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Patentes da Apple sugerem que seu aparelho aprenda como é utilizado para economizar bateria (mais 10 notícias)

Patentes da Apple sugerem que seu aparelho aprenda como é utilizado para economizar bateria (mais 10 notícias)

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Patentes da Apple sugerem que seu aparelho aprenda como é utilizado para economizar bateria

Posted: 20 Mar 2014 03:05 PM PDT

Nesta quinta-feira, duas patentes foram publicadas nos EUA pela Apple, ambas referentes a possíveis planos da empresa para otimizar a bateria em seus dispositivos. As duas sugerem, de maneiras diferentes, que o consumo seja baseado no uso que o usuário costuma fazer com o gadget – seja um smartphone, player de música, tablet ou notebook (ou melhor, iPhone, iPod, iPad ou Macbook).

O primeiro documento fala de uma tecnologia que permite ao aparelho analisar como está sendo usado, quando tem sua bateria recarregada e por quanto tempo isso ocorre. Essas informações são obtidas a partir dos sensores – GPS, iluminação, movimentação, etc – e permitem que ele entenda, por exemplo, que o smartphone usa redes móveis pela manhã mas não à tarde, ou que é mais utilizado aos finais de semana. Ele também consegue descobrir quando há uma recarga sendo feita por necessidade (quando está sem bateria) e quando é apenas por conveniência (por exemplo, ao conectá-lo a um carregador chegando no escritório).

A partir delas, ele mesmo decide que recursos ativar e desativar ou a performance que será utilizada em que momento, fazendo com que, sempre que seja imprescindível o uso do dispositivo, haja bateria para isso.

Pânico, terror, gritaria

Pânico, terror, gritaria

A outra patente foca em aplicativos e outros recursos de background que consomem bateria discretamente, fazendo com que a carga seja distribuída de acordo com a necessidade de cada um. Ela também sugere se basear nesses recursos para compreender o comportamento do usuário e prever, dessa forma, o que fará no futuro no aparelho – e garantindo que haverá bateria para tanto.

A principal diferença entre os sistemas patenteados e os gerenciadores de bateria que já existem é que, nos das patentes da Apple, não há intervenção do usuário, seja para detalhar seu dia a dia, para escolher aplicativos que continuam rodando ou simplesmente para avisá-lo de um modo de economia que foi iniciado.

Como de costume quando o assunto são patentes, não há nenhuma confirmação de que a Apple pretende realmente utilizar a tecnologia descrita nesses documentos em seus próximos lançamentos, ou em qualquer momento no futuro: é comum que as empresas de tecnologia apenas protejam suas criações com patentes, sem necessariamente adotá-las.

Com informações: CNET, Cult Of Mac

Patentes da Apple sugerem que seu aparelho aprenda como é utilizado para economizar bateria


    






O primeiro a noticiar o terremoto em Los Angeles foi um robô

Posted: 20 Mar 2014 01:22 PM PDT

Na segunda-feira, um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu Los Angeles. O primeiro veículo a dar a notícia foi o site do jornal Los Angeles Times, que, cerca de três minutos após o tremor, já estava com a matéria no ar. Não era matéria de gaveta – e nem tinha como ser, afinal, estamos falando de um terremoto. Quem deu o furo foi um robô.

O tal robô se chama Quakebot e é, na verdade, um algoritmo criado pelo jornalista Ken Schwencke que integra informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos e um modelo de artigo já pronto. Quando há um terremoto, as informações são enviadas para o Quakebot, ele as arruma no texto e deixa o artigo pendente.

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Então, quando Schwencke acordou, assustado com o tremor, foi só dar uma lida rápida e publicar a matéria. O bot “escreveu” os três parágrafos a seguir (mantivemos em inglês para não perder detalhes gramaticais na tradução):

A shallow magnitude 4.7 earthquake was reported Monday morning five miles from Westwood, California, according to the U.S. Geological Survey. The temblor occurred at 6:25 a.m. Pacific time at a depth of 5.0 miles.
According to the USGS, the epicenter was six miles from Beverly Hills, California, seven miles from Universal City, California, seven miles from Santa Monica, California and 348 miles from Sacramento, California. In the past ten days, there have been no earthquakes magnitude 3.0 and greater centered nearby.
This information comes from the USGS Earthquake Notification Service and this post was created by an algorithm written by the author.

Bem simples e direto ao ponto, como costumam ser as notícias urgentes escritas por jornalistas, né? Só que ficou pronto em muito menos tempo.

Ainda assim, o criador do algoritmo não acredita que ele ameace a profissão do jornalista ou as redações: além de não ter o lado humano (prova disso é que o post foi atualizado 71 vezes nas horas seguintes por jornalistas que tinham novas informações), o Quakebot é um complemento, algo que “economiza muito tempo” na profissão: enquanto o robô se preocupa com as partes mais, digamos, técnicas, o jornalista pode ir atrás de outras histórias relacionadas ao ocorrido.

Com informações: Slate

O primeiro a noticiar o terremoto em Los Angeles foi um robô


    






Gmail está mais seguro para ninguém espionar seus emails

Posted: 20 Mar 2014 12:52 PM PDT

O Google acaba de anunciar que o Gmail está mais seguro. A conexão HTTPS, que transmite as informações de maneira criptografada, existia desde que o serviço foi lançado, se tornou padrão em 2010 e agora sempre será usada quando você for verificar suas mensagens. E há mais uma mudança: a partir de agora, os dados do Gmail também serão transferidos criptografados entre os datacenters do Google.

Apesar de não citar a NSA pelo nome, o Google afirma no anúncio que as mudanças de hoje estavam no topo da lista de prioridades da empresa depois das revelações do ano passado, fazendo referência às denúncias da espionagem norte-americana que vieram a público em junho de 2013 por Edward Snowden.

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Como o Google possui vários servidores ao redor do mundo, uma das táticas da NSA para interceptar informações de milhões de usuários era monitorar a conexão entre os datacenters da empresa. Agora que tudo será transferido por meio de uma conexão criptografada, a NSA não poderá mais ter acesso aos dados. Ou, pelo menos, terá mais dificuldade.

Ao obrigar o uso do HTTPS, as informações dos usuários desatentos ficarão mais protegidas quando eles acessarem o Gmail através de uma rede Wi-Fi pública, por exemplo. Além disso, o Google recomendou a todos que usem senhas fortes e ativem a verificação em duas etapas.

O Google acrescentou que o Gmail permaneceu disponível por 99,978% do tempo em 2013, o que significa menos de duas horas de interrupção de serviço no ano inteiro. Curiosamente, o anúncio foi feito logo após o Hangouts e o planilhas do Google terem passado por um problema que deixou os serviços instáveis por pelo menos duas horas na última segunda-feira (17).

Gmail está mais seguro para ninguém espionar seus emails


    






Como são as fotos de um smartphone com câmera de 50 MP?

Posted: 20 Mar 2014 12:33 PM PDT

A fabricante chinesa Oppo revelou nesta semana o smartphone Find 7, aparelho que tem alguns números bem atraentes nas especificações. Há duas versões, ambas topo de linha; na premium, temos resolução de 2560×1440 pixels numa tela de 5,5 polegadas, processador Snapdragon 801 quad-core, 3 GB de RAM, 32 GB de espaço interno e câmera de impressionantes e atraentes 50 MP.

Como será que são as fotos que ele faz?

Antes de vê-las, é bom salientar que o sensor da câmera em si é de 13 MP, o IMX214 CMOS da Sony; o resto é mágica do software Pure Image 2.0.

O que ele faz é tirar 10 fotos consecutivas super rápido e juntar as melhores em uma única imagem de 50 MP. O resultado são imagens enormes, de 8160×6120 pixels e 10 MB, que também vêm com detalhes impressionantes, perceptíveis pela função Super Zoom:

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A câmera ainda permite fazer fotos com té 32 segundos de exposição, cria GIFs e faz vídeos em 4K e 30 fps e em câmera lenta com até 100 fps.

Interessou? Apenas lamentamos: a Oppo não vende aparelhos por aqui. O Find 7 começará a ser vendido em maio ou junho lá fora e a versão premium, descrita no começo do post, sai por 599 dólares. A mais simples, com Snapdragon 800, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento e resolução de tela Full HD, é 100 dólares mais barata. A câmera é a mesma nas duas.

Com informações: Engadget

Como são as fotos de um smartphone com câmera de 50 MP?


    






Sony lança linha Fit A de notebooks híbridos com caneta digital

Posted: 20 Mar 2014 12:00 PM PDT

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A Sony lançou recentemente no Brasil a inovadora linha de notebooks Fit A Multiflip PC, que traz computadores ultraportáteis e híbridos, que podem assumir as formas de notebook, tablet ou funcionar no modo tela compartilhada dependendo de como ela for posicionada.

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Compactos, eles têm dois tamanhos de tela: 14 e 15 polegadas, sempre touchscreen, e todos vêm com processadores Intel de 4ª geração.

Também há diferentes configurações nos três modelos criados: O SFV15N17CBS tem 15 polegadas, processador Intel Core i7, 750 GB de armazenamento e 8 GB de RAM; o 14N15CBB, de 14 polegadas, tem processador i5 e mesma capacidade de armazenamento do modelo anterior; e o SFV14N13CBS, também de 14 polegadas, tem processador i3, 500 GB de armazenamento e 4 GB de RAM. Os valores sugeridos para cada um são de R$ 3.399, R$ 4.599 e R$ 5.599, respectivamente.

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Um dos diferenciais da linha é a presença da caneta digital da Sony, que acompanha todos os modelos da linha Fit A e traz muita precisão no toque: ela é até 10 vezes mais exata que o dedo e tem 256 níveis de precisão. Para aproveitar todo o potencial da caneta, a Sony embarcou uma série de apps exclusivos nos computadores, que compõem o VAIO Inspiration Stream, especialmente para editar imagens e vídeos.

Na conectividade, o destaque é a presença de NFC, que facilita a troca de informações entre o notebook e outros tablets e smartphones. Com isso, a linha Fit A traz as melhores tecnologias da Sony para notebooks em aparelhos de corpo compacto e uso versátil.

Os três modelos já podem ser adquiridos na loja virtual da Sony.

Sony lança linha Fit A de notebooks híbridos com caneta digital


    






Você se lembra do seu primeiro tweet? A gente te mostra

Posted: 20 Mar 2014 10:34 AM PDT

Okay, não a gente, mas o próprio Twitter. O serviço de microblog soltou hoje um comunicado relembrando de uma ferramenta que permite visualizar a primeira mensagem com até 140 caracteres publicada por um arroba. Tudo isso para comemorar os oito anos do serviço, nascido no dia 21 de março de 2006.

Atualmente são mais de 240 milhões de usuários ativos todos os meses. Não está claro como eles fazem essa contagem, mas amanhã o Tecnoblog publica um artigo com o balanço dos primeiros oito anos de operações do Twitter – inclusive com informações sobre a operação no Brasil.

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Enquanto o artigo não chega, é hora de acessar a ferramenta #FirstTweet para relembrar qual foi a primeira coisa que a gente postou no site. Eu mesmo, por exemplo, reclamei que o Twitter estava baleiando no dia em que eu resolvi testá-lo. A mensagem foi publicada em agosto de 2007. Já o Thiago Mobilon, sempre com seu espírito aventureiro, disse que estava "entrando na onda". Curiosamente, descobri que cheguei ao Twitter 12 dias antes do fundador da Mobilon Mídia (quem diria…).

Nosso editor Paulo Higa, um pouco mais sensato, aproveitou o primeiro tweet para questionar: "Só eu não me impressionei com o Twitter quando ele foi lançado?" A editora Giovana Penatti aproveitou para fazer um desabafo: "como assim o jota tem twitter e nunca me falou??" Depois perguntem para ela quem era o tal “jota”.

Imagino que cada um dos milhões de usuários do Twitter tenha alguma história para contar referente ao primeiro tweet publicado. E claro, sempre existe a possibilidade de o primeiríssimo ter sido apagado. Ainda assim, o registro histórico está disponível. A internet, ela nunca esquece das coisas.

Você se lembra do seu primeiro tweet? A gente te mostra


    






Lançado em setembro de 2010, iPhone 4 deixa de ser vendido pela Apple no Brasil

Posted: 20 Mar 2014 09:05 AM PDT

Antes tarde do que mais tarde, a Apple parou de vender o iPhone 4 na loja online brasileira. O aparelho foi lançado no Brasil em setembro de 2010 e era o iPhone menos caro vendido no país, custando R$ 1.099 no único modelo com 8 GB de armazenamento interno. A notícia chega logo após a Apple descontinuar o iPad 2 e lançar um modelo do iPhone 5c com menor capacidade em poucos países.

O iPhone 4 não era mais distribuído em larga escala. A Apple vendia o aparelho somente em alguns países em desenvolvimento, incluindo a China, onde ele também desapareceu da loja online. Apesar de ter recebido o iOS 7, muitos problemas de desempenho eram notados até a Apple liberar a atualização para o iOS 7.1. Com o término das vendas, isso provavelmente significa que o iPhone 4 não receberá o iOS 8.

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Se você não lembra de um produto anunciado há quase quatro anos, vamos recapitular: o iPhone 4 foi revelado em junho de 2010, tinha o velho chip Apple A4 com núcleo único de 1 GHz, tela Retina de 3,5 polegadas com resolução de 640×960 pixels, 512 MB de RAM, câmera de 5 megapixels com gravação de vídeo em 720p e traseira de vidro. Ele usava chips Micro-SIM e nem sonhava em se conectar a redes 4G. Este é o iPhone que tinha problema com sinal de celular quando os usuários seguravam o aparelho do jeito errado.

No Brasil, foi lançado no dia 17 de setembro de 2010. Obviamente, na época ele foi considerado o iPhone 4 mais caro do mundo, como acontece todos os anos, mas era bem mais barato que os iPhones atuais. O iPhone 4 de 16 GB foi lançado no país por R$ 1.799, enquanto o de 32 GB era vendido por R$ 2.099. Ainda não havia um modelo com 64 GB de armazenamento interno.

Apesar do fim das vendas do iPhone 4 pela Apple, algumas lojas ainda oferecem o aparelho, mas parece apenas questão de tempo até que ele desapareça dos estoques. Com isso, o iPhone mais em conta no país passa a ser o 4s, lançado em 2011. Desbloqueado e com 8 GB, ele tem preço de tabela de R$ 1.399. O iPhone 5c de 8 GB, que começou a ser vendido na Alemanha, Austrália, China, França e Reino Unido, ainda não foi lançado no Brasil.

Lançado em setembro de 2010, iPhone 4 deixa de ser vendido pela Apple no Brasil


    






Papers, Please e The Last Of Us são os grandes vencedores das premiações da GDC

Posted: 20 Mar 2014 09:02 AM PDT

Aconteceram ontem à noite as premiações da Games Developers Conference. Divididas em duas partes, elas contemplam tanto os indies no Independent Games Festival, como lançamentos, das grandes publishers no Game Developers Choice Awards. Como vem acontecendo nessa temporada 2013/2014 de premiações de games, os grandes vencedores das duas premiações foram Papers, Please e The Last Of Us.

Papers, Please, jogo criado por Lucas Pope que mostra a difícil vida de um oficial da imigração do fictício (e claramente soviético) país de Arstotzka nos anos 80, levou, no Independent Games Festival, os prêmios de Excelência em Narrativa e em Design e o Seumas McNally Grand Prize, que é o grande prêmio. De todas as categorias às quais foi indicado, só perdeu Prêmio Nuovo, que ficou com Luxuria Superbia.

Papers, Please também foi premiado no Game Developers Choice Awards como Melhor Jogo para Download e Prêmio de Inovação, totalizando cinco subidas ao palco de Lucas Pope.

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The Last Of Us, que foi o grande vencedor de 2013 na categoria games pelo tanto de estatuetas que levou em premiações no ano passado, ganhou outras três no Game Developers Choice Awards: Melhor Narrativa, Melhor Game Design e Jogo do Ano. Depois dele, Bioshock Infinite foi o único a ganhar mais de um prêmio: Melhor Arte Visual e Melhor Áudio.

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Outros destaques ficam com as estatuetas dadas a pessoas da indústria: a de Embaixadora foi para Anita Sarkeesian, por seu trabalho para melhorar a forma como mulheres são mostradas em videogames. Por causa de seus estudos, Anita foi ridicularizada e ameaçada de tudo quanto é jeito por ~trolls~ na internet mas, em vez de fazer com que isso a desencorajasse, usou como prova de que tem algo errado na indústria e precisa ser combatido. Atualmente, ela trabalha na série Tropes Vs. Women in Video Games, que foi financiada pelo Kickstarter (inclusive, os ataques geraram bastante publicidade involuntária para o projeto).

A outra, de Pioneirismo, foi para Brandon Beck e Marc Merrill, fundadores da Riot Games, simbolizando a importância de League Of Legends no mercado – é, atualmente, o game mais jogado do mundo, com mais d e27 milhões de usuários logando todos os dias – e para o crescimento dos eSports em todo o mundo.

A lista completa de vencedores das duas premiações está no Joystiq.

Papers, Please e The Last Of Us são os grandes vencedores das premiações da GDC


    






Ex-funcionário da Microsoft é preso após ser acusado de vazar informações do Windows

Posted: 20 Mar 2014 07:56 AM PDT

Quando alguém é contratado por uma empresa, espera-se que essa pessoa não fique divulgando informações que ainda não foram reveladas publicamente. Dada a quantidade de vazamentos que vemos todos os dias, podemos perceber que essa regra básica não funciona muito bem. Mas um ex-funcionário da Microsoft sofreu as consequências: Alex Kibkalo, que trabalhava como arquiteto de software, foi preso nesta quarta-feira (19) após ser acusado de vazar segredos do Windows 8 em meados de 2012.

As informações vêm do Seattlepi. A publicação afirma que o funcionário foi acusado pela Microsoft de compartilhar informações do Windows 8 com um blogueiro de tecnologia francês. Kibkalo supostamente enviava para o SkyDrive (!!!) versões internas do sistema operacional. Isso teria feito com que screenshots do Windows 8 fossem parar na internet antes da hora. Em setembro de 2012, ele teria admitido para a empresa que vazou os softwares.

As primeiras versões internas do Windows 8 não eram muito diferentes do Windows 7

As primeiras versões internas do Windows 8 não eram muito diferentes do Windows 7

Além de compartilhar versões internas do Windows 8, Kibkalo também foi acusado de vazar arquivos do Windows 7 e até mesmo um kit de desenvolvimento do software do servidor de ativação da Microsoft, que (tenta) prevenir os usuários de usarem produtos piratas. Com o vazamento, um hacker poderia fazer engenharia reversa para burlar mais facilmente o método de proteção da Microsoft.

O arquiteto de software foi pego após o blogueiro de tecnologia francês ter tentado confirmar a autenticidade do código do kit de desenvolvimento com um funcionário da Microsoft. Como o código era verdadeiro, a Microsoft começou a investigar a conta de email do blogueiro no Hotmail (!!!) e encontrou uma mensagem de Kibkalo que continha atualizações do Windows 8 ainda não lançadas.

Por que Kibkalo, que trabalhava na Microsoft desde 2005, resolveu arriscar seu emprego vazando informações confidenciais da empresa? De acordo com os investigadores da própria Microsoft, ele estava irritado após ter recebido uma avaliação ruim e ameaçou se demitir. Esse método de avaliação foi abandonado em 2013 porque estimulava disputas e colocava os funcionários sob pressão.

Com informações: ZDNet.

Ex-funcionário da Microsoft é preso após ser acusado de vazar informações do Windows


    






Novo modelo do Oculus Rift promete uma experiência ainda mais imersiva

Posted: 20 Mar 2014 07:26 AM PDT

Durante a GDC, que está ocorrendo nesta semana em San Francisco, Califórnia, a Oculus VR apresentou um modelo mais “profissional” do Rift. Lançado no início de 2013, a versão inicial do Oculus abriu o mundo de muita gente, serviu para impressionar bastante, mas não havia sido desenvolvida para o consumidor final: era uma versão de testes, comercializada entre desenvolvedores, programadores e afins, no intuito de ter material suficiente e um aparelho rodando direitinho quando fosse lançado oficialmente.

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Uma ação bastante acertada, aliás. Logo de cara, os “contras” do periférico foram aparecendo, como por exemplo a reclamação de motion sickness – tipo de enjoo ou vertigem causados pelo movimento ocular – e outras requisições importantes, como versões em HD e mais confortáveis tanto no suporte à cabeça, quando no visual, que era bem trambolhão.

A segunda versão do DevKit já foi anunciada com data de lançamento: de acordo com a Oculus VR, será possível adquirir os dispositivos na pré-venda a partir dessa quarta feira, e a chegada oficial do aparelho foi definida para julho deste ano.

Embora seja uma versão mais aprimorada, o DevKit 2 não será o modelo definitivo do Oculus. A equipe da Oculus VR ainda busca programadores e desenvolvedores que queiram criar softwares, jogos e tenham outras ideias para o uso do dispositivo, fazendo com que esta ainda seja uma edição provisória do aparelho.

Das inovações desta versão, se destaca, principal e finalmente, a resolução do visor. De acordo com a produtora, cada olho do aparelho terá 960×1080 de resolução, 1080p ao todo, numa tela de OLED de baixa persistência com taxas de atualização de 75Hz, 72Hz e 60Hz. Além disso, a nova versão ganha uma câmera avulsa, o que encarecerá a conta final em US$ 50 dólares, e ainda conta com um giroscópio, um acelerômetro e um magnetômetro, com sensores de 1000Hz de taxa de atualização.

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A adição da câmera tem sua explicação: instalada em um ponto fixo do ambiente onde o aparelho estiver sendo utilizado, ela será capaz de promover uma experiência mais imersiva, já que captará movimentos como inclinações e aproximações. Além de todas as melhorias, a Oculus VR também ouviu os usuários em relação à aparência do dispositivo, agora consideravelmente menor e mais classudo que sua primeira versão.

Também nesta edição da GDC, a Sony anunciou seu primeiro protótipo de dispositivo de realidade virtual, o Project Morpheus, que será lançado com exclusividade para o PlayStation 4.

Com informações: Kotaku

Novo modelo do Oculus Rift promete uma experiência ainda mais imersiva


    






Intel anuncia Core i7 Extreme Edition octa-core com suporte a memórias DDR4

Posted: 20 Mar 2014 06:22 AM PDT

Durante a Game Developers Conference, que está acontecendo nesta semana em San Francisco, na Califórnia, a Intel anunciou um novo processador Core i7 Extreme Edition baseado na plataforma Haswell-E, para entusiastas e pessoas com bastante dinheiro para gastar. De acordo com a Intel, o chip terá oito núcleos e 16 threads e suportará os novos módulos de memória DDR4.

Este será o primeiro processador da Intel para desktops com oito núcleos. No mês passado, a Intel havia lançado chips Xeon E7 com 15 núcleos de até 2,8 GHz, mas eles eram voltados para servidores. A AMD já possui processadores para desktops com oito núcleos há bastante tempo, mas eles não competem diretamente com os mais caros da Intel e não surpreenderam tanto quanto as especificações: o octa-core FX-9590 de 4,7 GHz, por exemplo, perdia do quad-core Core i7-4770K de 3,5 GHz em vários benchmarks.

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Assim como os processadores Sandy Bridge-E e Ivy Bridge-E, também voltados para entusiastas, o Haswell-E usará o socket LGA 2011 e trabalhará em conjunto com o chipset X99. Ainda não há muitos detalhes oficiais sobre o chipset, mas especula-se que ele terá suporte nativo a até 14 portas USB (sendo seis USB 3.0), dez portas SATA de 6 Gb/s e suporte a memórias DDR4 de até 2.133 MHz.

Os novos chips Haswell-E chegam ao mercado no segundo semestre de 2014. A Intel ainda não revelou preços nem informações detalhadas do Core i7 octa-core. No Brasil, o Core i7-4960X Extreme Edition, com seis núcleos de 3,6 GHz, chega a ser vendido por mais de 4.000 reais, então não espere nada muito barato.

Como o novo chip será caro, os módulos DDR4 ainda devem demorar mais algum tempo para se popularizar. Além disso, o suporte estará apenas no estágio inicial: a frequência de 2.133 MHz ainda é baixa para um módulo DDR4. Assim como aconteceu com as DDR3, a frequência deve aumentar à medida que os processos de fabricação forem melhorando e as memórias DDR4 de 4.266 MHz devem aparecer em alguns anos.

Com informações: AnandTech.

Intel anuncia Core i7 Extreme Edition octa-core com suporte a memórias DDR4