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Rumor: Microsoft está colocando dinheiro na Cyanogen (mais 6 notícias)

Rumor: Microsoft está colocando dinheiro na Cyanogen (mais 6 notícias)

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Rumor: Microsoft está colocando dinheiro na Cyanogen

Posted: 29 Jan 2015 02:25 PM PST

A Cyanogen ganhou destaque recentemente ao revelar o plano de criar um Android independente do Google. Para manter este e todos os seus demais projetos, a empresa está recebendo investimentos que, somados, chegam a US$ 70 milhões. A surpresa é que parte deste dinheiro pode estar vindo da Microsoft.

Satya Nadella

É o que aponta uma matéria publicada pelo Wall Street Journal. A fonte ouvida pelo veículo não revelou quanto do total cabe à Microsoft, mas disse que a companhia pretende figurar como um investidor minoritário.

Com o valor repassado sendo baixo ou não, o assunto causa estranheza: se a Microsoft já tem o Windows Phone e caminha para o Windows 10, qual o sentido de investir em uma plataforma rival (mesmo que se trate de um fork)?

Uma das estratégias de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen, para conseguir capital que financie o desenvolvimento do Android “independente” é a criação de parcerias. A Microsoft é um destes casos, supostamente, mas não para provocar o Google ou assumir o controle do projeto.

Ao disponibilizar o Android, o Google promove seus aplicativos, alguns enraizados no sistema de uma forma que nenhum outro desenvolvedor tem acesso. É o caso do Google Now.

Esta política dificuldade o avanço de serviços rivais na plataforma. Ao apoiar uma variação livre do Google (tanto quanto possível), a Microsoft pode acabar encontrando mais espaço para promover ali o Bing e outros serviços.

Cyanogen

O foco na Cyanogen se deve, provavelmente, às suas chances de amplo crescimento. De acordo com McMaster, o CyanogenMod já atingiu 50 milhões de usuários. As parcerias que estão sendo firmadas com fabricantes – especialmente asiáticas – para a instalação de fábrica do sistema em smartphones pode deixar este número muito maior.

Microsoft e Cyanogen não quiseram comentar o assunto, mas terão bastante tempo para fazê-lo, afinal, o CyanogenMod sem vínculo com o Google deve demorar pelo menos três anos para surgir.

Na fase atual, o mais importante é a obtenção de capital, missão que vem dando certo, aparentemente: além dos US$ 70 milhões, a Cyanogen espera receber aportes generosos de investidores de risco nos próximos meses.

Rumor: Microsoft está colocando dinheiro na Cyanogen








Facebook para iOS ganha função que rivaliza com Yelp e Foursquare

Posted: 29 Jan 2015 11:54 AM PST

O Facebook está mesmo disposto a dar um “chega pra lá” em serviços como Yelp e Foursquare. Nesta quinta-feira (29), a companhia anunciou o Place Tips (“dicas de lugares”, em tradução livre), funcionalidade que recomenda estabelecimentos e mostra opiniões sobre eles se baseando na região em que você está.

Facebook Place TipsCaso ative o recurso, as dicas aparecerão no topo do Feed de Notícias sob a forma de cartões. Você poderá acessar uma série de informações sobre o local de interesse, como horários de funcionamento, cardápios, próximos eventos e últimas postagens.

No caso das opiniões, o Facebook mostrará prioritariamente reviews feitos por seus contatos, assim como eventuais fotos publicadas por eles sobre aquele lugar.

Nesta fase inicial, a empresa está preocupada em fazer testes. É por isso que a função estreia de maneira bastante limitada. Nos próximos dias, serão feitas avaliações em pontos de Nova York, como Times Square, Central Park e Estátua da Liberdade. O funcionamento em outros lugares será ativado progressivamente.

Em uma fase posterior, a empresa testará beacons: ao passar por determinados pontos, você poderá receber informações via Bluetooth. Daí pode surgir uma das fontes de receita do Place Tips – empresas poderiam enviar ofertas específicas por este canal e pagar ao Facebook para promovê-las.

Inicialmente, a novidade estará disponível apenas no app da rede social para iOS. O lançamento global do serviço e sua implementação no Android estão nos planos do Facebook, embora a companhia não tenha dado prazos. Nenhum comentário foi feito a respeito do Windows Phone.

Facebook para iOS ganha função que rivaliza com Yelp e Foursquare








Nintendo lança programa de incentivo a Youtubers

Posted: 29 Jan 2015 10:53 AM PST

Você já sabe, já conhece muito bem: a epidemia de vloggers e Youtubers que tomou a internet nos últimos anos se espalhou mais rápido que chuchu na cerca. Apesar de alguns aspirantes a PewDiePie já estarem conseguindo alguma renda com propagandas em seus canais, é agora que as coisas realmente terão chances de engrenar de verdade: a Nintendo anunciou nesta quinta-feira (29) o Nintendo Creators Program, um programa de incentivo para videologgers que produzirem conteúdo exclusivo envolvendo jogos da marca.

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Algum tempo atrás, a empresa de Yamauchi causou um misto de revolta e polêmica ao declarar sua posse sobre todos os vídeos “let’s play” do YouTube que possuíssem conteúdo explícito da Big N. Na época, eles jogaram um biscoito aos youtubers, prometendo anunciar em breve uma forma de conciliação. Pois bem, o momento chegou!

Basicamente, o Creators program é um sistema que paga a quem criar vídeos com jogos da Nintendo – sejam “let’s play”, trailers, maratonas e adjacências, no YouTube. Fácil assim? Mais ou menos: para participar do programa, é necessário que o vlogger faça sua própria inscrição na página do projeto e, após esse passo, inscreva seu canal (caso este seja exclusivamente voltado à Nintendo) ou seus vídeos avulsos, um por um. O período para avaliação do conteúdo é de até três dias, e Iwatinha pode ou não aprová-lo.

"O Nintendo Creators Program é um serviço pelo qual a Nintendo dá a você parte dos ganhos com propagandas que ela recebe do YouTube por vídeos relacionados aos jogos da empresa”, disse a Nintendo. Anteriormente, os rendimentos gerados a partir das propagandas que incluíam conteúdo da Nintendo iam direto para os bolsos da companhia, o que aparentemente ia de acordo com as regras do YouTube. Conforme continua no release, agora a Nintendo deve “enviar [aos criadores de vídeos] parte desse lucro por qualquer vídeo ou canais que contenham material relacionado à empresa".

Para que ninguém saia perdendo, a Nintendo cederá ao produtor de conteúdo 70% da renda obtida através de anúncios, para o caso de canais inscritos, e 60%, para o caso dos vídeos individuais. Os pagamentos serão feitos via PayPal, dois meses após a receita gerada (vídeos de janeiro, por exemplo, serão pagos em março, vídeos de fevereiro, em abril, e assim por diante). O programa será lançado oficialmente em 27 de maio, mas sua fase beta já está no ar.

E por falar em Nintendo, não há razão para pânico ou temor de não receber seu pagamento pelo trabalho, caro Youtuber. Apesar das fortes ameaças de queda de mercado e sua saída à egípcia do mercado brasileiro, a empresa continua gerando lucros e levanta a cabeça vitoriosa perante o mercado mundial.

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Os dados fiscais do período entre outubro e dezembro de 2014 mostram um caixa de cerca de US$ 270 milhões, com lucro operacional de US$ 268 milhões, um aumento considerável em comparação ao período de julho a setembro do mesmo ano, que apresentou lucro operacional de US$ 76 milhões. A expectativa é de que a empresa encerre o ano fiscal de 2014 com US$ 424 milhões em caixa.

O grande protagonista da alta das posses da empresa continua sendo o console Nintendo 3DS, que vendeu aproximadamente 4,99 milhões de unidades entre outubro e dezembro. Muito embora pareça um número polpudo, as vendas do portátil durante o mesmo período de 2013 foram de 7,76 milhões de unidades, o que nos dá (escalonadamente menor, mas dá) um panorama da situação financeira da companhia.

O guerreiro Wii U apresentou ligeira queda de vendas em comparação ao ano anterior: 1,91 milhões de unidades em 2014, enquanto, no mesmo período de 2013, vendeu 1,95 milhões de unidades. As vendas totais do console, desde seu lançamento, somam 9,2 milhões de unidades.

Com informações: Engadget, Kotaku.

Nintendo lança programa de incentivo a Youtubers








Microsoft libera versão final do Office para tablets Android

Posted: 29 Jan 2015 09:29 AM PST

Depois de ficar algumas semanas disponível como “preview”, o Office para tablets Android chegou à versão final. Assim como no pacote para iPad (lançado em 2014), a novidade é gratuita e, além de visualização de arquivos, permite edição básica.

Ao contrário das versões para desktops, os apps do Office para Android devem ser instalados separadamente. No Google Play, os links são estes: Word, Excel e PowerPoint. É baixar, fazer login com sua conta Microsoft e começar a usar.

Word para Android

Com estas ferramentas, o usuário pode criar documentos, utilizar modelos pré-prontos, realizar formatações, montar gráficos, entre várias outras ações. A interface dos aplicativos lembra suas respectivas versões para desktop, mas, ao mesmo tempo, se mostra otimizada para telas sensíveis a toques, como não poderia deixar de ser.

Excel para Android

A visualização dos arquivos também foi bem cuidada. O modo de leitura do Word, por exemplo, ocupa a tela de forma a coibir distrações e permite inserções de notas ou destacamentos no texto; no PowerPoint, a fluidez das apresentações agrada bastante.

Caso o usuário necessite de recursos mais avançados, deverá assinar o Office 365 para acessá-los.

Word, Excel e PowerPoint não estão sós: a Microsoft também lançou hoje (29) uma versão do Outlook para Android (e outra para o iOS). Chama atenção o fato de o aplicativo ter interface inspirada no Material Design (saiba mais sobre o assunto no Tecnocast 12).

O Outlook para Android é compatível com Gmail, Yahoo Mail, Exchange, Outlook.com, entre outros serviços de email. Também é possível integrá-lo a calendários, ferramentas para armazenamento de arquivos nas nuvens (incluindo Dropbox, Google Drive e, claro, OneDrive) e por aí vai.

Outlook para Android

A explicação para tamanha distinção em relação aos demais aplicativos do Office está, pelo menos em parte, nas origens da versão: o Outlook é baseado no Acompli, uma intuitiva ferramenta de email e produtividade para Android e iOS que a Microsoft adquiriu no último bimestre de 2014.

Para usar Word, Excel e PowerPoint em seu tablet, é necessário contar com Android 4.4 ou versão mais recente. Já o Outlook funciona em dispositivos com Android 4.0 ou superior.

Microsoft libera versão final do Office para tablets Android








Netflix pode ser obrigada pela Ancine a ter cota de filmes brasileiros

Posted: 29 Jan 2015 08:15 AM PST

Depois de complicar um pouco a vida das operadoras de TV por assinatura, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) quer empurrar uma cota de filmes brasileiros para serviços de vídeo sob demanda. A medida afetaria o Netflix e serviços exclusivos para assinantes de TV por assinatura, como HBO Go e Telecine Play.

Assim como na cota obrigatória das TVs por assinatura, pelo menos 30% dos filmes nos catálogos dos serviços online devem ser brasileiros se a ideia for levada adiante. Em tese, isso beneficiaria a produção nacional audiovisual, mas considerando o que ocorreu com as empresas de TV paga, a programação de conteúdos estrangeiros pode diminuir e o preço dos pacotes, aumentar.

catalogo-netflix

Esta regra faria parte da nova regulamentação de serviços com conteúdo sob demanda, que ainda não possui nenhuma legislação específica no país. A medida poderia enquadrar tais serviços como competidores das TVs por assinatura. A princípio, isso não é bom, pois traria um peso maior para o bolso do consumidor – cobrança de novos impostos poderia surgir daí.

Atualmente, a versão brasileira do Netflix possui 3.998 vídeos em seu acervo. Na categoria de filmes nacionais, há 189 produções, mais 68 títulos relacionados a músicas brasileiras. Com a regra dos 30%, pelo menos 1.199 destes vídeos deveriam ser de produção local. A empresa teria então duas opções: aumentar consideravelmente seu catálogo para se enquadrar nas regras ou deixar de oferecer filmes estrangeiros até conseguir atingir a meta estabelecida.

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Ancine não comentou o assunto.

Netflix pode ser obrigada pela Ancine a ter cota de filmes brasileiros








OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns

Posted: 29 Jan 2015 05:34 AM PST

Há tempos que espaço generoso deixou de ser o único atrativo dos serviços de armazenamento nas nuvens. Ciente disso, a Microsoft segue atualizando o OneDrive: nesta semana, a companhia anunciou algumas funcionalidades bastante interessantes para o serviço, como buscas baseadas no conteúdo de arquivos e inserção automática de tags em fotos.

No primeiro caso, o OneDrive usará o motor do Bing para fazer pesquisas dentro de documentos nos formatos do Office e em PDF, recurso útil, por exemplo, para quando você precisa encontrar determinada informação, mas não sabe qual arquivo a contém.

Busca no OneDrive

A busca também ficará mais inteligente com fotos, aumentando ainda mais a rivalidade com o Google Drive. O OneDrive será capaz de identificar textos dentro de imagens e indexar estes dados. Assim, se você pesquisar por “Copacabana”, por exemplo, todas as fotos que contiverem esta palavra aparecerão nos resultados. Informações como datas e locais das imagens também poderão ser usadas como parâmetros nas buscas.

O recurso de tags automáticas também têm relação com as pesquisas. O OneDrive analisará as imagens para reconhecer ações e contextos. Em uma foto de praia, por exemplo, o serviço será capaz de identificar o que há ali e criar etiquetas como “praia”, “pessoas”, “areia” e “sol”.

Esta funcionalidade tem ligação com o Adam, projeto da Microsoft Research que utiliza inteligência artificial para não só reconhecer objetos e ambientes nas imagens, como também contextualizá-las e classificá-las.

A Microsoft também está ampliando a função de backup automático de imagens. Já é possível fazê-lo a partir dos apps do serviço para Android, iOS e Windows Phone. A ideia agora é enviar para o OneDrive fotos de câmeras digitais, HDs externos e pendrives quando estes dispositivos forem conectados ao computador.

Quando for feito upload automático de um número significativo de imagens, o OneDrive poderá enviar algumas delas ao seu email com um link para a coleção inteira. É uma forma de apreciá-las novamente ou, reencaminhando a mensagem, compartilhá-las com amigos e parentes.

Novo formato de álbum

Outro anúncio é o novo modo de álbum, que melhora a experiência de visualização de imagens com miniaturas maiores, apresentações em formato de colagem e adaptação automática a telas de variados tamanhos.

Como estas atualizações devem fazer com que o uso do OneDrive aumente – é o que a Microsoft espera -, o espaço adicional gratuito para armazenamento de imagens está sendo ampliado de 15 GB para 30 GB.

As novidades aparecerão para todos os usuários nos próximos dias. Algumas delas, como o novo álbum, já estão disponíveis no iOS. A Microsoft promete não demorar para atualizar os apps para Android e Windows Phone.

OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns








Motorola lança Moto G de 2ª geração com 4G

Posted: 29 Jan 2015 05:34 AM PST

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Depois de alguns meses de espera desde a homologação, alguns vazamentos no site da Motorola e alguma especulação, a fabricante anunciou hoje um novo modelo da segunda geração do Moto G, dessa vez com 4G. Como esperado, ele tem especificações similares ao do Moto G de 2014, com uma tela de 5 polegadas, processador quad-core, 16 GB de armazenamento interno e uma câmera de 8 megapixels. Mas o resto é outra história.

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Além de ter suporte a redes 4G no Brasil, o novo “novo” Moto G também já chega rodando o Android 5.0 Lollipop, diferente do modelo anterior que começou a ser vendido com o Android 4.4 Kitkat. O aparelho também vem com suporte a 2 cartões microSIM, como já havíamos especulado desde a homologação, e uma bateria melhorada para aguentar o tranco do 4G. O preço aumentou um pouco, como esperado para um modelo desse tipo: o aparelho desbloqueado será vendido por R$ 899 a partir de hoje na loja online da Motorola e em breve nas lojas de operadoras e varejistas.

O Moto G de 2ª geração é um dos celulares que causou bastante impacto no mercado brasileiro de telefonia, principalmente por ter uma boa experiência do Android em um aparelho relativamente barato. O nosso Paulo Higa chamou esse modelo de “o melhor smartphone barato do mercado” no seu review, e com razão, dada a autonomia de bateria excepcional e câmera que acompanham o aparelho.

Com esse novo modelo, a Motorola espera abocanhar uma fatia ainda maior do campo dos mid-end, o que deve trazer bons lucros para os bolsos da Lenovo, a atual dona da fabricante de celulares.

Motorola lança Moto G de 2ª geração com 4G