VWS

Postagens mais visitadas

Em mãos: Xperia T2 Ultra Dual, o smartphone com hardware intermediário e tela de 6 polegadas da Sony (mais 6 notícias)

Em mãos: Xperia T2 Ultra Dual, o smartphone com hardware intermediário e tela de 6 polegadas da Sony (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Em mãos: Xperia T2 Ultra Dual, o smartphone com hardware intermediário e tela de 6 polegadas da Sony

Posted: 27 May 2014 03:37 PM PDT

Sony Xperia T2 Ultra Dual

Lançado no mercado brasileiro nesta terça-feira (27), o Sony Xperia T2 Ultra Dual chega com a missão de conquistar os usuários que fazem questão de uma tela de 6 polegadas, mas não estão dispostos a pagar mais de R$ 2 mil nas opções com configuração de ponta. Será que a novidade convence? Para um modelo intermediário, as impressões iniciais dizem que sim, mas com algumas ressalvas.

Com uma tela tão generosa, as dimensões do Xperia T2 Ultra Dual chamam a atenção logo de cara, obviamente. O modelo possui 165,2 mm de altura por 83,8 mm de largura, mas consegue amenizar este aspecto com uma espessura de 7,6 mm que, junto ao peso de 173 gramas, confere algum conforto em seu manuseio.

Só não podemos nos deixar enganar: tal como acontece com os demais smartphones de tamanho similar, continua não sendo das tarefas mais triviais transportá-lo no bolso da calça ou usá-lo junto ao rosto para atender a uma chamada.

Falando em chamadas, o modelo possui uma característica que agrada em cheio aos brasileiros, mas que não é comum em aparelhos deste porte: suporte a dois cartões micro-SIM. É daí que vem o “Dual” no nome.

Quem tem unha grande precisa ter cuidado ao retirar as bandejinhas dos chips

Quem tem unha grande precisa ter cuidado ao retirar as bandejinhas dos chips

No que diz respeito à tela, as suas 6 polegadas tornam mais agradável a visualização de imagens, vídeos e livros digitais, por exemplo, mas uma resolução de 1080p no lugar da combinação de 1280×720 pixels do aparelho certamente causaria uma impressão melhor.

As variações de brilho e contraste agradam, assim como as respostas aos toques, mas a sensação de que o Nokia Lumia 1320 – provavelmente, o concorrente mais direto do Xperia T2 Ultra Dual no Brasil – leva a melhor em todos estes aspectos é eminente.

No design externo, o grandalhão da Sony segue os traços que já são encontrados nos modelos atuais da linha Xperia, portanto, não decepciona. O mesmo não se pode dizer do acabamento: o plástico que reveste o aparelho parece ser um pouco frágil e os botões da câmera e do volume podem ser balançados facilmente com os dedos, dando a impressão de que poderão ser arrancados a qualquer momento sem muito esforço.

A lateral direita reúne os botões físicos e os compartimentos dos cartões SIM

A lateral direita reúne os botões físicos e os compartimentos dos cartões SIM

No lado esquerdo, apenas a entrada para microSD e a porta USB

No lado esquerdo, apenas a entrada para microSD e a porta USB

Tem mais: a tampa traseira (não removível) tem uma textura brilhante que, inicialmente, atribui ao dispositivo um visual interessante, mas poucos minutos de uso são suficientes para fazer com que você a encha de marca de dedos.

Prepare o paninho

Prepare o paninho

Com um SoC Snapdragon 400 formado por quatro núcleos Cortex A7 de 1,4 GHz e GPU Adreno 305, além de 1 GB de RAM, o modelo se sai bem nas aplicações mais comuns, como navegação web e execução de vídeos, embora tenha apresentado alguma demora na abertura de determinados aplicativos e na renderização de imagens.

A câmera traseira, de 13 megapixels e iluminação LED, não é a melhor que a Sony já produziu, mas é capaz de gerar boas imagens, especialmente em áreas bem iluminadas, além de gravar vídeos com resolução de 1080p. Soma pontos o botão de disparo, na lateral direita: o componente consegue deixar a câmera pronta para uso em dois segundos quando a tela de bloqueio está ativada, um período de tempo razoável.

Uma das vantagens de aparelhos grandes é o espaço disponível para baterias de maior capacidade. A Sony não fugiu à regra com o Xperia T2 Ultra Dual: o modelo conta com 3.000 mAh, o que deve ser suficiente para usar o smartphone com relativa intensidade o dia inteiro sem necessidade de recarga.

Xperia T2 Ultra Dual

Xperia T2 Ultra Dual

As demais especificações do Xperia T2 Ultra Dual incluem:

  • 8 GB de storage expansíveis com microSD de até 32 GB;
  • Wi-Fi 802.11n;
  • Bluetooth 4.0;
  • Câmera frontal de 1,1 megapixel capaz de gravar vídeos a 720p;
  • NFC;
  • 3G (ainda não se sabe se a versão com 4G será vendida no Brasil);
  • Android 4.3 Jelly Bean.

É claro que somente um teste mais elaborado poderá apurar a autonomia da bateria, assim como o desempenho do hardware e a qualidade da câmera do Xperia T2 Ultra Dual. Mas não se preocupe: já estamos com uma unidade do modelo em mãos e em breve publicaremos o review completo. É só aguardar ;)

Em mãos: Xperia T2 Ultra Dual, o smartphone com hardware intermediário e tela de 6 polegadas da Sony








Hackers atacam sistema de emails do Itamaraty

Posted: 27 May 2014 12:29 PM PDT

Os sistemas de emails e leitura de documentos do Itamaraty estão sofrendo ataques de hackers desde a semana passada e foram retirados do ar para evitar novos acessos indevidos. De acordo com o Itamaraty, malwares que chegaram por email foram instalados acidentalmente nos sistemas, permitindo o acesso a informações pessoais.

Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

O Itamaraty não diz se houve acesso a documentos sigilosos. A Folha de S.Paulo afirma que os hackers conseguiram atacar o Intradocs, um sistema interno de leitura de documentos. Isso permitiu que fossem vazados textos preparatórios da visita do vice-presidente Joe Biden ao Brasil durante a Copa do Mundo e o resumo da participação brasileira em uma cúpula de segurança nuclear, que aconteceu em março na Holanda.

O ataque ocorreu a partir de emails falsos enviados aos endereços @itamaraty.gov.br. Essas mensagens, que foram abertas por alguns diplomatas, possuíam anexos maliciosos que, quando executados, capturavam a senha do email. O Itamaraty pediu, na semana passada, que todos os funcionários alterassem suas senhas, mas o ataque hacker continuou.

Ainda não se sabe a quantidade de servidores afetados, nem que tipo de dados foram acessados. O ataque está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Com informações: Folha, Estadão.

Hackers atacam sistema de emails do Itamaraty








LG anuncia G3, um smartphone com tela de 2560×1440 pixels

Posted: 27 May 2014 11:48 AM PDT

A LG apresentou oficialmente na tarde desta terça-feira (27) a nova geração de seu smartphone topo de linha com Android. Sem tirar nem pôr, o LG G3 é tudo aquilo que vazou nos últimos dias, tendo como principal característica uma tela de 5,5 polegadas com uma resolução exageradamente alta, de 2560×1440 pixels.

lg-g3

Com resolução Quad HD, a tela IPS LCD do LG G3 tem quatro vezes a quantidade de pixels de uma tela HD e quase o dobro de uma Full HD, presente nos smartphones mais caros vendidos atualmente. A definição é de impressionantes 538 pixels por polegada. Mas para que serve uma densidade de pixels tão grande se nem temos conteúdo para isso e será quase impossível notar a diferença? Eu não sei e a LG não explica, mas a empresa tem lá seus méritos.

Assim como no antecessor, não há nenhum botão físico na parte frontal do LG G3, que é dominada pela tela: 76,4% da frente do aparelho é composta pelo display. O botão liga/desliga e o controle de volume estão localizados na parte traseira, que ganhou um acabamento à prova de marcas de dedos (uia!) que simula metal polido. Essa tampa é removível e dá acesso a uma bateria de 3.000 mAh. Ele pesa 149 gramas e tem 8,9 mm de espessura.

Esta é a nova interface da LG no G3

Esta é a nova interface da LG no G3

O resto das especificações de hardware é o seguinte:

  • SoC: Snapdragon 801, com processador quad-core de 2,5 GHz;
  • RAM: 2 GB ou 3 GB, dependendo do país;
  • Armazenamento interno: 16 GB ou 32 GB, dependendo do país (com entrada para microSD de até 128 GB);
  • Câmeras: 13 MP com estabilização óptica (traseira) e 2,1 MP (frontal).

Diz a LG que o G3 é o primeiro smartphone do mundo que possui câmera com foco automático por laser, uma tecnologia que permitirá ao usuário tirar fotos de maneira mais rápida que nos concorrentes. Funciona assim: o aparelho emite um feixe de laser que mede a distância entre o objeto e a câmera e usa as informações obtidas para focar rapidamente, inclusive em condições de baixa iluminação.

A interface do Android 4.4.2 KitKat ganhou um novo visual da LG, mais flat que nos smartphones anteriores da empresa, seguindo os passos da Microsoft, Apple e Samsung. De novidade no software, temos o Smart Notice, um assistente que suporta comandos de voz e lembra o usuário de fazer algumas ações, como retornar uma ligação recusada ou desinstalar aplicativos que estiverem ocupando muito espaço na memória.

Preços e datas de lançamento para o Brasil ainda não foram divulgados pela LG. Na Coreia do Sul, o LG G3 começa a ser vendido já nesta quarta-feira (28). No resto do mundo, o aparelho será lançado a partir de junho.

LG anuncia G3, um smartphone com tela de 2560×1440 pixels


Promessa da medicina, técnica de “animação suspensa” será testada em pessoas em breve

Posted: 27 May 2014 10:29 AM PDT

Uma pessoa gravemente ferida é levada ao hospital. Lutando contra o tempo, os médicos fazem com que o indivíduo praticamente “congele”, assim, eles podem preservar órgãos e reduzir as consequências de uma hemorragia enquanto tratam dos ferimentos. Ficção científica? Pode até ser, mas não por muito tempo no que depender de uma equipe do Hospital Presbiteriano de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos.

Um time de médicos liderado pelo Dr. Samuel Tisherman terá a missão de testar em humanos a técnica de “animação suspensa” que vem sendo pesquisada desde o ano 2000 pelo Dr. Peter Rhee. Tisherman e sua equipe preferem, na verdade, chamar o procedimento de EPR (sigla em inglês para “preservação de emergência e reanimação”) por entenderem que a primeira denominação tem forte ligação com a ficção. É como se eles quisessem dizer: “esta pesquisa é séria e está bastante avançada”.

Pode-se dizer que está mesmo. Embora complexa, a técnica foi testada em suínos pelo Dr. Peter Rhee e permitiu a estabilização e a recuperação de mais de 90% dos animais que foram submetidos a rompimentos importantes em artérias.

Animação suspensa

O EPR funciona, basicamente, da seguinte forma: o sangue do paciente é extraído temporariamente e substituído por uma solução salina fria; este procedimento faz com que a temperatura corporal caia para 10 graus Celsius, processo que leva cerca de 15 minutos; a pessoa passa então a não distribuir oxigênio pelo seu organismo por não ter sangue, muito menos estar respirando. O quase congelamento do seu corpo é que mantém as células vivas.

Não há nenhuma mágica aqui: os médicos explicam que, em condições normais, o cérebro suporta até 5 minutos sem oxigênio, mas em baixas temperaturas a atividade celular requer muito menos deste elemento. É por este motivo que é possível encontrar relatos de pessoas que caíram em lagos gelados, por exemplo, mas foram reanimadas com sucesso mais de meia hora depois do incidente.

A técnica dará aos médicos mais tempo para tratar os ferimentos e salvar a vida do paciente. Com o corpo da pessoa estando praticamente inanimado, em tese, fica mais fácil encontrar os órgãos feridos e aplicar os procedimentos cirúrgicos apropriados, uma vez que, durante a operação, os médicos podem ficar mais focados se não tiverem que se preocupar tanto com paradas cardíacas ou baixa saturação de oxigênio, por exemplo.

O mais importante, talvez, é que o EPR faz também com que o paciente não perca mais sangue e tenha que receber, se necessário, poucas bolsas de transfusão. No final do procedimento, seu sangue é bombeado de volta ao corpo e o seu coração, reanimado.

Funciona? É o que os médicos querem descobrir. A equipe do Dr. Tisherman pretende aplicar a técnica em dez pacientes que chegarem ao hospital com parada cardíaca causada por trauma e perda de pelo menos metade do seu sangue, situação onde as chances de óbito são altíssimas. A eficiência da técnica será medida a partir da comparação com os resultados de um grupo em condições similares tratado de maneira clássica.

Os médicos têm bons motivos para acreditar no sucesso dos testes. Nos experimentos feitos pelo Dr. Rhee, 90% dos porcos submetidos ao EPR sobreviveram, como já informado, enquanto que todos os animais que não passaram pela redução de temperatura faleceram.

Além disso, há tempos que a medicina conhece os benefícios da hipotermia induzida. A diferença é que as técnicas atuais – que utilizam gelo, por exemplo – são muito mais complexas e dão, em média, 45 minutos de tempo aos médicos para tratar do paciente; com o EPR, este período pode variar entre duas e quatro horas.

Com informações: CNET

Promessa da medicina, técnica de “animação suspensa” será testada em pessoas em breve








Com tela de 6 polegadas, Sony lança Xperia T2 Ultra Dual no Brasil por R$ 1.299

Posted: 27 May 2014 10:09 AM PDT

Se você achava que os smartphones de tela grande eram uma moda passageira, as fabricantes estão mostrando que não é bem assim. Depois da Nokia lançar o Lumia 1320, um Windows Phone gigante de 6 polegadas, foi a vez da Sony trazer ao Brasil o Xperia T2 Ultra Dual, com o mesmo tamanho de tela e preço sugerido menor: 1.299 reais.

O Xperia T2 Ultra Dual é um smartphone intermediário com algumas características de topo de linha. O chip é um Snapdragon 400, com processador quad-core de 1,4 GHz e GPU Adreno 305. Há 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD) e bateria de 3.000 mAh. Ele deve se destacar pela câmera, que possui sensor Exmor RS de 13 megapixels com filmagem em 1080p, mesmos números do antigo Xperia ZQ.

xperia-t2-ultra-dual

Com 6 polegadas, a tela é gigante, mas a resolução nem tanto: são apenas 1280×720 pixels, a mesma do concorrente Lumia 1320, que chegou ao país por 1.399 reais. Mesmo com um display enorme, a Sony até que conseguiu manter o Xperia T2 Ultra Dual relativamente fino (7,6 mm de espessura) e leve (173 gramas). A Sony diz que ele possui “ótima ergonomia para manuseá-lo com apenas uma mão”, mas isso é bem questionável.

Como o nome sugere, o Xperia T2 Ultra Dual suporta dois SIM cards. Isso é ótimo para quem quer economizar com ligações, mas pode ser ruim para o resto: é que a Sony tirou a conectividade 4G. O modelo internacional, com entrada para apenas um SIM card, possui LTE, inclusive compatível com a banda 7 usada no Brasil. Entramos em contato com a Sony para saber se esse modelo será vendido no nosso país e estamos aguardando uma resposta.

O Xperia T2 Ultra Dual já está sendo vendido no varejo brasileiro, com preço sugerido de 1.299 reais e Android 4.3 Jelly Bean de fábrica. Em março, a Sony começou a distribuir a atualização para o KitKat no modelo internacional.

Estamos com um Xperia T2 Ultra Dual em mãos e o review completo sai nos próximos dias.

Com tela de 6 polegadas, Sony lança Xperia T2 Ultra Dual no Brasil por R$ 1.299


Dell lança all-in-one de 23 polegadas custando a partir de R$ 2.899

Posted: 27 May 2014 09:17 AM PDT

A Dell lançou nesta terça-feira (27) o Inspiron 23 Série 5000, um computador all-in-one com tela de 23 polegadas e hardware atualizado com os processadores Intel Core de quarta geração. Com Windows 8.1, as máquinas estão sendo vendidas por preços a partir de 2.899 reais e possuem opção de tela sensível ao toque.Home Office with Inspiron 23 Touch AIO Desktop

Os all-in-one têm tela de 23 polegadas com painel IPS LCD e resolução de 1920×1080 pixels, sendo que o touchscreen capacitivo de 10 pontos é opcional e não está incluso em alguns modelos de base. Os computadores são parecidos com o Inspiron One 2330, mais baratos, mas que trazem a geração anterior de processadores da Intel e não podem ser configurados com a tela sensível ao toque.

Por 2.899 reais, o modelo mais barato do Inspiron 23 Série 5000 tem um preço até razoável, mas o hardware é bem simples: há processador dual-core Intel Core i3-4130 de 3,4 GHz, disco rígido de 5.400 RPM com capacidade de 1 TB e um único módulo de memória DDR3 de 4 GB. Esse modelo não possui tela sensível ao toque: se você fizer questão dessa funcionalidade, o preço sobe para 3.298 reais.
Inspiron 23 Touch AIO Desktop with Peripherals
O modelo mais avançado disponível no site da Dell custa 4.099 reais e traz um processador quad-core Core i7-4770s de 3,4 GHz, além de 8 GB de RAM, 1 TB de HD e touchscreen. Infelizmente, não há opções com SSD de fábrica ou mais de 8 GB de memória. A Dell diz em seu comunicado que é possível adicionar uma Radeon R7 A265 de 2 GB, placa de vídeo de baixo custo da AMD, mas essa opção não estava disponível até o momento desta publicação.

Todos possuem portas USB 2.0 e 3.0, entrada e saída de vídeo HDMI, saída de áudio, rede Gigabit Ethernet e leitor de cartões de memória SD, além de Wi-Fi e Bluetooth. Embora seja estranho comprar um computador sem esses periféricos, a Dell faz questão de destacar que mouse e teclado estão inclusos na caixa (ainda bem!). Mais informações estão na página da Dell.

Dell lança all-in-one de 23 polegadas custando a partir de R$ 2.899








Notation é um rápido app de notas para Windows que sincroniza com o Simplenote

Posted: 27 May 2014 05:01 AM PDT

Há alguns anos, quando precisava fazer anotações rápidas para despejar uma ideia fervilhando na cabeça ou mesmo guardar informações importantes para produzir um texto, eu usava o velho Bloco de Notas. Como isso gerou um número enorme de arquivos *.txt perdidos, acabei migrando para uma solução própria para isso, o Simplenote. Mas parece que dois brasileiros conseguiram criar um aplicativo de notas para Windows ainda melhor.

Notation é rápido e sincroniza com o Simplenote

Notation é rápido e sincroniza com o Simplenote

Desenvolvido pelo analista de sistemas Alison Robson, o Notation é um aplicativo bem simples para tomar notas. Ele não faz nada especial em relação a outros aplicativos do gênero: a caixa de texto, por exemplo, nem sequer exibe formatação. No entanto, essa simplicidade é proposital: o Notation é rápido e consome poucos recursos de hardware.

A ideia do Notation veio do Rodrigo Ghedin, editor-chefe do Manual do Usuário, que há quase dois anos escreveu um texto em seu blog pessoal descrevendo como seria o aplicativo ideal de notas para Windows.

A interface é inspirada no também simplório Notational Velocity, exclusivo para OS X, e algumas características bacanas foram mantidas, como teclas de atalho: basta teclar WinKey+N para chamar o aplicativo a qualquer momento e Ctrl+Shift+F para procurar uma nota (ou simplesmente Ctrl+F para fazer uma busca na nota que estiver aberta).

Apesar do Notation não exibir texto formatado, você pode escrever suas anotações em Markdown e exportá-las em HTML. Se você tiver uma conta no Simplenote, melhor ainda: as anotações são sincronizadas na nuvem e podem ser consultadas nos aplicativos do Simplenote para Android, iOS e Mac, ou até mesmo pela web.

Gratuito, o Notation é exclusivo para Windows e pode ser baixado na página oficial.

Notation é um rápido app de notas para Windows que sincroniza com o Simplenote