VWS

Postagens mais visitadas

LastPass sofre ataque e pede que usuários troquem de senha (mais 7 notícias)

LastPass sofre ataque e pede que usuários troquem de senha (mais 7 notícias)

Link to Tecnoblog

LastPass sofre ataque e pede que usuários troquem de senha

Posted: 15 Jun 2015 06:14 PM PDT

O LastPass, um dos mais populares gestores de senhas da atualidade, publicou uma nota em seu blog nesta segunda-feira (15) para comunicar um ataque aos seus sistemas. Clientes também estão sendo alertados por email.

A empresa afirma ter detectado e bloqueado uma atividade suspeita em sua rede na última sexta-feira. Com a investigação, iniciada logo após a descoberta do problema, os analistas do LastPass descobriram que endereços de email, lembretes de senhas e hashes de autenticação foram capturados pelos invasores.

Em contrapartida, não foram encontradas evidências de comprometimento de dados criptografados dos usuários, o que indica que senhas e outras informações críticas permanecem protegidas.

lastpass

Em relação à captura de hashes de autenticação, a companhia explica que executa alguns procedimentos que dificultam a quebra desses dados.

Mesmo assim, os usuários estão sendo orientados a trocar a senha principal do LastPass o quanto antes. Como os dados protegidos das contas não foram afetados, não é necessário alterar as senhas armazenadas ali, segundo a companhia, exceto aquelas que são iguais à combinação principal (reutilizar senhas nunca é uma boa ideia, vale dizer).

Outras medidas para diminuir o risco de agravamento da situação também estão sendo tomadas. Uma delas é a exigência de confirmação por email no acesso à conta a partir de um IP diferente ou novo dispositivo.

A empresa também recomenda aos usuários que ainda não o fazem que ativem a autenticação em dois passos. Esse modo dificulta bastante o acesso à conta, mesmo que a senha tenha sido descoberta.

Com informações: Engadget

LastPass sofre ataque e pede que usuários troquem de senha








Microsoft libera versão web do Skype para todo mundo

Posted: 15 Jun 2015 02:58 PM PDT

Você não precisa mais depender de um cliente em seu computador para usar o Skype. No início do mês, a Microsoft liberou a versão web do serviço nos Estados Unidos e Reino Unido. Nesta segunda-feira (15), a novidade chegou para usuários do mundo todo.

O Skype for Web, como é chamado, surgiu como beta no final de 2014. Na ocasião, somente usuários convidados podiam testá-lo. Na atual fase, o serviço permanece como beta, mas conta com várias melhorias e, claro, deixou de exigir convites.

Skype for Web

Um dos acréscimos é o suporte a múltiplos idiomas, inclusive português do Brasil (você pode alterar a língua no canto esquerdo inferior). Outro é a ferramenta de busca que permite encontrar contatos com mais facilidade. O serviço também é capaz de mostrar notificações mesmo quando você estiver em outra página ou janela, desde que haja permissão (a autorização é solicitada no primeiro acesso).

Mas o que interessa mesmo são as conversas via vídeo e voz. Em um rápido teste, tive a impressão de que a qualidade das transmissões fica próxima do que é oferecido pelos aplicativos do Skype.

Neste ponto, convém ressaltar que o Skype for Web exige a instalação de um plugin no navegador para fazer transmissões, do contrário, só será possível acessar o chat por texto do serviço.

Skype for Web

Você também notará que alguns recursos estão ausentes, como envio de arquivos, compartilhamento de telas e gerenciamento de contatos, mas a Microsoft promete disponibilizar as funções faltantes (ou boa parte delas, pelo menos) nas próximas atualizações.

Para usar o Skype for Web, basta acessar o enderenço web.skype.com. Pode ser que o serviço ainda não esteja disponível para você, mas não deve demorar muito para todas as contas terem a opção.

Microsoft libera versão web do Skype para todo mundo








Versão web da Netflix ganha interface mais prática (finalmente)

Posted: 15 Jun 2015 12:17 PM PDT

Não sei quanto a você, mas eu prefiro assistir aos vídeos da Netflix a partir dos apps do serviço. O motivo? A experiência de uso no navegador não é das melhores. Mas essa impressão está prestes a ficar no passado: a companhia anunciou nesta segunda-feira (15) a esperada interface que promete corrigir as deficiências da versão web.

“Demorou”. Foi a primeira coisa que eu disse ao saber da novidade. Mas a longa espera tem um motivo: segundo a Netflix, esta é a primeira grande mudança que o site do serviço sofre em quatro anos, logo, foi necessário criar a interface do zero para a experiência ficar dentro das expectativas.

Netflix - nova interface

Na primeira olhada, parece que os esforços valeram a pena. O novo site da Netflix tem um ar realmente prático, com um comportamento que o torna mais parecido com um aplicativo do que com uma página web.

Ao passar o cursor do mouse sobre um título, por exemplo, você verá uma sequência de imagens do filme. Clicando nesse título, o serviço mostrará um painel com a sinopse, comentários e outras informações da produção.

Ali também aparecerá uma opção chamada “More like this” que permite encontrar mais facilmente filmes e seriados relacionados ou que tenham a participação de determinado membro do elenco, por exemplo.

Netflix - nova interface

Mas a mudança que provavelmente será mais celebrada é o novo modo de navegação. No formato atual, você tem que deixar o cursor do mouse sobre uma seta na lateral para percorrer a linha que mostra os demais títulos. Há tão pouca praticidade aí que um desenvolvedor teve a ideia de criar um bookmarklet (pequeno código em JavaScript) que acaba com as listas horizontais.

O novo layout não aposenta a navegação lateral, mas a Netflix jura de pé junto que ficou muito mais fácil e rápido percorrer as linhas. A companhia destaca também que a função foi preparada para, além do mouse, funcionar bem com trackpad e tela sensível a toques.

Netflix - nova interface

Vale dizer que a nova interface é global, ou seja, será disponibilizada em todas as versões da Netflix, não só na norte-americana. Talvez você tenha que ter um pouquinho de paciência para vê-la: a implementação começou hoje, mas pode levar até duas semanas para cobrir todas as contas.

A Netflix ressalta ainda que a interface só funciona em navegadores atuais, razão pela qual usuários que utilizam versões muito desatualizadas verão um aviso para instalar as mais recentes.

Versão web da Netflix ganha interface mais prática (finalmente)








Xbox One ganha retrocompatibilidade nativa com jogos do Xbox 360

Posted: 15 Jun 2015 10:45 AM PDT

xbox_one_joystick

Nesta segunda-feira (15), a Microsoft fez uma conferência à imprensa na E3, maior feira de games do mundo. O evento, muito esperando principalmente pelos donos do Xbox One, revelou o que esperávamos ouvir desde 2013, quando o videogame foi lançado: a função de retrocompatibilidade estará disponível em breve no console.

Isso quer dizer que você poderá rodar no Xbox One seus jogos digitais do Xbox 360, bem como as versões físicas, já que a função é nativa do aparelho.

Entretanto, a princípio, nem todos os títulos estarão disponíveis. Segundo Phil Spencer, chefe da divisão do Xbox na Microsoft, cerca de 100 jogos serão liberados quando o modo de retrocompatibilidade for lançado, como Mass Effect. “Nossa meta é trazer a maior biblioteca de jogos possível para o Xbox One”, disse.

Para que os jogos entrem nos moldes de retrocompatibilidade e sejam lançados na XBLA, basta que as produtoras e demais desenvolvedores aprovem a nova versão. Alguns já estão disponíveis para membros do Xbox One Preview e serão liberados para o público até o Natal.

Outra funcionalidade anunciada pela Microsoft é o Xbox Game Preview. Nos mesmos modos do programa Early Access, do Steam, a novidade permitirá que os assinantes joguem os títulos antes do lançamento, por meio de demos. É um santo remédio para a máxima “muitas expectativas, muitas decepções”.

Xbox One ganha retrocompatibilidade nativa com jogos do Xbox 360








Xiaomi marca evento de lançamento no Brasil

Posted: 15 Jun 2015 10:10 AM PDT

xiaomi-marca-logo

A fabricante chinesa Xiaomi anunciou nesta segunda-feira (15) que fará seu primeiro evento de lançamento no Brasil na manhã do dia 30 de junho, na cidade de São Paulo. Brasileiros que acessam o site global da empresa são direcionados automaticamente para uma página promocional, que convida os usuários a participarem da ocasião.

xiaomi-brasil

Pelo menos dois smartphones da Xiaomi já foram homologados pela Anatel, com os códigos de modelo 2014715 e 2014819. Espera-se que eles sejam, respectivamente, o Redmi Note 4G, um smartphone intermediário de tela grande; e o Redmi 2, que compete diretamente com aparelhos como Moto G e Zenfone 5.

O Redmi Note 4G é um smartphone com tela de 5,5 polegadas (1280×720 pixels), processador quad-core Snapdragon 400 de 1,6 GHz, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD) e bateria de 3.100 mAh. As câmeras são de 13 MP (traseira) e 5 MP (frontal).

redmi-note

Já o Redmi 2 é mais uma alternativa entre os intermediários. Ele vem com tela de 4,7 polegadas (1280×720 pixels), processador quad-core Snapdragon 410 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD) e câmeras de 8 MP (traseira) e 2 MP (frontal). Também há uma versão mais cara, com 2 GB de RAM e 16 GB de espaço.

redmi-2

Interessados em participar do evento de lançamento da Xiaomi no Brasil, que acontecerá no dia 30 de junho, às 11 horas, devem se cadastrar na página da fabricante.

Xiaomi marca evento de lançamento no Brasil








Claro libera Facebook, Twitter e WhatsApp “grátis” em “todos” os planos

Posted: 15 Jun 2015 09:31 AM PDT

claro-logotipo-marca

A Claro lançou nesta segunda-feira (15) uma nova promoção para oferecer acesso ao Facebook, Twitter e WhatsApp sem descontar da franquia de dados, retomando uma oferta semelhante que a operadora encerrou em abril. Segundo a empresa, o benefício gratuito vale para todos os planos pré-pagos, controle e pós-pagos, dentro do pacote de internet contratado.

O comunicado que a operadora enviou à imprensa não revela nenhuma das importantes limitações expostas no regulamento a que tivemos acesso.

O acesso gratuito para o Facebook, Twitter ou WhatsApp possui um limite de franquia, dependendo do plano escolhido. Nos pacotes pré-pagos diários, de 10 MB (R$ 0,99), 15 MB (R$ 1,25) e 30 MB (R$ 1,99), todos com SMS, a franquia para essas redes sociais é limitada a 50 MB. Após atingir o limite, os dados serão normalmente descontados do pacote principal.

claro-internet-turbinada

O regulamento não descreve o benefício para os pacotes de internet pré-pagos sem SMS, mais barato e com franquias maiores, de 10 MB (R$ 0,75), 20 MB (R$ 0,99) e 40 MB (R$ 1,75). A página da Claro informa que esses planos possuem bônus de 5 MB para acessar qualquer site.

Nos pacotes de internet mensais, de 300 MB (R$ 14,90) e 600 MB (R$ 23,90), o bônus para acessar Facebook, Twitter e WhatsApp é de 500 MB, mesma quantidade oferecida aos clientes controle e Claro online Max. A oferta não é válida para planos pós-pagos antigos.

Não é possível fazer chamadas de voz pelo Facebook ou WhatsApp, mesmo pelos aplicativos oficiais, usando o bônus promocional de 50 MB ou 500 MB. Essas ligações serão descontadas da franquia principal.

Segundo o regulamento, a promoção é válida até o dia 15 de setembro e pode ser prorrogada pela operadora. A adesão é automática para novos clientes; quem já for assinante pré-pago ou controle da Claro deverá ativar a oferta discando *1052#.

Claro libera Facebook, Twitter e WhatsApp "grátis" em "todos" os planos








Impressão 3D mostra como seu rosto ficará depois de uma cirurgia plástica

Posted: 15 Jun 2015 08:38 AM PDT

Para auxiliar o paciente a decidir por uma cirurgia plástica, algumas clínicas usam fotos manipuladas ou softwares de modelagem virtual para dar noção do resultado esperado para o procedimento. Mas agora há outra opção disponível: a criação de modelos do rosto da pessoa em impressoras 3D.

Rosto - impressora 3D

A ideia, que não é exatamente nova, agradou tanto ao cirurgião plástico Carrie Stern que ele montou uma empresa especializada no assunto, a MirrorMe3D. O que a companhia faz, basicamente, é capturar imagens do rosto, realizar as mudanças a serem feitas na cirurgia e finalmente imprimir o modelo.

Stern explica que, via de regra, os pacientes não são bons em assimilar simulações tridimensionais mostradas na tela do computador. Com a impressora 3D é diferente. O impresso dá noção clara de profundidade e formas, assim, fica muito mais fácil para a pessoa decidir se realiza o procedimento ou não.

Além de cirurgias na face, a impressora 3D pode ser utilizada para dar ideia do resultado de uma operação nos seios. Também é possível utilizar os serviços da MirrorMe3D apenas para ter uma réplica do seu rosto. Stern dá a entender que o número de pessoas que recorrem à empresa só para isso não é pequeno. As impressões custam a partir de US$ 60.

Rosto - impressora 3D

O empreendimento de Stern é mais uma prova do espaço que as impressoras 3D estão conquistando na medicina. O caso da MirrorMe3D talvez pareça banal para algumas pessoas (afinal, os serviços da empresa estão ligados à vaidade), mas vale lembrar que cada vez mais vemos impressões 3D servindo de prótese e ajudando no planejamento de cirurgias complexas.

Em um dos casos mais recentes, modelos feitos em impressora 3D ajudaram médicos na separação de gêmeas siamesas chinesas que nasceram ligadas pela parte inferior da coluna. As impressões permitiram uma análise muito mais precisa da estrutura óssea das meninas, contribuindo enormemente para o planejamento da cirurgia. O procedimento foi um sucesso.

Com informações: Quartz

Impressão 3D mostra como seu rosto ficará depois de uma cirurgia plástica








Gol terá Wi-Fi a bordo nos aviões a partir de 2016

Posted: 15 Jun 2015 07:46 AM PDT

gol-aeronave

Os voos nacionais e internacionais da Gol terão conexão à internet a partir de 2016. A companhia aérea anunciou nesta segunda-feira (15) que adaptará toda a frota de aviões até 2018 e oferecerá um novo sistema de entretenimento com séries, jogos, filmes pay-per-view e até TV ao vivo, como na Azul.

Como de praxe, o Wi-Fi a bordo será pago. A Gol disse que ainda não definiu os preços, mas eles deverão estar na média do que é cobrado por outras empresas (ou seja, caros). A estimativa é que o custo fique entre US$ 10 e US$ 20, sendo que clientes Smiles Ouro e Diamante terão descontos e poderão pagar entre US$ 3 e US$ 5.

O acesso será fornecido pela Gogo, mesma empresa responsável pelo Wi-Fi dos voos da American Airlines, United, Air Canada, Delta e outras companhias. Nesta página, há os preços dos planos, de US$ 5 (uma hora), US$ 16 (24 horas) e ilimitado por um mês, para todas as companhias aéreas (US$ 59,95).

As 140 aeronaves da Gol serão adaptadas com uma antena, que fará a conexão por satélite, a partir do primeiro semestre de 2016. A previsão da empresa é oferecer o serviço em todos os voos até o final de 2018.

Gol terá Wi-Fi a bordo nos aviões a partir de 2016