VWS

Postagens mais visitadas

Tecnocast 022 – Penso, logo não durmo (mais 6 notícias)

Tecnocast 022 – Penso, logo não durmo (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Tecnocast 022 – Penso, logo não durmo

Posted: 11 Jun 2015 05:36 PM PDT

Nós vivemos em uma época onde é descolado falar que uma pessoa trabalha bastante e dorme quase nada. O que muitos não sabem é que dormir aumenta a sua produtividade, pois melhora o seu foco, memória, capacidade de discernimento e vários outros atributos.

022

No episódio de hoje falamos sobre o sono e como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar o seu descanso. Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Links Citados

Assine o Tecnocast

Caixa Postal

Envie a sua mensagem para tecnocast@tecnoblog.net

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Ilustração por Paulo Moraes.

Tecnocast 022 – Penso, logo não durmo








Mudanças no Twitter: fim do limite de 140 caracteres nas DMs e troca de CEO

Posted: 11 Jun 2015 05:35 PM PDT

Qual é a característica mais marcante do Twitter? Sim, o limite de 140 caracteres nos tweets. Esse também é o máximo permitido nas mensagens diretas (DMs), mas não por muito mais tempo: em breve, o serviço removerá a limitação de caracteres. E essa não é a única mudança impactante na rede social revelada hoje (11): Dick Costolo informou que está deixando o cargo de CEO do Twitter.

Twitter

O adeus ao limite de 140 caracteres nas DMs foi anunciado no site de desenvolvimento da empresa. O aviso foi publicado para orientar desenvolvedores que trabalham com a rede social quanto à preparação de seus serviços para a mudança.

Aparentemente, o número máximo suportado de caracteres será ilimitado. Há também quem fale em 10 mil caracteres. Se for isso mesmo, não deixa de ser um número grande. Dá para escrever textões caprichados com essa quantidade.

A nota não informa quando exatamente o limite será extinguido (ou aumentado), mas explica que a alteração será feita em algum momento de julho. Os desenvolvedores têm um prazo razoável para se preparar, portanto.

Os motivos por trás da decisão são obscuros, mas, se levarmos em conta os updates que a função de DMs recebeu nos últimos meses (envio de mensagens para quem não te segue e DMs em grupo), fica fácil presumir que estamos falando de mais uma tentativa de estimular o uso do Twitter como ferramenta de mensagens instantâneas ou mesmo como opção aos emails.

Certamente, muitos usuários aprovarão a ideia, mas a notícia também está trazendo uma preocupação: a de que o Twitter remova o limite de 140 caracteres dos tweets. Essas mensagens continuam como estão, mas se um dia elas mudarem, o Twitter ficará seriamente descaracterizado.

Sai Dick Costolo, entra Jack Dorsey

Dick Costolo

Dick Costolo

Talvez a mudança nas DMs seja a última grande novidade do Twitter sob o comando de Dick Costolo. Em 1º de julho, o executivo deixará de ser CEO da companhia, cargo que assumiu em outubro de 2010.

As razões da saída não ficaram claras, mas é provável que Costolo tenha sofrido pressão de investidores. Desde que a companhia entrou para a Bolsa de Valore de Nova York, em novembro de 2013, seus números financeiros não têm sido convincentes.

No lugar de Costolo entrará Jack Dorsey, que conhece muito bem os bastidores da rede social: o executivo é um dos fundadores do Twitter e foi o primeiro CEO da companhia, ocupando o cargo entre 2007 e 2008.

Jack Dorsey

Jack Dorsey

Dorsey ficará na liderança até a direção do Twitter encontrar outro executivo para o posto. Dick Costolo, por sua vez, continuará fazendo parte do conselho administrativo da empresa.

Com informações: The Next Web, The Verge

Mudanças no Twitter: fim do limite de 140 caracteres nas DMs e troca de CEO








A versão final do Oculus Rift será assim

Posted: 11 Jun 2015 02:49 PM PDT

 Oculus Rift

Brendan Iribe, CEO de Oculus VR, revelou a versão final do Oculus Rift. Já não era sem tempo! A apresentação foi feita nesta quinta-feira (11) em uma conferência pré-E3 promovida pela empresa. O evento também serviu de palco para os joysticks Oculus Touch e para uma surpresa: o anúncio de uma parceria com a Microsoft.

Oculus Rift

Talvez você esteja se perguntando se o Oculus Rift já não estava pronto. Mais ou menos. A ideia se tornou pública em 2012 e o dispositivo ganhou fama após uma campanha bem-sucedida no Kickstarter. Mas as unidades disponibilizadas desde então são, basicamente, protótipos voltados a desenvolvedores. O Tecnoblog inclusive testou uma delas.

 Oculus Rift

A versão final não difere muito das unidades de testes, mas as mudanças são perceptíveis. O equipamento ganhou ajustes ergonômicos, ficou um pouco mais leve, teve suas dimensões ligeiramente reduzidas e recebeu traços que o deixaram com um ar mais sofisticado, com cara de produto final mesmo.

Detalhes sobre as especificações técnicas ainda não foram dados, mas já se sabe que o Oculus Rift terá dois visores OLED – um para cada olho – cujo posicionamento poderá ser regulado com um botão.

 Oculus Rift

 Oculus Rift

Sensores diversos e fones de ouvido também foram incorporados ao dispositivo. Estes últimos de simples não têm nada: o usuário poderá perceber por onde um inimigo se aproxima em um jogo, por exemplo, só pelo ruído.

Oculus Touch

O Oculus Rift deve ser empregado principalmente em jogos, logo, a apresentação dos joysticks Oculus Touch é bastante conveniente. O que provavelmente ninguém esperava é que esses acessórios fossem tão, digamos assim, esquisitos.

Oculus Touch

Mas não é sem razão. De acordo com a Oculus VR, os controles foram desenhados para dar liberdade de movimento e, tanto quanto possível, fazê-los funcionar como extensões das mãos em um jogo.

Cada unidade do Oculus Touch tem sensores de movimento bastante precisos, botões de ação, gatilho e controle analógico. Parece promissor, mas só testando mesmo para compreender a experiência.

Oculus Touch

Xbox One

Talvez a parte mais surpreendente do evento de hoje fique para o anúncio de parceria com a Microsoft. Com a aliança, o Oculus Rift terá compatibilidade com o Xbox One e o Windows 10. Quer apostar quanto que esta é uma (tentativa de) resposta da Microsoft ao Project Morpheus, da Sony?

O usuário poderá visualizar jogos do Xbox One no Oculus Rift a partir do streaming feito do console para um PC com Windows 10. Explicando de outro modo, o Xbox fará a transmissão para o computador e este, de certo modo, usará o Oculus Rift como um substituto para a TV. Pode parecer uma ideia não muito boa, mas ao menos é uma forma de aproveitar títulos não adaptados para realidade virtual.

Oculus Rift + Xbox One

Outro efeito da parceria: ao comprar um Oculus Rift, o usuário receberá no mesmo kit um joystick do Xbox One e um adaptador wireless que possibilita streaming a partir do console (os Oculus Touch, aparentemente, serão comercializados separadamente).

O Oculus Rift está previsto para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2016. Ainda não há informações sobre preços.

A versão final do Oculus Rift será assim








Android carregará versões leves de sites em conexões lentas no Brasil

Posted: 11 Jun 2015 11:12 AM PDT

Você tenta acessar um site a partir do smartphone, mas a conexão é tão lenta que dá vontade de desistir. Infelizmente, esse é um problema muito comum no Brasil, razão pela qual o Google resolveu dar uma forcinha: dentro de duas semanas, a companhia ativará um recurso em aparelhos com Android que resultará em carregamento mais rápido de páginas.

A novidade funcionará no Chrome, no navegador padrão da plataforma e no app de busca do Google. Quando uma conexão lenta à internet for detectada, os browsers carregarão, automaticamente, versões mais leves dos sites solicitados.

Google - páginas mais leves

Para isso, o Google fará uso de várias técnicas, como compressão de imagens, remoção de funções em JavaScript menos importantes e redução de CSS. O resultado final será uma página mais simples e até menos bonita, mas “light”.

É claro que, eventualmente, a técnica poderá prejudicar a exibição de determinadas páginas ou de recursos importantes. Por causa dessas situações, o Google sempre dará ao usuário a opção de carregar a página original sem nenhum tipo de compressão.

Por parte da empresa, há grandes expectativas em relação ao recurso. O Google já habilitou a técnica na Indonésia e constatou que, por lá, houve aumento de 50% nos acessos a sites a partir de dispositivos móveis.

Segundo a companhia, o macete faz as páginas carregarem até quatro vezes mais rápido e reduz o download de dados em até 80%. Isso significa que, além de esperar menos para visualizar sites, os usuários terão economia, ainda que ligeira, na franquia de dados do seu plano móvel.

A preocupação do Google com o assunto não é mero capricho. O acesso à internet a partir de dispositivos móveis cresce em ritmo acelerado, logo, a companhia precisa otimizar ao máximo a experiência de navegação mobile para se manter relevante no segmento.

É esse mesmo motivo que, em abril, levou a companhia a exibir, prioritariamente, links de páginas otimizadas para dispositivos móveis nos resultados das buscas.

Além do Brasil, o recurso de páginas leves será disponibilizado na Índia.

Android carregará versões leves de sites em conexões lentas no Brasil








Usuários do Twitter poderão compartilhar listas de perfis bloqueados

Posted: 11 Jun 2015 08:59 AM PDT

Em breve, as contas do Twitter terão a opção de exportar e importar listas de perfis bloqueados. Na primeira olhada, a ideia parece ter pouca relevância, mas a medida pode ajudar a atenuar os aborrecimentos com spammers e participantes inconvenientes.

Segundo o Twitter, o compartilhamento de listas de bloqueio deve ser útil principalmente para contas com grandes volumes de seguidores e interações. Por serem mais visados, esses perfis costumam receber mais mensagens de spam e, dependendo das circunstâncias, são alvos de grosserias, mensagens preconceituosas, ameaças e por aí vai.

Nesse sentido, usuários que são incomodados constantemente por “trolls”, por exemplo, podem compartilhar suas listas de bloqueio para auxiliar o outro a combater o problema.

O acesso ao recurso é fácil. Na versão web do Twitter, vá em “Configurações” e clique em “Contas bloqueadas”. As opções de exportação e importação aparecerão acima dos perfis bloqueados, no lado direito. Note que a lista gerada será disponibilizada em um arquivo CSV. Basta então enviá-lo à outra pessoa.

Lista de bloqueio - Twitter

Lista de bloqueio - Twitter

Se a opção ainda não aparece em sua conta, o jeito é aguardar. A implementação está sendo feita de maneira progressiva.

Vídeos em modo paisagem

A lista de perfis bloqueados não é a única novidade do Twitter nesta semana. Desde o início do ano, o serviço permite a publicação direta de vídeos de até 30 segundos a partir dos apps para iOS e Android. O problema é que filmagens em modo paisagem não eram suportadas. Essa limitação acaba de ser eliminada.

Vídeos - Twitter

Até então, os vídeos só apareciam em um formato quadrado que, apesar de se “encaixar” bem na timeline, frustrava alguns usuários por cortar parte das áreas filmadas. Agora, o padrão passa a ser vídeos com orientação horizontal. Quem preferir vídeos quadrados precisa apenas gravar com o smartphone “em pé”.

Essa mudança gerou uma expectativa: a de que o Twitter leve a ideia ao Periscope, serviço de transmissão de vídeo em tempo real lançado em março. Mas, até o momento, a companhia não se pronunciou sobre o assunto.

Usuários do Twitter poderão compartilhar listas de perfis bloqueados








É o fim do Skype com interface touch no Windows: Microsoft vai unificar aplicativos

Posted: 11 Jun 2015 08:21 AM PDT

Nos últimos anos, os usuários do Skype tinham duas opções principais para bater-papo pelo Windows: a primeira, usando o aplicativo com interface moderna, que está disponível na Windows Store e vem embutido no Windows 8.1; a segunda, baixando a versão para desktop. A partir de 7 de julho, a confusão acaba: a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (11) que vai unificar os softwares.

A morte do aplicativo do Skype com interface otimizada para telas sensíveis ao toque é um preparativo para a estreia do Windows 10, em 29 de julho. Diz a empresa: "Com o lançamento do Windows 10 para PCs, faz sentido usar o aplicativo do Skype otimizado para mouse e teclado, também capaz de suportar comandos de toque, em vez de dois aplicativos separados que executam a mesma função".

skype-modern

Quem tentar usar o Skype com interface moderna a partir de 7 de julho será automaticamente direcionado para a página de download da versão para desktop. Como o Skype armazena seu histórico de conversas na nuvem, as mensagens dos últimos 30 dias também estarão no novo aplicativo. A mudança, claro, não se aplica aos tablets com Windows RT, que não rodam o Skype para desktop.

Para antecipar a migração, você pode baixar a versão do Skype para desktop nesta página.

Mas o The Verge levanta um ponto importante: a Microsoft vai unificar o Skype para Windows, mas o aplicativo não será universal, ou seja, rodará apenas na área de trabalho; nada de compatibilidade com Windows 10 Mobile. Por quê? Talvez porque muitos usuários ainda usam Windows 7 em seus computadores — e eles não conseguiriam rodar um aplicativo universal do Skype.

Os aplicativos universais são uma das grandes apostas para fortalecer o ecossistema do Windows nos smartphones, que ainda recebe novidades depois das outras plataformas. Mas essa decisão da Microsoft, que pode muito bem ser seguida por outros desenvolvedores, não é um sinal muito bom para o futuro do Windows Mobile.

É o fim do Skype com interface touch no Windows: Microsoft vai unificar aplicativos








iOS tem falha de segurança que permite roubar facilmente senhas do iCloud

Posted: 11 Jun 2015 07:31 AM PDT

ios-8

Uma falha de segurança encontrada no aplicativo Mail, do iOS, permite que pessoas mal intencionadas roubem facilmente as senhas do iCloud das vítimas. O bug, que existe pelo menos desde janeiro, consiste em enviar uma mensagem com código HTML contendo uma falsa janela solicitando a senha do usuário — e que não é filtrada pelo cliente de email da Apple.

A vulnerabilidade, descoberta pelo pesquisador Jan Soucek, explora a incapacidade do Mail de filtrar tags HTML potencialmente perigosas. Quando a vítima recebe o email malicioso, uma janela idêntica à original, solicitando nome de usuário e senha, é exibida assim que a mensagem é aberta. E isso é um grande problema, se considerarmos que o iOS realmente costuma exibir a janela em momentos inesperados.

O vídeo mostra como a brecha pode ser explorada:

Como descobrir, então, se a janela é falsa? A diferença básica é que a original é modal, ou seja, você não conseguirá fazer basicamente nada enquanto não clicar no botão OK ou cancelar a operação. Já o formulário falso pode ser facilmente tirado do seu caminho ao apertar o botão Home ou alternar para outro aplicativo. Além disso, caso seu dispositivo tenha Touch ID e você tenha feito login recentemente… há algo errado, né?

Embora instruções em JavaScript sejam ignoradas pelo Mail, é possível montar um coletor de senhas totalmente funcional apenas usando HTML e CSS. E, como o cliente não está filtrando tags perigosas, o email pode ser montado de forma a causar a mínima suspeita possível — fazendo, por exemplo, com que o formulário seja exibido apenas uma vez, em vez de aparecer sempre que o usuário abre a mensagem.

A falha foi relatada à Apple no dia 15 de janeiro e ainda não foi corrigida. Por causa da lentidão, o pesquisador publicou o código-fonte da prova de conceito no GitHub.

Com informações: Ars Technica.

iOS tem falha de segurança que permite roubar facilmente senhas do iCloud