VWS

Postagens mais visitadas

Jogos pirateados no Brasil correspondem a 82% do total (mais 6 notícias)

Jogos pirateados no Brasil correspondem a 82% do total (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Jogos pirateados no Brasil correspondem a 82% do total

Posted: 23 Dec 2013 12:33 PM PST

Você tem ideia de qual fatia da indústria de games é pirateada no Brasil, além de “uma grande”?  Um estudo recente apontou que 82% dos jogos de videogame comercializados por aqui são pirateados (!!). O apontamento do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) estima que cerca de R$ 140 milhões sejam retirados de circulação do mercado legal devido à pirataria de jogos.

Os estudos do Fórum, que deseja combater as vendas clandestinas de uma maneira geral, não apenas nos jogos, revelaram que, em 2012, R$ 2 bilhões foram originados dessa prática, um valor 25% mais alto que em 2011. Ou seja, o crescimento desse mercado é rápido e exponencial. No mesmo ano, foram apreendidas por volta de 650 mil propriedades audiovisuais pirateadas no Brasil, entre jogos e softwares – o PlayStation 2 figura entre o console que mais tem jogos copiados ilegalmente.

A despeito do que se imagina, a pirataria de produtos audiovisuais não é exclusivamente resultado de contrabando. De acordo com o presidente da organização, existem estruturas profissionais movimentando esse nicho dentro do Brasil.

Seems legit

Seems legit

Ao piratear uma mídia, o usuário colabora para uma desestruturação profunda do mercado, sem contar os riscos para si próprio. A título de curiosidade, brinquedos, por exemplo, comercializados de maneira ilegal, podem acarretar acidentes como asfixia e ferimentos. Já as mídias físicas, como DVDs, Blu-rays e jogos podem danificar leitores e aparelhos.

Se você só pirateia jogo digital, saiba que não é diferente, em âmbito algum, de quem pirateia qualquer outro tipo de produto. Mesmo a prática de downloads ilegais já é ameaça suficiente à estabilidade da economia do país, sem contar que você está ajudando a financiar o crime.

Pois é. Conforme consta no artigo 184, § 2º do Código Penal, a violação de Direitos Autorais (o que, no caso, corresponde à pirataria) a Lei criminaliza quem “distribui, vende, expõe à venda, aluga, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito do autor, do direito de artista intérprete ou executante, ou, ainda, aluga cópia ou original de obra intelectual sem expressa autorização dos titulares dos direitos autorais ou de quem os represente”. E a pena pode variar entre 2 e 4 anos de reclusão, além de uma bela multa aplicada que sairia muito mais caro do que alguns jogos de videogame. Talvez esse crime não compense, não é?

Com informações: UOL Jogos

Jogos pirateados no Brasil correspondem a 82% do total


    






Snowden não quer trocar informações por asilo no Brasil

Posted: 23 Dec 2013 11:50 AM PST

O ex-consultor de segurança da NSA e delator do esquema de espionagem dos Estados Unidos disse que não quer trocar informações sobre o monitoramento pelo asilo político no Brasil. Edward Snowden deu neste domingo (22) uma entrevista ao Fantástico, da Globo, em que afirma que quer colaborar com as autoridades brasileiras, mas sem esse toma lá, dá cá.

A entrevista foi feita por escrito e com a ajuda do advogado de Snowden, baseado em Nova York. Nós continuamos sem uma entrevista ao vivo com ele, mas o que tem para hoje são as declarações obtidas pela jornalista Sônia Bridi.

Snowden para Globo

“Eu nunca vou trocar informações por asilo e não acho que o governo do Brasil faria isso. Uma concessão de asilo deve ser sempre uma decisão puramente humanitária, e a carta foi muito clara neste ponto: eu nunca vou cooperar com qualquer um fora dos termos da lei e das maneiras apropriadas.” – Eis um dos trechos da entrevista de Snowden.

Ele faz referência direta à carta direcionada ao povo brasileiro que causou confusão na semana passada. O jornal Folha de São Paulo publicou que Snowden preparou a mensagem porque queria morar no país. Em seguida, o jornalista que revelou o escândalo, Glenn Greenwald, usou as redes sociais para desmentir o jornalão.

Em outro momento, ele tambem disse que viria morar no país se o governo oferecesse: “Claro! Se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso”. Fica a dica para a presidente Dilma Roussef.

Dá pra assistir à entrevista completa no site do Fantástico. Entretanto, somente essa questão do asilo chamou a atenção. Snowden não mostrou novos casos de espionagem contra o Brasil e os brasileiros.

Snowden não quer trocar informações por asilo no Brasil


    






Grupo lança jailbreak para iOS 7, mas é melhor você não instalar

Posted: 23 Dec 2013 10:09 AM PST

Confusão, intrigas e pirataria. Esse é o resumo da atual situação do jailbreak Evasi0n, criado pelo grupo Evad3rs. Não instale esse aplicativo no seu iPhone ou outro iTreco enquanto não houver novidades sobre o desenvolvimento dele. O caso é um tanto esquisito, como você vai descobrir em instantes.

O software de jailbreak sem fio (untethered) foi lançado há alguns dias para libertar os aparelhos da Apple rodando a versão mais recente do iOS 7. Em tese, maravilha: permite instalar recursos que normalmente a mão firme de Tim Cook não autoriza dentro do ecossistema da Apple. Na prática, descobrimos que estava rolando uma negociata intensa com os chineses.

Por qual motivo? Empresários da China queriam deixar por padrão a loja de aplicativos TaiG para iPhones e iTrecos ativados em território chinês. Essa é uma prática bem comum por lá em relação aos celulares rodando Android. Pois bem, os Evad3rs aceitaram a proposta e começaram a desenvolver um jailbreak com funções diferentes para a China.

Imediatamente assim que o software foi lançado, o criador da loja Cydia fez um comentário interessante no Twitter: ele não foi procurado pelos hackers para ajudar na implementação da Cydia compatível com iOS 7. Portanto, diversos elementos da loja alternativa não funcionavam como deveriam. Foi aí que a história começou a feder.

Aliado a isso, os Evad3rs descobriram que a loja chinesa TaiG possuía aplicativos pirateados. Eles sempre se posicionaram contra a pirataria, e por isso caíram num conflito ético. Em um comunicado online, eles disseram que não sabiam que a TaiG apresentava software roubado. Ainda assim, o estrago estava feito.

Fifa 14 fake na loja TaiG

Fifa 14 fake na loja TaiG

Após toda a confusão, os Evad3rs vieram a público para confirmar que receberam dinheiro dessa empresa TaiG para direcionar usuários chineses a uma loja de aplicativos alternativa. Entretanto, eles garantem que o contrato entre as partes estabelece que a tal loja não poderia ter pirataria. Eles também asseguram que as brechas de segurança usadas para rodar o jailbreak não foram repassadas aos chineses. Ou seja, ao menos nisso parece que os donos de iPhones e iPads estão seguros.

Os Evad3rs dizem que a equipe da TaiG está trabalhando para remover os aplicativos piratas da loja o quanto antes. “Nós estávamos tão ocupados trabalhando no nosso código que não vimos isso. Pedimos desculpas. Vamos continuar monitorando essa questão e trabalhando para resolvê-la”, segundo a mensagem.

Os hackers também ameaçaram retirar a loja TaiG do jailbreak se a situação não for consertada. Parece que a promessa foi cumprida, segundo a postagem no Twitter de um dos integrantes do grupo.

Portanto, a situação é essa: um jailbreak aparentemente funcional, com um Cydia velho e uma loja de aplicativos recheada de material pirata. É sensato dizer que o jailbreak Evasi0n perdeu a credibilidade que tinha. De qualquer forma, dá para fazer o procedimento no site oficial. Por sua conta e risco, ok?

Em meio a essa confusão toda, a Apple anunciou que começará a vender o iPhone no mercado chinês em parceria com a operadora China Mobile a partir do dia 17 de janeiro. Essa empresa de telefonia tem sozinha 700 milhões de clientes – é a maior do mundo. Imagine só a festa que pode se tornar para a Apple se as vendas do smartphone ocorrerem como em outras partes do mundo.

Atualizado às 17h10.

Grupo lança jailbreak para iOS 7, mas é melhor você não instalar


    






Acabou o mistério: Lara Croft: Reflections é um jogo de cartas para iOS

Posted: 23 Dec 2013 09:48 AM PST

No começo do ano, a Square Enix registrou a marca Lara Croft: Reflections, mas nunca revelou do que se tratava. Foi especulado um jogo mobile, talvez para PS Vita, e, no fim, ele é isso mesmo e foi disponibilizado hoje na App Store na Austrália e na Nova Zelândia. Mas também não é um jogo de ação: é um card game.

Bem desvinculado do reboot deste ano, em Reflections a Lara Croft tem o visual da protagonista dos games anteriores e até existe uma historinha de pano de fundo na qual ela já é uma exploradora e está em busca de algum artefato. Só que ela acaba abrindo o portal para uma dimensão paralela durante a expedição e precisa enfrentar um monte de inimigos para se safar, inclusive seus clones de outras dimensões.

Os combates, claro, são feitos com cartas, combinando diferentes tipos de armas para evoluir seus ataques, protegendo seus artefatos e roubando os de outros jogadores. Também dá para jogar online contra e com outros players, caso isso possa deixá-lo um pouco menos entediante – é difícil se empolgar com o gameplay:

Para o resto do mundo, Reflections deve ser liberado no começo do ano que vem. Enquanto isso, você pode se contentar com o jogo original, de 1996, no seu iPhone.

Com informações: Kotaku

Acabou o mistério: Lara Croft: Reflections é um jogo de cartas para iOS


    






CyanogenMod bate a marca de 10 milhões de usuários

Posted: 23 Dec 2013 08:46 AM PST

O CyanogenMod, uma das alternativas mais populares para substituir o Android customizado de fábrica que veio no seu smartphone, atingiu um marco em sua história: mais de 10 milhões de usuários da ROM. E dá para dizer que são usuários ativos, já que a conta exclui automaticamente quem não a utilizou há mais de 90 dias.

Segundo o relatório, a versão mais utilizada atualmente é a 10.1, com 1,1 milhão de usuários. Logo depois vem a 10.2, com 680 mil. Falando dos aparelhos, o top 3 fica nas mãos da Samsung: os que mais recebem o CyanogenMod são o Galaxy S, com 511 mil usuários, seguido pelo S II, com 495 mil e, em terceiro, vem o S III, com 460 mil usuários – sinal de que a interface TouchWiz realmente não tem muitos fãs.

Nas últimas 24 horas, mais de 14 mil pessoas instalaram o mod e, dando F5 na página a cada parágrafo escrito neste post, dá para perceber como o aumento está acelerado.

cyanogenmod

E a tendência é apenas aumentar, especialmente com o lançamento do CyanogenMod Installer, um aplicativo que permite instalar facilmente o mod no seu aparelho. Não é tão complicado quanto antes, mas ainda envolve uma certa dor de cabeça para quem não é tão inteirado dos processos, já que o app foi removido do Google Play e, agora, é preciso baixar a APK para utilizá-lo. Ainda assim, está mais fácil, e um tutorial no próprio site do Cyanogen ainda ajuda a instalar.

O CyanogenMod cresceu tanto que, de uma ROM do Android, acabou se tornando uma empresa, a Cyanogen Inc., que já começou com um investimento de 7 milhões de dólares e a ambição de criar o terceiro sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. Atualmente, um aparelho já sai de fábrica com ele, o Oppo N1. Bela forma de encerrar um ano tão produtivo, não?

Com informações: Engadget

 

CyanogenMod bate a marca de 10 milhões de usuários


    






Reveladas as especificações do Firefox OS high-end da Geeksphone

Posted: 23 Dec 2013 07:02 AM PST

No mês passado, falamos do rumor de um smartphone high-end da Geeksphone, o Revolution, que também poderia rodar Android e viria com processador Intel. Agora, a empresa liberou algumas das especificações do aparelho – e, de fato, o processador será da Intel.

O Revolution terá tela IPS de 4,7 polegadas e a fraca resolução de 540×960 pixels. O processador é o Atom Z2560 dual-core de 1,6 GHz, mesmo do Galaxy Tab 3. A câmera traseira tem 8 MP e a bateria, 2.000 mAh.

geeksphonerev

São especificações que dificilmente se enquadram na categoria de high-end atual, mas, para um Firefox OS, que é voltado para o usuário comum, é bem mais avançado que os aparelhos que estão no mercado. Um deles, o Alcatel One Touch Fire, já foi testado pelo Tecnoblog e é, indiscutivelmente, um aparelho de entrada.

O grande diferencial do Revolution deve ser a alternância entre sistemas operacionais: ele também poderá rodar Android e mudar o sistema não invalida a garantia do aparelho. Não foi divulgado, no entanto, como essa mudança será feita; não dá para dizer, portanto, se será uma mudança que pode ser feita pelo próprio usuário ou se haverá aparelhos com um ou outro sistema que pode, mais tarde, ser trocado.

O Revolution deve ser lançado no primeiro trimestre de 2014 e ainda não teve preço divulgado.

Com informações: Engadget

Reveladas as especificações do Firefox OS high-end da Geeksphone


    






“Involuir” aves pode trazer dinossauros de volta à vida

Posted: 23 Dec 2013 05:35 AM PST

Alguns cientistas parecem estar realmente empenhados em trazer de volta à vida os dinossauros. Depois da tentativa à la Jurassic Park de utilizar o DNA encontrado no estômago de um pernilongo, uma pesquisadora da Universidade de Oxford diz ter pensado em uma outra maneira possível de clonar os répteis.

Segundo a doutora Alison Woollard, “basta” involuir pássaros. É que as aves são descendentes diretos dos dinossauros, tendo um ancestral comum conhecido, o Archaeopteryx, que marca a transição entre dinossauros com penas e as aves que temos hoje.

Archaeopteryx_bavarica_Detail

O processo para involuir uma ave, claro, não é nada simples. Primeiro, é necessário estudar o DNA delas para encontrar genes adormecidos que tenham pertencido a esse antepassado e “ligá-los”. Então, caberia aos descendentes dessas aves com código genético modificado irem aos poucos, resgatando o DNA original dos dinossauros.

A primeira dificuldade que barra os cientistas é o genoma dos dinossauros, que é desconhecido. Então, não dá para recriá-lo em laboratório tão facilmente, mesmo com alguns pedaços já terem sido descobertos.

Se involuir aves lhe parece trabalho demais, há uma técnica mais “simples” que pode ser utilizada e que comprovadamente funciona: a clonagem a partir de uma célula congelada. Cientistas já conseguiram clonar um espécime do extinto íbex-dos-pirenéus dessa forma e, apesar do exemplar ter vivido pouco tempo, isso abre portas para outros animais que podem voltar à vida, como tigres-dente-de-sabre e mamutes – especialmente estes, já que são parentes próximos dos elefantes e foram extintos há menos tempo, então o DNA está melhor conservado.

Antes de se empolgar em adotar um dinossauro, vale lembrar que, além da barreira científica e tecnológica, há a ética em trazer de volta animais que existiram há milhões de anos. O ecossistema da Terra, hoje, é completamente diferente; será que eles sobreviveriam? Se tornariam hospedeiros de uma praga mortal? Seriam grandes predadores de tudo que existe – inclusive humanos? Tudo isso deve ser levado em consideração ao pensarmos em criar  um Jurassic Park de verdade. Mas, de qualquer forma, ainda estamos muito longe de qualquer traço de dinossauros vivos andando pelo mundo.

Com informações: Telegraph

“Involuir” aves pode trazer dinossauros de volta à vida