VWS

Postagens mais visitadas

Padrão de carregador universal para laptops deve surgir em 2014 (mais 9 notícias)

Padrão de carregador universal para laptops deve surgir em 2014 (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Padrão de carregador universal para laptops deve surgir em 2014

Posted: 18 Dec 2013 12:04 PM PST

A International Electrotechnical Commission (IEC), a mesma organização que em 2011 definiu a porta Micro USB como padrão nos celulares, ganhou as atenções novamente nesta semana ao anunciar uma proposta de carregador universal de laptops que, com alguma sorte, entrará em uso já em 2014.

Graças à adoção generalizada do Micro USB em dispositivos móveis, hoje é relativamente fácil conseguir um carregador para celular quando você esquece o seu em casa. A ideia é fazer com que aconteça o mesmo com os notebooks, afinal, do jeito que está hoje, às vezes é difícil encontrar carregadores compatíveis até mesmo entre laptops da mesma marca.

O objetivo principal, no entanto, é bem mais nobre: diminuir em pelo menos 500 mil toneladas por ano a quantidade de eletrônicos que viram lixo. Atualmente, os consumidores que trocam de laptop se desfazem também de seu respectivo carregador, uma vez que o dispositivo não tem mais utilidade. Às vezes, até o contrário acontece: a pessoa perde ou danifica o carregador e acaba comprando um computador novo.

carregador

Com um carregador universal, isto é, que funciona ao menos com a maioria dos notebooks, espera-se que estas situações ocorram com menor frequência. Haverá também outras vantagens se a ideia vingar: laptops poderão ser vendidos sem carregador, diminuindo o preço final do produto; em caso de perda, será mais fácil e barato encontrar um carregador substituto; a padronização possivelmente reduzirá os custos de fabricação e desenvolvimento.

Para este último aspecto, o plano é adotar plugues e cabos que seguem padrões internacionais, o que deve contribuir também para o aspecto da segurança.

As expectativas são grandes, mas é cedo para comemorar. A IEC precisa ainda discutir com a indústria as especificações definitivas do carregador, o que pode levar alguns meses. Além disso, o fato de haver um padrão não significa que todos os fabricantes são obrigados a seguí-los. Vide o iPhone em relação às portas Micro USB.

Com informações: The Verge

Padrão de carregador universal para laptops deve surgir em 2014


    






Criar seu carro dos sonhos pode te render um Chevrolet Prisma novinho

Posted: 18 Dec 2013 10:48 AM PST

Publieditorial

A Chevrolet está com um jogo bem legal em sua fanpage no Facebook: no Monte Seu Prisma, o jogador cria o carro com os itens que quiser e, se for rápido, pode levar um Prisma LTZ zero quilômetro para casa.

Para participar, é só ir até a fanpage da Chevrolet e procurar a aba da promoção. O jogo é, basicamente, um jogo da memória. Começa com a escolha do que tem no Prisma dos seus sonhos, desde a cor e os itens opcionais até potência do motor, tipo de câmbio e o que vem no porta-malas.

Feitas as decisões, o app embaralha tudo e você precisa se lembrar e selecionar os itens que escolheu o mais rápido possível, sendo que cada erro zera tudo. Ao final da promoção, quem tiver refeito o carro dos sonhos em menos tempo leva o Prisma LTZ para casa.

Cada jogador tem duas tentativas, então nada de rage quit ou você perde sua chance! A brincadeira fica no ar até o dia 19 de dezembro, então é bom afiar a memória e correr para a fanpage o quanto antes.

Criar seu carro dos sonhos pode te render um Chevrolet Prisma novinho


    






Clássicos do NES chegam ao Wii U com um “algo a mais”

Posted: 18 Dec 2013 10:36 AM PST

Se você tem hoje seus 20 e poucos/30 anos, com certeza tem lembranças do NES, ou Nintendinho, como era chamado no Brasil. Apostando no potencial de vendas da nostalgia, a Nintendo levou alguns jogos clássicos dessa época para o Wii U, mas com algumas novidades.

Chamado de NES Remix, o pacote, que foi anunciado no Nintendo Direct de hoje, traz personagens e cenários conhecidíssimos de Super Mario Bros., The Legend Of Zelda, Donkey Kong e outros 13 jogos, mas com gameplay um pouco diferente. São dois modos de jogo: o NES stages e o Remixed stages.

No primeiro, são extraídas as partes mais legais dos games para jogatinas rápidas com objetivos bem definidos – por exemplo, pular 10 barris no Donkey Kong ou matar todos os inimigos sem sofrer dano em Zelda. Conforme o jogador progride, a dificuldade aumenta.

No segundo, são alteradas as fases. Por exemplo, do nada alguém “apaga a luz” na fase, ou é preciso resgatar a Pauline com o Link ou utilizar uma espécie de lanterna para enxergar o caminho em Excitebike. O bom desempenho nessas desbloqueia novos desafios.

Apesar dos jogos serem antigos, NES Remix aproveita funcionalidades do Wii U, como a competição com amigos para ver quem completa em menos tempo as fases ou jogar só na tela do Gamepad, caso alguém queira utilizar a TV.

O NES Remix está disponível no Nintendo eShop e custa cerca de 15 dólares.

Clássicos do NES chegam ao Wii U com um “algo a mais”


    






Queda nas buscas pode ser uma das razões para o Google apostar tanto no Google+

Posted: 18 Dec 2013 10:04 AM PST

Um relatório divulgado nesta semana pela Shareaholic, companhia especializada em mensurações analíticas na internet, indica que o tráfego oriundo de buscadores teve uma ligeira queda nos últimos meses, enquanto que os acessos gerados a partir de redes sociais mais que dobraram.

Para fazer as medições, a Shareaholic analisou o tráfego de mais de 200 mil sites durante os meses de novembro de 2012 e novembro 2013. A empresa calcula que, juntos, estes endereços receberam mais de 250 milhões de visitas únicas por mês.

A empresa tratou então de identificar quais acessos vieram dos principais buscadores – Google, Yahoo, Bing, Ask e AOL – e quais se originaram das redes sociais mais acessadas na América do Norte: Facebook, Pinterest, Twitter, StumbleUpon e Reddit.

Ao longo do período analisado, os 200 mil sites viram seu tráfego subir em 110% a partir das redes sociais. Em contrapartida, os acessos originados nos buscadores caiu 6%, um número que parece irrelevante, mas que é suficiente para indicar como o comportamento dos usuários vem mudando.

Shareaholic: buscas versus redes sociais

Ainda não dá para afirmar que há menos buscas sendo realizadas. A queda no tráfego dos sites analisados pode ter influência de outros fatores, como aspectos sazonais ou mudanças nos sistemas de classificação dos buscadores. O Google, por exemplo, promoveu alterações severas em seus algoritmos nos últimos meses que impactaram no posicionamento de uma enormidade de páginas.

Por outro lado, o levantamento indica que as pessoas estão cada vez mais propensas a aceitar sugestões de conteúdo – é o que você faz quando clica em um link compartilhado por um amigo no Facebook ou no Twitter, por exemplo.

O Google sabe disso e esta é, provavelmente, uma das razões mais fortes para a empresa se esforçar tanto para fazer o Google+ cair no gosto popular – o mercado de buscas está consolidado, mas as redes sociais tendem a ter um impacto ainda maior em termos de tráfego nos próximos meses.

Não é difícil entender o motivo: a maioria dos indivíduos está habituada a utilizar apenas um buscador, mas acessa duas ou três redes sociais regularmente, podendo ainda dar espaço para mais. O problema, para a turma de Mountain View, é que o Google+ não está entre as principais.

Se as pessoas tenderem mesmo a utilizar cada vez mais as redes sociais, como prevê a Shareaholic, o tempo dedicado a estes serviços pode fazer com que as buscas diminuam, desta vez de maneira significativa. Para o Google, portanto, emplacar o Google+ não é apenas uma questão de conquistar mercado, mas de não perder o espaço que já tem.

Com informações: The Next Web

Queda nas buscas pode ser uma das razões para o Google apostar tanto no Google+


    






Financie isso: No More Woof, o gadget que faz seu cachorro “falar”

Posted: 18 Dec 2013 09:47 AM PST

Lembra de quando você assistiu o filme Up!, da Pixar, e, além de chorar muito, também imaginou como seria legal se houvesse um gadget que traduzisse os pensamentos do seu cachorro, como a coleira que o cão Dug usa?

Esse dia pode chegar em breve. Uma startup escandinava focada em inventar gadgets novos a partir de tecnologias existentes e conhecidas lançou um projeto um tanto quanto curioso no Indiegogo: o No More Woof, um conjunto de sensores que é colocado na cabeça do seu cachorro e “traduz” as emoções dele.

20131127104503-dog2

O sensor lembra um daqueles aparelhos ortodônticos que envolvem toda a cabeça e, apesar dos criadores jurarem que não incomoda os pets, eu duvido que os meus aceitariam usar o acessório por muito tempo. Os deles, sim: todos os testes são feitos nos próprios animais dos pesquisadores e sem um traço de crueldade.

O gadget funciona de maneira semelhante a outros scanners de ondas cerebrais, como o Emotiv Insight, captando os padrões diferentes de acordo com cada sensação. Os resultados do escaneamento são enviados para um Raspberry Pi, que os processa e define o que seu cachorro gostaria de dizer naquele momento. Mais que isso: o No More Woof tem um alto falante que emite palavras, como se fosse a fala do seu cachorro.

O vídeo a seguir explica como o No More Woof vai funcionar:

“Vai funcionar” porque ainda está em fase de pesquisa e, até virar um produto comercial, vai algum tempo; possivelmente, anos. Tanto que, no vídeo, não há exemplos do gadget em funcionamento – há inclusive quem esteja duvidando da veracidade do No More Woof por isso. Mas a NSID, empresa por trás do gadget, já virou notícia outras vezes por suas criações insólitas, como a cadeira iRock, que carrega o iPhone enquanto balança, e o Nebula 12, uma simulador indoor do clima lá fora.

Os backers devem receber os primeiros protótipos do No More Woof em abril de 2014. Há só três pacotes: o primeiro, de 65 dólares, dá direito ao NWF mais simples, com só um sensor, que reconhece de duas a três sensações dos cachorros; o segundo, de 300 dólares, tem dois sensores e reconhece pelo menos quatro padrões de pensamento; o terceiro, de 1.200 dólares, vem com um alto-falante acoplado a uma coleira dourada, cor personalizada e aprende sozinho os padrões de pensamento do seu cachorro, tornando o reconhecimento mais rápido.

Por que é legal? A gente sempre sabe o que nosso cachorro quer, mas quão legal é poder ouvi-lo, sem precisar imitar a voz dele e passar vergonha na frente das visitas?

Por que é inovador? Porque é a primeira vez que estão tentando entender, literalmente, os pensamentos de cachorros.

Por que é vanguarda? Este é um dos casos em que você estará realmente financiando o desenvolvimento da tecnologia, não apenas a produção. Então, seu dinheiro pode ajudar, mesmo que indiretamente, em uma série de pesquisas na área, que podem ajudar a entender melhor o funcionamento do cérebro canino.

Vale o investimento? Você é obcecado com o seu cachorro (ok, ou curioso) a ponto de querer ouvir o que ele tem a dizer? Se sim, 65 dólares não é um preço tão alto a se pagar por isso. Se quiser apoiar o projeto, mas sem gastar tanto, dá para contribuir com menos, sem receber recompensas.

Financie isso: No More Woof, o gadget que faz seu cachorro “falar”


    






Galaxy Tab 3 de 10,1 polegadas, o tablet com processador Intel Inside

Posted: 18 Dec 2013 08:30 AM PST

Publieditorial

A Samsung lançou recentemente o Galaxy Tab 3 de 10,1 polegadas no Brasil. O tablet tem uma característica especial em relação aos outros modelos disponíveis no mercado brasileiro: este é o único Galaxy Tab com processador Intel, que promete um bom desempenho em navegação na internet.

galaxy-tab-3-10-1-principal

O principal componente responsável pela performance do Galaxy Tab 3 10.1 é o processador Intel Atom Z2560. Trata-se de um chip dual-core, com frequência de 1,6 GHz e tecnologia Hyper Threading, que melhora o desempenho multitarefa.

galaxy-tab-3-10-1-2

Mesmo com uma tela LCD de 10,1 polegadas, o Galaxy Tab 3 10.1 pesa apenas 510 gramas e tem 7,95 mm de espessura, então você pode usá-lo por horas sem cansar o braço. Completam o conjunto de hardware o armazenamento interno de 16 GB, que pode ser expandido com um cartão de memória de até 64 GB, uma câmera de 3 megapixels e 1 GB de RAM.

O Galaxy Tab 3 10.1 está disponível nas principais lojas brasileiras, com preço a partir de R$ 1.299 na versão com Wi-Fi. Se quiser acessar a internet de qualquer lugar, há a versão 3G, que possui preço sugerido de R$ 1.599.

Galaxy Tab 3 de 10,1 polegadas, o tablet com processador Intel Inside


    






Este é o Click ARM, um tablet modular com hardware (e sistema operacional) personalizável

Posted: 18 Dec 2013 08:04 AM PST

Uma companhia espanhola de nome ImasD apresentou oficialmente nesta quarta-feira o projeto Click ARM, o primeiro tablet modular do mundo, segundo a definição da própria. Como tal, o usuário poderá escolher com quais componentes equipar o dispositivo e, assim, ter um tablet com configuração quase que totalmente personalizada.

Tudo o que o interessado precisa fazer é acessar o site click-arm.com e, numa espécie de passo a passo, escolher entre os itens disponíveis. Cada peça tem um valor que é adicionado ao preço final do equipamento.

A quantidade de componentes personalizáveis é grande: processador, módulos de storage (de 8 a 64 GB), Wi-Fi, 3G ou 4G, GPS, câmeras frontal e traseira (há uma opção de 40 megapixels!), capacidade da bateria, quantidade de portas USB, sensores, entre outros.

A tela tem tamanho fixo de 10,1 polegadas. Em compensação, é possível escolher entre três opções de resolução: 1024×600, 1280×800 ou 2536×1600 pixels. Este componente, assim como alguns dos demais itens, serão fornecidos por uma divisão da Samsung.

A última etapa de personalização consiste na escolha do sistema operacional. As opções são: Android, Ubuntu Touch e Tizen, todas com atualizações garantidas, pelo menos por algum tempo.

Uma vez definidos todos os itens, o tablet será montado sobre uma placa-mãe padrão. A carcaça também é padronizada e, como tal, não há opções de cores, por exemplo, mas ao menos o usuário tem a inusitada opção de incluir um painel touch na traseira.

O interessante é que o Click ARM não é uma ideia para um futuro distante, como é a impressão que causa o Project Ara, da Motorola. Após montar a sua configuração, o usuário já pode adquirir o tablet em pré-venda. A ImasD promete iniciar a produção e os envios a partir de maio de 2014.

Considerando o grau de personalização, até que o Click ARM não é caro. Como exemplo, a seguinte configuração sai por 493,60 euros (cerca de 1.590 reais), sem considerar custos adicionais: CPU Exynos 4412 + 2 GB de RAM, 16 GB de storage, Wi-Fi 802.11ac, módulo 3G, GPS + Glonass, câmera frontal de 2 megapixels, câmera traseira de 8 megapixels, tela de 1280×800 pixels, bateria de 8.000 mAh, NFC, duas portas USB e Android.

Click ARM

O problema é que, aos menos na fase inicial, a distribuição dos tablets deverá se focar no mercado espanhol, embora a ImasD não descarte envios internacionais. É compreensível, se levarmos em conta que a empresa necessita avaliar a aceitação da ideia antes de fazer investidas maiores e, principalmente, provar que pode mesmo dar conta da demanda.

Com informações: Xataka

Este é o Click ARM, um tablet modular com hardware (e sistema operacional) personalizável


    






Apple exigirá apps otimizados para iOS 7 a partir de fevereiro

Posted: 18 Dec 2013 07:17 AM PST

A Apple publicou no portal para desenvolvedores uma nota avisando que, a partir do dia 1º de fevereiro de 2014, todos os novos aplicativos enviados para a App Store deverão ser otimizados para o iOS 7 ou serão recusados. A medida vale também para novas versões de aplicativos já existentes na loja.

Por “otimizado para iOS 7″, entenda que eles deverão ser compilados com o Xcode 5, ambiente de desenvolvimento usado para produzir softwares para OS X e iOS. A nova versão da IDE suporta aplicativos em 64 bits e possui novas APIs, como as de multitarefa, que permitem aos aplicativos baixarem conteúdo em segundo plano sem gastar desnecessariamente a bateria do aparelho.

Também é recomendado que os aplicativos adotem o novo estilo visual do iOS 7. Embora isso possa dar um bom trabalho aos desenvolvedores em alguns casos, é uma boa medida para deixar a interface do sistema mais uniforme, já que o design do iOS 7 mudou significativamente em relação às versões anteriores. A própria Apple demonstra a diferença com o aplicativo Tempo:

apple-ios-7-tempo

De acordo com a Apple, entre os usuários de iPhones, iPads e iPods touch que acessaram a App Store nos últimos 7 dias, 76% já estão com o iOS 7. Apenas 20% ainda usam iOS 6 e 4% estão em uma versão mais antiga.

Com informações: 9to5Mac.

Apple exigirá apps otimizados para iOS 7 a partir de fevereiro


    






LG anuncia Chromebase, o primeiro desktop com Chrome OS

Posted: 18 Dec 2013 06:47 AM PST

A LG revelou hoje um de seus produtos que estará na CES 2014: o Chromebase, primeiro desktop que roda Chrome OS, sistema operacional do Google que se baseia na internet. Até agora, esse sistema ficou restrito a notebooks, que levam a marca Chromebook, e à linha Chromebox da Samsung.

O all-in-one tem tela de 21,5 polegadas e, entre a configuração de ponta que costuma estar nos computadores dessa categoria e a lista de especificações mais básica dos que rodam Chrome OS, a LG optou pela segunda alternativa. Ele tem processador Intel Celeron, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento iSSD (lembrando que, no Chrome OS, os arquivos ficam na nuvem), três USB 2.0 e uma 3.0 e uma HDMI.

Com resolução Full HD e tela IPS, o desktop pode encontrar uma útil versatilidade nessa última entrada, servindo como monitor para uma máquina mais potente quando não estiver sendo usado para trabalhar – o Chrome OS costuma ser indicado para essa finalidade.

CHROMEBASE_11

O Chromebase da LG ainda não teve preço divulgado; isso deve ser comentado durante a CES, que acontece entre 7 e 10 de janeiro.

O primeiro (e, por enquanto, único) produto com Chrome OS a chegar ao Brasil é o Chromebook da Acer, que começou a ser vendido no fim de outubro por pesados R$ 1.299.

Com informações: INFO

LG anuncia Chromebase, o primeiro desktop com Chrome OS


    






Ultra Street Fighter IV chega em junho do ano que vem com dois novos modos de jogo

Posted: 18 Dec 2013 05:43 AM PST

A Capcom anunciou recentemente dois novos modos de jogo para Ultra Street Fighter IV, que será lançado em junho de 2014. Além do já anunciado, o game ganhará um modo Online Training, para exercitar suas habilidades com os amigos remotos, e o Elimination, com partidas no esquema 3v3, em que você pode formar times com conhecidos ou mesmo pegar pessoas aleatórias online para jogar junto, cada qual com seu char preferido.  Tipo King of Fighters, só que mais legal.

USF IV terá 44 personagens, seis novos cenários e promete uma jogabilidade rebalanceada – ou seja, nada de reclamar que o inimigo é “apelão” ou coisas do tipo.

O novo jogo será, em termos, uma atualização para os já lançados Super Street Fighter IV e SSFIV: Arcade Edition, e poderá ser baixado por um preço reduzido na PlayStation Network e pela Xbox Live por quem já possuir um dos dois jogos. Também será possível comprar a mídia física em disco, a partir de agosto do próximo ano.

Caso você seja do time PC Gaming Master Race, não crie pânico: a versão digital para PC estará disponível para compra também em agosto de 2014. A versão completa digital ainda vem com a mamata de todos os conteúdos digitais lançados até agora para o jogo, incluindo roupinhas, muitas roupinhas, de Street Fighter IV.

Afora todos os novos modos, a maior novidade em Ultra Street Fighter IV está no fato da Capcom ter ouvido sua comunidade ao redor do mundo a fim de inserir as melhorias sugeridas por ela na atualização. Os próprios personagens sofreram adaptações depois da pesquisa com os jogadores: M. Bison, por exemplo, ganhou golpes mais aprimorados, e Poison, Elena, Hugo e Rolento voltaram ao jogo. Além deles, um quinto novo personagem ~misterioso~, que ainda não foi divulgado, também chegará a Ultra Street Fighter IV.

Ultra Street Fighter IV chega em junho do ano que vem com dois novos modos de jogo