VWS

Postagens mais visitadas

Windows 8.1 Update já pode ser baixado gratuitamente (mais 5 notícias)

Windows 8.1 Update já pode ser baixado gratuitamente (mais 5 notícias)

Link to Tecnoblog

Windows 8.1 Update já pode ser baixado gratuitamente

Posted: 08 Apr 2014 02:26 PM PDT

Hora de atualizar seu sistema operacional! No mesmo dia em que o suporte ao Windows XP foi encerrado, o Windows 8.1 Update, anunciado na conferência BUILD na semana passada, foi disponibilizado para download. Para baixar, é só abrir a Windows Store e escolher a atualização, que é obrigatória para todo mundo que já baixou o Windows 8.1.

Ao considerá-la uma atualização obrigatória, a Microsoft quer dizer que não enviará novas atualizações para quem não a instalar. Essas pessoas também não terão a proteção do Windows Update para resolver automaticamente problemas na máquina. Em todo caso, é sempre bom manter a última atualização disponível instalada, já que elas também costumam corrigir problemas debaixo do capô, como bugs diversos e falhas de segurança.

As principais melhorias nessa nova versão são para quem não tem uma tela sensível ao toque, já que o sistema foi otimizado para uso com teclado e mouse. Há outras mudanças na interface, como o aparecimento da barra de tarefas quando o cursor passar pela parte inferior da tela em programas fullscreen e o botão de desligar na interface Modern/Metro, mais fácil de ser encontrado.

Listamos todas as principais mudanças aqui; o vídeo abaixo, divulgado na BUILD, explica algumas delas:

Além das mudanças que já vêm nesse update, em breve os usuários também receberão o menu Iniciar e aplicativos universais, que rodam em Windows de diversas plataformas com apenas uma licença e dados armazenados na nuvem. Essas atualizações ainda não têm data para chegar.

Windows 8.1 Update já pode ser baixado gratuitamente








O reboot em HD de Outcast, clássico dos jogos para PC, precisa da sua ajuda no Kickstarter

Posted: 08 Apr 2014 01:39 PM PDT

Em 1999, Outcast, jogo de ação/aventura com mundo aberto foi lançado para PC. Nele, você controlava Cutter Slade, um soldado da marinha americana que é levado junto com três cientistas para Adelpha, uma espécie de Terra paralela, para salvar a Terra que habitamos.

Na época de lançamento, foi muito elogiado pela imprensa especializada e trazia inovações tanto no gameplay quanto nos gráficos, mas acabou sendo meio esquecido nos anos que seguiram. Uma sequência até chegou a ser pensada, mas foi cancelada quando o estúdio responsável por seu desenvolvimento, Appeal, foi à falência.

Em julho do ano passado, os criadores do jogo, Yann Robert, Franck Sauer e Yves Grolet, readquiriram os direitos que estavam com a Atari e desde então prometem que farão um novo Outcast. Chegou a hora: o jogo pode sair, desde que consiga o financiamento mínimo no Kickstarter.

A promessa não é de uma continuação, mas de um remake do título em HD. Ao atingir a meta de 600 mil dólares, a equipe se compromete em desenvolver o jogo do zero, criando todos os cenários, objetos e personagens do zero, com resolução de 1080p e 60 frames por segundo, além de reconstruir as animações do protagonista, controles, posições de câmera e tudo o mais.

Eles liberaram um screenshot para ter uma ideia de como vai ficar. Esse é o original:

b7013cae857da7a8cdf74c7b0f0513c9_large

E esse, um protótipo que ainda não está finalizado (ou seja, a versão comercial será melhor que esse screenshot):

f20712ecf657c24ee4eb53def3b3608c_large

Não se trata de uma continuação, mas um reboot do jogo. É a mesma história, com gráficos e mecânicas atualizados. Os criadores explicam que, para fazer uma sequência, as expectativas seriam tão altas que seria impossível financiá-lo agora. A ideia é pedir ajuda dos fãs de Outcast para esse primeiro jogo, com a expectativa que ele traga novos fãs para a comunidade. Então, depois do lançamento do reboot, se houver interesse, pode ser que uma continuação seja feita.

O primeiro stretch goal é de 750 mil dólares e levará o jogo também para Mac e Linux, além de melhorar as animações de todos os personagens e trazer uma nova missão. Com 950 mil dólares arrecadados, o jogo ganha suporte a DirectX 11 e grandes melhorias gráficas. Os próximos stretch goals prometem compatibilidade com óculos de realidade virtual e o jogo na oitava geração de consoles.

O financiamento vai até o dia 7 de maio e, a partir de 20 dólares, já é possível obter uma cópia digital dele.

O reboot em HD de Outcast, clássico dos jogos para PC, precisa da sua ajuda no Kickstarter








Descanse em paz: chega ao fim o suporte ao Windows XP

Posted: 08 Apr 2014 12:30 PM PDT

Diversos adiamentos fizeram com que o seu ciclo de vida durasse quase 13 anos, mas o fim sempre chega: hoje, 8 de abril de 2014, a Microsoft deixa oficialmente de dar suporte ao Windows XP, assim como ao Office 2003. Esta versão se junta, portanto, ao hall de produtos que se destacaram na história da Microsoft, ao lado de nomes como Windows 3.1 e Windows 95.

Bill Gates no lançamento do Windows XP em outubro de 2001

Bill Gates no lançamento do Windows XP em outubro de 2001

O fim do suporte não significa que o Windows XP parará de funcionar assim, do nada, mas que a Microsoft não oferecerá mais updates de segurança, atualizações para drivers de hardware, implementação de novos protocolos, etc. Na prática, isso quer dizer que, a partir de agora, vulnerabilidades não serão corrigidas, não haverá compatibilidade com novas tecnologias (pelo menos não por parte da Microsoft), não será possível reclamar de bugs, enfim.

A intenção inicial Microsoft era a de encerrar o suporte ao Windows XP no início de 2009, um pouco antes da chegada do Windows 7. A resistência ao Windows Vista – em parte, por conta do seu “peso” para os padrões de hardware da época – foi um dos fatores que fizeram com que a Microsoft atendesse aos pedidos do mercado e prorrogasse o suporte.

Mas este é apenas o menor dos motivos. O fato é que o Windows XP se mostrou um sistema muito estável e versátil, rodando relativamente bem até em máquinas mais modestas. Nascida no Windows NT, a sua arquitetura, que gerencia melhor a memória RAM e suporta o eficiente sistema de arquivos NTFS, por exemplo, reduziu sensivelmente as temíveis telas azuis, os travamentos inexplicáveis e as reinicializações tão frequentes nas versões anteriores do Windows.

Deu no que deu: o Windows XP entrou pela porta da frente nas residências, acompanhando o crescente e acelerado interesse das pessoas em terem acesso à internet em casa e, principalmente, tomou conta de escritórios e afins. Não é à toa que o Bliss, aquele wallpaper do gramado verde com céu azul que se transformou no símbolo do Windows XP, é tido como uma das imagens mais vistas da história.

Windows XP com o Bliss, seu wallpaper padrão

Windows XP com o Bliss, seu wallpaper padrão

Para os usuários domésticos que ainda permanecem com o Windows XP, a migração de sistema tende a não ser tão “dolorosa": máquinas que rodam esta versão têm alguns anos de uso e as pessoas sabem que uma hora ou outra será necessário trocar de computador, tal como elas fazem com a TV, com a geladeira e com o carro de tempos em tempos.

O problema mesmo vai ser no segmento corporativo: ainda há muitos PCs por aí rodando Windows XP para manter compatibilidade com sistemas antigos ou simplesmente porque trocar um parque de máquinas gigantesco é trabalhoso e custoso. O exemplo mais preciso desta situação vem dos caixas eletrônicos: no início de 2014, 95% dos terminais espalhados pelo mundo ainda rodavam esta versão.

Caixa eletrônico com Windows XP

Windows XP: resistindo bravamente em 95% dos caixas eletrônicos

Para os casos mais “dramáticos”, há ainda um último recurso: pagar uma pequena fortuna à Microsoft para continuar obtendo suporte direcionado. É o que o governo da Inglaterra irá fazer. Mas, mesmo nestes casos, a migração será apenas uma questão de tempo.

Dá para dizer que o Windows XP está se aposentando em grande estilo: foram mais de 1 bilhão de licenças comercializadas (sem contar as versões pirateadas) no mundo todo, um ciclo de vendas que durou de 2001 a 2010 e pelo menos sete variações – incluindo o controverso Windows XP Starter Edition – que o fizeram estar presente em vários dispositivos, incluindo os chamados tablets-PCs.

Aos saudosistas de plantão, a Microsoft deixa uma carta de despedida do Windows XP e disponibiliza para download o icônico papel de parede Bliss.

Descanse em paz: chega ao fim o suporte ao Windows XP








Netflix inicia transmissões em 4K com House Of Cards

Posted: 08 Apr 2014 11:02 AM PDT

Em janeiro, o Netflix prometeu que a segunda temporada de House Of Cards seria transmitida em 4K. Antes disso, em novembro, já havia alguns filmes com essa resolução em teste. Agora, a coisa começou de verdade: o serviço de streaming está transmitindo a série (e alguns outros vídeos) em 4K.

Por enquanto, somente TVs com resolução 4K que tenham Netflix e o decoder HEVC/H.265 embutido poderão acessar o conteúdo, o que já restringe bastante o acesso. Como o CNET comenta, boa parte das TVs anunciadas na CES deste ano têm esse decoder e estão começando a ser vendidas agora. Um porta-voz da empresa disse ao Multichannel que a transmissão em 4K “está disponível em todos os lugares em que o Netflix estiver disponível”.

ht_house_of_cards_nt_130211_wg

Segundo o site britânico HDTv Test, que foi surpreendido por House Of Cards em 4K durante um teste de uma TV da Samsung, a resolução tem seu auge mesmo nas cenas mais coloridas, quando os detalhes ficam em evidência e visivalmente melhores que na resolução normal. Nas escuras, não há tanta diferença.

Além de House Of Cards, o Netflix tem alguns documentários sobre a natureza nessa resolução em seu catálogo e prometeu que Breaking Bad e outras séries originais serão entregues em 4K num futuro próximo. No entanto, até o fim do ano, ainda deve ser bem limitado o catálogo com a resolução mais alta.

Netflix inicia transmissões em 4K com House Of Cards








Interface “estilo Facebook” do Twitter é oficial

Posted: 08 Apr 2014 08:38 AM PDT

Lembra daquela interface que remete a serviços como Facebook, Pinterest e Google+ que o Twitter andou testando em fevereiro deste ano? Se, assim como este que vos escreve, você achou que a empresa não levaria a ideia adiante, saiba que este novo visual começou a ser implementado hoje (08) e chegará a todas as contas nas próximas semanas.

Nova interface do Twitter

Em comum com o layout atual, a nova interface possui apenas a barra fixa superior. No resto, quanta diferença: uma capa no topo semelhante à adotada pelo Google+ e pelo Facebook, números do perfil (quantidade de seguidores, de tweets e afins) logo abaixo e melhor aproveitamento do espaço da tela com o uso de três colunas em vez de duas.

A coluna da esquerda mostra uma foto de perfil maior seguida da descrição do usuário e de seu arquivo de fotos ou vídeos. Os trending topics foram movidos para a coluna da direita, assim com as sugestões de perfis para seguir.

Na coluna central é que ficam os tweets que, ao contrário do estilo “cartões” testado em fevereiro, continuam sendo exibidos de maneira linear. A vantagem é que as imagens e vídeos que acompanham as mensagens agora são exibidas com muito mais destaque.

Há também novidades funcionais: com a nova interface, o usuário poderá fixar determinados tweets no topo de sua timeline, ter as mensagens com maior engajamento aparecendo com mais destaque em sua conta, além de poder selecionar que tipo de conteúdo visualizar nos perfis que visitar – apenas tweets com fotos e vídeos, por exemplo.

É, sem dúvida, a mudança mais radical do Twitter desde o seu início. Os usuários mais tradicionais provavelmente irão estranhar ou mesmo desaprovar a nova interface, mas o fato é que o serviço realmente precisa de uma postura agressiva para continuar relevante: um levantamento publicado no final do mês passado mostra que o número de perfis inativos no Twitter vem crescendo progressivamente, da mesma forma que a média de tweets por usuário vem caindo.

O maior destaque a fotos e vídeos, assim como a gigantesca capa no topo da nova interface podem ajudar o Twiter a conquista novos usuários, especialmente os mais jovens, que costumam ser mais ativos nas redes sociais.

Nova interface do Twitter

Se a ideia dará certo, só esperando para descobrir. Ao menos o Twitter seguiu com o hábito de não implementar a mudança de uma vez só, o que deve ajudar nos últimos ajustes, a fazer os usuários mais assíduos se acostumarem aos poucos com a ideia e, se for o caso, desistir do novo padrão afetando o mínimo de usuários possível.

Contas criadas no Twitter a partir de hoje já contarão com a nova interface. Entre os perfis já existentes, a implementação será progressiva, com apenas um “seletíssimo” grupo recebendo a novidade hoje, entre eles @gilbertogil (Gilberto Gil), @flotus (Michelle Obama) e @weezer (Banda Weezer). Alguns usuários não-ricos e famosos também foram escolhidos para fazer parte dos early adopters e já a receberam.

Vale destacar que a nova interface afeta somente a versão Web. Os aplicativos oficiais do Twitter continuam como estavam, pelo menos por enquanto.

Interface “estilo Facebook” do Twitter é oficial








Video mostra como estão o desenvolvimento e os protótipos do Project Ara

Posted: 08 Apr 2014 08:27 AM PDT

Com uma conferência para desenvolvedores marcada para os dias 14 e 15 deste mês, pode-se esperar que o Project Ara, smartphone modular imaginado pela Phonebloks, startup que agora faz parte do Google, esteja bem perto de chegar à sua primeira versão. Para mostrar isso, a empresa liberou na última semana um vídeo que mostra a quantas anda o projeto e apresenta a equipe.

O vídeo mostra que os componentes personalizáveis do Ara ficarão presos à parte principal por ímãs eletro-permanentes. O funcionamento desses ímãs é controlado por um app no smartphone; então, quando quiser fazer algum upgrade, é possível fazê-lo sem ajuda especializada. O app é bem simples, com uso intuitivo, pensando em quem nunca teve um smartphone na vida.

As pecinhas personalizáveis serão impressas em 3D graças a uma parceria com a empresa 3D-Systems e há vários designs já desenvolvidos para deixar o aparelho bonito: as peças ficam “expostas”, sem uma capinha protetora, então a identidade visual dele fica a cargo delas.

No mês passado, o Google anunciou que espera vender o Ara a partir de 50 dólares, sendo esse o preço do primeiro “pedaço”, que viria com tela e Wi-Fi. No entanto, o valor ainda não está confirmado, assim como uma data para que ele chegue às lojas, mas se espera que seja no começo de 2015.

Com informações: Tech Time

Video mostra como estão o desenvolvimento e os protótipos do Project Ara