VWS

Postagens mais visitadas

Lojas brasileiras confirmam lançamento do iPad Air para 6 de dezembro (mais 11 notícias)

Lojas brasileiras confirmam lançamento do iPad Air para 6 de dezembro (mais 11 notícias)

Link to Tecnoblog

Lojas brasileiras confirmam lançamento do iPad Air para 6 de dezembro

Posted: 03 Dec 2013 06:29 PM PST

Ponto Frio e Saraiva publicaram nesta madrugada páginas com um formulário de cadastro para os interessados em comprar o iPad Air. As duas lojas confirmaram que começarão a vender o tablet no Brasil nesta sexta-feira, 6 de dezembro, corroborando um rumor publicado na semana passada.

ipad-air-alt

O iPad Air ganhou mudanças significativas em relação ao iPad de quarta geração, especialmente no design: ele está com as bordas finas do iPad mini e ficou mais leve, pesando apenas 469 gramas no modelo Wi-Fi. Há chip A7 de 64 bits, tela Retina de 9,7 polegadas com resolução de 2048×1536 pixels, cores cinza espacial e prateado, suporte ao 4G brasileiro e versões de 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB.

Os preços ainda não foram divulgados oficialmente. Se os rumores forem confirmados, o iPad Air de 16 GB com Wi-Fi será vendido por R$ 1.749, mesmo valor pelo qual a Apple lançou o iPad de quarta geração no Brasil. O dólar está subindo e hoje bateu R$ 2,379, então é bom não criar muitas expectativas: mesmo se a informação for verdadeira, pode ser que os preços sejam elevados de última hora.

Curiosamente, nenhuma das lojas confirmou o lançamento do iPad mini com tela Retina, que já foi homologado pela Anatel com suporte ao 4G brasileiro. Nos EUA, o novo iPad mini chegou quase duas semanas após o iPad Air: o primeiro chegou apenas em 12 de novembro, enquanto o segundo estava sendo vendido desde o dia 1º de novembro. Então, pode ser que ele não seja lançado junto com o iPad Air no Brasil. Só esperamos que não demore tanto.

Lojas brasileiras confirmam lançamento do iPad Air para 6 de dezembro


    






Popular no iOS, app de fotos VSCO Cam chega oficialmente ao Android

Posted: 03 Dec 2013 01:07 PM PST

O VSCO Cam, um dos aplicativos para fotos mais populares do iOS, acaba de ingressar oficialmente no universo do Android. O programa vinha sendo testado na plataforma desde julho deste ano, mas até então estava disponível apenas para um grupo restrito de usuários.
VSCO Cam para Android

No início, apenas donos de alguns aparelhos mais avançados, como o Samsung Galaxy S4 e o HTC One, podiam ter acesso à versão beta do VSCO Cam. Mas, com o lançamento oficial, o app passa a estar disponível para a maioria dos dispositivos baseados no Android 4.0 ou superior.

E o que faz com que este aplicativo chame tanta atenção? Uma série de características, como interface intuitiva, suporte a filtros, ferramentas para edição rápida de fotos, ajustes de determinados parâmetros (temperatura e exposição, por exemplo) e compartilhamento fácil em redes sociais, incluindo envio de imagens para o app do Instagram.

Os usuários da plataforma também passam ter a opção de publicar suas imagens no Grid (e são incentivados a fazê-lo), um serviço de fotos do próprio VSCO que se destaca por sua interface extremamente minimalista, inclusive na sua versão web.

Algumas funcionalidades não estarão disponíveis em determinados aparelhos por limitações da câmera do dispositivo. Outras, especialmente filtros adicionais, podem ser adquiridas em uma lojinha dentro do próprio app.

O VSCO Cam já pode ser baixado no Google Play. Vale ressaltar que o aplicativo é gratuito; somente os mencionados recursos extras e opcionais são pagos e, mesmo assim, não costumam exigir do bolso mais do que alguns dólares.

Se você está interessado em obter a versão para iOS (6.0 ou superior), o link é este aqui.

Dica do leitor Gabriel Santana no nosso grupo de discussão do Facebook. Obrigado!

Popular no iOS, app de fotos VSCO Cam chega oficialmente ao Android


    






Qualcomm promete internet móvel gratuita em parceria com o governo brasileiro

Posted: 03 Dec 2013 12:29 PM PST

Meio que sem querer e meio que já anunciando um plano que a Qualcomm tem para 2014, o presidente para a América Latina, Rafael Steinhauser, revelou um plano que tem sido traçado com a presidenta Dilma Rousseff para democratizar o acesso à internet nos dispositivos móveis.

Não há muitos detalhes ainda sobre ele e o nome ainda não foi definido, mas Steinhauser disse que talvez se chame 0800 Data. O Ministério das Comunicações, por outro lado, vem chamando-o de Banda Larga 0800. Como o nome indica, será uma iniciativa para prover conexão de dados gratuitamente para a população.

O projeto já havia sido comentado pelo Ministério das Comunicações no ano passado, quando entrou numa fase de testes bem restrita, com 80 pessoas. Steinhauser garante que a conversa evoluiu bastante e ele deve ser apresentado oficialmente entre a metade de dezembro e o início de 2014.

O plano foi comentado ontem, no mesmo encontro em que Steinhauser falou sobre a utilização de planos de dados no Brasil: cerca de um terço dos donos de smartphones não têm esse tipo de plano e depende de redes Wi-Fi para aproveitar todo o potencial de seu aparelho e outro terço não utiliza o aparelho para se conectar à internet de maneira alguma.

antena_celular

Banda Larga 0800: inclusão digital de verdade

Segundo o executivo, o projeto poderá ser financiado por quem tiver interesse em fazer com que o público utilize seus serviços online, seja o governo ou empresas. Um exemplo citado por ele é o caso de companhias aéreas: como o check-in pela internet é muito mais barato e rápido que o feito no balcão, pode ser um bom negócio para elas investir no Banda Larga 0800. Ele afirma, ainda, que esse modelo é inédito no mundo.

Não foi comentado sobre áreas de cobertura, velocidade pretendida da conexão ou ainda se a rede será a aberta a todas as pessoas que desejarem usar ou será necessário um cadastro prévio. Mas essas informações não devem demorar a surgir, já que ele disse que as conversas com o governo brasileiro estão bem encaminhadas e devemos ter muito em breve dados mais concretos sobre o programa.

Atualizado às 19h24.

Qualcomm promete internet móvel gratuita em parceria com o governo brasileiro


    






Você pode visitar cinco museus brasileiros com a tecnologia do Street View

Posted: 03 Dec 2013 12:28 PM PST

O Google anunciou hoje a inclusão de mais quatro instituições brasileiras no Cultural Institute, plataforma que reúne o acervo de diversos museus do mundo. Já era possível conferir as obras de quatro locais brasileiros: Museu de Arte Moderna, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. Agora, o Google publicou coleções do Instituto Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som.

Fabio Coelho, diretor do Google no Brasil, apresentando as novidades do Cultural Institute

Fabio Coelho, diretor do Google no Brasil, apresentando as novidades do Cultural Institute

As obras dessas oito instituições brasileiras incluem pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e documentos históricos. Três delas estão em formato gigapixel, então você pode dar zoom na imagem até enxergar os mínimos detalhes. Por exemplo, veja esta fotografia antiga da avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, na época conhecida como avenida Central (até o negativo da foto foi preservado).

avenida-central-rio-de-janeiro

De acordo com o Google, o Cultural Institute agora reúne mais de 6 milhões de itens de 300 instituições em 50 países. Em algumas dessas instituições, o Google arquivou não apenas as obras, mas também todo o ambiente. É o caso de cinco museus brasileiros: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Instituto Moreira Salles, Instituto Inhotim e Fundação Iberê Camargo. Dá para navegar no maior estilo Street View:

google-street-view-pinacoteca

Como não é educado andar com o carro do Street View dentro de um museu, a captura das fotos é feita de maneira diferente: um funcionário anda pelo local com uma espécie de mochila adaptada, que contém as várias câmeras. Essa mochila pesa 24 kg e possui uma bateria que dura 7,5 horas (felizmente, isso não significa que alguém fique por tanto tempo com esse peso nas costas).

google-street-view-museu

Você pode conferir todas as obras de arte arquivadas pelo Google na página do Cultural Institute.

Você pode visitar cinco museus brasileiros com a tecnologia do Street View


    






Baseada no Android 4.3, versão estável do CyanogenMod 10.2 já está disponível para download

Posted: 03 Dec 2013 11:16 AM PST

Muita gente que decidiu testar o CyanogenMod nos últimos meses pode ter sentido uma leve decepção com o fato da última ROM disponível até então ser baseada na versão 4.2 do Android. Mas esta característica acaba de se tornar coisa do passado: a versão estável do CyanogenMod 10.2 foi liberada recentemente e, com ela, vem o Android 4.3 Jelly Bean.

A novidade vinha sendo testada pelo menos desde agosto deste ano e, em relação às versões anteriores, exigiu um tempo de desenvolvimento menor. Para quem se preocupa com este aspecto, os desenvolvedores garantem que a versão está pronta e que, se necessário, patches de segurança e correções de bugs serão liberadas ao longo das próximas semanas.

CyanogenMod 10.2

Entre os destaques da versão final do CyanogenMod 10.2 estão otimização do consumo de energia, melhor aproveitamento de recursos de determinados processadores e compatibilidade como um número maior de aparelhos – a lista completa deles está disponível aqui.

Apesar da promessa de continuar atualizando esta versão, a própria Cyanogen destacou que, a partir de agora, o foco de seu trabalho estará no CyanogenMod 11, que será baseado no Android 4.4 KitKat, como você deve ter imaginado.

Esta versão, na verdade, começou a ser desenvolvida oficialmente em 6 de novembro deste ano. Não se sabe exatamente quando o lançamento da sua ROM estável será feito, mas uma vez que já há versões não finalizadas (e, possivelmente, não oficiais) sendo distribuídas em fóruns e sites especializados, provavelmente não demorará muito.

Para quem não quer saber de versões de testes, o CyanogenMod 10.2 pode ser baixado aqui.

Com informações: Engadget

Baseada no Android 4.3, versão estável do CyanogenMod 10.2 já está disponível para download


    






Embratel participa da Black Friday com ofertas em cloud computing

Posted: 03 Dec 2013 10:41 AM PST

Publieditorial

A Black Friday não tem apenas descontos em eletrônicos: a Embratel, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, está com ofertas em quatro serviços de cloud computing. As promoções começaram dia 19 de novembro e valem até o dia 19 de dezembro, para serviços de backup online, servidores virtuais, hospedagem de sites e Office 365.

Os servidores virtuais da Embratel, que permitem hospedar aplicações de maneira simples em ambiente Windows Server ou CentOS, em configurações com até 32 GB de RAM, mais de 1 TB de armazenamento e oito núcleos de processamento, estão com uma promoção especial: quem contratar o serviço terá direito a tráfego ilimitado até 2014.

embratel-super-black-friday

A Embratel está oferecendo o primeiro mês grátis para o Backup Online, que conta com redundância e painel de controle interativo para agendamento e controle de backups. Nos primeiros 30 dias, o cliente terá gratuitamente 10 GB a disposição para manter os arquivos mais importantes protegidos contra imprevistos.

Outros dois serviços com primeiro mês grátis são o Office 365 e o Presença Web. O primeiro oferece solução de email, Word, Excel, PowerPoint e SharePoint baseada em cloud. Já o Presença Web permite que as empresas construam e hospedem seus sites; há inclusive um recurso de loja virtual, que permite usar o PayPal como meio de pagamento.

Para conhecer a promoção, acesse a página promocional da Embratel.


Embratel participa da Black Friday com ofertas em cloud computing


    






Depois de quase falir, divisão de SSDs da OCZ é comprada pela Toshiba por US$ 35 milhões

Posted: 03 Dec 2013 09:07 AM PST

Bastante conhecida por heavy users de PCs e uma das principais referências quando o assunto é SSD, a OCZ vinha tão mal das pernas que, na semana passada, chegou a dar entrada em um pedido de falência. Este processo só não foi levado adiante porque a Toshiba interferiu: por US$ 35 milhões, a companhia japonesa se tornou dona da divisão de SSDs da OCZ.

Trata-se de um valor baixo para uma empresa que ajudou a popularizar as unidades de estado sólido, mas isso se deve à forma como o acordo foi fechado – uma espécie de leilão de ativos, isto é, do que ainda resta da OCZ.

Com o mercado de soluções de armazenamento aquecido, é difícil entender o que levou a fabricante a entrar em uma crise tão séria. O atual CEO da OCZ, Ralph Schimdtt, atribui o problema a uma série de fatores, especialmente concorrência acirrada com companhias como Intel e Samsung, falta de chips de memória Flash na indústria e dificuldades de obtenção de crédito.

SSD da OCZ

Justificativas à parte, o fato é que hora ou outra a situação iria ficar insustentável: a OCZ não registra lucro há cinco anos, dispensou quase 30% de seu quadro de funcionários nos últimos meses e viu a sua produção cair progressivamente, tanto que em 2013 o número de lançamentos da marca foi bastante limitado em relação aos concorrentes.

Para a Toshiba, por sua vez, a aquisição da OCZ parece ser um negócio e tanto. Primeiro porque, para o seu fluxo de caixa, US$ 35 milhões mais os custos inerentes ao processo de transição não é quase nada, embora a empresa talvez venha a assumir pelo menos parte da dívida da OCZ.

Segundo porque, além de adquirir uma marca reconhecida no mercado, a companhia japonesa está obtendo direitos sobre patentes e tecnologias valiosas, como os renomados controladores Indilinx.

A aquisição está prevista para ser concluída dentro dos próximos 60 dias, desde que não haja nenhum impedimento por parte de órgãos reguladores dos Estados Unidos, mas a Toshiba já está colhendo os frutos do negócio: as suas ações valorizam fortemente logo após o anúncio da intenção de compra.

Com informações: The Register

Depois de quase falir, divisão de SSDs da OCZ é comprada pela Toshiba por US$ 35 milhões


    






Criminosos aproveitam Black Friday para clonar lojas online e roubar dados de cartões de crédito

Posted: 03 Dec 2013 06:44 AM PST

A quarta edição brasileira da Black Friday aconteceu na última semana. Muitos produtos estavam com a “metade do dobro” do preço, mas alguns tinham descontos de verdade: teve gente que conseguiu comprar Xbox 360 por R$ 440 e iPad mini por R$ 680. Esses produtos esgotavam rapidamente, então era necessário ser ágil para fechar a compra. Aproveitando as compras por impulso, criminosos criaram páginas falsas para obter dados de cartões de crédito de consumidores desatentos.

pontofriday-iphone-5

O caso mais recente é o domínio pontofriday.com, que possui algumas páginas idênticas ao do Ponto Frio. O site mostra eletrônicos com descontos enormes, como iPhone 5 por R$ 1.199, Galaxy S4 por R$ 1.039, TV de 55 polegadas da Philco por R$ 989 e Xbox One por R$ 1.499, todos com valores muito abaixo dos praticados normalmente pelo varejo. As promoções foram divulgadas hoje em um fórum de discussão por volta das 12h e rapidamente se espalharam pelo Twitter.

As páginas falsas com os descontos copiam o layout do Ponto Frio de maneira quase impecável. Ao clicar no botão Comprar, o usuário é imediatamente direcionado para uma página que solicita dados como o nome completo e informações do cartão de crédito, incluindo o número, o código de segurança e a data de validade. Com esses dados em mãos, os criminosos podem fazer compras em nome da vítima.

pontofriday-pagamento

Várias pistas deixam claro que se trata de um golpe. O mais visível deles é que a página não apresenta nenhuma criptografia, o famoso cadeado na barra de endereços, que deve mostrar um site iniciando em https://. Lembre-se: nunca envie informações sensíveis em uma página sem segurança, já que os dados podem ser interceptados sem muita dificuldade e você poderá ter surpresas desagradáveis no futuro.

Além disso, o formulário que solicita os dados do cartão de crédito aparece logo após o usuário clicar no botão Comprar. Este não é um comportamento normal, já que as lojas online solicitam cadastro ou login antes de pedir os dados de pagamento. Como a intenção dos criminosos é obter os dados do cartão de crédito antes que o usuário perceba que está caindo num golpe, esta etapa adicional foi propositalmente removida.

Uma rápida pesquisa mostra que o domínio pontofriday.com foi registrado ontem, 2 de dezembro, provavelmente com informações de contato falsas que remetem a um endereço do Rio de Janeiro. O domínio aponta para servidores do No-IP.com, um serviço de DNS que permite apontar gratuitamente um domínio para um número IP — e que já foi usado em outras oportunidades em golpes semelhantes, inclusive para disseminar malwares.

No momento em que escrevo este parágrafo, as páginas falsas continuam no ar. Então, seja rápido e aproveite bem as poucas promoções que algumas lojas online estão fazendo — mas tenha cuidado e preste atenção nos mínimos detalhes antes de digitar qualquer informação sensível.

Criminosos aproveitam Black Friday para clonar lojas online e roubar dados de cartões de crédito


    






Para o consumidor comum, hardware do smartphone se tornou muito importante

Posted: 03 Dec 2013 05:55 AM PST

Ontem fui conhecer o novo escritório da Qualcomm em São Paulo e, além de mostrar as novas acomodações da empresa, também foram apresentados alguns planos dela para o futuro no Brasil (dos quais falaremos logo menos por aqui) e o resultado de uma pesquisa que achamos bem interessante aqui no Tecnoblog.

A pesquisa foi feita em setembro deste ano e revela alguns hábitos de consumo na hora de comprar smartphones, tanto por pessoas que já têm esses tipos de aparelhos (“owners”) quanto pelos que pretendem migrar dos feature phones para eles (“intenders”).

Três pontos em especial chamaram nossa atenção: as fontes de pesquisa de aparelhos, as características que mais importam e os locais de compra.

Segundo a pesquisa, a procura por um novo smartphone começa, na maioria das vezes, nos sites de compras, mas não se conclui neles: as lojas físicas de eletrônicos são preferência de 73%, possivelmente por causa da facilidade de tirar dúvidas com vendedores, por serem mais confiáveis que e-commerces (segundo as pessoas que responderam à pesquisa) e pela compra ser mais rápida, isto é, não ser necessário esperar alguns dias até o produto chegar.

pesquisa qualcomm smartphones 03

A opinião pessoal na internet, seja em sites, blogs ou fóruns, fica em quinto lugar, atrás de sites oficiais dos fabricantes, sites de comparação de preços e sites de busca em geral. Isso é um indicativo de que o preço permanece um dos pontos primordiais para adquirir um smartphone no Brasil.

Os high-end, que atualmente custam mais de R$ 2 mil, têm intenção de compra bem pequena e se reafirmam, desta forma, como aparelhos de nicho, enquanto os que ficam entre R$ 300 e R$ 500 são preferidos pelos intenders e os que vão até R$ 900 são aceitáveis para boa parte dos owners. Um indicativo dessa faixa de preço é a forma de pagamento pretendida: à vista é preferência entre os jovens de classes C e D.

pesquisa qualcomm smartphones 04

Na hora de tomar a decisão pelo aparelho, o que importa de verdade é a opinião pessoal, que massacra a influência de amigos, da família ou de sites especializados. Aqui, nota-se uma interessante troca na ordem de relevância entre quem não tem um smartphone e quem já tem: no primeiro grupo, blogs especializados ficam em terceiro lugar, atrás da opinião da família e de amigos; no segundo, ficam em segundo e a opinião da família some para dar lugar à de outros usuários. Mas, em ambos os casos, o primeiro lugar é, depois de si mesmo, a opinião de amigos.

pesquisa qualcomm smartphones 02

Por fim, nos critérios de escolha de um aparelho, o processador surge como um dos decisivos, apesar de ainda não ser o principal. Este ainda é o preço, seguido pela marca e sistema operacional e, por último, a velocidade da CPU. Aí, são levados três pontos em consideração: a velocidade de performance em aplicativos, o desempenho da conexão de dados e o consumo de bateria.

No entanto, ainda que o hardware esteja ganhando espaço na lista de preferências, não é de uma forma “especializada”. Enquanto 90% das pessoas consideram o processador importante, 86% afirmam não saber qual é o que está em seus aparelhos.

pesquisa qualcomm smartphones 05

Um dado bem curioso comentado no encontro é que, apesar de 60%  dos celulares vendidos no Brasil sejam smartphones, cerca de um terço desses usuários não têm conexão de dados. Ou seja, só utilizam a internet quando encontram um ponto de Wi-Fi. O presidente da América Latina, Rafael Steinhauser, inclusive comentou sobre um projeto que está sendo desenvolvido com o governo brasileiro para melhorar o acesso móvel à internet e deve ser implantado em breve, mas este é assunto para outro post.

Claro que é preciso observar os resultados dessa pesquisa com algumas ressalvas. O público entrevistado não é tão especializado – ou, como o Mobilon gosta de dizer, geek ;) – quanto o nosso (e o seu) círculo de amizades e nossos leitores, então os resultados provavelmente seriam diferentes se este fosse o foco. Ainda assim, é legal para dar uma ideia geral de como anda o mercado de smartphones por aqui além do que vemos no dia a dia.

Para o consumidor comum, hardware do smartphone se tornou muito importante


    






Facebook anuncia alterações no algoritmo: mais notícias, menos memes

Posted: 03 Dec 2013 05:31 AM PST

O Facebook anunciou ontem que está fazendo alterações no algoritmo responsável por selecionar os posts que surgem no seu Feed de Notícias. A intenção é aumentar o nível do conteúdo exibido na página principal da rede social: “artigos de alta qualidade” sobre fatos recentes ou de interesse do usuário serão privilegiados, enquanto memes aparecerão menos.

A notícia chega pouco mais de três meses após o Facebook revelar que fez uma pesquisa com um grupo de pessoas para que avaliassem o conteúdo que viam na rede social, com perguntas como “você confia na fonte desta informação?” e “você consideraria esta uma postagem de baixa qualidade ou um meme?”. Com base nas respostas, o Facebook criou um algoritmo que avalia mais de mil fatores para determinar a qualidade do conteúdo.

Agora, além de considerar a qualidade do conteúdo, o Facebook analisará a frequência de cliques que os artigos recebem em dispositivos móveis, o que também significa que você “começará a notar links para artigos mais frequentemente”, principalmente nos smartphones e tablets, de acordo com o Facebook. Após ler a notícia, a rede social mostrará até três artigos relacionados diretamente no Feed de Notícias. Assim, ó:

facebook-noticias

Mas se o Facebook analisar a quantidade de cliques, então os memes que estiverem hospedados em outros sites e tiverem muitos acessos terão prioridade no Feed de Notícias? Não exatamente: o Facebook diz que “em breve” conseguirá distinguir melhor entre um artigo de alta qualidade dentro de um site e um meme hospedado em um servidor externo. Assim, fotos de memes terão destaque “um pouco menor”.

Em complemento ao aumento da quantidade de notícias no Facebook, haverá alterações para aumentar as discussões. Artigos não muito recentes que forem comentados por seus amigos voltarão a aparecer ocasionalmente no topo do Feed de Notícias. O Facebook diz que fez testes com sucesso com “apenas um pequeno número de histórias”, então isto não deve causar aquela estranha sensação de “já vi isso antes”.

Facebook anuncia alterações no algoritmo: mais notícias, menos memes


    






É assim que a TIM garante um bom sinal no prédio da Anatel

Posted: 03 Dec 2013 04:25 AM PST

A fórmula para uma operadora de celular ter um bom sinal é bem simples: instalar infraestrutura e um monte de antenas por aí. Com essa medida, provavelmente a empresa vai se sair bem nas avaliações da Agência Nacional de Telecomunicações. Outra opção um tanto mais controversa é essa da foto abaixo, adotada pela TIM em Brasília.

Antena móvel da TIM

Antena móvel da TIM

Uma van com uma antena móvel. Até aí, nada de absurdo, não fosse um detalhe: o carro fica permanentemente instalado ao lado do prédio da Anatel em Brasília. Pelo menos os conselheiros do órgão não percebem que o sinal da operadora deixa a desejar, já que ali tudo deve funcionar às mil maravilhas. O flagra foi feito pelo jornalista Ilimar Franco no site do jornal O Globo.

Eu conversei com a assessoria de imprensa da TIM. A operadora informou que possui nove bases móveis no Distrito Federal, em especial na região administrativa de Brasília. Lá há um maior volume de tráfego de dados e voz durante o horário comercial, por isso a van com a antena móvel. A empresa também disse que a van está devidamente licenciada pelos órgãos competentes e possui autorização do órgão que cede o espaço do terreno. Então tá.

Fica a dúvida se outras operadoras também utilizam bases móveis perto de prédios estratégicos, como os da Anatel. Pelo menos aqui em São Paulo, na única visita que fiz à sede da agência, não reparei nada suspeito.

Se você passar por uma van como essa perto de um edifício de governo, não se esqueça de mandar o flagra: thassius arroba tecnoblog ponto net.

É assim que a TIM garante um bom sinal no prédio da Anatel


    






Alguém descobriu que o SDK do Xbox One já está disponível em todos os consoles

Posted: 03 Dec 2013 04:00 AM PST

Uma pessoa no Reddit (pra variar) chegou à incrível conclusão de que, ao apertar uma série de botões no menu do Xbox One, é possível encontrar no console seu kit de desenvolvimento. Esse passo permite que não apenas as desenvolvedoras independentes parceiras da Microsoft, mas todo e qualquer mortal que possua um Xbox One, possa criar um jogo para ele.

Por algum motivo, LiamHing, um membro da comunidade do site, descobriu que ao entrar no menu do sistema e apertar bumper esquerdo, bumper direito, gatilho esquerdo e gatilho direito, bem rápido e sucessivamente, o menu para desenvolvedores (que ficava escondido até o momento) é revelado. Tipo um Konami Code, mas sem Konami e botão de Start.

xbox-one

Entretanto, seja cauteloso antes de correr para testar o código em seu console novinho. Um outro usuário do Reddit, identificado como XboxOneDev, um desenvolvedor do Xbox One (duh), postou uma mensagem em alerta aos que descobriram a funcionalidade: “Por favor, não mexa com nada aqui por enquanto, especialmente com as Sandbox IDs. Vocês estão arriscando que seus Xbox One sejam colocados em um boot infinito” – o que, em nenhuma hipótese, poderia ser considerado algo bom. A Sandbox ID, no caso, é a identificação cedida pela Microsoft aos devs independentes que participam do programa ID@Xbox.

Ele continuou dizendo que não tem ideia de por quanto tempo o programa ainda irá durar, mas que existem muitas preocupações como privacidade, segurança e estabilidade em relação ao que é desenvolvido nele: “Existem muitas coisas a serem corrigidas antes que possamos permitir que toda e qualquer pessoa simplesmente rode um aplicativo em seu console”.

Em agosto, Marc Whitten, o vice-presidente de Xbox na Microsoft, contou que todos os Xbox One seriam ferramentas de desenvolvimento em potencial, mas que essa faceta do console não estaria disponível em seu lançamento. Parece que provaram o contrário.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a descoberta. Ainda assim, eu, pessoalmente, não aconselho que vocês, crianças, testem isso em casa. Conforme dito pelo vice-presidente, a funcionalidade estará disponível em algum momento, e ter o aval da Microsoft para utilizá-la legalmente é, definitivamente, mais negócio do que arriscar a saúde de seu console novinho em folha.

Alguém descobriu que o SDK do Xbox One já está disponível em todos os consoles