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Descubra quão “gêmeo” você é de alguém neste site da Microsoft (mais 6 notícias)

Descubra quão “gêmeo” você é de alguém neste site da Microsoft (mais 6 notícias)

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Descubra quão “gêmeo” você é de alguém neste site da Microsoft

Posted: 05 Jun 2015 01:58 PM PDT

Depois do sucesso do How-old.net, site que tenta adivinhar a sua idade a partir de fotos, a Microsoft disponibilizou mais um experimento com potencial para se tornar viral: o TwinsOrNot.net, que compara imagens de duas pessoas para saber quão “gêmeas” elas são.

Katy Perry e Zooey Deschanel

Katy Perry e Zooey Deschanel: 98% gêmeas

O funcionamento é simples. Basta entrar no TwinsOrNot.net, clicar no único botão que tem ali e fazer upload de duas imagens. Você pode entrar no site para saber qual o seu percentual de semelhança com um artista, por exemplo. Ou então para comparar fotos de famosos e brincar de “separados no nascimento”.

O TwinsOrNot.net parece ser mais preciso que o How-old.net. Nos testes que fiz, o site apontou índices de semelhança baixos entre pessoas com características físicas muito diferentes e porcentagens altas para indivíduos realmente parecidos.

Katy Perry e Zooey Deschanel, por exemplo, registraram índice de semelhança de 98%. As atrizes inglesas Megan Prescott e Kathryn Prescott tiveram 100%. Luciano Huck e Rogério Ceni, 89%. Para Will Smith e Jackie Chan o site deu 15%.

Megan Prescott e Kathryn Prescott

Megan Prescott e Kathryn Prescott

Rogério Ceni e Luciano Huck

Rogério Ceni e Luciano Huck

Will Smith e Jackie Chan: 15% de semelhança

Will Smith e Jackie Chan

Coerente, não? Talvez 98% seja exagero para Katy Perry e Zooey Deschanel, mas é inegável que elas são muito parecidas. Para Megan Prescott e Kathryn Prescott o TwinsOrNot.net foi certeiro: elas são gêmeas, de fato.

Como você deve ter imaginado, a precisão depende de vários fatores: resolução da foto, tonalidades, distância e por aí vai. Como o TwinsOrNot.net utiliza conceitos de aprendizagem de máquina, o site deve apresentar mais acertos à medida que é usado.

Mas, no final das contas, a intenção da Microsoft nem é essa. O TwinsOrNot.net foi criado por Mat Velloso, desenvolvedor da companhia, para mostrar como é fácil (para quem já é da área, é claro) criar aplicações usando a plataforma para serviços nas nuvens Azure.

Em seu blog, Velloso explicou que, após se inscrever na plataforma e obter uma chave para APIs de reconhecimento de faces do Project Oxford (conjunto de APIs da Microsoft baseado em aprendizagem de máquina), levou apenas quatro horas para tornar o TwinsOrNot.net funcional.

Com informações: Neowin

Descubra quão “gêmeo” você é de alguém neste site da Microsoft








Após polêmica, Netflix diz que não terá publicidade

Posted: 05 Jun 2015 09:35 AM PDT

Nesta semana nós fomos surpreendidos com o relato de que a Netflix estava exibindo alguns anúncios antes e depois dos filmes/séries. O teste foi feito principalmente no aplicativo para o Xbox One, conforme a própria companhia admitiu. Eles, no entanto, sustentam que isso não é publicidade. E mais: a Netflix informou que "não tem a intenção de incluir publicidade no serviço".

O problema é compreender o conceito que eles têm de publicidade.

"Que incrível comercial!"

Quando eu vou ao cinema e vejo trailers antes do filme, considero que seja uma forma de divulgação de outros produtos. Publicidade, portanto. Além dos trailers, ainda temos os anúncios de toda sorte nas salas de cinema que conheço, em São Paulo e no Rio. São principalmente comerciais de bancos e de refrigerantes.

Ok, isso faz parte da experiência que nós conhecemos de ir ao cinema. Quem nunca chegou atrasado para uma sessão, mas com a consciência tranquila por saber que ainda tem os trailers? Não deixa de ser publicidade, no entanto.

A Netflix decidiu empregar a mesma lógica em seu serviço de streaming. Os filmes e séries exclusivos receberam alguns ads de outros conteúdos exclusivos. Uma representante do serviço me explicou que um espectador de Orange is the New Black poderia visualizar um trailer pequeno de House of Cards e vice-versa.

A nota oficial diz o seguinte: "Durante algum tempo fizemos alguns teasers de séries originais usando trailers curtos, sempre depois que o membro já havia terminado de assistir um programa. Agora, uma quantidade limitada de membros assiste esses teasers antes de um programa começar."

O teste não incluía produtos de terceiros, mas somente aqueles conteúdos exclusivos da Netflix. Também não foi feito antes de conteúdos de outras produtoras, mas apenas naqueles vídeos produzidos pela própria Netflix. Você vai reparar que eles conduziram o experimento em um cenário bastante limitado.

De qualquer forma, são trailers como os do cinema. Resta saber se, para você, isso conta como publicidade. Se sim, podemos dizer que a Netflix está testando a exibição de anúncios – ainda que trailers – antes e depois dos episódios de séries.

Eu enxergo como uma forma de propaganda. No momento, ela pode até melhorar a experiência de uso do serviço, uma vez que apresenta novos conteúdos possivelmente interessantes para o assinante. Mas no futuro, sabe-se lá o que isso pode se tornar. É uma mudança em relação a experiência que a gente conhece de Netflix, um serviço que cobra assinatura mensal para streaming de conteúdo.

A Netflix ressaltou que os trailers estão em teste. "Nós testamos centenas de potenciais melhorias para o serviço todos os anos. Muitos nunca passam desta etapa." A depender da reação dos consumidores, é capaz de engavetarem a ideia. Ao menos na internet, as reações foram bastante acaloradas.

Após polêmica, Netflix diz que não terá publicidade








Mais um matador de senhas: as ondas do seu cérebro

Posted: 05 Jun 2015 09:19 AM PDT

A busca pela tecnologia que nos livrará das senhas avança em várias frentes. Uma delas está na Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos. Pesquisadores da instituição acreditam que, em um futuro não muito distante, você poderá usar ondas cerebrais para se identificar.

Parece coisa de filme de ficção, mas os experimentos realizados até o momento apresentaram resultados convincentes. O Brainprint, nome que os cientistas deram ao projeto, foi testado em 45 voluntários. O sistema conseguiu acertar a identificação dos participantes em 94% das tentativas.

Nos testes, cada voluntário teve que ler 75 siglas conhecidas, como FBI e DVD. Ao mesmo tempo, sensores colocados na cabeça “gravaram” a reação do cérebro a cada grupo de letras. Com isso, os pesquisadores conseguiram comprovar que as pessoas têm atividade cerebral diferente para cada sigla.

A diferença é tão grande de pessoa para pessoa que os cientistas entendem que as ondas cerebrais podem ser um método de identificação tão seguro quanto a impressão digital.

Ou mais. Segundo Sarah Laszlo, uma das realizadoras do estudo, se os dados de impressão digital de uma pessoa forem interceptados, essa forma de identificação estará permanentemente comprometida para ela por uma razão óbvia: não é possível trocar as impressões digitais.

Brainprint

No Brainprint é diferente. Na improvável hipótese de alguém conseguir capturar a “impressão cerebral”, o usuário poderá cancelar esse padrão e criar outro. Os cientistas não disseram como, mas uma das possibilidades presumíveis é a simples troca de siglas.

A principal limitação do Brainprint é a necessidade de um equipamento específico para leitura de ondas cerebrais. Talvez seja por isso que Zhanpeng Jin, outro pesquisador do projeto, acredita que a tecnologia terá mais utilidade em aplicações de alta segurança – controle de acesso a departamentos de entidades governamentais, por exemplo.

Mas há quem vê a identificação por sinais cerebrais fazendo parte da rotina de meros mortais como nós. Um exemplo vem da Universidade de Berkeley. Em 2013, a instituição apresentou o conceito de um headset com eletroencefalograma que lê padrões de ondas e, assim, poderia nos ajudar a fazer login em serviços online.

Tanto em um caso como no outro, é melhor não manter expectativas para o curto prazo: muita pesquisa ainda precisa ser feita para a ideia chegar ao mercado (se é que um dia chegará). Até lá, convém continuar cuidando bem das senhas.

Com informações: TechCrunch

Mais um matador de senhas: as ondas do seu cérebro








Os melhores smartphones em índice de satisfação

Posted: 05 Jun 2015 09:04 AM PDT

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Você está satisfeito com o smartphone que tem? É justamente isso que o American Customer Satisfaction Index (ACSI) tenta medir anualmente através de entrevistas com consumidores norte-americanos. No ranking de 2015, liberado nesta semana, Samsung e Apple lideram entre as fabricantes com os clientes mais satisfeitos. Nos smartphones, o campeão em satisfação é o Galaxy Note 4.

Esta é a lista dos melhores smartphones (em parênteses, o índice de satisfação, em escala de 0 a 100):

  1. Samsung Galaxy Note 4 (86)
  2. Samsung Galaxy Note 3 (82)
  3. Apple iPhone 6 Plus (82)
  4. Samsung Galaxy S5 (82)
  5. Apple iPhone 6 (82)
  6. Motorola Moto X (81)
  7. LG G3 (80)
  8. Apple iPhone 5 (80)
  9. Samsung Galaxy S4 (80)
  10. Samsung Galaxy S III (79)
  11. Apple iPhone 5s (78)
  12. Motorola Moto G (78)
  13. Motorola RAZR Maxx HD (78)
  14. Apple iPhone 5c (77)
  15. HTC One (77)
  16. Apple iPhone 4 (77)
  17. LG G2 (76)
  18. Apple iPhone 4s (75)
  19. HTC Desire (73)
  20. Samsung Galaxy S4 Mini (72)

A Samsung emplacou seis smartphones entre os 20 melhores: seus cinco topos de linha mais recentes (Galaxy Note 4, Galaxy Note 3, Galaxy S5, Galaxy S4 e Galaxy S III) e curiosamente o intermediário Galaxy S4 Mini, que me agradou bastante na época do lançamento, em agosto de 2013.

Já a Apple colocou sete smartphones na lista: todos os que foram lançados desde 2010, do antigo iPhone 4 até os recentes iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que conseguiram 82 pontos de satisfação e estão empatados com o Galaxy Note 3, apresentado em 2014. Curiosamente, o iPhone 5 ainda está satisfazendo mais seus proprietários que os sucessores iPhone 5s e iPhone 5c.

O ACSI também perguntou aos entrevistados quão satisfeitos eles estão em relação a determinadas características do smartphone, como tamanho de tela, duração de bateria, facilidade de uso e qualidade do áudio. Sabe qual quesito recebeu a pior nota? Sim, você acertou!

qualidade-bateria

E estas são as fabricantes com os clientes mais satisfeitos, segundo o ACSI:

  1. Apple (80)
  2. Samsung (80)
  3. Motorola (79)
  4. BlackBerry (78)
  5. HTC (77)
  6. Microsoft (75)
  7. LG (74)
  8. O resto (71)

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A maçã estava em primeiro lugar na lista das empresas com os clientes mais satisfeitos em 2012 e 2013, mas caiu para a vice-liderança em 2014 e agora está empatada com a Samsung — que perdeu um ponto em relação ao ano passado. Chama a atenção a presença da BlackBerry, que continua forte na quarta posição e melhorou significativamente seu índice em relação a 2014.

A pesquisa do ACSI foi realizada com 14 mil consumidores selecionados aleatoriamente entre janeiro e fevereiro de 2015.

Os melhores smartphones em índice de satisfação








Skype está sendo usado para disseminar malware

Posted: 05 Jun 2015 07:53 AM PDT

Avise seus amiguinhos: foi descoberta nesta semana uma botnet que usa o Skype para disseminar malware. Bem inconveniente, a praga tenta fazer várias chamadas em seguida para as vítimas, tentando direcioná-las para uma suposta mensagem de vídeo, que obviamente não existe.

Um usuário da PhishMe, empresa que detecta novos ataques de phishing, descobriu a botnet no início da semana. A página com a mensagem de vídeo solicita ao usuário que baixe um player de mídia proprietário para reproduzir o conteúdo. Aparentemente, analisando o código HTML da página, o golpista recebe uma comissão para cada download do "player" realizado com sucesso.

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O tal player de mídia proprietário não passa de um instalador que coloca adwares no Windows e o Search Protect, um software invasivo que modifica a página inicial do navegador e gera uma série de complicações na hora da remoção. No final, ele instala um player muito bom, o Media Player Classic, que está disponível gratuitamente na internet (e não tem nada de proprietário; é um software de código aberto).

A botnet usa a infraestrutura da Amazon Web Services para hospedar as páginas maliciosas e criou uma série de contas com domínios diferentes para tentar burlar a segurança do Skype. Tanto a Amazon quanto a Microsoft já estão cientes do problema e trabalham para conter a praga.

Com informações: ZDNet.

Skype está sendo usado para disseminar malware








Londres testa semáforos que ficam abertos por mais tempo para ciclistas

Posted: 05 Jun 2015 06:32 AM PDT

O prefeito da cidade de Londres, Boris Johnson, apresentou nesta sexta-feira (5) um novo plano para melhorar a locomoção pela cidade por meio de bicicletas: um sistema que detecta grupos de ciclistas e mantém os semáforos abertos por mais tempo nos cruzamentos.

A ideia, além de incentivar o uso das bicicletas, é amenizar o problema do trânsito nos horários de pico: na ida para o trabalho ou volta para casa, muitos ciclistas tomam as ruas de Londres, o que causa congestionamentos em cruzamentos movimentados. Com o novo sistema, esses ciclistas passarão direto pelos semáforos quando for possível.

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Duas tecnologias estão em teste, sendo uma baseada em radar e outra que opera com sensores térmicos. Essa última mede o calor emitido por grupos de ciclistas quando eles passam pela zona de detecção. Por enquanto, os testes se limitam à Cycle Superhighway 3 (CS3), uma das faixas exclusivas para bicicletas que passam pelo centro de Londres, mas o plano é expandi-los para toda a cidade.

Quando o sistema detecta um grupo de ciclistas, a abertura e fechamento dos semáforos são otimizados para reduzir os atrasos. A tecnologia, que Londres chama de SCOOT, já funciona para carros, por meio de sensores enterrados no asfalto que analisam as condições de trânsito em tempo real. Segundo a prefeitura, esse sistema diminui os congestionamentos em até 12%.

Com informações: Engadget.

Londres testa semáforos que ficam abertos por mais tempo para ciclistas








Chrome vai parar de exibir conteúdo em Flash por padrão

Posted: 05 Jun 2015 05:55 AM PDT

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O Google anunciou nesta quinta-feira (4) que as próximas versões do Chrome não exibirão mais animações desnecessárias em Flash por padrão. O objetivo da mudança, já aplicada nas versões beta, é melhorar a eficiência energética do navegador, que notavelmente usa mais processamento que os concorrentes, como o Safari.

O bloqueio será feito de forma inteligente, ou seja, apenas elementos não essenciais serão pausados. Um conteúdo no meio da página, como um vídeo, deverá ser exibido normalmente, sem que você precise fazer nada. Já um banner em Flash no canto da página, por exemplo, será bloqueado. Para ver uma animação não exibida pelo Chrome, basta clicar nela.

A mudança já está em vigor na atual versão beta do Chrome e chegará a todos os usuários do navegador nas próximas semanas. Mas você pode aplicá-la agora mesmo: entre em chrome://settings/content e, na seção Plug-ins, selecione a opção Detectar e executar o conteúdo do plug-in importante. Assim, ó:

chrome-plugins-flash

A bateria do seu notebook agradece.

Chrome vai parar de exibir conteúdo em Flash por padrão