VWS

Postagens mais visitadas

Tecnocast 005 – Gente Que Vai Para o Bar e Fica no Celular (mais 9 notícias)

Tecnocast 005 – Gente Que Vai Para o Bar e Fica no Celular (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Tecnocast 005 – Gente Que Vai Para o Bar e Fica no Celular

Posted: 07 Aug 2014 08:21 PM PDT

De acordo com as estatísticas de acesso do Tecnoblog, há uma chance em cinco que, nesse momento, você esteja lendo esse post através do seu smartphone. Pois bem, interrompa a sua leitura por um minuto, olhe ao redor e me diga: esse é um momento apropriado para estar no celular?

Sim? Legal! Vamos em frente. :)

alo5-01

Tsc Tsc. (arte by @grigio)

No Tecnocast 005 conversamos sobre isso: gente que deveria estar fazendo uma coisa, mas em vez disso está no celular. Esse é um comportamento cada vez mais comum hoje em dia e não acontece só no bar, mas em restaurantes, baladas e até no trabalho. Será que a tecnologia, que tanto nos conecta, está nos deixando antissociais e narcisistas?

Participantes

Marcações

  • 00h01m12s – Caixa Postal.
  • 00h13m56s – Os restaurantes estão lentos e a culpa é sua.
  • 00h23m27s – Smartphone é um conversation starter?
  • 00h34m53s – A argamassa do Mobilon.
  • 00h39m08s – Selfie na academia.
  • 00h47m21s – A cultura da distração.
  • 01h14m25s – Gente que manda SMS parada na esquerda da escada rolante.
  • 01h25m03s – Você iria em um restaurante/bar que bloqueia sinal de celular?
  • 01h33m42s – Agora acabou. :(

Links Citados

Caixa Postal

Manda aí a sua mensagem: podcast@tecnoblog.net

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Radiofobia Podcast e Multimídia.

Tecnocast 005 – Gente Que Vai Para o Bar e Fica no Celular








É assim que o Spotify pretende melhorar as recomendações de músicas

Posted: 07 Aug 2014 04:44 PM PDT

O mercado de streaming de áudio é bastante disputado. Para se diferenciar, as empresas do ramo apostam no aprimoramento de recursos. Tome como exemplo o Spotify que, entre outros aspectos, se destaca pelas sugestões de playlists. E esta funcionalidade pode ficar melhor: a empresa quer usar inteligência artificial para que as recomendações se aproximem ainda mais dos gostos de cada usuário.

Spotify - perfil

O projeto foi descrito por Sander Dieleman, doutorando da Universidade de Gante, na Bélgica. O estudante está fazendo um estágio de verão no escritório do Spotify em Nova York e publicou um post bastante elucidativo sobre seu trabalho por lá.

Dieleman explica que o objetivo principal do projeto é fazer músicas menos conhecidas chegarem aos usuários. Há canções de boa qualidade no acervo do Spotify, mas não muito executadas graças ao fato de seus autores / intérpretes serem pouco conhecidos.

Se muita gente recorre a serviços de streaming justamente para conhecer artistas e estilos musicais, há algo de errado nesta abordagem. O próprio Dieleman aponta onde está parte do problema: o uso de “filtragem colaborativa” nos sistemas de recomendação.

Esta técnica analisa o histórico de execuções de cada usuário para determinar as suas preferências. Se, por exemplo, dois deles tiverem escutado um número grande de músicas em comum, o sistema entende que eles compartilham de gostos similares. Assim, se um tiver ouvido uma música que o outro não escutou, o sistema pode recomendá-la ao primeiro.

Na maioria das vezes, este método resulta em boas sugestões, mas existe um ponto fraco: se usuários com preferências semelhantes ouvem apenas as músicas mais conhecidas, faixas menos populares acabam sendo pouco recomendadas.

No final de maio, quando o Spotify estreou oficialmente no Brasil, o diretor para a América Latina da empresa Gustavo Diament explicou que há equipes dedicadas exclusivamente à criação de playlists. Este ponto, por si só, mostra quão importante são as recomendações no serviço.

Para melhorar as sugestões, a equipe da qual Sander Dieleman faz parte está se focando em “Deep Learning” (Aprendizagem Profunda), técnica algorítmica que analisa em níveis uma série de dados para aprender a distinguir padrões. Google, Microsoft e Netflix estão entre as empresas que já apostam neste método.

Mais precisamente, Dieleman fez o sistema analisar amostras de 30 segundos das 500 mil músicas mais populares no Spotify. Assim, o serviço pode reconhecer padrões semelhantes em faixas menos conhecidas e então recomendá-las.

Filtros do Spotify

Exemplos de filtros

O sistema está em desenvolvimento e ainda precisa de bastante treinamento, mas os resultados preliminares são animadores. Segundo Dieleman, os filtros já conseguem gerar playlists baseadas em várias características, como padrões vocais, acordes e distorções.

Dieleman afirma ter encontrado ainda filtros gerados graças à técnica que conseguiram classificar ritmos como reggae, salsa, punk e pop turco (!!!), tudo sem erros.

Não está claro quando o sistema entrará em pleno funcionamento. Quando esse dia chegar, Sander Dieleman espera que o Spotify possa não só acertar na recomendação de músicas menos conhecidas como também evitar que canções pouco ou nada condizentes ao gosto do usuário entre nas playlists. Nós também esperamos :)

Com informações: VentureBeat

É assim que o Spotify pretende melhorar as recomendações de músicas








Maior ataque hacker da história pode ter roubado 1,2 bilhão de logins e senhas

Posted: 07 Aug 2014 04:37 PM PDT

Tempos difíceis. Parece que estamos vivendo o maior roubo de dados da história – sem contar o praticado pela espionagem dos Estados Unidos. Hackers da Rússia conseguiram os logins e senhas de aproximadamente 1,2 bilhão de contas em sites pequenos, médios e grandes.

Os analistas da empresa Hold Security passaram os últimos sete meses acompanhando a movimentação dos cybercriminosos antes de vir a público com esta importante denúncia. Segundo reportagem do New York Times, o ataque envolveu aproximadamente 420 mil websites. Estima-se que os russos obtiveram 540 milhões de endereços de email.

O fundador da Hold Security, Alex Holden, explicou que os hackers não tinham um alvo específico. Qualquer site que exigisse login e senha poderia se tornar um objetivo. Ele disse que páginas empresas na listagem das 500 maiores dos Estados Unidos, bem como websites muito menores, foram invadidos. "E a maioria destes sites ainda está vulnerável", segundo o executivo.

Quais foram os alvos? A Hold Security não revela, alegando contratos de confidencialidade com uma série de parceiros.

A gangue de hackers vive em uma pequena cidade na região Centro-Sul da Rússia. Ainda segundo o Times, são na maioria homens com idade na faixa dos 20 anos. Os servidores também ficam em solo russo. Para chegar a um resultado tão expoente, os criminosos se dividem em grupos de trabalho com tarefas específicas: alguns escrevem os códigos; outros roubam os dados.

Detalhe: todos da quadrilha se conhecem pessoalmente. Não são simplesmente conhecidos do ICQ.

Até julho, os russos conseguiram coletar 4,5 bilhões de registros, embora deste total haja uma grande pilha de informações repetidas. Para tanto, eles usaram a técnica conhecida como SQL Injection. Simplificando ao máximo, trata-se de forçar comandos dentro do ambiente de um site para revelar o conteúdo de um banco de dados. Imagine quantas páginas por aí não adotam medidas mínimas de segurança, como a criptografia dos dados?

Recentemente nós descobrimos que o Ingresso.com tinha uma falha de segurança das mais bestas. Não é preciso cavar muito para achar outros exemplos.

A empresa por trás desta descoberta é a mesma que, no final do ano passado, provou que havia uma falha na Adobe. Nada menos que 38 milhões de clientes passaram por vazamento de dados – inclusive cartão de crédito e débito. Uma mancha na história da companhia famosa pelo Photoshop.

Como não sabemos quais sites foram afetados, não é possível dizer o que os internautas devem fazer a partir de agora. Só não se esqueça de sempre ter uma senha para cada login. Se quiser, também pode contratar os serviços de monitoramento e proteção de identidade online da própria Hold Security. Custa 120 dólares por mês.

Viu? Melhor cuidar das suas senhas mesmo.

Os cuidados com informações confidenciais e recursos para se proteger na rede foram assuntos do Tecnocast sobre trabalho remoto. Você pode ouvi-lo no SoundCloud ou no player abaixo. Quem escutou, gostou.

Com informações: CNET News

Maior ataque hacker da história pode ter roubado 1,2 bilhão de logins e senhas








Galaxy S5 Duos: até que enfim alguém lançou um smartphone topo de linha dual chip no Brasil

Posted: 07 Aug 2014 02:04 PM PDT

Há alguns anos, celulares com suporte a dois chips eram vendidos no Brasil somente por fabricantes chinesas desconhecidas. Depois, essa característica chegou aos aparelhos mais simples das principais fabricantes. Agora, nós também temos um smartphone topo de linha com entrada para dois SIM cards: é o Galaxy S5 Duos, que começou a ser vendido recentemente no varejo brasileiro por 2.599 reais.

O preço sugerido é exatamente o mesmo do modelo padrão do Galaxy S5, lançado no Brasil em abril e que já pode ser encontrado por valores menores em promoções. O design resistente a água e poeira não muda, exceto pela inscrição “Duos”, na tampa traseira, que a Samsung costuma colocar em seus aparelhos dual SIM.

Daniel Pereira

O Galaxy S5 Duos possui chip Snapdragon 801, com processador quad-core de 2,5 GHz e GPU Adreno 330, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com direito a entrada para microSD) e bateria de 2.800 mAh. A câmera de 16 MP filma em 4K, a tela Super AMOLED de 5,1 polegadas possui resolução de 1920×1080 pixels, e há sensores de batimentos cardíacos e impressões digitais.

Até onde me consta, esta é a primeira vez que uma grande fabricante lança um smartphone dual SIM realmente premium — até agora, um dos melhores aparelhos com essa característica era o Galaxy S4 mini, significativamente inferior ao Galaxy S4. Na China, a Samsung até havia lançado um Galaxy S4 Duos, com hardware idêntico ao do modelo single SIM, mas ele nunca veio para o Brasil.

O Galaxy S5 Duos é compatível com o 4G brasileiro, mas ainda não está claro qual é o tipo de conexão suportada pelo chip secundário — entramos em contato com a Samsung para esclarecer essa questão. O smartphone já está sendo vendido em grandes lojas online, incluindo Ponto Frio, Walmart e Fast Shop, nas cores preta, branca, azul e dourada.

Dica do Everton Favretto no Twitter. Obrigado!

Galaxy S5 Duos: até que enfim alguém lançou um smartphone topo de linha dual chip no Brasil








Ficou mais fácil dar ‘unsubscribe’ em emails no Gmail

Posted: 07 Aug 2014 01:30 PM PDT

Sabe quando você recebe alguma newsletter que se cadastrou há um tempão e nem lembrava e precisa ir até o fim da mensagem procurando o link para cancelar a assinatura? O Gmail vai facilitar as coisas para você.

O Google liberou ontem uma novidade no Gmail que coloca o link para fazer o unsubscribe lá no topo da mensagem, ao lado do email do remetente. Fica assim:

UnsubscribeLink

Mas não serão todos os emails do tipo que receberão o novo link. Somente as mensagens que caírem nas abas de Promoções, Social ou Fóruns do Gmail e que contiverem um link para cancelar assinatura poderão receber o link reposicionado.

Como o próprio Google disse em um post no Google+, a novidade é boa tanto para quem recebe os emails quanto para quem envia. O primeiro grupo, por parar de receber mensagens indesejadas mais facilmente; o segundo, porque evita ser marcado como spam e garante que só pessoas realmente interessadas continuem recebendo.

Você pode fazer uma busca no seu Gmail e começar a cancelar a assinatura de listas que não deseja agora mesmo: os links ao lado do email do remetente já estão funcionando.

Com informações: The Next Web

Ficou mais fácil dar ‘unsubscribe’ em emails no Gmail








Senado aprova projeto que permite cobrança a mais em pagamentos com cartão de crédito

Posted: 07 Aug 2014 11:53 AM PDT

“Custa R$ 50 no cartão, mas sai por R$ 45 se você pagar com dinheiro vivo“. Se você considerou a proposta absurda, saiba que logo mais situações como esta poderão ser frequentes: nesta quarta-feira (6), o Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 31/2013 que dá ao comerciante a opção de cobrar preços diferentes em pagamentos feitos com cartão de crédito.

Se vigorar, o decreto anulará os efeitos da Resolução nº 34/89 do antigo Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, que coíbe justamente a diferenciação de valores sobre o mesmo produto com base na forma de pagamento.

O assunto gerou discussões acaloradas no Senado. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), autor do projeto, defendeu sua posição dizendo que a proibição do repasse dos custos do cartão de crédito – que varia entre 7% e 11%, segundo ele – impede o comerciante de conceder descontos aos clientes que pagam à vista (em dinheiro ou no débito, por exemplo).

A senadora Ana Amélia (PP-RS), por sua vez, se juntou ao grupo que defendeu a análise da proposta pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Fiscalização e Controle. Para ela, o assunto deve ser avaliado com cuidado, dada a postura contrária de instituições de defesa do consumidor à proposta.

Entre elas está a Proteste. A entidade entende que o consumidor tem vários custos associados ao uso do cartão de crédito, como anuidade, tarifas de serviços e juros da modalidade rotativa, portanto, não deve gastar mais pela forma de pagamento.

Já o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) argumenta que o consumidor não pode ser onerado com um custo que diz respeito ao comerciante junto à administradora do cartão.

Máquina de cartão de crédito

Para o consumidor, o cartão de crédito é sinônimo de praticidade, segurança e, em muitos casos, status. Para o comércio, estes aspectos se traduzem em mais vendas, o que não quer dizer que todos os lojistas vejam a forma de pagamento com bons olhos: os custos associados muitas vezes anulam os benefícios.

Boa parte dos empresários se queixa da taxa de administração, por exemplo, que varia entre 4% e 7% sobre o valor de cada operação. Mas também há taxa de desconto, taxa de antecipação, aluguel das maquininhas de cobrança, entre outros.

É por isso que não é raro encontrar diferenciação de preços em relação à forma de pagamento, principalmente na internet. Muitas lojas online oferecem descontos que vão de 5% a 15% no pagamento com boleto de bancário, por exemplo.

Se este aspecto influencia tanto na relação entre comerciantes e consumidores, o governo não deveria se focar no combate às taxações excessivas? É o que associações de lojistas e consumidores se perguntam.

Não é de hoje que entidades pedem atuação do Banco Central sobre o setor de cartões de crédito no Brasil. O órgão poderia não só regular taxas direcionadas aos comerciantes como juros aos consumidores. Em ambos os casos, as porcentagens aplicadas estão entre as mais altas do mundo.

As questões levantadas não impediram a aprovação do projeto pelo Senado. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados. Proteste, IDEC e outras instituições afirmaram que continuarão se manifestando contra a proposta.

Senado aprova projeto que permite cobrança a mais em pagamentos com cartão de crédito








Singapura encontrou uma boa maneira de facilitar a vida dos idosos na hora de atravessar a rua

Posted: 07 Aug 2014 11:52 AM PDT

singapura-green-man-plus

Em ruas e avenidas de alto tráfego, é comum encontrarmos semáforos para pedestres, que param os carros por alguns segundos e permitem que as pessoas atravessem a via. O problema é que esse tempo normalmente é curto, e frequentemente vemos pessoas correndo para terminar de atravessar antes que os carros voltem a andar. Para os jovens, tudo bem. Para os idosos ou pessoas com necessidades especiais, nem tanto. É aí que entra o Green Man Plus, usado em Singapura.

Como explica a Quartz, o Green Man Plus começou a ser implantado em 2009 pela autoridade local de transporte de Singapura. Funciona assim: pessoas com mais de 60 anos ou alguma deficiência podem obter um cartão especial para andar nos ônibus e trens, similar ao nosso Bilhete Único. Esse mesmo cartão pode ser usado em leitores existentes em semáforos especiais para pedestres. Ao detectar o cartão como válido, o semáforo automaticamente estende o tempo por até 13 segundos.

O tempo adicional para atravessar a rua varia de 3 a 13 segundos, dependendo da largura da via. Até 2015, a previsão é que 500 cruzamentos de pedestres suportem o Green Man Plus. Isso é especialmente importante em Singapura porque a expectativa de vida é extremamente alta no país: chega a 82 anos para homens e 87 anos para mulheres (no Brasil, a média é de 76,2 anos).

Claro que, do ponto de vista técnico, seria muito mais fácil e prático simplesmente ampliar o tempo de espera de todos os semáforos, mas isso não é tão eficiente se pensarmos que, mesmo com tanta correria, nossas ruas já estão muito congestionadas. Em Singapura, os pedestres terão o tempo que merecem para atravessar a rua. Mas só quando precisarem.

Vai ter no Brasil também

Ainda como projeto piloto, a cidade de Curitiba está testando um sistema similar ao de Singapura. Após aproximar o cartão de transporte de idoso e pessoa com deficiência da Urbs, o semáforo ficará aberto por um tempo de 20% a 30% maior que o normal. Por enquanto, a novidade funciona apenas em um semáforo, no bairro Alto da Glória. Se o teste correr como o esperado, a prefeitura de Curitiba pretende estender o sistema a outros cruzamentos.

curitiba

Atualizado às 16h04 para incluir informações do teste piloto de Curitiba. Obrigado a todos que avisaram!

Singapura encontrou uma boa maneira de facilitar a vida dos idosos na hora de atravessar a rua








Passeie por Marte e pela Lua com o Google Maps

Posted: 07 Aug 2014 10:55 AM PDT

Viagens para fora do planeta ainda estão muito fora do nosso orçamento, mas ainda bem que temos o Google para ajudar a sanar essa curiosidade (trocadilho não-intencional). Nesta semana, o Google Maps ganhou imagens da Lua e de Marte. A adição desses novos locais vem em comemoração ao segundo ano da sonda Curiosity em Marte, completado ontem.

Não se trata de um Street View; o Google ainda não enviou mochileiros para lá para fotografar tudo. Em vez disso, você pode visitar as superfícies do planeta e do satélite como se fossem vistas de cima.

maps lua marte jpg

Para fazer isso, é só abrir o Maps e diminuir o zoom o máximo que der, até que surjam, na barra Explorar, as opções de ir para a Lua ou Marte. Ou você pode clicar aqui e aqui e ir direto.

Chegando lá, você verá muitas crateras e alguns nomes. Clicando sobre eles, dá para saber mais sobre cada um, como o tamanho da área e a origem do nome. O que mais impressiona, no entanto, é o nível de detalhe das superfícies.

Como foi notado por alguns sites,  no Google Earth já era possível ver a Lua e Marte, mas agora essa função foi disponibilizada para todo mundo na web.

Com informações: Business Insider

Passeie por Marte e pela Lua com o Google Maps








Twitch silencia trechos de vídeos que tenham músicas protegidas

Posted: 07 Aug 2014 09:33 AM PDT

O Twitch anunciou ontem que passaria a bloquear o áudio de vídeos que contenham músicas protegidas por copyright. Isso engloba tanto músicas que toquem em videogames – como GTA ou Saints Row, por exemplo – quanto fora deles – se você estiver ouvindo algo e o som “vazar” no vídeo, ele poderá ser silenciado por isso.

Quem faz o search and destroy é a empresa Audible Magic, que trabalha com a indústria fonográfica e consegue encontrar trechos de canções de seus clientes em vídeos.

No Twitch, serão escaneados blocos de 30 minutos. Se for encontrado algo ali, o áudio do bloco inteiro é retirado. Isso mesmo: por alguns segundos de uma música protegida, você pode perder o áudio de 30 minutos de sua transmissão.

O trecho fica indicado por um pedaço vermelho na barra, com um aviso do motivo de não haver áudio. O DansGaming foi um dos afetados:

twitch

Vale citar que a nova prática só vale para vídeos armazenados. Isto é, a Audible Magic não tem como rastrear suas transmissões ao vivo e silenciá-las, mas, assim que elas são encerradas e disponibilizadas no Twitch, estão sujeitas à análise.

E nem os canais mais famosos ou importantes estão a salvo. Prova disso é que o do The International, campeonato de Dota 2, teve trechos “mutados”, assim como o oficial do Twitch.

A medida lembra a prática do YouTube de tirar o áudio vídeos que tenham conteúdo de terceiros, o que tem deixado a pulga atrás da orelha de muita gente sobre a possibilidade do Google ter mesmo adquirido o Twitch. E, assim como o YouTube, o Twitch reconhece que o sistema não é perfeito e, caso você queira questionar a decisão de ter um trecho de um vídeo seu mutado pelo site, ela será revisada.

Com informações: The Verge

Twitch silencia trechos de vídeos que tenham músicas protegidas








Como funciona o PhotoDNA, algoritmo da Microsoft para detectar fotos de pornografia infantil

Posted: 07 Aug 2014 07:29 AM PDT

Não, você não está lendo a mesma notícia de dias atrás. Após o Google denunciar um homem que armazenava pornografia infantil no Gmail, a BBC News mostrou que a Microsoft também está preocupada com a pedofilia. No dia 31 de julho, a polícia da Pensilvânia, nos Estados Unidos, prendeu um sujeito com idade na casa dos 20 anos acusado de ter salvo no OneDrive uma foto de abuso sexual envolvendo uma jovem.

Assim como no caso do Google, a Microsoft usou um algoritmo para verificar automaticamente a existência da foto de pornografia infantil, sem envolver humanos no processo. O PhotoDNA, criado pela Microsoft especialmente para encontrar imagens de exploração sexual infantil, se baseia no conceito de hash, sequência de caracteres obtida a partir de um cálculo sobre o arquivo da imagem.

Funciona assim: a imagem é convertida para preto e branco, depois redimensionada e então dividida em várias células. Cada uma dessas células tem suas cores e gradientes analisados individualmente, gerando o DNA da foto. Caso um arquivo gere um hash já registrado previamente em um banco de dados associado a imagens de teor pedófilo, um alerta é gerado.

A Microsoft fez um infográfico para mostrar como o PhotoDNA funciona

A Microsoft fez um infográfico para mostrar como o PhotoDNA funciona

Apesar de ser um projeto da Microsoft Research em parceria com o Dartmouth College, o PhotoDNA também é usado por outras empresas, incluindo Google, Facebook e Twitter. A tecnologia é integrada ao Sistema de Rastreamento de Exploração Infantil (CETS, na sigla em inglês), que ajuda as autoridades a rastrearem múltiplos suspeitos. No Brasil, houve cooperação com a Polícia Federal para o desenvolvimento do sistema.

No contrato de serviços Microsoft, que você e eu certamente lemos antes de aceitá-lo, a empresa deixa claro que pode usar esse algoritmo: “Em muitos casos, a Microsoft é alertada para violações do Código de Conduta através de reclamações de clientes, mas também implantamos tecnologias automatizadas para detectar pornografia infantil ou comportamento abusivo que possa prejudicar o sistema, nossos clientes ou outras pessoas. Ao investigar essas questões, a Microsoft ou seus agentes analisarão conteúdos para resolver o problema.”

Você pode ler mais sobre o PhotoDNA no blog da Microsoft.

Como funciona o PhotoDNA, algoritmo da Microsoft para detectar fotos de pornografia infantil