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Entenda a compra da GVT pela TIM ou Vivo (mais 13 notícias)

Entenda a compra da GVT pela TIM ou Vivo (mais 13 notícias)

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Entenda a compra da GVT pela TIM ou Vivo

Posted: 14 Aug 2014 04:59 PM PDT

Não é segredo algum que a GVT, operadora de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, está sendo vendida. Com as crises econômicas que aconteceram na Europa nos últimos anos, o grupo francês Vivendi, atual dono da GVT, se desfez de grande parte dos seus ativos, incluindo a operadora francesa SFR e uma grande fatia da Blizzard. Chegou a hora de vender a GVT, e TIM e Vivo disputam a compra da operadora.

Não é a primeira vez que a Vivendi tenta vender a GVT: em agosto de 2012, o grupo colocou a operadora à venda por R$ 10 bilhões, valor que foi subindo conforme o crescimento da operadora no Brasil. Vários grupos se interessaram, incluindo a Telecom Italia (dona da TIM Brasil), que recusou a proposta de 7 bilhões de euros no primeiro semestre de 2013.

Outros players do mercado de telefonia ofereceram até um valor mais próximo do pretendido pela Vivendi: America Movil (dona do grupo Claro/NET/Embratel), DirecTV (dona da Sky, recentemente comprada pela americana AT&T) e Liberty Global ofereceram 6 bilhões de euros pela operadora. Mesmo com a diferença de “apenas” um bilhão de euros, a Vivendi recusou a oferta, esperando que os grupos apresentassem outra contra-proposta. Isso não ocorreu. E, quando a DirecTV saiu da negociação, a Vivendi desistiu de vender a GVT para vendê-la mais tarde.

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E agora?

No momento, dois grupos se posicionaram para a compra da GVT: a Telecom Italia e a espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil. A Telefónica formalizou o interesse de compra em primeiro lugar, em meio aos rumores de que a Telecom Italia estaria interessada na compra. Nessa quinta-feira (14), a Telecom Italia confirmou em Fato Relevante que está em negociações com a GVT, embora nenhuma oferta tenha sido finalizada e que quaisquer propostas deveriam ser aprovadas pelos órgãos societários da empresa.

A compra da GVT seria bastante estratégica para ambas as operadoras. A Vivo provavelmente passaria por alguma pequena dificuldade junto ao CADE, uma vez que existem operações concorrentes de ambas as operadoras em seletas cidades do estado de São Paulo. A GVT só iniciou sua operação no estado há pouco tempo, e a cobertura e base de clientes ainda é baixa, de forma que a unificação das operações seria tranquila. O mesmo aconteceria com a TIM: o serviço de banda larga da Live TIM registrou cerca de 121 mil acessos, presentes nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Faz mais sentido que a Telefónica adquira a GVT: as operações fixas da Vivo se concentram apenas no estado de São Paulo. Integrando a GVT aos seus negócios, a Vivo passaria a ter presença em diversas capitais do país e operar com TV por assinatura, telefonia fixa, móvel e banda larga.

Além disso, comprar a GVT ajudaria a manter e expandir o serviço de telefonia móvel da operadora: em 2012, a Vivo só tinha apenas 13% do seu backhaul interligado por meio de fibra óptica, com previsão de crescer apenas 2% no próximo ano – a Oi, por exemplo, possui 75% de backbone fibrado. E como a GVT possui fibra ótica em tudo quanto é canto, seria esperado que a Vivo expandisse o Speedy Fibra e Vivo TV Fibra para outras cidades, inclusive no estado de São Paulo.

Além de banda larga, a GVT também mantém operações de telefonia fixa e TV por assinatura via satélite. A TIM não possui nenhuma operação nos dois serviços, de forma que a GVT pouco integraria com seus negócios atuais. Seria mais fácil se a operadora integrasse sua operação da Live TIM junto a rede da GVT, e expandisse a agressividade de ofertas nas outras cidades. É bem importante lembrar que a TIM mantém uma filosofia que é contra planos convergentes (combos), e isso poderia mexer um pouco na atual estratégia da GVT.

É bastante perceptível que a GVT é pouco concorrente com as operações prévias da Vivo e TIM. Isso é essencial para que um dos dois negócios seja concluídos. De qualquer forma, pegue o seu balde de pipoca e acompanhe essa guerra: a oferta da Vivo está na mesa até o dia 3 de setembro, e até lá haverá uma interessante briga entre espanhois e italianos.

Entenda a compra da GVT pela TIM ou Vivo








The Walking Dead chega neste mês ao Netflix Brasil

Posted: 14 Aug 2014 04:25 PM PDT

No fim deste mês, os assinantes da Netflix no Brasil ganharão uma grande e aguardada novidade no catálogo: as três primeiras temporadas de The Walking Dead. A partir do dia 25, a série estará disponível por aqui.

Caso você viva em outro planeta e não saiba do que se  trata, The Walking Dead é baseada na graphic novel de Robert Kirkman e também inspirou um game com o mesmo nome, mas história diferente. Todos contam a história de um grupo de sobreviventes no meio do apocalipse zumbi.

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The Walking Dead não é uma série sobre a improvável amizade entre humanos e zumbis.

A série é exibida no Brasil pela Band e, em 2015, a emissora trará a quarta temporada. Lá fora,The Walking Dead já foi renovada até a quinta temporada.

O Netflix Brasil tem se saído bem em trazer novos títulos rapidamente para o catálogo: a última parte da quinta temporada de Breaking Bad foi trazida para o Brasil menos de uma semana depois de chegar ao catálogo americano, O Lobo de Wall Street chegou antes do DVD e Blu-ray e a sexta temporada do popular reality show RuPaul’s Drag Race foi lançada aqui em agosto, poucos meses depois do fim da transmissão pela TV e junto com o Netflix do Reino Unido. Considerando que a demora para a adição de novidades costuma ser uma das principais críticas ao seviço no Brasil, é legal vê-lo buscando melhorar nesse aspecto.

The Walking Dead chega neste mês ao Netflix Brasil








Demo de The Sims 4 permite criar seus personagens para quando o jogo for lançado

Posted: 14 Aug 2014 03:18 PM PDT

A EA lançou ontem uma demo de The Sims 4 que dá uma ideia de como será uma das principais novidades no jogo: o Criar Um Sim. É a ferramenta que permite fazer mudanças num personagem, deixando-o a cara de quem você quiser.

Para baixar, é só entrar no site da demo e fazer o download no Origin. Depois, instalá-la e começar a fuçar.

Brinquei por algum tempo no Criar Um Sim e a impressão que tive é que, enquanto o processo está mais rápido por ter se tornado mais intuitivo – dá para fazer alterações diretamente no rosto e no corpo do Sim, posicionando o mouse sobre a área e “esticando” – , também é atrasado pela profusão de opções de personalização. Enquanto nos títulos anteriores dependíamos das expansões para ter roupas descoladas ou penteados menos básicos, boa parte deles já vem no TS4 “básico”, além da possibilidade de mudar cores de praticamente todas as roupas. Com tanta opção, é difícil desistir antes de criar o avatar perfeito.

Tá liberado rinoplastia no The Sims

Tá liberado rinoplastia no The Sims

Mesmo assim, a fidelidade com seus modelos da vida real depende da sua habilidade de reproduzir rostos. A minha não é das melhores: tentei criar eu mesma na imagem acima e sei lá com quem minha Sim ficou parecida, mas não é comigo.

Na demo, só dá para criar Sims adultos – as outras fases da vida só estarão disponíveis no jogo completo. Também dá para escolher aspirações e três traços de personalidade, além do tom da voz e o modo de andar.

Uma opção interessante que surgiu é a de criar irmãos a partir de um Sim já criado: o jogo utiliza a mesma “genética”para criar esses parentes. Não consegui criar filhos, no entanto, mesmo criando um casal de marido e mulher.

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No fim, você pode salvar sua família e compartilhá-la com a comunidade na Galeria e no Facebook. Quando o jogo for lançado, você poderá importá-la para viver altas aventuras no mundo de The Sims.

O jogo será lançado no dia 2 de setembro e está em pré-venda no Origin por R$ 99 na versão básica e R$ 139 para a deluxe.

Demo de The Sims 4 permite criar seus personagens para quando o jogo for lançado








Startup paulistana vende bonecos personalizados impressos em 3D

Posted: 14 Aug 2014 02:31 PM PDT

Ontem à noite aconteceu, em São Paulo, a apresentação a Avatoys, empresa de captura de imagem e impressão 3D que irá abrir um quiosque no MorumbiShopping na semana que vem.

Como o nome sugere, a Avatoys permite criar bonequinhos em 3D baseados nas pessoas que posam para as cinco câmeras que capturam a imagem em 3D.

O processo é bem rápido e pudemos testar ontem. É necessário subir em uma plataforma giratória e manter a mesma pose por cerca de 15 segundos, enquanto ela dá um giro completo e as câmeras fazem as imagens. Depois, é preciso esperar cerca de 5 dias para que o modelo fique pronto.

AVATOYS - 01

O nível de detalhes é bem impressionante: desde dobras nas roupas a acessórios como relógios e mochilas, tudo fica muito bem retratado nas miniaturas. Elas já saem da impressora com as cores certinhas, fieis ao modelo capturado.

Prontas, as estátuas são entregues dentro de uma caixa de acrílico, protegidas para evitar que quebrem. Como os sócios da Avatoys comentam, elas são um souvenir, não um brinquedo. Por esse motivo, também serão vendidos vale-compras para dar de presente.

Para quem fizer a compra no quiosque da loja, é necessário voltar ao shopping e buscar a encomenda. Os valores variam de acordo com o tamanho da estatueta: a de 10cm sai por R$ 150, a de 12cm R$ 200 e a de 14cm, R$ 250.

O quiosque da Avatoys será aberto no dia 21 no piso térreo do MorumbiShopping.

Startup paulistana vende bonecos personalizados impressos em 3D








Fábrica da Nokia em Manaus recebe autorização para produzir Xbox

Posted: 14 Aug 2014 02:15 PM PDT

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) aprovou hoje (14) o projeto de diversificação que possibilitará o uso da fábrica da Nokia em Manaus (AM) para a produção do Xbox One e do Xbox 360.

O mais novo console da Microsoft é fabricado no Brasil pelo menos desde outubro de 2013. Só que, assim como o Xbox 360, a produção do Xbox One nacional está a cargo da Flextronics. Como se trata de um contrato de terceirização, os valores envolvidos no acordo provavelmente influenciam no preço final do produto.

É neste ponto que o uso da fábrica da Nokia pode ser um diferencial: como a companhia pertence à Microsoft desde setembro de 2013 e a Zona Franca de Manaus oferece vantajosos benefícios fiscais, a transferência da produção tende a resultar em menos custos.

Xbox One - Joystick

Este processo faria o Xbox One sem Kinect, por exemplo, custar menos ao consumidor que os R$ 1.999 atuais (preço sugerido pela Microsoft; o varejo costuma ter ofertas melhores). Mas isso é o que a gente espera. Como a empresa está tratando o assunto de maneira discreta, pode haver outras motivações por trás da transferência da produção.

Além disso, é necessário levar em conta que, segundo o projeto aprovado, a Microsoft investirá US$ 52 milhões na fábrica, montante que equivale a quase R$ 120 milhões considerando o valor do dólar comercial de hoje (R$ 2,27). É muito dinheiro, o suficiente para conflitar com a expectativa de redução de custos.

De qualquer forma, a mudança não será imediata. O projeto prevê prazo de três anos para que a Microsoft conclua a operação.

O Tecnoblog entrou em contato com a companhia para obter mais detalhes. Atualizaremos a notícia assim que (e se) obtivermos resposta.

Com informações: Kotaku Brasil

Fábrica da Nokia em Manaus recebe autorização para produzir Xbox








Expansão de World of Warcraft, Warlords of Draenor ganha data de lançamento

Posted: 14 Aug 2014 01:08 PM PDT

No começo da tarde de hoje, no Hotel Ace, em Los Angeles, a Blizzard comentou novidades que estarão presentes na expansão Warlords of Draenor, de World of Warcraft, e revelou a data de lançamento mundial: 13 de novembro. Também foi exibido pela primeira vez o trailer cinemático do jogo:

Entre as novidades já aguardadas da expansão, estarão o mundo de Draenor, com novos dungeons, raides, modos de desafio, cenários e campos de batalha, e o level 90 instantâneo para os personagens, com possibilidade de elevá-lo ainda mais, até 100.

Warlords of Draenor trará um novo recurso bem legal: a Guarnição, espécie de QG que cada jogador pode ter e personalizar como desejar, realizando aprimoramentos e melhorando sua performance em Draenor. Será possível construir prédios específicos na fortaleza – como uma enfermaria para recuperar os feridos mais rapidamente ou uma forja para criar itens – e recrutar aliados não-jogáveis que irão ajudar de diversas maneiras; por exemplo, mineiros trazendo recursos de Mineração para ela ou guerreiros que retornam com recompensas para a Guarnição. Também dá para convidar amigos para visitar sua fortaleza e trocar itens.

Haverá ainda a remodelação dos personagens jogáveis, que terão sua aparência atualizada em Warlords of Draenor. Segundo a Blizzard, isso será feito cuidadosamente para preservar a personalidade e as características principais de cada um, mas a mudança é necessária porque, conforme as expansões de WoW foram sendo lançadas, os novos personagens ficaram com novas caras. Então, esse redesign “equilibra” tudo.

Junto com a apresentação de Warlords of Draenor, a Blizzard também apresentou o primeiro episódio da série Lords of War (Senhores da Guerra em português), que mostra o passado de personagens lendários do jogo. Neste, vimos o surgimento do clã Mão Despedaçada. E, assim como o jogo, a série também foi dublada:

Também será lançado por aqui o livro Crimes de Guerra, escrito por Christie Golden, e mais merchandising relacionado ao jogo.

Nesta semana, World of Warcraft também revelou outra surpresa para seus fãs, esta não apenas para os que adquirirem a expansão: a inclusão do ator Robin Williams como personagem não-jogável. Williams faleceu na última segunda-feira e era um grande fã de WoW – e de videogames em geral; tanto que sua filha se chama Zelda. Fãs do jogo e do ator fizeram uma petição para que o ator fosse homenageado no jogo e a resposta da Blizzard foi positiva:

O lançamento de Warlords of Draenor no dia 13 de novembro é tanto para cópias físicas quanto digitais e o valor é de R$ 99 para a versão normal e R$ 149 para a Deluxe Digital. 10 dias depois, será o aniversário do jogo, que trará diversos itens para os jogadores – entre eles, o fofo corgi de lava.

A Blizzard disse que, só na pré-venda, já foram vendidas mais de 1,5 milhão de unidades do jogo. Um sucesso estrondoso desse será bem vindo para a empresa, já que entre março e junho deste ano, 800 mil jogadores abandonaram a assinatura mensal. Não que isso signifique que ela esteja passando por dificuldades: atualmente, são 6,8 milhões de jogadores que pagam 15 dólares por mês para jogar WoW. Mas, com o lançamento da expansão, é bem provável que esse número aumente bastante: com o boost para o level 90, fica mais fácil para novos jogadores surgirem e para os desistentes voltarem à ativa.

Expansão de World of Warcraft, Warlords of Draenor ganha data de lançamento








Você não vai acreditar no novo verbete do dicionário Oxford

Posted: 14 Aug 2014 12:34 PM PDT

Oxford Dictionaries, versão online do Dicionário Oxford, um dos mais conceituados de língua inglesa, atualizou este mês a lista de verbetes para registrar novas palavras, incluindo clickbait, definido como “conteúdo, especialmente de natureza sensacionalista ou provocativa, cujo principal objetivo é atrair atenção e visitantes para uma página web em particular”. Como o título do post que você está lendo agora.

clickbait

O pessoal do Oxford faz um bom trabalho em registrar palavras recentes, como phablet, bitcoin e selfie. Como informa a Quartz, os editores monitoram constantemente o surgimento de novas palavras: “quando nós temos evidências de um novo termo sendo usado em uma variedade de fontes diferentes (não por apenas uma pessoa), ele se torna candidato à inclusão em um de nossos dicionários”.

Além de clickbait, o Oxford registrou ainda:

  • Deep Web: parte da World Wide Web que não é descoberta por motores de busca convencionais;
  • listicle: um artigo na internet apresentado em forma de lista;
  • humblebrag: fazer um comentário com tom depreciativo sobre si mesmo quando o real objetivo é chamar a atenção para algo que orgulha a própria pessoa;
  • verbo “to brick”: tornar um smartphone ou outro dispositivo eletrônico completamente incapaz de funcionar, normalmente de forma permanente;
  • verbo “to live-tweet”: comentar um evento no Twitter enquanto o evento está acontecendo.

Os novos verbetes adicionados ao Oxford, não apenas sobre tecnologia, estão listados nesta página.

Você não vai acreditar no novo verbete do dicionário Oxford








Maioria dos brasileiros prefere smartphones com tela de 5 polegadas ou mais

Posted: 14 Aug 2014 12:24 PM PDT

Você certamente notou que a maioria dos smartphones lançados nos últimos meses tem tela com 5 ou mais polegadas. Pois saiba que este cenário não é, necessariamente, "forçação de barra" dos fabricantes: uma pesquisa feita pela empresa Jana Mobile mostra que aparelhos grandes são preferência em mercados emergentes. A constatação vale inclusive para o Brasil.

Para chegar à conclusão, a Jana entrevistou 1.386 pessoas em nove países emergentes: Índia, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Quênia, Nigéria, África do Sul, Brasil e México. Em todos eles, a predileção por telas com pelo menos 5 polegadas superou fácil a casa dos 50%.

No Brasil, aparelhos com 5 polegadas são do interesse de 18% dos usuários. Com 5,5 polegadas, de 17%. Telas com mais de 5,5 polegadas estão nos planos de 26% dos donos de smartphones.

Os tamanhos de tela mais preferidos nos países pesquisados

Os tamanhos de tela preferidos nos países pesquisados

No total, telas com 5 ou mais polegadas são vistas com bons olhos por 61% dos usuários brasileiros. Isso explica a chegada no país de aparelhos grandalhões, mas com hardware intermediário, como são os casos do Lumia 1320 e do Xperia T2 Ultra Dual.

Smartphones com telas generosas ganharam força inicialmente na Ásia. Em países como Japão e Coreia do Sul, o consumo elevado de conteúdo visual parece ter estimulado o interesse por estes modelos.

Nos mercados emergentes, o smartphone tende a ser um aparelho “tudo em um” para muita gente. Se não é prático ou financeiramente viável contar com PCs ou tablets para acessar determinados tipos de conteúdo, que o smartphone possa assumir ao máximo as funções comuns a estes dispositivos.

Neste caso, quanto maior a tela, melhor (dentro do limite que faça o smartphone não deixar de ser caracterizado como tal, é claro), especialmente para vídeos. A maioria dos entrevistados declarou consumir este tipo de conteúdo no celular regularmente. No Brasil, a proporção de usuários que o fazem é a menor, 62%, mas este ainda é um número expressivo.

Uso de apps para vídeo em cada país

Uso de apps para vídeos em cada país

A pesquisa confirma o que todo mundo já deve ter percebido: telas com menos de 5 polegadas continuarão existindo, mas serão minoria. Isso vale até para a Apple. É bastante provável que a companhia anuncie a próxima geração do iPhone em setembro e, neste contexto, são fortes os rumores de que haverá uma versão com tela de 5,5 polegadas.

Se a Apple irá mesmo trabalhar com esta dimensão, ninguém sabe. Mas o mercado dá como praticamente certo que o próximo iPhone terá tela maior. Não é que a empresa esteja priorizando mercados emergentes ou asiáticos. É que, mesmo nos Estados Unidos, uma tela de 4 polegadas já não parece mais tão atraente.

Com informações: The Next Web

Maioria dos brasileiros prefere smartphones com tela de 5 polegadas ou mais








Telecom Italia confirma negociação para fundir TIM Brasil com a GVT

Posted: 14 Aug 2014 11:46 AM PDT

A segunda empresa interessada na GVT é a dona da TIM. A Telecom Italia confirmou o rumor do Wall Street Journal e anunciou que está avaliando uma oferta que consistiria em fundir a TIM Participações com a GVT, controlada pela Vivendi. Faz apenas uma semana que a Telefónica ofereceu mais de 20 bilhões de reais para adquirir a operadora brasileira de banda larga.

O comunicado da TIM, com termos complicados para explicar ideias simples, diz exatamente isso: “A Telecom Italia confirma que está em curso o aprofundamento acerca da oportunidade de apresentar à Vivendi oferta de combinação industrial que incluiria a integração das atividades brasileiras dos dois grupos”, afirma a mensagem publicada pela Reuters.

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E por que essa oferta é, no mínimo, curiosa? Basicamente, porque a Telefónica, que fez a primeira oferta, é uma das principais acionistas da Telecom Italia. Tanto é que, por uma decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Telefónica recentemente foi obrigada a escolher entre a Vivo ou a TIM — do jeito que está, o grupo espanhol tem controle sobre duas operadoras, o que prejudica a concorrência no país.

Pelas informações do Wall Street Journal, a proposta dos italianos foi elaborada com a consultoria do Mediobanca, Citigroup e Banco Bradesco. Além de fundir a TIM Brasil com a GVT, a Telecom Italia poderia ajudar a distribuir o conteúdo de mídia da Vivendi no Brasil e na Itália.

A TIM destaca que “nenhuma oferta foi finalizada ainda” e que a operação ainda precisa passar pela aprovação dos órgãos societários da Telecom Italia e da TIM Participações. A oferta concorrente, da Telefónica, vale até o dia 3 de setembro e consiste em 60% em dinheiro e 40% em ações da Vivo.

Telecom Italia confirma negociação para fundir TIM Brasil com a GVT








Swarm chega ao Windows Phone 8.1 e novo Foursquare será lançado “nos próximos meses”

Posted: 14 Aug 2014 10:45 AM PDT

Desde ontem, quem possui um smartphone atualizado para o Windows Phone 8.1 pode baixar e instalar gratuitamente o Swarm, aplicativo do Foursquare para acompanhar e encontrar amigos. A novidade demorou três meses para chegar à plataforma da Microsoft, mas pelo menos traz todos os recursos que os usuários têm direito. O novo Foursquare, no entanto, ainda deve demorar um pouco para dar as caras.

Nós já demos uma olhada mais profunda no Swarm em maio, quando ele foi lançado para Android e iOS. A versão para Windows Phone é praticamente igual, embora tenha pequenas adaptações na interface. Você pode fazer check-ins, ver onde seus amigos estão e enviar mensagens para combinar encontros. Há também um recurso, opcional, que mostra automaticamente aos seus amigos em qual bairro você está.

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Muita gente não gostou do Swarm principalmente porque as competições para ver quem marcava mais pontos e conseguia mais prefeituras acabaram, o que tirou um pouco da graça, mas isso foi uma… mudança de foco. O Swarm trocou as disputas pelos encontros reais, e está bem mais útil agora. Embora não tão legal.

Como o Swarm não mostra avaliações detalhadas de locais, o jeito de ver essas informações é baixando o aplicativo Foursquare, que recentemente ganhou uma grande atualização para Android e iOS — nas primeiras impressões do nosso Lucas Braga, concluímos que não há motivos para não usar o novo Foursquare. Para Windows 8 e Windows Phone, o novo aplicativo chega “nos próximos meses”, segundo a Microsoft.

Você pode baixar o Swarm na Windows Phone Store. Para quem já está usando: o que estão achando?

Swarm chega ao Windows Phone 8.1 e novo Foursquare será lançado “nos próximos meses”








Suposta experiência do Google mostra Hangouts com nova interface e “chat heads”

Posted: 14 Aug 2014 09:22 AM PDT

Florian Kiersch é um estudante alemão que descobriu alguns projetos “secretos” do Google meses atrás, como o Stars. Nesta semana, o jovem revelou o que pode ser mais um deles: um redesenho quase completo do Hangouts que a empresa estaria chamando internamente de UltraViolet.

Há pouquíssimos detalhes sobre o projeto, mas as imagens capturadas do UltraViolet mostram um Hangouts com interface ligeiramente modificada na lista de contatos, ainda que a janela de bate-papo pouco tenha mudado.

UltraViolet

A novidade mais notável, no entanto, são as “cabeças flutuantes” das pessoas com as quais o usuário está conversando. Sim, trata-se de um recurso bastante parecido com as “chat heads” do Facebook Messenger.

A funcionalidade permite à pessoa alternar rapidamente entre as conversas em andamento e responder mensagens a partir de uma pequena janela que se abre sobre o aplicativo que estiver em execução. A ideia é que o usuário não tenha que interromper totalmente o que está fazendo para acessar o chat.

De acordo com Kiersch, esta experiência depende de uma extensão do Chrome para funcionar e, como é típico de projetos em desenvolvimento, ainda apresenta vários bugs.

UltraViolet - chat heads

Como o Google não soltou uma palavra sequer sobre o assunto, não está claro se a interface UltraViolet vai mesmo ser implementada, tampouco se ela também será destinada aos aplicativos móveis do Hangouts.

Mas as chances de a ideia ser levada adiante são grandes. O Facebook está determinado a dominar o segmento de mensagens instantâneas (mesmo que tenha que fazê-lo à força) e o Google precisa reagir de uma forma ou outra. Neste sentido, além da interface renovada, dá até para esperar por novas funcionalidades.

Com informações: Android Police

Suposta experiência do Google mostra Hangouts com nova interface e “chat heads”








A maior fabricante de PCs do mundo agora vende mais smartphones que PCs, o que nos leva a outra reflexão

Posted: 14 Aug 2014 08:47 AM PDT

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Provavelmente voltaremos a ouvir mais sobre aquela “era pós-PC” após a chinesa Lenovo ter divulgado, nesta quinta-feira (14), seu relatório financeiro do segundo trimestre. A maior fabricante de PCs do mundo vendeu 14,5 milhões de computadores em três meses. Em compensação, o número de smartphones vendidos no mesmo período foi de 15,8 milhões.

Foi a primeira vez que a Lenovo vendeu mais smartphones que PCs. O número de tablets vendidos também é respeitável: 2,3 milhões de dispositivos, o que faz a Lenovo afirmar ser a terceira maior empresa de tablets do mundo. Parece que a chinesa está mais para uma empresa de dispositivos móveis do que para computadores, e a compra da Motorola, que ainda não foi concluída, deve fortalecer esses números.

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O maior mercado de smartphones da Lenovo está na China, onde a empresa vendeu 13 milhões de aparelhos. Faz sentido, se considerarmos que os celulares da empresa normalmente chegam a poucos mercados — o Vibe Z, por exemplo, não é vendido nem nos Estados Unidos. No Brasil, oficialmente não há nenhum celular com a marca Lenovo à venda, embora a empresa já tenha sinalizado que pretende trazer os modelos Vibe X e Vibe Z neste segundo semestre.

Em setembro de 2012, a Lenovo comprou a popular CCE por R$ 300 milhões, o que combina com a estratégia descrita no relatório financeiro: “Enquanto a indústria de PCs se recupera, o mercado de smartphones continua mudando do premium para o mainstream e, com as nossas aquisições da Motorola Mobility e IBM x86 caminhando para a conclusão, vemos ainda mais oportunidade de continuar crescendo rapidamente”.

Particularmente, recebi com naturalidade a notícia das vendas de smartphones ultrapassando a de PCs. A Lenovo já é a quarta maior fabricante de smartphones do mundo, embora não seja tão conhecida por aqui nesse segmento, e nosso ciclo de compra de PCs mudou muito — se antes precisávamos fazer upgrades constantes de processador e RAM para rodar os softwares cada vez mais pesados, hoje eu arrisco dizer que um PC novo deve durar uns quatro ou cinco anos sem grandes problemas.

E, pelo que tenho visto nos poucos avanços no hardware dos smartphones topo de linha, talvez essa história de trocar de aparelho todo ano para permanecer atualizado esteja bem próximo do fim. Antes, tudo dobrava ou triplicava a cada ano. Hoje, o que estou vendo são fabricantes gastando dinheiro com resoluções de tela absurdamente altas que não fazem a menor diferença para o usuário.

Provavelmente, em breve a maior fabricante de smartphones do mundo venda mais [insira um nome de produto futurístico aqui] que smartphones.

A maior fabricante de PCs do mundo agora vende mais smartphones que PCs, o que nos leva a outra reflexão








De olho em pagamentos móveis, Amazon lança leitor de cartões de crédito para smartphones e tablets

Posted: 13 Aug 2014 05:00 PM PDT

A Amazon é uma gigante da internet, mas isso não a impede de nutrir interesse por negócios no “mundo físico”: nesta quarta-feira (13), a companhia lançou um leitor de cartões para aparelhos iOS, Android, e Kindle Fire que deve atender a pequenos lojistas e trabalhadores autônomos.

Leitor de cartões da Amazon

A novidade permite o uso de smartphones e tablets para recebimento de pagamentos com cartão de crédito. Para isso, basta instalar o aplicativo correspondente e conectar o leitor à entrada P2 do dispositivo. Todos os lançamentos são controlados pela plataforma do Amazon Local Register, nome dado ao serviço.

A ideia lhe pareceu familiar? Não é por menos: vários países já contam com iniciativas do tipo, inclusive o Brasil. Por aqui, empresas como PagSeguro e Cielo oferecem soluções parecidas há algum tempo.

No caso da Amazon, o plano é rivalizar com serviços já consagrados nos Estados Unidos, como Paypal Here, Intuit GoPayment e Square, este último bastante popular.

Como a Amazon está chegando relativamente tarde em um segmento bastante disputado, a companhia pretende explorar não só a força do seu nome como também partir para uma estratégia de preços agressiva.

O Square, por exemplo, normalmente cobra 2,75% do valor de cada transação. Para quem se inscrever até 31 de outubro de 2014, a Amazon oferecerá uma taxa de 1,75% sobre cada pagamento até o final de 2015. Depois deste período, a tarifa subirá para 2,5%. O leitor de cartões também tem custo atraente: US$ 10, valor que é devolvido depois por meio de descontos nas taxas.

Até agora, não há nenhuma informação sobre o lançamento do Amazon Local Register em outros países. Nada mais natural: convém popularizar o serviço em casa primeiro.

Com informações: ReadWrite

De olho em pagamentos móveis, Amazon lança leitor de cartões de crédito para smartphones e tablets








Google Classroom, ambiente online para alunos e professores, é lançado globalmente

Posted: 13 Aug 2014 03:22 PM PDT

Anunciado em maio deste ano e em testes desde então, a versão final do Google Classroom (no Brasil, Google Sala de Aula) foi lançada globalmente nesta semana. Trata-se de uma plataforma online que concentra ferramentas do Google para auxiliar e promover atividades educacionais.

A ideia visa permitir que escolas e universidades de todo o mundo possam utilizar o serviço para facilitar a comunicação entre alunos e professores, assim como estimular o interesse dos estudantes pelos assuntos propostos a partir de atividades online.

Google Classroom

Google Classroom

Para cumprir esta missão, o Google Classroom reúne serviços como Gmail, Drive e ferramentas de produtividade existentes neste último (os editores de textos e planilhas do antigo Docs).

A principal diferença em relação às versões tradicionais dos mencionados serviços é que, no Classroom, as ferramentas estão livres de anúncios publicitários e são complementadas por um ambiente focado em tarefas e comunicação entre os estudantes – há inclusive uma espécie de chat para esclarecimentos de dúvidas com professores.

Na fase de testes, feita com algumas dezenas de escolas e universidades, o Google recebeu várias sugestões que foram implementadas na versão final. Como exemplo, os professores se queixavam que só podiam orientar estudantes em determinadas tarefas depois que a atividade era entregue. Agora, é possível fazê-lo desde o início do processo.

Segundo o Google, o Classroom está disponível em 42 idiomas, incluindo português do Brasil. Para utilizar a novidade, a instituição interessada deve ter cadastro no Google Apps for Education.

O serviço é gratuito para escolas e universidades públicas. Instituições de ensino particulares estão sujeitas a uma taxa cujo valor varia conforme a quantidade de professores participantes.

Google Classroom, ambiente online para alunos e professores, é lançado globalmente