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Universidades coreanas reservam vagas para jogadores de eSports (mais 12 notícias)

Universidades coreanas reservam vagas para jogadores de eSports (mais 12 notícias)

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Universidades coreanas reservam vagas para jogadores de eSports

Posted: 21 Mar 2014 03:07 PM PDT

Os eSports vêm tomando proporções mundiais nos últimos anos: além dos normalmente lembrados DotA2 e League of Legends, que têm ganhado uma cobertura mais densa, outros gêneros, principalmente jogos de tiro, fazem parte da modalidade.

Depois dos muitos campeonatos com premiações milionárias, torneios com plateias maiores do que muitos esportes consolidados e jogadores que passaram a ganhar a vida com isso, chegou a hora de universidades incluírem os eSports em seus critérios admissionais.

eSports

Você provavelmente ouviu falar ou já assistiu em filmes casos de estudantes que se destacam em determinadas carreiras escolares, como líderes de torcida e jogadores de futebol americano, e utilizam isso para entrar em faculdades renomadas. Apesar de essa prática ser mais comum em universidades americanas, os cursos superiores na Coreia do Sul adotam um padrão parecido de admissão, não exigindo provas e vestibulares.

Com a forte influência dos eSports na Coreia do Sul, que transmite partidas de jogos como StarCraft II e League of Legends da mesma forma que brasileiros assistem aos jogos de futebol às noites de quarta-feira, as universidades do país já começaram a aceitar cartas admissionais de jogadores profissionais dos esportes eletrônicos.

A Universidade de Chung-Aung, uma das melhores instituições de ensino da Coreia do Sul e uma das 550 melhores do mundo já anunciou um projeto para admitir jogadores no Departamento de Ciências Esportivas a partir de 2015. Outros atletas aceitos pela faculdade são jogadores de beisebol, basquete, futebol e outros esportes tradicionais.

Vale ressaltar que não apenas jogadores coreanos estão aptos a entrar no processo seletivo: a universidade oferece programas de intercâmbio em mais de 600 cursos, todos em inglês. Uma ótima oportunidade para aprimorar seu segundo idioma e melhorar seu currículo. :)

Com informações: Estadão

Universidades coreanas reservam vagas para jogadores de eSports


    






Teste já: beta do Firefox 29 revela interface nova e mais customizável

Posted: 21 Mar 2014 02:46 PM PDT

Se você é o tipo que gosta de conferir novidades antes de seu efetivo lançamento, recomendo fortemente testar o recém-lançado beta do Firefox 29, que está disponível para Windows, OS X, Linux e Android. Além do desempenho notoriamente melhor, a nova versão apresenta uma nova e customizável interface e suporte completo ao novo Sync.

A questão da performance vai ser percebida com maior ou menor intensidade de acordo com os recursos do computador, obviamente, mas dá para notar o carregamento mais rápido do navegador, assim como uma renderização de páginas mais ágil, especialmente em sites pesados.

Este é o novo Firefox

Este é o novo Firefox

Com várias abas abertas, o Firefox 29 deu algumas travadinhas. Também dá para notar uma mistura de botões com nomes em inglês e português, mas estas são situações aceitáveis para um software beta.

A nova versão do Firefox Sync (recurso que permite a sincronização de favoritos e histórico com outros dispositivos) também está presente, como já informado, e funciona muito bem, tanto que já inclui o suporte ao Firefox Accounts.

Mas o destaque mesmo fica por conta da interface, que está mais limpa, intuitiva, bonita e apresenta foco maior em seu uso com telas sensíveis ao toque, o que talvez amenize a desistência da Mozilla quanto à interface Metro no Firefox para o Windows 8.

Este aspecto é perceptível com o sumiço definitivo daquele botão laranja do canto esquerdo superior e com a inclusão de um menu no lado oposto que, quando clicado, exibe botões grandes. É ali também que você pode fazer login para usar o Sync.

O mais interessante é que possível personalizar facilmente os botões existentes neste menu, assim como aqueles que aparecem ao lado da barra de endereços. A impressão que se tem é que esta é a versão mais customizável que o Firefox já teve.

Interface customizável do Firefox 29 beta

Interface customizável do Firefox 29 beta

Está afim de experimentar? Os links de download são estes:

A Mozilla não informou com precisão quando lançará a versão final do Firefox 29, mas não deve passar do mês de abril. De qualquer forma, os usuários da versão beta podem ajudar com o desenvolvimento do navegador dando seu feedback. A descrição de todos os novos recursos está disponível aqui.

Atualizado às 19:03

Teste já: beta do Firefox 29 revela interface nova e mais customizável


    






Google bate nas mesmas teclas de sempre para acabar com 10 mitos do Glass

Posted: 21 Mar 2014 02:26 PM PDT

Talvez a gente já esteja até cansado de saber como o Google Glass funciona e tudo que ele pode e não pode fazer, mas isso deve ser porque acompanhamos as notícias de tecnologia diariamente. Por isso, para nós não tem nenhuma novidade na lista de 10 mitos referentes ao Glass que o Google postou ontem no Google+.

Entre os 10 tópicos abordados, a empresa explica que o Glass não irá dominar sua vida, te distrair do mundo real ou atrapalhar sua visão: a tela é bem pequena, fica no canto do olho e ele não fica o tempo todo funcionando, apenas quando é solicitado.

Outro tema é quanto às pessoas que o usam: a empresa quer tirar o estigma de que só gente rica e entusiasta de tecnologia pode utilizá-lo. O Google assume que o preço de 1.500 dólares é fora da realidade de muita gente, mas que a maior parte dos donos de Glass trabalharam duro para isso, ou conseguiram com campanhas de crowdfunding ou de presente. E que todo tipo de pessoa pode ter um Glass: bombeiros, médicos, professores e outros profissionais já o utilizam para trabalhar.

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Será que Sergey Brin também usa um Glass no trabalho?

Mas a preocupação maior parece ser em relação à privacidade. Tanto que quase metade dos tópicos é sobre esse assunto.

O Google reitera que o Glass não está sempre gravando tudo – inclusive, seu limite de tempo de gravação é de 10 segundos e a bateria não dura mais de 45 minutos – , não faz espionagem ou qualquer tipo de reconhecimento facial (e os apps que propõem isso não são aprovados) e não é um símbolo do fim da privacidade; prova disso é que também não é proibido em todos os lugares (apesar de ser em alguns).

Com o lançamento oficial do Glass (ah, esse é mais um mito que eles comentam: a versão atual ainda é um protótipo) esperado para 2014, mas ainda não confirmado pela empresa, essas investidas recentes do Google para deixar mais clara a percepção geral de como é o gadget fazem bastante sentido para atrair pessoas não tão ligadas à tecnologia e garantir que ele não fique parado nas prateleiras quando for lançado.

Se quiser ler com mais detalhes todos os tópicos, é só ir na página do Google+ do Glass.

Google bate nas mesmas teclas de sempre para acabar com 10 mitos do Glass


    






Documentos supostamente mostram quanto a Microsoft cobra para fornecer dados de usuários ao FBI

Posted: 21 Mar 2014 01:00 PM PDT

Um grupo hacker da Síria que se autodenomina Syrian Electronic Army (SEA) afirma ter tido acesso a documentos que, entre outras informações, mostram que o FBI (a polícia federal dos Estados Unidos) paga à Microsoft para ter acesso a dados de determinados usuários da empresa. Como que para provar, o grupo entregou parte destes supostos materiais ao site Daily Dot.

Os arquivos – recibos, na verdade – são atrelados à DITU (Unidade de Tecnologia de Intercepção Digital, em tradução livre), divisão do FBI que lida com demandas digitais, como o seu nome indica. O documento mais recente, datado de novembro de 2013, mostra que a entidade pagou US$ 281.000 pelas informações recebidas da Microsoft. Outro, de agosto de 2013, tem valor de US$ 352.200.

O que se verificou é que o FBI desembolsa de US$ 50 a US$ 200 por cada verificação atendida. Isso significa então que a Microsoft é mesmo uma empresa mercenária e que está disposta a “vender” informações de seus usuários por preços razoáveis? Não é bem assim.

Um dos supostos documentos

Parte de um dos supostos documentos

Logo após o vazamento destes arquivos ter se tornado público, um porta-voz da Microsoft não tardou a responder às indagações sobre o assunto. Ao The Verge, a companhia explicou que as leis dos Estados Unidos permitem às empresas cobrar reembolso pelas despesas associadas ao cumprimento de ordens judiciais válidas. Estas cobranças vêm daí: “nós tentamos recuperar alguns dos custos ligados a tais solicitações”, completou o porta-voz.

Este contexto sugere que o FBI paga para ter acesso a dados de clientes de várias outras empresas. No caso da Microsoft (e de outras companhias de tecnologia, provavelmente), os totais mensais são elevados porque centenas de solicitações são feitas todos os meses, até porque a empresa possui uma base de usuários enorme.

Mesmo assim, a polêmica em torno do assunto é grande. Há especialistas que defendem este tipo de cobrança, não só pelo esforço que a empresa empreende para recuperar os dados solicitados como também para evitar excesso de solicitações.

Por outro lado, se as faturas de apenas dois meses somam mais de US$ 580 mil, imagine o quanto as autoridades dos Estados Unidos poderiam estar dispostas a gastar com solicitações de dados considerando os últimos anos e ordens emitidas a outras companhias? Este é o ponto mais preocupante, especialmente em tempos de denúncias envolvendo a NSA.

Outro documento

Outro documento

A Microsoft também fica numa situação desconfortável nesta história, afinal, se os documentos forem verdadeiros, a empresa passará a impressão de não demonstrar qualquer resistência ao fornecimento dos dados, apesar de ter ressaltado em suas explicações que atende somente a “ordens judiciais válidas”.

Para piorar, a notícia sobre os recibos surgiu na mesma semana em que um funcionário da empresa foi preso por vazamento de informações sigilosas. Qual a ligação com o assunto? Bom, a Microsoft admitiu ter chegado ao colaborador analisando emails no Hotmail. Mesmo que a companhia tenha tido respaldo legal para fazê-lo (trata-se de uma investigação interna para defender seu negócio, afinal), o que garante que outras contas não estejam sendo vigiadas deliberadamente?

Documentos supostamente mostram quanto a Microsoft cobra para fornecer dados de usuários ao FBI


    






Bradesco libera acesso de graça para operações nos aplicativos de celular

Posted: 21 Mar 2014 12:42 PM PDT

O Bradesco começou a implementar uma facilidade para os correntistas que utilizam o m-banking (banco no celular) nas quatro maiores operadoras do país. A partir deste mês, o acesso às operações financeiras é de graça. A medida vale tanto para clientes de pós-pago quanto de pré-pago.

De acordo com o banco, hoje em dia 3,2 milhões de clientes usam o celular para operações bancárias, número que é o dobro do verificado em 2012. No ano passado foram realizados 800 milhões de transações por meio do aplicativo Bradesco Celular. Tendo em vista o volume crescente de negócios feitos pelos celulares e smartphones, a instituição financeira decidiu liberar o acesso para todo mundo.

m.bradesco.com.br

m.bradesco.com.br

Até onde me consta, esta é a primeira vez que uma empresa brasileira subsidia a internet para o acesso aos seus serviços. É bem verdade que algumas operadoras como Claro e TIM mantêm acordos com redes sociais para liberar o acesso ao Twitter e Facebook, mas a iniciativa do Bradesco é completamente diferente destas ofertas – que geram mais visibilidade e poderio de marketing para as teles.

O Bradesco informou ao Tecnoblog que o acesso de graça ao banco vale para clientes das quatro grandes operadoras de celular: Vivo, TIM, Claro e Oi.

Conversamos com a Vivo sobre o modelo de negócios por trás da oferta. A companhia explicou que o acesso é integralmente subsidiado pela marca patrocinadora. O contrato tem um valor fixo que inclui o possível aumento dos dados utilizados. Por motivos óbvios, a Vivo não entra em detalhes sobre a quantia repassada pelo Bradesco. Ainda de acordo com a operadora, a iniciativa com o banco é de "caráter experimental". O modelo será avaliado ao longo da evoluções.

O Bradesco divulgou que todos os usuários de telefonia do pós e pré-pago podem aproveitar a novidade. No caso do pós-pago, o acesso aos serviços do Bradesco não será contabilizado na franquia de dados. E se ela acabar, ainda assim o acesso será mantido. A Vivo esclareceu que, no caso de clientes do pré-pago, é necessário que o cliente possua um saldo mínimo, coisa de "centavos", segundo a operadora. "Implementamos desta forma o projeto piloto, porém, pretendemos aprimorar o produto e permitir acesso em qualquer situação em breve", informou a Vivo.

O Bradesco possui 22 aplicativos para iPhone, 16 para iPad e 13 para Android, além dos apps para Windows Phone e BlackBerry. Todos foram contemplados com o acesso patrocinado. De acordo com o banco, a medida também vale para quem acessar os endereços bradesco.com.br ou bradescoprime.com.br pelo celular (tablets ficam de fora).

Embora a iniciativa do Bradesco seja interessante para os correntistas, ela levanta questionamentos sobre a neutralidade da rede. Vale lembrar que o princípio estabelece que nenhum tráfego ou conteúdo será tratado de maneira distinta dentro da sua assinatura de internet. Não tenho certeza se a oferta do banco infringe a neutralidade. Numa analogia com outro serviço de telecomunicações, seria o equivalente a ter um número 0800 para fazer suas operações bancárias. Quem não gosta de ligar para o 0800 e evitar o gasto de dinheiro com a conta telefônica?

A operadora americana AT&T recentemente anunciou o serviço Sponsored Data (algo como Dados Patrocinados), a partir do qual empresas podem bancar o acesso a alguns serviços online. A seguradora UnitedHealth aderiu à medida. Os assinantes da AT&T podem acessar alguns sites sobre saúde sem pagar.

O Bradesco tem uma longa tradição de iniciativas na internet. A melhor delas, sem sombra de dúvida, foi ter adotado um copycat do Stuart Little para apresentar o internet banking. O comercial tá abaixo. Certeza que os leitores de idade mais avançada vão se lembrar da musiquinha.

Bradesco libera acesso de graça para operações nos aplicativos de celular


    






Rumor do dia: Far Cry 4 pode se passar no Himalaia

Posted: 21 Mar 2014 12:32 PM PDT

O Eurogamer diz ter obtido informações de fontes ligadas à Ubisoft sobre o novo Far Cry. Segundo o site afirma, não vai mais ter sol e mar para a série: o próximo jogo se passará nas cordilheiras cobertas de neve do Himalaia.

Além de mudar os ares tropicais do jogo, Far Cry 4 trará novidades condizentes com o novo cenário – o Himalaia é muito mais que tempestades de neve no Everest e essa diversidade será retratada. Uma das novidades será a possibilidade de utilizar elefantes como meios de transporte no mapa.

Vaas, vilão que roubou a cena em Far Cry 3

Quanto à jogabilidade, a necessidade de caçar animais para evoluir no game deve continuar. E, além da fauna selvagem do Himalaia, também é comentada a possibilidade de encontrar monstros no jogo, como o Ieti. Essa última observação vem de um colunista do Kotaku, que já tinha dado a dica do Himalaia antes.

O cenário ainda deverá aproveitar a capacidade de processamento da oitava geração de consoles: o site afirma que, com certeza, haverá versões para PS4, Xbox One e PC. Quanto à sétima geração, não se sabe.

Os detalhes param por aí. Far Cry 4 deve ser oficialmente anunciado em junho, na E3, maior feira de games do mundo que ocorre todo ano em Los Angeles. Também na E3, devemos ver The Division e The Crew novamente e a apresentação oficial de Assassin’s Creed: Unity.

Já o lançamento de Far Cry 4 deve ocorrer até março de 2015, antes do fechamento do ano fiscal da Ubisoft. A publisher, como de costume, não comentou as informações.

Rumor do dia: Far Cry 4 pode se passar no Himalaia


    






MtGox acha 300 milhões de reais em Bitcoins perdidos

Posted: 21 Mar 2014 11:37 AM PDT

A MtGox, maior casa de câmbio de Bitcoins antes de entrar com pedido de proteção contra falência e sumir com o dinheiro virtual dos clientes, publicou um comunicado informando que encontrou uma antiga carteira com exatamente 199.999,99 BTC, que valeriam o equivalente a aproximadamente 300 milhões de reais. Até então, acreditava-se que todo o dinheiro havia sido roubado por hackers que se aproveitaram de uma brecha de segurança.

De acordo com a MtGox, os 200 mil Bitcoins estavam em uma antiga carteira que não era usada desde junho de 2011 e era tida como vazia. A descoberta foi feita no dia 7 de março, uma semana após a empresa ter entrado com pedido de falência e verificado todas as carteiras novamente. No último sábado (15), as moedas foram armazenadas offline por questões de segurança.

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Com a descoberta, a MtGox passa a ter aproximadamente 202 mil BTC em caixa. Dessa forma, quem tinha dinheiro na casa de câmbio passa a ter uma esperança maior de recuperar ao menos parte do montante. Mas ainda não há muito o que festejar: cerca de 650 mil BTC ainda estão desaparecidos e ninguém sabe exatamente o que aconteceu com eles, nem para onde foram parar.

página da MtGox foi aberta nesta semana para que os clientes possam verificar quanto dinheiro tinham em suas contas antes do sumiço misterioso, mas ainda não é possível fazer nenhuma transação. Uma mensagem diz que “a confirmação do saldo é fornecida neste site apenas para a conveniência de todos os usuários”.

No início do mês, a Forbes divulgou informações de um grupo de hackers que acusava a MtGox de fraudar os usuários. Eles afirmavam que a empresa ainda possuía 951.116 BTC em caixa, saldo mais que suficiente para pagar todos os usuários. O fato da MtGox ter “achado” Bitcoins aumentou as suspeitas de que a casa de câmbio possui mais dinheiro do que relata ter, mas nenhuma acusação foi provada até o momento.

Com informações: Wall Street Journal.

MtGox acha 300 milhões de reais em Bitcoins perdidos


    






Strand – Um puzzle tranquilo para essa sexta-feira

Posted: 21 Mar 2014 09:54 AM PDT

Ao contrário do jogo da semana passada, que era cheio de ação, explosões e gente morrendo, o de hoje é completamente tranquilo. Não que seja um jogo fácil, longe disso. Strand é um puzzle relaxante, mas que exige planejamento e concentração. Nada melhor para distrair um pouco desse mundo caótico e exercitar a cabeça.

O objetivo em Strand é fazer conexões entre os pontos de cada fase. Cada ponto possui um número, que significa quantas conexões esse ponto deve ter. É super simples, basta usar o mouse para fazer as conexões, mas com uma condição: você não poderá, em momento algum, cruzar duas linhas. As coisas são bastante simples, até chegar no nível 9.

O nível 9 é a primeira vez que seu cérebro travará por alguns segundos antes de descobrir o modo certo de conectar todos os os pontos. A partir daí a coisa só fica mais interessante. Novas variáveis aparecem: por exemplo, quando houver mais de uma cor em um nível, somente os pontos de mesma cor podem se conectar.

O jogo conta com 25 níveis e a dificuldade aumenta quase que exponencialmente. De verdade, ainda estou tentando resolver alguns dos níveis e acho que perderei mais algum tempo. Mas tudo bem, quando o assunto é atirar e destruir coisas, eu me garanto.

Tem alguma sugestão para o próximo joguinho viciante da semana? Dê sua indicação nos comentários! :)

Strand – Um puzzle tranquilo para essa sexta-feira


    






DirectX 12 é oficial: melhor desempenho e ampla compatibilidade são os destaques

Posted: 21 Mar 2014 09:54 AM PDT

Tal como previsto, a Microsoft aproveitou a GDC 2014 para revelar detalhes do aguardado DirectX 12, a mais nova versão de seu popular conjunto de APIs gráficas. As principais novidades são o desempenho até 50% superior em relação ao DirectX 11 e a otimização do consumo de energia, além da compatibilidade que inclui dispositivos atuais.

No que diz respeito ao primeiro aspecto, uma das mudanças mais impactantes é a melhor distribuição de carga entre os núcleos da CPU. Um comparativo feito pela Microsoft durante a apresentação na GDC com base no 3DMark mostra como esta falta de otimização faz o DirectX 11 sobrecarregar o primeiro núcleo de um processador quad-core.

Desempenho do DirectX 11

Desempenho do DirectX 11

O DirectX 12, por sua vez, conseguiu realizar a mesma tarefa distribuindo a carga entre todos os núcleos, fazendo o processamento ser realizado em metade do tempo e, por este motivo, reduzir o consumo energético.

E o desempenho do DirectX 12

E o desempenho do DirectX 12

Esta otimização toda é possível porque, de modo geral, o DirectX 12 dá mais controle sobre diversos aspectos do hardware, ou seja, diminui o nível de abstração, a exemplo da API Mantle, da AMD. Trata-se de uma característica crucial em um tempo onde as GPUs evoluem de maneira muito mais consistente que as CPUs, mas a dependência de um em relação ao outro permanece a mesma (como não poderia deixar de ser).

Com os dispositivos móveis cada vez mais roubando a cena, a Microsoft tratou de compatibilizar o DirectX 12 não só com PCs como também com smartphones, tablets e afins. A Qualcomm já garantiu suporte para processadores Snapdragon (tal como já acontece com o DirectX 11), enquanto que a Nvidia anunciou o mesmo em relação aos chips Tegra.

Esta não é a única boa notícia vinda desta última: a Nvidia também confirmou que todas as suas GPUs baseadas no DirectX 11 serão compatíveis com o DirectX 12. Da parte da Intel, o mesmo acontecerá com os chips Haswell (quarta geração) e superiores.

A AMD foi a última a se manifestar sobre o assunto, mas a empresa já confirmou que todas as suas GPUs compatíveis com a arquitetura CGN (Graphics Core Next) receberão suporte ao DirectX 12. Isso inclui, obviamente, os atuais chips Radeon R7 e R9.

É assim que o Forza 5 deverá rodar com o DirectX 12

É assim que o Forza 5 deverá rodar com o DirectX 12

Em termos de compatibilidade, o DirectX 12 é a versão mais ampla, como se vê. A Microsoft sequer se atreveu a esquecer o suporte em relação ao Xbox One, o que deve dar uma ajuda e tanto na portabilidade de jogos entre plataformas.

O balde de água fria desta história toda fica por conta da previsão de lançamento: o DirectX 12 só deve ser disponibilizado no final de 2015, com os primeiros jogos totalmente compatíveis devendo ser revelados apenas alguns meses antes.

DirectX 12 é oficial: melhor desempenho e ampla compatibilidade são os destaques


    






Twitter pode remover @ e #

Posted: 21 Mar 2014 09:50 AM PDT

Em uma tentativa de tornar o serviço mais simples e amigável para novos usuários, está rolando uma conversa de que o Twitter pode abolir em breve as arrobas e cerquilhas do site, que são os indicadores de replies e hashtags na rede social.

Quem deu início ao rumor foi a própria chefe de News do Twitter, Vivian Schiller, em uma conferência de mídia no começo da semana em Denver. Ela chamou esses ícones de “misteriosos” e disse que o Twitter está trabalhando para deixar o esqueleto da rede social mais escondido.

O CEO da empresa, Dick Costolo, disse algo parecido antes da declaração de Schiller. Ele afirmou que tirar de cena a linguagem “estrutural” do Twitter deve melhorar as interações entre usuários e fazer com que o entendimento da rede social fique mais simples para usuários novos ou casuais – agora que nos acostumamos, tudo no Twitter parece bem simples, mas ela não é uma rede social tão intuitiva para quem acabou de chegar. E, como as interações são feitas principalmente com replies e hashtags, simplificar esses recursos significaria simplificar o serviço em si.

Dias depois da conferência, Schiller voltou atrás e disse, em resposta a um usuário, que o Twitter não irá remover os dois símbolos. Em outro tweet, afirmou que “muitos pensamentos criativos estão acontecendo para fazer o Twitter cada vez mais intuitivo”.

Mas o Buzzfeed obteve screenshots do grupo de testes alfa do Android e olha quem não está lá: o reply. Em vez dele, a mensagem de resposta está ligada ao tweet original com uma linha, como são todas as conversas na timeline desde agosto do ano passado. Será que os planos de eliminar replies são tão antigos?

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Como dito antes, o screenshot mostra somente um teste do Twitter e pode ser que nunca chegue a ser adotado pela rede social de verdade. Mas é um indício de que a criatividade mencionada por Schiller está apontando para o lugar que ela e Costolo tinham mencionado. Será que pega?

Twitter pode remover @ e #


    






Ubisoft confirma Assassin’s Creed: Unity com um teaser bem bonito

Posted: 21 Mar 2014 08:57 AM PDT

Nesta semana, falamos de um rumor de que a Ubisoft estaria fazendo um novo Assassin’s Creed para este ano (o que, convenhamos, não é exatamente uma novidade). Chamado Unity, ele se passaria na França durante a Revolução Francesa e seria exclusivo da nova geração de consoles.

Hoje, trazemos a boa notícia de que Assassin’s Creed: Unity foi confirmado pela publisher com um teaser que traz imagens do próprio jogo na fase alfa – e já está bem bonito:

Segura esse coração que ainda tem mais: além de Xbox One e PS4, Unity também será lançado para PC e chega a tempo de você pedir de Natal – pelo visto, nada de sétima geração para Unity, mesmo.

A Ubisoft também afirmou que está trabalhando há três anos nesse jogo, mas não falou nada sobre o tal outro AC que está supostamente sendo desenvolvido para Xbox 360 e PS3, de codinome Comet. Ainda assim, eu teria esperanças: duvido que a publisher deixaria a sétima geração de fora do lançamento de um jogo de uma de suas franquias mais rentáveis.

Com informações: Kotaku

Ubisoft confirma Assassin’s Creed: Unity com um teaser bem bonito


    






Twitter completa 8 anos com números gigantes, olho nos brasileiros e preocupação com o Marco Civil

Posted: 21 Mar 2014 08:22 AM PDT

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Faz um tempão: no dia 21 de março de 2006, o cofundador Jack Dorsey publicava o primeiro tweet para testar o novo serviço de microblog, na época chamado apenas de “twttr”, um nome assassino de vogais inspirado no Flickr. Oito anos depois, mais de 300 bilhões de tweets foram enviados. A empresa abriu o capital na bolsa de valores de Nova York, tem 2.700 funcionários em todo o mundo e possui não um, mas dois escritórios no Brasil.

Nesta semana, o Twitter fez uma coletiva de imprensa em São Paulo para comemorar os oito anos da rede social. A reunião também serviu para festejar o primeiro ano de operação do Twitter Brasil, que iniciou suas atividades em novembro de 2012. O Twitter divulgou alguns números gigantes sobre a operação da empresa e revelou o que está fazendo e o que deve fazer nos próximos meses para continuar crescendo.

Números gigantes

Primeiro, vamos aos números gigantes: o Twitter informou que possui mais de 241 milhões de usuários ativos por mês, sendo que 76% deles também acessam a rede social através de aplicativos para dispositivos móveis. Nesse caso, ser ativo não implica enviar tweets: o Twitter diz que 40% dos usuários não publicam nada, mas acompanham o que os outros dizem.

Quanto aos usuários e ao conteúdo, o Twitter tem:

  • 300 bilhões de tweets enviados até hoje;
  • 500 milhões de tweets enviados todos os dias;
  • 241 milhões de usuários ativos por mês;
  • 77% das contas são de usuários fora dos EUA;
  • 400 milhões de visitantes únicos por mês no Twitter.com.
Cerca de 1.500 pessoas trabalham na sede do Twitter em San Francisco

Cerca de 1.500 pessoas trabalham na sede do Twitter em San Francisco

A empresa, cada vez maior, possui 2.700 funcionários em todo o mundo, sendo que:

  • 50% deles são engenheiros;
  • 1.500 trabalham na sede em San Francisco, na Califórnia;
  • Por semana, são consumidos 1.440 ovos cozidos e 2.215 litros de café na sede;
  • 40 trabalham nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Quando um evento importante está acontecendo, ou algo popular está sendo transmitido na TV, a atividade no Twitter naturalmente aumenta. Tanto que foram enviados mais de:

  • 4,9 milhões de tweets sobre o Carnaval no Brasil;
  • 2,5 milhões de tweets sobre Amor à Vida;
  • 1 milhão de tweets na primeira semana do BBB 14;
  • 200 mil tweets na final de The Voice Brasil;
  • 1,7 milhão de tweets sobre o sorteio da Copa do Mundo;
  • 24,9 milhões de tweets sobre o Super Bowl;
  • 17,1 milhões de tweets sobre o Oscar até 10 minutos após o show.

Mais smartphones nas mãos dos brasileiros

Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil

Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil

Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil, diz que os brasileiros estão acessando cada vez mais a rede social através de dispositivos móveis. Na época em que o escritório da empresa foi aberto em São Paulo, apenas 40% dos brasileiros entravam no Twitter por meio dos aplicativos. Hoje, o índice está em 64,7%, o que é um número expressivo, mas ainda abaixo da média mundial, de 76%.

O aumento do acesso ao Twitter pelo smartphone foi atribuído à redução nos preços dos aparelhos após a desoneração fiscal concedida pelo governo e às parcerias com operadoras: Claro, Oi e TIM fizeram promoções para isentar os clientes do tráfego gasto no Twitter. A rede social não revela detalhes dos contratos, mas diz que há um interesse mútuo: o Twitter quer atrair mais usuários, enquanto as operadoras querem mais clientes usando serviços de dados.

Twitter dá atenção aos smartphones mais usados pelos brasileiros (inclusive o Galaxy Y)

Twitter dá atenção aos smartphones mais usados pelos brasileiros (inclusive o Galaxy Y)

No Brasil, um dos dispositivos mais usados para acessar o Twitter é o Galaxy Y, smartphone de entrada com especificações de hardware abaixo do ideal para oferecer uma experiência de uso decente. Ele não avançou além do Android 2.3 e é uma das principais fontes de comentários negativos em reviews de aplicativos no Google Play, geralmente de proprietários irritados que reclamam de lentidões e travamentos.

Pelo menos no Twitter, o Galaxy Y e outros aparelhos simples são acompanhados de perto: a empresa faz várias otimizações para que o aplicativo funcione com telas pequenas, pouco armazenamento e RAM limitada. “Nós priorizamos este tipo de plataforma quando estamos desenvolvendo novas funcionalidades na área de engenharia”, diz Rafael Dahis, gerente de produtos do Twitter.

Twitter como segunda tela

O Twitter é bastante usado para comentar sobre TV. Os milhões de tweets sobre programas da Globo e o tweet mais retweetado do mundo, que foi publicado durante a premiação do Oscar, reforçam essa afirmação. Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina, diz que 90% das conversas públicas sobre programas de TV acontecem no Twitter, “o maior sofá do mundo”, segundo ele.

Hoje, o Twitter funciona como segunda tela: muitas pessoas assistem TV e mantêm a rede social aberta no smartphone, tablet ou notebook. A rede social está querendo fazer parcerias com empresas de TV por assinatura para reforçar essa tendência. A indiana Airtel, por exemplo, já permite que os clientes acompanhem em tempo real tweets sobre o programa que estiver passando na TV.

Por meio de parcerias, o Twitter pode funcionar até mesmo como um medidor de audiência em tempo real. A foto abaixo mostra alguns dos programas e séries da TV norte-americana e a quantidade de menções que as atrações estão recebendo no Twitter:

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

O que as pessoas estão comentando no Twitter?

No Brasil, o Twitter oferece sua plataforma para os canais de TV, citando como exemplo o programa Saia Justa, da GNT. Segundo Carlos Moreira, diretor-executivo de desenvolvimento de mercado, não há transação financeira na parceria. “É um trabalho de boas práticas e de criação. Nós sentamos com a direção dos grupos de mídia para entender as estratégias e com os diretores dos programas para entender os objetivos e táticas de cada programa. Isso é bom para todo mundo: é bom porque essa conversa já está acontecendo na plataforma e bom para os programas porque eles podem amplificar essa conversa, aumentando a audiência”.

Marco Civil: neutralidade da rede e guarda de dados no Brasil

Obrigatoriedade da guarda de dados no Brasil pode inibir a inovação, diz Ribenboim

Obrigatoriedade da guarda de dados no Brasil pode inibir a inovação, diz Ribenboim

Sobre o Marco Civil da Internet, projeto de lei para regulamentar a internet no Brasil que tem votação prevista para a próxima terça-feira (25), Ribenboim defende a neutralidade da rede. “O Twitter acredita que o usuário deva ser protegido e tenha totais de condições de acessar o que quiser, na hora que quiser, de uma maneira aberta e democrática, e que as empresas que fazem parte desse ecossistema possam estar protegidas para que elas possam prestar seus serviços”, diz o executivo.

Ribenboim demonstrou preocupação com a obrigatoriedade da guarda de dados em servidores no Brasil. “Temos o receio de que, caso exista essa obrigatoriedade, isso iniba a inovação. Não só para o Twitter, mas para todo o mercado brasileiro”. Para alívio do Twitter e das outras empresas de internet, essa proposta está sendo revista, uma vez que partidos da base aliada acreditam que isso significaria um controle excessivo da internet pelo governo.

Twitter completa 8 anos com números gigantes, olho nos brasileiros e preocupação com o Marco Civil


    






Facebook anuncia Hack, sua própria linguagem de programação

Posted: 21 Mar 2014 07:12 AM PDT

O Facebook quer tornar o trabalho dos desenvolvedores um pouco mais fácil. Pelo menos este é um dos argumentos que a empresa utilizou para liberar, nesta quinta-feira, a primeira versão oficial da Hack, uma nova linguagem de programação criada por seus engenheiros.

Quer dizer, nova em termos. Primeiro, porque a linguagem já vem sendo utilizada pelos principais programadores do Facebook há alguns meses. Segundo porque a Hack é baseada e compatível com o PHP. O que está acontecendo agora é a liberação pública da linguagem após um período de “amadurecimento”.

No blog do Facebook Code, seção da rede social dedicada a desenvolvedores, os engenheiros de software Julien Verlaguet e Alok Menghrajani explicam que, no início, o Facebook foi codificado prioritariamente com PHP. O problema é que, à medida que os meses passavam e a empresa se tornava maior, os códigos na linguagem tornaram-se cada vez mais difíceis de serem gerenciados.

Foi isso o que motivou a dupla a se juntar ao líder de equipe e também engenheiro Bryan O’Sullivan para criar uma linguagem capaz de combinar o ciclo de desenvolvimento rápido do PHP com o rigor de linguagens mais “formais”, por assim dizer.

O objetivo principal sempre foi o de atacar os erros. No comunicado oficial, os desenvolvedores explicam que linguagens dinâmicas, como o PHP, facilitam o desenvolvimento rápido, mas geralmente tornam a detecção de erros mais difícil, uma vez que as falhas só são percebidas quando o programa está em execução, o que é particularmente preocupante em projetos muito grandes.

Por sua vez, usando linguagens do tipo estática, como C, os desenvolvedores podem encontrar erros antes da efetiva execução do código, com a possível desvantagem de linguagens como esta não serem tão práticas quanto às mais atuais. Como consequência, o Hack foi criado para unir o melhor dos mundos.

PHP versus Hack

PHP versus Hack

Para tanto, os desenvolvedores se basearam em outra solução do Facebook, o HHVM (HipHop Virtual Machine), para compatibilizar código em PHP já existente com Hack. Não é por menos que boa parte dos arquivos em PHP que o Facebook possui já foi validada para a nova linguagem, com exceção para os códigos que possuem funções não suportadas na abordagem estática.

Ficou interessado? Você pode saber mais no site oficial da Hack. Ali é possível não só baixar os pacotes da linguagem (tudo de graça!) como também acessar tutoriais e a documentação oficial.

Com informações: ReadWrite

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