VWS

Postagens mais visitadas

CEO da BlackBerry quer que desenvolvedores lancem seus aplicativos em todas as plataformas (mais 6 notícias)

CEO da BlackBerry quer que desenvolvedores lancem seus aplicativos em todas as plataformas (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

CEO da BlackBerry quer que desenvolvedores lancem seus aplicativos em todas as plataformas

Posted: 22 Jan 2015 02:23 PM PST

Não é novidade: os smartphones da BlackBerry perdem feio quando o assunto é disponibilidade de aplicativos. Como a participação da plataforma é ínfima perto do Android e do iOS, é comum desenvolvedores priorizarem estes sistemas. Em uma aparente tentativa de reverter o jogo, o CEO da BlackBerry John Chen enviou uma carta à FCC (equivalente da Anatel nos Estados Unidos) alegando que não disponibilizar um app em todas as plataformas fere a neutralidade da rede.

Para quem não conhece, este princípio assegura que conteúdos sejam tratados da mesma forma em um aspecto de rede. Assim, uma operadora não poderia fornecer velocidades mais rápidas para o seu próprio serviço de vídeos, por exemplo, uma vez que tal prática a priorizaria em relação aos concorrentes.

chan_blackberry-700x427

Veja um trecho da carta de Chen (em tradução livre):

Infelizmente, nem todos os fornecedores de conteúdo e aplicativos têm abraçado a neutralidade da rede. Ao contrário da BlackBerry, que permite que usuários de iPhone baixem e utilizem o serviço de mensagens BBM, a Apple não admite que usuários de Android e BlackBerry baixem um software que possibilite o uso do iMessage. A Netflix, que defendeu vigorosamente a neutralidade da rede, discrimina os usuários de BlackBerry ao se recusar a criar um app para a plataforma.

Da mesma forma, muitos desenvolvedores de aplicativos oferecem seus serviços apenas para usuários de iPhone e Android. Esta dinâmica criou um ecossistema de banda larga sem fio de duas camadas onde usuários de iPhone e Android podem acessar muito mais conteúdos e aplicações do que utilizadores de outros sistemas operacionais. Esta é, precisamente, uma forma de discriminação que os defensores da neutralidade de rede criticam nas operadoras. Portanto, se queremos uma internet realmente livre, a neutralidade de rede deve ser mantida tanto na camada de aplicações como na camada de conteúdo.

Estas colocações não fazem o menor sentido, uma vez que a neutralidade da rede nada tem a ver com a disponibilidade de conteúdo nas lojas de aplicativos. O que Chen quer é, basicamente, que os desenvolvedores sejam obrigados a lançar seus apps em todas as plataformas móveis possíveis, mesmo naquelas que eles consideram inviáveis.

Por mais que a argumentação seja inconsistente, é curioso ver a BlackBerry defendendo a neutralidade da rede. No passado, a empresa “forçava” operadoras móveis a oferecerem planos de dados exclusivos (BIS e BES) para quem quisesse usar internet em seu smartphone.

Em muitos destes planos não havia sequer serviço completo de acesso, apenas conta de email, BBM e uso de meia dúzia de redes sociais. Com a nova plataforma BlackBerry 10, a exigência de um plano específico acabou, permitindo que o usuário contrate o pacote de dados que desejar.

CEO da BlackBerry quer que desenvolvedores lancem seus aplicativos em todas as plataformas








Nvidia anuncia GTX 960, GPU Maxwell que promete boa relação custo-benefício

Posted: 22 Jan 2015 01:26 PM PST

A linha de GPUs com arquitetura Maxwell acaba de ganhar mais um integrante: nesta quinta-feira (22), a Nvidia anunciou oficialmente o chip gráfico GeForce GTX 960, que vem para atender aos usuários que procuram uma placa mais em conta, mas com desempenho suficiente para aplicações exigentes (a maioria delas, pelo menos).

Baseado no chip Maxwell GM206, o modelo é capaz de rodar até mesmo jogos pesados atuais em resolução 1080p e 60 frames por segundo, segundo a Nvidia. Para tanto, a GTX 960 oferece 1024 núcleos CUDA com clock de 1.127 MHz (1.178 MHz em modo “turbo”) e 2 GB de memória GDDR5 com bus de 128 bits.

O chip conta ainda com processo de fabricação de 28 nanômetros, TDP de 120 W, 32 duas unidades de renderização ROP e 64 unidades TMU (para texturas).

GTX 960

Há um controle que faz a GPU consumir energia de maneira mais eficiente. A Nvidia explica que, com esta característica, a GTX 960 consegue trabalhar com apenas 30 W em jogos do tipo MOBA, como League of Legends, Dota 2 e Smite.

A GeForce GTX 960 apresenta ainda compatibilidade com as técnicas MFAA (Multi-Frame Anti-aliasing) e DSR (Dynamic Super Resolution). A primeira tenta melhorar a qualidade gráfica removendo aqueles indesejados efeitos de “serrilhamento”, por exemplo, mas sem prejudicar a performance. A segunda facilita a renderização de cenas em resoluções full HD e 4K.

Conforme esperado, a GTX 960 também terá suporte ao DirectX 12, uma das características do Windows 10.

Nos Estados Unidos, a GPU chega ao mercado custando cerca de US$ 200. No Brasil, a Nvidia fala em preço sugerido de R$ 889 (será?). As primeiras placas baseadas na GTX 960 virão de empresas como Asus, EVGA, Gigabyte, MSI e PNY.

Mais informações no site da Nvidia.

Nvidia anuncia GTX 960, GPU Maxwell que promete boa relação custo-benefício








Rumor: Google deve lançar operadora de celular própria nos Estados Unidos

Posted: 22 Jan 2015 01:00 PM PST

O Google deve lançar em breve sua própria operadora de telefonia móvel nos Estados Unidos. O periódico americano The Information reportou que o projeto, chamado internamente de Nova, já está em andamento e conta inclusive com vários funcionários participando dos testes.

Mas a companhia não atuará como uma prestadora convencional. O plano é criar uma operadora móvel virtual (MVNO). Isso significa que o Google não irá montar a sua própria rede, mas sim alugar a capacidade de outras companhias. Para isso, a empresa teria firmado acordos com duas das quatro maiores operadoras americanas: Sprint e T-Mobile.

Parece uma ideia excelente, uma vez que a companhia disponibilizaria aos seus clientes a cobertura de duas operadoras diferentes em um único serviço.

Google

Além da receita com os planos, oferecer uma rede móvel traria para o Google maior controle sobre a experiência de seus usuários. O mais interessante é que a empresa também poderia construir uma ampla rede Wi-Fi em locais com maior concentração de pessoas, aumentando o alcance de seus produtos.

A princípio, o serviço seria disponibilizado apenas nas cidades onde há Google Fiber, banda larga que promete velocidades de até 1 gigabit por segundo. Mas a entrada do Google no mercado de telefonia móvel pode criar dor de cabeça para as prestadoras.

A própria operadora Sprint, uma das possíveis fornecedoras de infraestrutura, teme que o serviço traga prejuízo dependendo do número de clientes angariados pelo Google e prevê uma revisão contratual caso a nova operadora virtual atinja determinada quantidade de usuários.

Com informações: The Wall Street Journal, The Verge

Rumor: Google deve lançar operadora de celular própria nos Estados Unidos








Spotify adiciona Touch Preview, uma maneira mais rápida de encontrar músicas

Posted: 22 Jan 2015 10:49 AM PST

Acontece muito comigo: escuto uma playlist de terceiros e, no meio dela, tem uma música que gostei. Um tempo depois, quando quero saber qual música era para ouvir novamente, preciso escutar faixa por faixa até encontrá-la. O Touch Preview, novo recurso do app do Spotify, promete amenizar este problema oferecendo uma rápida prévia da música sem que você tenha que ouvi-la por inteiro.

spotify-touch-preview

Funciona assim: basta pressionar e segurar o dedo em cima de qualquer música, álbum, artista ou playlist que imediatamente um trecho da canção começa a tocar. Normalmente, este trecho está na metade da faixa, de forma que você possa escutar um pedaço do refrão ou ritmos mais exclusivos. Quando se trata de algo mais agrupado, como um álbum ou playlist, é possível escutar partes de diversas músicas, bastando segurar o dedo e ir deslizando para a artwork da faixa que fica ao lado.

Além do Touch Preview, outras novidades surgiram no aplicativo: em vez do antigo menu deslizante (que era bastante confuso para quem lida com o aplicativo na primeira vez), é possível mudar entre playlists e biblioteca (músicas, álbuns e artistas) no novo menu em lista. Logo na tela inicial de “Suas Músicas” também estão os itens tocados recentemente.

Novos gestos também fazem parte da interface: estando em qualquer listagem de músicas, basta deslizar para a esquerda para adicionar a faixa à sua biblioteca. Deslizando para a direita, a música vai para a fila de reprodução, função nova no Spotify para dispositivos móveis.

Todas estas mudanças são muito bem-vindas. Por enquanto, as novidades se concentram apenas no aplicativo para iOS, mas de acordo com o blog oficial do serviço, as outras plataformas serão atualizadas em breve. O mais curioso de tudo isso é que o aplicativo para iOS não precisou ser atualizado na App Store para a chegada das funcionalidades: bastou abrir o aplicativo que surgiu um pop-up informando dos novos gestos e do Touch Preview.

Spotify adiciona Touch Preview, uma maneira mais rápida de encontrar músicas








Tablets baseados no Windows RT não ganharão atualização para o Windows 10

Posted: 22 Jan 2015 10:08 AM PST

Na conferência que promoveu ontem (21), a Microsoft confirmou que o upgrade para o Windows 10 será gratuito para os usuários dos seguintes sistemas: Windows 7, Windows 8.x e Windows Phone 8.x. Mas, e os (poucos) usuários do Windows RT? Pois é, eles ficarão de fora.

É o que afirma o CNET. Depois do evento, a Microsoft explicou ao veículo que os tablets Surface Pro também receberão o Windows 10, mas, na sequência, afirmou que o mesmo não acontecerá com os dispositivos baseados no Windows RT, incluindo a linha Surface RT.

A versão surgiu na mesma época do lançamento do Windows 8 para rodar em tablets equipados com chips ARM. Mas a falta de compatibilidade com boa parte dos aplicativos do Windows “normal” (x86) prejudicou consideravelmente a aceitação da plataforma.

Surface RT

Para piorar, em uma tentativa de fazer com que só tablets de boa qualidade ostentassem o símbolo do Windows, a Microsoft impôs rígidas condições para o desenvolvimento de dispositivos baseados no RT. Porém, as medidas acabaram ajudando a reduzir ainda mais o interesse dos fabricantes pelo sistema.

Esta situação e limitações técnicas é que, possivelmente, pesaram na decisão da Microsoft. De qualquer forma, os usuários do Windows RT não ficarão totalmente “abandonados”: a companhia pretende disponibilizar uma atualização que fará a versão ter alguns dos recursos do Windows 10 – será algo com um Windows 10 “light”, aparentemente. Quais são estes recursos? Talvez alguns dos chamados aplicativos universais, mas ninguém sabe ao certo.

A Microsoft prometeu dar mais detalhes sobre o assunto, mas não disse quando. Provavelmente, teremos novidade somente depois do lançamento do Windows 10.

Tablets baseados no Windows RT não ganharão atualização para o Windows 10








Este é o MegaChat, serviço seguro de chat por vídeo e texto de Kim Dotcom

Posted: 22 Jan 2015 07:30 AM PST

Para Kim Dotcom, há mais espaço para serviços de mensagens instantâneas e videoconferência no mercado. Cumprindo uma promessa feita há tempos, o excêntrico empresário anunciou a versão beta do MegaChat, serviço cifrado de comunicação end-to-end.

MegaChat

Na fase atual, o serviço está mais para um concorrente do Skype: é possível apenas realizar chamadas de vídeo e, mesmo assim, só entre duas pessoas. Pelo Twitter, Dotcom prometeu liberar as opções de mensagens por texto e videoconferência para grupos em um futuro próximo.

O MegaChat não chega como uma ferramenta independente. Para acessá-lo, o usuário deve ter uma conta no serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens MEGA e, na versão web deste, clicar no ícone correspondente na coluna à esquerda.

É possível que o serviço venha a ter apps próprios (especialmente para dispositivos móveis), mas, por ora, só o acesso via navegador está disponível. A vantagem é que não é necessário instalar nada, nem mesmo plugins ou extensões.

No que diz respeito à quantidade de recursos, o MegaChat é bastante limitado. Mas esta característica pouco deve mudar na versão final: a empresa já informou que a intenção é deixar o serviço o mais simples possível.

Kim Dotcom quer mesmo que o MegaChat se destaque por sua (suposta) segurança. A ferramenta conta com um sistema chamado User Controlled Encryption (UCE) que utiliza chaves criptográficas para proteger cada conversa, seja ela em vídeo ou texto.

MegaChat

Será que vinga? Bom, também via Twitter, Dotcom disse que mais de 500 mil videoconferências foram realizadas via MegaChat em suas primeiras horas.

É bastante provável que boa parte deste número corresponda a usuários que apenas estavam testando a novidade. De qualquer forma, Kim acredita que o MegaChat ajudará o MEGA a saltar de 15 milhões para mais de 100 milhões de usuários registrados ainda neste ano.

Difícil, não? Mas vamos acompanhar.

Com informações: GigaOM. Imagem em destaque: Engadget

Este é o MegaChat, serviço seguro de chat por vídeo e texto de Kim Dotcom








Dropbox finalmente ganha app oficial para Windows Phone

Posted: 22 Jan 2015 06:30 AM PST

O Windows Phone sempre teve sérios problemas com disponibilidade de aplicativos, mesmo em relação a serviços populares. Felizmente, esta “negligência” diminui com o passar do tempo – ainda que tardiamente, muitas destas empresas acabam decidindo suportar a plataforma. É o caso aqui: após longos meses de espera, finalmente os usuários do Windows Phone poderão utilizar o Dropbox oficialmente em seus smartphones.

O aplicativo foi lançado na noite de ontem (21) e traz as funcionalidades presentes nas versões para as plataformas concorrentes. É possível, por exemplo, ativar o upload automático de fotos da câmera. Assim, dá para fazer backup automático de toda a galeria de imagens e torná-la acessível em outros computadores, tablets, smartphones e até na web.

windows-apps-1024x525

Apesar de o Dropbox ser um serviço nas nuvens, é possível marcar determinados arquivos como favoritos para torná-los offline, ou seja, acessíveis mesmo quando não houver conexão com a internet. O grande trunfo para usuários corporativos é que é possível acessar uma conta pessoal e outra de trabalho sem precisar fazer login toda hora, funcionalidade esta que não está disponível no iOS e no Android.

Junto com o aplicativo para Windows Phone, o Dropbox também ficou disponível para quem possui tablets com Windows RT. Dessa forma, o serviço passa a ter suporte em todo o ecossistema da Microsoft e não apenas no Windows para PCs, como era até então.

O lançamento faz parte de um acordo firmado entre Dropbox e Microsoft. Além do app, a parceria trouxe o serviço para dentro do Office em dispositivos móveis (e vice-versa). Os aplicativos já estão disponíveis nas lojas de aplicativos da Microsoft, tanto para smartphone quanto para Windows RT e 8.x.

Dropbox finalmente ganha app oficial para Windows Phone