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Mario Kart 8 chega em maio só para Wii U (mais 9 notícias)

Mario Kart 8 chega em maio só para Wii U (mais 9 notícias)

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Mario Kart 8 chega em maio só para Wii U

Posted: 30 Jan 2014 01:53 PM PST

Em meio aos anúncios de estratégias para salvar as finanças da empresa, a Nintendo deu um mês de lançamento para Mario Kart 8: ele chegará em maio, quase um ano após seu anúncio na E3 de 2013.

O último Mario Kart que foi lançado saiu em 2011 como um exclusivo de 3DS; para console de mesa, foi Mario Kart Wii, de 2007. São quase 7 anos sem Mario Kart nas TVs, então dá para entender o porquê de ser um jogo tão aguardado.

Mario Kart 8 tem algumas features legais para enriquecer o gameplay. A principal delas é uma mecânica que permite que os carrinhos corram na vertical, isto é, por paredes em partes especialmente desenhadas para isso. Também há muitos personagens, incluindo as versões bebê de Mario, Luigi, Peach e Daisy, e os novos Rosalina e Waluigi, que chegam pela primeira vez à franquia.

Falando da jogatina com amigos em casa, a novidade fica com a tela dividida na vertical, e não na horizontal. Ou seja, as telas de cada jogador ficam lado a lado, e não mais uma em cima da outra. No online, dá para jogar em até 12 pessoas.

Ainda não há um dia certo para o lançamento do jogo, mas ele já vem com uma grande responsabilidade: dar uma alavancada nas vendas do Wii U, já que é exclusivo do console. Será que agora ele sai das prateleiras?

Mario Kart 8 chega em maio só para Wii U


    






Cade vai investigar denúncias de rompimento de cabos da GVT pela Oi e outras supostas ações desleais

Posted: 30 Jan 2014 01:22 PM PST

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que combate condutas anticompetitivas no Brasil, comunicou no Diário Oficial de União de hoje a abertura de um processo administrativo para investigar supostas ações desleais do grupo Oi contra a operadora GVT.

A decisão tem como base denúncias que o Cade e a Anatel receberam da GVT em 2012. A companhia acusa a Oi de ter rompido cabos telefônicos de suas operações em infraestruturas compartilhadas de maneira intencional, o que configura infração à ordem econômica. Estas ações teriam ocorrido em 2008 e 2009.

A investigação também visa apurar as acusações de que a Oi teria provocado lentidão e falhas na rede da GVT em pontos de interconexão das infraestruturas das duas empresas.

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Mais graves, talvez, são as denúncias que pressupõem tentativas da Oi de dificultar pedidos de portabilidade para a GVT. Neste caso, funcionários da primeira, em posse dos dados de clientes que pediram transferência de operadora, teriam ligado para o call center da GVT se passando por eles para solicitar o cancelamento do procedimento.

E não termina aí: funcionários da Oi teriam ainda feito ameaças à instalação de sistemas de telefonia da GVT em Salvador (BA).

A Oi tem, a partir da data de notificação, 30 dias para apresentar explicações ao Cade. Se o órgão considerar a Oi responsável pelas infrações, a companhia poderá receber multa que vai de 0,1% a 20% de seu faturamento, além de outras punições previstas em lei.

Procurada, a Oi declarou apenas que ainda não foi notificada sobre o assunto. De qualquer forma, a situação é delicada: o Cade afirma ter decidido pela abertura do processo administrativo porque os indícios apresentados contra a operadora são relevantes.

Com informações: Agência Brasil

Cade vai investigar denúncias de rompimento de cabos da GVT pela Oi e outras supostas ações desleais


    






Viber chega oficialmente ao Brasil para concorrer com WhatsApp

Posted: 30 Jan 2014 12:37 PM PST

Hoje, o isralense Talmon Marco fez uma palestra na Campus Party sobre empreendedorismo. E, como CEO do Viber, um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas do mundo, ele tem bastante expertise em como transformar sua ideia em realidade (o Viber não é a primeira startup dele) e expandir sua empresa globalmente.

Foi essa expansão que liderou os assuntos na coletiva de imprensa realizada pouco antes da palestra. É que o Viber aproveitou a ocasião para anunciar a abertura de um escritório no Brasil, o que marca sua chegada oficial aqui.

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Talon Marco e Luiz Felipe Barros, country manager da Viber no Brasil

Como estamos acostumados a ouvir das empresas que chegam aqui, a escolha do Brasil para ser o primeiro país da América do Sul (e da América Latina, no caso do Viber) a receber uma filial é por questões estratégicas. Somos o maior mercado da região e a presença física da startup aqui pode não apenas expandir a já grande base de usuários, mas ser o ponto de partida para a chegada em outros países próximos.

Marco também cita estratégias focadas no mercado brasileiro, especialmente no que diz respeito à criação de conteúdo especial. Ele cita o caso dos stickers, que chegaram recente ao app. Eles fazem bastante sucesso em países orientais e têm crescido em popularidade também no Brasil. Com o escritório e a equipe brasileiros, será possível criar stickers exclusivos para o país, baseados em feriados nacionais e manias do momento, por exemplo.

É daí que vem parte da receita do Viber, que “é e sempre será gratuito”, nas palavras do CEO: segunido o modelo freemium, há pacostes de stickers pagos que saem por R$ 5,22. Alguns deles trazem conteúdo licenciado, como de Adventure Time ou Meninas Superpoderosas. Outra fonte de renda para a startup é pelo Vibert Out, serviço de chamadas para telefones fixos e móveis sem Viber que oferece preços mais competitivos que a concorrência (leia-se: Skype) e que as operadoras de telefonia no Brasil.

Quanto aos competidores no mercado brasileiro, são praticamente descartados outros que não sejam o WhatsApp. E, ainda assim, o Viber está bem otimista com o que deve conquistar por aqui. Primeiro, porque é um serviço mais completo que seu principal rival, com mais recursos, como as ligações, e multiplataforma – está presente também em desktops, além de tablets e smartphones. Segundo, porque, sem nenhuma publicidade ou investimento direto aqui, já tem mais de 10 milhões de usuários brasileiros cadastrados.

Em todo o mundo, o Viber já passa os 300 milhões de usuários, com um aumento semanal de surpreendentes 700 mil.

Viber chega oficialmente ao Brasil para concorrer com WhatsApp


    






Cientistas criam papel reutilizável que dispensa tinta na impressora

Posted: 30 Jan 2014 11:29 AM PST

Em um passado não muito distante, acreditava-se que os meios digitais diminuiriam severamente o uso de papel. Bom, isso não aconteceu e não há sinais de que irá, então o negócio é investigar formas de otimizar o consumo do material. É exatamente isso que um grupo de cientistas chineses fez ao criar este papel que, além de reutilizável, exige apenas água na impressora.

O professor de química Sean Zhang, da Universidade de Jilin, é quem comandou as pesquisas. O grupo desenvolveu um papel composto com um tipo de tinta que, quando seco, fica invisível aos olhos humanos, mas se torna perceptível assim que submetido à umidade.

A partir daí, o grupo adaptou uma impressora convencional para fazê-la disparar jatos de água no papel em vez das tradicionais tintas. Os pontos atingidos começam a reagir à presença do líquido e, assim, ficam visíveis.

Papel com tinta invisível

No material divulgado, percebe-se que a tinta existente no papel tem tom azul claro, mas os pesquisadores afirmam que é possível utilizar corantes de outras cores.

A parte mais interessante é que a tinta fica visível por até 22 horas. Após este período, o papel torna-se todo branco novamente e pode, então, ser utilizado para uma nova impressão. Os pesquisadores estimam que é possível realizar pelo menos 50 impressões com cada folha de papel.

A princípio, pode parecer que um impresso que dura apenas 22 horas não tem muita utilidade, mas o foco da ideia são situações onde o papel é utilizado uma única vez – listas de compras e tópicos de reuniões, por exemplo. Neste sentido, dá até para considerar o uso de canetas à base de água para reaproveitamento de blocos de anotações.

Caneta em uso no papel com tinta invisível

Como se vê, a invenção é ecologicamente correta e pode gerar economia de custos em escritórios ao diminuir o uso de papel convencional e das caríssimas tintas de impressora, embora não seja adequada para documentos ou recibos.

O problema é que ainda há muito trabalho a ser feito para sabermos se este tipo de papel será bem aceito no mercado. Os cientistas querem, a partir de agora, melhorar a intensidade da cor e fazer testes de toxicidade mais precisos.

Com informações: Txchnologist

Cientistas criam papel reutilizável que dispensa tinta na impressora


    






Mudando de estratégia, Nintendo vai investir em saúde e qualidade de vida

Posted: 30 Jan 2014 11:21 AM PST

Ontem, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, fez alguns anúncios que dizem respeito ao futuro estratégico da empresa – e, do jeito que as coisas andam, é preciso mexer vários pauzinhos para que ela consiga se reerguer financeiramente.

Iwata falou sobre mobile, avisando que a Nintendo criará apps, mas não jogos, e reafirmou a convicção da empresa em investir no seu próprio hardware, mesmo com as dificuldades de vendas do Wii U.

O destaque ficou por conta de uma nova frente na qual a Nintendo pretende ser mais ativa: a de saúde – ou, como prefere chamar, “qualidade de vida” ou QOL (de “quality of life”). Ela já tem produtos desenvolvidos na área: o Wii Fit é o maior exemplo disso – já vendeu, junto com o Wii Fit Plus, mais de 42 milhões de cópias em todo o mundo.

A ideia da Nintendo é agir na área de prevenção de doenças e criar produtos que sejam atraentes, divertidos e façam parte do dia a dia sem ser uma obrigação, mas algo adotado naturalmente. As pessoas poderão monitorar sua saúde e receber palpites do sistema sobre ela.

O diagrama abaixo ilustra como é essa ideia:

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No entanto, o discurso ainda é meio nebuloso e não revela muita coisa sobre o que será essa entrada no ramo de QOL. Foi dito que será uma plataforma que integra hardware e software (algo como um console específico?) e se encaixará numa categoria “que gostamos de chamar de non-wearable“, mas não há detalhes do que será essa “nova” categoria.

Porém, não deve demorar muito para que ouçamos falar novamente da Nintendo e seus investimentos em QOL: a empresa prometeu mais detalhes nos próximos meses. O lançamento do “não-wearable”, no entanto, fica para o ano que vem, e é esperado que alavanque os resultados desse ano fiscal.

Com informações: The Verge

Mudando de estratégia, Nintendo vai investir em saúde e qualidade de vida


    






Muito além dos 40 Gb/s: a Campus Party é um lugar de empreender

Posted: 30 Jan 2014 09:56 AM PST

Foto: Thássius Veloso

Com 8 mil campuseiros, a Campus Party traz uma série de programações para todos os gostos, como competições de jogos, internet rápida para baixar arquivos e palestras sobre os mais variados assuntos. Mas uma das principais novidades da sétima edição da Campus Party é a área de empreendedores, que atraiu 250 novas empresas em busca de novos negócios.

Essas empresas estão localizadas na área Open Campus, uma parte aberta da Campus Party para qualquer pessoa visitar, mesmo sem ter comprado a credencial de campuseiro. Conhecemos algumas startups para tentar entender os objetivos desses empreendedores.

Douglas Almeida, sócio-fundador e CEO da Stayfilm, plataforma de produção de filmes online, comemora a oportunidade de novos negócios. ”A área de startups é uma excelente oportunidade de encontrar novos investidores. Ainda não fechamos nenhum negócio, mas já marcamos algumas entrevistas para depois da Campus”, disse.

Almeida também disse que a Campus é uma forma de conhecer investidores diferentes do que estão acostumados a encontrar em meetups de startups: “Aqui dentro é possível encontrar diversos investidores novos para a gente, como Samsung, Globo e TOTVS”, comemora.

Foto: Lucas Braga

Estande da Stayfilm: além de negociarem investidores, a empresa faz algumas promoções com os campseiros de plantão

Já a Lagiar, um site de recomendações de presentes, comemora o aumento de acessos no site: “Só por estarmos aqui já tivemos um aumento na audiência do site da Lagiar de cerca de 25%”, disse Pedro Villalobos, cofundador da startup. “Ainda não tivemos nenhuma conversa com investidor, está muito devagar, mas estamos enviando emails e convidando pessoas para visitar nosso estande. Mesmo assim, continua sendo uma boa oportunidade”.

Foto: Lucas Braga

Lagiar é um site que promete escolher o presente perfeito para qualquer tipo de pessoa

Não ter fechado negócios é um fato para mais gente. Ibrahim César, da startup de contratação de profissionais de limpeza Blumpa, disse que “é uma ilusão conseguir fechar negócio em 40 minutos”. O objetivo é apenas “encontrar com os investidores para depois conseguir marcar alguma conversa”. Além de conhecer novos investidores, a Blumpa está na Campus Party para divulgar o seu serviço e encontrar um novo profissional de operações para trabalhar na startup.

Eduardo Giglio e Ibrahim César, fundadores da Blumpa

Eduardo Giglio e Ibrahim César, fundadores da Blumpa

Hackaton de Internet of Things

Não é necessário criar uma startup para empreender: a Telefônica Vivo está promovendo um hackaton de novas soluções de sustentabilidade. Para isso, foram distribuídos 60 kits de desenvolvimento de “internet das coisas”, que consistem em uma placa de Arduino ligada a outra placa com sensores de temperatura, ruído e iluminação. A ideia é que os grupos de desenvolvedores criem uma nova ferramenta que possa colaborar para a sustentabilidade.

Foto: Thássius Veloso

Essa é a caixinha que a Vivo distribuiu para os interessados

Antes de liberar essas caixinhas para os interessados, houve uma pré-seleção: mais de 120 desenvolvedores se inscreveram, o que ultrapassou as expectativas da empresa. Antes do hackaton começar, a operadora promoveu um minicurso de introdução ao kit de desenvolvimento. Os desenvolvedores terão até sábado (1) para entregar alguma solução inovadora.

Quem vencer o hackaton será premiado com um tablet Samsung Galaxy Tab 7.0 de 16 GB, além, é claro, do kit de desenvolvimento, que fica como um presente para todos que o receberam.

Muito além dos 40 Gb/s: a Campus Party é um lugar de empreender


    






Facebook anuncia Paper, seu reader tipo Flipboard

Posted: 30 Jan 2014 09:24 AM PST

Faz alguns meses que ouvimos o rumor de que o Facebook estava trabalhando num reader, chamado internamente pelo criativo nome de… Reader. Hoje, ele foi oficialmente anunciado: batizado de Paper, estará disponível no dia 3 de fevereiro para iOS.

Pela descrição, o Paper levará histórias do seu feed do Facebook para o seu iPhone ou iPad de uma maneira visualmente mais interessante para melhorar a experiência e diminuir as distrações. Elas poderão ser separadas por temas, o que facilita para o usuário encontrar apenas as publicações relevantes para ele – algo que o Facebook vive tentando aperfeiçoar.

Não dá para deixar passar as semelhanças com o Flipboard, reader bem popular que tem o design parecido com o do Paper (ou melhor, o contrário) e com o qual o app do Facebook tem sido comparado.

facebook paper

Também será possível publicar novas histórias no feed diretamente do Paper; por causa disso, já tem gente apontando que o Paper será um app do Facebook melhor que o próprio app do Facebook por conta da experiência do usuário melhorada. O Paper é o primeiro produto do Creative Labs do Facebook, “setor” criado para criar novos aplicativos.

Facebook anuncia Paper, seu reader tipo Flipboard


    






Nome OneDrive pode envolver a Microsoft em outra disputa judicial

Posted: 30 Jan 2014 09:22 AM PST

Sentiu aquela sensação de “isso não vai dar certo” quando o nome OneDrive foi anunciado para o lugar de SkyDrive? Talvez você esteja certo: a One.com, uma empresa de hospedagem de sites com forte presença na Europa, já está estudando a possibilidade de levar a Microsoft aos tribunais por causa da nova marca.

A informação vem do site Neowin, que conversou com Thomas Medard Frederiksen, diretor de operações da One.com. Segundo o executivo, a companhia está conversando com especialistas em marcas porque entende que OneDrive é uma denominação muito próxima de seu serviço de armazenamento de dados nas nuvens, o Cloud Drive.

Sendo mais preciso, Frederiksen acredita que o nome OneDrive pode ser associado à combinação de One.com com Cloud Drive e, assim, “desviar” possíveis novos clientes da companhia de hospedagem.

Este é o Cloud Drive

Este é o Cloud Drive

A Microsoft, aparentemente, fez um extenso trabalho para verificar o uso do nome OneDrive ao redor do mundo. Uma pista disso está aqui mesmo no Brasil: a Locaweb tem um serviço de armazenamento nas nuvens que tinha exatamente este nome, mas o alterou para GoDrive recentemente, sugerindo um acordo entre ambas as companhias, a despeito de nenhum dos lados ter se pronunciado a respeito.

Para Frederiksen, no entanto, esta pesquisa deveria ter sido mais detalhada, ou seja, a Microsoft poderia ter verificado se OneDrive ou qualquer outro nome possível não afetaria marcas semelhantes.

A One.com vai aguardar a análise dos especialistas e de seu departamento jurídico para decidir se vale a pena recorrer aos meios judiciais ou mesmo tentar um acordo com a Microsoft.

O fato é que, se a empresa decidir “partir pra briga”, terá chances consideráveis. Basta lembrar que a Microsoft se viu obrigada a abandonar a marca SkyDrive porque a operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group alegou nos tribunais que o nome poderia causar confusão com os seus serviços.

Nome OneDrive pode envolver a Microsoft em outra disputa judicial


    






SwiftKey chega ao iOS, mas não tão bom como no Android

Posted: 30 Jan 2014 07:05 AM PST

O SwiftKey é meu teclado preferido para Android e agora está disponível também para iOS. Mas não do jeito que alguns sonhavam: como a Apple não permite a instalação de teclados de terceiros (e não deu nenhum sinal de que vai permitir no futuro), o SwiftKey chega apenas como um aplicativo de notas que possui algumas das funções encontradas na versão para Android, como a correção e previsão de palavras.

Chamado de SwiftKey Note, o aplicativo permite fazer anotações e exibe um teclado levemente modificado, com uma barra superior com três sugestões de palavras e botões de formatação (negrito, itálico, sublinhado, tabulação e marcadores). As notas podem ser salvas no próprio dispositivo ou no Evernote.

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Os principais recursos estão lá, como a correção de palavras bastante eficiente e a aprendizagem automática; com o tempo, o SwiftKey passa a adivinhar, muitas vezes com sucesso, a próxima palavra que você quer digitar. No entanto, ainda não é possível digitar deslizando o dedo pelo teclado, não há suporte ao português e não há como importar dados do seu Gmail, SMS ou contas em redes sociais.

Ao 9to5Mac, o SwiftKey diz que considera a possibilidade de oferecer a tecnologia para que outros desenvolvedores possam integrar o teclado em seus aplicativos, mas ainda não há nada definido. Por enquanto, você só pode usá-lo no SwiftKey Note, o que já seria um ótimo começo, não fosse a falta do suporte ao português nesta primeira versão.

O SwiftKey Note é compatível com iPhones, iPads e iPods touch com iOS 6 ou superior, mas as opções de formatação só estão disponíveis no iOS 7. Ele está disponível gratuitamente na App Store.

SwiftKey chega ao iOS, mas não tão bom como no Android


    






Moto G começa a receber atualização para o KitKat no Brasil

Posted: 30 Jan 2014 05:53 AM PST

Durante o evento de lançamento do Moto G, a Motorola prometeu que liberaria a atualização para o KitKat até o final de janeiro. Quase no fim do prazo, a promessa foi cumprida nesta quarta-feira (29) pela fabricante de smartphones do Google da Lenovo. O Android 4.4.2 começou a ser distribuído ontem, inicialmente para o Moto G vendido no varejo.

Com a notícia, o Moto G entra para o pequeníssimo grupo dos smartphones que possuem oficialmente a última versão do Android no Brasil. Além do Nexus 4 e Nexus 5, apenas o Moto X havia recebido a atualização para a versão 4.4.2, que começou a ser liberada esta semana, menos de dois meses após o aparelho ser atualizado para o Android 4.4.

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O que há de novo? Visualmente, não muita coisa: a maioria das novidades está ligada ao KitKat. O Hangouts agora pode ser definido como o aplicativo padrão para enviar e receber SMS; o discador permite buscar contatos no teclado; e alguns aplicativos agora podem ficar totalmente em tela cheia, sumindo com as barras de navegação e de status, que ganharam um efeito de degradê.

As notas de atualização também apontam novidades no aplicativo Galeria, que traz mais filtros, recursos de desenho e ajustes de cor, exposição e contraste. No entanto, a Motorola liberou recentemente a atualização para o Galeria diretamente no Google Play, poupando os usuários de esperarem pela atualização completa do sistema.

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Como de costume, a atualização para o Moto G vendido no varejo começou a ser distribuída em ondas, para evitar que os servidores fiquem sobrecarregados ou algum problema afete um número grande de aparelhos. Para quem possui um Moto G comprado em lojas de operadoras, a novidade chega em breve.

Se você não recebeu nenhuma notificação, abra o menu de configurações, entre em Sobre o telefone e toque em Atualizações do sistema para verificar se a atualização já está disponível para você. Segundo a Motorola, todos os proprietários do Moto G terão o Android 4.4.2 “nas próximas semanas”. Você já recebeu?

Moto G começa a receber atualização para o KitKat no Brasil