VWS

Postagens mais visitadas

Tudo o que você precisa saber sobre o Windows Phone 8.1 (mais 7 notícias)

Tudo o que você precisa saber sobre o Windows Phone 8.1 (mais 7 notícias)

Link to Tecnoblog

Tudo o que você precisa saber sobre o Windows Phone 8.1

Posted: 03 Apr 2014 03:04 PM PDT

windows-phone-8-1

Durante mais uma edição da Build, conferência anual da Microsoft voltada para desenvolvedores, a empresa apresentou oficialmente o Windows Phone 8.1. O aumento tímido no número da versão pode dar a entender o contrário, mas há inúmeras novidades: em vários pontos, podemos considerar esta uma mudança ainda maior que na época da transição do Windows Phone 7.5 para o 8.0.

Entre as novidades do Windows Phone 8.1, temos uma assistente pessoal, uma central de notificações, mais opções para personalizar a interface e novas funcionalidades que certamente serão muito úteis no dia a dia. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a próxima grande atualização da plataforma móvel da Microsoft.

Cortana, a assistente pessoal do Windows Phone

Cortana aceita comandos de voz e texto

Cortana aceita comandos de voz e texto

A novidade que mais ocupou o tempo da longa apresentação de três horas da Microsoft certamente foi a Cortana. Este é o nome da personagem com inteligência artificial da franquia Halo, mas também é assim que se chamará a assistente pessoal do Windows Phone. Além de responder perguntas e aceitar comandos de voz, a Cortana tem a capacidade de aprender quais são os interesses do usuário para fornecer sugestões personalizadas.

Os principais recursos dos outros assistentes também estão na Cortana: é possível encontrar restaurantes próximos, informar-se sobre o tempo, adicionar um evento ao calendário, configurar o alarme ou descobrir a idade de um famoso, por exemplo. Uma característica legal é que você pode fazer as perguntas tanto falando quanto digitando, caso não queira fazer barulho; nesse segundo caso, a Cortana também não usará a voz para responder.

A Cortana funciona como uma secretária e alguns recursos lembram o Google Now. Por meio de emails de confirmação, a Cortana consegue descobrir qual o seu próximo voo e mostrará informações úteis, como o horário, o tempo estimado até o aeroporto e o cartão de embarque, por exemplo. Ela também pode analisar sua rotina diária e passar a informar quanto tempo você levará para chegar em casa ou ao trabalho.

Como uma secretária, a Cortana tem uma espécie de caderninho onde guarda informações sobre você, como seus interesses pessoais e as pessoas com quem mais conversa. O próprio usuário pode incluir alguns dados, como um horário de silêncio, período no qual a Cortana silenciará notificações, para que você não seja incomodado com ligações de estranhos enquanto estiver dormindo.

Ela é proativa e tem um caderninho para guardar informações sobre você

Ela é proativa e tem um caderninho para guardar informações sobre você

Uma função interessante da Cortana são os lembretes de pessoas. Isso significa que você pode solicitar à Cortana que lembre-o de pedir de volta os 50 reais emprestados na próxima vez que conversar com seu amigo, por exemplo. Além de ser algo bacana (e útil), isso mostra que a Cortana está integrada de maneira profunda ao Windows Phone — estou curioso para descobrir o que a Microsoft trará de novo nas próximas versões.

windows-phone-cortana

Outro exemplo da forte integração da Cortana com o Windows Phone é o suporte a aplicativos de terceiros. Claro, isso depende da boa vontade dos desenvolvedores, mas permitirá que o usuário assista a um filme específico na Netflix, envie um tweet com o aplicativo do Twitter ou converse com alguém no Skype através de vídeo apenas enviando um comando para a Cortana. É um nível de integração que Siri e Google Now, mais antigos, ainda não possuem.

A parte negativa de tudo isso é a falta de suporte ao português. A Cortana será lançada inicialmente em estágio beta, apenas para usuários do Windows Phone nos Estados Unidos. A Microsoft prometeu lançar a assistente pessoal no Reino Unido e na China no segundo semestre do ano, enquanto o resto dos países receberá a novidade apenas em 2015. Procurada pelo Tecnoblog, a Microsoft não confirmou se o português estará entre os idiomas suportados.

Uma central de ações para reunir configurações e notificações

Tem central de notificações? Tem sim, senhor.

Tem central de notificações? Tem sim, senhor.

Um recurso presente em outras plataformas há anos, mas que boa parte dos usuários do Windows Phone jurava que não fazia falta, é a central de notificações. A Central de Ações reúne em uma única tela as notificações geradas pelos aplicativos instalados no smartphone, eliminando a necessidade de ficar consultando as Live Tiles na tela inicial que, por falta de espaço, muitas vezes não forneciam nenhuma informação relevante.

Como as notificações de todos os aplicativos instalados no smartphone ficarão concentradas em uma única tela, isso significa que não será mais necessário fixar aplicativos na tela inicial para descobrir se há mensagens novas no WhatsApp ou se alguém mencionou você no Facebook, por exemplo. A Central de Ações exibirá informações mais detalhadas, como uma lista com os nomes dos contatos e os assuntos dos últimos emails recebidos. Ela também mostrará discretamente a porcentagem de bateria e a data.

Além de reunir as notificações, a tela exibe botões para fazer ajustes rápidos, como ativar ou desativar Wi-Fi, Bluetooth, modo avião e compartilhamento de internet. Esses botões podem ser alterados nas configurações do sistema: se preferir, você pode colocar atalhos para mudar o brilho da tela, conectar-se a um VPN ou projetar sua tela — uma das novidades do Windows Phone 8.1, inclusive, é o suporte ao espelhamento de tela com Miracast.

Mais liberdade para mudar o visual

Quando o assunto é personalização, o Windows Phone sempre foi um sistema operacional bastante fechado. O máximo que se conseguia fazer era mudar a cor das Live Tiles e a cor de fundo das telas, além de colocar uma imagem bacana como plano de fundo na tela de bloqueio. Isso mudou significativamente no Windows Phone 8.1.

Três colunas para todo mundo e tela de bloqueio mais personalizável

Três colunas para todo mundo e tela de bloqueio mais personalizável

As novidades começam ainda na tela de bloqueio, que ganhou temas personalizados. Agora, além de poder alterar a imagem de fundo e os contadores de itens não lidos dos aplicativos, será possível mudar as fontes e até mesmo as animações da tela. A Microsoft ainda não se alongou muito sobre o assunto, limitando-se a dizer que os usuários terão uma grande variedade de temas à disposição.

Na tela inicial, a boa novidade para os que estavam enjoados de cores sólidas é que será possível colocar uma imagem como fundo das Live Tiles. Ou quase isso: na verdade, os blocos dinâmicos ficarão transparentes e revelarão a foto que está na camada de trás. Alguns aplicativos continuam com suas próprias cores de fundo, como o Skype e o Office.

Para quem possui muitas Live Tiles na tela inicial ou quer aproveitar melhor o espaço, será possível ativar um modo de alta densidade para incluir uma terceira coluna de blocos dinâmicos. Na verdade, esse modo já existia no Windows Phone desde o ano passado, mas era exclusivo para aparelhos com telas de 5 polegadas ou mais, caso do gigante Lumia 1520.

Joe Belfiore, vice-presidente de Windows Phone, mostra a nova tela inicial do Windows Phone 8.1

Joe Belfiore, vice-presidente de Windows Phone, mostra a nova tela inicial do Windows Phone 8.1

De olho no consumo de dados, armazenamento e bateria

Data Sense é o recurso que monitora a quantidade de dados gastos em determinado período, tanto por Wi-Fi quanto pela rede da operadora, e estará disponível para todos os aparelhos com Windows Phone 8.1. Ele é um velho conhecido de proprietários de Lumias e ajuda os clientes que possuem planos de dados muito limitados a se controlarem. Como o Data Sense também mostra os dados trafegados por aplicativo, você pode descobrir qual é o guloso que está consumindo toda a franquia.

O Windows Phone 8.1 diminui o consumo de dados através de três recursos. Quando o Data Sense detecta que você está perto do limite da franquia, o smartphone passará a priorizar o Wi-Fi para poupar o plano de dados. Há também um modo de economia que comprime as imagens ao navegar na web, diminuindo o consumo. Por fim, a Microsoft incluiu um interessante recurso chamado Wi-Fi Sense.

bateria-dados-espaco-windows-phone

O Wi-Fi Sense funciona assim: quando você estiver perto de uma rede Wi-Fi gratuita, conhecida e protegida, o Windows Phone poderá fazer a conexão automaticamente. Com o recurso, não será mais necessário pedir a senha do Wi-Fi do restaurante para o garçom (ou consultar o Foursquare). Além disso, você poderá compartilhar sua rede com contatos selecionados sem divulgar sua senha.

Outros dois recursos úteis são o Storage Sense e o Battery Saver. O Storage Sense mostra quanto espaço você está consumindo no smartphone e permite escolher em qual unidade quer guardar fotos, músicas e aplicativos (armazenamento interno ou cartão de memória). Já o Battery Saver possui um modo de economia de energia e lista os aplicativos que estão gastando mais bateria, para que você pense mais uma vez se realmente precisa deles.

Novidades úteis no dia a dia

Há muitas pequenas novidades no Windows Phone 8.1 que farão a diferença no dia a dia. A mais interessante provavelmente é o novo teclado Word Flow, que está com o mesmo visual do antigo, mas agora permite digitar deslizando o dedo, em vez de apertar tecla por tecla. De acordo com a Microsoft, o Word Flow é o teclado mais rápido do mundo, desbancando em oito segundos o recorde anterior do Guinness, feito em um Galaxy S4 com Swype.

Word Flow: o teclado do Windows Phone, agora com gestos

Word Flow: o teclado do Windows Phone, agora com gestos

Outras novidades são as seguintes:

  • Uma ligação telefônica pode ser transformada em uma chamada em vídeo no Skype com um toque;
  • O calendário possui visualização semanal e exibe a previsão do tempo de cada dia para você se programar melhor;
  • Os players de música e vídeo se tornaram independentes. Eles também servem para fazer streaming de músicas no Xbox Music e alugar filmes no Xbox Video;
  • Novo aplicativo nativo de podcasts, que funciona em todos os países, permite se inscrever em qualquer podcast com feed RSS e possui ferramenta de busca;
  • Hub Pessoas aproveita melhor o espaço, exibe fotos grandes do Facebook e se integra a aplicativos de redes sociais de terceiros;
  • Aplicativo nativo de câmera tem modo de disparo contínuo;
  • Internet Explorer 11 com modo de leitura e navegação privada;
  • Controles individuais de volume para mídia e notificações;
  • Suporte para botões de navegação virtuais (voltar, início e pesquisar). O primeiro Windows Phone sem botões físicos na frente é o Lumia 630.

Tudo integrado

No ano passado, a Microsoft anunciou a maior reestruturação interna de sua história, apelidada de One Microsoft, para unir as equipes e integrar melhor seus produtos, como parte da transição de uma empresa de software para uma empresa de serviços. Percebemos alguns sinais dessas mudanças nos últimos meses, mas foi durante a Build que as intenções ficaram realmente claras.

O Windows Phone 8.1 usa os servidores da Microsoft para sincronizar configurações entre todos os dispositivos Windows. Se você mudar a cor fundo de tela no smartphone, em alguns segundos o mesmo ocorrerá no desktop, por exemplo. Senhas de redes Wi-Fi digitadas no notebook podem ser sincronizadas com o smartphone, o que poupa tempo. O Internet Explorer 11, por sua vez, exibe as mesmas abas e favoritos que estão no computador de casa.

windows-universal-apps

Mas o ponto chave dessa mudança são os aplicativos universais para Windows: o mesmo aplicativo poderá rodar no smartphone com Windows Phone, no tablet com Windows RT, no desktop com Windows 8 e no Xbox One, com interfaces adaptadas para cada tipo de tela. Isso poupa tempo significativo no desenvolvimento e faz com que todo o ecossistema da Microsoft seja beneficiado, fortalecendo a variedade de aplicativos em todas as plataformas.

Com aplicativos universais, os dados armazenados na nuvem, as compras in-app e as notificações serão sincronizados entre dispositivos. Além disso, você poderá pagar apenas uma vez para ter o mesmo aplicativo em todos os dispositivos — no entanto, o desenvolvedor pode optar por cobrar uma nova taxa do usuário para a instalação do aplicativo em um dispositivo de categoria diferente, se assim desejar.

Quando chega?

Nokia Lumia 930 é o primeiro topo de linha com Windows Phone

Nokia Lumia 930 é o primeiro topo de linha com Windows Phone

Quem possui um aparelho com Windows Phone 8.0 poderá atualizar para a nova versão nos próximos meses. A Nokia confirmou que todos os seus smartphones, do Lumia 520 de menos de 400 reais ao Lumia 1520 de 2.600 reais, receberão a atualização. Nem a Microsoft e nem a Nokia se arriscaram em divulgar datas mais precisas, já que a liberação também depende da aprovação das operadoras.

Os três primeiros smartphones com Windows Phone 8.1 instalado de fábrica são o Lumia 630, Lumia 635 e Lumia 930. Eles começam a ser vendidos em alguns países em maio. Desenvolvedores registrados terão acesso antecipado e poderão atualizar seus aparelhos atuais para o Windows Phone 8.1 ainda na primeira quinzena de abril.

Vídeo: Joe Belfiore, vice-presidente de Windows Phone, mostra as principais novidades em 16 minutos

Imagens: Microsoft e Nokia.

Tudo o que você precisa saber sobre o Windows Phone 8.1


    






Meio shooter, meio tower defense, Sev Zero será o primeiro exclusivo para o Amazon Fire TV

Posted: 03 Apr 2014 02:54 PM PDT

A Amazon lançou ontem a Fire TV, aparelho que realiza streaming de mídias digitais e também ganhará jogos e joysticks exclusivos. Apesar de já ter uma versão de Minecraft garantida, a plataforma recebeu o título de seu primeiro exclusivo: Sev Zero, um misto de jogo de tiro e tower defense, numa vibe sci-fi.

O jogo será produzido pela Amazon Game Studios, braço da Amazon que existe desde 2012, e fará o jogador encarar ondas de inimigos, utilizando-se do aplicativo Sev Zero: Air Support, um companion app que lança canhões pela touchscreen de smartphones e tablets.

Apesar de não parecer muito diferente do que já temos hoje em dia, a descrição feita pela Amazon parece crocante, veja só:

“A Terra é ameaçada por espécies de aliens, os Ne’ahtu. No início do século 22, os Ne’ahtu infectaram a energia da Terra com um vírus de computador que desativa as defesas do planeta. Antes que os Ne’ahtu conseguissem atingir seu objetivo, o prodígio da computação Amy Ramanujan neutralizou o vírus alienígena e salvou o planeta. Agora, os Ne’ahtu estão de volta e o Dr. Ramanujan está tentando prevenir uma outra invasão da Terra. Enquanto transita entre torres (para lançar vários mísseis e granadas) e combates cara-a-cara (para atacar com armas de fogo), a missão do jogador é se unir ao Dr. Ramanujan e defender a Terra dos Ne’ahtu”.

sev-zero

Sev Zero será vendido por US$ 7, mas, caso o jogador compre o gamepad do Fire TV, o game o acompanhará gratuitamente.

Outros títulos que serão lançados gratuitamente para a FireTV são:

  • Despicable Me: Minion Rush – Gameloft
  • The Walking Dead: The Complete First Season (primeiro episódio gratuito) – Telltale Games
  • Hungry Shark Evolution – Future Games of London
  • Asphalt 8: Airborne – Gameloft
  • Deer Hunter 2014 – Glu Mobile
  • Hill Climb Racing – Fingersoft
  • Riptide GP2 – Vector Unit
  • Bingo Blitz – Buffalo Studios
  • Reaper – Hexage
  • Stickman Downhill – Djinnworks
  • Big Win Slots – Mobile Deluxe
  • Into the Dead – PikPok
  • PBA Bowling Challenge – Concrete Software
  • Badland – Frogmind
  • Stickman Base Jumper – Djinnworks
  • Dead Trigger 2 – Madfinger Games
  • Zen Pinball HD – Zen Studios
  • Sonic CD – Sega
  • Dead on Arrival 2 – N3V Games
  • Voodoo Whisperer – Gogii Games
  • Dead System – Animoca
  • Clarc Lite – Hahn Film AG
  • Vendetta Online – Guild Software
  • Arc Squadron: Redux – Psyonix Studios

Meio shooter, meio tower defense, Sev Zero será o primeiro exclusivo para o Amazon Fire TV


    






Microsoft cria fundação para promover software de código aberto

Posted: 03 Apr 2014 02:29 PM PDT

Embora não seja a primeira vez, para muita gente é estranho pensar na Microsoft se envolvendo com código-fonte aberto, mas a mais recente iniciativa da companhia, a .NET Foundation, visa justamente promover software do tipo com sua tecnologia. De quebra, o primeiro projeto da fundação já está disponível: o Roslyn, compilador para C# e Visual Basic .NET, foi liberado sob uma licença Apache.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), segundo dia da conferência para desenvolvedores Build. No evento, a Microsoft explicou que a .NET Foundation deverá atuar principalmente como uma espécie de repositório de projetos abertos baseados em .NET, algo aparentemente similar ao trabalho que a Fundação Apache executa.

O Roslyn poderá dar uma ajudinha neste sentido. Além de gerar executáveis a partir de fontes em C# ou Visual Basic .NET, o programa oferece, por exemplo, APIs que podem facilitar a adaptação do compilador para uso em outras plataformas, o que, em tese, deve atrair mais desenvolvedores.

.Net Foundation

Mas o Roslyn é apenas um de 24 projetos que estão sob o teto da .NET Foundation. Entre os demais, há um kit de desenvolvimento para o Windows Phone e uma API para Hadoop (a ferramenta mais conhecida para projetos de Big Data), por exemplo. Ali também há várias bibliotecas .NET, vale destacar.

Nesta fase inicial, a .NET Foundation será gerida por um grupo que tem entre seus líderes Miguel de Icaza, desenvolvedor que, entre outros projetos, ficou conhecido por ser um dos criadores do ambiente gráfico Gnome.

E esta não é a uma única iniciativa de software aberto tratada na Build 2014: a Microsoft anunciou ainda a liberação da WinJS, biblioteca de códigos em JavaScript, sob a licença Apache 2.0.

Com informações: TechCrunch

Microsoft cria fundação para promover software de código aberto


    






Brendan Eich renuncia ao cargo de CEO da Mozilla após ser acusado de homofobia

Posted: 03 Apr 2014 01:21 PM PDT

Durou pouco mais de uma semana a permanência de Brendan Eich no cargo de CEO da Mozilla. Depois de numerosas manifestações contrárias à sua posição à frente da organização em virtude de sua (aparente) postura homofóbica, o executivo renunciou ao posto nesta quinta-feira (3). O anúncio foi feito por Mitchell Baker, chairwoman da Mozilla.

As manifestações “anti-Brendan Eich” aconteceram inicialmente em 2012, mas voltaram à tona com o anúncio do executivo para o posto máximo da Mozilla. No referido ano, tornou-se pública a informação de uma doação de US$ 1.000 que Eich fez em 2008 à “Prop 8″, uma iniciativa da Califórnia, nos Estados Unidos, que virou lei e impede o casamento entre pessoas do mesmo sexo naquele estado.

Para muita gente, uma entidade com propósitos tão abertos quanto a Mozilla não pode ser liderada por alguém com este tipo de postura. Como consequência, vimos nos últimos dias desenvolvedores e ex-colaboradores da Mozilla se manifestando contra Brendan Eich, protestos como o promovido pelo site de relacionamentos OkCupid e até petições online defendendo a renúncia do executivo.

Brendan Eich: CEO por uma semana

Brendan Eich: CEO por uma semana

Em suas manifestações a respeito do assunto, Eich tentou manter suas convicções pessoais longe dos interesses da Mozilla, dizendo, por exemplo, que ele se compromete a assegurar que organização continue sendo um lugar que acolhe a todos, independente de orientação sexual, raça, religião e outros aspectos.

Mas não teve jeito: a repercussão do assunto alcançou proporções tão grandes que a direção da Mozilla (incluindo o próprio Eich, aparentemente) decidiu reaver o cargo antes que o estrago se torne maior e, talvez, irreversível. ”Sabemos que as pessoas estão magoadas e com raiva e elas estão certas”, argumenta Baker no comunicado.

A despeito do ponto de vista dos que defendiam ou eram contrários à permanência do executivo no cargo de CEO, o desfecho desta história é, nas palavras da própria Mozilla, “doloroso”: além de ser conhecido como o “pai do JavaScript”, Brendan Eich esteve envolvido com a organização desde o seu início e, portanto, a sua longa experiência era tida como valiosa para o futuro do Firefox e dos demais projetos da entidade.

De acordo com Mitchell Baker, a Mozilla ainda está discutindo quem será o seu novo líder. Ainda não está claro se Brendan Eich continuará tendo alguma participação na organização.  A assessoria de imprensa da Mozilla afirmou que a empresa não dará entrevistas.

Brendan Eich renuncia ao cargo de CEO da Mozilla após ser acusado de homofobia


    






Este impressionante robô-canguru é capaz de recuperar energia ao saltar

Posted: 03 Apr 2014 09:45 AM PDT

Robôs baseados na anatomia de animais não são novidade. A Boston Dynamics, por exemplo, já criou máquinas inspiradas em cães e felinos que, de tão incríveis, fizeram a empresa ser comprada pelo Google no ano passado. A alemã Festo também tem experiência no assunto e a sua última criação é bastante inusitada: um “robô-canguru”.

BionicKangaroo

A companhia batizou a sua obra de BionicKangaroo. E não é apenas o visual externo que remete a um canguru, mas principalmente o seu complexo sistema de engrenagens e cilindros que se baseia na concepção locomotora do animal.

Como consequência, o robô pode saltar até 40 cm na vertical e até 80 cm na horizontal. É verdade que isso o faz “apanhar” de um canguru de carne e osso – um animal adulto da espécie pode elevar-se a cerca de 2,5 metros -, mas não é nada mal se levarmos em conta as medidas do “brinquedo”: corpo com altura de 1 metro (incluindo a cauda) e peso de 7 quilos (considerando a bateria).

BionicKangaroo

Basicamente, o BionicKangaroo conta com uma espécie de tendão principal em cada pata. Em cada salto, estes tendões são tensionados ao mesmo tempo em que o robô se inclina para frente para deslocar o seu centro de gravidade. Quando o ângulo desejado para o salto é alcançado, cilindros pneumáticos liberam os tendões fazendo o BionicKangaroo pular.

No salto, quando o robô ainda está no ar, as patas são direcionadas para frente de forma, que no pouso, os tendões possam ser tensionados novamente e de maneira imediata. Juntando este processo à energia cinética formada pelo movimento, o BionicKangaroo pode então dar um novo salto tão logo pouse. Este esquema de recuperação de energia aumenta consideravelmente a sua autonomia, embora a empresa não tenha especificado quanto.

BionicKangaroo

Durante todo o procedimento, a cauda do robô se mantém elevada sob determinados ângulos para compensar o equilíbrio, tal como acontece com um canguru de verdade. É isto que faz com que o robô não caia e possa dar um salto imediatamente após o outro.

Também chama a atenção a forma de controle proposta pela Festo. Com um bracelete especial colocado em seu braço, uma pessoa pode fazer movimentos pedindo que o robô se aproxime ou mude de direção, por exemplo. Um sistema de sensores instalados no BionicKangaroo captura os movimentos e interpreta os comandos.

Dá então para ter o BionicKangaroo em casa como um mascote robótico, certo? Até daria, mas a Festo não tem planos de lançá-lo comercialmente. O objetivo principal da empresa com a invenção é mostrar como sistemas de recuperação de energia podem ser utilizados em automação industrial e, com isso, eventualmente licenciar a sua tecnologia.

Com informações: IEEE Spectrum

Este impressionante robô-canguru é capaz de recuperar energia ao saltar


    






Explore as ruínas de Angkor Wat, no Camboja, pelo Street View

Posted: 03 Apr 2014 09:34 AM PDT

Continuando sua empreitada em mapear o mundo todo em primeira pessoa, o Google divulgou hoje um novo passeio disponível no Street View: as ruínas de Angkor Wat, no Camboja, conhecidas como o maior monumento religioso do mundo. E como uma das locações daquele filme horrível do Tomb Raider.

Angkor Wat foi construído no século XII e se tornou o centro político e religioso do império Khmer, que dominou a região entre os séculos IX e XV. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas vivessem no complexo em seu auge. Além de templo principal, ele funcionava como palácio imperial.

Em 1992, foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO e é o principal símbolo do Camboja, aparecendo até na bandeira do país – e também é o seu principal destino turístico.

As autoridades do Camboja esperam que a documentação de Angkor Wat atraia ainda mais turistas para o templo (todo ano, 2 milhões de pessoas o visitam) e ajude a preservar sua história.

Para fazer as imagens do templo, o Google utilizou mais de 90 mil imagens panorâmicas, além dos já tradicionais carros e mochilas que fazem as fotos do Street View.

Como de costume, o site dedicado à experiência traz pontos de interesse destacados e uma breve descrição do que se tratam. Vale a visita. :)

Screen Shot 2014-04-02 at 4.37.41 PM

Explore as ruínas de Angkor Wat, no Camboja, pelo Street View


    






CEO do Ouya defende o console contra Fire TV: “para nós, jogos não são só um ‘algo a mais’”

Posted: 03 Apr 2014 08:18 AM PDT

Ontem, a Amazon revelou seu set-top-box, o Fire TV, que tem configuração mais forte que a concorrência e também roda jogos baseados em Android. Essa última característica, aliada ao preço de 99 dólares, inevitavelmente fez com que ele fosse comparado ao Ouya e a CEO do console já se pronunciou a respeito.

Julie Uhrman disse que os focos dos dois produtos são diferentes: enquanto games são para o Fire TV um “algo a mais”, para o Ouya são o principal – e esse e só um dos diferenciais do seu console. “Assim como a Amazon criou um novo jeito de vender online, Ouya inventou uma nova maneira de pensar sobre consoles”, reconhece.

ouya destaque

Outro ponto é a relação que tem com os devs. O Ouya tem uma conexão direta com desenvolvedores independentes, enquanto a Amazon tem sua própria equipe de desenvolvimento e está criando parcerias com outros grandes estúdios e publishers para trazer mais conteúdo ao Fire TV.

A fala de Julie até faz sentido, afinal, o Ouya é primariamente um console mesmo e o Fire TV, um media center. Mas, observando por outro ângulo, o Fire TV, além de ter hardware mais potente que o Ouya, também oferece uma experiência de entretenimento mais ampla justamente por não se limitar a ser um console.

Além disso, não dá para dizer que a Amazon não está investindo nos jogos: depois de anunciar o Fire TV, ontem mesmo, a empresa revelou ter contratado Kim Swift e Clint Hocking, designers de Portal e Far Cry 2. Também fazem parte do time o estúdio Double Helix, de Killer Instinct, e Erik Nylund, roteirista de Halo, entre outros profissionais. E, convenhamos, nada impede que os jogos no Fire TV não sejam um teste para que um console da Amazon seja lançado no futuro.

Com informações: CVG

CEO do Ouya defende o console contra Fire TV: “para nós, jogos não são só um ‘algo a mais’”


    






Apple marca início da WWDC 2014 para 2 de junho e promete novidades para iOS e OS X

Posted: 03 Apr 2014 06:08 AM PDT

A Worldwide Developers Conference (WWDC), evento anual da Apple para desenvolvedores, tem data para começar: 2 de junho. A Apple anunciou nesta quinta-feira (3) que o evento terá cinco dias e será novamente realizado no centro de convenções Moscone West, em San Francisco. No comunicado, a Apple garante que “desenvolvedores de todo o mundo vão aprender sobre o futuro do iOS e OS X”.

O evento contará com mais de 100 sessões técnicas e mais de 1.000 engenheiros da Apple para auxiliar os participantes no desenvolvimento e otimização de aplicativos para iOS e OS X. A Apple realizará o anual Apple Design Awards para premiar aplicativos inovadores e com design fora de série para iPhone, iPad e Mac.

wwdc-2014-data-corte

Neste ano, a compra dos ingressos será feita de maneira diferente. No ano passado, as entradas para a WWDC 2013 esgotaram em 2 minutos (!). Em 2014, para evitar frustrações, a Apple permitirá que os desenvolvedores se cadastrem até o dia 7 de abril nesta página. Os ingressos serão distribuídos aleatoriamente, por sorteio. Quem for escolhido deve pagar a taxa de 1.599 dólares. 200 estudantes que se cadastrarem aqui poderão participar gratuitamente.

A WWDC é um dos eventos mais importantes do calendário da Apple. Nas cinco últimas edições, a empresa apresentou o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, iPhone OS 3.0 e iPhone 3GS (2009); iPhone 4 (2010); Mac OS X 10.7 Lion e iOS 5 (2011); MacBook Pro com tela Retina, OS X 10.8 Mountain Lion e iOS 6 (2012); e OS X 10.9 Mavericks e iOS 7 (2013). Para 2014, é claro que nós esperamos as primeiras informações oficiais do iOS 8 e do OS X 10.10, internamente chamado de Syrah. Quais são suas apostas?

Apple marca início da WWDC 2014 para 2 de junho e promete novidades para iOS e OS X