estão disponíveis no varejo. Seu preço sugerido é de R$ 899. O modelo de 21,5 polegadas chega ao mercado em setembro custando R$ 1.199. Todos são produzidos na fábrica da TPV (empresa que representa a AOC no Brasil) em Jundiaí, SP.

Esta é a (estranha) linha de all-in-one com Android que a AOC acaba de lançar no Brasil








Google recebe um milhão de pedidos de remoção de links por dia

Posted: 21 Aug 2014 09:59 AM PDT

O combate à pirataria pode te irritar quando tira seus vídeos do YouTube do ar, mas dá bem mais trabalho para o Google. Segundo o TorrentFreak, a empresa recebe, atualmente, um milhão de pedidos por dia para remover conteúdo que utiliza a obra de terceiros.

Se trata de um novo recorde, que bate o antigo em somente uma semana: foram 7,8 milhões de pedidos na semana passada, 10% a mais que a anterior, que havia sido o pico.

Para ter uma noção de como os pedidos de remoção de links aumentaram nos últimos anos, em 2008 havia um a cada seis dias – o que tornava bem fácil o trabalho de análise do conteúdo e das leis infringidas antes de remover. Agora, é um a cada 8ms.

O gráfico mostra o aumento nos pedidos de remoção entre 2012 e 2013

O gráfico mostra o aumento nos pedidos de remoção entre 2012 e 2014

O resultado desse gigante aumento é que o filtro do Google para remover links precisou ser automatizado e, como as máquinas ainda não dominaram o homem, não é tão preciso e acaba retirando do ar links que são reportados erroneamente – não é de hoje que se fala em abuso nos pedidos de remoção.

Enquanto o Google garante que faz o que pode para analisar e remover os links, obviamente não é o suficiente e profissionais da indústria afirmam que poderia ser feito mais. A RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA, em tradução livre), por exemplo, faz a radical sugestão de que domínios inteiros sejam removidos para começar a controlar a quantidade de links reportados.

A questão já foi levada para o judiciário americano e está sendo analisada por todos os interessados, incluindo até provedores de internet, para chegar à conclusão de como lidar com ela de maneira efetiva. Até lá, o Google precisa se virar para otimizar a análise e remoção de links, e o quanto antes, já que o número de links reportados não tem a menor chance de diminuir.

Google recebe um milhão de pedidos de remoção de links por dia








L Fino e L Bello: os novos smartphones não tão caros da LG com design do G3

Posted: 21 Aug 2014 07:29 AM PDT

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A série L, que engloba smartphones de baixo e médio custo da LG, ganhou dois novos integrantes. L Fino e L Bello são os novos aparelhos intermediários que rodam a nova interface da LG e possuem design que lembra muito o topo de linha recém-lançado G3. Os smartphones serão apresentados na IFA 2014, exposição de tecnologia que acontece em Berlim a partir de 5 de setembro, mas a LG já revelou os detalhes.

L Fino e L Bello possuem o botão liga/desliga na parte traseira e um acabamento que lembra metal, como o G3. Com a nova interface da LG e Android 4.4 KitKat, os aparelhos trazem alguns recursos: Knock Code, para desbloquear o smartphone tocando na tela; suporte a capinhas QuickCircle; e um novo aplicativo de câmera que permite tirar fotos com apenas um toque.

Os dois smartphones têm processador quad-core de modelo não especificado e câmera traseira de 8 megapixels, que a LG diz ser melhor que a dos concorrentes da mesma faixa de preço. Um recurso chamado Front Camera Light usa o brilho da própria tela do aparelho para fazer uma espécie de “flash suave” ao tirar selfies (esse negócio tá indo longe demais).

Como de costume, a LG continua com sua inexplicável estratégia de colocar telas espetaculares nos topos de linha e manter painéis com resolução meia-boca nos intermediários. As especificações de hardware são as seguintes:

LG L Fino

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  • Processador: quad-core de 1,2 GHz;
  • Tela: IPS LCD de 4,5 polegadas com resolução de 800×480 pixels (207 ppi);
  • Armazenamento interno: 4 GB;
  • RAM: 1 GB;
  • Câmeras: 8 megapixels (traseira) e VGA (frontal);
  • Bateria: 1.900 mAh.

LG L Bello

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  • Processador: quad-core de 1,3 GHz;
  • Tela: IPS LCD de 5,0 polegadas com resolução de 854×480 pixels (196 ppi);
  • Armazenamento interno: 8 GB;
  • RAM: 1 GB;
  • Câmeras: 8 megapixels (traseira) e 1 megapixel (frontal);
  • Bateria: 2.540 mAh.

Ambos possuem apenas conexão 3G e estarão disponíveis nas cores branca, preta e dourada, sendo que o L Fino também possuirá os modelos vermelho e verde. Nem todas as cores estarão disponíveis em todos os países.

A LG ainda não informou os preços sugeridos do L Fino e L Bello, mas nós esperamos que fiquem abaixo dos mil reais. No comunicado global, a LG diz que os aparelhos serão lançados a partir deste mês em alguns mercados da América Latina. Entramos em contato com a LG brasileira para obter informações sobre a disponibilidade dos aparelhos no Brasil e estamos aguardando uma resposta.

L Fino e L Bello: os novos smartphones não tão caros da LG com design do G3








Após decisão judicial, Secret está indisponível na App Store brasileira

Posted: 21 Aug 2014 05:17 AM PDT

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O Secret, aplicativo para contar segredos anonimamente que gerou reclamações por causa do bullying praticado por usuários, não podia mais ser instalado por contas brasileiras na App Store na madrugada desta quinta-feira (21). Quem tentou instalá-lo recebeu a mensagem informando que o item “não está mais disponível”. Pelo iTunes, a informação é que o aplicativo está “temporariamente indisponível”.

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O fato acontece pouco mais de 24 horas após a Justiça do Espírito Santo atender a um pedido do Ministério Público Federal determinando que Google e Apple removessem imediatamente o Secret da Play Store e App Store. O pedido alega que a Constituição, embora permita a livre manifestação do pensamento, proíbe o anonimato, além de garantir como invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

Ainda é possível instalar o Secret no iOS caso o usuário possua uma conta na App Store de outro país. Nos nossos testes, foi possível baixar o aplicativo a partir de uma ID Apple dos Estados Unidos e fazer login em uma conta já existente do Secret, cadastrada no Brasil.

Até o momento da publicação deste artigo, o Secret continua disponível no Google Play. O Cryptic, aplicativo alternativo para Windows Phone que também foi afetado pela decisão, permanece no ar. As empresas têm dez dias para seguir a determinação e, em caso de descumprimento, deverão pagar multa diária de 20 mil reais. Ainda cabe recurso.

Após a liminar sair, a Apple brasileira informou ao Tecnoblog que não iria se manifestar sobre o caso.

Dica do Raphael Rios Chaia no grupo do Tecnoblog no Facebook. Obrigado!

Após decisão judicial, Secret está indisponível na App Store brasileira








Amazon começa a vender livros em papel no Brasil

Posted: 21 Aug 2014 04:36 AM PDT

Faz seis meses que a Amazon iniciou a venda de produtos físicos no Brasil, começando pelos leitores de ebooks Kindle e seus acessórios. Nesta quinta-feira (21), a loja passa a comercializar também livros impressos. Segundo a Amazon, que promete preços baixos e alguns diferenciais no processo de compra, mais de 150 mil obras em português estão disponíveis.

Mesmo no primeiro dia, a variedade de livros impressos já ultrapassou a de ebooks. Quando entrou no Brasil, na madrugada de 6 de dezembro de 2012, a empresa possuía 13 mil livros digitais para o Kindle no nosso idioma. Quase dois anos depois, o número passou para 35 mil ebooks em português, o que ainda é menos de um quarto das obras em papel.

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Ao acessar a página de um livro que possua versão digital e versão impressa, você verá os dois preços e poderá escolher entre eles. O esquema da Amazon é o mesmo de outros países, o que significa que você pode optar por diferentes versões de um mesmo livro. A Culpa é das Estrelas, por exemplo, possui duas capas diferentes na Amazon, uma por R$ 17,90 e outra por R$ 19,30.

Em uma pesquisa rápida, achei engraçado como o ebook se mostra mais caro que o livro em papel em alguns casos, como em Eu Sou Malaia (R$ 19,90 pelo papel, R$ 22,80 pelo ebook), 1984 (R$ 26,41 pelo papel, R$ 28,02 pelo ebook) e Desastre Iminente (R$ 17,80 pelo papel, R$ 22,80 pelo ebook). Mas, no geral, os preços dos livros físicos estão próximos aos dos ebooks e condizentes com o que já encontramos em outras lojas.

Nem sempre bits são mais baratos que celulose

Nem sempre bits são mais baratos que celulose

Como diferenciais, a Amazon oferecerá frete grátis para pedidos acima de 69 reais e um recurso chamado “Leia Enquanto Enviamos”. Ao comprar livros impressos, você poderá ler a amostra digital no computador, smartphone ou tablet enquanto o produto não chega. Isso não funciona sempre: hoje, 13 mil livros suportam a novidade.

Segundo o UOL Economia, a Amazon terá uma espécie de “entrega expressa” para algumas regiões da cidade de São Paulo. Em CEPs selecionados, quem comprar livros antes das 11h poderá optar por recebê-los no dia seguinte. Neste primeiro dia, pelos meus testes, a opção ainda não estava disponível com um CEP da Avenida Paulista (01311-000). O frete de 1 a 2 dias úteis, com apenas um livro, foi baixo: R$ 1,90.

G1 cita mais dois pontos interessantes. Primeiro, o prazo de devolução dos livros físicos será de 30 dias, bem mais que os 7 dias definidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Segundo, o prazo de entrega será mais “realista”: se um livro pode ser entregue em 8 dias, mas existir a possibilidade de chegar em 10 dias, a Amazon informará o prazo mais longo, o que deve evitar algumas frustrações.

De acordo com a Amazon, hoje o segmento de ebooks no país ocupa uma fatia de 4% a 5% do mercado de livros, número que Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil, admite não ser muito representativo — mas sem deixar de lembrar que a parcela “era praticamente inexistente” há dois anos, antes da chegada da empresa ao Brasil.

Por enquanto, as vendas físicas da Amazon brasileira se restringem aos livros físicos, Kindles e acessórios. A Amazon não informou quando pretende vender outros tipos de produtos no país.

Amazon começa a vender livros em papel no Brasil